atividade 1 - morfologia.doc

4
Ministério da Educação Universidade Aberta do Brasil - UAB Universidade Federal de Santa Maria – UFSM Centro de Artes e Letras Licenciatura em Letras Português e Literaturas a Distância Polo Cruz Alta Patricia Feil Leal _____________________________________________________________________________ ATIVIDADES AULA 1 01. Texto: Entrevista Em um teste de seleção para emprego, um rapaz responde às perguntas do entrevistador. Entrevistador: Então, quer trabalhar aqui na empresa. Você é versado em quê? Rapaz: Minha terra tem palmeiras onde canta o sabiá. Seno A cosseno B, seno B cosseno A. Entrevistador (impaciente): Qual é sua especialidade? Rapaz: Marcar a letra c. Entrevistador (irritado): Não, rapaz. Você sabe fazer o quê? Rapaz: “Quê, no final da frase, tem acento circunflexo. Locutor: Para enfrentar o futuro, você precisa muito mais do que macetes e decoreba. Venha para o Colégio Pio XII. Rapaz: Dom Casmurro, Machado de Assis. Vidas Secas, Graciliano Ramos... Entrevistador (já desanimado): É, rapaz, acho que você não leva jeito para o que necessitamos. Locutor: Colégio Pio XII. Formação sólida. Inscrições abertas para o teste de conhecimento. 1.1- Separe os vocábulos abaixo em duas colunas. Na primeira, disponha os temáticos; na segunda, os atemáticos: trabalhar - sabiá – rapaz – sólida – macetes – leva – necessitamos – teste – fazer. Temáticos: Trabalhar – macetes – leva - necessitamos - teste - fazer Atemáticos: Sabiá – rapaz 1.2- Identifique o tema dos vocábulos a seguir: Trabalhar – fazer – jeito – terra – palmeiras - macetes Trabalhar: trabalh + a Fazer: faz + e Jeito: jeit + o Terra: terr + a Palmeiras: palmeir + a Macetes: macet + e 1.3- A vogal temática está sempre explícita nas formas verbais? Explique sua resposta. Entendo que a vogal temática nem sempre estará explícita nas formas verbais como por exemplo: eu gosto. O morfema “o” é a primeira pessoa do presente do indicativo desinência número-pessoal e gost- é o radical.

Transcript of atividade 1 - morfologia.doc

ATIVIDADE 1

Ministrio da Educao Universidade Aberta do Brasil - UAB

Universidade Federal de Santa Maria UFSM

Centro de Artes e Letras

Licenciatura em Letras Portugus e Literaturas a Distncia

Polo Cruz Alta

Patricia Feil Leal

_____________________________________________________________________________

ATIVIDADES AULA 1

01. Texto:

EntrevistaEm um teste de seleo para emprego, um rapaz responde s perguntas do entrevistador.Entrevistador: Ento, quer trabalhar aqui na empresa. Voc versado em qu?Rapaz: Minha terra tem palmeiras onde canta o sabi. Seno A cosseno B, seno B cosseno A.Entrevistador (impaciente): Qual sua especialidade?Rapaz: Marcar a letra c.Entrevistador (irritado): No, rapaz. Voc sabe fazer o qu?Rapaz: Qu, no final da frase, tem acento circunflexo.Locutor: Para enfrentar o futuro, voc precisa muito mais do que macetes e decoreba. Venha para o Colgio Pio XII.Rapaz: Dom Casmurro, Machado de Assis. Vidas Secas, Graciliano Ramos...Entrevistador (j desanimado): , rapaz, acho que voc no leva jeito para o que necessitamos.Locutor: Colgio Pio XII. Formao slida. Inscries abertas para o teste de conhecimento.

1.1- Separe os vocbulos abaixo em duas colunas. Na primeira, disponha os temticos; na segunda, os atemticos:trabalhar - sabi rapaz slida macetes leva necessitamos teste fazer. Temticos: Trabalhar macetes leva - necessitamos - teste - fazer

Atemticos: Sabi rapaz

1.2- Identifique o tema dos vocbulos a seguir:

Trabalhar fazer jeito terra palmeiras - macetes

Trabalhar: trabalh + a

Fazer: faz + e

Jeito: jeit + o Terra: terr + a

Palmeiras: palmeir + a

Macetes: macet + e

1.3- A vogal temtica est sempre explcita nas formas verbais? Explique sua resposta.

Entendo que a vogal temtica nem sempre estar explcita nas formas verbais como por exemplo: eu gosto.

O morfema o a primeira pessoa do presente do indicativo desinncia nmero-pessoal e gost- o radical.

1.4- Qual a funo da vogal temtica? E do tema?

A funo da vogal temtica ser um morfema classificatrio que identifica as conjungaes verbais e classifica os nomes em grupos nominais.

Nos verbos, a vogal temtica dos nomes, tambm chamada de vogal temtica nominal e classifica as palavras segundo a sua terminao como por exemplo grupo nominal 1, grupo nominal 2.

A funo do tema de preparar a palavra para receber as desinncia.

Exemplo Menino+ (-a) = menino neste exemplo, sai a vogal temtica para receber a desinncia de gnero. 1.5- Aponte a vogal temtica especfica de cada conjugao e de cada grupo nominal, com exemplos. CANTAR: primeira conjugao

BEBER: segunda conjugao

PARTIR: terceira conjugao

Nos nomes, tema em:

a (janelA) e (sedE)

i (txI) 1.6- Faa a anlise dos elementos estruturais dos vocbulos (esquema arbreo): rapaz, canta acento necessitamos- abertas. RAPAZ

S

T

D

Rad. VT

G N

Masc. Sing.

Rapaz

CANTA

V

T

D

Rad. VT

MT NP

Pres.Ind 3 p.sing

Cant a

ACENTOS

T

D

Rad. VT

G N

GN3 Masc. Sing.

Acent o

NECESSITAVAMOSVT

D

Rad. VT

MT NP

GN1 Pret.Perf.ind 1 p.plural

Necessit a

mosABERTASAT

D

Rad. VT

G N

GN3 Fem. Plural

Abert a

s1.7- Responda: a) Qual a diferena entre morfemas lexicais e morfemas gramaticais?Morfemas lexicais so aqueles morfemas responsveis pela significao bsica da palavra, quer dizer, no gramatical. Como por exemplo os utilizados nas palavras flor, floreira e floricultura. Neste caso o morfema que se repete lexical, ele considerado a base da significao dos vocbulos.

Os morfemas gramaticais so aqueles que esto relacionados com as funes gramaticais e podem ser classificados como:

* morfemas derivacionais como, por exemplo, no prefixo: infeliz e no sufixo felizmente; * morfemas flexionais so aqueles de gnero e nmero nos nomes, modo/tempo e nmero/pessoa dos verbos;

* morfemas classificatrios so as vogais temticas verbais e nominais. b) O que so alomorfes? Dois exemplos. Alomorfes so variaes da forma de um morfema. Exemplos: danou e cantei. d) O que estuda a morfologia? A morfologia estuda morfemas, estuda ento o radical e as desinncias, consideradas as unidades bsicas significativas, so aquelas que constituem os vocbulos, definindo-os e descrevendo-os. Ela tambm como objeto de seu estudo as classes das palavras.