Atividade 12 colegial

2

Click here to load reader

Transcript of Atividade 12 colegial

Page 1: Atividade 12  colegial

CRUZADINHA (1,0)

TEMA: A CONQUISTA DO BRASIL E A ADMINISTRAÇÃO PORTUGUESA

D 1

E 2

S 3

C 4

O 5

B 6

R 7

I 8

M 9

E 10

N 11

T 12

O 13

DO

B 14

R 15

A 16

S 17

I 18

L 19

1. Título que na organização colonial portuguesa era dado à pessoa a quem era concedida a “posse” de um determinado

território. 2. Tipo de embarcação usada pelos portugueses. 3. Nome dado ao monte avistado pelos portugueses. 4. Troca de mercadorias por trabalho. 5. Documento que estabelecia os direitos e deveres dos donatários. 6. Mês do descobrimento do Brasil.

7. O território brasileiro foi dividido em quinze faixas de terra chamadas de capitanias _______________.

8. Primeira riqueza explorada pelo europeu em terras brasileiras. 9. Termo utilizado para designar o país que domina a colônia. 10. Primeiro nome dado à terra encontrada pelos portugueses. 11. Primeira vila fundada em terras brasileiras. 12. Nome dado aos padres que participavam da Companhia de Jesus. 13. Uma das formas de dominação colonial portuguesa no Brasil, baseada na centralização política. 14. Capitania que se tornou sede do governo-geral. 15. Principal beneficiário no processo de exploração da colônia brasileira. 16. País que se destacou por causa das Grandes Navegações. 17. Tribunal da ______________________, que combatia os “crimes contra as verdades da fé cristã”. 18. Habitantes nativos da época do descobrimento. 19. Religião oficial na colônia.

Escola Estadual Ignácio Paes Leme MATERIAL AULA DE HISTÓRIA – 4º BIMESTRE

1º ANO Professora: Elisângela M. Rodrigues.

Aluno (a): _____________________________________________ nº ___

FOLHA DE

EXERCÍCIOS AVALIATIVOS

Atividade individual.

Responda as questões e devolva a folha no dia combinado. 24/11/16

Valor: 3,5 Obteve: ________

Page 2: Atividade 12  colegial

1. (UFMG) Leia os versos:

“Seiscentas peças barganhei: — Que Pechincha! — no Senegal A carne é rija, os músculos de aço, Boa liga do melhor metal.

Em troca dei só aguardente, Contas, latão – um peso morto! Eu ganho oitocentos por cento Se a metade chegar ao porto.”

HEINE, Heinrich. Citado em: BOSI, Alfredo. Dialética da colonização. São Paulo: Companhia das Letras, 1992.

Considerando o trecho do poema acima, responda: a) Identifique a atividade a que se refere o poema. (0,25) ______________________________________________________________________________________________.

b) Cada uma das estrofes desenvolve uma ideia central. Identifique essas ideias. (0,5) ________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________. 2. Enumere os eventos, de acordo com o período em que ocorreram e indique a alternativa que apresente a ordem

CORRETA: (0,4) 1. Período Pré-colonial (1500-1530)

2. Período Colonial (1530-1808) ( ) extração assistemática de pau-brasil. ( ) criação das Capitanias Hereditárias (D. João III). ( ) envio das expedições "exploradoras" e "guarda-costas". ( ) chegada dos jesuítas para catequese dos índios e educação dos colonos.

3. Identifique as características da sociedade açucareira dos séculos XVI e XVII e da sociedade mineradora, marcando X ou Y: (0,6)

X - Sociedade açucareira Y - Sociedade mineradora

( ) aristocrática e elitizada ( ) eminentemente urbana ( ) patriarcal e escravocrata

( ) paternalista e agrícola ( ) maior mobilidade social ( ) menor número de escravos e diversificado setor médio

4. (Vunesp) No Brasil, costumam dizer que para os escravos são necessários três PPP, a saber, pau, pão e pano. E,

posto que comecem mal, principiando pelo castigo que é o pau, contudo, prouvera a Deus que tão abundante fosse o comer e o vestir como muitas vezes é o castigo.

(André João Antonil, Cultura e opulência do Brasil por suas drogas e minas, 1711)

a) Qual a crítica ao sistema escravista feita pelo autor do trecho apresentado? (0,25) ______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________. b) Indique dois motivos que explicam a introdução da escravidão negra na porção americana do Império português. (0,25) ________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________.

5. (FGV) “Os escravos são as mãos e os pés do senhor de engenho, porque sem eles não é possível fazer, conservar e aumentar fazenda, nem ter engenho corrente.”

ANTONIL, Cultura e opulência do Brasil. Belo Horizonte: Itatiaia, 1982, p. 89.

Assinale a alternativa correta: (0,25) A) A escravização dos negros africanos permitiu que os índios deixassem de ser escravizados durante o período colonial. B) O trabalho manual era visto como degradante pelos senhores brancos, e a escravidão, uma forma de lhes garantir uma vida honrada no continente americano. C) Apesar dos vultosos lucros obtidos com o tráfico, a adoção da escravidão de africanos explica-se pela melhor adequação dos negros à rotina do trabalho colonial. D) Extremamente difundida na Região Nordeste, a escravidão teve um papel secundário e marginal na exploração das minas de metais e pedras preciosas no interior do Brasil. E) Diante das condições de vida dos escravos, os jesuítas criticaram duramente a escravidão dos negros africanos, o que provocou diversos conflitos no período colonial.