Atividade 2.5

16
ALICE XAVIER DA SILVA EMÍLIO DEQUEIXES JUNIOR LUCILEIDE NASCIMENTO GARCIA 01. IDENTIFICAÇÃO: INSTITUIÇÃO: CE FRANCISCO ALVES –II CURSO: ENSINO MÉDIO AUTORES: CORPO DISCENTE DO ENSINO MÉDIO ORIENTADORES: ALICE XAVIER DA SILVA, EMÍLIO DEQUEIXES JÚNIOR E LUCILEIDE NASCIMENTO GARCIA TEMA: O MEIO AMBIENTE TÍTULO: RECICLAGEM DO LIXO FINALIDADE: RECONHECER OS VÁRIOS TIPOS DE RECICLAGEM, ORIENTAR A COMUNIDADE A QUESTÃO DA RECICLAGEM DO LIXO E CRIAR COOPERATIVAS QUE DÊ APOIO AOS PEQUENOS CATADORES DE LIXO, ISTO É, QUE TODOS TRABALHEM PARA A CONSERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE.

Transcript of Atividade 2.5

ALICE XAVIER DA SILVA EMÍLIO DEQUEIXES JUNIOR LUCILEIDE NASCIMENTO GARCIA   01. IDENTIFICAÇÃO:

INSTITUIÇÃO: CE FRANCISCO ALVES –II CURSO: ENSINO MÉDIO AUTORES: CORPO DISCENTE DO ENSINO MÉDIO ORIENTADORES:

ALICE XAVIER DA SILVA, EMÍLIO DEQUEIXES JÚNIOR E LUCILEIDE NASCIMENTO GARCIA

TEMA: O MEIO AMBIENTE TÍTULO: RECICLAGEM DO LIXO

FINALIDADE: RECONHECER OS VÁRIOS TIPOS DE RECICLAGEM, ORIENTAR A COMUNIDADE A QUESTÃO DA RECICLAGEM DO LIXO E CRIAR COOPERATIVAS QUE DÊ APOIO AOS PEQUENOS CATADORES DE LIXO, ISTO É, QUE TODOS TRABALHEM PARA A CONSERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE.

Mostrar a importância da reciclagem do lixo, para a conservação do meio ambiente, isto é, através de palestra na Escola e comunidade, estas palestras visam promover cooperativas (lucrativas) de reciclagem, principalmente a conscientização da comunidade, que reciclagem é conserva o futuro do nosso planeta terra, com todas as espécies de vida.

Para tal transformação partimos do ponto de vista que, promover a reciclagem do lixo através de palestras na escola ou comunidade, bem como, incentivar a participação das cooperativas e recicladores no processo de transformações no panorama da coleta do lixo do município de Davinópolis-Ma.

Tendo em vista o quadro atual do lixo em nosso município apontamos propostas com finalidade de Melhorar a coleta de lixo, através da conscientização educativa, de palestras nas escolas ou comunidades, e até mesmo a criações de cooperativas que possam ajudar os pequenos catadores de lixo do nosso município, e também, mostrar que a reciclagem é uma saída para o destino do lixo do nosso município de Davinópolis-Ma.

Reconhecer os vários tipos de reciclagem em nível de Brasil, para que possamos promover palestras na escola ou comunidade, sendo o principal objetivo a reciclagem do lixo através das cooperativas ou até mesmo incentivar a criação de novas cooperativas em Davinópolis – Ma.

Mudar hábito atual de se armazenar o lixo, para uma nova metodologia, no caso, a separação e depois colocados em sacos diferentes, isto é, separação o que reciclável do não reciclável;

Promover reciclagem de lixo regional ou em nosso Município, através de criações de pequenas cooperativas que possam fornecer incentivos aos pequenos catadores de lixo;

Desenvolver cursos práticos específicos na área da reciclagem para posterior aplicação na comunidade:

Criar espaços para as cooperativas, destinadas as atividades da reciclagem do lixo em nosso Município de Davinópolis – Ma.

O que é meio ambiente e como o Homem o modifica: Por meio ambiente entende-se o conjunto dos elementos físicos,

químicos e biológicos necessários à sobrevivência de cada espécie.

Durante a maior parte da existência humana prevaleceu o equilíbrio na relação do homem com a natureza. Até o século XIX, nem o número de pessoas nem a tecnologia que usam constituíam força suficiente para modificar os sistemas da (ar, água, seres vivos).Foi só nos últimos 200 anos, sobretudo após a revolução industrial, que a atividade humano começou a afeta o meio ambiente de forma significativa. Nos últimos 50 anos, a ação dos seres humanos sobre o meio ambiente assumiu proporções assustadoras.

Mas a percepção dos efeitos globais dessas agressões e a reação a eles são fatos bem mais recentes. A partir década de 1970, e particularmente após 1972, com a realização da primeira conferência Mundial sobre meio ambiente e desenvolvimento ( Conferência de Estocolmo, Suécia ), a consciência de uma crise ambiental de dimensão planetária tomou forma. Nos anos 1980, a evidência do impacto da atividade humana sobre o meio ambiente não deixava dúvidas de que o mundo passava por uma grave crise.

Para compreender as mudanças que se realizam na terra, tanto as resultantes de processo da natureza como as provocadas pelo homem, cientistas estudam as interações entre os elementos do sistema terrestre, ou seja, a interdependência ambiental. Estabelecem as ligações entre os elementos do ambiente: A atmosfera, a água, os seres vivos, os solos. A agressão a um elemento ou sua destruição afeta os demais, tanto no tempo como no espaço. Por exemplo, a busca ávida pelo lucro, sem avaliar os danos à natureza, vem provocando a destruição de florestas, o aumento de gases e da poluição, resultando no aquecimento da atmosfera (efeito estufa).

Mudanças climáticas bruscas ocorrem no Mundo, como as ondas de calor na década de 1980, transformando-a na mais quente do século xx. Embora essas ondas de calor possam estar relacionadas a processos naturais (flutuações climáticas comuns), não há dúvida de que os gases produzidos pela atividade humana na temperatura média da terra.

Em nosso município existe reciclagem de latinha, vidro (garrafas), mas são poucas as pessoas, porque o nosso município consome muito pouco os produtos que podem ser reciclados. É preciso também promover palestra na escola e principalmente nas comunidades orientando todos da importância da reciclagem para o meio ambiente e até mesmo para nossa saúde.

Temos que reconhecer os lixos que são reciclados e o que não são reciclados, no caso os lixos que não são reciclados, temos que colocar em sacos bem fechados e em locais, onde animais não possam mexer e que os garis possam levar com segurança para serem incinerados no lixão. No lixão de Davinópolis-Ma nosso lixo não tem uma separação adequada para depois queimar, porque até mesmo existem poucos catadores. O lixão também de Davinópolis-Ma, Atualmente não está em local seguro é preciso procurar um local adequado para incineração do lixo do nosso município, isto é, está próximo de uma escola de uma fabrica de poste e do futuro hospital do nosso município.

A nossa proposta através deste projeto é orientar as comunidades como se organizar para criar cooperativas para dar suporte para os pequenos catadores de lixo deste município. Além disso, é preciso também conscientizar que recicla é cuidar do meio- ambiente.

Palestras educativas sobre a importância da reciclagem, principalmente em Davinópolis-Ma;

Campanha de conscientização da reciclagem do lixo para a conservação do meio *ambiente do nosso planeta;

Aplicação de feiras de ciências para a demonstração dos tipos de reciclagens do lixo, no caso o que pode ser reciclado. 

. MATERIAS: -Livros - Audiovisual - Retroprojetor HUMANOS: - Professores - Alunos - Comunidades INSTITUIÇÕES: - Secretária do Estado do Maranhão –

(Regional de Imperatriz) - Escola: CE Francisco Alves = II

Barsa Consultoria Editorial LTDA. Rua Rego Freire, 192 – São Paulo 2 ª edição c 2001   Penteado, Paulo Cesar M. Física – ciência e tecnologia /

Paulo Cesar M. Penteado, Carlos Magno A. Torres. – São

Paulo: