Atividade 46

1
Atividade 4.6. Currículo e Integração das Tecnologias Lendo os textos propostos e buscando na internet pude ver que a realidade que tenho vivenciado não é muito diferente de outros locais aqui no Brasil. Em um pequeno vídeo no youtube, o professor Antonio Chizzoti da PUC-SP fala sobre a integração das tecnologias ao currículo escolar. É um breve comentário de que existe sim a possibilidade, mas devido a problemas estruturais, as iniciativas, que são muito interessantes, ainda são poucas. Acredito eu que ainda há muito a desmitificar. Existem colegas meus e alunos do curso de Pedagogia (CEDERJ) no qual dou tutoria, que ainda acreditam que só é possível realizar algo se houver internet e de banda larga. Não conhecem recursos como hotpotatoes, hagáqué, os vídeos da TV escola, os objetos de aprendizagem do RIVED disponibilizados nas máquinas dadas pelo governo. Segundo Lucila Pesce em seu trabalho intitulado “Organização do Currículo por projetos de Trabalho” , os projetos eram um alto grau de autoconsciência e de significatividade nos alunos, com respeito à sua própria aprendizagem. Vejo que o grande mérito é o dar significado ao que se ensina, ao que se aprende.

description

Atividade 4.6.

Transcript of Atividade 46

Page 1: Atividade 46

Atividade 4.6. Currículo e Integração das Tecnologias

Lendo os textos propostos e buscando na internet pude ver que a realidade que tenho vivenciado não é muito diferente de outros locais aqui no Brasil. Em um pequeno vídeo no youtube, o professor Antonio Chizzoti da PUC-SP fala sobre a integração das tecnologias ao currículo escolar. É um breve comentário de que existe sim a possibilidade, mas devido a problemas estruturais, as iniciativas, que são muito interessantes, ainda são poucas.

Acredito eu que ainda há muito a desmitificar. Existem colegas meus e alunos do curso de Pedagogia (CEDERJ) no qual dou tutoria, que ainda acreditam que só é possível realizar algo se houver internet e de banda larga. Não conhecem recursos como hotpotatoes, hagáqué, os vídeos da TV escola, os objetos de aprendizagem do RIVED disponibilizados nas máquinas dadas pelo governo.

Segundo Lucila Pesce em seu trabalho intitulado “Organização do Currículo por projetos de Trabalho” , os projetos eram um alto grau de autoconsciência e de significatividade nos alunos, com respeito à sua própria aprendizagem.

Vejo que o grande mérito é o dar significado ao que se ensina, ao que se aprende.