Atividade AED-I: Vetores e Matrizes · PDF fileAtividade AED-I: Vetores e Matrizes 1) ... Dada...

1
Atividade AED-I: Vetores e Matrizes 1) Elaborar um programa que leia o dia, o mês e o ano e escreva a dada no formato “D de MMM de AAAA”(ou “D de MMM de AA”). Por exemplo, se o dia é 31, o mês é 12 e o ano é 2011, então o programa deverá escrever 1 de dez de 2011. 2) Dada um sequência de caracteres em um vetor A, elabore um programa que inverta a ordem dos elementos em A. Por exemplo, se A[] = {'a','m','o', 'r'} ou final do seu programa deve-se ter A[] = { 'r', 'o','m','a'}. 3) Considere a matriz A: Dado a matriz A: 3 1 2 4 5 5 8 6 8 10 11 5 9 1 5 7 2 3 8 8 Pede-se: a) Ler a matriz A; b) Preencher a terceira coluna da matriz A com o valor zero. c) Calcular a soma dos elementos da diagonal principal da matriz A e escrever o resultado. d) Calcular a soma dos quadrados dos elementos da segunda linha de A e escrever o resultado. e) Somar de todos os elementos de A f) Armazenar a soma de cada linha de A no vetor S g) Trocar a segunda linha com quarta linha. 4) Elabore um programa que, simulando lançamentos de dados, calcule a freqüência de cada resultado após 100 lançamentos. Para resolver este problema utiliza-se a função aleatorio implementada como segue: #include "stdlib.h" int aleatorio(){ static short primeira_vez = 0; if (primeira_vez){ srand(10); primeira_vez = 1; } return (1 + (int)( 6.0 * rand() / ( RAND_MAX + 1.0) )); } Esta função retorna um número diferente (aleatório) cada vez que é chamada, por exemplo: -->aleatorio() = 1 -->aleatorio() = 5 -->aleatorio() = 6 e obtém-se, deste modo, números inteiros aleatórios entre 1 e 6 simulando o lançamento de um dado como requerido. Um vetor f que armazena a freqüência de cada dado deve ser usado. Por exemplo, o elemento f(1) armazena a freqüência do dado 1, o elemento f(2) armazena a freqüência do dado 2, e assim por diante.

Transcript of Atividade AED-I: Vetores e Matrizes · PDF fileAtividade AED-I: Vetores e Matrizes 1) ... Dada...

Page 1: Atividade AED-I: Vetores e Matrizes · PDF fileAtividade AED-I: Vetores e Matrizes 1) ... Dada um sequência de caracteres em um vetor A, ... c) Calcular a soma dos

Atividade AED-I: Vetores e Matrizes

1) Elaborar um programa que leia o dia, o mês eo ano e escreva a dada no formato “D de MMM de AAAA”(ou “D de MMM de AA”).Por exemplo, se o dia é 31, o mês é 12 e o ano é 2011, então o programa deverá escrever1 de dez de 2011.

2) Dada um sequência de caracteres em um vetor A, elabore um programa que inverta a ordem dos elementos em A. Por exemplo, se A[] = {'a','m','o', 'r'} ou final do seu programa deve-se ter A[] = { 'r', 'o','m','a'}.

3) Considere a matriz A:

Dado a matriz A:

3 1 2 45 5 8 68 10 11 59 1 5 72 3 8 8

Pede-se:a) Ler a matriz A;b) Preencher a terceira coluna da matriz A com o valor zero.c) Calcular a soma dos elementos da diagonal principal da matriz A e escrever oresultado.d) Calcular a soma dos quadrados dos elementos da segunda linha de A e escrever oresultado.e) Somar de todos os elementos de Af) Armazenar a soma de cada linha de A no vetor Sg) Trocar a segunda linha com quarta linha.

4) Elabore um programa que, simulando lançamentos de dados,calcule a freqüência de cada resultado após 100 lançamentos.Para resolver este problema utiliza-se a função aleatorio implementada como segue:

#include "stdlib.h"int aleatorio(){ static short primeira_vez = 0; if (primeira_vez){ srand(10); primeira_vez = 1; } return (1 + (int)( 6.0 * rand() / ( RAND_MAX + 1.0) ));}

Esta função retorna um número diferente (aleatório) cada vezque é chamada, por exemplo:-->aleatorio() = 1-->aleatorio() = 5-->aleatorio() = 6

e obtém-se, deste modo, números inteiros aleatórios entre 1 e 6 simulando o lançamento de um dado como requerido.

Um vetor f que armazena a freqüência de cada dado deve ser usado. Porexemplo, o elemento f(1) armazena a freqüência do dado 1, o elemento f(2) armazena afreqüência do dado 2, e assim por diante.