Atividade Aula Colaborativa

6
FACULDADE ANHANGUERA DE PELOTAS Av. Fernando Osório, nº 2.209 – Três Vendas – Pelotas-RS – CEP 96055-005 – (53) 3321-5533 Atividade Prática Supervisionada Direito e Legislação Tema: Lixo Eletrônico Nomes: Diogo da Silva Cardoso – RA 4204768391 Otavio Lacerda – RA 3776740046 Nelcioner Nolasco – RA 4243823093 Romisbier Peixoto Da Silveira - RA 4200077322

description

Atividade Aula Colaborativa

Transcript of Atividade Aula Colaborativa

Page 1: Atividade Aula Colaborativa

FACULDADE ANHANGUERA DE PELOTAS Av. Fernando Osório, nº 2.209 – Três Vendas – Pelotas-RS – CEP 96055-005 – (53) 3321-5533

Atividade Prática Supervisionada

Direito e Legislação

Tema: Lixo Eletrônico

Nomes:

Diogo da Silva Cardoso – RA 4204768391

Otavio Lacerda – RA 3776740046

Nelcioner Nolasco – RA 4243823093

Romisbier Peixoto Da Silveira - RA 4200077322

Engenharia Mecânica Pelotas,RS 12 de Abril de 2013

Page 2: Atividade Aula Colaborativa

Passo 01

Por meio de pesquisas e entrevistas, liste as necessidades e sugestões do cidadão diante do tema escolhido. Depois, aborde os principais problemas que envolvem o tema.

Problema: do descarte incorreto na natureza do lixo eletrônico é simplesmente contaminação do meio ambiente e gerando graves doenças para os catadores de lixo em terrenos baldios.

Solução: descarte correto para não contaminar o meio ambiente, é aconselhável fazer o descarte em empresas especializadas para coleta e retirada dos materiais pesados contidos nos produtos eletro eletrônicos.

Passo 02

Elabore perguntas que direcionem a pesquisa ou a entrevista para a caracterização do problema principal.

O que pretendemos com essa cartilha?

Conscientizar as pessoas a importância do descarte correto dos aparelhos eletroeletrônicos.

O que pretendemos conseguir com essa cartilha?

Conseguir um maior número de pessoas ajudando na preservação do meio ambiente e trazer uma melhora na vida das pessoas com essa preservação.

O que gostaríamos que o cidadão aprendesse com a Cartilha?

Desejamos ensinar, não só jovens e adultos, também as nossas crianças, que também são consumidoras de produtos eletrônicos, pois há um local correto, para descartar aquele celular que não funciona mais ou aquelas pilhas daquele “carrinho de controle remoto”.

Passo 03

O que fazer? Como fazer?

Fazer mobilizações do povo, para coleta de materiais pertencentes ao grupo de lixo eletrônico como;

Monitores de Computador; Telefones Celulares e baterias; Computadores; Televisores; Câmeras Fotográficas; Impressoras.

Page 3: Atividade Aula Colaborativa

Como fazer?

Criando pontos de eco ponto digital para coleta desses equipamentos e criando parcerias com prefeituras e munícipes e tendo parceiras também com empresas de coleta de lixo que tem tecnologias para retirada dos metais pesados contidos nos eletrônicos.

Passo 04

Em cada subtema escolhido vocế deve focar: o problema, os motivos e o que fazer. é necessário pesquisar o que as entidades e órgãos destinados tem feito com relação ao tema e o que a Lei diz sobre ele.

Claro - A empresa recolhe em 140 lojas telefones celulares, baterias e acessórios de qualquer fabricante. Até o segundo semestre, diz a companhia, todos os pontos de venda no país terão uma urna coletora, incluindo mais de 3,3 mil de seus agentes autorizados. Segundo a Claro, todo o fluxo de reciclagem realizado pela GM&C sao monitorado, desde o recolhimento dos eletronicos até a destinação final.

Nokia - Os usuários de telefone dessa fabricante podem entregar seus telefones baterias e acessórios para as assistências técnicas listadas pela Nokia.na seção de reciclagem do seu site , a empresa afirma que 80% de um telefone pode ser reciclado.

Lei sobre resíduos sólidos

Art. 3o Para os efeitos desta Lei, entende-se por:

I - acordo setorial: ato de natureza contratual firmado entre o poder publico e fabricantes, importadores, distribuidores ou comerciantes, tendo em vista a implantação da responsabilidade compartilhada pelo ciclo de vida do produto;

II – Área contaminada: local onde á contaminação causada pela disposição, regular ou irregular, de quaisquer substâncias ou resíduos;

III – área órfã contaminada: área contaminada cujos responsáveis pela disposição não sejam identificáveis ou individualizáveis;

Passo 05

As pilhas e baterias têm como princípio básico converter energia química em energia elétrica utilizando um metal como combustível. Podem conter um ou mais dos seguintes metais: chumbo (Pb), cádmio (Cd), mercúrio (Hg), níquel (Ni),prata (Ag), lítio (Li), zinco (Zn),manganês (Mn) e seus compostos. As substâncias das pilhas que contêm esses metais possuem características de corrosividade, reatividade e toxicidade e são classificadas como "Resíduos Perigosos ¬ Classe I". As substâncias contendo cádmio, chumbo,mercúrio,

Page 4: Atividade Aula Colaborativa

prata e níquel causam impactos negativos sobre o meio ambiente e, em especial, sobre o homem. Outras substâncias presentes nas pilhas e baterias, como o zinco, o manganês e o lítio, embora não estejam limitadas pela NBR 10.004, também causam problemas ao meio ambiente.

Já existem no mercado pilhas e baterias fabricadas com elementos não tóxicos, que podem ser descartadas, sem problemas, juntamente com o lixo domiciliar.

O descarte incorreto acarreta na contaminação do meio ambiente e gerando graves doenças para os catadores de lixo em terrenos baldios.

Enquanto não houver a conscientização da população, referente ao descarte correto deste material poluente, continuaremos com este problema, cada vez mais poluiremos o nosso Meio Ambiente.

Page 5: Atividade Aula Colaborativa

Referências Bibliográficas:

IDOETA, IVAN VALEIJE. Elementos de Eletrônica Digital. São Paulo: Érica, 2007.MALVINO, ALBERT PAUL. Eletrônica: Vol. 1. São Paulo: PEARSON, 2010.MILLMAN, J., HALKIAS, C. C. Eletrônica: dispositivos e circuitos. São Paulo: Editora McGraw-Hill do Brasil, 1981.Fonseca, Felipe (2008). O ciclo do Lixo Eletrônico - 2. Descarte e reuso. Acedido em: 02.10.2008,em: http://lixoeletronico.org/blog/o-ciclo-do-lixo-eletr%C3%B4nico-2-descarte-e-reusoFonseca, Felipe (2008). O ciclo do Lixo Eletrônico - 3. Reciclagem. Acedido em: 04.11.2008, em:http://lixoeletronico.org/blog/o-ciclo-do-lixo-eletr%C3%B4nico-3-reciclagemAndueza, Felipe (2008). O paradigma econômico da reciclagem do lixo eletrônico. Acedido em:26.11.2008, em: http://lixoeletronico.org/blog/o-paradigma-econ%C3%B4mico-da-reciclagemdo-lixo-eletr%C3%B4nico