Atividade Lista Fundamentos

3
Aluno (a): ______________________________________________________________________ ATIVIDADE 2 – PROCESSOS DE USINAGEM 1. O que são movimentos ativos e passivos de corte? Quais os movimentos passivos e ativos de corte? 2) Dada operação de torneamento cilíndrico utilizando as seguintes condições de corte: ap = 3 mm; f = 0,2 mm/revolução; n = 700 rpm; D = 100 mm; lf = 200 mm; χ = 60° (ângulo de direção de corte); calcule: a) Velocidade de corte (vc); b) Velocidade de avanço (vf); c) Espessura nominal de corte (h); d) Largura de corte (b); e) Taxa de remoção (Q) f) Tempo de usinagem ou de corte (tc). 3. Dada operação de torneamento cilíndrico utilizando as seguintes condições de corte: Vc = 250 m/min; ap = 4 mm; vf = 159 mm/min; D = 150 mm; tc = 1.57 min mm; χ = 75° ; calcule: a) Comprimento de corte (lf); b) Avanço (f); c) Rotação da peça (n); d) Largura de corte (b); e) Taxa de remoção (Q) 4)Defina e informe a função dos seguintes ângulos: a) de saída (g); b) de folga (a); c) de posição (c); d) de ponta (e); e) de inclinação (l). 5) Definir: a) superfície de saída, b) superfície principal de folga; c) superfície secundária de folga; d) aresta principal e secundária de corte. 6) Um eixo cilíndrico é fabricado em aço ABNT 1040, a partir de um material bruto com 25 mm de diâmetro. O diâmetro nominal do eixo acabado é de 20 mm. A operação é realizada em dois passes, sendo o primeiro de desbaste e o segundo, de acabamento, com uma profundidade de corte de 0,5 mm e avanço de 0,1 mm por rotação. É utilizada uma ferramenta de pastilha intercambiável de metal duro, com raio de ponta de 0,4 mm e ângulo de posição da ferramenta de 45°. a) Determine a profundidade de corte na operação de desbaste= 2 b) Faça um esboço do plano de referência da ferramenta e indique o ângulo de posição. c) Com relação à ferramenta de corte, o operador da máquina tem as seguintes opções de escolha: metal duro da classe P10, aço-rápido M32, cerâmica mista (Al2O3 + TiC), metal duro da classe K40, cermet. Relacione estes materiais de ferramentas de corte em ordem decrescente de tenacidade. CURSO: Engenharia Mecânica DISCIPLINA: Processos de Usinagem PROFESSOR(A) RESPONSÁVEL: Sérgio Mateus Brandão

Transcript of Atividade Lista Fundamentos

Page 1: Atividade Lista Fundamentos

Aluno (a): ______________________________________________________________________

ATIVIDADE 2 – PROCESSOS DE USINAGEM

1. O que são movimentos ativos e passivos de corte? Quais os movimentos passivos e ativos de corte?

2) Dada operação de torneamento cilíndrico utilizando as seguintes condições de corte: ap = 3 mm; f = 0,2 mm/revolução; n = 700 rpm; D = 100 mm; lf = 200 mm; χ = 60° (ângulo de direção de corte); calcule: a) Velocidade de corte (vc);b) Velocidade de avanço (vf);c) Espessura nominal de corte (h);d) Largura de corte (b);e) Taxa de remoção (Q)f) Tempo de usinagem ou de corte (tc).

3. Dada operação de torneamento cilíndrico utilizando as seguintes condições de corte: Vc = 250 m/min; ap = 4 mm; vf = 159 mm/min; D = 150 mm; tc = 1.57 min mm; χ = 75° ; calcule:

a) Comprimento de corte (lf);b) Avanço (f);c) Rotação da peça (n);d) Largura de corte (b);e) Taxa de remoção (Q)

4)Defina e informe a função dos seguintes ângulos: a) de saída (g); b) de folga (a); c) de posição (c); d) de ponta (e); e) de inclinação (l).

5) Definir: a) superfície de saída, b) superfície principal de folga; c) superfície secundária de folga; d) aresta principal e secundária de corte.

6) Um eixo cilíndrico é fabricado em aço ABNT 1040, a partir de um material bruto com 25 mm de diâmetro. O diâmetro nominal do eixo acabado é de 20 mm. A operação é realizada em dois passes, sendo o primeiro de desbaste e o segundo, de acabamento, com uma profundidade de corte de 0,5 mm e avanço de 0,1 mm por rotação. É utilizada uma ferramenta de pastilha intercambiável de metal duro, com raio de ponta de 0,4 mm e ângulo de posição da ferramenta de 45°.a) Determine a profundidade de corte na operação de desbaste= 2b) Faça um esboço do plano de referência da ferramenta e indique o ângulo de posição.c) Com relação à ferramenta de corte, o operador da máquina tem as seguintes opções de escolha: metal duro da

classe P10, aço-rápido M32, cerâmica mista (Al2O3 + TiC), metal duro da classe K40, cermet. Relacione estes materiais de ferramentas de corte em ordem decrescente de tenacidade.

7) Descreva com as suas palavras como ocorre a formação do cavaco.

8) Cite quais os tipos mais comuns de cavacos. Qual relação entre o tipo de cavaco e as propriedades do material?

9) Quais fatores determinam geometricamente a forma do cavaco? Quais as alternativas que se pode utilizar na usinagem para quebrar cavaco?

10) Qual a influencia da velocidade de corte, profundidade de usinagem e da geometria da ferramenta na capacidade de quebra do cavaco?

11) Cite quais as formas de cavaco mais conhecidas. Faca uma avaliação com relação a necessidade de controle da FORMA do cavaco e suas implicações.

CURSO: Engenharia Mecânica

DISCIPLINA: Processos de Usinagem

PROFESSOR(A) RESPONSÁVEL: Sérgio Mateus Brandão

Page 2: Atividade Lista Fundamentos

12. Explique o mecanismo de formação da aresta postiça? Em quais situações ela se forma? Quais as maneiras de se evitar a aresta postiça? Cite pelo menos 3 efeitos relacionados a presença de aresta postiça durante o corte. Explique.

13. Qual tipo de cavaco oferece maiores vantagens? Quais? Discuta a formação dos tres tipos de cavaco (continuo, de cisalhamento e de ruptura) sob os seguintes aspectos:a) Forma do cavaco,b) Material da pecac) Geometria da ferramentad) Condições de usinagem.

14) Descreva a variação da distribuição da energia de corte com a velocidade de corte considerando Ferramenta/Peca/Cavaco.

15) Com relação a temperatura de corte: faca uma analise correlativa entre velocidade de corte e os danos causados a ferramenta. O que tem sido tentado para se diminuir a temperatura gerada ou para minimizar os danos causados aferramenta, sem perda de produtividade do processo.

16. Para que categoria de material são aplicados os quebras cavacos? Como atua o �quebra cavaco em ferramentas de corte? Quais as vantagens da sua utilização?

17. Quais as principais propriedades exigidas para materiais de ferramenta de corte?

18. Em uma determinada oficina utiliza-se um número limitado de MD de determinados graus em suas operações. Estes graus são listados abaixo através da composição química:

a) quais graus deveriam ser usados para uma operação de torneamento em acabamento de aço não temperado? b) Qual grau deveria ser usado para fresamento em desbaste de alumínio? c) Qual grau deveria ser usado para torneamento em acabamento de ferro fundido? Para cada caso justifique sua resposta.

19) Explique o efeito de cada elemento de liga listado abaixo em ferramentas de aço rápido:a) Carbonob) Tungtênio e Molibidênioc) Vanádio e Nióbiod) Cromoe) Cobalto

20) Qual a influência da concentração de cobalto e da temperatura na dureza do Metal Duro(MD)?

21) Qual a relação entre o tamanho de grão e a tenacidade do Metal Duro?

22) Qual a relação entre a quantidade de TiC + TaC e a dureza do MD?

23) Quais as diferenças entre as classes P, M e K de MD ?

24) Quais Fatores devem ser considerados na seleção de ferramentas de MD?