Atividade Sociologia

1
CENTRO UNIVERSITÁRIO DAS FACULDADES METROPOLITANAS UNIDAS – FMU Curso de Serviço Social Disciplina: Sociologia Prof. Dr. Paulo Alves Junior Questões para reflexão 1 – Explique o que é o “Mundo Moderno”? (0,2) 2 – Leia atentamente e depois responda? (0,4) “A racionalização do pensamento burguês recomeça com a segunda época, isto é, na manufatura relativamente desenvolvida. Só então a classe burguesa se mostra como um fato social firmemente estabelecido, isto é, só então a posição social dos indivíduos adota formas relativamente estáveis, e a inquietude da ascensão e da decadência, do progresso e do retrocesso, não constitui mais o aspecto predominante na imagem da sociedade.” (Contribuição a história da sociedade burguesa , KOFLER, Leo.) Segundo o autor, quais as condições sociais e econômicas que favorecem o desenvolvimento do pensamento burguês do século XVII ? 3 – O texto a seguir é de autoria do filósofo social Le Bon, retirado de sua obra A multidão , escrita em 1895. Leia-o e responda às questões a seguir. (0,4) “Pelo menos fato de formar parte de uma multidão organizada, um homem desce vários degraus na escala da civilização. Isolado , ele poderá ser um individuo cultivado; na multidão, é um bárbaro – ou seja, uma criatura que age por instinto.” ( Sociologia da comunicação . COHN, Gabriel). Que características do pensamento positivista podem ser encontradas no texto?

description

sociologia

Transcript of Atividade Sociologia

Page 1: Atividade Sociologia

CENTRO UNIVERSITÁRIO DAS FACULDADES METROPOLITANAS UNIDAS – FMU

Curso de Serviço Social

Disciplina: Sociologia

Prof. Dr. Paulo Alves Junior

Questões para reflexão

1 – Explique o que é o “Mundo Moderno”? (0,2)

2 – Leia atentamente e depois responda? (0,4)

“A racionalização do pensamento burguês recomeça com a segunda época, isto é, na manufatura relativamente desenvolvida. Só então a classe burguesa se mostra como um fato social firmemente estabelecido, isto é, só então a posição social dos indivíduos adota formas relativamente estáveis, e a inquietude da ascensão e da decadência, do progresso e do retrocesso, não constitui mais o aspecto predominante na imagem da sociedade.” (Contribuição a história da sociedade burguesa, KOFLER, Leo.)

Segundo o autor, quais as condições sociais e econômicas que favorecem o desenvolvimento do pensamento burguês do século XVII ?

3 – O texto a seguir é de autoria do filósofo social Le Bon, retirado de sua obra A multidão, escrita em 1895. Leia-o e responda às questões a seguir. (0,4)

“Pelo menos fato de formar parte de uma multidão organizada, um homem desce vários degraus na escala da civilização. Isolado , ele poderá ser um individuo cultivado; na multidão, é um bárbaro – ou seja, uma criatura que age por instinto.” ( Sociologia da comunicação. COHN, Gabriel).

Que características do pensamento positivista podem ser encontradas no texto?