Atividades Com Gabarito

6
 1 1- Considere as orações abaixo: I   Chovia mansamente. II   O amor anoitecia em teu olhar. III   Naquela semana, minha irmã amanheceu doente. IV   Existiam pessoas  contra mim. Há sujeito ( ) a) Em todas as orações. ( ) b) Apenas em I , II, e IV. ( X ) c) Apenas em II, III e IV. ( ) d) A penas e m I e II. ( ) e) Apenas em I. 2- Na oração : “A qui, por sobre a a reia morna, viam-se as pegadas de homens, fundas e úmidas”, o sujeito é indete rminado. Essa afirmação está: a) ( ) correta  b) ( X) incorreta. 3- Numere as orações abaixo de acordo com a seguinte classificação: (1) oração sem sujeito; (2) oração com sujeito simples; (3) oração com sujeito composto; (4) oração com sujeito oculto; (5) oração com sujeito indeterminado ( 4 ) Falamos muitas coisas agradáveis sobre ti. ( 5 ) Foram sempre bons amigos. ( 3 ) Viriam mais t arde meus tios e primos. ( 4 ) Amigo, ontem senti tua falta. ( 2 ) Em Florianópolis, existem ainda muitos pescadores. ( 2 ) Aconteceram tantas coisas... ( 2 ) Naquela cerimônia, tremiam compulsivamente minhas mãos. ( 5 ) Sobrevive-se no Brasil. ( 2 ) Eles me visitam nas férias. ( 1 ) Há coisas imutáveis. 4- Faça o somatório da(s) proposição(ões) verdadeira(s) quanto às noções de frase /  período e orações. 01- Em “...e o verbo se fez carne e habitou entre nós” temos uma oração e um período, embora não tenhamos frase. 02- Ando tão à flor da pele/ que qualquer beijo de novela me faz chorar Temos um período desenvolvido em duas orações . 04- Dança comigo, amor.” É uma frase e um período, mas não apresenta orações. 08- “Socorro!” É uma frase nominal e uma oração absoluta.  16- “Eu quero ver o vento louco teus cabelos balançar.” Temos um período que não  forma frase, porque não tem verbo. SOMATÓRIO: 02 5. Observe o trecho abaixo, assinale a(s) proposição(õe s) falsa(s) e faça o somatório. Gramática e Literatura Revisão Bloco Parcial ALINE CASTRO DE OLIVEIRA 2ª Série EM  Nome:

Transcript of Atividades Com Gabarito

Gramtica e Literatura

Reviso Bloco Parcial

Aline Castro de Oliveira2 Srie EM

Nome:

1- Considere as oraes abaixo: I Chovia mansamente.II O amor anoitecia em teu olhar.III Naquela semana, minha irm amanheceu doente.IV Existiam pessoas contra mim.H sujeito ( ) a) Em todas as oraes.( ) b) Apenas em I, II, e IV.( X ) c) Apenas em II, III e IV.( ) d) Apenas em I e II.( ) e) Apenas em I. 2- Na orao : Aqui, por sobre a areia morna, viam-se as pegadas de homens, fundas e midas, o sujeito indeterminado. Essa afirmao est: a) ( ) corretab) ( X) incorreta. 3- Numere as oraes abaixo de acordo com a seguinte classificao: (1) orao sem sujeito; (2) orao com sujeito simples;(3) orao com sujeito composto;(4) orao com sujeito oculto;(5) orao com sujeito indeterminado ( 4 ) Falamos muitas coisas agradveis sobre ti.( 5 ) Foram sempre bons amigos.( 3 ) Viriam mais tarde meus tios e primos.( 4 ) Amigo, ontem senti tua falta.( 2 ) Em Florianpolis, existem ainda muitos pescadores.( 2 ) Aconteceram tantas coisas...( 2 ) Naquela cerimnia, tremiam compulsivamente minhas mos.( 5 ) Sobrevive-se no Brasil. ( 2 ) Eles me visitam nas frias.( 1 ) H coisas imutveis.

5

4- Faa o somatrio da(s) proposio(es) verdadeira(s) quanto s noes de frase / perodo e oraes.

01- Em ...e o verbo se fez carne e habitou entre ns temos uma orao e um perodo, embora no tenhamos frase.02- Ando to flor da pele/ que qualquer beijo de novela me faz chorar Temos um perodo desenvolvido em duas oraes.04- Dana comigo, amor. uma frase e um perodo, mas no apresenta oraes.08- Socorro! uma frase nominal e uma orao absoluta.16- Eu quero ver o vento louco teus cabelos balanar. Temos um perodo que no forma frase, porque no tem verbo.SOMATRIO: 02

5. Observe o trecho abaixo, assinale a(s) proposio(es) falsa(s) e faa o somatrio. Esto sendo lanadas na Bienal do livro trs colees de clssicos com preos nessa faixa. 01- O sujeito dessa construo Bienal.02- Temos ali uma frase, uma orao e um perodo.04- Temos ali uma locuo(conjunto) verbal: esto sendo lanadas .08- na Bienal do livro um adjunto adverbial de lugar.16- Na ordem direta, essa construo poderia ser: Trs colees de clssicos, com preos nessa faixa, esto sendo lanadas na Bienal do livro.SOMATRIO: 17

7. (Cefet MG)Em relao ao Romantismo, pode-se afirmar que:I O poeta romntico deixa-se arrebatar pelo conflito entre o mundo imaginrio e o real, expresso num sentimentalismo acentuado.II Casimiro de Abreu, lvares de Azevedo, Fagundes Varela e Gonalves de Magalhes pertencem segunda gerao romntica.III O ilogismo leva o autor romntico a instabilidades emocionais que so traduzidas em atitudes contraditrias: entusiasmo e depresso, alegria e tristeza.Esto corretas as afirmativas:a-Apenas I e III.b-I, II e III.c-Apenas II.d-Apenas I e II.

8. O conhecido Mal-do-sculo representa uma das caractersticas que demarcam a segunda gerao romntica. Dessa forma, tea um comentrio procurando relacionar esse aspectocom a morteprematura de quase todos os representantes que pertenceram poca em questo (ultrarromntica).Denominado como Mal-do-Sculo, a tuberculose era adquirida pelos poetas Ultrarromnticos por conta de sua vida desregrada e notvaga, caracterizada pela evaso (fuga) na morte, por conta do pessimismo e a incapacidade de viver a realidade por conta de suas convices de que jamais poderiam alcanar a vida e a mulher sonhada. 9. Evidenciam-se a seguir alguns fragmentos extrados do poema de lvares de Azevedo intitulado Lembrana de Morrer. Assim, aps uma leitura atenta, procure nele evidenciar algumas caractersticas da poca romntica, sobretudo aquelas pertencentes segunda gerao, e express-las exemplificando por meio dos prprios versos:

LEMBRANA DE MORRERNo more! O never more!SHELLEYQuando em meu peito rebentar-se a fibra, Culto morte como nica sada para a felicidadeQue oespritoenlaa dor vivente,No derramem por mim nem uma lgrimaEm plpebra demente.E nem desfolhem na matria impuraA flor do vale que adormece ao vento:No quero que uma nota de alegriaSe cale por meu triste passamento.Eu deixo a vida como deixa o tdioDo deserto o poento caminheiro...Como as horas de um longo pesadeloQue se desfaz ao dobre de um sineiro...Como o desterro de minhalma errante,Onde fogo insensato a consumia,S levo uma saudade desses tempos SUBJETIVISMO E PESSIMISMOQue amorosa iluso embelecia.S levo uma saudade e dessas sombrasQue eu sentia velar nas noites minhas... E de ti, minha me! pobre coitadaQue por minhas tristezas te definhas!

Na poesia percebemos a presena do pessimismo e subjetivismo, o culto morte como nica sada para a felicidade, exemplificando o mergulho do eu lrico em seu sofrimento e em sua vida infeliz.

10.Leia a tirinha abaixo e responda o que se pede

A)No 2 quadrinho h 3 oraes

Peixes comem insetosPssaros comem peixesGatos comem pssaros.

a)Identifique o sujeito das 3 oraes.1 orao Peixes; 2 orao Pssaros; 3 orao Gatosb)Os trs sujeitos recebem a mesma classificao. Como se classificam os sujeitos acima? Justifique.So sujeitos simples, pois esto claros na orao e possuem apenas um ncleo.

B)Na fala da ltima tirinha: No quero saber essas coisas, o sujeito da orao :( ) simples ( ) composto ( x) desinencialJustifique. Porque no aparece claramente na orao, mas pode ser determinado pela terminao verbal.

10. Observe as oraes abaixo e assinale verdadeiro (V) ou falso (F)

1. Todos os domingos, eu e minha famlia vamos missa.2. Entregaremos os trabalhos na data marcada.3. Todos oslivros da bibliotecapassaro por uma reforma.(V ) Na orao 3, o predicado passaro por uma reforma. (V ) Na orao 1, o sujeito compostopois apresenta 2 ncleos.(V ) Na orao 2, o sujeito desinencial.(F ) Na orao 2, o sujeito os trabalhos.(F ) Na orao 3, o sujeito compostoe os ncleos so:livrosebiblioteca.( F) Na orao 1, o predicado eu e minha famlia.

11. "Um esparso tilintar de chocalhos e guizos morria pelas quebradas." Qual o sujeito e o tipo de sujeito desta orao?a) Um esparso tilintar de chocalhos e guizos / simples.b) Um esparso tilintar de chocalhos e guizos / composto.c) Um esparso tilintar / simples.d) Chocalhos e guizos / composto.12. "No choremos, amigos, a mocidade." Qual o tipo de sujeito desta orao?a) Sujeito indeterminado.b) Sujeito oculto.c) Sujeito simples.d) Orao sem sujeito.13. "Corriam por aqueles dias boatos da revoluo." Nesta orao o tipo de sujeito :a) Sujeito simples.b) Sujeito oculto.c) Orao sem sujeito.d) Sujeito indeterminadoINTERPRETAO DE TEXTO- SUJEITO E PREDICADOLeia o texto com ateno:SINAIS DA TERRA

O aquecimento globalpode parecer demasiado remoto para nos causar preocupao, ou at mesmo incerto talvez apenas uma projeo feita pelas mesmas tcnicas computacionais que muitas vezes no acertam nem a previso do tempo da semana que vem. Num dia gelado de inverno, poderamos achar que alguns graus a mais na temperatura no seria to mau assim. E os alertas sobre as mudanas climticas sbitas podem parecer uma ttica radical dos ambientalistas para nos obrigar a abandonar nosso carro e o conforto do nosso estilo de vida.Talvez essas idias nos consolem. Contudo, a Terra de fato tem notcias perturbadoras para nos dar. Do Alasca aos picos elevados dos Andes, o mundo est se aquecendo agora mesmo, e depressa. Em termos globais, a temperatura subiu 0,6 C no ltimo sculo, mas os lugares mais frios e remotos se aqueceram mais. O gelo est derretendo; os rios, secando; e os litorais, sofrendo eroso,ameaando a vidade muitas comunidades. A flora e a fauna tambm esto sob presso. No se trata de projees, mas de fatos concretos. (...)H sculos derrubamos florestas e queimamos carvo, petrleo e gs, e despejamos na atmosferadixido de carbono(gs carbnico) e outros gases que aprisionam o calor mais rpido do que as plantas e os oceanos conseguem absorv-lo.(...) Na verdade, o que estamos fazendo pr mais cobertoresem cimado nosso planeta.

(APPENSELLER, Tim. Sinais da Terra. National Geographic Brasil, setembro de 2004.)

15. Compreenso do texto:marque comum X a resposta correta.

a) O texto esclarece que a temperatura subiu 0,6 C:(A) nos ltimos meses.(B) no presente milnio.(C) no ltimo sculo.(D) na ltima dcada.

b) O resultado de estarmos h sculos derrubando florestas e queimando carvo, petrleo e gs (A) a absoro rpida do calor.(B) o aquecimento do planeta.(C) o congelamento das guas dos rios.(D) a diminuio das guas dos oceanos.

c) A questo central tratada no texto A) os efeitos da eroso.(B) as mudanas climticas.(C) apoluio dos oceanos.(D) a derrubada das florestas.

d) A finalidade desse texto (A) pressionar os polticos.(B) aterrorizar os jovens.(C) conscientizar as pessoas.(D) criticar os ambientalistas.

16. Classifique os sujeitos da frase em: simples, oculto (desinencial), composto, indeterminado:a) Anoitecia silenciosamente. INEXISTENTEb) O picol estava gostoso. SIMPLESc) Talvez essas ideias nos consolem.SIMPLESd) Estava frio noite. INEXISTENTEe) A casa e a fazenda esto venda. COMPOSTOf) A flora e a fauna esto sobrepresso.COMPOSTO