Atividades criancas-10-13anos

4
Perseguidos, mas não abandonados Material para crianças de 10 – 13 anos Você sabe o que significa “abandonado”? “Abandonado” é quando uma pessoa é desprezada e rejeitada. Existem cristãos ao redor do mundo que são abandonados por causa de sua fé em Jesus Cristo. Alguns cristãos são abandonados por suas famílias. Na Índia, por exemplo, muitos cristãos vêm de famílias que seguem a religião hindu. Eles querem que todos os membros da família sigam a mesma religião, então, quando descobrem que alguém na família se tornou cristão, eles dizem que não são mais bem-vindos em sua casa. Alguns pais hindus expulsam seus filhos de casa quando eles se recusam a negar a Cristo. Alguns cristãos são abandonados por seus amigos porque eles têm medo de serem vistos andando com cristãos. Algumas vezes, quando esses cristãos são abandonados, as pessoas se perguntam se eles também foram abandonados por Deus. Mas Deus promete em sua Palavra que nunca nos deixará. Ele prometeu que estaria conosco não importa o que aconteça. Precisamos nos lembrar de orar pelos cristãos que se sentem abandonados. Ao orar por eles, estamos mostrando que não queremos que se sintam sós. HISTÓRIAS BÍBLICAS Hagar e Ismael: Sozinhos no deserto No livro de Gênesis, capítulos 16 a 21, lemos sobre Abraão e Sara, um casal que queria muito ter um filho. Depois de muitos anos de tentativas, eles se sentiam muito tristes e desanimados. Um dia, Sara trouxe sua serva, Hagar, para Abraão. Ela pediu para que seu marido tentasse ter um bebê com Hagar. Sara pensava que nunca poderia ter um filho. Hagar engravidou de Abraão e começou a desprezar Sara. Elas brigavam muito e Sara tratava Hagar mal. Hagar teve um filho a quem chamou Ismael. Algum tempo depois, Deus abençoou Sara com um filho – um filho que ela e Abraão chamaram de Isaque. Certo dia, Sara pediu para Abraão mandar Hagar e Ismael embora porque não queria que Isaque tivesse que dividir a herança com o filho da serva (herança é o nome que se dá ao dinheiro ou bens que um filho recebe quando seus pais morrem). Abraão não queria fazer aquilo, mas Deus apareceu para ele e disse que obedecesse. Então Abraão obedeceu a Deus; ele deu a Hagar e seu filho um pouco de comida e uma garrafa de água e os mandou para o deserto. Hagar e Ismael viajaram durante muito tempo no deserto, até que a água que eles tinham acabou.

Transcript of Atividades criancas-10-13anos

Page 1: Atividades criancas-10-13anos

 

 

 

Perseguidos, mas não abandonados Material para crianças de 10 – 13 anos

Você sabe o que significa “abandonado”? “Abandonado” é quando uma pessoa é desprezada e rejeitada. Existem cristãos ao redor do mundo que são abandonados por causa de sua fé em Jesus Cristo.

Alguns cristãos são abandonados por suas famílias. Na Índia, por exemplo, muitos cristãos vêm de famílias que seguem a religião hindu. Eles querem que todos os membros da família sigam a mesma religião, então, quando descobrem que alguém na família se tornou cristão, eles dizem que não são mais bem-vindos em sua casa. Alguns pais hindus expulsam seus filhos de casa quando eles se recusam a negar a Cristo.

Alguns cristãos são abandonados por seus amigos porque eles têm medo de serem vistos andando com cristãos.

Algumas vezes, quando esses cristãos são abandonados, as pessoas se perguntam se eles também foram abandonados por Deus. Mas Deus promete em sua Palavra que nunca nos deixará. Ele prometeu que estaria conosco não importa o que aconteça.

Precisamos nos lembrar de orar pelos cristãos que se sentem abandonados. Ao orar por eles, estamos mostrando que não queremos que se sintam sós.

HISTÓRIAS BÍBLICAS

Hagar e Ismael: Sozinhos no deserto

No livro de Gênesis, capítulos 16 a 21, lemos sobre Abraão e Sara, um casal que queria muito ter um filho. Depois de muitos anos de tentativas, eles se sentiam muito tristes e desanimados. Um dia, Sara trouxe sua serva, Hagar, para Abraão. Ela pediu para que seu marido tentasse ter um bebê com Hagar. Sara pensava que nunca poderia ter um filho.

Hagar engravidou de Abraão e começou a desprezar Sara. Elas brigavam muito e Sara tratava Hagar mal. Hagar teve um filho a quem chamou Ismael.

Algum tempo depois, Deus abençoou Sara com um filho – um filho que ela e Abraão chamaram de Isaque. Certo dia, Sara pediu para Abraão mandar Hagar e Ismael embora porque não queria que Isaque tivesse que dividir a herança com o filho da serva (herança é o nome que se dá ao dinheiro ou bens que um filho recebe quando seus pais morrem).

Abraão não queria fazer aquilo, mas Deus apareceu para ele e disse que obedecesse. Então Abraão obedeceu a Deus; ele deu a Hagar e seu filho um pouco de comida e uma garrafa de água e os mandou para o deserto.

Hagar e Ismael viajaram durante muito tempo no deserto, até que a água que eles tinham acabou.

Page 2: Atividades criancas-10-13anos

 

O sol estava quente, e mãe e filho estavam cansados e sedentos. Hagar fez com que Ismael se sentasse debaixo de um arbusto e o menino começou a chorar. Hagar temeu pela vida de seu filho e começou a chorar também.

Mas Deus não abandonou Hagar e Ismael. Ele apareceu para Hagar e disse para ela não ficar com medo, porque tinha ouvido o choro da criança. Então, Deus abriu os olhos de Hagar e mostrou para ela um poço onde havia água. Ela foi até o poço, encheu sua garrafa e deu água para seu filho.

Deus também disse a Hagar que tinha um plano especial para Ismael. Ele não havia esquecido o menino. Ismael viveu uma boa vida no deserto usando arco e flecha. Mais tarde, Ismael se casou e começou sua própria família.

José: o sonhador no poço

O livro de Gênesis, capítulos 37 a 50, nos conta a história de José, que foi abandonado por seus onze irmãos quando tinha apenas 17 anos. José era filho de Jacó. Jacó tinha uma ligação especial com o rapaz, eles passavam muito tempo juntos e o pai dava muitos presentes para José, incluindo uma capa feita de um tecido tão colorido que parecia um arco-íris.

Os irmãos de José tinham muito ciúmes da maneira como Jacó o tratava. Eles ficaram ainda mais irados quando José contou sobre os sonhos que tinha. Em um deles, José e seus irmãos tentavam amarrar feixes de trigo quando, de repente, os feixes de seus irmãos se curvavam diante do feixe de José. Em outro, José sonhou que o sol, a lua e onze estrelas se curvavam diante dele. Os irmãos de José odiavam ouvir sobre os sonhos. Eles achavam que José estava dizendo que era melhor do que eles.

Um dia, os irmãos de José planejaram uma maneira de se livrar dele. Eles o jogaram em um poço escuro e foram embora. Depois pegaram sua capa e a sujaram de sangue. Então, eles mostraram a capa a seu pai e disseram que José havia sido comido por um animal selvagem. Jacó ficou desesperado.

Imagine como você sentiria medo sozinho no fundo de um poço escuro! Teria sido fácil se sentir abandonado por Deus. Mas Deus não abandonou José. O Senhor não deixou aquele menino morrer dentro de um poço. Algumas pessoas da tribo dos midianitas o encontraram e o levaram para o Egito.

O Senhor estava com José e tinha um plano especial para ele. Deus o abençoou e fez dele um governante poderoso no Egito. Anos depois, José reencontrou seus irmãos e seu pai. Seus irmãos se desculparam por terem-no abandonado e José os perdoou.

Perguntas:

1. Como você se sentiria se fosse Hagar? Abandonada (o)? Como Deus proveu o sustento de Hagar e Ismael?

2. Por que os irmãos de José tinham tanta raiva dele? Descreva como você se sentiria no fundo de um poço escuro. Como Deus proveu o sustento de José enquanto ele esteve no Egito?

3. Você consegue pensar em personagens do Novo Testamento que se sentiram abandonadas por sua família e seus amigos? Como Deus se mostrou presente na vida delas?

Versículo para memorizar:

“O próprio Senhor irá à sua frente e estará com você; ele nunca o deixará, nunca o abandonará. Não tenha medo! Não desanime!” – Dt 31.8 (NVI)

Page 3: Atividades criancas-10-13anos

 

A nova vida de Ibrahim

Jesus disse: "As raposas têm suas tocas e as aves do céu têm seus ninhos, mas o Filho do homem não tem onde repousar a cabeça" (Mt 8.20).

Ibrahim é um adolescente etíope. Ele vem de uma família que é muçulmana há 12 gerações, o que significa que o tatatatatatatataravô (nove vezes) de Ibrahim e todas as pessoas que nasceram depois dele na família são muçulmanos também.

Os muçulmanos acreditam que Jesus foi um grande homem, mas não acreditam que Ele seja o Filho de Deus. Eles não creem que as pessoas sejam salvas pela graça de Deus através de sua fé em Cristo. Pelo contrário, eles acreditam que Alá, a quem eles adoram, deixa as pessoas entrarem no céu se elas praticarem boas ações. Mas ninguém parece saber quantas boas ações são suficientes.

Mulu

Mulu é três anos mais velho do que Ibrahim. O rapaz vai de casa em casa falando para as pessoas sobre Jesus. Um dia, Mulu conheceu Ibrahim e contou para ele as Boas Novas: que Jesus havia terminado o trabalho que era necessário para sermos salvos quando morreu na cruz. Os cristãos fazem boas obras em obediência a Deus, mas eles sabem que apenas boas obras não podem salvá-los. Apenas Jesus pode salvar as pessoas.

Ibrahim não gostou que Mulu tivesse contado sobre a Boa Notícia de Jesus para ele. Muito pelo contrário, ele ficou com muita raiva! Ibrahim não conseguia acreditar que um cristão pudesse compartilhar do evangelho com um muçulmano, e planejava atacar e machucar Mulu.

Porém, depois de pensar um pouco no assunto, Ibrahim decidiu seguir a Jesus! Os parentes de Ibrahim não gostaram da ideia de ter um cristão na família e o expulsaram de casa.

Enfrentando problemas e permanecendo forte

Assim como Jesus, Ibrahim não tinha “onde recostar a cabeça”. O único lugar que pôde encontrar para dormir foi uma árvore. Hienas poderiam atacá-lo durante a noite, mas elas não podiam subir em árvores.

Mulu começou a ajudar Ibrahim e outros jovens a entender mais sobre seguir a Jesus. “Eu os ensino sobre a Palavra de Deus”, conta Mulu. “Eu digo para eles não desistirem e não retornarem ao antigo estilo de vida. As pessoas que os perseguem também virão ao Senhor.”

Mulu entende bem as palavras de Jesus para seus seguidores: “Se eles me perseguiram, também perseguirão vocês” (Jo 15.20). Os muçulmanos incendiaram a casa de Mulu e destruíram seus pertences. Eles estavam furiosos porque Mulu levou mais de 600 pessoas a conhecerem Jesus.

Agora, os mesmos muçulmanos também ameaçam Ibrahim. “É muito difícil enfrentar tudo isso, mas a minha fé me fortalece”, conta o rapaz.

Ore pelos etíopes que estão aprendendo sobre Jesus. Que Deus mantenha Ibrahim, Mulu e os outros cristãos fortes para que eles preguem o evangelho para outras pessoas.

Pedidos de oração

1. Ore para que cristãos como Mulu e Ibrahim sejam encorajados a continuar falando de Jesus para outras pessoas.

Page 4: Atividades criancas-10-13anos

 

2. Ore pelos jovens cristãos que, como José, enfrentam a rejeição de seus familiares. Ore para que eles permaneçam firmes em sua fé.

3. Ore para que os cristãos que se sentem sozinhos e amedrontados lembrem-se de que Deus está sempre com eles e que os ajudará da mesma maneira que ajudou a Hagar.

4. Ore pelas pessoas que são cruéis, machucam ou abandonam os cristãos. Peça que Deus trabalhe no coração delas e para que elas conheçam o amor de Jesus.

5. Ore para que pais e professores cristãos sejam bons exemplos para os jovens e que os ensinem com suas vidas como permanecer fiéis a Deus mesmo quando enfrentam desafios e tempos difíceis.

Como se lembrar de orar

Faça um caderno de oração

Faça o download da Classificação de países por perseguição:

Peça a um adulto que te ajude a fazer o download da Classificação de países por perseguição em nosso site. Pendure o mapa em sua casa ou em seu quarto. Ore pelos países do mapa e pelos cristãos que vivem em cada um deles.