Atividades culturais no contexto escolar

2

Click here to load reader

Transcript of Atividades culturais no contexto escolar

Page 1: Atividades culturais no contexto escolar

ATIVIDADES CULTURAIS NO CONTEXTO ESCOLAR

Sara Aparecida Pereira

As expressões culturais contribuem para o enriquecimento cultural e crescimento pessoal dos alunos. Projetos culturais fazem parte de iniciativas importantes dentro da escola para complementar a formação do aluno dando a ele um conhecimento da diversidade cultural.

As atividades culturais devem propiciar ao aluno o conhecimento da diversidade cultural da nossa cidade, estado e do nosso país e consequentemente a formação de um cidadão crítico e criativo. E, além disso, precisam promover a interdisciplinaridade e o trânsito entre os conhecimentos para propiciar uma educação transformadora e responsável, preocupada com a formação e identidade do cidadão.

Para atingir a este propósito, a equipe da escola, precisa compreender que as atividades culturais devem ser planejadas, em consonância com o Projeto Político-Pedagógico, e que elas podem acontecer dentro ou fora do espaço escolar.

Quando realizadas fora da escola não podem ser consideradas como meros passeios, devem promover a aprendizagem. Os espaços da cidade sejam os parques, as bibliotecas, os cinemas e outros, devem ser utilizados como espaços educativos.

Os alunos precisam ser orientados quanto à utilização adequada dos espaços, no que se refere ao comportamento ético, ao respeito, a valorização e a preservação do patrimônio público. É importante, também, a orientação quanto a alimentação saudável, a ingestão de água e a proteção solar, quando for o caso.

As atividades culturais desenvolvidas no espaço escolar não devem acontecer apenas em eventos, festas ou datas comemorativas, devem fazer parte do Projeto Político-Pedagógico, devem ser prática do cotidiano escolar e devem abordar as diferentes manifestações artísticas, pois elas são formas de linguagem que permitem ao aluno expressar sentimentos de diversas formas, podem propiciar a satisfação do aluno com o ambiente escolar, contribuir para seu enriquecimento cultural e crescimento pessoal e, ainda, podem oferecer condições para que progridam em seus estudos.

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação em seu art. 2º preconiza: “A educação...inspirada nos princípios de liberdade e nos ideais de solidariedade humana, tem por finalidade o pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania”...e no inciso II, art. 3º “O ensino será ministrado com base nos seguintes princípios: II – liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar a cultura, o pensamento, a arte e o saber”.

Nesse contexto a escola precisa trabalhar com valores e conhecimentos que não podem ser transmitidos apenas em conteúdos específicos, mas principalmente através das atitudes e dos gestos dos educadores no dia a dia da vivência escolar, contribuindo para a formação de cidadãos capazes de conviver e respeitar a diversidade cultural seja em âmbito local, regional ou nacional. A escola tem grande responsabilidade com essa formação, pois através dela, desde cedo a criança e o jovem poderão tomar contato com as diferentes manifestações que definem a identidade cultural do seu país.

Referências

Brasil. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei 9394/96, Brasília, 1996.Lordelo, Eulina da Rocha. Carvalho, Ana Maria Almeida. Koller, Sílvia Helena. Infância Brasileira e Contextos de Desenvolvimento. EDUFBA e Casa do Psicólogo, 2002.