ATIVIDADES PERMANENTES OS CAPÍTULOS QUE · PDF fileEla exalta os poderosos e humilha os...

8

Click here to load reader

Transcript of ATIVIDADES PERMANENTES OS CAPÍTULOS QUE · PDF fileEla exalta os poderosos e humilha os...

Page 1: ATIVIDADES PERMANENTES OS CAPÍTULOS QUE · PDF fileEla exalta os poderosos e humilha os que sofrem. Usar, em sua festa, os vasos tomados de Judá, ... Refletindo: Daniel 6.16 -- OS

ATIVIDADES PERMANENTES

Domingo 7h - Programa de rádio Momentos com Cristo 8h - Hora de Oração 1 9h - EBD e Culto 111h - Culto 2, EBT e Culto Infantil17h - Hora de Oração 217h30 - Culto 318h - União de Adolescentes19h30 - União de Juniores19h30 - Culto 4

Segunda 8h - Hora de Oração 3 19h - Culto 5 (Santuário)19h - Musicalização para criançasTerça 19h - Hora de Oração, 4 (Jovens)

Quarta 8h - Hora de Oração 5 9h - Ginástica para Terceira Idade 9h30 - Hora de Oração 6 (Missões)10h30 - Ginástica para Terceira Idade16h - Leitura da Bíblia em grupo18h - Escola Bíblica de Quarta 20h - Grupos Famíliares

Quinta15h - Reunião da MCA19h - Culto 6 (sala da MCA)19h50 - Hora de Oração 7

Sexta 8h - Hora de Oração 819h30 - Culto dos Adolescentes

ENSAIOS ABERTOSDOMINGO11h - Coro UAI17h - Coro Novo Canto17h30 - Coro Jovem

TERÇA19h30 - Coro da Igreja

QUINTA17h - Coro Otília Galvão 19h30 - Cantares19h30 - Orquestra ITA20h30 - Coro Masculino

Domingo 17/8/2014

A história de cada um de nós tem dois começos. Na verdade, três.

O segundo começo é quando nascemos. Sabemos um pouco dele, pelas fotos, se foram feitas e guardadas; ou pelos relatos, se nos são feitos. Nascemos antes, na verdade, e nada sabemos: os padrões de nossas famílias, podendo ser mais fortes os paternos ou os maternos.

Esses padrões que as influncias nos legam têm a ver com a nossa atitude perante a vida. Alguns séculos antes de nascermos já tínhamos a propensão para uma doença ou estávamos marcados para a força; dezenas de anos antes da palmadinha primordial nas nádegas, estava inscrito como andaríamos; o modo como nossos pais tratavam o dinheiro já era o nosso jeito de nos relacionar com o meio de pagar ou ser feliz; o jeito como nossos avós enfrentavam os seus desafios nós o reproduzimos.

Então, cada um com a sua pompa e circunstância, nascemos, tendo diante de nós três alternativas, entre outras: carimbamos tudo como sendo a nossa vida, recusamo-nos a receber as heranças todas ou vamos fazendo mudanças no roteiro. E se carimbamos a vida que recebemos passa a ser a nossa, sem direito de reclamação. Se recusamos as heranças, fazemos bem no caso das ruins. Como o mais provável que façamos é proceder as nossas mudanças, precisamos de direção e coragem.

Portanto, para nascer, pela terceira vez, e viver na nossa vez, precisamos tomar consciência da vida que somos. Em nossa singularidade, carregamos traços que nos precedem e vamos fazendo marcas que nos acompanham. Não somos apenas resto de fumaça, porque podemos ser fogo. Não somos apenas papel amassado, porque podemos ser folha nova. Não somos laranja bichada, porque podemos ser produto ISRAEL BELO DE AZEVEDO

[email protected]

OS CAPÍTULOS QUE ESCREVEMOS

limpo. Não somos gado no quintal, porque podemos ser o vaqueiro.

Diante das heranças (de ontem) e das influências (de hoje), ao som dos embates de hoje, vamos dando contorno aos nossos músculos.

A história que escrevemos é a nossa história. Talvez não peguemos do primeiro capítulo, mas temos o poder de mudar o enredo e preparar a capa do romance da nossa existência.

Nossa história será a que fizermos dela. Não estamos condenados a repetir o passado ou a fazer o que todo mundo faz. Fomos feitos por Deus para vidas plenas e não podemos aceitar senão a plenitude.

Viver como vítimas, do passado ou do presente, é canalizar errado energias que poderiam ser empregadas para a plenitude.

Volta e meia, Deus nos oferece a oportunidade de concentrarmos nossas energias para o esforço de uma jornada que alegre a ele e a nós.

Page 2: ATIVIDADES PERMANENTES OS CAPÍTULOS QUE · PDF fileEla exalta os poderosos e humilha os que sofrem. Usar, em sua festa, os vasos tomados de Judá, ... Refletindo: Daniel 6.16 -- OS

Começamos antes de saber.Tornamo-nos antes de existir.Chegamos antes de nascer.Escutamos antes de ouvir.

Nossos pais, nossos avós, nossos bisavós,conhecidos, desconhecidos, nomeados, apagados,modelaram os corpos que somos,as mentes que nos dirigem os passos onde vamos.Esses nossos jeitos -- que garantimos peculiares --eram os jeitos de um, de muitos deles, registradosou não os seus retratos nos álbuns que ainda guardamos.

Somos livres, como corpos subindo escadas,nos degraus demarcados,como corpos descendo no tobogã aladocheios de arranhões no costado.Podemos correr. Devemos.Podemos remover os marcos. Devemos.Mas precisamos saber os formatosdos contornos que para receber rompemos.Ou ampliamos.Vamos existindo a cada dia da brevidade.Pomos pó no pele, que não limpamos.Sorvemos veneno no coração, que não vomitamos.Tomamos alimentos bons e alimentos estragados,todos com efeitos colaterais, tóxicos ou saudáveis.É a nossa vida, afirmamos.Vulneráveis,vamos acumulando alegrias e traumas,que nos vão formando,mas a vida é nossa, afirmemos,mesmo que desacreditemos.

Multipliquemos as alegrias da alma.Removamos as dores.De fome deve ser a nossa vida.(Fome de felicidade.)Nossa sede tem Fonte onde ir.Nossa Fonte, na verdade, quer vir:“Estarei contigo por onde fores”.

A Fonte fala, para quem ouve.A Fonte chega, para quem espera.A Fonte abraça quem se entrega.Por nós a Fonte persevera:“Desejo-te alegria completa”,como graça para quem pega.

O nome daFelicidade

Os esforços de ontem,inúteis em seu resultado,são gases paralisantes.O convite de agora,sussurrado no alto da colinae gritado na rocha de José de Arimateia,não é gesto pesadopara quem já anda encurvado,é: “toma o controle da tua história,que vou caminhar ao teu lado”.Dizem que estás sozinho. Não procede.Falam que não tens jeito. Fantasia.Pedem que esperes teu fim. Aleivosia.Sentes-te culpado até pelo que não fizestes. Crueldade.Que a Verdade te empurre para a liberdade.

Ajunta-te aos que cantamque não podem ouvir vozes falsas,mesmo que venham do passado,mesmo que cheguem do presente,mesmo que nasçam de dentro,como isto lhes tornasse verdadeiras.Não são pistas. São barreiras.

Aproxima-te dos cansados que querem voltar a voar.Talvez não seja sempre para o alto,porque o peso pode fazer uma das asas falhar,mas tens ainda a outrae podes o plano de voo restaurar.

Deixa-de ajudar pelos feridos,que, num dia de cada vez, vão vendo cicatrizescobrindo as feridas abertas.Estão felizespor que hoje novamente e amanhã tambémcontinuarão buscando suas metasde viver o bempara que foram queridos.

Toma a coragem dos que acreditam na restauraçãocomo sendo a tua,pois tua é.Dos que deram o primeiro passo pega na mão,para formar o círculo que abraça e afia,afia e fortalece.

Talvez sobre a mente as mudanças,pequenas ou grandes, tênues ou fortes,sejam como afiada puaque o corpo cortepara esguichar lembranças.Talvez um naco de carne saia:será necrose cujo fim alivia.

Celebra a tua vida, sim, tua agora,que começa a colocar para forados escombros a cabeça empoeirada,a alma antes na tristeza embrulhada.Agora é alma de cabeça erguida,que quando se abaixaé para melhor entrarno umbral,visto agora como faixapara a jornada melhor orientar.

Celebra a coragem de começar.Celebra a sabedoria para notaro que não pode ser mudadoe o que deve ser transformado.

Celebra a serenidadecomo o nome que dás para a felicidade.

“Começamos antes de saber.Tornamo-nos antes de existir.Chegamos antes de nascer.Escutamos antes de ouvir”.

Escutar é tarefa para os nossos ouvidos,não importa o que nos digam.Existir é projeto a ser desenvolvidocom aqueles com quem trocamos amores.Viver com qualidade que transbordaé para quem concorda– como atacante que não desperdiça ne-nhum lance –que pode escrever seu próprio romance.

Israel Belo de Azevedo

Page 3: ATIVIDADES PERMANENTES OS CAPÍTULOS QUE · PDF fileEla exalta os poderosos e humilha os que sofrem. Usar, em sua festa, os vasos tomados de Judá, ... Refletindo: Daniel 6.16 -- OS

Período de 18 a 22 de agosto de 2014

Leituras da semana: Ed 4 a 6; Sl 85, 107; Dn 5 a 12; Ag 1 e 2.

Versículo da semana: Senhor,ouve! Senhor, perdoa! Senhor,vê e age! Por amor de ti, meu Deus, não te demores, pois a tua cidade e o teu povo levam o teu nome”. (Daniel 9.19 - NVI)

Pensamento da semana: Para enfrentar os leões, precisamos de coragem, que virá quando tivermos a plena certeza de que Deus pode fechar a boca de todos eles. Quando sabemos que Deus é maior do que os leões, nós não os tememos.

Segunda (19)Refletindo: Daniel 5.2 – A FESTA ACABAA ostentação exalta e humilha. Ela exalta os poderosos e humilha os que sofrem.Usar, em sua festa, os vasos tomados de Judá, quando da invasão a Jerusalém, era ostentar a riqueza do império. Ao mesmo tempo, era uma forma de mostrar que os deuses da Babilônia eram superiores aos deuses de Judá. O que era usado no tem-plo era agora usado no salão de festas.Aos poderosos não bastava vencer. Precisavam humilhar.Na hora da ostentação, as pessoas só pensam naquele momento, não no dia de amanhã. No lugar da ostentação, as pessoas só pensam em si mesmas, nunca nos outros. Na festa da ostentação, as pessoas não pensam em Deus, porque adoram a si mesmas.Quem ostenta se esquece de que a noite termina e o brilho dos metais desaparece. “O ser humano, por mais importante que seja, não pode escapar da morte” (Salmo 49.12). Como se pudesse manter para sempre a sua ostentação, também para Belsazar, a festa acabou.A festa acaba. Por melhor que seja, a festa acaba.Devemos festejar, mas não devemos ostentar. Devemos festejar, mas devemos achar que nossa felicidade depende da festa. Devemos festejar, mas sem deixar Deus fora da festa. Orando: pelos missionários brasileiros no Iraque.Cumprimentando os aniversariantes: Eduardo Victória Capra Sales, Geíza Maria Carvalho, Laís Aryene Mignot de Carvalho, Susana Loureiro Dias Paiva.

Terça (20)Refletindo: Daniel 6.16 -- OS LEÕES SÃO PEQUENOSOs leões do nosso século são diferentes dos do tempo de Daniel, mas são capazes de devorar do mesmo modo.As covas de hoje são diferentes das de Daniel, mas elas escondem leões igualmente perigosos.O medo de servir a Deus na época de Daniel era provocado por adversários perigo-sos, mas facilmente identificáveis; sua cova tinha endereço certo. Ser fiel a Deus em nossa época é perigoso, mas a ameaça é sutil.Naquele tempo, como no nosso, a obediência requerida era a mesma. A coragem necessária não mudou.Para enfrentar os leões, precisamos de coragem, que virá quando tivermos a plena certeza de que Deus pode fechar a boca de todos eles. Quando sabemos que Deus é maior do que os leões, nós não os tememos.Orando: pelos telespectadores do Convite à Vida, hoje à noite.

Quarta (21)Refletindo: Daniel 8.13 -- ORANDO E ESPERANDOQuando estamos passando por uma aflição, perguntamos: quanto tempo demorará para Deus agir?Os salmistas fizeram este tipo de pergunta muitas vezes. Sabemos que o tempo de Deus não é o nosso, mas temos pressa.Lemos as promessas de Deus e nos perguntamos quando elas vão se cumprir. Em nosso coração, desejamos que Deus intervenha agora, não depois; hoje, não ama-nhã; nesta semana, não na próxima.Precisamos desenvolver dois sentimentos, nessas horas.O primeiro é o da confiança. Precisamos confiar que Deus já está em ação. Precisa-mos manter viva a chama da esperança, baseada não em nossa bondade, mas na bondade de Deus.O segundo sentimento é o da paciência, essa difícil virtude. Paciência, na verdade, rima com obediência. Paciência diante do que Deus vai fazer rima com obediência ao que Deus está a nos dizer. Se ele diz “espere”, submetamo-nos, obedeçamos, aguardemos. O paciente não bate o pé dizendo “eu quero”. O paciente ora e espera.Orando: pelos missionários brasileiros no Leste europeu.Cumprimentando os aniversariantes: Ana Clara Santiago dos Santos, Elza da Silva Bento, Maria Cristina Ferreira, Pr. Ronald Rutter, Vivian Monteiro Maia Guarino.

CELEBRANDO A VIDA

vida precisa ser uma constante celebração. Quando isto não acontece é porque algumas coisas estão nos impedindo de desfrutar uma alegria verdadeira. Gosto muito da expressão do salmista quando diz: “Celebrai

com júbilo ao Senhor, todos os moradores da terra....” (Salmo 98.4a). Mas como celebrar, se às vezes, “ladrões da alegria” nos roubam esse direito? Como celebrar, quando estamos lutando contra um vício, um mau hábito, uma fraqueza de cará-ter, que por mais que nos esforcemos continuamos dominados por ela?

Quando a nossa vida começa a perder seu significado é hora de buscarmos um novo caminho: o caminho da recuperação. O Celebrando a Recuperação é uma excelente oportunidade para todos que desejam mudar de vida. Quando este pro-jeto foi idealizado na década de noventa nos Estados Unidos, por John Baker, um ex-alcoólatra que teve uma experiência de mudança de vida depois de conhecer a Jesus Cristo como Senhor e Salvador, ninguém poderia imaginar sua dimensão. Mas ele só deu certo porque foi algo que veio do coração de Deus. Quando Jesus nos disse que poderíamos ter uma vida em abundância (João 10.10), ele estava se referido exatamente a uma vida repleta de alegria, de plenitude, apesar das lutas que enfrentamos no nosso cotidiano.

Quem espera fazer parte do Celebrando em nossa igreja e ter todos os seus pro-blemas resolvidos está equivocado. Quem espera fazer parte apenas das reuniões do Celebrando sem assumir um compromisso de mudança de vida continuará carregando seu fardo de problemas. É preciso haver entrega.

Uma das primeiras lições do manual do participante do Celebrando é reconhecer a minha incapacidade de resolver meus problemas sozinho, sem a ajuda de Deus, e de outras pessoas. O Celebrando não é apenas uma reunião semanal onde as pessoas se tornam amigas e trocam experiências. Ele é mais do que isso. Ele é um estilo de vida.

À medida que nos envolvemos com o projeto vamos percebendo as nossas vulne-rabilidades e que áreas de nossa vida precisam ser tratadas. Não é uma terapia de grupo. É uma oportunidade de compartilhamento, de aprendizado com a ex-periência do outro, onde encontramos um lugar seguro para a recuperação. Que áreas da minha vida precisam ser tratadas? Você só descobre isso freqüentando as reuniões, respondendo as perguntas do manual do participante, fazendo parte dos pequenos grupos.

Na próxima 2ª feira, dia 18/08, com início às 19.30h, quando teremos um mo-mento de confraternização e boas-vindas começamos a dar o nosso primeiro passo rumo à recuperação. Participe. Traga seus amigos. Separe as segundas feiras para celebrar a vida. Lembre-se: juntos, somos melhores! Que Deus nos abençoe!

José Mauricio Cunha do Amaral

A

Page 4: ATIVIDADES PERMANENTES OS CAPÍTULOS QUE · PDF fileEla exalta os poderosos e humilha os que sofrem. Usar, em sua festa, os vasos tomados de Judá, ... Refletindo: Daniel 6.16 -- OS

Quinta (22) Refletindo: Daniel 9.8 – SENTINDO VERGONHAPrecisamos todos nos arrepender.Entre as coisas sublimes da grande oração de Daniel é que ele nunca se exclui. Ele conclama povo, profetas e políticos ao arrependimento, começando por ele mesmo.Precisamos nos envergonhar da nação que somos.Precisamos nos envergonhar de como votamos e de como acompanhamos os ho-mens e mulheres que elegemos.Precisamos nos envergonhar dos deveres que não cumprimos, embora critiquemos a mesma atitude nos outros.Precisamos nos envergonhar do desvio que tentamos cometer, ao acusarmos os outros, para que não tenhamos, nós mesmos, que pedir perdão. Denunciar não pode ser apenas um espetáculo.Precisamos nos envergonhar de nosso presente. Precisamos nos envergonhar de nosso passado.Nosso pecado é local e nacional, sistêmico e endêmico. Entre nós, a corrupção, por exemplo, é pandêmica. Do mais pobre ao mais rico só não rouba quem não pode ou quem tem vergonha na cara.Enquanto não nos arrependermos, pagaremos o preço por nossos pecados.Orando: por nossos adolescentes e jovens, empenhados em ações sociais. Cumprimentando os aniversariantes: Antônio Jorge de Araújo, Austregésilo Ferreira Cesário, Eluart Alves da Silva, Jamile Soares Matos de Menezes, Renata dos Reis Leal, Talita de Moraes Gonçalves Silva.

Sexta (23)Refletindo: Daniel 10.19 -- AMOR E RECIPROCIDADEO que Daniel ouviu podemos ouvir:– Você é muito amado. Não tenha medo. Seja forte.Antes dele, muitos ouviram palavras como estas. Depois dele, muitos foram confor-tados com palavras como estas.Daniel nao era amado por Deus porque era bom. Daniel era amado por Deus por-que Deus é bom.Porque era amado por Deus, que o livrou dos perigos e ouviu as suas orações, Daniel amou a Deus.Estamos diante de um amor correspondido.Deus sempre nos ama, mas nem sempre correspondemos.Quando correspondemos, há um relacionamento. Quando nao correspondemos, permanece o amor unilateral de Deus. Vamos senti-lo em alguns momentos da vida. Quando correspondemos a este amor, nós o sentimos sempre.Esta reciprocidade nos faz nos alegrar diante do fato de que somos amados.Esse relacionamento nos dá coragem, mesmo que as ameaças se avolumem como ondas diante de nós.Orando: pela direção da Junta de Missões Mundiais da Convenção Batista Brasileira.Cumprimentando os aniversariantes: Elizabeth de Oliveira Cruz, Gleiber Banus Barboza, Glória Regina Mibielli Bastos Ferreira, Helena Maria Pereira dos Santos, Ruben Marcelino Bento da Silva.

Sábado (24)Refletindo: Ageu 1.2 – A HORA DA RESTAURAÇÃOComo um templo destruído, muitas pessoas também precisam de reconstrução.No entanto, algumas acreditam que não têm mais jeito. Estão desanimadas.Ouvem convites à restauração e pensam em pessoas que precisam, não em si mesmas.Em lugar de olharem para o que pode ser feito, essas pessoas preferem olhar para a destruição que já foi feita.O vício mais devastador pode ser abandonado.A ferida mais profunda pode ser sarada.O erro mais dramático pode ser corrigido.A mágoa mais dolorosa pode ser transformada.A depressão mais constante pode ser vencida.O vício, a ferida, o erro, a mágoa e a depressão não têm o poder que o Deus Único tem. Quando abrimos a Palavra que nos deixou, ouvimos que chegou o tempo da reconstrução de nossas vidas.Orando: por nossa Diretoria.Cumprimentando os aniversariantes: Carla da Costa Lopes, Eva Vilma de Santana Santos, João Henrique Garcia Cobas Macedo, Leonardo Ferreira de Moraes, Valdo-miro Constantinov.

Domingo (25)Refletindo: Ageu 2:19 – A REGRA QUE NÃO FALHAHá realizações que são consequência do nosso trabalho, mas há realizações que só dependem de Deus.Há realizações que são resultado do funcionamento das leis naturais ou sociais, mas há realizações que surgem da intervenção de Deus.Plantamos e colhemos. É assim que funciona.Acontece que, às vezes, plantamos e não colhemos; estudamos e não somos apro-vados; planejamos e fracassamos; esperamos e não alcançamos.Nem assim devemos nos desesperar: Deus não nos deixará faltar o sustento.Há duas regras em jogo. A primeira é natural: plante para colher. Quase sempre funciona. Às vezes, falha. A segunda é espiritual: Deus agirá. Sempre funciona. Deus jamais falha.Orando: por nosso CELEBRANDO A RECUPERAÇÃO.Cumprimentando os aniversariantes: Gregory Philipe Brito, Natália Borba Mota, Tacila Fernanda Carneiro Evangelista.

MiniSTéRiO DiACOnAL (Coordenador: Almir dos S. Gonçalves Jr.)

• PLANTãO DIACONAL (SEMANA 17 A 23 /8)

hOJE: cultos 1 e 2: Westh Ney e Alcaly; cultos 3 e 4:. Sérgio Paulo e Oscarina

PRóxIMA SEMANA (de 24 a 30): cultos 1 e 2: Antônio e Valéria; cultos 3 e 4:Leonardo e Denise.

• ESCALA PARA A CEIA DO SENhOR hOJE: culto 3 – Diáconos voluntários

O Ministério com homens informa: No dia 23 de agosto, às 8h (sábado), teremos o primeiro Ciclos de Conversas no Café da Manhã. O primeiro encontro será com o pastor Olavo Feijó (foto), em nossa Igreja. Pense, motive-se, ore e inscreva-se.

Informações e inscrições com o pastor Marcos Lima.

COMPAnHEiROS DE ORAÇÃOSe você tem um telefone com internet e usa o aplicativo whatsapp e quer participar, envie uma mensagem para 98604-4120, dizendo QUERO PARTICIPAR DOS COMPANHEIROS DE ORAÇÃO. Mencione seu nome todo.Posteriormente, farei um grupo para enviar os pedidos por e-mail, visando alcançar os que não usam o whatSapp.Desde já agradeço a todos que, recebendo um pedido, imediatamente param para interceder.

A série PRINCÍPIOS PARA A RECUPERAÇÃO, preparatória para o nosso ministério CELEBRANDO A RECUPERAÇÃO segue com as seguintes reuniões:

•Hoje- Lançamento do CELEBRANDO A RECUPERAÇÃO, às 17h30.

•Segunda-feira,18deagosto–primeira reunião do projeto, às 20 horas.Todos são convidados.

Convide pessoas que precisam ser ajudadas.Precisam ser ajudadas as pessoas desejosas de uma vida com qualidade.

Devem vir para o CELEBRANDO pessoas que lutam contra seus maus hábitos, vícios e traumas.O CELEBRANDO ajudará pessoas a serem curadas de suas feridas emocionais.Nesta primeira etapa, teremos um grupo único. Ninguém precisa ter medo de se expor, porque ninguém é forçado a fazer.Os participantes são pessoas no processo de recuperação. Gente como a gente.

Inscrições, hoje, após os cultos, no balcão de recepção na entrada da igreja.

CARnÊS DO PAMSe você é contribuinte do PAM (Programa de Adoção Missionária da

Junta de Missões Nacionais), e não recebeu o carnê para realizar sua oferta,pode pega-lo com o Pr. Alcenir.

Page 5: ATIVIDADES PERMANENTES OS CAPÍTULOS QUE · PDF fileEla exalta os poderosos e humilha os que sofrem. Usar, em sua festa, os vasos tomados de Judá, ... Refletindo: Daniel 6.16 -- OS

PEDRAS ViVAS EM ATiViDADE

Culto Pedras Vivas - Dia 29/8 (sexta), às 15 horas - Tema: “A Calmaria da decisão necessária” (Jonas 1.13-16)Você teria alguma experiência de decisão de calmaria para compartilhar?

Vida Radiante 2015 - Congresso da Terceira Idade - 14 a 17 de abril 2015 - Passa Quatro MG.Tema: “Não me importa se o sol não brilhar” As inscrições são limitadas e só serão efetivadas com confirmação de pagamento. Podem ser feitas através de depósito em conta corrente a favor do Centro de Juventude e Cultura Cristã, Cartão de Crédito ou Cheques pré-datado (telefone do CJC – 25166080).Caravana Pedras Vivas - ônibus de turismo com guia; valor R$230,00 parcelados em 5 vezes, a partir de outubro de 2014. Informações: 3344-9715/ 99737-4638/ 98412-3491 com Margaret.

Aulas de Alongamento – Toda segunda feira, das 9h às 10h. Participe!

Tarde com Arte - Dia 5 de setembro (sexta), às 15h – Exposição de fotos,

apresentação de poesias e música. Presença do pianista Adriano Souza (como pianista tocou com a Rio Jazz Orquestra e a Orquestra do Maestro Cipó). Venha e traga amigos.

Palavra da Vida - Clube Águia – Atibaia /SP – de 20 a 23 de outubro/2014Programação: passeios, encontros com grupos não evangélicos, noites especiais, atividade física.Caravana saindo da Igreja Itacuruçá em ônibus de turismo semileito, com guia.Valores com estadia, refeições completas, material do seminário. R$800,00 – casal; R$370,00 - individual quarto triplo; R$400,00 - individual para quarto duplo. Inscrições através de formulário próprio, sendo parcelado em 3 vezes.Transporte: ônibus de turismo (semileito), com guia (R$280,00, parcelado em 3 vezes);Inscrições e informações: com Margaret.

Informações sobre as diversas atividades–3344-9715ouescreva para [email protected]. ORAÇÃOEESTUDOBÍBLICO1-(segunda,

às 19h) – Estamos na reta final da carta aos Romanos e Paulo continua emitindo princípios práticos importantíssimos para nossa convivência. No capitulo 14 que veremos na próxima segunda-feira ele afirma: “Pois nenhum de nós vive apenas para si, e nenhum de nós morre apenas para si. Se vivemos, vivemos para o Senhor; e, se morremos, morremos para o Senhor. Assim, quer vivamos, quer morramos, pertencemos ao Senhor.” Venha participar e traga um amigo.

ORAÇãO E ESTUDO BÍBLICO 2 – Estudo do livro O DESEJO de James Houston, às 19h, na Sala da MCA. Venha participar conosco, todaquinta-feira,às19horas.

LEITURA DA BÍBLIA (10ª Jornada) – Toda quarta-feira,às16h,fazemos a leitura dos textos bíblicos, oralmente. Você é nosso convidado em mais esta Jornada.

Estudos Bíblicos para seu Crescimento Espiritual

EBD INFANTIL E PRIMÁRIOS (9h) – Estudos bíblicos para crianças de 3 a 8 anos, às 9 horas.

EBD JUNIORES E ADOLESCENTES (9h) – Estudo bíblico para meninos e meninas de 9 a 11anos e adolescentes de 12 a 17 anos.

EBD JOVENS – CRISTO: O CENTRO E A PRÁTICAhOJE as classes de jovens retornam das férias. Nesta volta às atividades, estudaremos a carta aos Colossenses. Em 5 encontros, abordaremos temas como a espiritualidade centrada em Cristo e aspectos práticos da vida cristã. Temos 3 turmas em diferentes horários: às 9 h para os jovens que estão inciando sua caminhada de fé, às 11 h para os mais experientes e também às 11 h para os que querem treinar seu inglês. Sempre no 3º andar. Aproveite!

EBD JOVENS E ADULTOS (9h) – Tema do trimestre (até 28/9): A doutrina do Espírito Santo. Ainda persiste muitas ideias equivocadas e confusões a respeito das operações e manifestações do Espírito Santo. Participe e conheça o que os batistas crêem à luz da Palavra de Deus, com o diácono Almir Gonçalves Jr. no Salão Allen.

OPORTUniDADES DE CRESCiMEnTOVenha estudar e crescer no conhecimento da Palavra de Deus

EBD ADULTOS (9h) –”A CRUZ DE CRISTO”: “a cruz é o centro da fé cristã. Sem ela, não temos nenhuma mensagem. É fundamental que todos os cristãos entendam o significado da cruz e o motivo pelo qual Cristo precisou morrer”. É o assunto que será estudado a partir do hoje, pela Classe “Atalaia Salomão”, das 9h às 10h30. Venha juntar-se ao grupo que num ambiente descontraído e envolvente, tendo oportunidades de participar com comentários e considerações individuais. Hoje-Lição11:“A comunidade de celebração”Facilitador: Richard VasquesPróximoDomingo-Lição12:“Autocompreensão & autodoação” – Facilitador: Luis Marins

ESCOLA BÍBLICA TEMÁTICA PARA PAIS DE ADOLESCENTES -“Convivendo com meu filho adolescente”. Todo domingo, às 11h, no auditório do Colégio Batista.Para mais informações escreva para [email protected].

CICLOS DE VIDA DO CRISTãO 1 e 2 – Estudos na EBD sobre discipulado. •Ciclo (1) 9h – Livro “O Discípulo

Radical” de John Sttot” com Pr. José Mauricio

•Ciclo (2) 11h – com o Pastor Marcos Lima.

AGEnDA DE ORAÇÃO– Por falta de espaço não temos publicado a nossa agenda de oração com os nomes que nos chegam. No entanto, não deixe de interceder. Deus conhece as necessidades de todos os inscritos em nossa lista.

BERnARDO nASCEU!Nasceu no dia 16 de julho, às 20h5m, na Casa de Saúde São José, Bernardo Simão Santos Cozzolino, filho de Marco Antônio Ranauro Cozzolino e Raquel Simão Santos Cozzolino, pesando 3.315Kg e medindo 49cm. Todos passam bem, graças a Deus. Estamos todos muito felizes, pois temos certeza de que Bernardo já é uma enorme bênção em nossas vidas, em adição ao nosso primeiro filho Gabriel. (Marco, Raquel, Gabriel e Bernardo Cozzolino).

MINISTÉRIO DE ADORAÇÃONOITE EVANGELÍSTICA

CELEBRAÇÃO DO 30o ANIVERSÁRIO CORO MASCULINO

Convite impresso no balcão de entrada do santuárioConvite eletrônico (acesse www.itacuruca.org.br)

Ore, convide e traga quem precisa ouvir do amor de Deus

PRÓXIMOSÁBADO,IMPERDÍVEL-23/08(4osábado)-CHURRASCODECONFRATERNIZAÇãO do 30o ANIVERSÁRIO (aberto a membros e congregados ITA)Local:AcampamentoBatistaSHEPARD(EstradaRioTeresópolis,Km71-AntesdeParada Modêlo)horário: 10h às 16h30 - Área verde, piscina, campos de futebol e voley, ambiente aprazível, clima de montanha.Investimento por pessoa: R$ 35,00 (incluído taxa de utilização R$15,00) Obs: Filhos de coristas ou de inscritos até 12 anos (gratuito).Ônibus especial saindo de ITA às 8h (gratuito), Necessária inscrição c/Bernadete ou Matheus no balcão de entrada do santuário. Imprescindível confirmação até hoje à noite.

AULADEFLAUTA–Todasegunda-feira, às 19h30, com a professora Katya Silveira.

Page 6: ATIVIDADES PERMANENTES OS CAPÍTULOS QUE · PDF fileEla exalta os poderosos e humilha os que sofrem. Usar, em sua festa, os vasos tomados de Judá, ... Refletindo: Daniel 6.16 -- OS

Processional, instrumentalIta em açãoPrelúdio, instrumental

Canto6HCC Onipotente Rei (Desc./F. de Giardini)

Onipotente Rei, aqui presente sê, com teu poder!Em teu excelso amor, inspira-nos louvor!Queremos-te, Senhor, engrandecer.

Ó poderoso Deus, atende lá dos céus a petição.Vem nos abençoar e vem fazer brotaro que se for plantar no coração.

Vem tu, Consolador, ser testificador da redenção.Vem, sempre, em nós ficar, vem teu poder nos dare, assim, nos dominar o coração.

Ó grande, trino Deus, te adoraremos nós aqui e além.Santificar-nos-ás, ao céu nos levarás,a glória nos darás, pra sempre, amém.

Leitura bíblica: Salmo 95.6,3,2; 1 Crônicas 29.10

Dirigente: Adoremos prostrados e ajoelhemos diante do Senhor, o nosso Criador; pois o Senhor é o grande Deus, o grande Rei acima de todos os deuses.

Cantares: Vamos à presença dele com ações de graças; vamos aclamá-lo com cânticos de louvor.

Dirigente: Davi louvou ao Senhor na presença de toda a congregação; e disse Davi:

Todos: Bendito és tu, Senhor Deus de Israel, nosso pai, de eternidade em eternidade.

Canto Grande Senhor (E. de Paula/G. Sadler)

Das alturas do céu, do profundo do mar, dos limites da terra, louvamos-te.Com todo o coração, todo povo e nação, todos, num só clamor, louvando o Senhor.

Por toda eternidade, tu serás coroado, com louvor. Teu nome é exaltado, sempre magnificado, com louvor, grande Senhor!

Ele é exaltado, o Rei é exaltado nos céus.

Oração

Cantares Jesus És Rei (Stella Junia)

Momento de gratidão e fidelidade, instrumental

Leitura bíblica: Salmo 139.1-10

Dirigente: Senhor, tu me sondas e me conheces. Sabes quando me sento e quando me levanto; de longe percebes os meus pensamentos.

Congreg.: Sabes muito bem quando trabalho e quando descanso; todos os meus cami-nhos te são bem conhecidos.

Cantares: Antes mesmo que a palavra me chegue à língua, tu já a conheces inteira-mente, Senhor.

Dirigente: Tal conhecimento é maravilhoso demais e está além do meu alcance, é tão elevado que não o posso atingir. Para onde poderia eu escapar do teu Espíri-to? Para onde poderia fugir da tua presença?

Todos: Se eu subir aos céus, lá estás; se eu fizer a minha cama na sepultura, tam-bém lá estás. Se eu subir com as asas da alvorada e morar na extremidade do mar, mesmo ali a tua mão direita me guiará e me susterá.

Canto 352 hCC Cristo Te Estende Sua Forte Mão (R. R. Carmichael)

Tens na tua vida mil problemas a enfrentar?Tens desconfiança, já perdeste a esperança,sem nenhum amigo que te ajude a caminhar?Cristo te estende sua forte mão.

Sempre perto está, sempre te ouvirá Cristo, o Senhor;não te deixará, nunca falhará seu grande amor.Lembra que, nas horas de tristeza e aflição,Cristo te estende sua forte mão.

Tens só desespero, amarguras e temor?Andas inseguro, temeroso do futuro?Sentes o cansaço de lutar em meio a dor?Cristo te estende sua forte mão.

Oração de intercessão Cantares Paz (John Rutter)

Mensagem: Parábolas de Jesus, 7. A figueira (Lucas 13.6-9) - Pr. Israel Belo de Azevedo

Canto Tudo Pra Ti (Kerr/Alexandre)

Em cada dia, Senhor, te buscar, cada momento teu nome louvar; meu pensamento cativo levar, tudo, ó Cristo, pra ti.

A minha vida e tudo o que eu sou é teu, Senhor, eu te dou. Tudo o que tenho: talentos e bens são teus, Senhor, tu os tens.

Cada palavra que eu venha a dizer, todas as coisas que eu possa fazer sejam repletas de glória ao teu ser. Tudo, ó Cristo, pra ti.

Oração e bênção

Cantares Que a Luz de Cristo Brilhe (Tom Fetke)

Poslúdio, instrumental

Recessional, instrumental

AO TÉRMINO DO CULTO, VISITE A SALA DE ACOLhIMENTO.

cUlTOS MaTUTiNOS

Page 7: ATIVIDADES PERMANENTES OS CAPÍTULOS QUE · PDF fileEla exalta os poderosos e humilha os que sofrem. Usar, em sua festa, os vasos tomados de Judá, ... Refletindo: Daniel 6.16 -- OS

AO TÉRMINO DO CULTO, VISITE A SALA DE ACOLhIMENTO.

cUlTOS VeSPeRTiNOS

O Amor de DeusProcessional, instrumentalIta em açãoPrelúdio, instrumental

* “Maravilhoso amor é o amor de Deus por mim,que meu coração conhece, que perdoa e esquece,

eterno e sem fim... maravilhoso amor!”

Canto 235 hCC Vinde, Cristãos, Cantai (C. H. Bateman/B. Carr)

Vinde, cristãos, cantai. Aleluia! Amém!A Cristo, o Rei, louvai. Aleluia! Amém!De todo coração, com fé e gratidão,cantai com devoção. Aleluia! Amém!

Alegres, com fervor. Aleluia! Amém!Rendei a Deus louvor. Aleluia! Amém! Ele nos guiará, sempre nos guardará,nunca nos faltará. Aleluia! Amém!

Vozes, bem alto, erguei. Aleluia! Amém!Com toda a sua grei. Aleluia! Amém!Oh, adorai a Deus, sempre, vós, filhos seus,na terra e lá nos céus. Aleluia! Amém!

Coro Masculino Louvarei ao Meu Senhor (M. O’Shields/Arr. J. Linn)

Leitura bíblica: 1 Crônicas 16.34; Salmo 36.7, 63.3; Romanos 5.8

Dirigente: Rendam graças ao Senhor, pois ele é bom; o seu amor dura para sempre.

Congreg.: Como é precioso o teu amor, ó Deus! Os homens encontram refúgio à sombra das tuas asas.

Coro Masculino: O teu amor é melhor do que a vida! Por isso os meus lábios te exaltarão.

Todos: Deus prova o seu amor para conosco, em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores.

Canto 25 CC Amor (R. Boswell/J. McGranahan)

Que grande amor, excelso amor, que Cristo nos mostrou!Pra se tornar o Salvador a vida não negou.

Louvemos tão grande amor,sim, tão grande amor que Cristo, assim, nos manifesta;que maravilha de amor, que nos trouxe para Deus!

Ninguém, pois, deve duvidar do seu tão grande amor,mas todos devem aceitar o amor do Salvador.

O que esse amor de nós fará é nos vedado ver;mas, Cristo, em breve, voltará e nos fará saber.

Oração

Coro Masculino Que Grande Amor! (C. WesleY/T. Campbell/Arr. J Linn)

Momento de gratidão e fidelidade, instrumental

“Maravilhoso amor é o amor de Deus por ti,que não mede sacrifícios, que não poupa benefícios,

eterno e sem fim... maravilhoso amor!”

Coro Masculino O Amor de Deus (F. M. Lehman/Arr. J. Linn)

Leitura bíblica: Romanos 8.35-39

Dirigente: Quem nos separará do amor de Cristo? Será tribulação, ou angústia, ou perseguição, ou fome, ou nudez, ou perigo, ou espada? Como está escrito:

Coro Masculino: “Por amor de ti enfrentamos a morte todos os dias; somos considera-dos como ovelhas destinadas ao matadouro”.

Dirigente: Mas, em todas estas coisas somos mais do que vencedores, por meio daquele que nos amou.

Coro Masculino: Pois estou convencido de que nem morte nem vida, nem anjos nem demônios, nem o presente nem o futuro, nem quaisquer poderes,

Todos: nem altura nem profundidade, nem qualquer outra coisa na criação será ca-paz de nos separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus, nosso Senhor.

Canto262HCC Deixa o Salvador te ajudar (Reynolds)

Já andaste só em tristezas? Já choraste nas trevas da solidão,com o som do silêncio a cercar-te, sem saber o caminho a seguir.

Deixa o Salvador, com seu amor, te ajudar, te guiar;deixa o Salvador, com seu amor, te ajudar, te guiar;oh, abre teu coração, aceita o seu perdão;deixa o Salvador, com seu amor, te salvar.

Por viveres dias vazios, não sabendo o futuro que enfrentarás,tu precisas da segurança, do conforto que só Cristo dá.

Pelo Santo Espírito viverás, sua plena paz desfrutarás;entrega a ele teus amanhãs; ao teu lado pra sempre ele irá.

Oração de intercessão

“Maravilhoso amor é o amor de Deus por nós,que nos olha como santos e nos recebe como somos,

eterno e sem fim... maravilhoso amor!”

‘‘30 anos do desafio de viver o que cantamos’’

Coro Masculino Que Possamos Ser Fiéis (J. Mohr/Arr. J. Linn)

Mensagem: Esse Amor de Deus (Malaquias 1.1-4) - Pr. Israel Belo de Azevedo

Ceia do Senhor (culto 3)

Canto Ao Meu Redor (Spiritual)

Há sempre alguém que não provouo grande amor do meu Senhor.Porém, eu sei, bem certo estou, que ele está sempre ao meu redor pra me guiar.

Ao meu redor Deus sempre está, ao meu redor, ao meu redor pra me guiar.Com seu amor tão puro e bom,ele está sempre ao meu redor pra me guiar.

Posso perder todos meus bense um bom amigo me faltar.Pode o meu pai me abandonar,Ele está sempre ao meu redor pra me amparar.

Não sei contar o que senti quando Jesus me redimiu. Desde então, eu descobri que ele estará ao meu redor quando eu partir.

Coro Masculino Pra Sempre (C. Tomlin/Arr. M. Lawrence)

Usa-me (T. English/Arr. D. Backley)

Oração e bênção / Poslúdio, instrumental - Recessional, instrumental

* Maravilhoso Amor (Jorge Camargo)

Lançamento do Celebrando a Recuperação, 17h30m30º Aniversário do Coro Masculino, 19h30m

Page 8: ATIVIDADES PERMANENTES OS CAPÍTULOS QUE · PDF fileEla exalta os poderosos e humilha os que sofrem. Usar, em sua festa, os vasos tomados de Judá, ... Refletindo: Daniel 6.16 -- OS

MINISTÉRIOPastor titularISRAEL BELO DE AZEVEDO

Pastores in memoriamW.E. Allen (1936-1962)Hélcio da Silva Lessa (1962-1992)Darci Dusilek (1995-1998)

BOLETiM DA iGREJA BATiSTA iTACURUÇÁ

Praça Barão de Corumbá, 49 – 20510-170Rua José Higino, 416 – Tijuca20510-412 – Rio de Janeiro – RJTel: 21 - 3344-9700 / Fax: [email protected]

Fundadaem21defevereirode1936

NOSSOS MISSIONÁRIOS

A e M – AfeganistãoAna Regina Wanderley – SuíçaCesar e Deise Queiroz – Chile([email protected])

Dawei e Mali – China([email protected])

David e Camila Matheus – Rio, RJ([email protected])Eliel e haydee – BA([email protected])([email protected])

Jailson e Rosana Coelho – Rio, RJ([email protected])Josué e Kelly Rodrigues – Níger, África([email protected])

Marlene Tíede – Chile([email protected])

Marlison Torquet – Pr. em Rio do Sul, SCRegina Borges de Paula – Rio, RJ([email protected])Ronilce Ferreira – Itapema, SC([email protected])S. e R. – China([email protected].)

AGEnDA DE MEnSAGEnS

UniÃO DE ADOLESCEnTE DE iTA

Coro-Ensaios todos os domingos, 17h30m, na sala da UAI.

Teatro-Ensaios todos os domingos, 11h, 4º andar.

Grupodedança-Para garotas com idade de 12 a 18. Quer participar? Envie uma mensagem para [email protected]

Jiu-jítsu-Para garotos e garotas com idade de 12 a 18 anos. Quer participar? Envie uma mensagem para [email protected]

Discipulado de Adolescentes - Classe de adolescentes visando o batismo. Todo domingo, às 10h30m - Sala dos adolescentes

ViSÃO MiniSTERiAL DE JUSTiÇA

A MCA da nossa Igreja receberá nesta quinta-feira(21),às15h, o irmão Sérgio Paulo, professor de uma das nossas classes da Escola Dominical.

Ele irá nos falar sobre civismo, cidadania, comportamento apresentado por homens e mulheres cristãs nos dias de hoje. A Semana

da Pátria está chegando e precisamos refletir sobre a atuação do cristão no exercício de direitos e deveres como cidadão que vota e participa da política do país.

Não deixe de comparecer. Traga visitantes. Participe, também, do nosso Coro Otília Galvão que sempre ensaia após nossas reuniões.

MULHERES CRiSTÃS EM AÇÃO

ANIVERSÁRIO DO REFORÇO ESCOLAR – Dia 23 de agosto, sábado, de 14h às 17h. - Teremos como convidado o Grupo Contágio da Igreja Batista Boas Novas, Sorocaba, São Paulo.Toda a Igreja pode adquirir os nossos convites no valor de R$10,00, com 5 tíquetes para serem utilizados na festa. Compre quantos desejar na recepção até a realização do evento ou também no dia do evento.Atividades que serão oferecidas:

•Cortedecabelo•Brincadeiras•Contadoresdehistória•Teatro•Artecombexigas•Atendimentobásicodesaúde

(verificação de pressão arterial, glicemia)

•Orientaçãosexual

Precisamos de suas orações e de doações de alimentos para o café da manhã, almoço e jantar para a equipe que realizará este trabalho em nossa igreja no sábado e domingo.Também iremos precisar do envolvimento de voluntários específicos para o dia do evento e contamos com a sua participação.A data prevista para a entrega de todas as doações é até hoje.Os alimentos não perecíveis poderão ser colocados no hall da igreja, no engradado devidamente identificado.Os alimentos perecíveis poderão ser entregues aos nossos voluntários: Bernadete, na recepção da Igreja, Grazielle, na Sala de Crescimento e Fátima Marins, na EBD e cultos pela manhã e noite.

INSULINA hUMANA– Estão disponíveis para doação: Humalin NPH 100UI/ml e Humalog NPH 100UI/ Procure os irmãos Edval ou Marta.

OPTAR – Em convênio com o Estado, oferece 20 vagas para tratamento de dependentes químicos. Informações com Marta Mariano: 3344-9715

AULAS DE VIOLINO NA MISSãO BATISTADOGRAJAU-Em agosto, iniciaremos uma turma de violino na Missão Batista do Grajaú. Os irmãos que puderem doar um violino ou algum valor a fim de comprarmos instrumentos novos, por favor, procurem a irmã Marta, do Ministério de Justiça.

NOVOATENDIMENTO-ODONTOLOGIA – A partir do final do mês de agosto dará atendimento o Dr. Reginaldo Coelho, àssegundas-feiras,das 9h às 11h30 e das 13h30 às 17h. Para marcar consulta, ligue para Marta Mariano (3344-9715).

ATENDIMENTONAÁREADESAÚDE-Oferecemos atendimento nas seguintes áreas: Dermatologia, Psicoterapia, Fisioterapia (RPG, Acupuntura, Shiatsu), Terapia Alternativa, Terapia Integrativa (auriculoterapia), Otorrino, Endocrinologia, Geriatria, Clínica Médica, Fonoaudiologia, Ginecologia Odontologia e Nutrição. Para marcar uma consulta, fale pessoalmente com Marta, ou pelo telefone 3344-9715.

AULASECURSOSVARIADOS-Oferecemos para todas as idades: bijuteria, corte e costura, patchwork, decoupage, pintura em tela, artesanatos diversos, tricô, crochê e reforço em Matemática. Informações e inscrições pelo telefone 3344-9715.

ORIENTAÇãO JURÍDICASegunda-feira(manhã/tarde):Dr.

Felipe Barbosa (Direito/Família e Consumidor);

Terça-feira(16h-21h): Dra Hélida (Direito Civil/Família); (18h – 21h): Dr. Marco Cerva (Direito da Saúde – Planos de Saúde)

Quinta-feira(18h–21h) – Dr. Roberto Costa (Direito Previdenciário - INSS)

Para agendamento, ligue para 3344-9715, de segunda a sexta, de 9h às 12h.

Se você desejar receber outras informações sobre a UAI, envie umamensagem para [email protected] - Acesse nossa página

www.itacuruca.org.br/uai ou facebook.com/ItaUaiContato: 98365-3837 (pastor Cleudair Godoi).

Segunda, 1819h – Culto de orção e estudo bíblico - Pr. Alcenir Ancelmé Mota20h – Projeto Celebrando a Recuperação

Quinta, 2019h – Culto de oração e estudo bíblico – Pr. José Maurício

Sexta, 2119h – Culto da UAI (Adolescentes)

Domingo, 24Manhã (9h e 11h)Por quem Jesus chorou (Lc 19.41; Jo 11.35; Hb 5.7) – Pr. Alcenir Mota

Tarde (17h30)Celebrando a Recuperação: O autoconhecimento – Israel Belo de Azevedo

Noite (19h30)Parábolas de Jesus, 8: A moeda perdida (Lc 15.1-7) – Pr. Israel Belo de Azevedo