ATIVIDADES PERMANENTES SomoS tão jovenS · O apóstolo João diz que endereçou sua primeira...

8
ATIVIDADES PERMANENTES Domingo 7h - Programa de rádio Momentos com Cristo 8h - Hora de Oração 1 9h - EBD e Culto 1 11h - Culto 2, EBT e Culto Infantil 17h - Hora de Oração 2 17h30 - Culto 3 18h - União de Adolescentes 19h30 - União de Juniores 19h30 - Culto 4 Segunda 8h - Hora de Oração 3 19h - Culto 5 19h - Musicalização para crianças Terça 19h - Hora de Oração, 4 (Jovens) Quarta 8h - Hora de Oração 5 9h - Ginástica para Terceira Idade 10h30 - Hora de Oração 6 (Missões) 16h - Leitura da Bíblia em grupo 18h - Escola Bíblica de Quarta 19h - Culto 6 20h - Reunião de líderes de GF Quinta 15h - Reunião da MCA 19h50 - Hora de Oração 7 Sexta 8h - Hora de Oração 8 19h - UAI Friday ENSAIOS ABERTOS DOMINGO 17h - Coro Novo Canto SEGUNDA 19h - Coro Cantares TERÇA 19h30 - Coro da Igreja QUINTA 17h - Coro Otília Galvão 19h - Orquestra ITA 19h30 - Cantares 19h30 - Orquestra 20h30 - Coro Masculino Domingo , 2/6/2013 SOMOS TÃO JOVENS de 30 anos, e ainda na casa dos pais); medo de se envolver (muitos jovens nas igrejas, mas grande parte sentada nos bancos). O apóstolo João diz que endereçou sua primeira carta, também, aos jovens, porque eles são fortes, porque a Palavra de Deus está neles e porque vencem o maligno (1João 2.14). Estas são algumas das características de um jovem que diz ser um discípulo de Jesus. Se você já está na fase adulta, peço a você que ore pela juventude de nossa igreja, para que eles sejam destemidos. Se você é jovem, peço que decida viver os melhores anos da sua vida para o Senhor Jesus. Deixe o medo de lado e aproxime-se de Deus! Deixe o medo de lado e envolva-se no Reino de Deus! Ainda há muito para fazer, e eu sei que, juntos, podemos ir mais longe, para a Glória de Deus. No filme chamado ‘Somos tão Jovens’, uma das cenas que me chamou a atenção foi a que mostra o que o protagonista do filme fez em seus dias de recuperação, após uma cirurgia. Nesse período, ele se dedica à leitura de livros e ao estudo de música. Talvez, hoje, suas atividades fossem outras: postar fotos no Instagram ou frases no Twitter ou as duas coisas no Facebook. Talvez, algo como: “Eu, no meu quarto, repousando” ou “Que tédio. Não aguento mais ficar deitado” ou “Minha primeira caminhada, após a cirurgia”. Ecos de algo que invadiu as nossas vidas e faz com que, sem perceber, acabemos esperando mais da tecnologia e menos das pessoas. O filme se passa nos anos 80, e a realidade era outra. Mas, a impressão que se tem é a de que, apesar dos jovens daquela década e os da de hoje ainda terem tantas coisas em comum, vivemos, hoje, tempos de uma geração com medo. Medo de se relacionar de verdade (muitos jovens sem namorar sério); medo de não parecer feliz (sempre postando fotos de “felicidade”, nas redes sociais); medo de crescer (mais CARLOS DANIEL Pastor para a Juventude de Itacuruçá [email protected]

Transcript of ATIVIDADES PERMANENTES SomoS tão jovenS · O apóstolo João diz que endereçou sua primeira...

Page 1: ATIVIDADES PERMANENTES SomoS tão jovenS · O apóstolo João diz que endereçou sua primeira carta, também, aos jovens, porque eles são fortes, porque a ... a impressão que se

ATIVIDADES PERMANENTES

Domingo 7h - Programa de rádio Momentos com Cristo 8h - Hora de Oração 1 9h - EBD e Culto 111h - Culto 2, EBT e Culto Infantil17h - Hora de Oração 217h30 - Culto 318h - União de Adolescentes19h30 - União de Juniores19h30 - Culto 4

Segunda 8h - Hora de Oração 3 19h - Culto 519h - Musicalização para criançasTerça 19h - Hora de Oração, 4 (Jovens)

Quarta 8h - Hora de Oração 5 9h - Ginástica para Terceira Idade 10h30 - Hora de Oração 6 (Missões)16h - Leitura da Bíblia em grupo18h - Escola Bíblica de Quarta 19h - Culto 620h - Reunião de líderes de GF

Quinta15h - Reunião da MCA19h50 - Hora de Oração 7

Sexta 8h - Hora de Oração 819h - UAI Friday

ENSAIOS ABERTOS

DOMINGO17h - Coro Novo Canto

SEGUNDA19h - Coro Cantares

TERÇA19h30 - Coro da Igreja

QUINTA17h - Coro Otília Galvão 19h - Orquestra ITA19h30 - Cantares19h30 - Orquestra20h30 - Coro Masculino

Domingo, 2/6/2013

SomoS tão jovenS

de 30 anos, e ainda na casa dos pais); medo de se envolver (muitos jovens nas igrejas, mas grande parte sentada nos bancos).

O apóstolo João diz que endereçou sua primeira carta, também, aos jovens, porque eles são fortes, porque a Palavra de Deus está neles e porque vencem o maligno (1João 2.14). Estas são algumas das características de um jovem que diz ser um discípulo de Jesus.

Se você já está na fase adulta, peço a você que ore pela juventude de nossa igreja, para que eles sejam destemidos. Se você é jovem, peço que decida viver os melhores anos da sua vida para o Senhor Jesus. Deixe o medo de lado e aproxime-se de Deus! Deixe o medo de lado e envolva-se no Reino de Deus!

Ainda há muito para fazer, e eu sei que, juntos, podemos ir mais longe, para a Glória de Deus.

No filme chamado ‘Somos tão Jovens’, uma das cenas que me chamou a atenção foi a que mostra o que o protagonista do filme fez em seus dias de recuperação, após uma cirurgia. Nesse período, ele se dedica à leitura de livros e ao estudo de música. Talvez, hoje, suas atividades fossem outras: postar fotos no Instagram ou frases no Twitter ou as duas coisas no Facebook. Talvez, algo como: “Eu, no meu quarto, repousando” ou “Que tédio. Não aguento mais ficar deitado” ou “Minha primeira caminhada, após a cirurgia”. Ecos de algo que invadiu as nossas vidas e faz com que, sem perceber, acabemos esperando mais da tecnologia e menos das pessoas.

O filme se passa nos anos 80, e a realidade era outra. Mas, a impressão que se tem é a de que, apesar dos jovens daquela década e os da de hoje ainda terem tantas coisas em comum, vivemos, hoje, tempos de uma geração com medo. Medo de se relacionar de verdade (muitos jovens sem namorar sério); medo de não parecer feliz (sempre postando fotos de “felicidade”, nas redes sociais); medo de crescer (mais

CARlOS DANIElPastor para a Juventude de Itacuruçá

[email protected]

Page 2: ATIVIDADES PERMANENTES SomoS tão jovenS · O apóstolo João diz que endereçou sua primeira carta, também, aos jovens, porque eles são fortes, porque a ... a impressão que se

NOSSA PRÓPRIA HISTÓRIA

Nossas vidas, como a de Jacó, José e seus irmãos, são feitas de heranças. O que fare-mos com elas?

Nossas famílias são assim.

Nelas, alguns são vítimas de violência, das quais jamais se recuperam. Diná sofre uma violência e dela nunca mais se fala, como se tivesse morrido.

Mães dão a luz e morrem. O choro de Raquel no parto de Benjamim ecoa por toda a histó-ria de Israel.

Irmãos carregam rancores uns dos outros, a ponto de não se falarem. Os irmãos de Jacó só se arrependeram três décadas depois da violência que cometeram. (Durante esse tempo, o remorso lhes corroeu a alma; sim, remorso, porque todo pecado não confes-sado é pecado não perdoado e pecado não perdoado é dor que se carrega, mesmo em silêncio, na ignorância de que Jesus é fiel e justo para, com seu sangue, perdoar todos os pecados.)

Há irmãos nascidos fora da família, que co-nhecemos muito tempo depois ou jamais co-nheceremos.

Pais constroem patrimônios, que filhos fa-zem virar pó.

Pais um dia atentos se tornam relapsos, ou por cansaço, ou por escolherem seguir os seus próprios instintos.

Filhos dão as costas aos valores aprendidos na família, como se pudessem construir no-vos valores a partir de si mesmos.

Há filhos trapaceadores como seus pais.

Há padrões que se repetem, como na família dos descendentes de Naor. Abraão preferiu

Isaque, em detrimento de Ismael. Isaque pre-feriu Esaú, em detrimento de Jacó, a quem, enganado, abençoou. Jacó preferiu José, e quase o viu morto por isto. José tentou alterar a bênção que Jacó lançou sobre Efraim, em-bora Manassés fosse o mais velho.

Há padrões que se repetem. Os irmãos de José planejaram matar. O projeto não era novo na família: o tio deles, Esaú, intentou matar seu pai.

Sim, há padrões que se repetem, mas para que carregar a síndrome de padrões doentios para o resto da vida, geração após geração?

Há pessoas que condicionam sua felicidade ao ambiente em que vivem. José, e nisto ele é um modelo de vencedor a ser considerado, não o fez. O seu ambiente era de rivalidade, nutrida por preferências e rejeições.

Às vezes, lamentamos nascer numa família pobre, mas olha como era a família de Jacó, rica, mas infeliz.

Você acha que o ambiente em que você vive é mais adverso do que o de José?

José era feliz, apesar do seu pai, que mergu-lhou sua família na rivalidade. Assim mesmo, amou o seu pai e cuidou dele até à morte.

José era feliz, apesar de não ter mãe. Ele não fez da orfandade uma caverna para se escon-der, uma desculpa para não amar, um trampo-lim para a fraqueza.

José era feliz, apesar dos seus irmãos. Ele ti-nha tudo para odiá-los e teve a oportunidade de pagar com a mesma moeda, mas retribuiu com generosidade para todos.

José era feliz, apesar de ser detestado por seus irmãos, que odiaram a pessoa errada, pois José não tinha culpa de ser querido pelo seu pai; este, sim, deveria ser questionado.

José era feliz, apesar de sua família heterogênea, com idades, gostos e religiosidades diferentes, tornando a comunicação bastante limitada.

José era feliz, apesar da sociedade em que vivia, marcada pela sexualidade desenfreada e pela violência desmedida, e foi feliz porque escolheu outro caminho, sem se deixar seduzir pela trilha da moda, pela escolha que alguns de seus filhos fizeram.

José era feliz, apesar de viver num ambiente em que os valores de Deus não eram buscados, como se alguém pudesse viver apenas de expe-riências espirituais do passado.

Olhamos para José como um vencedor, e ele o foi mesmo. No entanto, suas condições fo-ram as mais adversas, como são, por vezes, as nossas.

VENCENDO NOSSAS HERANÇAS

Desta história, da qual também participamos como personagens, escrevendo novas histórias, mesmo que jamais venham a ser contadas, aprendemos muito.

1. Aprendemos que espiritualidade, entendida como um relacionamento com Deus, não se transmite.

Não há aqui nos bisnetos de Abraão, o pai da fé, uma espiritualidade capaz de ajudá-los a su-perarem as adversidades. E fé que não resiste à adversidade não é fé. José aprendeu a bem--aventurança da adversidade, como se tivesse lido o que Tiago escreveu: Meus irmãos, consi-derem motivo de grande alegria o fato de passa-rem por diversas provações, pois vocês sabem que a prova da sua fé produz perseverança. E a perseverança deve ter ação completa, a fim de que vocês sejam maduros e íntegros, sem lhes faltar coisa alguma (Tiago 1.2-4).

• ISRAEl BElO DE AZEVEDO

josé, um vencedor de verdade, 2

Page 3: ATIVIDADES PERMANENTES SomoS tão jovenS · O apóstolo João diz que endereçou sua primeira carta, também, aos jovens, porque eles são fortes, porque a ... a impressão que se

Período de 3 a 9 de junho de 2013

Versículo da semana: “Quando vocês ouviram e creram na palavra da verdade, o evangelho que os salvou, vocês foram selados em Cristo com o Espírito Santo da promessa, que é a garantia da nossa herança, até à redenção daqueles que pertencem a Deus, para o louvor da sua glória” (Efésios 1.13-14 NVI)

Pensamento da semana: Todo dizimista é abençoado com o dom maior de ver que a sua contribuição, somada a outras, faz milagres, levando pão onde não há, levando paz onde não há.

SEGUNDA (3)2 Coríntios 1 a 4Refletindo: 2Coríntios 4.1-18 – VASOS DE BARROO cristão é aquele em quem a luz de Deus ainda brilha, embora seja um vaso de barro. Precisamos aprender a conviver com o paradoxo essencial da fé cristã: nossas vidas, em que se deve manifestar a glória de Deus, desenvolvem-se num vaso de barro. Devemos nos lembrar que é plano de Deus que Seu poder seja mostrado por meio de vasos de barro.Quando menciona o vaso, Paulo pode estar se referindo àqueles utilizados para guardar um documento de valor, como no caso de Jeremias (Jeremias 32.14), ou mesmo àqueles utilizados como suporte para escrita (com mensagens). Es-ses vasos são de terra batida e cozida, não de ferro e não de ouro, para nos lembrar a nossa fragilidade humana e a grandeza da força divina. O vaso é uma coisa, e o tesouro é outra coisa (John Fairley, 1729-1806).Por isto, devemos olhar para o barro que constitui os nossos vasos, mas não podemos ficar presos a esta perspectiva. O cristão é uma pessoa que tem o coração iluminado, graças tão-somente à luz do conhecimento de Deus. Quem não tem esse conhecimento se desespera.Orando: em gratidão pelo Coro da Igreja. Cumprimentando a aniversariante: Rosana Augustroze Rutter Drummond.

TERÇA (4)2 Coríntios 5 a 9Refletindo: 2Coríntios 9.6-15 – A BÊNÇÃO DE SER DIZIMISTAO dízimo é uma ordem de Deus, como parte integrante da Sua lei outorgada no de-serto. O Novo Pacto, proposto e vivenciado por Jesus, não o anulou. A Lei continua, só que, agora, inscrita no nosso coração. Agora, obedecemos com o coração, obe-decemos, não porque Deus mandou, mas porque gostamos de obedecer, gostamos de obedecer porque é o melhor para nós. No Novo Testamento, não há contradição entre compromisso e voluntariedade, entre obediência e prazer. Por isto, contribuí-mos com alegria, como nos ensina o apóstolo Paulo (2Coríntios 9.7).E não precisamos mais pôr Deus à prova, porque já sabemos quem Ele é. Todo di-zimista é abençoado com o dom maior de ver que a sua contribuição, somada a ou-tras, faz milagres, levando pão onde não há, levando paz onde não há. Ser dizimista é ver, todos os dias, o espetáculo da multiplicação, em casa e na Casa de Deus.Orando: por aqueles que lutam contra seus vícios.Cumprimentando os aniversariantes: Ernesto Gertner, Kamilla Magalhães de Castro, Renata Andrade Pessoa de Miranda, Shirlei de Figueiredo Ribeiro Lemos.

QUARTA (5)2 Coríntios 10 a 13Refletindo: 2Coríntios 10.3-7b – O FANATISMO DA RAZÃOQual o lugar da razão em nossa experiência cristã? O problema já se colocava para Paulo. A razão o tornara fanático, no passado.Agora, ele quer o conhecimento segundo Deus, que não vê segundo a aparên-cia e nem se funda em si mesmo. A razão, por mais profunda que seja, toca a superfície, porque demasiadamente autoconfiante.O apóstolo quer uma razão que derrube fortalezas e raciocínios superficiais. Esse voo para o abismo (para a profundidade absoluta) acontece quando a razão se submete a Cristo. A razão continuará razão, porque Deus no-la legou, mas razão serva de Cristo, isto é, razão que tem sentido e não vive para si mesma.Deus tem tudo a ver com a razão, embora a recíproca possa não ser verdadeira.Orando: por nosso projeto de um novo templo.Cumprimentando os aniversariantes: Décio Edward de Azevedo Greenwood, Sérgio do Espírito Santo Natividade.

QUINTA (6)Atos 19 a 21.26Refletindo: Atos 20.13-38 -- NINGUÉM SE CANSE DE SER GENEROSOHá algo errado em gostar de viver? Não.No entanto, o apóstolo Paulo, ao se despedir dos crentes de Éfeso, disse que não julgava a sua vida como sendo de valor supremo. Para ele, o valor supremo era viver segundo o propósito de Deus para a sua vida. Solto ou preso, se es-

2. Aprendemos que não podemos mudar aqueles que nos rejeitam.

Se nos sentimos rejeitados por pai ou mãe ou irmão ou irmão em Cristo, é provável que não mudaremos os corações de quem nos pretere, mas podemos agir como José, que não venceu o mal com o mal (Romanos 12.21) e foi feliz, porque, diferen-temente do que parece, quem paga o mal com o mal se iguala ao mal. Na verdade, todo aquele que faz o mal, mesmo como resposta, odeia a luz e não se aproxima da luz, com medo de que as suas obras sejam manifestas (João 3.20).

3. Aprendemos que Deus anos abençoa em nossa família, não importa como ela é.

Não importam as circunstâncias em que nascemos. Se o nosso berço foi esplêndi-do, saibamos que nele não poderemos ficar para sempre. Cada um de nós tem que fazer seu próprio caminho. Se o nosso berço foi de palha, não estamos condenados à pobreza, porque há um caminho a ser trilhado. O que importa é a convicção que temos de que Deus está conosco. Se temos esta certeza, vamos entender as palavras do apóstolo Paulo não como conformismo ou derrotismo, mas como alavanca para uma vida saudável: “pois aprendi a me adaptar a toda e qualquer circunstância. Sei o que é passar necessidade e sei o que é ter fartura. Aprendi o segredo de viver contente em toda e qualquer situação, seja bem alimentado, seja com fome, tendo muito, ou passando necessidade. Tudo posso naquele que me fortalece.” (Filipenses 4.11-13).

É isto que nos faz fortes: a convicção de que Deus está conosco. José recebeu aqueles sonhos como um sinal de que Deus estava com ele. Por isso, enfrentou as adversidades impostas por seus irmãos e por seus amigos no Egito como ações de Deus em seu favor e de sua família. Tendo Deus conosco, até as adversidades convergem para o nosso bem (Romanos 8.28). Não precisamos de condições ideais para uma vida ideal.

ACORDE

1. Faça um inventário pessoal, perguntando-se: “Em que sou igual ou diferente de José?”. Em que minhas heranças são iguais ou diferentes do filho de Jacó (AUTOCONHECIMENTO)

2. Confesse o seu pecado. Se cedeu à “esposa de Potifar”, confesse, com o desejo de não ceder mais. Se cedeu à autocomiseração, confesse. Se cedeu ao ódio, confesse. Admita a sua dificuldade e peça perdão e orientação de Deus para mudar o que precisa ser mudado. (CONFISSÃO)

3. Ore especificamente sobre este assunto. Como disciplina, escreva uma oração, apresentando a Deus a sua principal necessidade no caminho de ser José. (ORAÇÃO)

4. Medite sobre o assunto. Concentre-se na verdade bíblica: “Não permita que o mal vença em sua vida, mas vença o mal com a prática do bem” (Romanos 12.21 -- A Mensagem). Viva este versículo. (REFLEXÃO)

5. Decida viver a dinâmica da transformação, para uma vida livre, sem o domínio da amargura, mas com o predomínio do amor. (DECISÃO)

6. Empenhe-se para saber que o que você faz com a sua vida você faz a Deus, ou o que você faz ao outro você faz a Deus. Fique firme nesta concepção de fé. (ESFORÇO)

(FIM)

Page 4: ATIVIDADES PERMANENTES SomoS tão jovenS · O apóstolo João diz que endereçou sua primeira carta, também, aos jovens, porque eles são fortes, porque a ... a impressão que se

tivesse obedecendo a Deus, pouca diferença lhe fazia. Ele amava a vida, mas amava mais o Senhor da vida.Ainda em sua despedida, o apóstolo traz um dito de Jesus que nenhum evan-gelista registrou. Paulo o recebeu da tradição oral. Seu conteúdo, no entanto, está de acordo com os evangelhos. Ainda bem que o apóstolo o registrou para nós: “Mais bem-aventurada coisa é dar do que receber”(v.35)Se estamos cansados de ser generosos, lembremo-nos da palavra de Jesus.Se ainda não descobrimos o seu valor, lembremo-nos da palavra de Jesus.Se temos sido generosos, continuemos vivendo as palavras de Jesus.Orando: por nossa diretoria. Cumprimentando os aniversariantes: Ailza Figueiredo da Cunha, Júlia Borges da Fonseca, Lucy Rangel, Manuela Kuhl Machado, Marta Bernardo da Silva, Ozair Bravo de Oliveira Duarte, Victor Mendes Fernandes de Oliveira.

SEXTA (7)Efésios 1 a 3Refletindo: Efésios 2.10 – SONETOS DA GRAÇA Graça não é remendo. Na vida, por nós mesmos, o máximo que podemos fazer é remendar. E, muitas vezes, nossos remendos são pioresÉramos lindos sonetos, mas fomos despedaçados pela queda. Não adianta emendar a obra. Tem que ser refeita.Conta-se que o poeta português Manuel Maria Barbosa du Bocage (1765-1805) foi procurado por um poeta, que lhe entregou um soneto, com pedido de que o lesse e o corrigisse. No dia seguinte, o aprendiz procurou o poeta, que lhe respondeu que não fez qualquer reparo, uma vez que o poema era tão ruim que a emenda ficaria pior do que o soneto. Como o soneto submetido ao poeta, somos sonetos que precisam ser escritos. A graça faz isto.Graça é tecido novo; é vida nova, que não depende de nós.Se a salvação dependesse de nós, seria feita com cacos de barro, formando vasos cheios de rachaduras. Se a salvação dependesse de nós, seria como um vestido ou uma camisa cheia de remendos à vista. Se a salvação dependesse de nós, seria uma ponte de safena para o nosso coração. Salvação dependendo de nós é pano velho. Orando: por nossos enfermos.Cumprimentando os aniversariantes: Breno Gonçalves da Costa, Erick Gonçal-ves da Costa, Haydée Gomes da Costa, Henrique Otis Schuller Barbosa, Jorge de Araújo Pastor.

SÁBADO (8)Refletindo: Efésios 3.20b – MUITO MAIS DO QUE PEDIMOS Deus é capaz de fazer infinitamente mais do que pedimos ou do que pensamos.Nossa maior aspiração não ultrapassa o poder de Deus para nos abençoar.Deus é capaz de fazer mais do que pedimos. O poder de Deus ultrapassa nossa habilidade de orar, e seu poder não atua, necessariamente, em função de nos-sas orações, que, geralmente, são equivocadas e imaturas.Deus é capaz de fazer mais do que pensamos. Não podemos imaginar a glória que Deus tem estocada para a sua igreja (nós), no presente e na eternidade. Embora Deus não atue na história no modo egoísta dos homens, o modo como Ele age é maravilhoso. No final, não teremos do que reclamar.Paulo diz que Deus é capaz de fazer infinitamente mais do que podemos pedir a Deus. Jesus disse o mesmo (Mateus 18.19).Nossas orações estão, geralmente, focalizadas em coisas temporais, como cura e dinheiro.Não estamos errados em orar assim, mas precisamos focalizar nossas orações em assuntos de valor eterno.Pedimos tanto, e ainda não pedimos tudo.Orando: por nossos jovens.Cumprimentando as aniversariantes: Bianca Pereira Bittencourt, Daniel Brasil Justi, Luiz Eduardo de Barros e Azevedo, Noemi Seckler, Rosana Tebaldi de Souza Escobar.

DOMINGO (9) Efésios 1.13-14 Refletindo: Efésios 1.7-14 – DEUS RESPEITA A VONTADE HUMANAContra toda a lógica da justiça dos homens, mas, coerente com o direito do Reino de Deus, a redenção não custou nada aos homens, embora tenha custa-do a vida do próprio Filho de Deus, em Jesus Cristo. Esse projeto divino, com sua dramática realização, tem um nome: graça. Ele fez com que ela jorrasse, a partir da cruz, sobre todos os que a aceitam. Em Sua sabedoria, Deus sabia que esta era (e é) a única forma de alcançar os seres humanos, mas Ele o fez (e faz) com prudência, isto é, com o cuidado de considerar a vontade humana. Este é o único lugar onde Ele não entra sem permissão: o coração. A graça é para todos... os que a aceitam. Deus não a barateia, fazendo com que jorre in-distintamente para os que a querem e para os que não a querem. Ele não lança sua pérola aos porcos (Mateus 7.6).Orando: pelo culto das crianças, todo domingo, às 11.Cumprimentando os aniversariantes: Clarissa Pires de Almeida Naback, Do-nald Brito Cesar, Elcy Nunes do Nacimento, Elvira Lopes Marques da Silva, Pr. Israel Belo de Azevedo, Rita Vieira de Azevedo, Vera Lúcia S. de Almeida Prado, Willian Farias Ferreira.

CAFoPe(Comissão de Avaliação de Formato do Processo Eletivo), composta pelos irmãos, Anelise Gondar, Eduardo Gomes, Fábio Cunha, Maria Helena Martuscello e Sérgio Paulo (relator), constituída na AGO de 28/1, e cujas atribuições estão afixadas no mural defronte ao Salão Allen, inicia trabalho de campo, através de entrevistas às lideranças (ocupantes de cargos) do biênio 2007/2009 até os atuais ocupantes dos cargos. Disponibiliza também impresso próprio, no qual espera que membros da igreja possam registrar suas ideias e sugestões, visando aperfeiçoarmos o nosso processo eletivo. Acesse a página www.itacuruca.org.br/cafope e entenda melhor as tarefas da Comissão ou comunique-se com a mesma, pelo correio eletrônico:[email protected].

ministério Diaconal (Coordenador: Almir Gonçalves jr.)

• PlANTãO DIACONAl HOjE: cultos 1 e 2: Edmilson e Sílvia; cultos 3 e 4: Josinaldo e Dione.

PRÓXIMA SEMANA: cultos 1 e 2: Almir e Alcaly; cultos 3 e 4: Sérgio Paulo e Oscarina.

Hoje, no culto das 19h30m, o Coro da Igreja comemorará o seu 74º aniversário de fundação, com uma celebração de adoração e gratidão a Deus.

Ouviremos uma coletânea de hinos do Cantor Cristão e do HCC, com arranjos e instrumentação moderna e dinâmica: “Hinos de nossa fé – IV”. Será um momento de louvor e inspiração para toda a igreja.

AnIveRSÁRIo Do CoRo DA IGRejA

CoRo mASCULInoDepois de abençoada viagem a Marataízes, ES, no último fim-de-semana, onde participou das Conferências da Família promovidas pela PIB de Barra do Itapemirim, o coro retoma suas atividades, com ENSAIO na próxima quinta-feira (6), preparando-se para a sua participação no culto de aniversário da IGREJA BATISTA EM CATETE, juntamente com o Quarteto Itacuruçá, no sábado (8).

HomInI – ministério com HomensConvidamos a todos os homens da Igreja para um café da manhã em nosso Anexo, com o objetivo de confraternização e apresentação do Homini – Ministério com Homens. Na oportunidade, o Dr. Edson Lannes trará uma reflexão. Agende e se inscreva logo.Data: 6 de julho de 2013Hora: 8h30minlocal: Anexo (Colégio Batista)Investimento: R$20,00Informações: Marcos lima

CADAStRe SeU CoRReIo eLetRÔnICoPara receber mensagens da igreja, com notícias e textos breves, cadastre-se, enviando uma mensagem para [email protected].

PLAmoRO pagamento do Plano deverá ser feito até o dia 10 do mês corrente. Solicitamos que você não deixe de escrever o seu nome e de seus dependentes completos (pode ser em folha anexa) com os respectivos valores e o mês que está a pagar.

Page 5: ATIVIDADES PERMANENTES SomoS tão jovenS · O apóstolo João diz que endereçou sua primeira carta, também, aos jovens, porque eles são fortes, porque a ... a impressão que se

GRUPO PEDRAS VIVAS EM ATIVIDADE

SINCERIDADE “Foi a primeira vez que participei e espero participar de outras, pois pude aprender sobre uma das formas mais simples de nos comunicarmos com Deus, que é através da oração. Também foi muito bom ouvir várias pregações sobre arrependimento sincero, humildade, comunhão e a relevância de orarmos uns pelos outros, por nós mesmos e pelas nossas famílias. Foi marcante entender o valor da oração sincera e espontânea juntamente com o estudo bíblico. Valeu!” - ElOÍSA DANTAS QUERO MAIS “Esse final de semana foi único na minha vida; nunca havia participado de um jejum espiritual para, depois de 12h, nos encontrarmos na igreja, às 6h da manhã, para orarmos pela nossa família. Botei o relógio para despertar às 5h e fui para a igreja. No caminho, com tudo escuro, fui pensando no que me esperava. Ao chegar, fui para o auditório do Colégio Batista e, lá, já se encontravam outros irmãos que haviam chegado antes. Às 6 horas, foi iniciada a programação com a palavra do pastor André e logo pude perceber que seria mais um dia abençoado pelo Senhor. Uma fala do pastor me marcou: quando ele disse que entendia que Deus estava dando mais dois meses para que ele continuasse a orar pela Isabelzinha, palavras de gratidão e confiança em Deus alegraram muito meu coração. Depois, entrou a Sônia Gertner e começou a ler textos da Bíblia que tocavam muito o coração de todos; Sônia se emocionou na sua fala e sua voz ficou pouco audível para mim, que estava um pouco longe, mas, sua emoção foi o suficiente para vermos que ela falava com o coração; oramos em dupla. Pensei comigo: que maravilha! Como foi bom levantar cedo para estar aqui. O lugar ficou pequeno e tivemos que passar para o salão Allen, que superlotou. Então, entrou o

vIGÍLIA De oRAÇão – FAtoS e FotoSNo sábado antepassado (25/5), celebramos nossa Vigília de Jejum e Oração pelas Famílias. Reproduzimos, abaixo, dois testemunhos do que foram aquelas horas:

pastor Carlos Daniel e logo de cara mostrou que ama seu ministério com os jovens da nossa igreja; cantamos dois louvores para Deus e Carlos me chamou a atenção, ao comentar que viu um jovem, àquela hora da manhã, indo para casa, o que o fez refletir sobre a vida daquele jovem (preocupação de quem ama o próximo). Depois, entrou a Sandra Mara, que descontraiu mais ainda o ambiente, com seu pedido de abraçarmos uns aos outros. Como é bom sentir um abraço de um irmão! Ela passou a palavra para o pastor Nilton Souza, que, como sempre, tem uma palavra abençoada para o nosso coração. Depois, entrou a irmã Vilma, com aquele jeitinho manso de falar e orar; ela trouxe quatro presentinhos e colocou em cima da mesa e disse que podíamos levantar e levar aquela lembrança. (Eu fui um dos felizardos, e atrás da lembrancinha estava o Salmo 51.15). Li o Versículo em voz alta e fiz uma oração, pedindo a Deus que guiasse os nossos lábios, mente e coração. Depois voltamos a orar em dupla. Depois da oração, entrou o pastor Israel, para fechar, com chave de ouro, um dia que, como bem disse o pastor, PODE ATÉ NÃO SER ESCRITO NO LIVRO DA IGREJA, MAS, COM CERTEZA, ESTARÁ SELADO PARA SEMPRE EM NOSSOS CORAÇÕES. Dou graças ao nosso Senhor, que esteve naquelas curtas três horas, enchendo-nos com sua graça e seu amor, através de todos os que participaram dessa Vigília de oração pela família. Saí da igreja com o gostinho de quero mais e vou orar para que Vigília como esta seja uma constante em nossa igreja”. - jORGE EUGÊNIO SOUTO

PASSEIO - Louvando ao Deus maravilhoso, olhando para a cidade maravilhosa - Visita ao caminho de Niemeyer e ao Museu de Arte Contemporânea, em Niterói. Tomaremos chá no bistrô do Museu. O bistrô estará fechado para receber nosso grupo. Lá, teremos um momento de louvores e canções.

Dia: 7 de junho, às 14h.

Valor: R$110,00 – incluídos transporte, chá da tarde e visita ao museu.

Inscrições: no balcão de recepção da igreja ou pelo correio eletrônico: [email protected],incluindo nome, endereço e telefone.

OPORTUNIDADES DE CRESCIMENTO

“MENSAGEM PARA TODA A TERRA” – MATEUSAmbiente acolhedor, grupo envolvente, oportunidade de participação, com comentários e considerações individuais. Assim é a classe de EBD, de 9h às 10h30m, na sala 3. Venha estudar a Bíblia conosco! Veja, abaixo, os estudos de junho:

•Domingo (2) EBD9:”Perdoar setenta vezes sete”- jalimar Simplício (Ensinos fundamentais para os discípulos);

•Domingo (9): EBD10: “O Filho do homem veio para dar a sua vida” - Amós da Costa (Chegada de Jesus à Jerusalém)

•Domingo (16) EBD10: “O Filho do Homem veio para dar a sua vida” - Ana Cristina (Chegada de Jesus a Jerusalém).

PROGRAMA PARA OS CASAIS - VOCÊ CONHECE SEU CÔNjUGE? - As diferenças na forma como homens e mulheres se comportam no casamento podem pegar desavisados muitos cônjuges, que não conseguem entender seu (sua) companheiro(a) e a singularidade de cada um. Essas diferenças no funcionamento bioquímico do homem e da mulher e os detalhes do funcionamento cerebral de ambos podem contribuir ou atrapalhar a conjugalidade. Você concorda com isso? O Dr. Nelson de Mello, pós-doutorado em Ciências Médicas, estuda essas diferenças comportamentais entre gêneros. Ele estará conosco no domingo 9 de junho, das 9h às 12h30m, detalhando o funcionamento cerebral de homens e mulheres no cotidiano e como melhorar seu relacionamento, conhecendo seu parceiro. Teremos, ainda, um intervalo para um saboroso café. Venha aprender sobre seu cônjuge e sobre si mesmo. Esse dia pode fazer diferença no seu casamento! Devido à limitação do espaço físico e para a comodidade dos participantes, pedimos inscrição prévia, com a secretária Érika Souza ou na própria EBT CASAIS. Esperamos por você. – Cris Fiaux e Pr. Roberto Costa.

CIClO DE VIDA DO CRISTãO - Venha estudar o livro de Atos do Espírito Santo, na classe Ciclo de Vida do Cristão, com o Pr. André e com o Pr. Alcenir. Domingo, às 11h, na sala 3. Não perca esta oportunidade de conhecer mais a Bíblia.

ESTUDO BÍBlICO DE SAUlO A PAUlO – Amanhã, às 19h, recomeçaremos a nossa viagem com o apóstolo Paulo: Uma igreja diferente (Atos 15).Venha participar!

jORNADA DA lEITURA DA BÍBlIA - Toda quarta-feira, de 16h às 18h o Grupo de Leitores da Bíblia faz toda a leitura da semana da Jornada de leitura da Bíblia. Participe desta turma você também. Venha ler e\ou ouvir a Palavra de Deus. A partir das 18h, reflexão da leitura com o pastor Israel Belo.

Page 6: ATIVIDADES PERMANENTES SomoS tão jovenS · O apóstolo João diz que endereçou sua primeira carta, também, aos jovens, porque eles são fortes, porque a ... a impressão que se

CULTOS MATUTINOS

Processional, instrumentalIta em açãoPrelúdio, instrumental

Canto Há um doce Espírito aqui (Doris Akers)

Há um doce Espírito aquie eu sei que é o Espírito de Deus.Já podemos todos percebera presença de Jesus, o Salvador Doce presença, presença santa,vem sobre nós, enchendo-nos do Teu poder.Te adoraremos por Tua presença aqui,que se renovará em nossos corações.Louvado seja o Senhor.

PARA QUe toDoS SejAm Um

Unidos em adoração

Canto A Rocha (Fabiano Alves)

Vem, vem me salvar, me ajudar a caminhar. Te espero.Vem, vem me livrar, me amparar com teu amor,que nunca vai me deixar.Eu sei que não me esquecerá; jamais me abandonará.

Os meus pés estão sobre a rocha, queme sustentará eternamente.Não vacilarei, sempre te honrarei,confio em ti e sempre confiarei.

Para que todos sejam um, Pai, como tu estás em mim e eu em ti. Que eles também estejam em nós, para que o mundo creia que tu me enviaste.

(João 17.21) leitura com canto 569 HCC Qual o adorno desta vida? (Kalley/mel. inglesa)

TODOS Qual o adorno desta vida? É o amor, é o amor. Alegria é concedida, pelo amor, pelo amor. É bondoso, é paciente, não se torna maldizente, não se torna maldizente este meigo amor.

MUlHERES Com suspeitas não se alcança doce amor, doce amor. Onde houver desconfiança, ai do amor, ai do amor! Pois, mostremos tolerância; muitas vezes a arrogância, muitas vezes a arrogância murcha e mata o amor.

TODOS Amados, amemo-nos uns aos outros; porque o amor é de Deus;

e qualquer que ama é nascido de Deus e conhece a Deus.Aquele que não ama não conhece a Deus; porque Deus é amor.

(1 João 4.7-8)

HOMENS Mesmo quando for custoso, nutre amor, nutre amor. Ao irado e mui furioso mostra amor, mostra amor. Não te dês por insultado, mas responde com agrado, mas responde com agrado, vence pelo amor. TODOS Não te irrites, mas tolera, com amor, com amor. Tudo sofre, tudo espera, pelo amor, pelo amor. Desavenças e rancores não convém a pecadores, não convém a pecadores salvos pelo amor.

Oração

Momento de gratidão e fidelidade, instrumental

leitura bíblica: Salmos 143.7-8,10

Dirigente: Apressa-te em responder-me, Senhor! O meu espírito se abate.

Congreg.: Não escondas de mim o teu rosto, ou serei como os que descem à cova.

Dirigente: Faze-me ouvir do teu amor leal pela manhã, pois em ti confio. Mostra-me o caminho que devo seguir, pois a ti elevo a minha alma.

Todos: Ensina-me a fazer a tua vontade, pois tu és o meu Deus; que o teu bondoso Espírito me conduza por terreno plano.

Momento de Intercessão

Canto 137 HCC Porque vivo está (Gaither)

Deus enviou Jesus, seu Filho,e seu amor perdão nos dá.Na cruz morreu por meus pecados,mas ressurgiu e vivo com o Pai está.

Porque vivo está, o amanhã enfrento.Sim, vivo está, não temerei.Pois eu bem sei que é dele o meu futuro,e a vida vale a pena. Cristo vivo está!

Um dia irei passar o rio,vencer a morte, sem temor.Morrer pra mim será vitória:verei a glória de Jesus, meu Salvador.

Oração

Mensagem: Credo – na comunhão dos santos, 2 (Fl 2.1-2) – Pr. Israel Belo de Azevedo Celebração da Ceia do Senhor

Canto 572 HCC Somos um pelos laços do amor (Skillings)

Somos um pelos laços do amor,somos um pelos laços do amor.Nosso espírito se une ao Espírito de Deus: somos um pelos laços do amor.

Somos um pelos laços do amor,somos um pelos laços do amor.De mãos dadas mostraremos que nós somos do Senhor:somos um pelos laços do amor.

Oração e bênção

Poslúdio, orando ao Senhor

Recessional, instrumental

AO TÉRMINO DO CUlTO, VISITE A SAlA DE ACOlHIMENTO.

Page 7: ATIVIDADES PERMANENTES SomoS tão jovenS · O apóstolo João diz que endereçou sua primeira carta, também, aos jovens, porque eles são fortes, porque a ... a impressão que se

CULTO VERPERTINO

Processional, instrumental Ita em açãoPrelúdio, instrumental

CRISto É o PRInCÍPIo De toDAS AS CoISAS

leitura bíblica: joão 1.1-3

Dirigente: No princípio era aquele que é a Palavra. Ele estava com Deus, e era Deus. Ela estava com Deus no princípio.

Todos: Todas as coisas foram feitas por intermédio dele; sem ele, nada do que existe teria sido feito.

Canto 43 HCC Tu és digno (P. Mills)

Tu és digno, tu és digno, tu és digno, Senhor;digno de glória, glória e honra,glória e honra e poder.Porque tu criaste, sim, todas as coisas.Todas as coisas, Senhor,por tua vontade, foram criadas.Tu és digno, Senhor.

Oração

Momento de gratidão e fidelidade

Canto 395 CC Cristo satisfaz W. A. Ogden (Séc. XIX)

Riquezas não preciso ter, mas, sim, celeste bem;nem falsa paz ou vão prazer, porquanto o crente temeterno gozo no Senhor, por desfrutar o seu amor.

Com Cristo estou contente, ele me satisfaz.Com esse amor do Salvador, agora estou contente.

Do mundo as honras para mim perderam seu valor.Já tenho a paz divina, enfim, servindo ao meu Senhor.Terei meu gozo principal, ao vê-lo em glória triunfal.

Até que esteja lá no céu, aonde Cristo entrou,e veja a face, já sem véu, de quem me resgatou,desejo só aqui viver de um modo que lhe dê prazer!

leitura bíblica: Hebreus 4.14-16

Dirigente: Portanto, visto que temos um grande sumo sacerdote que adentrou os céus, Jesus, o Filho de Deus, apeguemo-nos com toda firmeza à fé que professamos,

Congreg.: pois não temos um sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nos-sas fraquezas,

Dirigente: mas, sim, alguém que, como nós, passou por todo tipo de tentação, porém, sem pecado.

Todos: Assim sendo, aproximemo-nos do trono da graça, com toda a confiança, a fim de recebermos misericórdia e encontrarmos graça que nos ajude no momento da necessidade.

Momento de intercessão

Canto 174 HCC Nome bom, doce à fé (Baxter/Doane) Nome santo e venerável é Jesus, o amado teu.Rei dos reis, Senhor eterno, tu o aclamarás no céu.

Nome bom, doce à fé, a esperança do porvir.Nome bom, doce à fé, a esperança do porvir.

Este nome leva sempre para bem te defender.Ele é arma ao teu alcance, quando o mal te aparecer.

Leva tu contigo o nome de Jesus, o Salvador.Este nome dá consolo, seja no lugar que for.

Mensagem: Igreja: tradicional e moderna – Pr. Israel Belo de Azevedo

Canto 560 HCC Olhando para Cristo (Soren/Miles)

Ruge forte, contundente, a guerra do pecado,mas os seus clangores vis não podem me afligir.Sei em quem confio, pois na rocha estou firmado,e celestes bênçãos irei fruir.

Olhando para Cristo, grande autor da salvação,prossigo, pois avisto soberano galardão.De Deus ministro, me revisto do poder do meu Senhor,para servi-lo, com todo ardor.

Vejo, ao longe, campos vastos, prontos pra colheita:multidões sem luz, sem Deus, aguardam salvação.Vem, ó Deus, desperta o amor da geração eleita!Para os teus obreiros concede unção!

Desprezando deste mundo as sendas ardilosas,volto o meu olhar pra cruz de quem me resgatou;dele tenho, na alma, então, as bênçãos mui gloriosase, feliz, com Cristo, cantando vou.

Oração Poslúdio, instrumental

Recessional, instrumental

Page 8: ATIVIDADES PERMANENTES SomoS tão jovenS · O apóstolo João diz que endereçou sua primeira carta, também, aos jovens, porque eles são fortes, porque a ... a impressão que se

MINISTÉRIOPastor titularISRAEl BElO DE AZEVEDO

Pastores in memoriamW.E. Allen (1936-1962)Hélcio da Silva Lessa (1962-1992)Darci Dusilek (1995-1998)

BoLetIm DA IGRejA BAtIStA ItACURUÇÁ

Praça Barão de Corumbá, 49 – 20510-170Rua José Higino, 416 – Tijuca20510-412 – Rio de Janeiro – RJTel: 21 - 3344-9700 / Fax: [email protected]

Fundada em 21 de fevereiro de 1936

NOSSOS MISSIONÁRIOS

A e M – AfeganistãoAna Regina Wanderley - SuíçaCesar e Deise Queiroz – Chile([email protected])

Dawei e Mali – Ásia([email protected])

David e Camila Matheus – Rio, RJ([email protected])Eliel e Haydee – BA([email protected])([email protected])

jailson e Rosana Coelho – Rio, RJ([email protected])

josué e Kelly Rodrigues – Níger, África([email protected])

Marlene Tíede – Chile([email protected])

Regina Borges de Paula – Rio, RJ([email protected])

Ronilce Ferreira – Itapema, SC([email protected])

AGenDA De menSAGenS

Segunda, 319h – Estudo bíblico: de Saulo a Paulo – Pr. Alcenir Ancelmé da Mota

Quarta, 516h – Jornada de Leitura da Bíblia – Pr. Alcenir A. da Mota e Pr. Israel Belo19h – Oração pelo Pr. José Maurício19h30m - Estudo bíblico: Academia da Alma, 7 - Pr. Israel Belo de Azevedo

Domingo, 9Manhã (9h e 11h)Culto 1–Pr.JoséMaurício•••Culto 2 – Pr. Carlos Daniel

Noite (17h30m e 19h30m)Culto 3 –Pr.CleudairGodoi•••Culto 4 – Pr. André Lisboa

notÍCIAS Do CAmPoChile, parte 2 – Continuamos o relato dos nossos missionários Luiz Cesar e Deise Queiroz:

“E, por falar em Bíblia, Rocio, a filha de Alejandra, que recebeu Jesus com Deise, também recebeu sua Bíblia e está bastante interessada em participar das atividades bíblicas que a equipe Radical tem proposto para um grupo de sua idade. Oremos por ela e pelo seu discipulado, que começará agora, no início de maio.Em Iquique, João Bola volta ao campo! Alunos do Clube “Arturo Prat”, durante os treinamentos, escutam a história de João Bola, e também ouvem o plano de salvação, através das pulseiras com as cores com o plano da salvação. Estamos contando com o grande apoio da equipe de Radicais Latinos, que realiza atividades “extracampo”, levando alguns alunos para a igreja, numa atividade chamada Hora Feliz. Também tivemos, neste mês, a possibilidade de presentear dois alunos, com chuteiras! Orem para que nossa igreja se desperte para estas e outras oportunidades.As aulas de surf aos sábados continuam, mesmo com “o mar não estando pra peixe”. Os Radicais Latinos encararam essa também! Nas aplicações bíblicas, o mar e suas variações são o tema principal para a apresentação de Jesus!Continuem orando por nossos monitores: Daniel Garcés - em Alto Hospício - e Elias Varas, em Copiapó. Jovens comprometidos com o Reino e o Ministério Esportivo, e que têm sido de grande bênção para o desenvolvimento do Projeto Gol, no Norte do Chile.Nossos pedidos de oração:• Orem por João e Maria e pelos jovens que receberam suas bíblias.• Orem também pelos líderes das congregações onde os Projetos Esportivos estão inseridos, para que estes sejam canal de benção na vida desta comunidade e prossigam com atividades, contribuindo para o desenvolvimento espiritual destes que

estão conhecendo e recebendo Jesus, através do esporte.• Orem para que nossa igreja (PIB de Iquique) se desperte, apoiando e acompanhando as atividades que têm sido realizadas pelo Radical Latino, e descubra outras oportunidades para ser relevante e fazer a diferença em Iquique.•Oremparaqueasigrejasbatistassedespertem e se interessem por preparar sua liderança para fazer a diferença, impactando Iquique com suas ações e reações, para a glória de Deus!•Orem pelo Projeto Arte e Vida – Música. Pela vida das crianças que têm recebido os valores bíblicos, através da música.•Orem pelo Projeto Arte e Vida – Dança. Por sua professora, Alejandra: que continue se firmando no conhecimento da Palavra, através do discipulado realizado pela Deise, semanalmente, e também por suas alunas que têm recebido valores bíblicos, em cada aula, bem como por sua filha Rocio que, a cada dia, está se firmando nos caminhos do Senhor.•Orem pela Igreja Batista de La Serena, para que líderes possam se levantar, e, através da estratégia do esporte, possam levar a mensagem do amor de Deus.•Continuem orando por nossos monitores: Daniel Garcés - Alto Hospício e Elias Varas- Copiapó.•Pornossasaúdeerenovofísico;•Pelasaúdedenossosfamiliares,especialmente por meu pai (José César Queiroz);•Pelafidelidadedenossosmantenedorese por novos mantenedores.

De segunda a sexta feira, há um grupo esperando por você. Venha desfrutar de comunhão, novas amizades, estudo bíblico e oração. Mais informações, no espaço acolher.

CURSO DE CUlINÁRIAEstão abertas as inscrições para o curso de culinária. A primeira aula será no dia 15 de junho, das 10h às 12h, na cozinha da igreja. O valor da aula será de 25 reais, com direito ao almoço. As vagas são limitadas: inscreva-se, com Izabel Leal ou Vânia Bucco, no balcão da igreja. Para mais informações, envie uma mensagem para [email protected].

MUlHERES CRISTãS EM AÇãO – Tráfico Humano será discutido na MCA - Na reunião da próxima quinta-feira (6), estará presente na nossa reunião da MCA a missionária Jorgelina Burgos, da Junta de Missões Nacionais. Ela é argentina, mas reside e trabalha com missões no Brasil. É coordenadora de trabalhos voltados para as diversas etnias encontradas no nosso país, especialmente chineses e bolivianos. Um dos mais sérios problemas encontrados no seu trabalho é o do tráfico humano, que vem exigindo esforços inesgotáveis, incluindo oração e atendimento espiritual e pedagógico no seu combate. Jorgelina pertence a um grupo que se dedica a estudar os procedimentos mais corretos nesta atividade, ligada à UFF (Universidade Federal Fluminense). Ela nos falará de suas experiências, bem como das preocupações que devemos ter com esse drama que vem afligindo as diversas regiões do nosso país. Não deixe de comparecer. Traga visitante. A conscientização da importância do trabalho de missões nos seus diversos campos é algo imprescindível na vida do ser que tem em Cristo o seu paradigma.

PALeStRA Com neURoCIentIStAConvide seus amigos!

GRUPoS FAmILIAReS