Atividades sobre o uso da Vírgula

2
Atividades sobre o uso da Vírgula – Profº Wendell Texto para as questões de 1 a 4.A literatura de cordel é uma poesia folclórica e popular com raízes no Nordeste do Brasil.Consiste, basicamente, em longos poemas narrativos, chamados “romances” ou “histórias”,impressos em folhetins ou panfletos de 32 ou, raramente, 64 páginas, que falam de amores,sofrimentos ou aventuras, num discurso heróico de ficção. Esta é uma parte significativa docordel em termos de números de poemas publicados, mas nem de longe representa todo ogênero. Um segundo tipo de impresso, o folheto com oito páginas de poesia circunstancial oude acontecido, também contribui para o corpus total. Completa o quadro o duelo poético,chamado “ peleja” , “desafio” ou termo equivalente. Assim, o cordel tem características tantopopulares quanto folclóricas, ou seja, é impresso, com autoria designada, consumido por umnúmero expressivo de leitores numa área geográfica ampla, enquanto exibe métricas, temas e Performance da tradição oral. Além disso, conta com a participação direta do público, comoplatéia.” 1. Esse é um parágrafo de texto teórico e, como tal, cuidadosamente pontuado a fim deque não se perca o rigor dos conceitos. Ele apresenta uma ideia d o m i n a n t e , desenvolvida em três partes: introdução, desenvolvimento e conclusão. Cada período,delimitado por ponto, encerra um aspecto que concorre para a transmissão da ideiaprincipal. No primeiro período o autor define a literatura de cordel (ideia central). Em seguida, há o desenvolvimento e a conclusão da ideia. a)Indique os períodos do desenvolvimento e seu conteúdo. b)Indique a conclusão. 1.Observe o uso da vírgula nos períodos seguintes.“Consiste, basicamente, em long os poemas narrativos, chamados ‘romances’ ou‘hist órias’, impressos em folhetins ou panfletos de 32 ou, raramente, 64 páginas, quefalam de amores, sofrimentos ou aventuras, num discurso heróico de ficção. ”“Um segundo tipo de impresso, o folheto com oito páginas de poesia circunstancial oude acontecido, também contribui para o corpus total.” Reescreva-os , retirando os termos explicativos ou circunstanciais.

Transcript of Atividades sobre o uso da Vírgula

Page 1: Atividades sobre o uso da Vírgula

Atividades sobre o uso da Vírgula – Profº Wendell Texto para as questões de 1 a 4.A literatura de cordel é uma poesia folclórica e popular com raízes no Nordeste do Brasil.Consiste, basicamente, em longos poemas narrativos, chamados “romances” ou “histórias”,impressos em folhetins ou panfletos de 32 ou, raramente, 64 páginas, que falam de amores,sofrimentos ou aventuras, num discurso heróico de ficção. Esta é uma parte significativa docordel em termos de números de poemas publicados, mas nem de longe representa todo ogênero. Um segundo tipo de impresso, o folheto com oito páginas de poesia circunstancial oude acontecido, também contribui para o corpus total. Completa o quadro o duelo poético,chamado “ peleja” , “desafio” ou termo equivalente. Assim, o cordel tem características tantopopulares quanto folclóricas, ou seja, é impresso, com autoria designada, consumido por umnúmero expressivo de leitores numa área geográfica ampla, enquanto exibe métricas, temas e Performance da tradição oral. Além disso, conta com a participação direta do público, comoplatéia.”1.Esse é um parágrafo de texto teórico e, como tal, cuidadosamente pontuado a fim deque não se perca  o r igo r dos conce i tos . E le  apresen ta uma ide ia dominan te , desenvolvida em três partes: introdução, desenvolvimento e conclusão. Cada período,delimitado por ponto, encerra um aspecto que concorre para a transmissão da ideiaprincipal. No primeiro período o autor define a literatura de cordel (ideia central). Em seguida, há o desenvolvimento e a conclusão da ideia.a)Indique os períodos do desenvolvimento e seu conteúdo.b ) I n d i q u e a c o n c l u s ã o .1.Observe o uso da vírgula nos períodos seguintes.“Cons is te ,  bas icamente ,  em  longos  poemas  nar ra t i vos ,   chamados   ‘ romances ’  ou ‘histórias’, impressos em folhetins ou panfletos de 32 ou, raramente, 64 páginas, quefalam de amores, sofrimentos ou aventuras, num discurso heróico de ficção.”“Um segundo tipo de impresso, o folheto com oito páginas de poesia circunstancial oude acontecido, também contribui para o corpus total.”Reescreva-os, retirando os termos explicativos ou circunstanciais.2.“Assim, o cordel tem características tanto populares quanto folclóricas, ou seja, é ummeio   impresso ,   com au to r ia  des ignada,   consumido  por  um número  express ivo  de leitores numa área geográfica ampla, enquanto exibe métricas, temas e performancedatradição oral.”A expressãoo u   s e j a,   s e m p r e   u s a d o   e n t r e   v í r g u l a s   n e s t e   s e n t i d o ,   i n t r o d u z  u m a explicação mais detalhada e significa “isto é”, “em outras palavras”.a)O autor utiliza essa expressão para explicar o quê?b)Indique as partes da explicação que se referem a “populares” e as que se referem a“folclóricas”.c)Qual é a importância da palavraassim

Page 2: Atividades sobre o uso da Vírgula

nesse trecho?

 1.Crie um parágrafo teórico para definir uma manifestação cultural de sua escolha (rap,samba-enredo, escola de samba, bumba-meu-boi, farra do boi, quadrilha de São João,etc.). Não se esqueça de utilizar adequadamente a pontuação, em especial os pontos eas vírgulas.2.Observe o texto de anúncio a seguir e explique o uso da vírgula.“Os americanos preferem a United. Os franceses, a Air France. Os ingleses, a British.Os alemães, a Lufthansa. E você, brasileiro?” (Veja, 3 nov. 1999, p. 68-9.)Motivo 1: ?Motivo 2: ?