ATPS Fisiologia

12
Adriana Sousa dos Santos RA:292051 Ana Paula Pereira Gaia RA:299799 Carla Borges Lopes Ferreira RA: 331846 Evellem Ribeiro dos Santos RA: 292756 Suelen Fernandes Mendes RA: 303825 Tutor :Maria Cristina Pita Sassioto Tema: Sistema Nervoso Universidade Anhanguera-Uniderp -Tucuruí Curso:Enfermagem Disciplina:Fisiolo gia Tucuruí-Pará 14-09-2012

Transcript of ATPS Fisiologia

Page 1: ATPS Fisiologia

Adriana Sousa dos Santos RA:292051 Ana Paula Pereira Gaia RA:299799 Carla Borges Lopes Ferreira RA: 331846 Evellem Ribeiro dos Santos RA: 292756 Suelen Fernandes Mendes RA: 303825 Tutor :Maria Cristina Pita Sassioto Tema: Sistema Nervoso

Universidade Anhanguera-Uniderp -Tucuruí

Curso:Enfermagem

Disciplina:Fisiologia

Tucuruí-Pará14-09-2012

Page 2: ATPS Fisiologia

Introdução

O organismo humano, composto por bilhões de células, possui dois sistemas que atuam principalmente como meios de comunicação interna entre as células: o sistema nervoso e o sistema endócrino. O sistema nervoso é responsável pelo ajustamento do organismo ao ambiente. Sua função é perceber e identificar as condições ambientais externas, bem como as condições reinantes dentro do próprio corpo e elaborar respostas que adaptem a essas condições.

Page 3: ATPS Fisiologia

Sistema Nervoso Central(SNC)

Encéfalo

Cérebro

Cerebelo

Tronco Encefálico

Mesencéfalo

Ponte

Bulbo

Medula

Sistema Nervoso Periférico

(SNP)

Nervos cranianos (12 pares)

Nervos raquidianos (31 pares)

Terminações nervosas

As divisões do Sistema Nervoso

Page 4: ATPS Fisiologia

Encéfalo Possui cerca de 1,4 kg nos adulto,está localizado na caixa craniana ,dividido em 3 partes: cérebro, cerebelo e tronco encefálico

Cérebro Constitui cerca de 90% da massa encefálica, sua superfície é bastante pregueada (aumento da

superfície,dividido em dois hemisférios (esquerdo e direito,dividido em duas partes: Córtex (externo) – substância cinzenta (corpos neuronais) Região interna – substância branca (dendritos e axônios).Tem função de controlar os movimentos ,receber e interpretar os estímulos sensitivos,coordenar os atos da inteligência, da memória, raciocínio e da imaginação .

Tronco encefálico: 3 divisões:Mesencéfalo,Ponte,Bulbo.Tendo assim função de: postura ,equilíbrio,por conter núcleos motores e sensoriais executam funções motoras e sensoriais para região da face e cabeça,controlar da respiração, frequência cardíaca,pressão arterial e reflexos alimentares .

Cerebelo:situa-se em baixo e na parte posterior do cérebro, divide-se em duas massas denominadas lobos cerebelares.Os lobos são ligados no centro pelo verme cerebral, coordenando assim os movimentos do corpo para manter seu equilíbrio,regular o tônus muscular que é o estado de semi-contração que os músculos se encontram, para entrarem imediatamente em movimento,sempre que for necessário.

Anatomia e fisiologia do Sistema Nervoso

Page 5: ATPS Fisiologia

Cérebro:Tálamo e Hipotálamo (presentes na região inferior do cérebro).Tálamo:Reorganização dos estímulos nervosos,percepção sensorial (consciência).Hipotálamo:Regulador da homeostase corporal,temperatura,apetite,balanço hídrico,controle da hipófise e outras glândulas.

Page 6: ATPS Fisiologia

A medula espinhal é a área integradora para os múltiplos reflexos musculares que produzem respostas musculares localizadas.

Medula Espinhal (raque)Cordão cilíndrico que parte da base do encéfalo e percorre toda a coluna vertebral.Aloja-se dentro das perfurações das vértebras.Da medula espinhal partem 31 pares de nervos raquidianos

Funções da medulaRecebe as informações de diversas partes do corpo e as enviam para o encéfalo e vice-versa.Responsável pelos atos reflexos (reflexo medular).

Medula Espinhal

Page 7: ATPS Fisiologia

Sistema nervoso periférico (SNP)

Constituído por :nervos ,gânglios nervosos, terminações nervosas (receptores para dor,tato, frio, pressão, calor, paladar,etc.) Nervos:São fios finos formados por vários axônios de neurônios envolvidos por tecido

conjuntivo. Transmitem mensagens de várias partes do corpo para o sistema nervoso central ou destes para as regiões corporais.

2007 howstuffworks

Page 8: ATPS Fisiologia

Sistema Nervoso Somático Eferente (Neurônios e axônios motores, contração muscular esquelética e o movimento). Aferentes (Neurônios e axônios sensitivos, tato, dor e etc...).

Sistema Nervoso Visceral ou Vegetativo Aferente - Sistema Nervoso Visceral AferentePercebe informações de paredes de vísceras, como dilatações,aumento da pressão ou relaxamentos... Eferente – Sistema Nervoso Autônomo Simpático: Aumenta os batimentos do coração Parassimpático: Diminui os batimentos do coração

Sistema nervo Periférico

Page 9: ATPS Fisiologia

NEURÔNIOSO neurônio é o componente fundamental estrutural e funcional do sistema nervoso.Ele possui a capacidade de responder a estímulos originando e conduzindo sinais elétricos.

Page 10: ATPS Fisiologia

COMPONENTES DO SISTEMA NERVOSO

O tecido nervoso está constituído por três tipos de células que são diferentes estrutural e funcionalmente: Neurônios, que transmitem impulsos nervosos; Lemócitos que formam um envoltório segmentado ao redor dos processo de vários neurônios e Neuroglia (células gliais), que se especializam como um tecido de suporte entre os neurônios.

Page 11: ATPS Fisiologia

Conclusão Percebe-se que o cérebro é responsável pelo controle de todas as atividades orgânicas do corpo humano.Dividido em regiões, abriga uma variedade muito vasta de funções. O ser humano possui cinco sentidos básicos : paladar, tato, olfato, audição e a visão. Situados na língua , os sensores do paladar transmitem para o cérebro informações que, combinadas ao olfato, criam sensação do chamado sabor. Já o tato nos permite distinguir forma, temperatura além da pressão e a dor. Os nervos, que enviam impulsos ao nosso cérebro , nos avisam que algo esta sendo tocado.O olfato, por sua vez, utiliza as membranas olfativas que, em contato com moléculas da substância,envia mensagens ao cérebro através das células receptoras. A audição utiliza um sofisticado receptor, ouvido humano, e através de uma estrutura com capacidade vibratória, o ouvido humano é capaz de perceber sons dentro de uma faixa de frequência de vinte a vinte mil Hz. A visão utiliza órgãos sensíveis à luz, que são os olhos. Há diversas regiões do cérebro que reagem aos estímulos luminosos e que permitem distinguir a forma, o tamanho e a cor, entre outras informações, sendo assim o cérebro e suas divisões responsáveis por todos os movimentos e funções do ser humano.

Page 12: ATPS Fisiologia

Referencias: GUYTON e HALL.Fisiologia Humana e Mecanismos das Doenças. 6 ed.