Atras

1
Gardner não se encontrava satisfeito com a ferramenta que era usada para medir o conhecimento, o teste de QI criado por Alfred Binet (em 1900), que em sua teoria, só levava em consideração duas das oito inteligências: a lógica-matemática e a linguística. Segundo Gardner, todas as inteligências têm a mesma prioridade e representam mais do que apenas talentos. E ainda, as pessoas não têm os mesmos interesses e habilidades, portanto não assimilam uniformemente novas informações. O conceito de Inteligência: Fugindo de uma visão tradicional, Gardner acredita na inteligência de uma forma diferente. Para ele, é a capacidade de resolver problemas ou de elaborar produtos que sejam valorizados em um ou mais ambientes culturais ou comunitários. Em um sentido mais amplo, significa a capacidade cerebral pela qual conseguimos assimilar, compreender e assim escolher o melhor caminho a ser seguido. . Após anos trabalhando com esse conceito e aplicando os mais variados testes para medir o quoeficiente de inteligência, Gardner chegou à conclusão de que existem outros tipos de inteligência e afirma que as mesmas podem ser aprendidas ou aperfeiçoadas. Exceto em indivíduos que possuem anormalidades, como por exemplo, autismo, “idiota sábio”, gênios e entre outros. Na sua maioria as inteligências funcionam combinadas e qualquer papel adulto envolverá uma fusão de várias delas. Estas inteligências são: Inteligência linguística- exibida em sua forma mais completa, talvez, pelos poetas, escritores. Inteligência lógico-matemática - é a capacidade lógica e matemática, assim como a capacidade científica. Inteligência espacial capacidade de formar um modelo mental de um mundo espacial e de ser capaz de manobrar e operar utilizando esse modelo. Os marinheiros, engenheiros, cirurgiões, escultores e pintores. A inteligência musical é a quarta categoria de capacidade identificada: Leonard Bemstein a possuía em alto grau; Mozart, presumivelmente, ainda mais. A inteligência corporal-cinestésica- capacidade de resolver problemas ou de elaborar produtos utilizando o corpo inteiro ou partes do corpo. Dançarinos, atletas, cirurgiões e artistas. A inteligência interpessoal - a capacidade de compreender outras pessoas: o que as motiva, como elas trabalham, como trabalhar cooperativamente com elas. Os vendedores, políticos, professores, clínicos (terapeutas) e líderes religiosos são exemplos. A inteligência intrapessoal- é uma capacidade correlativa, voltada para dentro. É a capacidade de formar um modelo acurado e verídico de si mesmo e de utilizar esse modelo para operar efetivamente na vida. Tipo de inteligência Capacidade e Percepção Linguística Línguas e palavras Lógico matemática Lógica e dedução Espacial Relações e padrões visuais, formas espaciais. Musical Timbres, ritmo Corporal Sinestésica Controle de movimento de corpo, coordenação motora. Interpessoal Sentimentos de outras pessoas, compreensão de outrem. Intrapessoal Autoconhecimento e uso preciso

Transcript of Atras

Gardner não se encontrava satisfeito com a

ferramenta que era usada para medir o

conhecimento, o teste de QI criado por Alfred

Binet (em 1900), que em sua teoria, só levava

em consideração duas das oito inteligências: a

lógica-matemática e a linguística. Segundo

Gardner, todas as inteligências têm a mesma

prioridade e representam mais do que apenas

talentos. E ainda, as pessoas não têm os mesmos

interesses e habilidades, portanto não

assimilam uniformemente novas informações.

O conceito de Inteligência: Fugindo de uma

visão tradicional, Gardner acredita na

inteligência de uma forma diferente. Para ele, é a

capacidade de resolver problemas ou de elaborar

produtos que sejam valorizados em um ou mais

ambientes culturais ou comunitários. Em um

sentido mais amplo, significa a capacidade

cerebral pela qual conseguimos assimilar,

compreender e assim escolher o melhor caminho

a ser seguido.

.

Após anos trabalhando com esse conceito e

aplicando os mais variados testes para medir

o quoeficiente de inteligência, Gardner

chegou à conclusão de que existem outros

tipos de inteligência e afirma que as mesmas

podem ser aprendidas ou aperfeiçoadas.

Exceto em indivíduos que possuem

anormalidades, como por exemplo, autismo,

“idiota sábio”, gênios e entre outros. Na sua

maioria as inteligências funcionam

combinadas e qualquer papel adulto

envolverá uma fusão de várias delas.

Estas inteligências são:

Inteligência linguística- exibida em sua forma mais completa, talvez, pelos poetas, escritores.

Inteligência lógico-matemática - é a capacidade lógica e matemática, assim como a capacidade científica.

Inteligência espacial – capacidade de formar um modelo mental de um mundo espacial e de ser capaz de manobrar e operar utilizando esse modelo. Os marinheiros, engenheiros, cirurgiões, escultores e pintores.

A inteligência musical é a quarta categoria de capacidade identificada: Leonard Bemstein a possuía em alto grau; Mozart, presumivelmente, ainda mais.

A inteligência corporal-cinestésica- capacidade de resolver problemas ou de elaborar produtos utilizando o corpo inteiro ou partes do corpo. Dançarinos, atletas, cirurgiões e artistas. A inteligência interpessoal - a capacidade de compreender outras pessoas: o que as motiva, como elas trabalham, como trabalhar cooperativamente com elas. Os vendedores, políticos, professores, clínicos (terapeutas) e líderes religiosos são exemplos.

A inteligência intrapessoal- é uma capacidade correlativa, voltada para dentro. É a capacidade de formar um modelo acurado e verídico de si mesmo e de utilizar esse modelo para operar efetivamente na vida.

Tipo de inteligência

Capacidade e Percepção

Linguística

Línguas e palavras

Lógico matemática

Lógica e dedução

Espacial

Relações e padrões visuais, formas espaciais.

Musical

Timbres, ritmo

Corporal Sinestésica

Controle de movimento de corpo, coordenação motora.

Interpessoal

Sentimentos de outras pessoas, compreensão de outrem.

Intrapessoal

Autoconhecimento e uso preciso