ATUALIDADES 2014

50
A T U A L I D A D E S Professor: R O C H A

description

Temas de atualidades 2014 para ENEM, vestibulares e concursos públicos.

Transcript of ATUALIDADES 2014

Page 1: ATUALIDADES 2014

A T U A L I D A D E S

Professor:

R O C H A

Page 2: ATUALIDADES 2014

O MUNDO EM 2014

Page 3: ATUALIDADES 2014

UCRÂNIA

Ucrânia (Crimeia) fez parte da URSS até seu desmantelamento

no início dos anos 90.A decisão do presidente

ucraniano Viktor Yanukovych, no final de 2013, de abandonar o

acordo de livre comércio com a União Europeia para se alinhar à

Rússia desencadeou uma onda de protestos no país.

Page 4: ATUALIDADES 2014

O acordo estratégico com os russos incluía:

ajuda financeira descontos no preço do

gás promessa de uma

zona de comércio livre. 

A maior parte da população é contra essa união com a Rússia e começou uma onda de protestos duramente reprimida pelo Governo.

Page 5: ATUALIDADES 2014

CrimeiaNa Crimeia, república autônoma da Ucrânia, confrontos entre militantes prós e antirrussos acirraram o conflito.

Page 6: ATUALIDADES 2014

O que está em JOGO?RÚSSIA: Interesse russo (militar e econômico) e afastar a Ucrânia do Ocidente (OTAN)

EUROPA: proteger a sua economia.

EUA: hipocrisia.

Nova Guerra Fria? Exagero... (!?)

Page 7: ATUALIDADES 2014

90 ANOS SEM LENIN

Page 8: ATUALIDADES 2014

Vladimir Ilyitch Uliánov  Simbirsk, 22 de abril de 1870 – Gorki, 21 de janeiro de 1924

Responsável em grande parte pela execução da Revolução Russa de 1917, líder do Partido Comunista, e primeiro presidente do Conselho dos Comissários do Povo da União Soviética. Influenciou teoricamente os partidos comunistas de todo o mundo, e suas contribuições resultaram na criação de uma corrente teórica denominada leninismo (Ética de Estado)

Page 9: ATUALIDADES 2014

 Diversos pensadores e estudiosos escreveram sobre a sua importância para a história recente e o desenvolvimento da Rússia, entre eles o historiador Eric Hobsbawm, para quem Lenin teria sido "o personagem mais influente do século XX (Ético)"

Page 10: ATUALIDADES 2014

Com 17 anos, Lenin foi para a Universidade de Kazan, onde estudou direito e leu as obras de Marx e Engels.

Contato com um outro grupo de revolucionários (Vontade do Povo).

Foi preso, juntamente com outros, numa manifestação de estudantes

Leu pela primeira vez a obra O Capital de Marx. Três anos depois, em 1890, ele foi autorizado a estudar naUniversidade de São Petersburgo. Ele era um aluno intelectualmente destacado nas línguas clássicas de latim e grego, e das línguas modernas de alemão, francês e inglês.

Page 11: ATUALIDADES 2014
Page 12: ATUALIDADES 2014

Rolezinho

O rolezinho em shopping center é um tipo de flash mob que envolve coordenar encontros nesses locais entre centenas ou milhares de jovens. O fenômeno tem ocorrido principalmente em São Paulo, mas já houve encontros semelhantes em Guarulhos e Campinas. Há registros também de rolezinhos em parques.

Os rolezinhos vêm ganhando destaque no noticiário brasileiro devido a supostos delitos cometidos por alguns participantes, como tumultos, furtos e agressões. Por outro lado, o fenômeno é analisado por alguns sociólogos e professores como sendo um "apartheid" social que denuncia a desigualdade social e racial no país.

Page 13: ATUALIDADES 2014
Page 14: ATUALIDADES 2014

50 ANOS DO GOLPE MILITAR NO BRASIL

Page 15: ATUALIDADES 2014

O golpe militar no Brasil aconteceu no dia 31 de março de 1964 e foi realizado com o objetivo de derrubar o Presidente da República João Goulart. Os militares assumiram o poder no dia 1 de abril de 1964, logo após o Congresso Nacional declarar que o país não tinha mais um Presidente.

Em 19 de março em São Paulo a chamada Marcha da Família com Deus pela Liberdade.

Nessa manifestação as pessoas estavam pedindo a Deus e também aos militares que salvassem o país do comunismo, que estava representado como o presidente Jango.

A cartada final para o Golpe Militar aconteceu quando o então presidente João Goulart deu suporte a manifestação dos marinheiros do Rio de Janeiro, no dia 30 de março. Isso acabou levando os comandantes das Forças Armadas a acusar Jango de estar apoiando com seus atos a insubordinação que colocava em risco a hierarquia militar.

Page 16: ATUALIDADES 2014
Page 17: ATUALIDADES 2014

O golpe militar tirou João Goulart da presidência, Jango foi substituido pelos militares General Costa e Silva, Brigadeiro Francisco de Assis Correia de Melo e do vice-almirante Augusto Hamann. Esses nomes foram responsáveis pela cassação de diversos parlamentares, afastando aquelas pessoas que não se adequassem ao novo sistema político implantado.

O marechal Humberto de Alencar Castelo Branco acabou sendo o escolhido para ser o presidente no tempo restante de mandato deixado por Jânio Quadros. O Golpe Militar de 1964 acabou fazendo com que a história da República Brasileira tivesse outros caminhos, chegava ao fim a República Populista e se iniciava o regime militar, que durou até 1985.

Page 18: ATUALIDADES 2014
Page 19: ATUALIDADES 2014

CELAC  Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos  Foi criado na terça-feira 23 de

fevereiro de 2010 na cidade de Playa del Carmen (México).

Honduras ficou fora, já que diversos países não reconhecem o governo eleito após o golpe contra Manuel Zelaya, em junho de 2009.

 o objetivo do novo organismo é projetar globalmente a região, em temas como o respeito ao direito internacional, a igualdade entre Estados, o respeito aos direitos humanos e a cooperação.

Page 20: ATUALIDADES 2014

Outra preocupação de alguns membros da Celac é reafirmar o continente latino-americano como uma “zona de paz”, como já adiantara Cuba. Embora possa soar como um “debate surdo”

Dilma visita Cuba para encontro da Celac e inauguração da primeira parte do Porto de Mariel

Page 21: ATUALIDADES 2014

Venezuela completa um ano sem Chávez com protestos e desafios na economia

Page 22: ATUALIDADES 2014

Mais do que lidar com a morte de Hugo Chávez, em 5 de março de 2013, a Venezuela enfrentou neste um ano de falecimento do presidente um acúmulo de problemas na economia, um foco de reclamação de parte da população.

Nicolás Maduro – eleito em 14 de abril do ano passado – procurou aplicar uma série de medidas econômicas para principalmente fortalecer o país, corrigir e equilibrar as contas, além de combater o que ele chama – assim como o próprio Chávez chamava – de “guerra econômica”.

Lei de Preços Justos e Sicads  estabeleceu um teto de 30% para o lucro de empresários. 

os protestos, que haviam começado com uma série de reivindicações de cunho econômico, as quais Maduro prometeu combater, inclusive com a criação de uma comissão da verdade 

Page 23: ATUALIDADES 2014
Page 24: ATUALIDADES 2014

12 Anos de Escravidão é baseado na inacreditável verdadeira história de um homem que luta por sobrevivência e liberdade. Na época pré-Guerra Civil dos Estados Unidos, Solomon Northup (Chiwetel Ejiofr), um homem negro livre do norte de Nova York, é sequestrado e vendido como escravo. Diante da crueldade (personificada por um dono de escravos desumano, interpretado por Michael Fassbender) e de gentilezas inesperadas, Solomon luta não só para se manter vivo, mas também para manter sua dignidade. No décimo segundo ano de sua odisseia inesquecível, Solomon encontra casualmente com um abolicionista canadense (Brad Pitt), que muda sua vida para sempre.

Page 25: ATUALIDADES 2014

WhatsApp: Comportamento social Especialistas veem na

compra o reflexo de uma mudança profunda de comportamento, com as pessoas cada vez mais em busca de menor exposição. Em vez de compartilhar fotos com centenas de pessoas, a moda agora é conversar em pequenos grupos, imitando o clima de amigos em uma mesa de bar. Só que no mundo virtual.

Page 26: ATUALIDADES 2014

Brasil vai melhorar em ranking de eólicas  O Brasil deve ingressar no

ranking dos dez maiores países em capacidade instalada de energia eólica ainda neste ano

A energia eólica é, no acumulado dos últimos anos, a segunda principal fonte contratada em leilões de geração de energia, perdendo apenas para os projetos hidrelétricos.

A energia eólica é uma forma indireta de obtenção de energia do sol, uma vez que os ventos são gerados pelo aquecimento desigual da superfície da Terra  pelos raios solares. 

Page 27: ATUALIDADES 2014

20 anos depois: quem são os donos do plano Real?

Page 28: ATUALIDADES 2014

O plano Real, lançado em 28 de fevereiro de 1994, foi um plano influenciado pelas ideias do economista inglês John Maynard Keynes e pelas experiências hiperinflacionárias europeias 

 Longe de ter sido “idealizado por Fernando Henrique Cardoso”,  o plano foi organizado e dirigido exclusivamente pelos economistas do PSDB.

Antes do lançamento da nova moeda, o real, a inflação era elevada. Mais do que isso: existia um regime de alta inflação,

Os pilares do Plano de Keynes eram os seguintes:(i) a derrubada da inflação deveria ser uma iniciativa

do governo, já que desconfiava de qualquer tipo de ajuda externa,

(ii) (ii) fixação da taxa de câmbio para promover a estabilização, já que os preços estavam perfeitamente indexados ao dólar (isto é, os preços subiam de forma sincronizada todos os dias)

Page 29: ATUALIDADES 2014

 (iii) os déficits públicos seriam curados posteriormente, depois da estabilização e como consequência do crescimento econômico (que possibilitaria aumento da arrecadação).

O que manteve os preços estabilizados, após o lançamento da nova moeda em 1º de julho de 1994, foi a concorrência desleal de produtos importados – essa foi a principal “âncora” do plano Real – não existiu qualquer âncora cambial, tal como sugerida por Keynes ou aplicada em diversas experiências. Não houve acomodação de preços, mas sim o deslocamento de produtos nacionais e a introdução de produtos importados no mercado doméstico brasileiro. O valor das importações de bens de consumo era, em 1993, US$ 3,2 bilhões; em 1998, alcançou US$ 10,8 bilhões – mais que triplicou!

Page 30: ATUALIDADES 2014
Page 31: ATUALIDADES 2014

SEGURANÇA HÍDRICA 

Segurança hídrica no Brasil depende de vontade política, segundo diretor da Agência Nacional de ÁguasArquivo Agência Brasil

 há uma cultura de abundância no Brasil e sempre vai haver uma pressão por aumentar a oferta de água, principalmente com a inclusão de uma grande parcela da população nas relações de consumo.

Page 32: ATUALIDADES 2014

Um assunto urgente e de vital importância mas que ainda pouco tem sido noticiado: a escassez de água na região de Campinas que, com a inesperada "estiagem" em pleno verão, tende a se agravar. O racionamento de água já atinge os municípios de Cosmópolis, Itu, Santo Antonio de Posse, São Pedro, Valinhos e Vinhedo. O problema, que põe em lados opostos a Região de Campinas e parte da Região Metropolitana de São Paulo já é considerado o maior conflito pela água no país.

Page 33: ATUALIDADES 2014

100 anos da 1 guerra

Page 34: ATUALIDADES 2014

Datas redondas são um prato cheio para os vestibulares e o Enem. No ano em que o início da Primeira Guerra Mundial completa 100 anos, os estudantes têm ainda mais chances de se deparar com questões sobre o tema. Veja quais são os pontos a que se deve dar mais atenção.

1. Antecedentes:  Segunda Revolução Industrial, que, na segunda

metade do século 19, provocou uma corrida imperialista entre os países europeus. As tensões aumentaram devido à busca por matérias-primas, que levou a uma disputa pelo controle de novas colônias na África, América Latina e Ásia. (assassinato do arquiduque Francisco Ferdinando, do Império Austro-Húngaro)

Page 35: ATUALIDADES 2014

Nacionalismo exacerbado nos países europeus, e o estrangeiro começa a ser visto como inimigo”,

Ameaça a liderança do império inglês. (Guerra Franco-Prussiana)

Política de alianças, que marcaram o período da paz armada chamado assim devido às tensões cada vez maiores entre o países, junto a uma corrida armamentista disfarçada. “No início do século 20, vão se formar a Tríplice Entente, com Inglaterra, França e Rússia, e a Tríplice Aliança, com a Alemanha, o Império Austro-Húngaro e a Itália”,

Page 36: ATUALIDADES 2014

2. Consequências

- Os resultados da Primeira Guerra são muito importantes porque lançam as bases para os acontecimentos mais importantes do restante do século, como a Revolução Russa e a própria Segunda Guerra Mundial. 

- Tratado de Versalhes responsabilizou somente a Alemanha por todo o conflito, infligindo duras penas ao país. O Tratado deixou claro que, desde o início, o objetivo da guerra era colocar um freio na Alemanha”

- A composição geopolítica em 1919 é um tópico bastante forte para o ENEM. “Os impérios turco-otomano e austro-húngaro são desmantelados e a composição dos países sofre várias alterações.

Page 37: ATUALIDADES 2014

Transição energética dos EUA

Page 38: ATUALIDADES 2014
Page 39: ATUALIDADES 2014

 A construção de uma política energética, que administre a difícil passagem de uma economia baseada nos combustíveis fósseis para uma economia de baixo carbono, não é uma tarefa fácil.

A massiva substituição dos combustíveis fósseis pelas fontes de energia renováveis envolve mudanças tecnológicas, econômicas e institucionais significativas.

A compatibilização entre os imperativos da segurança energética e os da mudança climática:

Page 40: ATUALIDADES 2014

A primeira dificuldade é tecnológica e diz respeito à necessidade de que haja avanços significativos nas tecnologias renováveis para que elas possam competir de fato com as tecnologias tradicionais

O problema principal aqui é que é baixa a probabilidade de que estejamos no limiar de rupturas tecnológicas radicais nessa área, que impliquem em um desenvolvimento em escala massiva de fontes de energia limpas e baratas.

A grande vantagem das fontes fósseis é a sua flexibilidade; ou seja, a sua capacidade de fornecer a quantidade de energia desejada, no momento desejado e no local desejado. Essa “liquidez” energética, que garante a elevada certeza do acesso imediato a um “poder energético”.

Page 41: ATUALIDADES 2014
Page 42: ATUALIDADES 2014

Em épocas de crise, cada um quer salvar o seu!Este raciocínio ajuda a entender a crescente onda de manifestações de racismo e xenofobia no continente europeu.

-A crise econômica cria fatores que também explicam este crescimento, que é a chamada "luta antiterrorista", da qual podemos extrair muitas das raízes desta intolerância implícitas nas diretrizes destas leis anti-terror.

Page 43: ATUALIDADES 2014

O relatório anual da Comissão contra o Racismo e a Intolerância (ECRI) revelou o crescimento do racismo e da xenofobia na Europa contra imigrantes, negros, ciganos, latinos, muçulmanos e judeus. Muitos são barrados em aeroportos, restaurantes, shoppings ou até mesmo abordados em parques públicos por serem considerados suspeitos devido à cor da pele ou por causa de seus costumes.

Page 44: ATUALIDADES 2014

Representam de certa forma uma ameaça ao emprego do cidadão europeu e fomentados pelos discursos nacionalistas dos partidos de direita e extrema-direita, em crescente ascenção ao poder, colaboram ao argumento de restrição e até mesmo eliminação destes do seu convívio social.

Em geral, os imigrantes são acusados de serem os responsáveis pelo aumento do desemprego, da violência e dos gastos públicos: uma campanha fascistóide dos governos para justificar a crise do regime capitalista, jogando a culpa para os mais oprimidos.

Page 45: ATUALIDADES 2014
Page 46: ATUALIDADES 2014

PRINCIPAIS GRUPOS TERRORISTAS ISIS No Iraque e na Síria

surge o resultado mais extremo do ciclo de violência, pobreza e autoritarismo existente no Oriente Médio

Como isso foi possível?

-Com o Estado iraquiano falido, o país virou polo atrativo para jihadistas do mundo todo e inúmeros grupos militantes passaram a ter mais liberdade para agir

Page 47: ATUALIDADES 2014

Cresceu a violência entre a minoria sunita, que até então estava no poder por meio de Saddam Hussein, a maioria xiita, oprimida pelo ditador, e os curdos, também reprimidos. 

 Entre os grupos violentos sunitas estava o Jama'at al-Tawhid wal-Jihad, liderado pelo jordaniano Abu Musab Al-Zarqawi. Em 2004, em sua campanha contra a comunidade xiita, Zarqawi jurou lealdade a Bin Laden e transformou sua facção na Al-Qaeda no Iraque.

 Atrocidades contra xiitas, curdos, sunitas e estrangeiros eram tão grandes que alienaram também as populações sunitas do Iraque.

Page 48: ATUALIDADES 2014

A "fundação" do Estado Islâmico escancara os problemas do Oriente Médio. Normalmente, os conflitos na região têm origem nas diferenças entre dois blocos. Em um deles estão os aliados dos Estados Unidos, como Israel, Arábia Saudita e as monarquias do Golfo.No outro está o Irã, o grupo libanês Hezbollah e o regime Assad. Hoje, a disputa entre esses dois blocos é uma das principais causas a impedir o surgimento de governos inclusivos e democráticos na Oriente Médio, e o que acontece no Iraque e na Síria é exemplo claro disso. O ISIS nada mais é que o resultado extremo do desespero existente no Oriente Médio.

Page 49: ATUALIDADES 2014

Boko Haram  organização fundamentalist

a islâmica de métodos terroristas que busca a imposição da lei Sharia no norte da Nigéria.

combata a corrupção do governo e a falta de pudor das mulheres, a prostituição e outros vícios. Segundo eles os culpados por esses males são os cristãos, a cultura ocidental e a tentativa de ensinar algo a mulheres e meninas. Segundo Boko Haram as meninas sequestradas vão começar uma vida nova como servas.

Page 50: ATUALIDADES 2014

Quem estuda e não pratica o que aprendeu, é como o homem que lavra e não semeia.

Provérbio Árabe