Atualizando Roms Do Mame

6
Primeiramente é importante lembrar de que este tutorial foi feito pelo amigo PREDAS do forum retrobits, que gentilmente cedeu a possibilidade de publicá-lo. Então todos os créditos pra ele. INTRODUÇÃO A idéia é ter uma maneira de atualizar as roms do MAME mais facilmente a cada nova versão; conseqüentemente, não precisar ficar pegando uma rom aqui ou acolá pela internet manualmente. Para tanto, criaram ferramentas que administram as roms, de modo que todas as pessoas tenham os mesmos arquivos, facilitando, assim, a troca dos arquivos. Aqui vamos mostrar, passo a passo, como atualizar suas roms para a última versão do MAME. Quanto mais roms você já tiver, menos precisará baixar (logicamente). 1 – FERRAMENTAS NECESSÁRIAS MAME padrão Clrmame TorrentZip Bitornado (ou outro cliente bittorrent) 2 – “AUDITANDO” SUAS ROMS Primeiramente deve-se “auditar” as roms que você tem, isto é, verificar se as roms que você tem estão corretas (nome, crc, etc..) e quais roms estão faltando. Para isso, usamos o Clrmame. Depois de instalá-lo, crie um profile: Em Filename (executable), aponte para o mame.exe da versão que você quer verificar as roms, em description um nome qualquer. Clique OK. Selecione o profile recém criado e clique em LOAD, aparecerá a seguinte tela:

description

Mame

Transcript of Atualizando Roms Do Mame

Page 1: Atualizando Roms Do Mame

Primeiramente é importante lembrar de que este tutorial foi feito pelo amigo PREDAS do forum retrobits, que gentilmente cedeu a possibilidade de publicá-lo. Então todos os créditos pra ele.

INTRODUÇÃOA idéia é ter uma maneira de atualizar as roms do MAME mais facilmente a cada nova versão; conseqüentemente, não precisar ficar pegando uma rom aqui ou acolá pela internet manualmente. Para tanto, criaram ferramentas que administram as roms, de modo que todas as pessoas tenham os mesmos arquivos, facilitando, assim, a troca dos arquivos.

Aqui vamos mostrar, passo a passo, como atualizar suas roms para a última versão do MAME. Quanto mais roms você já tiver, menos precisará baixar (logicamente).

1 – FERRAMENTAS NECESSÁRIAS• MAME padrão • Clrmame • TorrentZip • Bitornado (ou outro cliente bittorrent)

2 – “AUDITANDO” SUAS ROMSPrimeiramente deve-se “auditar” as roms que você tem, isto é, verificar se as roms que você tem estão corretas (nome, crc, etc..) e quais roms estão faltando. Para isso, usamos o Clrmame. Depois de instalá-lo, crie um profile:

Em Filename (executable), aponte para o mame.exe da versão que você quer verificar as roms, em description um nome qualquer. Clique OK.

Selecione o profile recém criado e clique em LOAD, aparecerá a seguinte tela:

Page 2: Atualizando Roms Do Mame

Clique em SETTINGS e, logo após, em ADD; então, selecione a pasta onde estão suas roms:

Dê OK e volte para a tela principal do programa!

Page 3: Atualizando Roms Do Mame

Agora, clique em SCANNNER:

Configure como a imagem acima e clique em SCAN. O programa vai “escanear” todas as suas roms e tentar consertar as que estiverem com nome errado ou fora de lugar. Ao final do processo, será gerado um relatório como este:

Ele indica quantas roms estão faltando e as correções que foram feitas. Quanto mais certas estiverem as roms, menos você terá de baixar via bittorrent.

Page 4: Atualizando Roms Do Mame

3 – TORRENTZIP – “RECOMPACTANDO” AS ROMS.Quando se compacta a rom para zip – dependendo do grau de compactação – geram-se arquivos ligeiramente diferentes no tamanho e crc. Para uniformizar isso e permitir que o compartilhamento das roms seja universal, criaram o torrentzip, que vai “recompactar” todas as suas roms, de modo que o bittorent reconheça na hora de baixar e não ser necessário refazer o download.

Após baixar o programa, descompacte-o na mesma pasta das suas roms.

Abra o prompt do DOS (no windows xp: Iniciar / Executar / digite cmd / enter) mude para o diretório onde estão as roms:

Agora, digite o comando ” trrntzip . ” (o ponto indica para o programa procurar as roms no diretório atual). Lembre-se o ponto é separado e não junto do “trrntzip”

Vai demorar um tempo até finalizar, dependendo do número de roms que você tem, e da velocidade do computador.

No meu AMD Athlon64 3000+ demorou cerca de 3 horas e meia! Mas esse procedimento só precisa ser feito uma vez, nas próximas atualizações de roms, elas já estarão certas.

Ao final o programa vai gerar um relatório como este:

[2005/07/25 - 23:56:37] Execution time 3 hours 36 mins 14 secs[2005/07/25 - 23:56:37] Checked 5680 zip files.[2005/07/25 - 23:56:37] 5680 files were successfully rezipped.

Page 5: Atualizando Roms Do Mame

4 – BAIXANDO AS ROMS QUE FALTAM.Primeiramente deve-se baixar o .torrent que o pessoal usa pra atualizar as roms, recomendo a deste site:http://full.pleasuredome.org.uk/ , é preciso registrar-se, mas vale a pena. Ele possui roms para vários consoles, além de artworks diversos.Depois de instalar o Bittornado (ou outro cliente bittorrent de sua preferência), carregue o .torrent que tem todas as roms do mame e mande baixar na pasta das suas roms. Ele vai verificar as roms que você já tem e mostrar a porcentagem:

Veja que, no meu caso, 97,9% das roms já estão ok, então o programa só vai baixar os 2,1% que faltam. Quando acabar de baixar:

Page 6: Atualizando Roms Do Mame

Download Succeeded!!

5 – VERIFICANDO SE ESTÁ MESMO COMPLETO.Para verificar se a sua coleção de roms está mesmo completa, é só rodar o SCANNER do Clrmame novamente e veja o resultado:

Missing Sets, Missing roms, tudo zerado! Parabéns, você completou sua coleção de jogos do MAME!

Nas próximas atualizações do emulador, basta baixar o novo torrent e mandar baixar em cima da pasta com as roms antigas; só serão baixadas as roms novas. Não é necessário “recompactar” tudo novamente. Boa Diversão!