Aula 05 – Gestão Estratégica Modelo E-C-D; Modelo de cinco forças de ameaças ambientais;...

30
Aula 05 – Gestão Estratégica Modelo E-C-D; Modelo de cinco forças de ameaças ambientais; Análise do Ambiente Externo; Ferramenta de mapeamento de processos e de planificação estratégica - 5w2h; O Plano Estratégico: Formulação do Plano Geral e dos Planos para cada Área Estratégica. Prof. Marcopolo Marinho

Transcript of Aula 05 – Gestão Estratégica Modelo E-C-D; Modelo de cinco forças de ameaças ambientais;...

Page 1: Aula 05 – Gestão Estratégica Modelo E-C-D; Modelo de cinco forças de ameaças ambientais; Análise do Ambiente Externo; Ferramenta de mapeamento de processos.

Aula 05 – Gestão EstratégicaModelo E-C-D; Modelo de cinco forças de ameaças ambientais; Análise do Ambiente Externo; Ferramenta de mapeamento de processos e de planificação estratégica - 5w2h; O Plano Estratégico: Formulação do Plano Geral e dos Planos para cada Área Estratégica.

Prof. Marcopolo Marinho

Page 2: Aula 05 – Gestão Estratégica Modelo E-C-D; Modelo de cinco forças de ameaças ambientais; Análise do Ambiente Externo; Ferramenta de mapeamento de processos.

A ORGANIZAÇÃO DA ESTRUTURA ESTRATÉGICA

MISSÃOImpacto: 1. Organizacional2. Projeto• Nenhum• Positivo• Negativo

OBJETIVOSMensuráveis GeralEspecíficosSimples, Mensurável,Aceitável, Realista, Temporal.

Análise ExternaAmeaçasOportunidades

Análise internaForçasFraquezas

ESCOLHA ESTRATÉGICAEstratégia de negócios•Liderança em custos/ preços;•Diferenciação de produtos;•Integração vertical;•Alianças estratégicas;•Diversificação;•Fusões, aquisições, etc.

IMPLEMENTAÇÃO•Montagem do plano;•Preparação da Estrutura•(físicas e administrativas);•Política de Remuneração e Plano de carreira;•Criação de processos de controle.

VANTAGEMCOMPETITIVAVantagemTemporáriaSustentadaDesvantagemTemporáriaSustentada

Page 3: Aula 05 – Gestão Estratégica Modelo E-C-D; Modelo de cinco forças de ameaças ambientais; Análise do Ambiente Externo; Ferramenta de mapeamento de processos.

MICROAMBIENTEEMPRESA MERCADO

-RH-COMPRAS-CONTABILIDADE-MIX DE MARKETING

-CONSUMIDOR

-CONCORRENTES

- FORNECEDORES

-INTERMEDIÁRIOS/PARCEIROS

-PRODUTO/PRODUÇÃO

-DISTRIBUIÇÃO/ VENDAS

-PREÇO/ FINANÇAS

-COMUNICAÇÃO

MACROAMBIENTEDEMOGRÁFICO

ECONOMICO

NATURAL

TECNOLÓGICO

POLÍTICO LEGAL

SOCIOCULTURAL

VARIÁVEISCONTROLÁVEIS

VARIÁVEISSEMI-CONTROLÁVEIS

VARIÁVEISINCONTROLÁVEIS

EXTERNOS: Mudança tecnológica – Tendências demográficas – Tendências Culturais – Clima Econômico – Condições legais e políticas – Acontecimentos internacionais

específicos .

INTERNOS: Recursos (Quantidade e Qualidade), Capacidade Produtiva, etc.

SEMI-CONTROLÁVEIS: Atributos indiretamente controláveis.

Prof. Marcopolo Marinho

Page 4: Aula 05 – Gestão Estratégica Modelo E-C-D; Modelo de cinco forças de ameaças ambientais; Análise do Ambiente Externo; Ferramenta de mapeamento de processos.

Análise de Ambiente pelo Modelo Estrutura – Conduta – Desempenho (E-C-D)

• Estrutura: Refere-se à estrutura do setor, medida por fatores como o número de concorrentes, a heterogeneidade dos produtos, o custo de entrada e saída, etc;

• Conduta: Refere-se às estratégias que que as empresas de um setor implementam;

• Desempenho: O desempenho individual da empresa e o desempenho da economia como um todo.

Page 5: Aula 05 – Gestão Estratégica Modelo E-C-D; Modelo de cinco forças de ameaças ambientais; Análise do Ambiente Externo; Ferramenta de mapeamento de processos.

Estrutura do Setor• Número de empresas concorrentes• Homogeneidade dos produtos• Custos de Entrada e saída

Conduta da Empresa• Estratégias que a empresa busca ganhar• Vantagem competitiva

Desempenho• Individual: Desvantagem competitiva, paridade,

vantagem competitiva temporária ou sustentada;• Econômica: Nível de Emprego, Progresso, Demografia.

Page 6: Aula 05 – Gestão Estratégica Modelo E-C-D; Modelo de cinco forças de ameaças ambientais; Análise do Ambiente Externo; Ferramenta de mapeamento de processos.

Nível de ameaças em um setor

Ameaças de Entrada/ Novos

entrantes

Ameaça de Compradores

Ameaça de Substitutos

Ameaça de RivalidadeAmeaça de

Fornecedores

Modelo de cinco forças de ameaças ambientaisEstrutura de 5 Forças de Porter

Desenvolvida por Michael Porter, identifica as 5 ameaças mais comuns que as empresas enfrentam em seus ambientes competitivos locais e as condições sob as quais essas ameaças

têm maior ou menor probabilidade de estar presentes

Page 7: Aula 05 – Gestão Estratégica Modelo E-C-D; Modelo de cinco forças de ameaças ambientais; Análise do Ambiente Externo; Ferramenta de mapeamento de processos.

Ameaças de Entrada/ Novos

entrantes

Empresas que iniciaram operações recentemente em um setor ou que ameaçam começar operações em breve. De acordo com o modelo E-C-D, novos entrantes são motivados a ingressar em um setor pelos lucros superiores que algumas empresas já nele estabelecidas podem auferir. Empresas que almejam este lucro elevado entram no setor aumentando assim o nível de concorrência e reduzindo, assim, o desempenho das empresas já estabelecidas.

Ameaças de entrada dependem do custo da

entrada e suas barreiras de entrada.

Barreiras a entradas:Economias de Escala – custos caem em função de seu volume de produção;Diferenciação de Produtos – Empresas estabelecidas possuem identificação de marca ou fidelização de clientes que entrantes potenciais não possuem;Vantagem de custo independentes da escala – Tecnologias proprietárias, Know-how gerencial, Acesso favorável de matérias primas, Vantagem de custos das curvas de aprendizagem.Regulamentações Governamentais para entrada – Governos podem por , por razões próprias, decidir aumentar o custo de entrada em um setor.

Page 8: Aula 05 – Gestão Estratégica Modelo E-C-D; Modelo de cinco forças de ameaças ambientais; Análise do Ambiente Externo; Ferramenta de mapeamento de processos.

Ameaça de Rivalidade

A Rivalidade existente em um setor pode reduzir os lucros econômicos através de cortes de preços, lançamentos frequentes de novos produtos, campanhas publicitárias acirradas, ações e reações competitivas rápidas.

A rivalidade tende a ser alta quando o crescimento do setor é lento.

Atributos de um setor que aumentam a ameaça de rivalidade.Grande número de empresas concorrentes que são praticamente do mesmo tamanho;Crescimento lento do setor;Falta de Diferenciação do produto;

Page 9: Aula 05 – Gestão Estratégica Modelo E-C-D; Modelo de cinco forças de ameaças ambientais; Análise do Ambiente Externo; Ferramenta de mapeamento de processos.

Ameaça de Substitutos

Produtos ou serviços oferecidos por rivais de uma empresa que atendem praticamente as mesmas necessidades dos clientes, da mesma maneira que os produtos ou serviços oferecidos pela própria empresa.

Os substitutos impõem um teto aos produtos que as empresas de um setor podem cobrar e os lucros que podem auferir.

Page 10: Aula 05 – Gestão Estratégica Modelo E-C-D; Modelo de cinco forças de ameaças ambientais; Análise do Ambiente Externo; Ferramenta de mapeamento de processos.

Ameaça de Fornecedores

Podem ameaçar o desempenho das empresas de um determinado setor aumentando os preços ou reduzindo a quantidade de seus suprimentos.

Fornecedores – Disponibilizam matérias-primas, mão de obra e bens intermediários.

Indicadores da ameaça de Compradores em um setorNúmero pequeno de compradores (exclusividade);Os produtos vendidos são indiferenciados e padronizados;Os produtos vendidos são uma porcentagem significativa dos custos finais de um comprador; Os compradores não estão obtendo vantagens significativas com a compra dos produtos;

Page 11: Aula 05 – Gestão Estratégica Modelo E-C-D; Modelo de cinco forças de ameaças ambientais; Análise do Ambiente Externo; Ferramenta de mapeamento de processos.

Ameaça de Compradores

Podem reduzir o desempenho das empresas de setor deixando de comprar ou reduzindo a quantidade comprada.

Atributos de um setor que aumentam a ameaça de rivalidade.Grande número de empresas concorrentes que são praticamente do mesmo tamanho;Crescimento lento do setor;Falta de Diferenciação do produto;Características da economia vigente e elasticidade de demanda.

Page 12: Aula 05 – Gestão Estratégica Modelo E-C-D; Modelo de cinco forças de ameaças ambientais; Análise do Ambiente Externo; Ferramenta de mapeamento de processos.

Modelo de Formulação Estratégica 5w2h

EstratégicoPor que? Quanto?

GerencialO que?

OperacionalQuem? Quando?

Onde? Como?

Page 13: Aula 05 – Gestão Estratégica Modelo E-C-D; Modelo de cinco forças de ameaças ambientais; Análise do Ambiente Externo; Ferramenta de mapeamento de processos.
Page 14: Aula 05 – Gestão Estratégica Modelo E-C-D; Modelo de cinco forças de ameaças ambientais; Análise do Ambiente Externo; Ferramenta de mapeamento de processos.

Planejamento e o Plano Estratégico: Formulação do Plano Geral e dos Planos para cada Área

Estratégica.

Planejamento Estratégico: Representa uma técnica gerencial essencial para uma boa administração organizacional ou pessoal. Por meio de uma análise criteriosa do ambiente ao qual uma pessoa ou organização está inserida, é possível fazer um diagnóstico de oportunidades e ameaças, pontos fortes e fracos para o cumprimento da sua missão. Ele tem a característica de dar um norte para que a organização aproveite novos espaços, evitando riscos, gerenciando recursos escassos com maior eficiência, eficácia, efetividade e qualificação no atendimento das demandas da sociedade afetada pela organização ou projeto.

Plano Estratégico: Documento formal oriundo do planejamento estratégico.

Page 15: Aula 05 – Gestão Estratégica Modelo E-C-D; Modelo de cinco forças de ameaças ambientais; Análise do Ambiente Externo; Ferramenta de mapeamento de processos.
Page 16: Aula 05 – Gestão Estratégica Modelo E-C-D; Modelo de cinco forças de ameaças ambientais; Análise do Ambiente Externo; Ferramenta de mapeamento de processos.
Page 17: Aula 05 – Gestão Estratégica Modelo E-C-D; Modelo de cinco forças de ameaças ambientais; Análise do Ambiente Externo; Ferramenta de mapeamento de processos.
Page 18: Aula 05 – Gestão Estratégica Modelo E-C-D; Modelo de cinco forças de ameaças ambientais; Análise do Ambiente Externo; Ferramenta de mapeamento de processos.
Page 19: Aula 05 – Gestão Estratégica Modelo E-C-D; Modelo de cinco forças de ameaças ambientais; Análise do Ambiente Externo; Ferramenta de mapeamento de processos.

• I)  Segmento de Clientes.      Para quem criamos valor? Quem é o nosso público alvo? Quais são as

características deste segmento? Quais são nossos clientes mais importantes? Quem são nossos clientes potenciais?• II) Proposta de Valor.      Qual é a proposta de  valor que entregamos para o cliente? Que problemas de nossos clientes estamos ajudando resolver? Quais são as necessidades que estamos satisfazendo? Que pacotes de produtos e serviços estamos oferecendo para cada segmento de clientes?

•III)  Canais (Distribuição e Comunicação).      Que meios preferem utilizar nosso segmento de mercado? (Ex. Loja física,

Virtual); Como estabelecer contato com os clientes? Como é a integração de nossos canais? Quais funcionam melhor? Quais são os mais eficientes x custos? Como se integram ao dia a dia de nossos clientes?

•IV)   Relacionamento com clientes.      Que tipo de relacionamento cada segmento de cliente espera ter para

estabelecer e manter a preferencia de nossa marca? Atualmente quais temos estabelecido? Qual são os custos deles?Como eles são integrados com o resto do nosso modelo de negócio?

Page 20: Aula 05 – Gestão Estratégica Modelo E-C-D; Modelo de cinco forças de ameaças ambientais; Análise do Ambiente Externo; Ferramenta de mapeamento de processos.

•V)  Receitas.     Que valor os nossos clientes realmente estão dispostos a pagar? Por que

é que eles pagam atualmente? Como que eles estão atualmente pagando? Como gostariam de pagar?

•VI) Recursos Chave.      Que recursos físicos, humanos, intelectuais ou econômicos são

essenciais para atender nossa proposta de valor, distribuição e canais de relacionamento? Qual a nossa principal fonte de recurso?

•VII) Atividades Chave.      O que devemos Saber e fazer? Quais são as principais Atividades exigidas pela nossa proposta de valor, pelos nossos canais de distribuição, pelo nosso relacionamento com o Cliente e pelas nossas fontes de receita?

•VIII) Parcerias Chave.      Quem são nossos parceiros e provedores fundamentais? Quais sã os Recursos-chave que estamos adquirindo de parceiros? Quais são as Principais atividades que os parceiros realizam?

•IX)   Custos.      Quais são os custos mais importantes do modelo de negocio (Recursos e Atividades chaves). Quais são os recursos-chave mais caros? Quais são as Atividades-chave mais caras?

Page 21: Aula 05 – Gestão Estratégica Modelo E-C-D; Modelo de cinco forças de ameaças ambientais; Análise do Ambiente Externo; Ferramenta de mapeamento de processos.
Page 22: Aula 05 – Gestão Estratégica Modelo E-C-D; Modelo de cinco forças de ameaças ambientais; Análise do Ambiente Externo; Ferramenta de mapeamento de processos.
Page 23: Aula 05 – Gestão Estratégica Modelo E-C-D; Modelo de cinco forças de ameaças ambientais; Análise do Ambiente Externo; Ferramenta de mapeamento de processos.

O caso da Calamidade pública

• Um município pernambucano recentemente atingido por fortes chuvas necessita de recursos urgentes para suprir as necessidades básicas de sua população, que, desabrigadas, ficaram sem alimentos, roupas e agasalhos. Vocês fazem parte do Conselho de Moradores Local e das associações de moradores de todo o município. Desenvolvam um plano de ação para auxiliar a população que encontra-se em carência total de recursos básicos.

Obs: As verbas municipais vindas em auxílio à população serão poucas e morosas. Tracem ações através de parcerias.

Page 24: Aula 05 – Gestão Estratégica Modelo E-C-D; Modelo de cinco forças de ameaças ambientais; Análise do Ambiente Externo; Ferramenta de mapeamento de processos.
Page 25: Aula 05 – Gestão Estratégica Modelo E-C-D; Modelo de cinco forças de ameaças ambientais; Análise do Ambiente Externo; Ferramenta de mapeamento de processos.

Empresa de Aquarismo contrata consultoria para expansão de mercado, diversificação e refinamento de

produtos com foco na inovação.A empresa Aquárius, varejista na venda de aquários tradicionais encontra-se com estagnação de crescimento e para sanar este problema planeja investir em diferenciação de produtos e abordagem de novos públicos, tendo em vista que a mesma atua apenas com público-alvo pessoa física, geralmente crianças e praticantes de aquarismo. Indique estratégias de diversificação, parcerias, recursos chaves e ações para que a empresa volte a crescer no mercado e ser pioneira no estado na implantação de aquários diferenciados.

Obs: A empresa não planeja mudar ou ampliar o segmento.

Page 26: Aula 05 – Gestão Estratégica Modelo E-C-D; Modelo de cinco forças de ameaças ambientais; Análise do Ambiente Externo; Ferramenta de mapeamento de processos.

Empresa de Aquarismo contrata consultoria para expansão de Mercado e diversificação de produtos.

Page 27: Aula 05 – Gestão Estratégica Modelo E-C-D; Modelo de cinco forças de ameaças ambientais; Análise do Ambiente Externo; Ferramenta de mapeamento de processos.

Hamburgueria Pioneira na comercialização de Hamburgueres especiais sofre com novos entrantes.

A empresa Burguer Queen encontrou no segmento familiar bairrista a oportunidade de trabalhar com a comercialização de hamburgueres e salgados feitos na hora, todo o processo de fabricação de hamburgueres e molhos é próprio, moldados e feitos na hora, e a empresa foi a pioneira no bairro em que está situada. Porém, novos entrantes enxergaram a oportunidade de concorrer e estão criando hamburguerias semelhantes no bairro. Criem um plano focado em ações que gerem uma fidelização nos clientes do bairro.

Obs.: A empresa investe pouco em publicidade e propaganda, tendo em vista que o seu crescimento ocorreu pelo boca a boca e continua desta maneira.

Page 28: Aula 05 – Gestão Estratégica Modelo E-C-D; Modelo de cinco forças de ameaças ambientais; Análise do Ambiente Externo; Ferramenta de mapeamento de processos.
Page 29: Aula 05 – Gestão Estratégica Modelo E-C-D; Modelo de cinco forças de ameaças ambientais; Análise do Ambiente Externo; Ferramenta de mapeamento de processos.

Empresa de Eco Turismo e Turismo de Aventura de SP pretende investir em nova estrutura e PE e precisam

traçar rotas e alianças estratégicas.

A empresa RappelTour, especialista na prática de turismo de aventura e ecoturismo enxerga oportunidade de atuação no estado de Pernambuco e contratou a sua equipe para desenvolver um plano de ação para PE. Existe uma ampla quantidade de verbas disponível e ampla experiência prática da equipe que virá trabalhar no estado, porém, não existe nenhum conhecimento das rotas do Estado e estratégias de divulgação.

Obs.: A empresa precisa investir na estratégia de mercado, tendo em vista ser um setor carente em Pernambuco e potencial para novos entrantes.

Page 30: Aula 05 – Gestão Estratégica Modelo E-C-D; Modelo de cinco forças de ameaças ambientais; Análise do Ambiente Externo; Ferramenta de mapeamento de processos.