AULA 07 – MELHORES BATEREIROS... OPAH.... BATERISTAS.

34
AULA DE BATERIA

Transcript of AULA 07 – MELHORES BATEREIROS... OPAH.... BATERISTAS.

AULA DE BATERIA

AULA 07 – MELHORES BATEREIROS... OPAH.... BATERISTAS

CONSIDERADOSMELHORES DO MUNDO

MUNDO - RINGO STARR – THE BEATLES

Mesmo não sendo baterista exibicionista, reservou seu único solo nos Beatles para última música do último álbum. Ringo era fundamental na banda e deu à mesma o som próprio de bateria, de forma inventiva, e pouco convencional.

MUNDO - STEWART COPELAND – THE POLICE

Stewart Copeland é reconhecido por fundir rock, música do Oriente Médio, batidas reggae e ainda jazz. E baterista do The Police conferiu personalidade única para melodias de Sting.

MUNDO - JOSH FREESE – DEVO, NINE INCHNAILS

É um dos bateristas mais requisitados de estúdio, pela precisão e também por groove.

A participação de Josh é impressionante, em quase 300 discos, de Puddle of Mudd à Avril Lavigne e Offspring. A experiência deste baterista lhe deixa apto para tocar de tudo, do rock ao jazz e heavy metal.

MUNDO - GINGER BAKER – CREAM

Ginger Baker em Cream, de modo prático, inventou o solo de bateria do gênero rock. O som particular deste músico marcou década de 1960, através de som espesso e profundo, que serviu de inspiração de quase todos os bateristas de heavy metal posteriores. Após Cream, Ginger passou com sucesso para áreas das músicas do mundo e jazz.

MUNDO - MIKE PORTNOY – THE WINERY DOGS

Mike Portnoy é também ex-membro fundador do Dream Theater, e auxiliou a caracterizar um estilo prog-rock, com base em abordagem muito particular à técnica.

Trata-se não do baterista mais rápido ou exibicionista deste gênero, e sim é destaque a sua atenção para detalhe e sólido propósito para servir idéia musical superior a ele, que fez com que, a banda Avenged Sevenfold fizesse a recruta de Mike para turnê no ano 2010.

MUNDO - LARS ULRICH – METALLICA

É caracterizado pelo estilo heavy metal como muito interessante e excêntrico. É membro fundador e compositor do Metallica, sendo força motriz para algumas músicas do heavy metal, mais populares de todos os tempos.O estilo de Lars é simples, porém sempre forte.

O mesmo não se arma de fills vistosos ou bumbos duplos, investindo em básico. Lars é também empresário e ator, e atingiu a fama mundial no Metallica, representando o Thrash Metal, como ainda principal fundador. No ano 2004, foi eleito pela revista Kerrang! nona personalidade de maior influência no mundo do rock.

MUNDO - DAVE GROHL – NIRVANA, FOOFIGHTERS, THEMCROOKEDVULTURES

Após Nirvana, participou de 7 álbuns com Foo Fighters, porém não deixou seus créditos de baterista em outras mãos, retornando a este instrumento nos álbuns do Them Crooked Vultures, e Queens of The Stone Age.

MUNDO - KEITH MOON – THE WHO

Keith Moon é destaque com sua técnica selvagem fundamental no The Who, e após a morte do baterista no ano 1978, a mesma não retornou a soar do mesmo modo.

Moon atacou o instrumento munido de imprudência indomável que os mais velhos poderiam enxergar como louca, porém foi particularmente esta intensidade que auxiliou a dar forma ao som típico desta banda, e influenciou do estilo feroz.

MUNDO - NEALPEART – RUSH

NealPeart é popular baterista, letrista no Rush, e considerado por muitos, baterista de rock, pela excelência. É famoso pelo estilo engenhoso, determinado pelos solos de intensidade com passagens, soando a bateria como instrumento principal.

E não há concerto dos Rush que finaliza sem seu solo faiscante.

MUNDO - JOHN BONHAM – LED ZEPPELIN

Conhecido como Bonzo, é lembrado pela sua velocidade, pé direito trepidante e intensidade. Porém, mais que tudo, era um instrumentista com alma.

Bonham era repleto de groove, mesmo com solos deslumbrantes, batida cool, fills e perfeito domínio do bumbo. É amplamente determinado o maior baterista da história do rock, e mais de 30 anos depois de sua morte, permanece a angariar prêmios e admiração.

CONSIDERADOSMELHORES DO BRASIL

BRASIL - AQUILES PRIESTER (ANGRA, HANGAR)

Ex-bateristado Angra, pela qual ficou conhecido no país inteiro, o “Polvo” é um dos mais ágeis bateristas do mundo. Aquiles é baterista de metal melódico e um dos principais nomes no estilo, não só do país, mas do mundo. Dono de um set enorme e variado, Priester chegou até a fazer teste no Dream Threater, infeliz- mente não foi muito bem-sucedido.

BRASIL – IGGOR CAVALERA (SEPULTURA, CAVALERA CONSPIRACY)

O lendário baterista da formação original do Sepultura é um nome quase automático a se lembrar quando o assunto é “bateristas brasileiros”. Iggor é dono de uma pegada inconfundível, e ainda deixa viúvas no Sepultura, desde que saiu, em meados dos anos 2000.

BRASIL - ELOY CASAGRANDE (SEPULTURA)

O menino prodígio de 21 anos assumiu recentemente as baquetas do Sepultura, hoje a principal banda brasileira na cena do metal mundial. Apesar de jovem, Eloy já tocou com várias bandas, inclusive na de André Matos, ex-vocalistado Angra. Eloy é baterista de trash metal, e já é um dos principais nomes do metal mundial.

BRASIL - BRUNO VALVERDE (ANGRA)

Bruno também é da nova geração de bateristas brasi-leiros, e sucedeu Aquiles na bateria do Angra.

BRASIL - JOÃO BARONE(PARALAMAS DO SUCESSO)

CONSIDERADOSMELHORES DO GOSPEL

GOSPEL - ALEXANDRE APOSAN

Era o atual baterista da banda Oficina G3, saiu em 2014, por motivos e projetos pessoais, porém possui uma vasta experiência como músico, já tocou e gravou com vários artistas, dentre eles Thalles Roberto e Paulo César Baruk.

GOSPEL - SILAS JR.

Baterista da banda de rock Fruto Sagrado, passou a integrar a banda no início dos anos 2000, e fez parte de uma das melhores fases da banda, inclusive na gravação do álbum “O que na verdade somos”, em 2003, considerado por muitos o melhor do Fruto Sagrado.

GOSPEL - WALTER LOPES

Waltão, como foi e é chamado carinhosamente pelos fãs, foi um dos fundadores da banda Oficina G3, sendo durante muitos anos um dos pilares do grupo. O músico deixou a banda em 2001, alguns anos depois ele formou outra banda, Judas o Outro.

GOSPEL - LUFE

assumiu as baquetas do Oficina G3 logo após a saída de Waltão, neste período ele gravou os álbuns “Humanos” e “Além do que os olhos podem ver”. Lufe também também já tocou com vários artistas do meio cristão, dentre eles Katsbarnea e Renascer Praise.

GOSPEL - FELIPE ALVES

Um dos grandes nomes no meio Gospel, faz trabalhos Freelancer's com Fernandinho, seu virtuosismo e Técnicas fazem a diferença em suas performances.

Felipe é Endorsee da Bateria Gretsch,Baquetas Alba e Pratos Bosphorus

GOSPEL - ANDRÉ MATTOS

Baterista de apurada técnica, integrante e um dos fundadores do grupo Trazendo a Arca. André já tocou com vários nomes do gospel, mas ficou conhecido a partir de seu trabalho com o ministério Toque no Altar.

É endorsee da Bateria Pearl, Pratos Krest e Baquetas C.Ibañez.

GOSPEL - ADRIEL

Adriel ou Adriel Sorriso, como é conhecido, é professor de música, ficou conhecido no Brasil quando passou a integrar a banda Metal Nobre, com quem gravou o CD e DVD “Nas mãos do Senhor”, o álbum maior sucesso da banda.

GOSPEL - GUILHERME MORGADO

batera da banda Catedral, mesmo com sua forma simples de tocar foi um dos propulsores do movimento rock gospel no Brasil. Atualmente continua seu trabalho com o Catedral.

GOSPEL - VALMIR BESSA

Baterista da banda Quatro por Um, há mais de 10 anos Valmir vem fazendo um pop rock consistente o que o faz ser um baterista bastante reconhecido.

GOSPEL - JORGE BRUNO

Está entre os que fizeram história na música cristã no Brasil e há mais de duas décadas continua mais firme que nunca com a banda Resgate.

GOSPEL - GERALDO ABDO

O Novo Som foi durante muito tempo o expoente do pop na música cristã nacional, principalmente na década de 90, e durante todo esse tempo foi o comandante da batera na banda, que continua firme na estrada!