Aula 1

9
Aula 01 - Equipamentos Basicos Equipamentos O primeiro passo para quem deseja ingressar no vasto universo de produção musical é sem dúvida a escolha certa dos equipamentos para o seu estúdio. Essa escolha pode ser pensada em cima do que o produtor vai querer executar dentro do estúdio, por exemplo: se apenas forem usados sons pré-gravados (samples) ou novos sons gerados a partir da própria DAW (Digital Audio Workstation), não será necessário o uso de microfones, pré-amps e teclados sintetizadores externos. Para a maioria das pessoas que estão ingressando neste tipo de trabalho, principalmente futuros produtores de música eletrônica, recomendamos o seguinte setup de equipamentos: Placa de audio (soundcard) - responsável pela qualidade final do audio criado e também por todo o processamento gerado pela DAW. Este tipo de placa oferece saidas e entredas de canais, saída para headfones, entradas pré-amplificadas para gravações de instrumentos como guitarra, baixo, vocal, etc... recomendação: m-audio, edirol, motu, apogge Monitores de audio - os monitores são importantes para garantir a fidelidade dos sons e timbres gerados dentro do projeto. Caixas normais costumam "mentir" em relação ao som que estamos produzindo, isso devido a sua faixa de frequência não ser linear. Isso implica diretamente no resultado final do trabalho, onde provavelmente, o resultado dentro do estúdio será um e após gravar a música em um cd para ouvir no carro por exemplo o resultado será outro completamente diferente. recomendação: krk, alesis, mackie, m-audio Teclado MIDI - teclados e controladores MIDI são muito importantes para nos auxiliar na hora do trabalho. Atualmente o mercado oferece diversas marcas e modelos de teclados controladores, dentre todas as opções você pode escolher o seu a partir da quantidade de teclas (2, 4, 5, 8 oitavas) e também pelos recursos disponíveis como pads, transport, faders, knobs, etc... recomendação: akai, m-audio, novation Para leitura Abaixo seguem duas indicações de livros para estudo de mixagem profissional. Titulo: Mix O Poder da Mixagem Autor: Daniel Farjoum Editora: Sheldon Titulo: Guia de Mixagem Vol 1 Autor: Fábio Henriques Editora: Musica & Tecnologia

Transcript of Aula 1

Page 1: Aula 1

Aula 01 - Equipamentos Basicos

Equipamentos

O primeiro passo para quem deseja ingressar no vasto universo de produção musical é sem dúvida a escolha certa dos equipamentos para o seu estúdio. Essa escolha pode ser pensada em cima do que o produtor vai querer executar dentro do estúdio, por exemplo: se apenas forem usados sons pré-gravados (samples) ou novos sons gerados a partir da própria DAW (Digital Audio Workstation), não será necessário o uso de microfones, pré-amps e teclados sintetizadores externos.

Para a maioria das pessoas que estão ingressando neste tipo de trabalho, principalmente futuros produtores de música eletrônica, recomendamos o seguinte setup de equipamentos:

Placa de audio (soundcard) - responsável pela qualidade final do audio criado e também por todo o processamento gerado pela DAW. Este tipo de placa oferece saidas e entredas de canais, saída para headfones, entradas pré-amplificadas para gravações de instrumentos como guitarra, baixo, vocal, etc...

recomendação: m-audio, edirol, motu, apogge

Monitores de audio - os monitores são importantes para garantir a fidelidade dos sons e timbres gerados dentro do projeto. Caixas normais costumam "mentir" em relação ao som que estamos produzindo, isso devido a sua faixa de frequência não ser linear. Isso implica diretamente no resultado final do trabalho, onde provavelmente, o resultado dentro do estúdio será um e após gravar a música em um cd para ouvir no carro por exemplo o resultado será outro completamente diferente.

recomendação: krk, alesis, mackie, m-audio

Teclado MIDI - teclados e controladores MIDI são muito importantes para nos auxiliar na hora do trabalho. Atualmente o mercado oferece diversas marcas e modelos de teclados controladores, dentre todas as opções você pode escolher o seu a partir da quantidade de teclas (2, 4, 5, 8 oitavas) e também pelos recursos disponíveis como pads, transport, faders, knobs, etc...

recomendação: akai, m-audio, novation

Para leitura

Abaixo seguem duas indicações de livros para estudo de mixagem profissional.

Titulo: Mix O Poder da MixagemAutor: Daniel FarjoumEditora: Sheldon

Titulo: Guia de Mixagem Vol 1Autor: Fábio HenriquesEditora: Musica & Tecnologia

Page 2: Aula 1

Aula 01 - Versões do Live e Instalação - Mac / Win

Conhecendo as versões

Ableton Live Intro: A versão Intro é oferecida para iniciantes e traz algumas das principais funções do programa em conjunto de uma vasta biblioteca de loops e sons. A um preço extremamente acessivel ($99,00), o Live Intro é a melhor opção para quem está inichttp://www.ableton.com/live-intro

Ableton Live: A versão Live vem com todas as funções do programa, porém, com algumas limitações, principalmente em relação aos instrumentos nativos e biblioteca de sons. http://www.ableton.com/live-8

Ableton Live Suite: O Live Suite é a versão completa do Live, com todos recursos, 11 instrumentos/ efeitos e mais de 1600 sons na sua biblioteca.http://www.ableton.com/suite-8

O processo de instalação e autorização do Ableton Live é muito simples. Veremos aqui os passos para instalação no sistema windows, porém, para mac o processo será muito parecido.

• inserira o DVD de instalação, clique no icone setup.exe

• abrindo a caixa de dialogo sobre a instalação, clique em Next

• na janela de licença, clique em I Agree e depois Next

• a próxima janela permite a escolha de um local específico dentro do seu computador para a instalação do Live, caso queira alterar o local padrão de instalação, clique em Browser escolha o novo local e depois Next novamente.

• após a instalação quando o Ableton Live for aberto pela primeira vez, será apresentada a janela de autorização do programa. Neste momento conecte seu computador a internet para que a autorização seja feita mais rapidamente, porém, caso não for possível a autorização pode ser feita em modo off-line utilizando o numero de série contido no DVD do software.

Page 3: Aula 1

Aula 01 - Info View, File Browser e Preview

Info View

A janela de informações do Live mostra uma pequena descrição de qualquer parte do programa que o mouse estiver apontando.

Janela Info View

Browser View

A janela Browser ?View do Live permite acesso rápido aos arquivos de audio/MIDI contidos no seu computador, como também o acesso aos efeitos de audio/MIDI, Vst Plug-Ins e instrumentos nativos do Live. Podemos abrir ou fechar o Browser do Live pelo botão em forma de triangulo localizado na parte superior esquerda do Live.

File Browser 1 / 2 / 3 - os botões File Browser 1 / 2 / 3 permitem acesso para biblioteca do Live e para qualquer local específico dentro do seu HD.

Para facilitar a busca de samples, projetos de músicas e presets, podemos criar novas pastas dentro da Library do Live nos locais especificos para cada caso.

Preview

Abaixo do Browser do Live encontramos os controles de Preview. Neste campo podemos ouvir os samples e loops de qualquer BPM em perfeito sincronismo com o tempo do projeto. Para isso deixe o botão com o desenho de um fone ativado e o botão RAW desligado, depois apenas clique uma vez um cima de qualquer arquivo de audio que esteja no Browser do Live. Caso o botão Raw fique igado, o preview irá tocar o sample com o seu BPM original.

Page 4: Aula 1

Aula 01 - Samples

O Live utiliza dois tipos de sinais: audio e MIDI. Estes sinais são carregados e referenciados no Live como Clips.

Samples e clips de audio

Um clip de audio possui uma referência a um sample (também conhecido como arquivo de som ou arquivo de audio). O clip informa ao Live qual a unidade de seu computador onde se encontra o sample, a parte do sample que deverá ser reproduzida e como deverá ser reproduzida.

O Live pode reproduzir formatos de arquivo de audio sem compressão (wav, aiff, rex) como arquivos comprimidos (MP3, AAC, Ogg Vorbis, Ogg Flac e/ou Flac).

Caso arraste um sample desde o Browser do Live, o programa irá criar automaticamente um clip para reproduzir o sample. Antes de arrastar o sample, você poderá ouvi-lo em forma de preview diretamente no Browser. Para ativar a pré-escuta, clique no botão que apresenta fones de ouvido no Browser.

!"#$%&'( )* !(+!,#%(- ., '/0, 12

34565 !"##$%&%'(")( 67859:;<5=:5 5= 5> ?8@AB58* #;8; ;9:7C;8 >; 3855B949D;E 34>B5 5> F@:G=H45 <45B:8; 4=@B ;48794>;85B 5= 5> ?8@AB58*

*($ +&#$,"($ $#(""($,"(- .#$.# )/$ 01)#2"/3$#"$ .# *14#5

'7C5 @I8595 =4<58@B;B J 5K97:;=:5B @397@=5B 65 8538@64997G= 5 <45B:8;B H45 358<7:5=985;8 4=; L8;= C;8756;6 65 =45C@B B@=76@B B7= ;>:58;8 5= <@6@ ;>L4=@ >; <45B:8; @87L7=;>* ,>38@L8;<; 9;>94>; :@6;B >;B <@67M9;97@=5B 5= :75<3@ 85;>E <75=:8;B >; <45B:8; B5 8538@6495*#;8; 67C58B@B ;N4B:5B B5 85;>7O;= 5= >; 41$,( 6)1!E H45 ;3;8595 5= 3;=:;>>; D;975=6@ 6@F>59>79 B@F85 94;>H4758 9>73*

*($ !"/!1#.(.#$ .# &-%)1! .# (&.1/ #- )( 41$,(6)1!5

#4565= 9@=B5L478B5 =4<58@B;B J 3@:5=:5B <;=734>;97@=5B <567;=:5 >;B 9;3;976;65B 653("!1-7 65 '7C5* P;837=L B7L=7M9; 9;<F7;8 >; C5>@976;6 65 8538@64997G= 65 <45B:8;B 7=Q6535=675=:5<5=:5 65> :@=@ 3;8; 9@7=97678 9@= 5> :5<3@ 65 >; 9;=97G=* ,> :5<3@ 34565;N4B:;8B5 ;> C45>@ ; :8;CRB 65> 9;<3@ %5<3@ 65 >; ?;88; 65 !@=:8@>*

8) %(+!/ 9#+!/ .# )(:(""( .# %/-,"/)5

Os samples são arrastados desde Browser do Live.

Uma maneira fácil de criar uma biblioteca de sons é adquirindo cds de samples. Este tipo de cd oferece coleções de loops e samples dos mais variados gêneros musicais, instrumentos, vocais, efeitos e todo tipo de som que se possa imaginar. Para música eletrônica os principais fabricantes são: loopmasters, vegeance, sample magic e bigfishaudio.

www.loopmasters.com

www.vengeance-sound.com

www.samplemagic.com

www.bigfishaudio.com

No site da Ableton podemos encontrar Lives Packs. Os Live Packs podem conter arquivos de audio, MIDI, Live Set ou arquivos extras para uso no Live. A Ableton também traz os Partner Instruments, parcerias no desenvolvimento de novos sons para uso no Live.

http://www.ableton.com/livepacks

Page 5: Aula 1

Aula 01 - Samples

Classificação de pastas

Os cds de samples são vendidos com todo seu conteúdo separdo e organizado, cada um no seu esquema. Encontramos sempre três importantes classificações de pastas em um cd de samples, são elas:

samples/ou wav: aqui encontraremos variados samples para cada elemento.

loops/ou rex: aqui teremos conjuntos de idéias prontas em samples, ou seja, os arquivos de som teram sempre uma estrutura ritmica ou melodica já criada.

sampler patches: nesta pastas encontraremos os presets para os mais usados samplers virtuais do mercado como ESX24 (logic), Halion (Cubase), Kontakt (Native Instruments) e Apple Loops.

Encontraremos ainda outras classificações internas relacionadas aos elementos e instrumentos musicais em um cd de sample.

Elementos: basicamente os elementos são encontrados nas pastas samples e referenciam os elementos de uma bateria ou percussão. Vejamos alguns exemplos abaixo.

BD - Bumbo, Kick, Bass DrumSD - Caixa, Snare DrumCL - ClapHH - Hi HatOH - Open HatCYM - Crash e RidesTOM - Tom TomsPERC - PercussõesONE SHOT - Fx, Vocals, Chords

Instrumentos: geralmentes encontramos os sons de instrmentos na pasta de loops, veja alguns exemplos.

BASS - loops ou samples de baixoCHORD - loops contendo acordes variadosDRUMS - loops de bateriaGUITAR - loops com sons de guitarrasKEYBORDS - loops com sons de tecladosSYNTHS - loops com sons de sintetizadores

Cifras

Cifra é um sistema de notação musical usado para indicar através de símbolos gráficos ou letras os acordes a serem executados por um instrumento musical (como por exemplo uma guitarra). Geralmente encontramos as cifras musicais nos loops de instrumentos, a combinação das cifras no momentos da composição se vê extremamente necessário, já que sem a combinção a música não soará harmonicamente.

Page 6: Aula 1

Aula 01 - Samples

Regra de formação

A nota fundamental é definida pelo sistema de notação alfabética em que o nome de cada nota musical corresponde a uma letra de A a G, com sustenidos ou bemois quando necessário:

Nome da nota Nome do acordeNome do acordeNome do acordeNome da notaNaturais Sustenidos Bemóis

Lá A A# AbSi B BbDó C C#Ré D D# DbMi E EbFá F F#F#Sol G G# Gb

Sustenido: em música, o sustenido (#) é um acidente que indica que a altura desta nota deve ser elevada.

Bemol: em notação de música, o bemol ( ) é uma alteração que diminui meio tom de uma nota musical.

Page 7: Aula 1

Aula 01 - Trilhas

As trilhas abrigam os clips e também manipulam o uso dos sinais, assim como a criação de novos clips através de gravação, síntese sonora, processamento de efeitos e mixagem.

!"#$%&'( )* !(+!,#%(- ., '/0, 12

34 !"#$% &'##"()* #454 64745 89 :; 9;<=5;= 4 =<5= 6:989 :745 3=7 >=55976=;8?9;<97 7939><=597= 34 <9>34 %4@ 89 7: >=A6:<48=54* .48= B:9 4A@47 C?7<47 =D59>9; D:;>?=;43?84897 8?7<?;<47E>484 :;4 89 93347 59F;9 7: 65=6?4 >=39>>?G; 89 >3?67* += =@7<4;<9E 97 ?A6=5<4;<9 79H4345B:9 34 43<95;4;>?4 9;<59 4A@47 C?7<47 7G3= >4A@?4 34 4645?9;>?4 893 '?C9 -9<E I ;= 4><?C4A=8=7E ;? 43<954 93 597:3<48=E ;? A=8?J>4 93 A4<95?43 43A4>9;48=*

*(# #'+',$(-'# .' +%#!"#$%# /--%)0'1')$ 2&'##"()3

'47 C?7<47 "554;K9A9;< I -977?=; ?;<954><F4; 89 :; A=8= A:I 65L><?>=* #=5 9M9A63=E 796:989 ?A65=C?745 >=; >3?67 9; 34 C?7<4 -977?=; I K54@45 :; 97@=N= 89 34 ?A65=C?74>?G; 9; 939;<=5;= "554;K9A9;< 6454 695D9>>?=;45 6=7<95?=5A9;<9 979 A4<95?43* ,33= 97 6=7?@39 6=5B:9347 C?7<47 "554;K9A9;< I -977?=; 97<L; >=;9><4847 6=5 A98?= 89 4"#$%#*

!"#" $%&'(&

'47 6?7<47 43@95K4; 3=7 >3?67 I <4A@?O; A4;9M4; 93 P:M= 89 79H4397E 47Q >=A= 34 >594>?G; 89;:9C=7 >3?67 4 <54CO7 89 34 K54@4>?G;E 7Q;<97?7 89 7=;?8=E 65=>9748= 89 9D9><=7 I A9N>34*

5)% 4"#$% ') +% !"#$%/--%)0'1')$3

'47 C?7<47 -977?=; I "554;K9A9;< >=A645<9; 93 A?7A= >=;M:;<= 89 6?7<47* ,; 34 C?7<4 -97R7?=;E 347 6?7<47 89 8?76=;9; C95<?>43A9;<9 89 ?NB:?9584 4 8959>S4E A?9;<547 B:9 9; 34 C?7<4"554;K9A9;< 97<L; 8?76:97<47 S=5?N=;<43A9;<9 89 455?@4 4@4M=* &;4 7?A639 ;=5A4 K=@?95;434 >=S4@?<4>?G; 89 >3?67 9; :;4 6?7<4T

Uma trilha na vista Arrangement.

As vistas Session e Arrangement compartilham o mesmo conjunto de trilhas. Na vista Session, as trilhas são dispostas verticalmente da esquerda para a direita, enquanto que na vista Arrangement ficam dispostas horizontalmente de cima para baixo.

Controles importantes como pan, rec, solo, mute, volume, routing, sends estão localizados nas trilhas. Cada trilha representa um elemento da música, por exemplo, a linha de baixo em uma trilha, a voz em outra trilha, a guitarra em outra e assim por diante. Todos os sinais gerados pelas trilhas por padrão são direcionados para trilha Master.

As trilhas aparecem representadas por Barras de Título de trilha. Clique sobre a Barra de Título de uma trilha para selecioná-la.

!"#$%&'()*(+,)#-(*(./0/

!"#"$%&#"'$()*+,&",#+)*+-$('$*,&./('$012&"$+$3454$2"$6&%+$(7,&8(#$+$,+9,"21:+#$;.&9'<$='()2"$"'$;"#()2"'$2+$&)'+,>?"$(9,"9,&(2"'-9"2+#$'+,$(8,+8(2('$("$#&@+,$2"$6&%+$A+*$)"%('$*,&./('$2+$012&"$"1$3454$($B1(.B1+,$#"#+)*"<

C'$*,&./('$*(#7D#$9"2+#$'+,$;,&(2('$;.&;()2"$21('$%+:+'$"19,+''&")()2"$E+*1,)$'"7,+$"'$(,B1&%"'$)"$F(%+8(2",$9(,($;(,,+80.('-$"1$(,,('*()2"$"7G+*"'$($9(,*&,$2"$F(%+8(2",$(*D"$+'9(>"$H$2&,+&*($2('$*,&./('$)($I&'*($A+''&")$"1$2+7(&@"$2('$*,&./('$2($I&'*($C,,()8+#+)*<$J'$2&'9"'&*&%"'$"1$(,B1&%"'$B1+$'?";(,,+8(2"'$)"$6&%+$2+'*($K",#($;,&(,?"$*,&./('$2"$*&9"$(9,"9,&(2"$L9",$+@+#9."-$1#($*,&./($3454$'+,0$;,&(2($;('"$(,,('*+#"'$1#$(,B1&%"$"1$+K+&*"$3454M<

C'$*,&./('$(9(,+;+#$,+9,+'+)*(2('$9",$N(,,('$2+$*O*1."$2+$*,&./(<$!.&B1+$'"7,+$($N(,,($2+$*O*1."$2+$1#($*,&./($9(,($'+.+;&")0P.($+-$($'+81&,-$+@+;1*+$1#$;"#()2"$2"$#+)1$Q2&*$'"7,+$+.(-$9",$+@+#9."-$RE+)(#+R<

S$9"''O%+.$,+)"#+(,$,(9&2(#+)*+$1#($'D,&+$2+$*,&./('$+@+;1*()2"$+'*+$;"#()2"$+$1'()2"$($'+81&,$($*+;.($T(7$9(,($2+'.";(,P'+$2+$1#($N(,,($2+$*O*1."$H$"1*,(<$T(#7D#$9"2+#"'$&)*,"21:&,$)"''"$9,U9,&"$*+@*"$&)K",#(*&%"$)1#($*,&./($(*,(%D'$2"$;"#()2"$Q2&*$T+@*$)"$#+)1$Q2&*$"1$)"$#+)1$2+$;")*+@*"$L7"*?"$2&,+&*"$2"$#"1'+M<

!"#$%&'()"#)*)%+,+-#%+*%+"+.$)/)"#*0%#1)%%)"#/+#$2$3'04

V"2+#"'$(,,('*(,$*,&./('$9",$'1('$7(,,('$2+$*O*1."$9(,($,+",2+)0P.('-$"1$;.&;(,$+$(,,('*(,$'"7,+$'1('$7",2('$9(,($(.*+,(,$'1('$.(,81,('$L)($I&'*($A+''&")M$"1$(.*1,('$L)($I&'*($C,,()8+#+)*M<

V(,($(9(8(,$1#($*,&./(-$1'+$"$;"#()2"$5+.+*+$2"$#+)1$Q2&*<

1&2&#'()*(3*4-"2-(*(1&2&$(.&'4*"

C.D#$2('$*,&./('$B1+$,+9,"21:+#$;.&9'-$"$6&%+$A+*$2&'9W+$2+$1#$!()(.$#('*+,$+$2+$(*D$2":+$;()(&'$2+$,+*",)"<$A1($#&''?"$)?"$

GUIA COMPLETO MUSICAUDIO PARA ABLETON LIVE 7

WWW.MUSICAUDIO.NET 82 30328323

201 of 473

As trilhas aparecem representadas por Barras de Título.

Para apagar uma trilha, use o comando Delete do menu Edit.

Trilhas de áudio

Como vimos anteriormente, as trilhas do Live abrigam e reproduzem clips. Usando o comando de inserção ctrl+T, podemos agregar ao Live Set novas trilhas de audio a qualquer momento.

As trilhas de audio também podem ser criadas clicando duas vezes ou pressionando Return sobre os arquivos de audio (samples) no Browser, ou arrastando o sample a partir do Browser até o espaço à direita das trilhas na Vista Session ou debaixo das trilhas da Vista Arrangement.

Page 8: Aula 1

Aula 01 - Conceitos do Live

Live Set

O tipo de documento que se cria e no qual se trabalha no Live chama-se Live Set. Os Live Sets estão localizados em uma pasta que reune os materiais relacionados ao projeto (samples usados, consolidações, edits).!"#$%&'( )* !(+!,#%(- ., '/0, 12

!" #$%& '&( &" &)*+%&,+-./ -& 0/12$%.34

-3 456577389: ;:<8=3>84 ?@88AB:=AC D5 6: '3@=5=E: 59 56 +:<5F:D8= D5 "=7G3<84 D5 '3<5 45D3=3F3=H : 6: '3@=5=E: D5 G5==:B359>:4 7=5:>3<:4 59 '3<5* .5I59D359D8 D56 789>593D8 JK5 G:L:394>:6:D8M >:6 <5N 597K59>=5 :6FK984 -5>4 .5B8 :JKEM L G:7359D8 D8@65 7637 59 56 98B@=5 D5K9 '3<5 -5> 59 56 +:<5F:D8= :@=3=H 545 '3<5 -5>* %:B@3O9 IKD5 59789>=:= '3<5 -5>4 G57G84I8= 8>=84 K4K:=384 59 6: IHF39: P5@ D5 "@65>89M :4E 78B8 7:=F:= 684 4KL84 I=8I384* ,4>8;:7363>: 59 F=:9 B5D3D: 786:@8=:= 789 8>=84 K4K:=384 D5 '3<5*

!"#" $%&'(& )**(+,-.-+' / 0-&&%1+

'84 @68JK54 D5 7894>=K773Q9 BK437:6 @H43784 D5 '3<5 489 684 66:B:D84 1)$53* &9 763I 54 K9;=:FB59>8 D5 B:>5=3:6 BK437:6M L: 45: K9: B568DE:M K9 I:>=Q9 D5 @:>5=E:M K9: 6E95: D5 @:R88 K9: 7:973Q9 78BI65>:* '3<5 I5=B3>5 F=:@:= L B8D3S7:= 763I4 LM : I:=>3= D5 56684M 7=5:=54>=K7>K=:4 BK437:654 D5 B:L8= 59<5=F:DK=:T 7:9738954M =5B5N76:4M 45438954 D5 .U 8 4G8P459 <3<8*

&9 '3<5 -5> 45 78BI895 D5 D84 59>8=984 D5 B:93IK6:73Q9 D5 763I4* ,6 0//+",&6&"( BK54>=:684 763I4 D34IK54>84 59 56 5R5 >5BI8=:6M B359>=:4 JK5 <34>: '&33$." 54 K9: V@:45 D5 6:9N:WB359>8X D5 763I4 I594:D: I:=: 8I5=:= 59 >35BI8 =5:6* %8D84 684 763I4 D5 6: <34>: -544389D34I8959 D5 4K I=8I38 @8>Q9 Y5I=8DK73= JK5 I5=B3>5 6:9N:=684 59 56 B8B59>8 L 59 56 8=D59D545:D8* ,6 78BI8=>:B359>8 D5 7:D: 763I :6 45= 6:9N:D8 IK5D5 D5S93=45 789 >8D: I=57343Q9: >=:<O4 D5 D3<5=484 :RK4>54*

7)$53 &" )+ %$3(+3 '&33$."8$9:;$&/-+< =0//+",&6&"( 8-&/&12+<4

#K5D5 :775D5= :6 "==:9F5B59> : >=:<O4 D5 6: %$3(+ 0//+",&6&"(M L : 6: -544389 : >=:<O4 D5

Um Live Set no Browser View.

Vistas Arrangement e Session

Os blocos de construção que se trabalha no Live são chamados de clips. Um clip é um fragmeto de material musical, seja uma melodia, um padrão de bateria, uma linha de baixo ou um vocal. O Live permite a gravação de novos clips assim como modificar os já criados.

Em um Live Set trabalhamos basicamente com duas telas de manipulação de clips, a vista Arrangement e a vista Session. No Arrangement os clips são dispostos nas trilhas horizontalmente, enquanto que na vista Session os clips são dispostos verticalmente permitindo criar as partes de uma musica em sequencias de cenas.

CAPÍTULO 4. CONCEPTOS DE LIVE 15

Un Live Set en elNavegador de Archivos.

Seleccionando el señalador Librería en el Navegador de ARchivos de Live le llevará a la

Librería de Live de herramientas creativas. Dependiendo del contenido que haya instalado,

puede que haya un cierto número de Sets de demostración aquí, y haciendo doble clic

sobre el nombre de un Live Set en el Navegador abrirá ese Live Set.

4.2. Vistas Arrangement y Session

Los bloques de construcción musical básicos de Live son los llamados clips. Un clip es un

fragmento de material musical, ya sea una melodía, un patrón de batería, una línea de bajo

o una canción completa. Live permite grabar y modificar clips y, a partir de ellos, crear

estructuras musicales de mayor envergadura: canciones, remezclas, sesiones de DJ o shows

en vivo.

Un Live Set se compone de dos entornos de manipulación de clips. El Arrangement muestra

los clips dispuestos en el eje temporal, mientras que vista Session es una “base de lanza-

miento” de clips pensada para operar en tiempo real. Todos los clips de la vista Session

disponen de su propio botón Reproducir que permite lanzarlos en el momento y en el orden

deseado. El comportamiento de cada clip al ser lanzado puede definirse con toda precisión

a través de diversos ajustes.

Clips en la vistas Session(izquierda) yArrangement (derecha).

Puede acceder al Arrangement a través de la vista Arrangement, y a la Session a través de

la vista Session. Para pasar de un entorno a otro puede usar los correspondientes selectores

o la tecla Tab de su computadora. Dado que ambas vistas ofrecen funcionalidades distintas,

Clips na vista Session (esquerda) e Arrangement (direita)

Para passar de uma tela para outra usamos os botões seletores localizados na parte superior direita do Live ou através da tecla TAB.

CAPÍTULO 4. CONCEPTOS DE LIVE 16

cada una de ellas reúne su propia colección de clips. No obstante, es importante señalar

que la alternancia entre ambas vistas sólo cambia la apariencia del Live Set, y no activa

modos, ni altera el resultado, ni modifica el material almacenado.

Los selectores de lasvistas Arrangement ySession.

Las vistas Arrangement y Session interactúan de un modo muy práctico. Por ejemplo, se

puede improvisar con clips en la vista Session y grabar un esbozo de la improvisación en el

entorno Arrangement para perfeccionar posteriormente ese material. Ello es posible porque

las vistas Arrangement y Session están conectadas por medio de pistas.

4.3. Pistas

Las pistas albergan los clips y también manejan el flujo de señales, así como la creación de

nuevos clips a través de la grabación, síntesis de sonido, procesado de efectos y mezcla.

Una pista en la vistaArrangement.

Las vistas Session y Arrangement comparten el mismo conjunto de pistas. En la vista Ses-

sion, las pistas de disponen verticalmente de izquierda a derecha, mientras que en la vista

Arrangement están dispuestas horizontalmente de arriba abajo. Una simple norma gobierna

la cohabitación de clips en una pista:

Una pista sólo puede reproducir un clip al mismo tiempo.

Seletores das vistas Arrangement e Session

Page 9: Aula 1

Aula 01 - Prático

Aula

Abrir um projeto finalizado. Visão geral das vistas Arrangement e Session.

Assistir video Denis "Making Music"

Casa

Estudar cds de sampleEstudar cifrasAdquirir novos samples