Aula 1 – introdução ao pensamento filosófico

11
Aula 1 – Introdução ao Pensamento Filosófico Prof.: Ms. Felipe Saraiva Nunes de Pinho

Transcript of Aula 1 – introdução ao pensamento filosófico

Page 1: Aula 1 – introdução ao pensamento filosófico

Aula 1 – Introdução ao Pensamento Filosófico

 Prof.: Ms. Felipe Saraiva Nunes de Pinho

Page 2: Aula 1 – introdução ao pensamento filosófico

Pra que Filosofia?

• A palavra Filo-Sofia (Pitágoras)• Conhece-te a ti mesmo;• O Mito da Caverna;• Opinião (doxa) x verdade (alétheia)• A liberdade;• O papel da filosofia consiste em

discutir e refletir criticamente sobre a verdade, a validade, a correção, as conseqüências e finalidades das contribuições científicas e sociais.

Page 3: Aula 1 – introdução ao pensamento filosófico

Pra que Filosofia?

• “Uma vida não examinada, não vale a pena ser vivida”! (Sócrates).

• Na Grécia Antiga, a busca pelo conhecimento, pela verdade, tinha como principal objetivo orientar as ações humanas visando a justiça e a felicidade. Todos os homens, por natureza,

desejam conhecer. (Aristóteles)

Page 4: Aula 1 – introdução ao pensamento filosófico

A atitude filosófica: o pensamento crítico

• A Filosofia pode ser compreendida como um exercício ou uma atitude crítica, de questionar as verdades e os valores estabelecidos, procurando entender os seus fundamentos. A filosofia é “a decisão de não aceitar como óbvias e evidentes as coisas, as idéias, os fatos, as situações, os valores, os comportamentos de nossa existência cotidiana; jamais aceitá-los sem antes havê-los investigado e compreendido”.

A atitude negativa – dizer não ao senso comum e aos pré-conceitos; A atitude positiva – interrogar sobre o que as coisas são, procurar suas

causas, motivos, fundamentos;

• “A Filosofia começa dizendo não às crenças e aos preconceitos do senso comum e, portanto, começa dizendo que não sabemos o que imaginávamos saber”. (Chaui, 2003)

Page 5: Aula 1 – introdução ao pensamento filosófico

FILOSOFAR É OUSAR QUERER REFLETIR

Page 6: Aula 1 – introdução ao pensamento filosófico

A Atitude Filosófica: a reflexão e a indagação

• Indagar significar se questionar o que as coisas são, como elas são, suas causas, origens e suas finalidades. A indagação é dirigida ao mundo que nos rodeia.

• A reflexão é um movimento radical de volta sobre si mesmo, ou seja, pensar como é possível o próprio pensamento, conhecer como se fundamenta o próprio conhecimento. A reflexão é dirigida ao nosso mundo interno. “Conhece-te a ti mesmo”.

Page 7: Aula 1 – introdução ao pensamento filosófico

A filosofia: um pensamento sistemático

• O pensamento sistemático compreende que existe um todo, cujas as partes estão articuladas de maneira lógica e coerente.

• Assim, a Filosofia, a partir, da reflexão racional, busca compreender a organização e a articulação entre as idéias e princípios, sua coerência, sua lógica racional. Busca encontrar os fundamentos dos fenômenos e da própria realidade.

Page 8: Aula 1 – introdução ao pensamento filosófico

O que é a Filosofia?

• O que a Filosofia não é:

Visão de mundo (cultura)Sabedoria de vida (arte do

bem viver)Esforço racional para

conceber o Universo como uma totalidade ordenada e dotada de sentido (religião)

Page 9: Aula 1 – introdução ao pensamento filosófico

Uma definição da Filosofia:

• A reflexão sobre a fundação teórica e crítica dos conhecimentos e das práticas descreve duas características fundamentais da filosofia: a reflexão e a crítica. “A filosofia é a busca do fundamento e do sentido da realidade em suas múltiplas formas” (Chaui, 2003).

• Segundo o filósofo Francês Michel Foucault, “a Filosofia é uma maneira de refletir, não exatamente sobre o que é verdadeiro ou falso, mas sobre nossa relação com a verdade”. Sendo a filosofia uma maneira de nos perguntarmos: “se esta é a relação que temos com a verdade, como devemos nos conduzir?”. (Jornal Le Monde, 1980)

Page 10: Aula 1 – introdução ao pensamento filosófico

A importância da Filosofia

“Se abandonar a ingenuidade e os preconceitos do senso comum for útil; se não se deixar guiar pela submissão às idéias dominantes e aos poderes estabelecidos for útil; se buscar compreender a significação e o sentido do mundo, da cultura, da história, das criações humanas, da arte, da ciência e da política for útil; se dar a cada um de nós e à nossa sociedade os meios para serem conscientes de si e de suas ações numa prática que deseja a liberdade e a felicidade for útil, então a Filosofia é o mais útil de todos os saberes de que os seres humanos são capazes”. (Chaui, 2003)

Útil?

Inútil?

Inútil?

Útil?

ÚTIL!

Page 11: Aula 1 – introdução ao pensamento filosófico

Bibliografia

CHAUÍ, Marilena. Convite à Filosofia. São Paulo: Ática, 2003.

felipepinho.com