Aula 10(2)

80
CURSO ON-LINE – PORTUGUÊS – REGULAR PROFESSORES: ADRIANA FIGUEIREDO E FERNANDO FIGUEIREDO www.pontodosconcursos.com.br 1 Como vão vocês? Prontos para a aula de Pontuação? Trata-se de assunto com muita aplicabilidade hoje nas provas; além disso, é patrimônio para quem pretende escrever bem. Nas redações que corrigimos, pontuação é, disparadamente, o quesito gramatical campeão de erros. Também, pudera... Que levante a mão quem nunca escutou um leigo dizer que usa a vírgula de acordo com sua intuição, sexto sentido... Uma vírgula a cada pausa respiratória... As pessoas acabam usando a vírgula toda vez que acham que escreveram demais, que uma pausa cairia bem... Quem, de fato, ao redigir, usa os sinais de pontuação pensando em análise sintática? Os travessões para destacar uma oração adjetiva explicativa, a vírgula para marcar a antecipação de uma oração adverbial, os dois pontos para anunciar um aposto... Quantos pensam nisso na hora da redação? E os alunos acabam confidenciando que, se escrever já é difícil, imagina ter de pensar em justificativa sintática para o uso dos sinais de pontuação... É preciso muita coordenação motora!!! Pois bem. Hoje vimos dar a você um raciocínio sintático para a utilização das vírgulas, ponto e vírgula, travessões... O concursando deve não só saber usar esses sinais, mas explicar o porquê de sua utilização. Há questões que pedem que o aluno marque a alternativa certa ou errada para o uso de determinado sinal de pontuação. Para resolvê-las, basta, muitas vezes, bom senso, que um bom leitor possui. Mas há outras questões que pedem que se explique o uso da vírgula em um trecho, dos travessões em outro... Aí, quem não conhece as regras não consegue mesmo resolver... E, para isso, é preciso ter uma boa base de análise sintática. Assim, no final da aula explicativa, selecionamos uma bateria de questões comentadas sobre o assunto, atuais, selecionadas para que você teste seus conhecimentos. Que você aproveite bastante esta aula... Vamos começar nossa aula por uso da vírgula. A vírgula indica pausa de pequena duração. Primeiramente, você precisa saber que constitui erro grave separar sujeito do verbo e verbo do complemento (suj + verbo + compl.). Em frases simples, curtas, sabemos que você não teria problemas. Você jamais diria João, comeu o bolo ou A menina estudava, o assunto. Mas conhecer essa regra ajudará você a não errar inclusive as questões mais rebuscadas, com trechos mais complexos. Observe como isso pode ser explorado em uma questão de concurso público:

Transcript of Aula 10(2)

  • CURSO ON-LINE PORTUGUS REGULAR PROFESSORES: ADRIANA FIGUEIREDO E FERNANDO FIGUEIREDO

    www.pontodosconcursos.com.br 1

    Como vo vocs? Prontos para a aula de Pontuao? Trata-se de assunto com muita aplicabilidade hoje nas provas; alm disso, patrimnio para quem pretende escrever bem. Nas redaes que corrigimos, pontuao , disparadamente, o quesito gramatical campeo de erros. Tambm, pudera... Que levante a mo quem nunca escutou um leigo dizer que usa a vrgula de acordo com sua intuio, sexto sentido... Uma vrgula a cada pausa respiratria... As pessoas acabam usando a vrgula toda vez que acham que escreveram demais, que uma pausa cairia bem... Quem, de fato, ao redigir, usa os sinais de pontuao pensando em anlise sinttica? Os travesses para destacar uma orao adjetiva explicativa, a vrgula para marcar a antecipao de uma orao adverbial, os dois pontos para anunciar um aposto... Quantos pensam nisso na hora da redao? E os alunos acabam confidenciando que, se escrever j difcil, imagina ter de pensar em justificativa sinttica para o uso dos sinais de pontuao... preciso muita coordenao motora!!!

    Pois bem. Hoje vimos dar a voc um raciocnio sinttico para a utilizao das vrgulas, ponto e vrgula, travesses... O concursando deve no s saber usar esses sinais, mas explicar o porqu de sua utilizao. H questes que pedem que o aluno marque a alternativa certa ou errada para o uso de determinado sinal de pontuao. Para resolv-las, basta, muitas vezes, bom senso, que um bom leitor possui. Mas h outras questes que pedem que se explique o uso da vrgula em um trecho, dos travesses em outro... A, quem no conhece as regras no consegue mesmo resolver... E, para isso, preciso ter uma boa base de anlise sinttica. Assim, no final da aula explicativa, selecionamos uma bateria de questes comentadas sobre o assunto, atuais, selecionadas para que voc teste seus conhecimentos. Que voc aproveite bastante esta aula...

    Vamos comear nossa aula por uso da vrgula. A vrgula indica pausa de pequena durao. Primeiramente, voc precisa saber que constituierro grave separar sujeito do verbo e verbo do complemento (suj + verbo + compl.). Em frases simples, curtas, sabemos que voc no teria problemas. Voc jamais diria Joo, comeu o bolo ou A menina estudava, o assunto. Mas conhecer essa regra ajudar voc a no errar inclusive as questes mais rebuscadas, com trechos mais complexos. Observe como isso pode ser explorado em uma questo de concurso pblico:

  • CURSO ON-LINE PORTUGUS REGULAR PROFESSORES: ADRIANA FIGUEIREDO E FERNANDO FIGUEIREDO

    www.pontodosconcursos.com.br 2

    (TRT-AJ/adaptado) H ERRO no emprego da vrgula na frase. a)Deixe-me, senhora. b) Dallas, 9 de julho de 1994. c) Alis, isto conhecido de todos. d) Espero, que ele venha. e) O alferes continuava a dominar em mim, embora a vida fosse menos intensa, e a conscincia mais dbil.

    Embora ainda no tenhamos estudado as regras para uso das vrgulas, vamos resolver essa questo item por item. At chegarmos ao erro, que o que agora nos interessa. Na letra A, utilizou-se a vrgula para isolar o vocativo senhora do restante da orao. Na letra B, a vrgula foi usada para separar, na data, o nome do lugar (Dallas) do restante das informaes (9 de julho de 1994). Na letra C, a palavra de retificao alis deve, mesmo, vir isolada por vrgula. A letra E apresenta a orao adverbial concessiva intercalada (embora a vida fosse menos intensa), e, exatamente por ter sado da ordem direta (que seria ao final da frase), veio entre vrgulas. Portanto, todas as alternativas estavam corretas, exceto a letra D: nela, separou-se o verbo (espero) do seu objeto direto, que veio sob forma de orao (que ele venha). Interessante perceber que a banca no se utilizou de um objeto direto simples, sob forma de substantivo, e sim um objeto direto oracional. Assim, ficaria mais difcil o aluno perceber o erro da frase.

    Vamos, ento, conhecer as regras de utilizao das vrgulas? Resolvemos trabalhar da seguinte forma: a cada regra, vamos trazer frases para voc treinar seus conhecimentos e algumas questes de concursos em que essas regras tenham sido utilizadas. Dividimos o uso da vrgula em sete casos. Para que voc no tenha que decorar uma srie de regras que a gramtica oferece, agrupamos tudo em apenas sete situaes. Vamos l?

  • CURSO ON-LINE PORTUGUS REGULAR PROFESSORES: ADRIANA FIGUEIREDO E FERNANDO FIGUEIREDO

    www.pontodosconcursos.com.br 3

    Caso 1 A vrgula separa o aposto e o vocativo;

    1 Pedro o gerente do banco ligou e deixou um recado.

    2 Xapuri importante municpio a 150 quilmetros da capital do Acre

    Rio Branco foi o principal cenrio de atuao de Chico Mendes.

    Comentrios:

    Na frase 1, o gerente do banco um termo explicativo de Pedro,

    aposto explicativo. Como vem intercalado, entre vrgulas: Pedro, o gerente

    do banco, ligou e deixou um recado.

    Na frase 2, aparecem dois apostos explicativos: importante

    municpio a 150 quilmetros da capital explica o termo Xapuri; Rio

    Branco explica a capital do Acre. Lembre-se da teoria do aposto: termo de

    natureza substantiva ou pronominal que se refere a outro substantivo ou

    pronome. Pontuada corretamente, a frase ficaria assim: Xapuri, importante

    municpio a 150 quilmetros da capital do Acre, Rio Branco, foi o principal

    cenrio de atuao de Chico Mendes.

  • CURSO ON-LINE PORTUGUS REGULAR PROFESSORES: ADRIANA FIGUEIREDO E FERNANDO FIGUEIREDO

    www.pontodosconcursos.com.br 4

    3 Muito bom dia senhora!

    4 Pedro o gerente do banco ligou e deixou um recado.

    Comentrios:

    Nas frases 3 e 4, temos a presena do vocativo ( a pessoa ou coisa

    personificada a quem se chama). As frases, se pontuadas corretamente,

    ficariam assim:

    Muito bom dia, senhora!

    Pedro, o gerente do banco ligou e deixou um recado.

    Repare como uma vrgula pode mudar tudo. Confronte as frases 1

    e 4:

    Pedro, o gerente do banco, ligou e deixou um recado.

    Pedro, o gerente do banco ligou e deixou um recado.

    Na frase 1, ao se usarem as vrgulas que isolam o gerente do banco voc

    tem um sentido: quer deixar claro que o termo entre vrgulas (gerente do

    banco) explica quem Pedro; na frase 4, ao se colocar uma vrgula aps

    Pedro, tem-se a inteno de chamar essa pessoa, e no a de explicar quem

    o Pedro. Portanto, as duas frases esto corretas, cada uma com seu

    sentido.

  • CURSO ON-LINE PORTUGUS REGULAR PROFESSORES: ADRIANA FIGUEIREDO E FERNANDO FIGUEIREDO

    www.pontodosconcursos.com.br 5

    Caso 2 A vrgula separa as enumeraes (= termos de mesma funo) e

    certas repeties;

    5 O Brasil o centro de origem do abacaxi do aa do amendoim do

    cacau da castanha do cupuau do maracuj.

    6 - Recitava versos discursos trechos latinos e uma antologia em trinta

    volumes.

    7 A garotada nadou nadou nadou e veio morrer na praia da

    ingratido nacional.

    Observe como essas frases ficariam se pontuadas corretamente:

    Na frase 5, as enumeraes tm a funo de adjuntos adnominais do

    substantivo origem.

    O Brasil o centro de origem do abacaxi, do aa, do amendoim, do

    cacau, da castanha, do cupuau, do maracuj.

  • CURSO ON-LINE PORTUGUS REGULAR PROFESSORES: ADRIANA FIGUEIREDO E FERNANDO FIGUEIREDO

    www.pontodosconcursos.com.br 6

    As enumeraes da frase 6 so objetos diretos do verbo recitava.

    Recitava versos, discursos, trechos latinos e uma antologia em

    trinta volumes.

    A frase 7 um exemplo de termos repetidos:

    A garotada nadou, nadou, nadou e veio morrer na praia da

    ingratido nacional.

    Importante!

    Confronte as frases 5 e 6:

    O Brasil o centro de origem do abacaxi, do aa, do amendoim, do

    cacau, da castanha, do cupuau, do maracuj.

    Recitava versos, discursos, trechos latinos e uma antologia em trinta

    volumes.

    Voc deve estar se perguntando o seguinte: por que na frase 6 aparece o

    conectivo e fechando a enumerao e na 5 no?

    Vamos l. O normal usarmos o conectivo e antes do ltimo termo

    da enumerao para mostrarmos que so apenas esses elementos da

    enumerao, que no cabe mais nenhum (frase 6).

    Entretanto, quando a inteno a de deixar em aberto esses

    elementos, que existem outros alm dos citados, no se utiliza o conectivo

    e antes do ltimo elemento da enumerao (frase 5). No muito comum

    no ver o e antes do ltimo elemento da enumerao, no mesmo? O que

  • CURSO ON-LINE PORTUGUS REGULAR PROFESSORES: ADRIANA FIGUEIREDO E FERNANDO FIGUEIREDO

    www.pontodosconcursos.com.br 7

    ocorre que, nesse tipo de construo, h uma tendncia de se usar o etc.

    (...da castanha, do cupuau, do maracuj etc.), o que seria uma forma

    tambm aceita. questo de preferncia, de estilo.

    Para finalizar, mais uma dica:

    Uso da vrgula antes do etc.

    O uso da vrgula antes de etc. facultativo (...do maracuj etc....do

    maracuj, etc.), mas o uso do ponto aps etc. obrigatrio.

    O uso das vrgulas nas enumeraes questo muito comum em

    provas de concursos pblicos. O Cespe/UnB uma banca que comumente

    retira trechos de textos que apresentaram vrgulas em enumeraes

    perguntando ao aluno a justificativa dessas vrgulas. Observe:

    Sua metodologia simples por meio de conversas frequentes com a famlia, o voluntrio receita cuidados bsicos para evitar que a criana morra por falta de conhecimento, como os hbitos de higiene, a administrao do soro caseiro e a adoo da farinha de multimistura na alimentao, que se tornou uma soluo simples e emblemtica contra a desnutrio. Mas o seu segredo um s: a persistncia.

    O emprego de vrgula aps higiene justifica-se porque isola elemento adverbial deslocado.

    Observe que a vrgula utilizada aps higiene se justifica em funo da enumerao dos cuidados bsicos de que o texto falava: hbitos de higiene, a administrao do soro caseiro e a adoo da farinha de multimistura na alimentao. Logo, importante que voc tenha entendido no texto que houve uma sequncia de elementos enumerados, de mesma funo sinttica (todos eram apostos explicativos de cuidados bsicos).

  • CURSO ON-LINE PORTUGUS REGULAR PROFESSORES: ADRIANA FIGUEIREDO E FERNANDO FIGUEIREDO

    www.pontodosconcursos.com.br 8

    Gabarito: ERRADA.

    Como era de se esperar, com porto, aeroporto e estradas arruinados ou semidestrudos, com a escassez de gua, alimentos e remdios, iniciaram-se ondas de saques, e o prprio governo local transferiu a administrao da crise para outros pases e instituies.

    As vrgulas aps porto e gua tm a mesma justificativa gramatical.

    Em ambas as situaes, o que encontramos so enumeraes. Todos os

    termos destacados tm a mesma funo sinttica: a preposio com que

    inicia a expresso com porto, aeroporto e estradas tem valor semntico de

    causa. Trata-se de adjuntos adverbiais de causa enumerados. Basta colocar

    o perodo na ordem direta e voc entender: Iniciaram-se ondas de

    saques... com porto, aeroporto e estradas...com a escassez de gua,

    alimentos e remdios...Na verdade, o que se quer dizer que os saques se

    iniciaram por causa de portos, aeroportos e estradas arruinados e por

    causa da escassez de gua, alimentos e remdios. Portanto, temos uma

    enumerao de termos de mesma funo sinttica.

    Gabarito: certa.

    Caso 3 A vrgula marca a omisso da palavra; o que chamamos de

    elipse.

    8 Os jovens buscam a felicidade na novidade; os velhos nos hbitos.

    9 Voc pretende cursar Medicina; ela Odontologia.

    Comentrios:

    As frases 8 e 9 so exemplos da vrgula que aparece para mostrar

    uma palavra facilmente subentendida, independentemente de esse vocbulo

  • CURSO ON-LINE PORTUGUS REGULAR PROFESSORES: ADRIANA FIGUEIREDO E FERNANDO FIGUEIREDO

    www.pontodosconcursos.com.br 9

    j ter aparecido no texto ou no. Observe como essas frases ficariam com

    as vrgulas marcando a omisso dos verbos:

    Os jovens buscam a felicidade na novidade; os velhos, nos hbitos.

    (elipse de buscam)

    Voc pretende cursar Medicina; ela, Odontologia. (elipse de

    pretende cursar)

    Caso 4 Separa termos explicativos, retificativos, de situao;

    10 Sua redao por exemplo tem vrias frases longas que prejudicam

    a clareza.

    11 O bbado andava isto cambaleava.

    12 Afinal o que tens a dizer?

    Comentrios:

  • CURSO ON-LINE PORTUGUS REGULAR PROFESSORES: ADRIANA FIGUEIREDO E FERNANDO FIGUEIREDO

    www.pontodosconcursos.com.br 10

    As frases 10, 11 e 12 so exemplos de expresses que denotam

    explicao (por exemplo, isto , ou melhor...), retificao (isto , ou

    melhor...) e situao (afinal, ento...)

    Vm sempre separadas por vrgula no incio ou no final do perodo

    ou vrgulas intercalada. Assim, teramos:

    Sua redao, por exemplo, tem vrias frases longas que prejudicam

    a clareza.

    O bbado andava, isto , cambaleava.

    Afinal, o que tens a dizer?

    Caso 5 A vrgula utilizada para separar as oraes coordenadas

    (assindticas ou sindticas);

    13 Arrumou as malas saiu lanou-se na vida.

    14 Gostava da sociedade mas no amava os scios.

    15 No conseguiu terminar o trabalho logo sair tarde.

  • CURSO ON-LINE PORTUGUS REGULAR PROFESSORES: ADRIANA FIGUEIREDO E FERNANDO FIGUEIREDO

    www.pontodosconcursos.com.br 11

    16 Saia imediatamente pois quero descansar.

    17 As pessoas desejam ascender em linguagem porm insisto na

    verdade lingustica de que os alunos sabem a lngua antes mesmo de

    entrarem na escola.

    18 As pessoas desejam ascender em linguagem; insisto porm na

    verdade lingustica de que os alunos sabem a lngua antes mesmo de

    entrarem na escola.

    19 Permita-me portanto cumpriment-lo por brilhante desempenho.

    20 A cada momento entravam alunos e o diretor os recebia

    afavelmente.

    Comentrios:

    Na frase 13, as vrgulas separam as oraes coordenadas

    assindticas, oraes que vm sem conectivo:

    Arrumou as malas, saiu, lanou-se na vida.

  • CURSO ON-LINE PORTUGUS REGULAR PROFESSORES: ADRIANA FIGUEIREDO E FERNANDO FIGUEIREDO

    www.pontodosconcursos.com.br 12

    Nas frases de 14 a 17, aparecem as conjunes coordenativas. A

    vrgula, nesses casos, antecede as conjunes. Veja como ficam as oraes

    com suas devidas vrgulas:

    Gostava da sociedade, mas no amava os scios.

    No conseguiu terminar o trabalho, logo sair tarde.

    Saia imediatamente, pois quero descansar.

    As pessoas desejam ascender em linguagem, porm insisto na

    verdade lingustica de que os alunos sabem a lngua antes mesmo de

    entrarem na escola.

    Sistematizando:

    As oraes coordenadas assindticas devem vir separadas por vrgulas. As

    oraes coordenadas sindticas tambm: nesse caso, a vrgula vir antes da

    conjuno que inicia a orao.

    Observe novamente as frases 18 e 19:

  • CURSO ON-LINE PORTUGUS REGULAR PROFESSORES: ADRIANA FIGUEIREDO E FERNANDO FIGUEIREDO

    www.pontodosconcursos.com.br 13

    As pessoas desejam ascender em linguagem; insisto, porm, na verdade

    lingustica de que os alunos sabem a lngua antes mesmo de entrarem na

    escola.

    Permita-me, portanto, cumpriment-lo por brilhante desempenho.

    As frases 18 e 19 mostram os conectivos deslocados para o meio do

    perodo, aps o verbo. Isso pode ocorrer com as conjunes adversativas e

    conclusivas. Quando isso acontece, a tendncia de que elas venham entre

    vrgulas.

    Aqui, vale um recado:

    As conjunes adversativas (porm, contudo, entretanto, no entanto) e

    conclusivas (por isso, portanto, por conseguinte, assim) podem vir

    deslocadas na frase e, quando isso ocorrer, ficam entre vrgulas.

    Observe, agora, as frases 18 e 19, que apresentaram conjunes deslocadas,

    devidamente pontuadas:

    As pessoas desejam ascender em linguagem; insisto, porm, na verdade

    lingustica de que os alunos sabem a lngua antes mesmo de entrarem na

    escola.

    Permita-me, portanto, cumpriment-lo por brilhante desempenho.

  • CURSO ON-LINE PORTUGUS REGULAR PROFESSORES: ADRIANA FIGUEIREDO E FERNANDO FIGUEIREDO

    www.pontodosconcursos.com.br 14

    Questes que tratam de conjunes deslocadas na frase tm sido comuns

    nas provas de concursos pblicos. Observe esta:

    (TC/PB - FCC) Est inteiramente correta a pontuao do seguinte perodo:

    a) Toda vez que pronunciada, a palavra progresso, parece abrir a porta para um mundo, mgico de prosperidade garantida.

    b) Por mnimas que paream, h providncias inadiveis, aes aparentemente irrisrias, cuja execuo cotidiana , no entanto, importantssima.

    c) O prestgio da palavra progresso, deve-se em grande parte ao modo irrefletido, com que usamos e abusamos, dessa palavrinha mgica.

    d) Ainda que traga muitos benefcios, a construo de enormes represas, costuma trazer tambm uma srie de conseqncias ambientais que, nem sempre, foram avaliadas.

    e) No h dvida, de que o autor do texto aderiu a teses ambientalistas segundo as quais, o conceito de progresso est sujeito a uma permanente avaliao.

    Comentrios:

    Na letra A, a primeira vrgula est correta: ela se justifica por isolar uma

    orao adverbial temporal (Toda vez que pronunciada) antecipada. J a

    segunda vrgula est errada: ela separa o sujeito (a palavra progresso) do

    verbo (parece abrir). Quanto terceira vrgula, tambm se observa um

    erro: no se deveria separar um adjunto adnominal (mgico) do substantivo

    que ele restringe (mundo).

    A letra B apresenta a primeira vrgula correta: orao adverbial concessiva

    antecipada (por mnimas que paream); uma segunda vrgula que se

    justifica por uma enumerao de termos (providncias inadiveis e aes

    aparentemente irrisrias); uma terceira vrgula que inicia uma orao

    explicativa (cuja execuo cotidiana ...importantssima) e duas outras

    vrgulas pelo motivo que acabamos de explicar: a conjuno adversativa no

    entanto veio deslocada e, por isso, entre vrgulas.

  • CURSO ON-LINE PORTUGUS REGULAR PROFESSORES: ADRIANA FIGUEIREDO E FERNANDO FIGUEIREDO

    www.pontodosconcursos.com.br 15

    A letra C apresenta trs vrgulas indevidamente utilizadas: a primeira

    separa o sujeito (o prestgio da palavra progresso) do verbo (deve-se). A

    segunda vrgula separa uma orao adjetiva restritiva (com que usamos e

    abusamos...) do seu substantivo antecedente (modo). Ora, voc j viu

    conosco que s a orao adjetiva explicativa que deve vir isolada por

    vrgula. A terceira vrgula tambm est errada por separar o verbo

    (abusamos) do seu complemento (dessa palavrinha mgica).

    Na letra D, a primeira vrgula foi devidamente utilizada: ela isola a orao

    adverbial concessiva antecipada (Ainda que traga muitos benefcios).

    Entretanto, a segunda vrgula est errada: ela separa sujeito (a construo

    de enormes represas) de verbo (costuma trazer). As duas ltimas vrgulas

    esto corretas: elas isolam o adjunto adverbial deslocado (nem sempre).

    Na letra E, j percebemos um erro na primeira vrgula: ela separa o

    substantivo dvida do seu complemento nominal oracional (de que o autor

    do texto...). Ora, no se separam termos integrantes por vrgulas (verbo de

    objeto, nome de complemento, etc.). Observa-se outro erro na segunda

    vrgula: no faz sentido separar o pronome relativo as quais do restante da

    orao adjetiva.

    Gabarito: letra B.

  • CURSO ON-LINE PORTUGUS REGULAR PROFESSORES: ADRIANA FIGUEIREDO E FERNANDO FIGUEIREDO

    www.pontodosconcursos.com.br 16

    Agora, que voc j entendeu que as conjunes coordenativas devem

    vir antecedidas de vrgulas e que, se estiverem deslocadas, devem aparecer

    entre vrgulas, hora de darmos um tratamento diferenciado conjuno

    coordenativa que tanto aparece nas provas. Vamos falar da vrgula antes da

    conjuno e? Analise novamente a frase 20 da pgina 10:

    20 A cada momento entravam alunos, e o diretor os recebia afavelmente.

    Nela, a vrgula se justifica por separar oraes coordenadas com

    sujeitos diferentes (alunos/diretor) . Em relao ao conectivo e, aditivo,

    algumas gramticas afirmam que o uso da vrgula deve ocorrer se esse

    conectivo ligar oraes com sujeitos diferentes. Caso o sujeito dos verbos

    das duas oraes seja o mesmo, no se usaria a vrgula.

    Assim, segundo a gramtica tradicional teramos:

    O uso da vrgula antes do E

    Se a conjuno coordenativa unir oraes com sujeitos diferentes, o uso da

    vrgula facultativo. Se o E unir oraes com sujeitos iguais, o uso da

    vrgula proibido.

    Agora, tenha cuidado!Essa uma questo polmica, pois em provas de

    concurso pblico j vimos de tudo: algumas questes que aceitavam o uso

    da vrgula antes do E com oraes de sujeitos iguais e outras questes que

    consideravam tal utilizao da vrgula como errada. Bancas como ESAF e

  • CURSO ON-LINE PORTUGUS REGULAR PROFESSORES: ADRIANA FIGUEIREDO E FERNANDO FIGUEIREDO

    www.pontodosconcursos.com.br 17

    Cespe/Unb j trouxeram questes de vrgula antecedendo o e, em que as

    duas oraes tinham o mesmo sujeito, e no consideraram erro. Nesses

    casos, teramos que verificar as outras opes.

    Observe uma questo elaborada pela Fundao Getlio Vargas, uma banca

    que tradicional em relao gramtica:

    O modo de produo capitalista no tem vocao suicida, e nada indica que ele esteja ponto de morrer de morte natural.

    No trecho acima, utilizou-se corretamente a vrgula antes da conjuno E. Assinale a alternativa em que isso no tenha ocorrido. a) Voc deve sair antes de anoitecer, e antes de acenderem as luzes, e antes de fecharem o comrcio. b) Ele muito se esforou para a realizao daquele projeto, e acabou no sendo bem-sucedido. c) Os irmos compreendiam-se mutuamente, e, portanto, respeitavam-se. d) A expedio encontrou um grupo perdido, e todos voltaram juntos. e) A maioria dos estudantes aprovou a proposta, e seus pais acataram a deciso.

    Observe que o exemplo do enunciado apresenta oraes com sujeitos

    diferentes (modo de produo o sujeito da primeira orao e nada, o

    sujeito da segunda). Da a correta colocao da vrgula antes do e. Entenda

    que, nesse caso, a vrgula facultativa: ela tambm poderia no ter

    aparecido.

    Na letra A, no houve erro quanto ao uso das vrgulas antes das duas

    ocorrncias do e: os sujeitos das oraes so diferentes (o sujeito da

    primeira orao voc e das outras duas, indeterminado).

    Na letra B, apesar das oraes terem sujeitos iguais (ele), o conectivo e tem

    valor adversativo: nesse caso, a vrgula facultativa.

  • CURSO ON-LINE PORTUGUS REGULAR PROFESSORES: ADRIANA FIGUEIREDO E FERNANDO FIGUEIREDO

    www.pontodosconcursos.com.br 18

    Observe com cuidado a letra C: as duas ltimas vrgulas se justificam pela

    conjuno conclusiva deslocada (portanto). Mas quanto vrgula antes do

    e? Ser que a banca considerar essa vrgula errada pelo fato de ela ligar

    oraes com sujeitos iguais (ele)? Observe as outras alternativas antes de

    marcar essa como a resposta.

    A letra D est indiscutivelmente certa: o conectivo e une oraes com

    sujeitos diferentes (expedio o sujeito da primeira orao e todos o

    sujeito da segunda). Da, a vrgula estar correta (como poderia tambm no

    ter aparecido na frase).

    A letra E repete o raciocnio da letra D: o sujeito da primeira orao a

    maioria dos estudantes e o da segunda orao seus pais. Se os sujeitos

    so diferentes, a vrgula facultativa.

    Percebeu que s nos restou como possvel resposta a letra C? Como a

    Fundao Getlio Vargas uma banca tradicional, seguiu a gramtica ao

    p da letra: considerou errado o uso da vrgula antes do e que une oraes

    de sujeitos iguais.

    Gabarito: letra C.

    Antes de irmos a outra questo de concurso, mais um detalhe: Voc

    reparou que, na letra B dessa questo, o conectivo e, embora unisse oraes

    de mesmo sujeito, veio antecedido de vrgula, por possuir valor

    adversativo? Pois : isso pode ocorrer tambm se ele trouxer um valor

    conclusivo. Veja:

    O menino estudou muito para a prova, e no passou.

    O menino estudou muito para a prova, e passou em 1 lugar.

  • CURSO ON-LINE PORTUGUS REGULAR PROFESSORES: ADRIANA FIGUEIREDO E FERNANDO FIGUEIREDO

    www.pontodosconcursos.com.br 19

    No primeiro exemplo, o conectivo e tem valor adversativo (= mas, porm)

    e, no segundo exemplo, tem valor conclusivo (=logo, portanto). Nos dois

    casos, os sujeitos eram iguais e a vrgula foi utilizada.

    Vamos sistematizar?

    Se o conectivo e apresentar valor adversativo ou conclusivo, ainda que una

    oraes com sujeitos iguais, a vrgula ser facultativa.

    Agora, observe uma outra questo, retirada de uma prova para o TSE,

    elaborada pelo Cespe/UnB:

    (Cespe/UnB/TSE/Analista Judicirio) Assinale a opo que apresenta errode pontuao:

    a) Pela primeira vez, a populao de Belo Horizonte vai poder escolher, por meio da Internet, as obras que sero executadas na cidade. Disponvel no perodo de 1 a 30 de novembro, a nova modalidade, conhecida por Oramento Participativo Digital, tem parceria entre a Prefeitura Municipal de Belo Horizonte (PBH) e o Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG)

    b) O novo sistema baseia-se em dados fornecidos pelo TRE-MG PBH (quantitativo de eleitores, nmero do ttulo de eleitor etc.), e foi solicitado pelo prefeito de BH, Fernando Pimentel, h cerca de seis meses, ao ento presidente da instituio, Armando Pinheiro Lago.

    c) O voto via Internet ser permitido apenas para aqueles com domiclio eleitoral na capital (aproximadamente 1,7 milho de pessoas), que podero decidir pelo conjunto de nove obras (quatro em cada regional) que sero feitas no municpio em um prazo mximo de dois anos.

    d) Para votar, o cidado deve entrar no stio da PBH. Quem no tiver acesso Internet em casa pode ir at um dos 175 postos pblicos montados, pela PBH onde haver monitores para ajudar aqueles que no esto acostumados a lidar com computador.

  • CURSO ON-LINE PORTUGUS REGULAR PROFESSORES: ADRIANA FIGUEIREDO E FERNANDO FIGUEIREDO

    www.pontodosconcursos.com.br 20

    Todas as vrgulas da letra A esto corretas: a primeira isola o adjunto

    adverbial de tempo pela primeira vez antecipado. As outras duas isolam o

    adjunto adverbial de meio intercalado (por meio da Internet). Logo na

    sequncia, observam-se mais trs vrgulas corretas: a primeira, que se

    justifica por isolar termo antecipado (disponvel no perodo de 1 a 30 de

    novembro) e as outras duas que isolam uma explicao (conhecida por

    Oramento Participativo Digital). As vrgulas da letra A foram

    corretamente utilizadas, portanto.

    Observe com cuidado a letra B: a primeira vrgula antecede e que une

    oraes de mesmo sujeito (o novo sistema). Ser que a banca vai considerar

    essa vrgula errada? As outras vrgulas da letra B esto todas corretas: a que

    vem depois de prefeito de BH se justifica por anteceder o aposto Fernando

    Pimentel; as outras duas, por isolarem um adjunto adverbial de tempo

    intercalado (h cerca de seis meses) e a ltima vrgula est correta por

    isolar o tambm aposto Armando Pinheiro Lago. Lembre-se de que ainda

    no sabemos se a letra B a resposta: precisamos ver se h um erro ainda

    mais grave em outra alternativa.

    A nica vrgula presente na letra tambm est correta: ela antecede orao

    adjetiva explicativa (que podero decidir pelo conjunto...).

    Na letra D, a primeira vrgula est correta: ela separa orao adverbial final

    antecipada. Entretanto, a letra D traz um erro gravssimo: apresenta uma

    vrgula que separa o complemento nominal pela PBH do adjetivo a que ele

    se refere (montados). Vimos que no devemos separar termos integrantes

    por vrgulas.

    Assim, percebemos que a banca considerou como correta a letra B, embora

    sua primeira vrgula separasse oraes coordenadas de mesmo sujeito.

    Como dissemos anteriormente, bancas como Cespe e ESAF tm um

    posicionamento mais liberal quanto a esse caso: para elas a vrgula antes

  • CURSO ON-LINE PORTUGUS REGULAR PROFESSORES: ADRIANA FIGUEIREDO E FERNANDO FIGUEIREDO

    www.pontodosconcursos.com.br 21

    do e que une oraes de mesmo sujeito seria possvel. S evite fazer isso

    em uma redao!!!

    Gabarito: letra D.

    Caso 6 - Separa termos deslocados e oraes intercaladas;

    Obs. 1: Ordem direta no perodo simples: suj + verbo + compl. + (adj.

    adv.)

    Quando alguns deslocamentos, sobretudo no perodo simples, no

    Obs. 2: comprometem o sentido essencial da frase, o uso da(s) vrgula(s)

    facultativo.

    Procure pontuar as frases a seguir:

  • CURSO ON-LINE PORTUGUS REGULAR PROFESSORES: ADRIANA FIGUEIREDO E FERNANDO FIGUEIREDO

    www.pontodosconcursos.com.br 22

    21 Surpreso o garoto procura o lugar de onde vem o comando.

    22 Nos tempos atuais no existe pas do primeiro mundo.

    23 Existe no meio rural uma violncia estrutural.

    24 Geralmente as oposies no gostam dos governos.

    Comentrios:

    Na frase 21, surpreso predicativo que aparece deslocado para o

    incio do perodo.

    Surpreso, o garoto procura o lugar de onde vem o comando.

    Nas frases 22, 23 e 24, os adjuntos adverbiais Nos tempos atuais, no

    meio rural e geralmente vm deslocados de sua posio original, que no

    final do perodo.

    Como so expresses curtas, de fcil entendimento, que com a(s)

    vrgulas(s) ou sem no comprometem o sentido original da frase, o uso

  • CURSO ON-LINE PORTUGUS REGULAR PROFESSORES: ADRIANA FIGUEIREDO E FERNANDO FIGUEIREDO

    www.pontodosconcursos.com.br 23

    da(s) vrgula(s) facultativo, ou seja, voc pode usar ou no. Entretanto,

    numa redao, ao deslocar um termo de sua posio original, use sempre

    a(s) vrgulas(s). Nunca se sabe se o professor que vai corrigir sua redao

    possui ou no um posicionamento mais tradicional. Assim, em relao s

    frases 22, 23 e 24, teramos:

    Nos tempos atuais(,) no existe pas de primeiro mundo.

    Existe(,)no meio rural(,)uma violncia estrutural.

    Geralmente(,) as oposies no gostam dos governos.

    Vale sistematizar:

    Os advrbios e as locues adverbiais deslocados, por serem termos curtos,

    simples, de fcil entendimento, apresentaro vrgulas facultativas.

    Agora, procure pontuar adequadamente as frases a seguir:

    25 Eles quando todos chegaram puderam iniciar os trabalhos.

    26 O Mercosul uma experincia que ao mexer com posturas

    arraigadas impe uma nova estratgia para o conjunto da sociedade.

    27 Considerando as razes apresentadas penso que a solicitao ser

    deferida.

  • CURSO ON-LINE PORTUGUS REGULAR PROFESSORES: ADRIANA FIGUEIREDO E FERNANDO FIGUEIREDO

    www.pontodosconcursos.com.br 24

    28 Preciso ouvir disse a me ao menino a causa da briga.

    Comentrios:

    As frases 25, 26 e 27 so exemplos de oraes deslocadas, para o

    incio ou para o meio do perodo, desenvolvidas (com conjuno) ou

    reduzidas (infinitivo, gerndio, particpio). Nesses casos, no teramos mais

    o uso facultativo: o uso da(s) vrgula(s) obrigatrio. Assim, as frases,

    pontuadas corretamente, ficariam:

    Eles, quando todos chegaram, puderam iniciar os trabalhos.

    (orao adverbial temporal desenvolvida)

    O Mercosul uma experincia que, ao mexer com posturas

    arraigadas, impe uma nova estratgia para o conjunto da sociedade.

    (orao adverbial temporal reduzida de infinitivo)

    Considerando as razes apresentadas, penso que a solicitao ser

    deferida. (orao adverbial temporal reduzida de gerndio)

    Agora, voltemos frase 28:

    Preciso ouvir disse a me ao menino a causa da briga.

    Nela, as vrgulas devem ser utilizadas, para mostrar a intercalao de uma

    orao, que corresponde fala do interlocutor.

  • CURSO ON-LINE PORTUGUS REGULAR PROFESSORES: ADRIANA FIGUEIREDO E FERNANDO FIGUEIREDO

    www.pontodosconcursos.com.br 25

    Preciso ouvir, disse a me ao menino, a causa da briga.

    Sistematizando:

    Com as oraes adverbiais deslocadas (ou seja, retiradas do final do

    perodo), bem como com as oraes intercaladas, o uso das vrgulas ser

    obrigatrio.

    Quer ver como esses conceitos vm sendo trabalhados nas provas?

    (Inspetor de Polcia/NCE-UFRJ) A favor da mesma tese, poderamos dizer que, muitas vezes, a publicidade tenta e no consegue mudar os hbitos do pblico.; a segunda e terceira vrgulas desse segmento:

    a) destacam um esclarecimento do autor; b) separam o aposto do resto da frase;

  • CURSO ON-LINE PORTUGUS REGULAR PROFESSORES: ADRIANA FIGUEIREDO E FERNANDO FIGUEIREDO

    www.pontodosconcursos.com.br 26

    c) mostram uma alterao na ordem direta dos termos; d) indicam fala do autor com o leitor; e) separam oraes.

    Muitos que fizeram a prova marcaram a letra B. Por acharem que tudo que

    vem entre vrgulas nesta vida aposto... claro que erraram... O que temos

    aqui um adjunto adverbial de tempo (muitas vezes), que, na ordem direta,

    ficaria ao final do perodo e, na frase, veio intercalado. Vale lembrar que as

    vrgulas aqui seriam facultativas: o termo deslocado curto, simples, de

    fcil entendimento.

    Gabarito: letra C.

    Mais uma:

    (Anal. Judic.) Vamos, por um momento que seja, cair na real...; a regra abaixo que justifica o emprego das vrgulas nesse segmento do texto : a) separar elementos que exercem a mesma funo sinttica; b) isolar o aposto; c) isolar o adjunto adnominal antecipado; d) indicar a supresso de uma palavra; e) marcar a intercalao de elementos.

    Tem-se aqui uma orao adverbial concessiva intercalada. Na ordem direta,

    o perodo deveria ficar assim: Vamos cair na real por um momento que

    seja. Nem preciso dizer que muitos erraram quando marcaram a letra B,

    no ?

    Gabarito: letra E.

    Agora, veja como o Cespe/UnB lida com esse tipo de questo. A seguir,

    duas assertivas para voc julgar como certas ou erradas:

  • CURSO ON-LINE PORTUGUS REGULAR PROFESSORES: ADRIANA FIGUEIREDO E FERNANDO FIGUEIREDO

    www.pontodosconcursos.com.br 27

    O emprego de vrgula aps anos, em Nos prximos anos, a questo da melhoria da qualidade do ensino deve ser uma obrigao dos governantes, justifica-se por isolar termo adverbial, com noo de tempo, deslocado do final para o comeo do perodo.

    Ora, temos aqui um adjunto adverbial de tempo (nos prximos anos) antecipado: na ordem direta ficaria ao final do perodo.

    Gabarito: assertiva correta.

    Ao estabelecer a obrigatoriedade na realizao dos exames pr-admissional, peridico e demissional do trabalhador, criou recursos mdico-periciais voltados identificao do nexo da causalidade entre os danos sofridos e a ocupao desempenhada.

    A vrgula logo depois de trabalhador opcional e sua retirada preservaria a correo gramatical do texto, pois os trs termos da enumerao que ela tem funo de marcar j esto separados pela conjuno e: exames pr-admissional, peridico e demissional do trabalhador.

    Ateno para no confundir a vrgula que vem aps pr-admissional com a

    vrgula que vem aps trabalhador: a primeira se justifica por separar

    termos de uma enumerao, mas a segunda deve ser explicada por isolar a

    orao antecipada, que comea em Ao estabelecer a obrigatoriedade... e

    termina no vocbulo trabalhador. Trata-se de uma orao adverbial

    temporal reduzida de infinitivo, que foi deslocada do final para o incio do

    perodo. A vrgula, nesse caso, obrigatria.

    Gabarito: assertiva errada.

  • CURSO ON-LINE PORTUGUS REGULAR PROFESSORES: ADRIANA FIGUEIREDO E FERNANDO FIGUEIREDO

    www.pontodosconcursos.com.br 28

    Caso 7 A vrgula separa as oraes adjetivas explicativas.

    Pontue as frases a seguir:

    29 O Tejo que o maior rio de Portugal nasce na Espanha.

    30 Joo que um grande homem ajuda a todos.

    Comentrios:

    As frases 29 e 30 so exemplos de meros comentrios, termos

    explicativos. O que das duas frases pronome relativo, j que retoma os

    substantivos Tejo e Joo. Se a orao adjetiva explicativa, o uso das

    vrgulas obrigatrio.

    O Tejo, que o maior rio de Portugal, nasce na Espanha.

    Joo, que um grande homem, ajuda a todos.

    Entretanto, se a orao restritiva, o uso das vrgulas proibido.

    Perceba:

    S sairo mais cedo os alunos que terminaram o dever de casa.

    Ora, a orao adjetiva que terminaram o dever de casa delimita, restringe o

    substantivo antecedente. Sendo assim, ela no pode ser retirada da frase,

    devendo, portanto, vir sem vrgulas. Observe esta assertiva retirada de uma

    prova do Cespe/UnB:

  • CURSO ON-LINE PORTUGUS REGULAR PROFESSORES: ADRIANA FIGUEIREDO E FERNANDO FIGUEIREDO

    www.pontodosconcursos.com.br 29

    Sua metodologia simples por meio de conversas frequentes com a famlia, o voluntrio receita cuidados bsicos para evitar que a criana morra por falta de conhecimento, como os hbitos de higiene, a administrao do soro caseiro e a adoo da farinha de multimistura na alimentao, que se tornou uma soluo simples e emblemtica contra a desnutrio.

    O trecho que se tornou uma soluo simples e emblemtica contra a desnutrio est precedido por vrgula porque se trata de um trecho com funo restritiva.

    Perceba que a orao destacada inicia-se com pronome relativo que,

    tratando-se, portanto, de orao subordinada adjetiva. Entretanto, como se

    caracteriza por ser uma informao adicional, vem isolada por vrgula.

    Assim, ela deve ser classificada como orao subordinada adjetiva

    explicativa, e no como orao adjetiva restritiva, como a banca sugere.

    Gabarito: assertiva errada.

    Sistematizando:

    As oraes subordinadas adjetivas so aquelas que se iniciam com

    pronome relativo. Se restringirem, delimitarem o sentido do substantivo

    antecedente, viro sem vrgulas. Se forem uma informao adicional,

    acessria, viro entre vrgulas.

  • CURSO ON-LINE PORTUGUS REGULAR PROFESSORES: ADRIANA FIGUEIREDO E FERNANDO FIGUEIREDO

    www.pontodosconcursos.com.br 30

    Vamos, agora, falar do ponto e vrgula? O ponto e vrgula uma

    pausa mais longa que a vrgula e menor que o ponto. Basicamente, pode ser

    utilizado em duas situaes:

    Separa oraes coordenadas.

    31 Esforou-se bastante; no obteve, entretanto, o reconhecimento

    merecido.

    32 Uns estudam; outros trabalham.

    Separa os itens de leis, decretos, regulamentos.

    33 Art. 1 O ncleo ...abranger as seguintes matrias:

    A) comunicao e expresso;

    B) estudos sociais;

    C) cincias;

    Resoluo n...art. da Lei...)

    Comentrios;

    O ponto e vrgula, pode separar tambm oraes coordenadas. o

    que vemos nas frases 31 e 32.

    Na 33, temos um exemplo do ponto e vrgula separando

    enumeraes.

  • CURSO ON-LINE PORTUGUS REGULAR PROFESSORES: ADRIANA FIGUEIREDO E FERNANDO FIGUEIREDO

    www.pontodosconcursos.com.br 31

    Veja uma questo de concurso, retirada de uma prova da Fundao Getlio Vargas. Observe as situaes em que o ponto e vrgula pode aparecer:

    No 6 pargrafo o autor utilizou o sinal de pontuao ponto e vrgula de acordo com as normas gramaticais. Nas frases abaixo as normas gramaticais tambm foram observadas na utilizao do ponto e vrgula, EXCETO em:

    a) Os professores compareceram festa de formatura trajados a rigor; os alunos, trajados esportivamente.

    b) Um dos alunos obteve nota suficiente para ser apenas aprovado; o outro, apesar de no ter a mesma capacidade de estudo, classificou-se em segundo lugar.

    c) A iniciativa segura e coerente da direo; o esforo de alunos e professores; bem como a participao de pais e responsveis nas atividades da escola dinamizaram-na e tornaram-na uma verdadeira casa de educao.

    d) Investir em educao s traz retorno para a nao a longo prazo; mas os resultados so, normalmente, satisfatrios.

    e) No h como resolver os problemas da educao com solues paliativas, de pouco alcance; h de se investir, de forma planejada, em projetos de longo prazo que priorizem o profissional da educao.

    Na letra A, o ponto e vrgula separa oraes coordenadas. Perceba que, se

    houvesse necessidade de se dar uma pausa discursiva ainda maior, ter-se-ia

    optado pelo ponto, e no pelo ponto e vrgula. Na letra B, o ponto e vrgula

    separa itens de uma enumerao (Um dos alunos...O outro...), tendo sido,

    portanto, corretamente utilizado.

    Observe que, na letra C, o ponto e vrgula separa ncleos de um sujeito

    composto (A iniciativa...; o esforo...; bem como a participao...). como

  • CURSO ON-LINE PORTUGUS REGULAR PROFESSORES: ADRIANA FIGUEIREDO E FERNANDO FIGUEIREDO

    www.pontodosconcursos.com.br 32

    se construssemos uma frase do tipo Joo; ; Antnio chegaram. Faz

    sentido isso?

    Na letra D, o ponto e vrgula separa uma orao coordenada assindtica da

    sua orao coordenada sindtica adversativa. Foi, portanto, adequadamente

    usado.

    Na letra E, ele separa oraes coordenadas assindticas.

    Gabarito: letra C.

    E quanto aos dois-pontos? Voc sabe utiliz-los? O sinal de dois-

    pontos pode, basicamente, ser utilizado em duas situaes. Pode dar incio

    a fala ou citao de outrem:

    34 O professor disse:

    - Eu sou a razo.

    Os dois-pontos podem tambm introduzir uma explicao,

    enumerao, esclarecimento:

    35 Encontrei um motivo para no encontr-lo: uma viagem de ltima

    hora.

    36 So trs os autores a estudar: Machado, Alencar e Drummond.

    Comentrios:

    A frase 34 exemplifica o incio da fala de outrem.

    Na frase 35, os dois-pontos introduzem uma explicao, um

    esclarecimento da afirmao anterior.

    Na frase 36, os dois-pontos do incio a uma enumerao

    explicativa.

  • CURSO ON-LINE PORTUGUS REGULAR PROFESSORES: ADRIANA FIGUEIREDO E FERNANDO FIGUEIREDO

    www.pontodosconcursos.com.br 33

    A Fundao Carlos Chagas apresenta em suas provas belas questes sobre a utilizao dos dois-pontos. Observe uma delas:

    ...graas a algumas caractersticas: eles possuem objetivos claros, vrios modos de atingir o sucesso e feedback rpido, ou seja, o jogador recebe uma conseqncia imediata aps cada ao.

    Os dois pontos introduzem no contexto:

    (A) um segmento enumerativo, com inteno explicativa. (B) um comentrio pessoal, de carter opinativo. (C) uma repetio enftica para atrair a ateno do leitor. (D) uma ressalva ao que vem sendo desenvolvido no pargrafo. (E) a retomada da idia mais importante do texto.

    Perceba que o que vem aps o sinal de dois-pontos uma enumerao do

    que o autor chamou de caractersticas. Trata-se de uma orao apositiva,

    que nada mais do que um segmento enumerativo que tem a inteno de

    explicar um substantivo anteriormente citado.

    Gabarito: letra A.

    O Cespe/UnB, por sua vez, comumente elabora questes que esperam do

    candidato a explicao para o uso dos dois-pontos. Observe algumas

    assertivas:

    Repitamos: o sertanejo emigrante realiza, ali, uma anomalia sobre a qual nunca demasiado insistir: o homem que trabalha para escravizar-se.

  • CURSO ON-LINE PORTUGUS REGULAR PROFESSORES: ADRIANA FIGUEIREDO E FERNANDO FIGUEIREDO

    www.pontodosconcursos.com.br 34

    Na linha 1, o autor emprega o sinal de dois pontos, para indicar que pretende dar nfase a uma assertiva e, na linha 2, para introduzir uma explicao do que considera ser uma anomalia.

    De fato, na linha 1 do texto, o que se quer enfatizar o que se disse antes:

    isso voc pode inclusive perceber pelo prprio vocbulo Repitamos. Na

    linha 2, os dois-pontos introduzem uma orao apositiva que explica o

    substantivo antecedente anomalia.

    Gabarito: assertiva correta.

    A importncia da Pastoral palpvel: a mdia nacional de mortalidade infantil para crianas de at 1 ano, que de 22 indivduos por mil nascidos vivos, cai para 12 por mil nos lugares atendidos pela instituio.

    O emprego do sinal de dois-pontos em palpvel: justifica-se porque o trecho subsequente a esse sinal apresenta argumento comprobatrio da afirmativa anterior.

    Veja que o autor afirma que a importncia da Pastoral palpvel, para,

    logo na sequncia, explicar o que ele quis dizer com o uso do adjetivo

    palpvel. Trata-se, portanto, de uma explicao, uma informao que

    comprova o que se disse anteriormente.

    Gabarito: assertiva correta.

    Vamos falar das aspas? As aspas so utilizadas, normalmente, em quatro

    situaes:

    Isolam uma citao 37 Algum sbio j afirmou: Agir na paixo embarcar durante a

    tempestade.

  • CURSO ON-LINE PORTUGUS REGULAR PROFESSORES: ADRIANA FIGUEIREDO E FERNANDO FIGUEIREDO

    www.pontodosconcursos.com.br 35

    Isolam estrangeirismos, arcasmos, neologismos, grias.

    38 Estamos no hall do hotel.

    39 Ele era considerado persona-non-grata.

    40 Qual a soluciontica desta problemtica?

    41 Achei-o muito careta.

    Comentrios:

    As aspas da frase 37 mostram as palavras de outra pessoa, e no

    do autor do texto.

    J nas frases 38, 39, 40 e 41 temos, respectivamente, exemplos de

    estrangeirismo, arcasmo (expresso que deixou de ser usada) e neologismo

    (palavras novas derivadas de outras j existentes, geralmente no

    registradas nos dicionrios) e gria.

    Dar destaque a uma palavra ou expresso.

    42 Diga-me como direi isso a ela.

    Comentrios:

    A frase traz um exemplo de uma palavra que se quer destacar, dar

    expressividade. Na oralidade, diramos: coooomo!

    Mostrar uma palavra com sentido irnico.

  • CURSO ON-LINE PORTUGUS REGULAR PROFESSORES: ADRIANA FIGUEIREDO E FERNANDO FIGUEIREDO

    www.pontodosconcursos.com.br 36

    43 Voc foi brilhante ao dizer aquela asneira.

    Comentrios:

    Na frase 43, temos um exemplo de ironia (diz-se o contrrio do que

    se pensa). Se o que ele disse foi uma asneira, no h brilhantismo nisso.

    Uma banca que costuma trabalhar com o uso das aspas a Fundao

    Carlos Chagas. Observe uma questo de concurso:

    O emprego das aspas em algumas palavras do texto:

    Algumas so exticas tambm no sentido de diferentesou esquisitas...

    Nenhuma delas nativa do Brasil. Dependendo das circunstncias, podem ser imigrantes inofensivas...

    ...muitas vezes tornam-se organismos nocivos aos ecossistemas naturais.

    (A) chama a ateno do leitor para a importncia de seu sentido no contexto.

    (B) indica uso especfico de termos tcnicos para esclarecer alguns conceitos.

    (C) aponta para o sentido particular de certas palavras de uso comum na gria.

    (D) mostra a incluso de opinies alheias, como um novo interlocutor no contexto.

    (E) atesta a participao de palavras de origem estrangeira no vocabulrio nacional.

  • CURSO ON-LINE PORTUGUS REGULAR PROFESSORES: ADRIANA FIGUEIREDO E FERNANDO FIGUEIREDO

    www.pontodosconcursos.com.br 37

    Essas provas do um show de teoria, no mesmo? Passeando pelas

    alternativas, percebemos que, em cada uma delas, fala de uma das regras de

    utilizao das aspas. S lendo as frases destacadas, portanto, voc

    descobrir a resposta.

    Trata-se do uso das aspas para destacar palavras ou expresses no texto.

    Evidenciar informaes.

    Gabarito: letra A.

    E os travesses? Empregam-se os travesses para marcar a

    mudana de interlocutor nos dilogos e para dar destaque ou nfase a

    determinados termos. Observe as frases a seguir:

    44 Apontou para Lusa e disse: - Conheces aquele ali?

    45 Machado de Assis grande romancista brasileiro tambm escreveu

    contos.

    Comentrios:

    A frase 44 mostra o uso do travesso marcando a mudana do

    interlocutor.

  • CURSO ON-LINE PORTUGUS REGULAR PROFESSORES: ADRIANA FIGUEIREDO E FERNANDO FIGUEIREDO

    www.pontodosconcursos.com.br 38

    A frase 45 o caso de uso mais frequente do travesso: quando se

    quer dar destaque ou enfatizar certas palavras ou expresses. comum, nas

    questes de concurso, reescreverem trechos do texto que esto separadas

    por travesso por vrgulas, o que mantm correta a construo, pois os

    travesses, em geral, podem ser substitudos por vrgulas.

    A utilizao dos travesses para dar nfase a uma explicao do texto

    um recurso muito comum na escrita e bastante explorado pelas bancas. O

    Cespe/UnB tem elaborado algumas questes de reescritura de frases,

    sugerindo ao candidato a troca dos travesses por outro sinal de pontuao.

    Observe:

    Em uma empresa socialmente responsvel, pode-se catalisar a inteligncia instalada e lhe dar uma direo e um sentido. Isso fortalece a empresa, torna-a mais competitiva, aumenta a autoestima e a dedicao dos funcionrios, amplia o sentimento de pertencimento a vida das pessoas, em vez de ser ameaada pelo trabalho, fortalecida por ele. Essas empresas tm melhores condies de desempenho e, portanto, de prolongar sua vida.

    Preservam-se tanto a coerncia da argumentao quanto a correo gramatical do perodo caso se substitua o travesso antes de a vida pelo sinal de dois-pontos ou pelo de ponto e vrgula.

    Observe que o travesso foi utilizado para enfatizar uma explicao para o

    que o autor quis dizer com sentimento de pertencimento. Trata-se de um

  • CURSO ON-LINE PORTUGUS REGULAR PROFESSORES: ADRIANA FIGUEIREDO E FERNANDO FIGUEIREDO

    www.pontodosconcursos.com.br 39

    segmento explicativo enfatizado pelo travesso. Ora, a troca pelos dois-

    pontos ou pelo ponto e vrgula no geraria erro gramatical nem mudana de

    sentido da frase: s se optaria pela perda da nfase que o travesso confere

    informao.

    Gabarito: assertiva certa.

    Mais uma:

    Nos anos 90 do sculo passado, o pas derrotou a inflao que corroa salrios, causava instabilidade poltica e irracionalidade econmica. Na primeira dcada deste sculo, os avanos deram-se em direo a uma agenda social, voltada para a reduo da pobreza e da desigualdade estrutural.

    A substituio do travesso por vrgula, em derrotou a inflao que corroa salrios, prejudica a correo gramatical do perodo.

    Mais uma vez, o travesso introduz uma explicao, dando-lhe nfase.

    Trata-se de uma orao adjetiva explicativa (que corroia salrios...), que se

    refere ao substantivo inflao antecedente. Portanto, a troca do travesso

    pela vrgula no geraria erro gramatical algum frase (a banca diz que a

    substituio prejudica a correo gramatical do perodo).

    Gabarito: assertiva errada.

    Vamos falar dos parnteses? Os parnteses so

    geralmente utilizados para isolar comentrios acessrios. Observe:

    46 Bem sei que s matarei algum (que Deus me livre e guarde) se for

    obrigado.

    Aqui, vale uma dica:

    De modo geral, os parnteses so usados quando se quer acrescentar uma

    informao acessria, uma interferncia do autor do texto.

  • CURSO ON-LINE PORTUGUS REGULAR PROFESSORES: ADRIANA FIGUEIREDO E FERNANDO FIGUEIREDO

    www.pontodosconcursos.com.br 40

    Ser que possvel, ento, em um texto, substituir os parnteses pelos

    travesses ou vice-versa? O que queremos saber : diante de um segmento

    explicativo, que vem evidenciado no texto pelo uso dos travesses, a

    substituio desse sinal de pontuao pelos parnteses geraria erro

    gramatical ou mudana de sentido da frase?

    O Cespe/UnB tem feito esse tipo de pergunta em prova. Veja uma questo:

    To logo a catstrofe do terremoto no Haiti requisitou uma ao coletiva mundial, com inmeros atores envolvidos na ajuda humanitria pases, organizaes no governamentais, empresas e os milhares de annimos e famosos , a situao catica do pas devastado imps um desafio: a quem caber a organizao das prximas etapas de reconstruo do pas mais pobre do Ocidente?

    Mantm-se a correo gramatical do perodo substituindo-se os travesses (.2 e 3) por parnteses.

    Ora, a informao que o autor quis evidenciar no texto (pases,

    organizaes no governamentais, empresas e os milhares de annimos e

    famosos) pelo uso dos travesses poderia ser isolada pelo uso dos

    parnteses. O texto continuaria gramaticalmente correto.

    Gabarito: assertiva correta.

    Antes de concluirmos nossa aula, achamos prudente treinar mais com

    voc, por meio de frases que fixaro os conceitos ensinados. Vamos l?

    I Pontue as frases, quando necessrio.

    1) Os candidatos aguardavam ansiosos o resultado do concurso.

    Comentrios:

    O adjetivo ansiosos, na funo de predicativo do sujeito, aparece

    deslocado para o meio do perodo, intercalado.

  • CURSO ON-LINE PORTUGUS REGULAR PROFESSORES: ADRIANA FIGUEIREDO E FERNANDO FIGUEIREDO

    www.pontodosconcursos.com.br 41

    Lembre-se sempre da ordem direta dos termos no perodo simples:

    sujeito + verbo + complemento + adjunto adverbial.

    O predicativo, aqui, aparece entre o verbo e o seu objeto (=

    complemento).

    Resposta: Os candidatos aguardavam, ansiosos, o resultado do

    concurso.

    Importante!

    O uso das vrgulas, nessa frase, seria facultativo. Por qu? Nunca se

    esquea do princpio bsico do uso facultativo da(s) vrgula(s): se com ou

    sem a(s) vrgula(s) o sentido continua o mesmo, h clareza, pode-se usar ou

    no a(s) vrgula(s). Repare nessa frase:

    Os candidatos aguardavam ansiosos o resultado do concurso.

    Os candidatos aguardavam, ansiosos, o resultado do concurso.

    No h truncamento de ideia, uma frase curta de perfeito

    entendimento com ou sem a(s) vrgula(s).

    Isso normalmente acontece com termos curtos deslocados (advrbios

    ou locues adverbiais, predicativos).

    Agora, voc j sabe. Todo comentrio em que aparecer uso facultativo, a

    explicao ser a mesma:

    Se voc puder fazer a dupla leitura (com a pausa ou sem a pausa), e

    isso no alterar o sentido da frase, nem houver truncamento sinttico, o uso

    da(s) vrgula(s) ser facultativo.

  • CURSO ON-LINE PORTUGUS REGULAR PROFESSORES: ADRIANA FIGUEIREDO E FERNANDO FIGUEIREDO

    www.pontodosconcursos.com.br 42

    2) Deixe-me senhora.

    Comentrios:

    Senhora a pessoa com quem se fala, vocativo.

    Resposta: Deixe-me, senhora.

    3) Dallas 9 de julho de 1994.

    Comentrios:

    Esse caso um exemplo da vrgula que se usa para separar a data do

    nome do lugar.

    Resposta: Dallas, 9 de julho de 1994.

    4) Alis isto conhecido de todos.

    Comentrios:

    A vrgula tambm separa certas expresses de explicao,

    retificao, situao.

    Resposta: Alis, isto conhecido de todos.

    5) Espero que ela venha.

    Comentrios:

    Aqui no h justificativa para o uso da vrgula, pois os termos j

    esto na ordem sujeito + verbo + complemento:

    (Eu) Espero (verbo) que ele venha (objeto direto).

    Lembre-se: no se usa vrgula entre sujeito e verbo e entre verbo e

    complemento.

    Resposta: Espero que ele venha.

    6) O Brasil produz caf ilho arroz ouro ferro.

    Comentrios:

  • CURSO ON-LINE PORTUGUS REGULAR PROFESSORES: ADRIANA FIGUEIREDO E FERNANDO FIGUEIREDO

    www.pontodosconcursos.com.br 43

    Nessa frase, temos um exemplo das vrgulas que separam termos de

    mesma funo sinttica (= enumeraes), so objetos diretos.

    Resposta: O Brasil produz caf, milho, arroz, ouro, ferro.

    7) Papai do cu d-me uma namorada linda fiel gentil e tarada.

    Comentrios:

    Aqui temos duas justificativas: a primeira vrgula separa o vocativo e

    as outras, termos de mesma funo (=enumeraes), so adjuntos

    adnominais.

    Resposta: Papai do cu, d-me uma namorada fiel, gentil e tarada.

    8) O homem sensato se adapta ao mundo o insensato insiste em tentar

    adaptar o mundo a ele. Todo progresso depende portanto do homem

    insensato.

    Comentrios:

    Na primeira ocorrncia, a vrgula separa oraes coordenadas. Nesse

    caso, poderia ser substituda por ponto e vrgula, j que esse sinal de

    pontuao tambm pode separar oraes coordenadas. Na segunda e

    terceira ocorrncias, as vrgulas intercalam a conjuno conclusiva

    deslocada.

    Resposta: O homem sensato se adapta ao mundo, ou ; o insensato

    insiste em tentar adaptar o mundo a ele. Todo progresso depende, portanto,

    do homem insensato.

  • CURSO ON-LINE PORTUGUS REGULAR PROFESSORES: ADRIANA FIGUEIREDO E FERNANDO FIGUEIREDO

    www.pontodosconcursos.com.br 44

    9) No te enganes. A vida vai tratar-te mal. Portanto se queres viver tua

    vida vai e toma-a.

    Comentrios:

    Aqui temos uma orao adverbial condicional (se queres viver tua

    vida) intercalada, entre vrgulas.

    Resposta: No te enganes. A vida vai tratar-te mal. Portanto, se

    queres viver tua vida, vai e toma-a.

    10) Se o Brasil se tornasse independente dos emprstimos externos poderia

    voltar a crescer no mesmo ritmo de desenvolvimento das dcadas

    anteriores.

    Comentrios:

    Mais uma orao adverbial condicional deslocada, s que agora para

    o incio do perodo, uma vrgula.

    Resposta: Se o Brasil se tornasse independente dos emprstimos

    externos, poderia voltar a crescer no mesmo ritmo de desenvolvimento das

    dcadas anteriores.

    11) Todos os candidatos publicaram os jornais devem chegar no momento

    azado.

    Comentrios:

    Essa frase um exemplo de orao intercalada, um comentrio

    acessrio.

    Resposta: Todos os candidatos, publicaram os jornais, devem chegar

    no momento azado.

  • CURSO ON-LINE PORTUGUS REGULAR PROFESSORES: ADRIANA FIGUEIREDO E FERNANDO FIGUEIREDO

    www.pontodosconcursos.com.br 45

    12) Na Sua delegados de 103 pases grande parte com vestes africana

    determinaram a proibio total da caa aos elefantes.

    Comentrios:

    A primeira vrgula de uso facultativo, pois temos um adjunto

    adverbial deslocado de curta extenso, no alterando o sentido original da

    frase.

    As outras duas vrgulas vo intercalar o aposto explicativo.

    Resposta: Na Sua(,) delegados de 103 pases, grande parte com

    vestes africanas, determinaram a proibio total da caa aos elefantes.

  • CURSO ON-LINE PORTUGUS REGULAR PROFESSORES: ADRIANA FIGUEIREDO E FERNANDO FIGUEIREDO

    www.pontodosconcursos.com.br 46

    Que tal agora treinarmos mais agora? Primeiro, com algumas questes da

    FCC...

    (TCE/AL)

    1. Est inteiramente correta a pontuao da seguinte frase:

    A) realmente muito difcil, cumprir propsitos de Ano Novo, pois no h

    como de fato algum comear algo inteiramente do nada.

    B) realmente muito difcil: cumprir propsitos de Ano Novo; pois no h

    como, de fato, algum comear algo inteiramente do nada.

    C) , realmente, muito difcil cumprir propsitos de Ano Novo: pois no

    h como de fato, algum comear algo inteiramente do nada.

    D) , realmente, muito difcil cumprir propsitos de Ano Novo, pois no

    h como, de fato, algum comear algo inteiramente do nada.

    E) realmente muito difcil, cumprir propsitos de Ano Novo; pois no h

    como de fato algum comear algo, inteiramente do nada.

    Comentrios:

    Com relao ao uso da vrgula, devemos observar dois pontos

    importantes:

    1 no se usa vrgula (ou ponto e vrgula, dois-pontos, travesso) entre o

    sujeito e verbo e entre verbo e complemento;

    2 tambm constitui erro separar orao principal de orao subordinada

    substantiva por vrgula (ou ponto e vrgula, dois-pontos, travesso).

    Na letra A, a 1 vrgula separa orao principal de orao

    subordinada substantiva subjetiva. Com essa teoria, eliminamos quatro

    opes (A, B, C e E), j que em todas elas aparece um desses sinais de

    pontuao.

  • CURSO ON-LINE PORTUGUS REGULAR PROFESSORES: ADRIANA FIGUEIREDO E FERNANDO FIGUEIREDO

    www.pontodosconcursos.com.br 47

    Na letra D, as vrgulas que separam realmente se justificam por

    mostrar um termo sinttico (adjunto adverbial) intercalado. A vrgula antes

    de pois separa a orao coordenada, e as vrgulas que isolam a expresso de

    fato se justificam por marcar tambm um termo intercalado (adjunto

    adverbial).

    Gabarito: letra D

    (TRT/18R)

    2. preciso corrigir a pontuao da seguinte frase:

    A) Assim como Kant, tambm Rousseau cria no ser possvel, num Estado

    de direito, colocar as leis acima dos cidados.

    B) As normas ticas, para serem universalizadas, dependem de que cada

    homem as identifique como princpios que vale a pena respeitar.

    C) Erasmo, ao considerar a questo da cidadania, vinculou-a a uma

    condio: os homens, para se tornarem cidados, devem ser educados.

    D) Caso no se convenam os homens, da vantagem do comportamento

    tico, possvel que busquem sua orientao, nas leis naturais.

    E) uma mxima do convvio social: ao desfrute de um direito deve

    corresponder, invariavelmente, o cumprimento de um dever.

    Comentrios:

    Na letra A, houve o deslocamento da expresso adverbial Assim

    como Kant para o incio do perodo, da a vrgula para mostrar esse

    Nota: Os termos deslocados realmente e de fato, na posio em que se

    encontram, poderiam aparecer sem vrgulas, j que o sentido da frase no se

    altera, alm de no provocar dificuldade de entendimento.

    realmente muito difcil cumprir propsitos de Ano Novo, pois no h

    como de fato algum comear algo inteiramente do nada.

  • CURSO ON-LINE PORTUGUS REGULAR PROFESSORES: ADRIANA FIGUEIREDO E FERNANDO FIGUEIREDO

    www.pontodosconcursos.com.br 48

    deslocamento. Na sequncia, percebe-se a intercalao de uma expresso

    entre a orao principal e a subordinada.

    Na letra B, mas uma intercalao. A orao adverbial aparece no

    meio do perodo isolada por vrgulas, nos lugares devidos, sem

    comprometer a continuidade do texto: As normas ticas dependem de que

    cada homem as identifique...

    Na opo C, outra orao intercalada corretamente isolada por

    vrgulas. Mais uma vez, dispensando a intercalao, o sentido no fica

    comprometido: Erasmo vinculou-a a uma condio: os homens.... Na

    sequncia os dois-pontos introduzem a explicao da condio apresentada

    anteriormente.

    Na letra D, h uma orao adverbial condicional deslocada para o

    incio do perodo, porm a vrgula aps homens no se justifica, pois a ideia

    de condio se encerra em tico, assim como no h defesa para a vrgula

    usada aps orientao, uma vez que os termos da orao se encontram na

    ordem direta.

    Na letra E, os dois-pontos introduzem uma explicao para a mxima

    do convvio social. As vrgulas que isolam invariavelmente mostram a

    intercalao de um adjunto adverbial deslocado.

    Gabarito: letra D

    Ateno!

    Numa intercalao, para saber se a primeira e a segunda vrgulas

    apareceram nos lugares devidos, pulem a intercalao e vejam se a

    frase possui sentido completo: Assim como Kant, tambm Rousseau

    cria no ser possvel colocar as leis acima dos cidados.

    Perfeita a construo, as vrgulas foram bem colocadas.

  • CURSO ON-LINE PORTUGUS REGULAR PROFESSORES: ADRIANA FIGUEIREDO E FERNANDO FIGUEIREDO

    www.pontodosconcursos.com.br 49

    (TCE/AM)

    3. Est inteiramente correta a pontuao da seguinte frase:

    A) A realizao de estudos com primatas no-humanos, tem revelado que a

    inteligncia ao contrrio do que se pensa, no nosso dom exclusivo.

    B) A concluso , na verdade, surpreendente: a conscincia humana, longe

    de ser um dom sobrenatural, emerge da conscincia dos animais.

    C) Ernst Mayr, eminente bilogo do sculo passado no teve dvida em

    afirmar que, a nossa conscincia, uma evoluo da conscincia dos

    animais.

    D) Sejam sinfonias sejam equaes de segundo grau, h operaes que de

    to sofisticadas, no so acessveis inteligncia de outros animais.

    E) O que caracteriza efetivamente o verdadeiro altrusmo, o

    comportamento cooperativo que se adota, de modo desinteressado.

    Comentrios:

    Na letra A, a primeira vrgula separa sujeito do verbo, o que denota

    erro. Na sequncia, mais um erro: a expresso ao contrrio do que se pensa

    aparece deslocada para o meio do perodo com apenas uma vrgula. Para

    mostrar corretamente a intercalao, falta a vrgula aps inteligncia.

  • CURSO ON-LINE PORTUGUS REGULAR PROFESSORES: ADRIANA FIGUEIREDO E FERNANDO FIGUEIREDO

    www.pontodosconcursos.com.br 50

    Na B, as vrgulas isolam corretamente um adjunto adverbial

    deslocado. Os dois-pontos introduzem a explicao da concluso

    surpreendente. As vrgulas que aparecem a seguir intercalam um

    comentrio acessrio, abrindo e fechando nos lugares certos.

    Na letra C, eminente bilogo do sculo passado aposto, deveria

    vir entre vrgulas. Faltou, portanto, a vrgula aps passado. As vrgulas que

    aparecem a seguir caracterizam erro, pois no intercalao. Na ordem,

    teramos: Ernst Mayr no teve dvida em afirmar que a nossa conscincia

    uma evoluo da conscincia dos animais. A orao que a nossa

    conscincia uma evoluo da conscincia dos animais. objeto direto de

    afirmar (no se usa vrgula para separar verbo do complemento) e a nossa

    conscincia sujeito de .

    Na D, falta a vrgula aps sinfonias que separa as oraes

    coordenadas alternativas. Em seguida, aparece um adjunto adverbial

    intercalado, mas falta uma vrgula aps que.

    Lembre-se! Na dvida, pule a intercalao e veja se o que sobra

    faz sentido: h operaes que no so acessveis inteligncia de outros

    animais.

    Na letra E, nenhuma vrgula se justifica, pois a primeira separa

    sujeito do verbo, e a segunda separa um adjunto adverbial que est na

    ordem direta.

    Gabarito: letra B

  • CURSO ON-LINE PORTUGUS REGULAR PROFESSORES: ADRIANA FIGUEIREDO E FERNANDO FIGUEIREDO

    www.pontodosconcursos.com.br 51

    (TRF/2R Aux. Adm.)

    4. A frase pontuada corretamente :

    A) Pesquisadores, identificaram uma nova espcie de baleia, que era

    ainda desconhecida em nosso litoral porque uma delas encalhou e

    morreu, numa praia.

    B) Pesquisadores identificaram uma nova espcie de baleia, que era ainda

    desconhecida em nosso litoral, porque uma delas encalhou e morreu

    numa praia.

    C) Pesquisadores identificaram uma nova espcie, de baleia que era ainda

    desconhecida, em nosso litoral porque uma delas encalhou, e morreu

    numa praia.

    D) Pesquisadores identificaram uma nova espcie de baleia que, era ainda

    desconhecida, em nosso litoral porque, uma delas encalhou e morreu

    numa praia.

    E) Pesquisadores identificaram, uma nova espcie de baleia que era ainda

    desconhecida, em nosso litoral porque uma delas, encalhou e morreu

    numa praia.

  • CURSO ON-LINE PORTUGUS REGULAR PROFESSORES: ADRIANA FIGUEIREDO E FERNANDO FIGUEIREDO

    www.pontodosconcursos.com.br 52

    Comentrios: Como nessa questo a frase a mesma em todas as opes,

    vamos explicao de como estaria pontuada corretamente, segundo o padro culto. Pesquisadores identificaram uma nova espcie de baleia, que era

    ainda desconhecida em nosso litoral, porque uma delas encalhou e morreu

    numa praia.

    As vrgulas que a aparecem se justificam por separar orao

    adjetiva explicativa. Nas opes A, C, D e E, aparecem vrgulas separando

    sujeito do verbo (letra A), verbo do complemento (letra E), adjunto

    adnominal do nome (letra C uma nova espcie, de baleia???, alm de no

    intercalar corretamente a orao adjetiva, pois a vrgula aps desconhecida

    no se justifica).

    Gabarito: letra B

    (TRT/18R)

    5. Est inteiramente adequada a pontuao da seguinte frase:

    A) Quem cuida da sade, conta com os recursos do corpo, j quem cultiva

    uma amizade, conta com o conforto moral.

    B) No que me diz respeito, no me interessam os amigos de ocasio: prezo

    apenas os verdadeiros, os que me apoiam incondicionalmente.

    C) De que pode valer, gozarmos um momento de felicidade, se no

    dispomos de algum, a quem possamos estend-la?

    D) Confio sempre num amigo; pois minha confiana nele, certamente ser

    retribuda com sua confiana em mim.

    E) So essas enfim, minhas razes para louvar a amizade: diga-me voc

    agora quais as suas?

    Comentrios:

  • CURSO ON-LINE PORTUGUS REGULAR PROFESSORES: ADRIANA FIGUEIREDO E FERNANDO FIGUEIREDO

    www.pontodosconcursos.com.br 53

    Na letra A, a primeira vrgula separa sujeito do verbo: Quem cuida

    da sade (sujeito oracional) conta com os recursos..., erro, portanto, A

    segunda vrgula est correta separando oraes coordenadas. A ltima est

    errada, pois tambm separa sujeito do verbo: quem cultiva a amizade

    (sujeito oracional) conta com o conforto moral.

    Na opo B, a primeira vrgula marca o deslocamento de um termo

    sinttico. Os dois-pontos introduzem uma explicao. Na sequncia, a

    vrgula aps verdadeiros separa os termos da enumerao (mesma funo).

    Na letra C, a primeira vrgula separa orao principal de orao

    subordinada substantiva, o que caracteriza erro. Na seqncia, a orao

    adverbial no vem deslocada, por isso as vrgulas no se justificam.

    Na letra D, aparece o ponto e vrgula, que pode separar orao

    coordenada (veja a teoria), embora, nessa frase, o melhor seria usar a

    vrgula. Mas a seguir h um erro indiscutvel: o adjunto adverbial

    certamente aparece deslocado para o meio do perodo com vrgula. Como o

    sentido no se altera usando as duas vrgulas (...minha confiana nele,

    certamente, ser...) ou no usando nenhuma (...minha confiana nele

    certamente ser...) o uso das vrgulas facultativo.

    Na E, a palavra enfim aparece deslocada para o meio do perodo

    com apenas uma vrgula (ou as duas, ou nenhuma).

    Nessa passagem, a melhor opo seria o uso do ponto ou a vrgula,

    no lugar dos dois-pontos, pois as oraes so coordenadas. O ponto de

    interrogao no cabe, j que a frase no interrogativa direta.

    Gabarito: Letra B

  • CURSO ON-LINE PORTUGUS REGULAR PROFESSORES: ADRIANA FIGUEIREDO E FERNANDO FIGUEIREDO

    www.pontodosconcursos.com.br 54

    (TRT/AL)

    6. A supresso da vrgula altera o sentido da seguinte frase:

    A) Fica-se indignado com os feirantes, que no compreendem a carncia

    dos mais pobres.

    B) No texto, ocorre uma descrio o mais fiel possvel da tradicional coleta

    de um fim de feira.

    C) A todo momento, d-se o triste espetculo de pobreza centralizado

    nessa narrativa.

    D) Certamente, o leitor no deixar de observar a preocupao do autor em

    distinguir os diferentes caracteres humanos.

  • CURSO ON-LINE PORTUGUS REGULAR PROFESSORES: ADRIANA FIGUEIREDO E FERNANDO FIGUEIREDO

    www.pontodosconcursos.com.br 55

    E) Em qualquer lugar onde ocorra uma feira, ocorrer tambm a humilde

    coleta de que trata a crnica.

    Comentrios:

    Essa uma questo tpica da banca: marcar a opo em que a

    supresso da vrgula ou das vrgulas antera o sentido da frase. Em quase

    todas elas, trabalha-se o uso da vrgula na orao adjetiva.

    Sabemos que a orao adjetiva pode ser restritiva (restringe,

    delimita o antecedente) ou explicativa (explica o antecedente, sentido

    geral). A que recebe vrgula ou vrgulas, se vier intercalada, a orao

    adjetiva explicativa. A restritiva no recebe vrgula antes do pronome

    relativo.

    Na letra A, temos um exemplo de supresso que altera o sentido,

    pois a vrgula, aparecendo antes do pronome relativo que, caracteriza uma

    explicao (todos os feirantes no compreendem a carncia dos mais

    pobres). Portanto, altera o sentido.

    Reparem que nas outras opes, h o deslocamento dos termos da

    orao, porm, como j vimos na nossa teoria sucinta, o uso da vrgula

    facultativo, pois no altera o sentido da frase.

    Gabarito: letra A

    (TRT/2R Tcn. Judic.)

    7. H um sculo, na esteira da Revoluo Industrial, a porcentagem tinha

    subido para 13% ainda uma minoria em um planeta essencialmente rural.

    Considere as afirmativas a respeito da presena do travesso no perodo

    acima:

    I. O travesso isola um segmento opinativo.

    II. A observao introduzida pelo travesso associa-se diretamente

    expresso na esteira da Revoluo Industrial.

  • CURSO ON-LINE PORTUGUS REGULAR PROFESSORES: ADRIANA FIGUEIREDO E FERNANDO FIGUEIREDO

    www.pontodosconcursos.com.br 56

    III. Estaria correta a substituio do travesso por uma vrgula, sem

    prejuzo da estrutura sinttica e do sentido original de todo o perodo.

    Est correto o que se afirma SOMENTE em

    A) II.

    B) III.

    C) I e II.

    D) I e III.

    E) II e III.

    Comentrios:

    No item I, o travesso acrescenta uma informao acessria ao final

    do perodo dada pelo autor do texto.

    No item II, a observao introduzida pelo travesso se refere

    porcentagem de 13%, e no a na esteira da Revoluo Industrial.

    No item III, a vrgula poderia realmente substituir o travesso, sem

    prejuzo informao prestada, pois esses dois sinais de pontuao servem

    para separar informaes ao final do perodo.

    Gabarito: letra D

    (TRF/5R)

    As abelhas so 3 mil; borboletas e lagartas, 1.800. Em uma nica rvore

    da Amaznia j foram encontradas 95 espcies de formigas 10 a menos

    do que em toda a Alemanha.

    8. Considere as afirmativas seguintes sobre os sinais de pontuao

    empregados no segmento transcrito.

    I. O ponto-e-vrgula pode ser substitudo por dois-pontos, sem

    alterao do sentido original.

  • CURSO ON-LINE PORTUGUS REGULAR PROFESSORES: ADRIANA FIGUEIREDO E FERNANDO FIGUEIREDO

    www.pontodosconcursos.com.br 57

    II. A vrgula assinala a ausncia do verbo na frase, cuja repetio

    desnecessria, por ser o mesmo da frase anterior.

    III. Urna vrgula pode ser empregada em substituio ao travesso, sem

    alterar o sentido original.

    Est correto o que se afirma em

    A) I, apenas

    B) III, apenas

    C) I e II, apenas

    D) II e III, apenas

    E) I, II e III.

    Comentrios:

    O ponto e vrgula, no item I, separa oraes coordenadas, que

    uma das justificativas para o uso de tal sinal de pontuao. Os dois-pontos

    no devem separar oraes coordenadas, e sim servem para introduzir uma

    explicao, um esclarecimento para o que foi dito anteriormente. Portanto,

    no se pode substituir o ponto e vrgula por dois-pontos nesse segmento.

    No item II, a justificativa para o uso da vrgula marcar a omisso

    do verbo ser anteriormente expresso (...borboletas e lagartas so 1.800).

    No item III, o travesso pode ser substitudo por vrgula, sem

    prejuzo para o entendimento da frase, j que separa uma informao

    acessria ao final do perodo, um acrscimo ao que foi dito anteriormente.

    Gabarito: letra D.

    Agora, treinando com algumas questes do Cespe/UnB:

    Ao assumir a presidncia da Repblica, Francisco de Paula Rodrigues Alves instituiu como meta governamental o saneamento e reurbanizao da capital da Repblica. Para assumir a frente das reformas, nomeou Francisco Pereira Passos para o governo municipal. Este, por sua vez, chamou os engenheiros Francisco Bicalho para a reforma do porto e Paulo de Frontin para as reformas no centro.

  • CURSO ON-LINE PORTUGUS REGULAR PROFESSORES: ADRIANA FIGUEIREDO E FERNANDO FIGUEIREDO

    www.pontodosconcursos.com.br 58

    1.Mantm-se o sentido do texto e a correo gramatical caso se retire a vrgula que vem logo depois de Este.

    Comentrios:

    Trata-se de uma expresso de acrscimo intercalada. Em uma intercalao como essa que temos no texto, s teramos duas opes: ou retiraramos as duas vrgulas (o que no seria um problema, por se tratar de uma intercalao de expresso curta, simples, de fcil entendimento) ou as manteramos (as duas vrgulas). Retirar uma delas implicaria erro gramatical.

    Gabarito: assertiva errada.

    Repitamos: o sertanejo emigrante realiza, ali, uma anomalia sobre a qual nunca demasiado insistir: o homem que trabalha para escravizar-se.

    2. Na linha 1, o autor emprega o sinal de dois pontos, para indicar que pretende dar nfase a uma assertiva e, na linha 2, para introduzir uma explicao do que considera ser uma anomalia.

    Comentrios:

    Quanto primeira ocorrncia dos dois pontos, de fato, temos uma nfase ao que se disse anteriormente. O prprio vocbulo repitamos indica que o que vem logo a seguir serve para enfatizar o que foi dito anteriormente.

    Na segunda ocorrncia dos dois pontos, podemos perceber que ela introduz o aposto explicativo do vocbulo anomalia, sob forma oracional.

    Gabarito: assertiva certa.

    O mundo moderno, caracterizado pela globalizao, pela revoluo tecnolgica e pelo avano irrestrito da Internet, sinaliza uma crise mundial complexa, multidimensional, cujas facetas afetam inexoravelmente nossa sade, nosso modo de vida e a qualidade do meio ambiente e das relaes sociais, polticas e econmicas.

  • CURSO ON-LINE PORTUGUS REGULAR PROFESSORES: ADRIANA FIGUEIREDO E FERNANDO FIGUEIREDO

    www.pontodosconcursos.com.br 59

    3. Uma forma correta de se evitar a repetio da conjuno e no primeiro perodo sinttico do texto seria a substituio de sua ocorrncia depois de vida,por vrgula, deixando-se todos os termos da enumerao iniciada por nossa sade separados por vrgula.

    Comentrios: Trata-se de uma enumerao de ncleos do objeto direto de afetam,

    formada de trs substantivos nucleares: nossa sade, modo de vida e qualidade do meio ambiente. O que a banca sugere que retiremos o conectivo e antes do ltimo elemento da enumerao, substituindo essa conjuno por vrgula.

    Ora, na verdade, ela quer saber se haveria algum problema em se utilizar vrgula e no o conector e antes do ltimo elemento da enumerao. De fato, a sua no utilizao antes de qualidade do meio ambiente no geraria erro gramatical algum e seria uma boa maneira de se repetir o e - que apareceria novamente, logo a seguir, ligando os dois adjuntos adnominais que se referiam ao substantivo qualidade.

    Gabarito: assertiva certa.

    Em uma empresa socialmente responsvel, pode-se catalisar a inteligncia instalada e lhe dar uma direo e um sentido. Isso fortalece a empresa, torna-a mais competitiva, aumenta a autoestima e a dedicao dos funcionrios, amplia o sentimento de pertencimento a vida das pessoas, em vez de ser ameaada pelo trabalho, fortalecida por ele. Essas empresas tm melhores condies de desempenho e, portanto, de prolongar sua vida.

    4. Preservam-se tanto a coerncia da argumentao quanto a correo gramatical do perodo caso se substitua o travesso antes de a vida pelo sinal de dois-pontos ou pelo de ponto e vrgula.

    Comentrios:

    Primeiramente, precisamos entender o porqu do uso do travesso antes de a vida. Tal sinal de pontuao foi utilizado para dar nfase ao aposto explicativo da expresso sentimento de pertencimento.

    Assim, substituir o travesso por dois-pontos no geraria erro gramatical nem incoerncia, pois os dois-pontos tambm podem ser utilizados para introduzir explicao. Perderamos apenas a nfase que o travesso d explicao, mas perda de nfase no gera mudana de sentido da frase.

  • CURSO ON-LINE PORTUGUS REGULAR PROFESSORES: ADRIANA FIGUEIREDO E FERNANDO FIGUEIREDO

    www.pontodosconcursos.com.br 60

    Quanto ao ponto e vrgula, sabe-se que uma de suas utilizaes a de vir separando oraes coordenadas. exatamente por isso que tambm estaria correta a utilizao do ponto e vrgula no lugar do travesso. Afinal, teramos duas oraes coordenadas separadas por ponto e vrgula, sendo que a segunda explicaria a argumentao apresentada pela primeira.

    Gabarito: assertiva certa.

    Nas farmcias brasileiras, os comprimidos de extrato de ginkgo vendidos s com receita mdica competem com cpsulas de p modo e folhas, em embalagens expostas nas prateleiras ao alcance do consumidor.

    5. No primeiro perodo do texto, mantm-se a correo gramatical caso se coloque uma vrgula logo aps s com receita mdica, a fim de se ressaltar o carter explicativo do termo.

    Comentrios: Pense bem: se o termo s com receita mdica tivesse carter

    explicativo, no teria vindo sem vrgula no texto. Na frase original essa expresso tem carter restritivo: no so quaisquer comprimidos, so comprimidos vendidos s com receita mdica. Assim, se utilizssemos a vrgula, a frase inclusive perderia seu sentido.

    Alm disso, caso se tratasse de uma explicao no texto, no deveramos utilizar s uma vrgula, e sim duas: uma antes do vocbulo s e outra aps o vocbulo mdica. Uma vrgula apenas geraria erro gramatical.

    Gabarito: assertiva errada.

  • CURSO ON-LINE PORTUGUS REGULAR PROFESSORES: ADRIANA FIGUEIREDO E FERNANDO FIGUEIREDO

    www.pontodosconcursos.com.br 61

    Entre os maiores obstculos ao pleno desenvolvimento do Brasil, est a educao. Este o prximo grande desafio que deve ser enfrentado com pacincia, mas sem rodeios. a bola da vez dentro das polticas pblicas prioritrias do Estado. Nos anos 90 do sculo passado, o pas derrotou a inflao que corroa salrios, causava instabilidade poltica e irracionalidade econmica.

    Jornal do Brasil, Editorial, 21/1/2010 (com adaptaes).

    6. A substituio do travesso por vrgula, em derrotou a inflao que corroa salrios, prejudica a correo gramatical do perodo.

    7. O emprego de vrgula aps anos, em Nos prximos anos, a questo da melhoria da qualidade do ensino deve ser uma obrigao dos governantes, justifica-se por isolar termo adverbial, com noo de tempo, deslocado do final para o comeo do perodo. Comentrios:

    Item 6: Mais uma questo que trata da substituio do travesso por vrgula.

    Trata-se de um travesso que introduz uma orao adjetiva explicativa, dando-lhe nfase. Assim, sua substituio pela vrgula no geraria erro gramatical como a banca sugere, s perderamos a nfase que o travesso conferia explicao.

    Mais um detalhe a se observar no item: fala-se apenas da substituio do travesso por uma vrgula. Isso porque a explicao comea aps inflao e termina no final do perodo, com o ponto final. Por isso, s precisaramos mesmo de uma vrgula, e no duas.

    Gabarito: assertiva errada.

    Item 7: Lembre-se de que, na ordem direta, as ideias circunstanciais representadas pelos adjuntos adverbiais (tempo, lugar, modo, companhia...) devem ficar ao final do perodo. Assim, de fato, o que se tem no texto uma antecipao desse adjunto adverbial, que traz circunstncia de tempo. Portanto, tal vrgula est bem justificada. S mais um detalhe: como se trata de um locuo adverbial simples, curta, de fcil entendimento, no haveria problema se essa vrgula no tivesse aparecido na frase. Tal omisso no geraria erro gramatical nem mudana de sentido do que est escrito. De qualquer forma, a banca no entrou nesse mrito da questo mesmo...

    Gabarito: assertiva certa.

  • CURSO ON-LINE PORTUGUS REGULAR PROFESSORES: ADRIANA FIGUEIREDO E FERNANDO FIGUEIREDO

    www.pontodosconcursos.com.br 62

    Sua metodologia simples por meio de conversas frequentes com a famlia, o voluntrio receita cuidados bsicos para evitar que a criana morra por falta de conhecimento, como os hbitos de higiene, a administrao do soro caseiro e a adoo da farinha de multimistura na alimentao, que se tornou uma soluo simples e emblemtica contra a desnutrio. Mas o seu segredo um s: a persistncia.

    8. O emprego de vrgula aps higiene justifica-se porque isola elemento adverbial deslocado.

    9. O trecho que se tornou uma soluo simples e emblemtica contra a desnutrio est precedido por vrgula porque se trata de um trecho com funo restritiva.

    Comentrios:

    Item 8: Observe que aps a expresso falta de conhecimento, tivemos a

    presena de uma enumerao de termos que explicavam tal expresso. Enumerao essa composta por trs ncleos: hbitos, administrao e adoo.

    Portanto, as vrgulas que separam tais termos se justificam exatamente por essa enumerao, e no por isolar elemento adverbial deslocado.

    Gabarito: assertiva errada.

    Item 9:

    exatamente o contrrio: se est precedido de vrgula, porque tem funo explicativa, no restritiva. Trata-se de uma orao subordinada adjetiva explicativa.

    Gabarito: assertiva errada.

  • CURSO ON-LINE PORTUGUS REGULAR PROFESSORES: ADRIANA FIGUEIREDO E FERNANDO FIGUEIREDO

    www.pontodosconcursos.com.br 63

    Vale a pena rever certas crenas que se tm multiplicado a respeito das chamadas emoes negativas. Diferentemente do que alguns autores propem, sublim-las no gera benefcios para a pessoa essa atitude, alis, tende mais a trazer-lhe prejuzos sade.

    10. O travesso empregado logo aps pessoa, usado para destacar a informao final do enunciado, pode ser corretamente substitudo por ponto e vrgula.

    Comentrios:

    Vamos combinar uma coisa, ento? Pelo que voc pode ver nas questes que o Cespe tem elaborado em suas ltimas provas, substituir o travesso pelo ponto e vrgula, quando o travesso inicia uma explicao, no implica erro gramatical para a frase.

    Isso ocorre porque o ponto e vrgula, uma vez utilizado nesse trecho, passaria a exercer uma de suas funes: separar oraes coordenadas. S no teramos mais a nfase que o travesso anteriormente fornecia explicao.

    Gabarito: assertiva certa.

    To logo a catstrofe do terremoto no Haiti requisitou uma ao coletiva mundial, com inmeros atores envolvidos na ajuda humanitria pases, organizaes no governamentais, empresas e os milhares de annimos e famosos , a situao catica do pas devastado imps um desafio: a quem caber a organizao das prximas etapas de reconstruo do pas mais pobre do Ocidente? Como coordenar a ajuda que vem de todos os cantos do planeta? Como estabelecer um plano vivel de recuperao da infraestrutura e das instituies haitianas? O Haiti, que j vivia uma situao fragilssima, de extrema misria 80% da sua populao est abaixo da linha da pobreza e sobrevive com menos de US$ 2 dirios (por volta de R$ 108 ao ms) entrou em colapso. Como era de se esperar, com porto, aeroporto e estradas arruinados ou semidestrudos, com a escassez de gua, alimentos e remdios, iniciaram-se ondas de saques, e o prprio governo local transferiu a administrao da crise para outros pases e instituies.

    11. Mantm-se a correo gramatical do perodo substituindo-se os travesses (.2 e 3) por parnteses.

  • CURSO ON-LINE PORTUGUS REGULAR PROFESSORES: ADRIANA FIGUEIREDO E FERNANDO FIGUEIREDO

    www.pontodosconcursos.com.br 64

    12. As vrgulas aps porto e gua tm a mesma justificativa gramatical.

    Comentrios: Item 11: Os parnteses, alm de servirem, muitas vezes, para isolar simples acrscimos no texto, podem substituir os travesses quando estes enfatizam elementos explicativos. Mais uma vez, a perda dos travesses e sua substituio pelos parnteses s retiraria a nfase que os primeiros garantem frase, mas no geraria erro gramatical nem mudana de sentido.

    Gabarito: assertiva certa.

    Item 12:

    Trata-se de termos que tm a mesma funo sinttica: em ambos