Aula 11 advérbio

5
Aula 11 - Morfologia: Advérbio Advérbio é a palavra que, fundamentalmente, modifica o verbo, exprimindo determinada circunstância (tempo, modo, intensidade, etc.). Ex.: Cheguei cedo . verbo advérbio Ex.: Falaram muito . verbo advérbio Alguns advérbios podem também modificar um adjetivo ou outro advérbio. Ex.: Eram alunas muito bonitas. adjetivo Ex.: Eles chegaram bastante cedo. advérbio Em certas construções, o advérbio pode modificar uma frase inteira. Nesses casos, o advérbio estará ou no início ou no final da frase, de preferência separado por vírgula. Ex.: Todos voltaram, felizmente . Ex.: Certamente , todo homem é mortal. Locução Adverbial Freqüentemente o advérbio não é representado por uma única palavra, mas por um conjunto de palavras. A esse conjunto de palavras, geralmente formado por preposição mais substantivo, adjetivo ou advérbio, dá-se o nome de locução adverbial. Eis alguns exemplos: Ex: Ele resolverá, em breve , o problema. Ex: Sabia o poema de cor . Observe mais alguns exemplos de locuções adverbiais: à direita, à esquerda, à frente, à vontade, em vão, por acaso, frente a frente, de maneira alguma, de manhã, de súbito, de propósito, de repente, ao léu Classificação dos Advérbios Os advérbios e as locuções adverbiais são classificados conforme a circunstância que expressam. Apresentamos a seguir as principais circunstâncias, seguidas de alguns advérbios e locuções adverbiais comumente empregados para exprimi-ias. a) afirmação :sim, certamente, efetivamente, realmente, sem dúvida, com certeza. b) dúvida: talvez, quiçá, possivelmente, provavelmente.

description

 

Transcript of Aula 11 advérbio

Page 1: Aula 11 advérbio

Aula 11 - Morfologia:Advérbio

 Advérbio é a palavra que, fundamentalmente, modifica o verbo, exprimindo determinada circunstância (tempo, modo, intensidade, etc.).

Ex.: Cheguei cedo.verbo advérbio

Ex.: Falaram muito.verbo advérbio

Alguns advérbios podem também modificar um adjetivo ou outro advérbio.

Ex.: Eram alunas

muito bonitas.

    adjetivo

Ex.: Eles chegaram

bastante cedo.

    advérbio

Em certas construções, o advérbio pode modificar uma frase inteira. Nesses casos, o advérbio estará ou no início ou no final da frase, de preferência separado por vírgula.Ex.: Todos voltaram, felizmente.Ex.: Certamente, todo homem é mortal.

Locução Adverbial

Freqüentemente o advérbio não é representado por uma única palavra, mas por um conjunto de palavras. A esse conjunto de palavras, geralmente formado por preposição mais substantivo, adjetivo ou advérbio, dá-se o nome de locução adverbial. Eis alguns exemplos:Ex: Ele resolverá, em breve, o problema.Ex: Sabia o poema de cor.

Observe mais alguns exemplos de locuções adverbiais: à direita, à esquerda, à frente, à vontade, em vão, por acaso, frente a frente, de maneira alguma, de manhã, de súbito, de propósito, de repente, ao léu

Classificação dos Advérbios

Os advérbios e as locuções adverbiais são classificados conforme a circunstância que expressam. Apresentamos a seguir as principais circunstâncias, seguidas de alguns advérbios e locuções adverbiais comumente empregados para exprimi-ias.

a) afirmação :sim, certamente, efetivamente, realmente, sem dúvida, com certeza.b) dúvida: talvez, quiçá, possivelmente, provavelmente.c) intensidade: muito, pouco, bastante, demais, menos, tão.d) lugar: aqui, ali, aí, cá, lá, atrás, perto, abaixo, acima, dentro, fora, além, adiante, à direita, à esquerda.e) tempo: agora, já, ainda, amanhã, cedo, tarde, sempre, nunca, de manhã, de repente.f) modo: assim, bem, mal, depressa, devagar, calmamente, afobadamente, alegremente, à vontade, ao léu.g) negação: não, tampouco, de maneira alguma.

As palavras onde, como e quando, usadas em frases interrogativas (diretas ou

Page 2: Aula 11 advérbio

indiretas), são chamadas advérbios interrogativos.

Onde expressa circunstância de lugar.Ex: Onde você mora? (interrogativa direta)

Como expressa circunstância de modo (equivale a de que maneira).Ex: Não sei como ele fez isso. (interrogativa indireta)

Quando expressa circunstância de tempo.Ex: Quando você volta? (interrogativa direta)

Flexão de Grau

A categoria dos advérbios é classificada como invariável porque não varia nem em gênero nem em número. Certos advérbios, no entanto, admitem flexão de grau.À semelhança dos adjetivos, são dois os graus do advérbio: comparativo e superlativo.

Grau comparativo

a) de igualdadeForma-se o comparativo de igualdade antepondo-se tão ao advérbio e pospondo como ou quanto.Ex: Ele chegou tão cedo quanto o colega.Ex: Falava tão bem como o pai.

b) de superioridadeForma-se o comparativo de superioridade antepondo-se mais ao advérbio e pospondo que ou do que.Ex: Ele chegou mais cedo que (do que) o colega.

Os advérbios bem e mal admitem também o grau comparativo de superioridade sintético, expresso respectivamente pelas formas melhor e pior.Ex.: Na corrida dos cem metros, Pedro se saiu melhor que (do que) eu.Ex.: Em matemática, Carla está pior que (do que) eu.

c) de inferioridadeForma-se o comparativo de inferioridade antepondo-se menos ao advérbio e pospondo que ou do que.Ex: Ele caminhava menos apressadamente que (do que) o colega.

Grau superlativo

O superlativo pode ser sintético ou analítico.

a) sintético: a alteração de grau é feita pelo acréscimo de um sufixo ao advérbio.Ex: Cheguei cedissimo.

b) analítico: a alteração de grau é feita com o auxílio de outro advérbio, no caso, um advérbio de intensidade.Ex: Cheguei muito cedo.

Page 3: Aula 11 advérbio

Emprego dos Advérbios

a) Quando se coordenam vários advérbios terminados em -mente, pode-se usar esse sufixo apenas no último advérbio.Ex.: Estava dormindo calma, tranqüila e sossegadamente.

b) Antes de particípios não se devem usar as formas sintéticas do comparativo de superioridade (melhor, pior), e sim as formas a analíticas (mais bem, mais mal).Ex.: Aquelas alunas estavam mais bem preparadas que as outras.Ex.: Esta roupa parece mais mal acabada que aquela.

c) Na linguagem popular, é comum o advérbio receber sufixo diminutivo. Cumpre observar que, nesses casos, o sufixo não adquire valor propriamente diminutivo, e sim valor superlativo.Ex.: Ele chegou cedinho. (muito cedo)Ex.: Moro pertinho de você. (bem perto)

d) Ainda na linguagem popular, é comum a repetição do advérbio a fim de intensificá-lo.Ex.: Devo chegar cedo, cedo.Ex.: Parto logo, logo.

Palavras Denotativas

Certas palavras que se assemelham a advérbios não pertencem, segundo aNomenclatura Gramatical Brasileira, a nenhuma classe de palavras específica. Elas são simplesmente chamadas palavras denotativas e podem indicar inclusão, exclusão, realce, entre outros aspectos.

a) inclusão: até, inclusive, também.Ex: Ele também foi.

b) exclusão: apenas, salvo, menos, exceto.Ex: Todos, exceto eu, foram à festa.

c) explicação: isto é, por exemplo, a saber, ou seja. Ex: Ele, por exemplo, não pôde comparecer.

d) retificação: aliás, ou melhor.Ex: Amanhã, aliás, depois de amanhã iremos à festa.

e) realce: cá, lá, é que.Ex: Sei lá o que está fazendo agora!

f) situação: afinal, agora, então.Ex: Afinal, quem está falando?

g) designação: eis.Ex: Eis o verdadeiro culpado de tudo.

Atividades1- Nos textos seguintes, identifique os advérbios.a) "Hoje coberto de areia e pedregulhos, Marte já foi um lugar bem mais aprazível, há cerca de 2 bilhões de anos." (Superinteressante, n. 2; fev. 2000, p. 14)b) "Contei rapidamente os caboclos que iam com ele, contei os meus e asseverei

Page 4: Aula 11 advérbio

que a cerca não se derrubava." (Graciliano Ramos)c) "Sempre tivera o gosto perverso de certas mulheres pela calva dos homens, e aquele apetite insatisfeito inflamara-se com a idade." (Eça de Queirós)d) "Pela segunda vez em dois dias, a patroa voltou hoje ao quarto do Sr. Timóteo." (Lúcio Cardoso)e) "Cândido era um grande menino, beiçudo, louro, de olhos verdes e maneiras difíceis de indolência e enfado. Atravessou devagar a sala, dobrando a cabeça, cobrindo o rosto com a manga, castigado pela curiosidade pública." (Raul Pompeia)f) "Se eu não olhasse Ezequiel, é provável que não estivesse aqui escrevendo este livro, porque o meu primeiro ímpeto foi correr ao café e bebê-lo." (Machado de Assis)

2- Acrescente advérbios às frases seguintes, de acordo com uma das circunstâncias sugeridas.a) A empresa lucrou. (intensidade/tempo/lugar)b) O baile terminou. (tempo/lugar/modo)c) As torcidas organizadas provocaram confusão. (afirmação/intensidade/lugar)

3- Nas frases abaixo, indique a circunstância expressa pelo advérbio em destaque:a) Ele falava muito mal.b) Ali se vendem relógios.c) Acordamos cedo.d) Eles estudaram bastante.e) Ele certamente virá.

4- Reescreva as frases seguintes, corrigindo-as.a) Este jogador está melhor posicionado que aquele.b) Esta questão está pior elaborada que aquela.

5- Intensifique os advérbios em destaque com advérbios de intensidade.a) Não sabia que você dirigia mal.b) Moro longe da escola.c) Costumo acordar cedo todos os dias.d) Apesar do despreparo físico, o time jogou bem.

6- Substitua as locuções adverbiais por um advérbio, sem alterar o sentido das frases.a) Com a chegada da polícia ao cassino, os jogadores saíram às pressas.b) A chuva desabou de repente, sem que esperássemos.c) Em breve vão inaugurar aqui um lava-rápido.d) "Vou ficar com certeza maluco beleza" (Raul Seixas)