Aula 16(principio de le chatelier)

3
A partir do instante em que o equilíbrio químico é estabelecido, o rendimento da reação permanece fixo, isto é, a concentração dos participantes da reação permanece constante. É muito importante aprendermos como é possível perturbar um equilíbrio de químico, aumentando a velocidade da reação direta ou da reação inversa. Assim, se conseguirmos aumentar a velocidade da reação direta irá, sem dúvida, aumentar o rendimento da reação. Esse “truque” é denominado deslocamento de equilíbrio. Sendo assim, podemos dizer que: Deslocamento de Equilíbrio é toda e qualquer alteração da velocidade da reação direta ou inversa, provocando modificações nas concentrações das substâncias e levando o sistema a um novo estado de equilíbrio. Os fatores externos que são capazes de perturbar o equilíbrio de um sistema são: 1. Concentração das substâncias participantes da reação 2. Pressão 3. Temperatura. O químico francês Henri Louis Le Chatelier estudando o comportamento dos sistemas em equilíbrio quando sujeitos à variação de um desses três fatores, chegou à seguinte conclusão experimental "Quando um fator externo age sobre um sistema em equilíbrio, este se desloca, procurando Esse enunciado é conhecido como Princípio de Le Chatelier ou Princípio da Fuga Ante Força. Nesse sentido, deslocar o equilíbrio quer dizer aumentar a concentração dos produtos ou dos reagentes. Mais especificamente, o princípio de Le Chatelier estabelece que qualquer alteração em uma (ou mais) das concentrações das espécies envolvidas no equilíbrio, ou na temperatura ou na pressão, provocará uma reação do sistema de maneira a restabelecer o equilíbrio. Isso ocorre com a minimização da alteração provocada por meio de deslocamento do equilíbrio no sentido dos reagentes ou dos produtos Concentração das substâncias Nas reações químicas em equilíbrio, adicionando qualquer participante, o equilíbrio desloca- se no sentido de consumi-lo e retirando qualquer participante o equilíbrio desloca-se no sentido de recolocá-lo. Conclusão: A adição de participantes deslocará o equilíbrio para o sentido oposto. • A retirada de participantes deslocará o equilíbrio para o mesmo lado. Um caso particular e muito freqüente do efeito da concentração QUÍMICA Prof. Elio Ferreira Aula 16 – Princípio de Le

description

Aula sobre o principio de Le Chatelier

Transcript of Aula 16(principio de le chatelier)

A partir do instante em que o equilíbrio químico é estabelecido, o rendimento da reação permanece fixo, isto é, a concentração dos participantes da reação permanece constante.

É muito importante aprendermos como é possível perturbar um equilíbrio de químico, aumentando a velocidade da reação direta ou da reação inversa. Assim, se conseguirmos aumentar a velocidade da reação direta irá, sem dúvida, aumentar o rendimento da reação. Esse “truque” é denominado deslocamento de equilíbrio. Sendo assim, podemos dizer que:

Deslocamento de Equilíbrio é toda e qualquer alteração da velocidade da reação direta ou inversa, provocando modificações nas concentrações das substâncias e levando o sistema a um novo estado de equilíbrio.

Os fatores externos que são capazes de perturbar o equilíbrio de um sistema são:

1. Concentração das substâncias participantes da reação2. Pressão 3. Temperatura.

O químico francês Henri Louis Le Chatelier estudando o comportamento dos sistemas em equilíbrio quando sujeitos à variação de um desses três fatores, chegou à seguinte conclusão experimental

"Quando um fator externo age sobre um sistema em equilíbrio, este se desloca, procurando diminuir a ação do fator aplicado, até o sistema atingir um novo estado de equilíbrio".

Esse enunciado é conhecido como Princípio de Le Chatelier ou Princípio da Fuga Ante Força.

Nesse sentido, deslocar o equilíbrio quer dizer aumentar a concentração dos produtos ou dos reagentes. Mais especificamente, o princípio de Le Chatelier estabelece que qualquer alteração em uma (ou mais) das concentrações das espécies envolvidas no equilíbrio, ou na temperatura ou na pressão, provocará uma reação do sistema de maneira a restabelecer o equilíbrio. Isso ocorre com a minimização da alteração provocada por meio de deslocamento do equilíbrio no sentido dos reagentes ou dos produtos

Concentração das substâncias

Nas reações químicas em equilíbrio, adicionando qualquer participante, o equilíbrio desloca-se no sentido de consumi-lo e retirando qualquer participante o equilíbrio desloca-se no sentido de recolocá-lo.

Conclusão:• A adição de participantes deslocará o equilíbrio para o sentido oposto.• A retirada de participantes deslocará o equilíbrio para o mesmo lado.

Um caso particular e muito freqüente do efeito da concentração dos participantes da reação sobre o equilíbrio é o efeito do íon comum. De fato, ele é uma boa aplicação do Principio de Le Chatelier aos equilíbrios iônicos. Cujo “enunciado” encontramos abaixo:

Efeito do íon comum é o deslocamento da posição do equilíbrio de um eletrólito, causado pela adição de um uma substância que possua um íon participante da reação (como um sal proveniente do ácido ou da base). Esse segundo eletrólito, em geral mais forte, faz com que diminua a ionização de um ácido ou dissociação de uma base fraca. Com isso o equilíbrio será deslocado para o lado oposto da reação, a fim de diminuir a concentração desse sal.

TemperaturaPara observarmos o efeito da temperatura nos

equilíbrios, devemos verificar se a reação é exotérmica ou endotérmica.

As reações endotérmicas ocorrem com absorção de energia, enquanto as reações exotérmicas ocorrem com liberação de energia.

Conclusão:•O aumento da temperatura desloca o equilíbrio no sentido endotérmico (de modo que a absorção de calor pela reação venha a minimizar a elevação da temperatura).•A diminuição da temperatura desloca o equilíbrio no sentido exotérmico (de modo que a liberação de calor pela reação venha a minimizar a diminuição da temperatura).

OBS.: A variação de temperatura em um sistema em equilíbrio químico provoca a mudança no valor da constante de equilíbrio Kc ou Kp.

Pressão

QUÍMICA

Prof. Elio Ferreira

Aula 16 – Princípio de Le Chatelier

A pressão pode agir quando há, no mínimo, um componente gasoso em equilíbrio. Esse fator dependerá da proporção do número de moléculas dados pelos coeficientes da reação. Em pressões altas, os equilíbrios gasosos são favorecidos no sentido em que formam menor quantidade de moléculas gasosas. Já a diminuição da pressão favorece a reação inversa, em que o sistema ocupa maior volume.

Conclusão•O aumento da pressão desloca o equilíbrio no sentido da contração do sistema. (menor volume gasoso)•A diminuição da pressão desloca o equilíbrio no sentido da expansão do sistema. (maior volume gasoso)

Em termos práticos, basta que você observe os coeficientes e conte o número de moléculas dos gases reagentes e dos produtos.

O catalisador não desloca o equilíbrio, pois ele apenas favorece a velocidade das reações químicas, ele é capaz de fazer com que o equilíbrio seja atingindo mais rápido, mas não favorece qualquer reação.

A TEORIA NA PRÁTICA_______________________01. (ENEM/2000) A adaptação dos integrantes da seleção brasileira de futebol à altitude de La Paz foi muito comentada em 1995, por ocasião de um torneio, como pode ser lido no texto abaixo. “A seleção brasileira embarca hoje para La Paz, capital da Bolívia, situada a 3.700 metros de altitude, onde disputará o torneio Interamérica. A adaptação deverá ocorrer em um prazo de 10 dias, aproximadamente. O organismo humano, em altitudes elevadas, necessita desse tempo para se adaptar, evitando-se, assim, risco de um colapso circulatório.”

(Adaptado da revista Placar, edição fev. 1995)

A adaptação da equipe foi necessária principalmente porque a atmosfera de La Paz, quando comparada à das cidades brasileiras, apresenta: a) menor pressão e menor concentração de oxigênio. b) maior pressão e maior quantidade de oxigênio. c) maior pressão e maior concentração de gás carbônico. d) menor pressão e maior temperatura. e) maior pressão e menor temperatura.

02. (ENEM/2004) As “margarinas” e os chamados “cremes vegetais” são produtos diferentes, comercializados em embalagens quase idênticas. O consumidor, para diferenciar um produto do outro, deve ler com atenção os dizeres do rótulo,

geralmente em letras muito pequenas. As figuras que seguem representam rótulos desses dois produtos.

Uma função dos lipídios no preparo das massas alimentícias é torná-las mais macias. Uma pessoa que, por desatenção, use 200 g de creme vegetal para preparar uma massa cuja receita pede 200 g de margarina, não obterá a consistência desejada, pois estará utilizando uma quantidade de lipídios que é, em relação à recomendada, aproximadamente a) o triplo. b) o dobro. c) a metade. d) um terço. e) um quarto.

03. (ENEM/2009) Sabões são sais de ácidos carboxílicos de cadeia longa com a finalidade de facilitar, durante processos de lavagem, a remoção de substâncias de baixa solubilidade em água, por exemplo, óleos e gorduras. A figura a seguir representa a estrutura de uma molécula de sabão.

Sal de ácido carboxílico

Em uma solução, os ânions do sabão podem hidrolisar a água e, desse modo, formar o ácido carboxílico correspondente. Por exemplo, para esterato de sódio é estabelecido o seguinte equilíbrio:

CH3(CH2)16COO- + H2O ↔ CH3(CH2)16COOH + OH-

Uma vez que o ácido carboxílico formado é pouco solúvel em água e menos eficiente na remoção de gorduras, o pH do meio deve ser controlado de maneira a evitar que o equilíbrio acima seja deslocado para a direita.Com base nas informações do texto, é correto concluir que os sabões atuam de maneiraa) mais eficiente em pH básico.b) mais eficiente em pH ácido.c) mais eficiente em pH neutro.d) eficiente em qualquer faixa de pH.e) mais eficiente em pH ácido ou neutro.