Aula 18: Tribunal de Cristo

6
1 TRIBUNAL DE CRISTO

description

Aula sobre o tribunal de cristo

Transcript of Aula 18: Tribunal de Cristo

Page 1: Aula 18: Tribunal de Cristo

1    

TRIBUNAL DE CRISTO

Page 2: Aula 18: Tribunal de Cristo

2    

Introduzimos este maravilhoso e esperado evento bíblico no estudo do Apocalipse, porque alguns me perguntaram e a Igreja Arrebatada onde estará e o que estará fazendo?

A resposta é simples: Participará do Tribunal de Cristo.

Quando se fala em tribunal, logo nos vêm à mente algumas figuras: um juiz todo sisudo, um promotor de acusação, um advogado de defesa, um corpo de jurados, um réu e ate mesmo o prédio do fórum. É comum nos tribunais de júri ter os debates entre os que acusam e os que defendem, e o resultado pode ser condenação ou absorção daquele que está sendo julgado e nós sabemos que o resultado depende dos argumentos dos advogados. No TRIBUNAL DE CRISTO é totalmente diferente, não existe a figura do juiz sisudo, dos advogados tanto de acusação como de defesa, de um corpo de jurados, não existe uma acusação e nem muito menos um réu, O TRIBUNAL DE CRISTO não é de acusação e sim de premiação no Tribunal de CRISTO não seremos acusados de nada, os nossos pecados já foram perdoados e deles não se há mais lembranças

(nós iremos conduzir nossa aula em forma de perguntas e respostas)

1ª) Onde e quando se dará o TRIBUNAL DE CRISTO?

A Bíblia não nos mostra com clareza o lugar, mas os contextos bíblico nos indicam que a Igreja será arrebata e encontrara com o SENHOR nas nuvens, isto nos indica que o TRIBUNAL de CRISTO será no céu, nas regiões celestiais, imediatamente após o Arrebatamento. É bom lembrarmos que os Crentes que morrem antes do Arrebatamento aguardaram no Paraíso pelo Tribunal de CRISTO, lembrem-se do que CRISTO disse no calvário a um dos crucificados.

Lc.23.43:

“E disse-lhe Jesus: Em verdade te digo que hoje estarás comigo no Paraíso”.

Alguns Teólogos defendem que o Tribunal de Cristo poderá ser no Paraiso.

Page 3: Aula 18: Tribunal de Cristo

3    

Ap.2.7

“Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas: Ao que vencer, dar-lhe-ei a comer da árvore da vida, que está no meio do paraíso de Deus”.

2ª) Terá um Juiz?

Como todo tribunal o de CRISTO também terá um Juiz, só que este juiz diferentemente dos juízes seculares não nos acusará de nada. CRISTO será o Grande Juiz que nos premiara com “Galardoes” ou “Coroas”

Jo.5.22

“E também o Pai a ninguém julga, mas deu ao Filho todo o juízo;”

3ª) Quem comparecera diante deste Tribunal?

Somente os Crentes Arrebatados, o Ap Paulo em duas de suas Cartas nos indica isto:

Rm.14.10-12.

“Pois todos havemos de comparecer ante o tribunal de Cristo... De maneira que cada um de nós dará conta de si mesmo a Deus.”

II Co. 5:10.

“Porque todos devemos comparecer ante o tribunal de Cristo, para que cada um receba segundo o que tiver feito por meio do corpo, ou bem, ou mal.”

Estes dois textos, Paulo esta se referindo aos Crentes, infelizmente e erroneamente eles são usados muitas vezes para amedrontar os incrédulos, incrédulo não comparecerá no TRIBUNAL DE CRISTO e sim no Tribunal do Trono Branco após o Milênio.

4ª) O que será julgado já que estamos salvos?

Realmente o Tribunal de Cristo não determina Salvação, esta já esta garantida e foi determinada na Cruz com CRISTO a todos que o aceitaram. Nossos pecados foram perdoados e nunca seremos acusados por causa deles.

Rm.8.1,2.

“Portanto, agora já não há condenação para os que estão em Cristo Jesus, porque por meio de Cristo Jesus a lei do Espírito de vida me libertou da lei do pecado e da morte”.

Page 4: Aula 18: Tribunal de Cristo

4    

A finalidade do Tribunal de Cristo é nos Galardoar por nossos serviços na obra do SENHOR.

5ª) Tipo de recompensa:

O Espirito Santo inspirou diferentes Apóstolos para escreverem a respeitos destas recompensas, e usaram de uma linguagem figurada para demonstrar esta premiação – Coroa

O simbolismo da “coroa” está em várias passagens bíblicas: “Coroa de ouro” (Sl 21.3; Ap 14.14); “coroa de glória” (Pv 4.9; Is 28.5; 1 Pe 5.4); “coroa de honra” (Pv 16.31); “coroa de espinhos” (Mt 27.29); “coroa da justiça” (2 Tm 4.8); “coroa da vida” (Tg 1.12), etc.

Na cultura grego/romano era muito comum usarem para premiar os vencedores olímpicos com coroas e elas eram de diferentes tipos. Quando a Bíblia nos fala que receberemos também “coroas”, temos que ter em mente que a expressão é figurada, ou seja, não significa que usaremos alguma coroa literal.

1ª Co.9.24,25.

“Vocês não sabem que dentre todos os que correm no estádio, apenas um ganha o prêmio? Corram de tal modo que alcancem o prêmio. Todos os que competem nos jogos se submetem a um treinamento rigoroso, para obter uma coroa que logo perece; mas nós o fazemos para ganhar uma coroa que dura para sempre.”

O N.T. cita alguns tipos de “coroa” que iremos receber na Gloria

“Coroa da Vida”

Tg.1.12:

“Bem-aventurado o homem que suporta a tentação; porque, quando for provado, receberá a coroa da vida, a qual o Senhor tem prometido aos que o amam.”

Só irão receber esta Coroa os que suportam as tentações, as investidas do inimigo e não se entregaram, os fracos não receberão a “Coroa da Vida”. Aqueles que perderam suas vidas pela causa de CRISTO, também receberão a Coroa da Vida. O meu texto predileto a respeito da “Coroa da Vida” está no Livro do Apocalipse.

Ap. 2.9-11

"Conheço a tua tribulação, a tua pobreza, mas tu és rico, e a blasfêmia dos que a si mesmos se declaram judeus, e não são, sendo antes sinagoga de satanás. Não temas as cousas que tens de sofrer. Eis que o diabo está para lançar em prisão

Page 5: Aula 18: Tribunal de Cristo

5    

alguns dentre vós, para tereis tribulação de dez dias. Sê fiel até à morte, e dar-te-ei a coroa da vida. Quem tem ouvidos, ouça o que Espírito diz às igrejas. O vencedor, de nenhum modo sofrerá dano da segunda morte".

Não é suficiente ser fiel apenas durante um tempo, ou a maior parte dele, mas durante todo o tempo, até a morte! Este é o requisito para a vitória total e a conquista da “Coroa da Vida”.

A COROA DA JUSTIÇA

2 Tm. 4. 6-8

“Porque eu já estou sendo oferecido por aspersão de sacrifício, e o tempo da minha partida está próximo. Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé. Desde agora, a coroa da justiça me está guardada, a qual o Senhor, justo juiz, me dará naquele dia; e não somente a mim, mas também a todos os que amarem a sua vinda”.

Olha ai nosso querido Ap Paulo tendo a certeza que recebera a “Coroa da Justiça”. Esta “Coroa”, só os batalhadores da fé, os combatentes do Senhor, irão receber das mãos do Justo Juiz, receberam também os que esperam com alegria o Arrebatamento.

A COROA DE GLÓRIA

1 Pd. 5:1-4 “Aos presbíteros, que estão entre vós, admoesto eu, que sou também presbítero com eles, e testemunha das aflições de Cristo, e participante da glória que se há de revelar: Apascentai o rebanho de Deus, que está entre vós, tendo cuidado dele, não por força, mas voluntariamente; nem por torpe ganância, mas de ânimo pronto; Nem como tendo domínio sobre a herança de Deus, mas servindo de exemplo ao rebanho. E, quando aparecer o Sumo Pastor, alcançareis a incorruptível coroa da glória.”

Esta coroa está reservada para os servos fiéis que trabalharam não por amor ao lucro, nem para exercer domínio, mas trabalharam de boa vontade, pelo amor a Deus e as almas. Notem bem o que Pedro escreveu – “torpe ganancia”, ou seja, desonesto, isto não significa que Pastores que recebem remuneração não iram receber esta “coroa”, o ser remunerado é Bíblico, os Sacerdotes, os levitas viviam dos Dízimos e Ofertas do povo de DEUS.

Page 6: Aula 18: Tribunal de Cristo

6    

COROA DE ALEGRIA

A Atividade Cristã que mais deveria dar satisfação aos Crentes seria ganhar almas para CRISTO, MISSOES, mas infelizmente não e isto que vemos, eu conheço ainda Crente que sente muito prazer em evangelizar e não desistem. Esta “Coroa” só recebera os GANHADORES DE ALMAS PARA CRISTO, os “insistentes” por CRISTO.

Fp 4.1

Portanto, meus irmãos, a quem amo e de quem tenho saudade, vocês que são a minha alegria e a minha coroa, permaneçam assim firmes no Senhor, ó amados!

COROA INCORRUPTIVEL

1ª Co. 9.24-25

"Não sabeis vós que os que correm no estádio, todos, na verdade, correm, mas um só leva o prêmio? Correi de tal maneira que o alcanceis. Todo atleta em tudo se domina; aqueles para alcançar uma coroa corruptível; nós, porém, a incorruptível."

Paulo usou o exemplo dos atletas, um atleta olímpico deixam tudo que podem atrapalhar sua meta – ganhar uma medalha. Esta Coroa só recebera das mãos do Justo Juiz os que por CRISTO deixam tudo, quando falamos tudo, é tudo que está atrapalha a vida Cristã. Eu conheço Crente que orou insistentemente ao Senhor para que Ele abrisse outra porta de trabalho, porque o atual estava atrapalhando sua comunhão com DEUS e DEUS respondeu as orações. Se continuarmos a lendo a orientação de Paulo, veremos que ele fala também das nossas lutas diária contra a “carne”, ele chega ao ponto de dizer que esmurrava o próprio corpo nesta luta, tudo para receber a “Coroa Incorruptível”

Em uma de nossas aulas comentamos sobre o Tribunal do Trono Branco, hoje analisamos o Tribunal de CRISTO, em qual deles você participará?

Se você aceitou a Jesus Cristo como seu único e suficiente Salvador e dá testemunho disto, tenha a mesma certeza que o Ap. Paulo tinha

“Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé. Desde agora, a coroa da justiça me está guardada, a qual o Senhor, justo juiz, me dará naquele dia; e não somente a mim, mas também a todos os que amarem a sua vinda” (IITm.4.7,9)

Diácono Pedro Eduardo Corona

Igreja Batista Link Church – London, UK. 2012.