Aula 2 -comunica%c3%87%c3%83_o_oral

18
Comunicação oral Secretariado Técnicas de expressão oral Prof. : Breno Lacerda

Transcript of Aula 2 -comunica%c3%87%c3%83_o_oral

Comunicação oral

Secretariado Técnicas de expressão oral

Prof. : Breno Lacerda

Definição de Comunicação:

Ato ou efeito de emitir, transmitir e receber mensagens por meio de métodos e/ou processos convencionados, quer através da linguagem falada ou escrita, quer de outros sinais, signos ou símbolos, quer de aparelhamento técnico especializado, sonoro e/ou visual.

Dicionário Aurélio

• A comunicação é um processo de interação.• A linguagem é uma atividade de interação humana

e por intermédio dela os indivíduos praticam ações, que envolvem tanto fala quanto escrita, considerando o contexto sócio histórico e ideológico que estão envolvidos no ato comunicativo. A língua é, pois, encarada como um conjunto de práticas sociais e cognitivas historicamente situadas, em diversas esferas de comunicação da atividade humana, como propõe Bakhtin:

"todas as esferas da atividade humana, por mais variadas que sejam, estão sempre relacionadas com a utilização da língua. Não é de surpreender que o caráter e os modos dessa utilização sejam tão variados como as próprias esferas da atividade humana, o que não contradiz a unidade nacional de uma língua. (BAKHTIN, 1953/4)".

Leia mais em: http://www.webartigos.com/artigos/as-concepcoes-de-linguagem-e-o-ensino-de-lingua-materna-um-percurso-61482/58369/#ixzz21t6eHkYb

A perspectiva apresentada por Bakhtin nos mostra que a linguagem é situada como o lugar de constituição das relações sociais, ou seja, é na interação que se estabelecem/concretizam-se discur-sos e não apenas comunicações, uma vez que as condições sociais e históricas em que o ato comuni-cativo ocorre são consideradas como partes integrantes da interação.

As bases para a comunicação

1- A situação está propicia para a comunicação? Identificamos isto através dos sinais não-verbais – o olhar é a porta de entrada.

2- Ao se dirigir a uma pessoa, se defini que o momento de se comunicar é aquele, ou se recebe sinais de que a pessoa dese falar.

Tipos básicos de comunicação

- Verbal, onde a mensagem é constituída pela palavra oral e escrita, a oral através de conversas diversas, ordens, pedidos, etc. e a escrita, bilhetes, cartazes, livros folhetos etc.

- Não verbal que envolve gestos, olhar, postura corporal, desenhos e fatores conscientes e inconscientes.

Feedback - mensagens ou sinais analisados pelo falante enquanto a mensagem é dita.As ideias podem ser expressadas de diversas formas, porem temos que escolher a melhor maneira de atingirmos o ouvintes. A comunicação está estabelecida quando alguma coisa em comum existem entre o emissor e o receptor. Neste contexto, o feedback (ouvir a si próprio) torna-se importante. Através dele nós observamos o que estamos dizendo, corrigindo detalhes, articulação etc.

Comunicação oral e higiene vocalA vozA voz existe desde que nascemos, quando choramos, gritamos, rimos observamos que ela está presente. A comunicação oral é feita através da nossa voz. A voz é produzida na laringe. O ar que sai dos pulmões vibra o nosso órgão de fonação que é a laringe, dentro da laringe temos as pregas vocais ( e não cordas vocais) que vibram junto com toda a laringe e produz os sons. Em seguida os sons são articulados na boca e nos ressoadores produzindo a fala. As pregas vocais se afastam quando nós respiramos e se aproximam quando falamos.

FONTE: Prof.Fg. Cassiano Antunes

A comunicação oral é o resultado de todo este trabalho do nosso corpo, mais especificamente da nossa laringe. Os sons produzidos pelas pregas vocais passam pelo que chamamos de cavidades de ressonância ( como se fosse um amplificador dos sons).

IMPOSTAÇÃO VOCAL E POSTURA CORPORAL

A comunicação corporal, a propriocepção e relaxamento.

Segundo o dicionário Aurélio – Impostação: emitir a voz de modo correto e dar estilo a apresentação.

Fatores que influenciam o uso da linguagem e da comunicação:

1. Fatores físicos: alterações físicas causam prejuízos no desenvolvimento da linguagem. Crianças que não ouvem bem, ou com atraso cognitivo

2. Fatores socioculturais: o meio influencia o desenvolvimento da linguagem, a linguagem é aprendida e norteada pelo meio. Cada comunidade pode variar e terem formas próprias de comunicação. Neste tópico, fatores como línguas diferentes, gírias, sotaques, expressões são importantes no desenvolvimento da linguagem das pessoas. O modo como o indivíduo usa a linguagem nos permite descobrir de onde ele é, seu nível cultural e socioeconômico.

3. Fatores emocionais: a fala é um meio de socialização comum, porém através dela que a personalidade se expressa. Alguém seguro, líder nato tem um tipo de fala; já o tímido e recatado possui outra maneira de se expressar. A linguagem revela a personalidade é uma resposta ao estímulo total do mundo. Assim sendo ela pode ser mudada.

Fatores que facilitam a comunicação

Atitude comunicativa e motivo: é o fato de se aproximar de alguém por motivos diversos, é o meio em que se demonstra a abertura para iniciar o ato comunicativo; como a expressão facial, as roupas ou os gestos. A atitude é permeada pelo alvo: hora e local corretos.

Processo comunicativoA comunicação se dá por estabelecida quando o ouvinte entende o falante. Lembrando sempre que o falante no processo comunicativo também é ouvinte e vice-versa. O feed-back é importantíssimo para a análise do que se fala, sua compreensão e sua argumentação. O feedback possui um efeito regulador importantíssimo,

VOZ E ARTICULAÇÃO

A voz é algo intransferível, é como se fosse a nossa identidade. E como a usamos é determinante para que as pessoas saibam, ou se lembrem de quem nós somos.Para que a voz seja entendida devemos entender que alguns fatores são determinantes para sua formação e sonoridade:

1. Aspectos físicos: o tamanho, a anatomia, as texturas internas tudo influencia no som de nossa voz.

2. Aspectos emocionais: a voz reflete o que somos.

3. Aspectos culturais: a voz demonstra onde estamos e o que fazemos Atributos do

Atributos do som e da voz:

1. Altura: é se o som é grave ou agudo2. Qualidade vocal: é a visão geral da voz e uma soma de

seus atributos e aspectos (não fique triste,

lembre-se, não existe timbre e sim qualidade vocal)

3. Intensidade: refere-se a força do som, ou seja se ele é forte ou fraco.

Melhorando a altura do som- Vamos fazer uma voz bem grave (tipo Cid Moreira) e depois uma bem aguda (tipo Kelly Key)Exercício- faça sons vocálicos na altura desejada – baixo, médio, altoMelhorando a intensidade do som- fale como se alguém estivesse próximo, depois média distancia e depois longe.Exercício – leia um texto aumentando e diminuindo a intensidade vocalMelhorando a qualidade e a projeção:- exercício – faça o trrr (vibrando a língua)- exercício – faça o chhh (mandando fazer silêncio)

Classificação das consoantes

Ponto de articulação: é o lugar onde a corrente de ar é

articulada (lábios, dentes, palato. . .) De acordo com o ponto onde é articulada, as consoantes são classificadas em:

          a- bilabiais- lábios + lábios. P/B

          b- labiodentais- lábios + dentes superiores. F/V

          c- linguodentais- língua + dentes superiores. T/D

          d- alveolares- língua + alvéolos dos dentes.

          e-  palatais- dorso do língua + céu da boca.

        f- velares- parte superior da língua + palato mole.

QUADRO DAS CONSOANTES

Consoantes

Papel das Cavidades Nasais

Orais Nasais

Modo de Articulação OclusivasConstritivas

Fricativas Vibrantes Laterais

Papel da cordas vocais Surdas Sonoras Surdas Sonoras Sonoras Sonora Sonora

Ponto de articulação

bilabiais  p b m

labiodentais f v

linguodentais t d

alveolaresscç

sz

rrr

l n

palataisx

chgj

lh nh

velaresc q(k)

g(guê)