Aula 2 Ordem Mundial

7
Ordem Mundial e Globalização Hierarquia entre os Estados-nações, definida pelo poder (diplomacia ou força militar) e pelas relações cotidianas (comerciais, financeiras...). A Ordem Mundial se define pela presença de uma ou mais grandes potências: monopolar, bipolar, tripolar, multipolar... IMPORTANTE: O conceito de Ordem Mundial não é positivista (ordem = ausência de conflitos). O que é Ordem Mundial? Ordem Mundial é a forma de poder mundial. Até o final da Guerra Fria o mundo era dominado pela bipolaridade (EUA X URSS). Com o fim da Guerra Fria, na década de 1990, a Ordem deixou de se basear no equilíbrio de tais potências mundiais. Com o final do mundo bipolar, e sem o equilíbrio das duas potências o mundo passou por um período transitório de Desordem Mundial, em que estaria sendo gerada uma Nova Ordem Mundial. A Nova Ordem Mundial pode ser entendida como um mundo multipolar, surgindo interesses em várias partes do mundo, pelo processo de globalização e a tendência de formação de blocos econômicos regionais. Ao contrário da Ordem Mundial que prioriza o interesse político e bélico, a Nova Ordem se baseia no fator econômico, paralelo ao poder político e bélico, sugerindo uma realidade mais complexa. O marco para o conceito ORDEM MUNDIAL seria o período das Grandes Navegações, mas nos interessa o SÉCULO XX. ANTES DA II GUERRA: OCORREU A CHAMADA ORDEM MUNDIAL DA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL; DEPOIS DA II GUERRA: OCORREU A ORDEM DO MUNDO BIPOLAR (EUA x URSS); APÓS A GUERRA FRIA: ORDEM ATUAL, COM HEGEMONIA MILITAR DOS EUA E MULTIPOLARIDADE ECONÔMICA; Quantas Ordens Mundiais existiram? O que é uma ordem [geopolítica] mundial? Existe atualmente uma nova ordem ou, como sugerem alguns, uma desordem? Quais são os traços marcantes nesta nova (des)ordem internacional? Esse tema é clássico na geografia política, na geopolítica, na ciência política e nos estudos de relações internacionais. Um dos mais importantes (pelo número de citações que recebeu e ainda recebe) teóricos a abordar esse tema foi o geógrafo e geopolítico inglês Halford J. MacKinder, que produziu várias obras sobre o assunto no final do século XIX e no início do século XX. A idéia de uma ordem mundial pressupõe logicamente um espaço mundial unificado, algo que só ocorreu a partir da expansão marítimo-comercial européia (e capitalista) dos séculos XV e XVI. Daí os autores clássicos, em especial aqueles do século XIX, terem cunhado a expressão "grande potência" ou "potência mundial", indissociavelmente ligada à idéia de ordem mundial. Esta normalmente é vista como uma situação de equilíbrio (sempre instável ou provisório) de forças entre os Estados. (Afinal é o Estado quem atua nas relações internacionais e executa tanto a diplomacia quanto a guerra).

Transcript of Aula 2 Ordem Mundial

Page 1: Aula 2 Ordem Mundial

Ordem Mundial e Globalização

Hierarquia entre os Estados-nações, definida pelo

poder (diplomacia ou força militar) e pelas relações

cotidianas (comerciais, financeiras...).

A Ordem Mundial se define pela presença de uma ou

mais grandes potências: monopolar, bipolar,

tripolar, multipolar...

IMPORTANTE: O conceito de Ordem Mundial não é

positivista (ordem = ausência de conflitos).

O que é Ordem Mundial?

Ordem Mundial é a forma de poder mundial. Até o final da Guerra Fria o mundo era dominado pela bipolaridade (EUA X URSS). Com o fim da Guerra Fria, na década de 1990, a Ordem deixou de se basear no equilíbrio de tais potências mundiais. Com o final do mundo bipolar, e sem o equilíbrio das duas potências o mundo passou por um período transitório de Desordem Mundial, em que estaria sendo gerada uma Nova Ordem Mundial. A Nova Ordem Mundial pode ser entendida como um mundo multipolar, surgindo interesses em várias partes do mundo, pelo processo de globalização e a tendência de formação de blocos econômicos regionais. Ao contrário da Ordem Mundial que prioriza o interesse político e bélico, a Nova Ordem se baseia no fator econômico, paralelo ao poder político e bélico, sugerindo uma realidade mais complexa.

O marco para o conceito ORDEM MUNDIAL

seria o período das Grandes Navegações, mas

nos interessa o SÉCULO XX.

•ANTES DA II GUERRA: OCORREU A CHAMADA

ORDEM MUNDIAL DA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL;

•DEPOIS DA II GUERRA: OCORREU A ORDEM DO

MUNDO BIPOLAR (EUA x URSS);

•APÓS A GUERRA FRIA: ORDEM ATUAL, COM

HEGEMONIA MILITAR DOS EUA E

MULTIPOLARIDADE ECONÔMICA;

Quantas Ordens Mundiais existiram?

O que é uma ordem [geopolítica] mundial? Existe atualmente uma nova ordem ou, como sugerem alguns, uma desordem? Quais são os traços marcantes nesta nova (des)ordem internacional? Esse tema é clássico na geografia política, na geopolítica, na ciência política e nos estudos de relações internacionais. Um dos mais importantes (pelo número de citações que recebeu e ainda recebe) teóricos a abordar esse tema foi o geógrafo e geopolítico inglês Halford J. MacKinder, que produziu várias obras sobre o assunto no final do século XIX e no início do século XX. A idéia de uma ordem mundial pressupõe logicamente um espaço mundial unificado, algo que só ocorreu a partir da expansão marítimo-comercial européia (e capitalista) dos séculos XV e XVI. Daí os autores clássicos, em especial aqueles do século XIX, terem cunhado a expressão "grande potência" ou "potência mundial", indissociavelmente ligada à idéia de ordem mundial. Esta normalmente é vista como uma situação de equilíbrio (sempre instável ou provisório) de forças entre os Estados. (Afinal é o Estado quem atua nas relações internacionais e executa tanto a diplomacia quanto a guerra).

Page 2: Aula 2 Ordem Mundial

A Velha Ordem Mundial

Período marcado pela disputa ideológica em

busca da hegemonia do planeta por duas

superpotências (EUA x URSS) -

BIPOLARIZAÇÃO.

Esse período também ficou conhecido como

“período da Coexistência Pacífica”.

Após 1945, a oposição entre socialismo e capitalismo foi levada ao extremo, numa bipolarização política, ideológica e militar. Esse período durou até o fim dos anos 1980 com a queda do Muro de Berlim (1989) e o fim da URSS (1991).

COMO TEVE INÍCIO A GUERRA FRIA

• A Conferência de Bretton-Woods (Jul – 1944 ): EUA e RU sereuniram e decidiram os rumos da economia pós-Guerra(dólar, BIRD e FMI);

• A Conferência de Yalta (Fev - 1945):

EUA, RU e URSS se reuniram para definir o

futuro da Europa;

• A Conferência de Potsdam (Jul – 1945): EUA, RU e URSSreunidos decidiram o futuro da Alemanha (Doutrina Truman -Plano Marshall e OTAN);

• A Conferência de São Francisco (Abril - 1945): Foi criada aONU.

• A conferência de Bretton Woods estabeleceu em julho de 1944 as regras para as relações comerciais e financeiras entre os países mais industrializados do mundo. Foi o primeiro exemplo, na história mundial, de uma ordem monetária negociada. Preparando-se para reconstruir o capitalismo mundial enquanto a Segunda Guerra Mundial ainda grassava.

• A Conferência de Yalta, ou Conferência da Crimeia, ocorrida entre 4 e 11 de fevereiro de 1945, reuniu os chefes de governo dos EUA (Franklin D. Roosevelt) e da URSS (Josef Stalin), e o primeiro-ministro do RU (Winston Churchill) para decidir o fim da Segunda Guerra Mundial e a repartição das zonas de influência entre o Oeste e o Leste.Em 11 de fevereiro de 1945, eles assinam os acordos cujos objetivos são de assegurar um fim rápido à guerra e a estabilidade do mundo após a vitória final.

• A Conferência de Potsdam - ocorreu em Potsdam, Alemanha (perto de Berlim), entre 17 de julho e 2 de agosto de 1945. Os participantes foram os vitoriosos aliados da Segunda Guerra Mundial, que se juntaram para decidir como administrar a Alemanha, que se tinha rendido incondicionalmente nove semanas antes, no dia 8 de Maio, Dia da Vitória na Europa. Os objectivos da conferência incluíram igualmente o estabelecimento da ordem pós-guerra, assuntos relacionados com tratados de paz e contornar os efeitos da guerra.

Page 3: Aula 2 Ordem Mundial

PRINCIPAIS EVENTOS DA GUERRA FRIA

GUERRA DA CORÉIA (1950-1953);

CONSTRUÇÃO DO MURO DE BERLIM (1961);

GUERRA DO VIETNÃ (1960-1975);

CRISE CUBANA (1959-1962);

1994 2011

A Nova Ordem Mundial

• Conceito político e econômico que se

refere ao período do fim da Guerra Fria.

• Características:

- Neoliberalismo;

- Multipolaridade;

- Formação dos Blocos Econômicos.

A nova ordem costuma ser definida como multipolar. Isso quer dizer que existem vários pólos ou centros de poder no plano mundial. Hoje temos três grandes potências mundiais de poderio econômico, tecnológico e político-diplomático: EUA, Japão e a União Européia. Assim, o século XX começou com uma ordem multipolar, passou para a bipolaridade e termina com uma nova multipolaridade.

Page 4: Aula 2 Ordem Mundial

A Queda do Muro de Berlim em 9 de novembro de 1989 determinou a consolidação da crise do bloco socialista e deu início ao processo de transição da OrdeM Mundial da Guerra Fria para a Nova Ordem Mundial. Em 1991, com o fim da União Soviética, esse processo foi selado e o capitalismo venceu a grande disputa ideológica contra o socialismo que comandou os princípios da Guerra Fria (1945-1991).

Com o fim da Guerra Fria, a divisão do mundo em 3 grandes áreas (1° Mundo, 2° Mundo e 3° Mundo) entrou em desuso e a divisão Norte x Sul ganhou força. O grande problema é que a regionalização N x S é muito generalista e apresenta muitas falhas, como por exemplo colocar numa mesma região países como Brasil e Paraguai, que apesar de fazerem parte do Sul (pobre), tem realidades completamente distintas.

Globalização

• Atual interdependência entre os países nossetores comerciais, industriais, financeiros etecnológicos.

• Características:

- “Aniquilamento” da relação espaço-tempo;

- Aumento na velocidade de transportes e

das comunicações;

- Formação de uma “Aldeia Global”?

Podemos dizer que a Globalização é um processo econômico e social que estabelece uma integração entre os países e as pessoas do mundo todo. Através deste processo, as pessoas, os governos e as empresas trocam idéias, realizam transações financeiras e comerciais e espalham aspectos culturais pelos quatro cantos do planeta

Page 5: Aula 2 Ordem Mundial

FASES DA GLOBALIZAÇÃO

Expresso Globalização

• Fluxos de Informação – novas exigências

- Curso universitário, inglês e informática;

- Telecomunicações + informática = fluxo

informacional (telemática);

- Vinculação entre ciência, técnica e

produção.

A Globalização extrapola as relações comerciais e financeiras. As pessoas estão cada vez mais descobrindo na Internet uma maneira rápida e eficiente de entrar em contato com pessoas de outros países ou, até mesmo, de conhecer aspectos culturais e sociais de várias partes do planeta. Junto com a televisão, a rede mundial de computadores quebra barreiras e vai, cada vez mais, ligando as pessoas e espalhando as idéias, formando assim uma grande Aldeia Global. Saber ler, falar e entender a língua inglesa torna-se fundamental dentro deste contexto, pois é o idioma universal e o instrumento pelo qual as pessoas podem se comunicar.

Expresso Globalização

• Internet:

- ONU diz que 4,4 bilhões de pessoas permanecem

sem acesso à Internet (Em 2013-2014);

- exclusão digital = exclusão social.

• Problemas:

- hackers, pedofilia, prostituição digital, tráfico de

drogas e terrorismo.

Infelizmente a Globalização tem aspectos negativos que vem cada vez mais se destacando. O uso da tecnologia da informação para o fortalecimento do crime organizado e a proliferação de máfias tem sido uma das faces mais negativas do uso da Internet nosúltimos anos.

Page 6: Aula 2 Ordem Mundial

Africa

PaísesSubdesenvolvidos

PaísesDesenvolvidos

A ANTIGLOBALIZAÇÃO

O PODER DAS TRANSNACIONAIS

As multinacionais governam omundo;

Países ricos protegem grandesconglomerados;

Países pobres buscam atrairgrandes conglomerados.

Problemas: fuga de capital em momentos de instabilidades, políticas

do FMI, penalização social, desigualdade entre os países só cresce...

O PODER DAS INSTITUIÇÕES FINANCEIRAS

Se no início do plano Real você tivessedepositado R$ 100,00 na poupança, teria hojena conta R$ 374,00. Se você tivesse sacado nocheque especial a mesma quantia, na mesmadata, teria hoje uma dívida de R$ 139.259,00

Page 7: Aula 2 Ordem Mundial

A Antiglobalização

• Desigualdades:

- As promessas da globalização não se concretizaram;

- O mundo não é plenamente integrado e sem fronteiras;

- O crescimento é desigual e concentrado;

QUESTÕES BAHIANA2014.1