AULA 2 - Projeto

16

Click here to load reader

Transcript of AULA 2 - Projeto

Page 1: AULA 2 - Projeto

O QUE É UM PROJETO

PROJETO INTERDISCIPLINAR

Plano para a realização de um ato; desígnio, intenção. Cometimento, empreendimento, empresa.

O QUE PMI E PMBOK?

Project Management Institute (PMI), fundado em 1969, Pensilvânia (EUA). Entidade sem fins lucrativos que foi fundada para difundir o profissionalismo e as melhores práticas na área de gerenciamento de projetos.

Project Managemente Body of Knowledge (PMBOK), consolidação das melhores práticas de gerenciamento de projetos, adotado mundialmente como modelo de referências.

Empreendimento, cometimento, negócio. Sociedade organizada para a exploração de uma indústria ou comércio;

O QUE É UM EMPRESA?

Page 2: AULA 2 - Projeto

PROJETO INTERDISCIPLINAR

PROJETO

Escopo Tempo Custo

Qualidade Integração Aquisições

Comunicação Risco RH

Nove áreas do conhecimento

Page 3: AULA 2 - Projeto

PROJETO INTERDISCIPLINAR

9 áreas do conhecimento

Gerenciamento do Escopo – Contemplar todo e somente o trabalho requerido para término do projeto com sucesso;

• Gerenciamento do Tempo – Ser concluído dentro do prazo planejado;

Gerenciamento do Custo – Ser completado dentro do orçamento;

• Gerenciamento da Qualidade – Cumprir com os requisitos de qualidade exigidos;

• Gerenciamento de RH – Melhor utilização das pessoas envolvidas;

• Gerenciamento de Comunicações – Disponibilizar todas as informações relativas ao projeto a todos os interessados;

• Gerenciamento de Risco – Identificar, analisar, detectar a ocorrência e desenvolver respostas aos riscos do projeto;

Page 4: AULA 2 - Projeto

• Gerenciamento de Risco – Identificar, analisar, detectar a ocorrência e desenvolver respostas aos riscos do projeto;

•Gerenciamento de Aquisições – Executar e controlar a aquisição de bens e serviços de fornecedores externos necessários ao projeto;

• Gerenciamento de Integração – Os diversos elementos do projeto devem ser adequadamente coordenados.

• PROJETO INTERDISCIPLINAR

Page 5: AULA 2 - Projeto

PROJETO INTERDISCIPLINAR

PROCESSOS DO GERENCIAMENTO DE PROJETO

ENCERRAMENTO

PLANEJAMENTO

INICIAÇÃO

CONTROLE EXECUÇÃO

O Gerenciamento de Projetos, independente da metodologia utilizada, trata de administrar processos. Cada etapa pode ser entendida como um conjunto de processos.

Page 6: AULA 2 - Projeto

PROJETO INTERDISCIPLINAR

INICIAÇÃO DO PROJETO

ENCERRAMENTO

PLANEJAMENTO

INICIAÇÃO

CONTROLE EXECUÇÃO

Pode ser uma ordem ou autorização para esta finalidade. Pode ser por exemplo, a reclamação formal da área de serviços ao cliente que detectou algum tipo de problemas no “campo”.

PLANEJAMENTO DO PROJETO

Considera aspectos como quem vai executar, quando, quais os principais recursos necessários, envolvimento dos fornecedores ou não, quais os objetivos de custo, investimento, prazo, etc. Devem ser estabelecidos alguns marcos para posterior controle do projeto.

EXECUÇÃO DO PROJETO

Execução do trabalho necessário para apresentação de uma ou mais alternativas de atendimento aos objetivos traçados

Page 7: AULA 2 - Projeto

PROJETO INTERDISCIPLINAR

CONTROLE DO PROJETO

ENCERRAMENTO

PLANEJAMENTO

INICIAÇÃO

CONTROLE EXECUÇÃO

Verificação do andamento do projeto. Toda vez que o projeto atingir os marcos estabelecidos no planejamento, uma verificação deverá ser realizada com a finalidade de autorizar ou não o prosseguimento do projeto.

CONCLUSÃO DO PROJETO

Verificação do atendimento ou não dos objetivos estabelecidos para o projeto.

Page 8: AULA 2 - Projeto

PROJETO INTERDISCIPLINAR

Gerencia da Integração

Gerencia do Escopo

Gerencia do Tempo

Gerencia dos Recursos Humanos

Gerencia do Custo

Gerencia dos Riscos

Gerencia da Qualidade

Gerencia das Comunicações

Gerencia de Aquisições

Áreas do Conhecimento X Grupos de Processos de Gerenciamento de Projetos

Iniciação

Planejamento

Execução

Controle

Encerramento

Page 9: AULA 2 - Projeto

PROJETO INTERDISCIPLINAR

ESTRUTURA E ETAPAS DE UM PROJETO

ASPECTOS ECONÔMICOS • MERCADO;• LOCALIZAÇÃO;• ESCALA.

a) Mercado:

Pode ser que a oportunidade de investimento tenha surgido em virtude da análise de mercado. De qualquer modo, são os elementos fornecidos pela análise de mercado que determinarão de modo fundamental muitas das características do projeto.

Quantidade demandada, preço de venda, canais de distribuição (e a formação de estoques nestes canais), descontos etc., tornam a análise de mercado um dos primeiros aspectos a serem considerados no projeto.

Page 10: AULA 2 - Projeto

PROJETO INTERDISCIPLINAR

ESTRUTURA E ETAPAS DE UM PROJETO

ASPECTOS ECONÔMICOS b) Localização:

O passo seguinte é procurar o local ideal para situar a alternativa de investimento em pauta.A escolha da localização dependerá de diversos fatores, tais como o mercado, a escala pretendida, considerações técnicas etc. Além disso, será muito importante analisar a disponibilidade local dos diversos bens de produção intermediários tais como mão-de-obra, energia, matérias-primas e as condições ambientais como: necessidade de controle de poluição, restrições ao uso da terra, clima, resistência do solo etc.

c) Escala:

A escala de produção irá depender, entre outros fatores, do estudo do mercado, da localização e dos aspectos técnicos. A existência de economias de escala pode ser um aspecto determinante na escolha de determinada capacidade de produção.

Page 11: AULA 2 - Projeto

PROJETO INTERDISCIPLINAR

ASPECTOS TÉCNICOS Os aspectos técnicos envolvem as considerações referentes à seleção entre os diversos processos de produção, à engenharia do projeto, ao arranjo físico dos equipamentos na fábrica etc.

Pode ser que os processos de produção se apresentem em alternativas claramente definidas e com tecnologias maduras, isto é, sem que haja previsão de grandes mudanças tecnológicas a médio prazo (como ocorre, por exemplo, com os processos e produção de cimento, celulose, papel etc.). Nestes casos, freqüentemente já há, entre os técnicos e engenheiros, certo consenso sobre qual seja a melhor opção de tecnologia, de processo e de fornecedor dos equipamentos.

ESTRUTURA E ETAPAS DE UM PROJETO

Page 12: AULA 2 - Projeto

PROJETO INTERDISCIPLINAR

ASPECTOS FINANCEIROS

a) Composição do Capital

Neste aspecto são analisadas as diferentes opções que existem para compor o capital a ser investido no projeto. O que se procura é determinar a composição do capital próprio e de terceiros. O custo do capital é um elemento importante a ser considerado.

b) Financiamentos Nesta parte são analisadas as alternativas de empréstimo. Procura-se determinar, entre as fontes de empréstimo disponíveis, aquelas que apresentam maior conveniência e/ou que otimizam a rentabilidade do projeto. O volume de capital emprestado, em geral, é um aspecto de grande relevância para determinar o total de investimento a ser feito no projeto.

ESTRUTURA E ETAPAS DE UM PROJETO

Page 13: AULA 2 - Projeto

PROJETO INTERDISCIPLINAR

ASPECTOS FINANCEIROS

c) Capital de Giro A análise financeira das fontes e aplicações do dinheiro em giro permitirá que se determine o capital de giro próprio. Este, sendo um investimento a ser feito, deverá ser incluído nos desembolsos do projeto.

d) Outros Pode ser também necessário elaborar a análise retrospectiva (isto é feito, em geral, quando a firma já opera) e/ou prospectiva (ou seja, sobre as projeções do projeto). Tais análises envolvem, entre outros, itens como: grau de endividamento, índices de liquidez, análise da evolução do capital e do patrimônio, capacidade para pagamento dos empréstimos etc.

ESTRUTURA E ETAPAS DE UM PROJETO

Page 14: AULA 2 - Projeto

PROJETO INTERDISCIPLINAR

ASPECTOS ADMINISTRATIVOS Os aspectos administrativos dizem respeito à estrutura organizacional que será necessária para a implantação e para a operação do projeto. O custo destas estruturas será alocado ao projeto no caso do custo operacional e no caso do custo de implantação (custo este que poderá ser amortizado quando da operação do empre¬endimento). Outro aspecto importante é o treinamento das pessoas que irão compor os quadros de implantação do projeto e da empresa já na fase de operação. ASPECTOS JURÍDICOS E LEGAIS Os aspectos jurídicos tendem a apresentar uma relação indireta para com o projeto. É o que ocorre, por exemplo, com a forma societária da empresa: seu tipo, quais são os sócios e qual a participação acionária de cada um, o registro na Junta Comercial etc. Uma implicação mais direta ocorre quando a empresa tem de assinar contratos, como: de fornecimento de matéria-prima, de compra de tecnologia, seguros etc.Já os aspectos legais estão relacionados com as exigências legais e/ou incentivos fornecidos pelos governos (impostos e também os incentivos fiscais).

ESTRUTURA E ETAPAS DE UM PROJETO

Page 15: AULA 2 - Projeto

PROJETO INTERDISCIPLINAR

ASPECTOS DO MEIO AMBIENTE Já são antigos os problemas associados à degradação do meio ambiente pela população, pelos órgãos públicos e pelas empresas privadas. Nestas condições, tem-se tornado cada vez mais importante incorporar tais problemas na análise do projeto.

Do ponto de vista dos aspectos positivos, devem ser consideradas as chamadas economias externas decorrentes do projeto, tais como: nível de emprego, treinamento dado aos empregados, construção de escolas e de creches, desenvolvimento da comunidade onde se instala o empreendimento etc.Do ponto de vista dos aspectos negativos, podem ser citados pelo menos os impactos seguintes: poluição (do ar, da água, do solo, no nível de ruído etc.), degradação ecológica (da vida animal e vegetal, do clima etc.), periculosidade para os próprios trabalhadores e para a comunidade, etc.

ASPECTOS CONTÁBEIS Os aspectos de caráter contábil estão relacionados com a metodologia de elaboração dos cronogramas financeiros e das projeções. Estão relacionados também com a estrutura contábil da empresa, tais como: o plano de contas, a escrituração dos livros, os instrumentos para controle durante a fase de implantação e, depois, durante a operação etc.

ESTRUTURA E ETAPAS DE UM PROJETO

Page 16: AULA 2 - Projeto

PROJETO INTERDISCIPLINAR

EXERCÍCIO: Faça uma resenha, em grupo, abordando os seguintes temas.

- Demanda e Oferta,- Classificação de bens e serviços,- Ciclo de vida dos produtos,- Fases do Estudo de Mercado,- Projeções,- Critérios Quantitativos,- Critérios Qualitativos,- Natureza dos Negócios de Alto Desempenho,- Planejamento Estratégico Corporativo,- Planejamento Estratégico de Negócio,- Processos de Marketing.

BIBLIOGRAFIA

KOTLER, Philip. Administração de Marketing. Atlas, São Paulo, 1998.WOILER, Samsão e MATHIAS, Washington F. Projetos. Atlas, São Paulo, 1996.