AULA 2 WORD 2007

17
1 Word 2007 Formatando Textos Marcadores e numeração Configurando Pagina Cabeçalho e Rodapé Procedimento Pratico WORD 2007 Capitulo 2 Formatando Textos ( Guia Inicio ) A versão 2007 do Word está ainda mais poderosa com relação às ferramentas de edição de fontes e parágrafos, ou seja, a formatação. As opções de formatação são Para realizar qualquer alteração nas fontes, elas devem estar primeiramente SELECIONADAS, o que pode ser feito através do ponteiro do mouse, clicando no início do texto a ser alterado, mantendo o botão esquerdo pressionado e arrastando até o ponto final no qual será aplicado o

Transcript of AULA 2 WORD 2007

Page 1: AULA 2 WORD 2007

1

Word 2007

Formatando Textos Marcadores e numeração Configurando Pagina Cabeçalho e Rodapé Procedimento Pratico

WORD 2007

Capitulo 2

Formatando Textos ( Guia Inicio )

A versão 2007 do Word está ainda mais poderosa com relação às ferramentas de edição de fontes e parágrafos, ou seja, a formatação. As opções de formatação são exibidas na “guia Início”.

Para realizar qualquer alteração nas fontes, elas devem estar primeiramente SELECIONADAS, o que pode ser feito através do ponteiro do mouse, clicando no início do texto a ser alterado, mantendo o botão esquerdo pressionado e arrastando até o ponto final no qual será aplicado o efeito.

Page 2: AULA 2 WORD 2007

2

Word 2007

Após a seleção, optar pelas definições de fonte, como TIPO, TAMANHO, ESTILO (NEGRITO, ITÁLICO, SUBLINHADO E TACHADO) ,na seção “fonte” da guia “Início”.

Ainda nesta seção, temos as opções de cor da fonte,e a ferramenta Limpar Formatação.

Page 3: AULA 2 WORD 2007

3

Word 2007

Na seção “parágrafo” da guia “Início”, encontramos as opções de formatação de parágrafo, que são: ESTILOS DE ALINHAMENTO (À DIREITA, CENTRALIZADO, À ESQUERDA E JUSTIFICADO), como mostram a imagem abaixo:

A opção “alinhar texto à esquerda”, direciona o corpo do texto de forma que a primeira letra seja inserida imediatamente à margem esquerda do documento:

O próximo botão é o “centralizar”, nele o texto parece de forma a inserir os caracteres a partir do centro do documento:

Page 4: AULA 2 WORD 2007

4

Word 2007

O botão “alinhar a direita”, direciona o fluxo do texto para a margem direita do documento

E finalmente o botão “justificar”, oferece uma visualização que preenche com caracteres todo o espaço, dando a impressão de alinhamento com os dois lados da margem.

Page 5: AULA 2 WORD 2007

5

Word 2007

Marcadores e Numeração

Ainda na seção “parágrafo” da guia “Inicio” encontramos as ferramentas para inclusão de marcadores e numeração que servem para destacar o parágrafo que está sendo criado.

Page 6: AULA 2 WORD 2007

6

Word 2007

Para inserir marcadores, basta selecionar o parágrafo, e pressionar o botão “marcadores”, “numeração” ou “lista de vários níveis”.

Na seção “estilo” da guia “Início”, temos opções de formatações pré-determinados pelo Microsoft Word 2007, ou seja, pré-definições de tipos de caracteres, espaçamento, cor de fonte, etc, que podem ser atribuídos automaticamente ao texto, ou ainda criarmos nosso próprio estilo.

Configurando Página ( margens/papel)

As margens são espaços em branco criados ao redor da página, ou seja, um espaço delimitado automaticamente pelo Word no momento da criação do documento, ou alterado posteriormente pelo usuário, inserindo medidas específicas. Para configurar uma margem de um documento com valores específicos, clique na guia “layout da página”, na parte superior da tela, como mostra a figura abaixo:

Page 7: AULA 2 WORD 2007

7

Word 2007

Será aberta uma tela mostrando uma série de medidas pré-estabelecidas pelo Word para serem escolhidas:

Clique na medida relativa à margem desejada ou em “margens personalizadas” para aplicar as definições de margem manualmente. Observe que para cada estilo de margem há uma dimensão específica, relativo às margens superior, inferior, direita e esquerda. Há também uma opção “margens personalizadas”, na qual você pode definir manualmente as dimensões para cada uma das margens.

Nesta mesma guia, “layout da página”, encontraremos uma opção muito importante, o tamanho do papel, ou seja, as dimensões apropriadas, a orientação do papel, retrato, que será impresso verticalmente, ou paisagem, que será impresso horizontalmente.

Os tamanhos mais comumente utilizados para o papel, e que são, inclusive encontrados com maior freqüência, são os tamanhos A4 e Carta, cujas medidas são 21 cm por 29,7 cm, como mostra a figura abaixo:

Page 8: AULA 2 WORD 2007

8

Word 2007

Essas medidas devem estar corretamente definidas em função da impressora, pois, ao contrário, o documento pode não ser impresso adequadamente. Para isso, acesse as opções de impressão, acessando as propriedades da impressora, através do botão do Office, no canto superior esquerdo da tela, como mostra as figuras abaixo:

Page 9: AULA 2 WORD 2007

9

Word 2007

Cabeçalho e Rodapé

Todo documento criado no Word possui um espaço nas partes superior e inferior, destinado a inclusão de conteúdos que poderão ser visualizados em todo o arquivo, ou seja, em todas as páginas que serão incluídas na elaboração do mesmo.

Page 10: AULA 2 WORD 2007

10

Word 2007

Nessa área, podemos incluir texto, Wordart, Clip-arts, número da página, data, hora, etc.

Para acessar a opção de cabeçalho e rodapé, clique na guia “inserir”, e escolha a opção Cabeçalho, na qual será exibida várias opções pré-definidas de cabeçalho, ou criar sua própria definição, clicando em editar cabeçalho.

Page 11: AULA 2 WORD 2007

11

Word 2007

Outra forma de acessar as opções de cabeçalho é clicando duas vezes na parte superior do documento, e dessa forma, a visualização da parte editável do cabeçalho será ativada

Para sair do modo de edição de cabeçalho, basta clicar duas vezes na área central do documento ou pressionar a tecla (ESC)

Os mesmos procedimentos citados acima servem para editar o rodapé, que é a parte inferior do documento.

Page 12: AULA 2 WORD 2007

12

Word 2007

.

Procedimento Pratico:

Neste exercício iremos elaborar um documento, aplicando todos os princípios abordados neste capítulo, como formatação de texto e parágrafo, definição de margens e as opções de cabeçalho e rodapé.

1. Inicie o Microsoft Word 2007, clicando no Menu iniciar, clique em Todos os Programas,

2. Logo em seguida na Opção Microsoft Office e assim em “Microsoft Word 2007”.Digite o seguinte texto:

Page 13: AULA 2 WORD 2007

13

Charles Chaplin

Hoje levantei cedo pensando no que tenho a fazer antes que o relógio marque meia noite.É minha função escolher que tipo de dia vou ter hoje.

Posso reclamar porque está chovendo ou agradecer às águas por lavarem  a poluição.Posso ficar triste por não ter dinheiro ou me sentir encorajado para administrar minhas finanças, evitando o desperdício.

Posso reclamar sobre minha saúde ou dar graças por estar vivo.Posso me queixar dos meus pais por não terem me dado tudo o que eu queria ou posso ser grato por ter nascido.

Posso reclamar por ter que ir trabalhar ou agradecer por ter trabalho.Posso sentir tédio com o trabalho doméstico ou agradecer a Deus.

Posso lamentar decepções com amigos ou me entusiasmar com a possibilidade de fazer novas amizades.Se as coisas não saíram como planejei posso ficar feliz por ter hoje para recomeçar.

O dia está na minha frente esperando para ser o que eu quiser.E aqui estou eu, o escultor que pode dar forma.

Tudo depende só de mim. 

  Charles Chaplin   

Word 2007

3. Clique na guia “Inserir”, e depois na opção “cabeçalho”, na seção “cabeçalho e rodapé”.

4. Clique na primeira opção: “em branco”.

5. Insira a palavra “mmcompany”,

Posicione o cursor no Rodapé

Page 14: AULA 2 WORD 2007

14

Word 2007

6. Insira data e hora no rodapé utilizando a seção “Inserir” da guia “Design”, como mostra a imagem acima.

7. Salve seu texto, para isso clique no Botão Office,8. Opção Salvar,9. Através do Windows Explorer, procure por Documentos, localizado dentro do

usuário Aluno,10. Na caixa nome do arquivo, digite: Charles Chaplin.11. Chame seu professor para verificação de seus procedimentos.

Page 15: AULA 2 WORD 2007

15

Word 2007

Anotações Gerais

Page 16: AULA 2 WORD 2007

16

Word 2007