Aula 6: Dispensação da Inocência

10
1

description

Sexta aula da serie

Transcript of Aula 6: Dispensação da Inocência

Page 1: Aula 6: Dispensação da Inocência

1

Page 2: Aula 6: Dispensação da Inocência

Iniciando esta aula, vamos recapitular os dois conceitos de DISPENSAÇÃO que vimos na aula 05:

“distingam-se as épocas e as Escrituras Sagradas se harmonizam” (Agostinho- sec.III).

“Época ou período de tempo durante o qual os homens são testados na OBDIENCIA á alguma revelação especifica de vontade de DEUS.” (Dr Scofield)

Minha primeira pergunta é:

“Se DEUS sabe todas as coisas, até mesmo aquelas que ainda vão acontecer, por que nos provar?”

R: Para nos mostrar que somos falhos e carecemos do seu perdão.

DEUS na sua onisciência sabe que se não for assim, o homem iria quere ser igual ou melhor que ELE, e a Biblia nos mostra isto claramente, e nós veremos isto claramente quando estivermos analisando cada um dos períodos que DEUS testou o homem. Estes períodos vão desde a criação do homem até o grande julgamento do “Grande Trono Branco” e são conhecidos pelos seguintes nomes:

INOCENCIA; CONCIENCIA; GOVERNO HUMANO; PROMESSA ou PATRIARCAL; LEI; GRACA e MILENIO.

Facilmente se nota que em cada uma destas DISPENSAÇOES pontos em comum que merecerem nossa atenção:

1 - Há uma NOTA dominante: os pactos e o amor de Deus.

2 - Há um PROPOSITO definido no plano de Deus: que pode ser uma nova REVELAÇÃO de Deus; ou seja, normas que são abolidas, outras que continuam e outras que são acrescentadas.

3 - Há PESSOAS que se sobressaem: ex: o casal Adão / Eva, Noé, Abrão, Moisés, CRISTO, etc.

4 - Há um ACONTECIMENTO que se destaca: ex: pecado, diluvio, a entrega da Lei; a vinda do Espírito Santo, etc.

Em cada uma das DISPANSACOES, DEUS estabeleceu certas condições que deveriam ser cumpridas e obedecidas pelos homens, estas condições ficaram conhecidas como PACTOS e os homens desobedeceram a todos os PACTOS. Exceto em uma das DISPENSACOES (CONCIENCIA), não vemos nenhum PACTO ou preceito (ordem) de DEUS ao homem. Só para nos situarmos, vamos lembrar alguns destes PACTOS:

1 - PACTO EDENICO, feito com Adão (Gênesis 1.28-30; 2.15-17)

2

Page 3: Aula 6: Dispensação da Inocência

2 - PACTO ADAMICO, feito com Adão e Eva depois de sua desobediência (Gênesis 3.14-19)

3 - PACTO COM NOÉ, feito depois do dilúvio (Gênesis 8.20; 9.1-17)

4 - PACTO COM ABRAAO, o qual foi confirmado a seu filho Isaque e a seu neto Jacó (Gênesis 12.1-3; 26.1-5)

5 - PACTO MOSAICO, feito com Moisés depois do êxodo (Êxodo 20)

6 - PACTO PALESTINICO, feito com Israel (Deuteronômio 30.1-10).

7 - PACTO DAVIDICO, feito com Davi (2 Sm 7.4-17)

8 - NOVO PACTO corresponde ao período que seguirá à manifestação de Cristo. (Hb 8.7-13)

Mas antes de iniciar as DISPENSACOES, muitas coisas aconteceram e muito tempo se passou, a Bíblia não nos revela o quanto tempo levou, mas por estudos científicos se tem uma ideia, talvez passaram milhares e milhares de anos. Todos os teólogos são unanimes em afirmar que entre o versículo 1 e 2 de Gn.1, muitas coisas aconteceram, mas antes de Gn.1.1, muitas outras coisas também aconteceram. O evangelista Joao e alguns Profetas nos dão algumas dicas:

Jo.1.1,2.

No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus.Ele estava no princípio com Deus. 

Is.45.18.

Porque assim diz o SENHOR que tem criado os céus, o Deus que formou a terra, e a fez; ele a confirmou, não a criou vazia, mas a formou para que fosse habitada: Eu sou o SENHOR e não há outro. 

O Profeta Isaias, por inspiração Divina, nos deu o porquê DEUS formou a Terra. A Terra que DEUS nos criou era bastante diferente do que temos hoje, o Prof Ezequiel nos da a dica:

Ez. 28.12.13.

Filho do homem, levanta uma lamentação sobre o rei de Tiro, e dize-lhe: Assim diz o Senhor DEUS: Tu eras o selo da medida, cheio de sabedoria e perfeito em formosura.Estiveste no Éden, jardim de Deus; de toda a pedra preciosa era a tua cobertura: sardônica, topázio, diamante, turquesa, ônix, jaspe, safira, carbúnculo, esmeralda e ouro; em ti se faziam os teus tambores e os teus pífaros; no dia em que foste criado

3

Page 4: Aula 6: Dispensação da Inocência

foram preparados. 

Fala sobre uma terra linda com pedras preciosas, esmeraldas, etc., e DEUS colocou QUERUBINS para guardar esta maravilhosa terra, tudo antes da criação do homem. Aí aparece a figura de Lúcifer, como um querubim ungido, como com esta missão – guardar a Terra. Quando lemos Ez. 28.13-19 veremos o Profeta fazendo uma comparação entre o rei de Tiro e Satanás, vale apena ler todo o cap.

Se entende claramente que a rebelião de Lúcifer (o pai do pecado) só pode ter acontecido entre os v.1 e 2 do cap.1 de Gênesis. Como consequência dessa rebelião, Lúcifer foi lançado sobre a terra e sobreveio o estado caótico ou sem forma e vazia da terra (Gênesis 1.2), conhecido como terra cósmica.

Em Is. 14.12-15, podemos ver claramente como foi esta queda, logo depois de haver se rebelado contra a autoridade de Deus.

Como caíste desde o céu, ó estrela da manhã, filha da alva! Como foste cortado por terra, tu que debilitavas as nações!E tu dizias no teu coração: Eu subirei ao céu, acima das estrelas de Deus exaltarei o meu trono, e no monte da congregação me assentarei, aos lados do norte.Subirei sobre as alturas das nuvens, e serei semelhante ao Altíssimo.

Levados que somos a uma curiosidade, normal de todo ser humano, ficamos ansiosos em saber mais antes de Gn.1.1. Sem sairmos do parâmetro Bíblico, podemos descobrir e “matar” esta curiosidade:

1 - Houve uma manifestação de amor entre DEUS PAI e DEUS FILHO.

Pv 8.22-27:

O SENHOR me possuiu no princípio de seus caminhos, desde então, e antes de suas obras.Desde a eternidade fui ungida, desde o princípio, antes do começo da terra.Quando ainda não havia abismos, fui gerada, quando ainda não havia fontes carregadas de águas.Antes que os montes se houvessem assentado, antes dos outeiros, eu fui gerada.Ainda ele não tinha feito a terra, nem os campos, nem o princípio do pó do mundo.

Jo 1.1,2:

No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus.Ele estava no princípio com Deus. 

Jo 17.24b

4

Page 5: Aula 6: Dispensação da Inocência

Pai, aqueles que me deste quero que, onde eu estiver, também eles estejam comigo, para que vejam a minha glória que me deste; porque tu me amaste antes da fundação do mundo. 

2 – Houve uma manifestação de Gloria do FILHO junto ao PAI.

Jo 17.5

E agora glorifica-me tu, ó Pai, junto de ti mesmo, com aquela glória que tinha contigo antes que o mundo existisse. 

3 – DEUS também já havia determinado um conselho para a salvação da humanidade.

Mt 25.34.

Então dirá o Rei aos que estiverem à sua direita: Vinde, benditos de meu Pai, possuí por herança o reino que vos está preparado desde a fundação do mundo; 

4 – O FILHO de DEUS, como “CORDEIRO SEM MACULA”, já era conhecido como aquele que viria a ser o mediador entre DEUS e os homens.

I Pe 1.19,20.

Mas com o precioso sangue de Cristo, como de um cordeiro imaculado e incontaminado,O qual, na verdade, em outro tempo foi conhecido, ainda antes da fundação do mundo, mas manifestado nestes últimos tempos por amor de vós; 

Na sua oração sacerdotal (João 17) Cristo declara o plano eterno de Deus, concebido antes de Gn. 1.1, a favor dos seus. Tudo isto aconteceu antes de Gn.1.1, ai veio a queda de Lúcifer e a terra ficou sem forma e vazia e havia trevas e abismos e ai veio a formação do mundo como ele esta hoje tudo depois da queda de Lúcifer. Toda a historia da formação esta relatada no livro do Gn.1.3-25 e viu DEUS que tudo era bom. Não podemos esquecer que a era dos dinossauros esta aqui neste v.25. Só ai DEUS criou o homem, eu costumo dizer que DEUS fez tudo isto primeiro, antes do homem por dois motivos:

Para o homem não dar palpite.

Demonstrar que DEUS não precisa de nos, somos nós que carecemos DELE.

Tudo isto antes da criação da terra como ela esta podemos chamar de: EXTRA DISPENSACIONALISMO.

5

Page 6: Aula 6: Dispensação da Inocência

INOCENCIA:

DEUS criou o homem e o pusera em um “JARDIM” totalmente isento de maldade pragas doenças e pestes. e DEUS dera uma ordem a homem

Gn.2.15:

E tomou o SENHOR Deus o homem, e o pôs no jardim do Éden para o lavrar e o guardar.

Gn.2.16,17:

E ordenou o SENHOR Deus ao homem, dizendo: De toda a árvore do jardim comerás livremente,Mas da árvore do conhecimento do bem e do mal, dela não comerás; porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás.

Olhe ai o PACTO EDEMICO: “de toda arvores podeis comer, mas desta não.”

Minha pergunta é:

“Será que DEUS sabia que o homem iria desobedecer?”

R- Sim, DEUS colocou este obstáculo, para nos mostrar o quanto somos desobedientes, o quanto achamos que somos independentes, e nos mostrar o quanto carecemos DELE. Existem algumas teorias em torno desta arvore. Mas a Palavra de DEUS é clara, ela era uma arvore literal como qualquer outra arvore, basta lermos:

Gn.2.9:

E o SENHOR Deus fez brotar da terra toda a árvore agradável à vista, e boa para comida; e a árvore da vida no meio do jardim, e a árvore do conhecimento do bem e do mal.

Este periodo ficou conhecido como: DISPENSACAO DA INOCENCIA.

DEUS é formidável, neste periodo ELE dera ao homem o “livre arbítrio”, ou seja, a opção de obedecer ou não, o homem tinha a opção de pecar ou não, hoje nós não temos esta opção, somos pecadores por natureza, mas para isto se concretizar DEUS permitiu a Satanás tentar o homem, só para nos mostrar o quanto somos fracos.

E Satanás astutamente fez seu ataque.

Gn.3.1-6:

6

Page 7: Aula 6: Dispensação da Inocência

1 Ora, a serpente era mais astuta que todas as alimárias do campo que o SENHOR Deus tinha feito. E esta disse à mulher: É assim que Deus disse: Não comereis de toda a árvore do jardim?2 E disse a mulher à serpente: Do fruto das árvores do jardim comeremos,Mas do fruto da árvore que está no meio do jardim, 3 disse Deus: Não comereis dele, nem nele tocareis para que não morrais.4 Então a serpente disse à mulher: Certamente não morrereis.5 Porque Deus sabe que no dia em que dele comerdes se abrirão os vossos olhos, e sereis como Deus, sabendo o bem e o mal.6 E viu a mulher que aquela árvore era boa para se comer, e agradável aos olhos, e árvore desejável para dar entendimento; tomou do seu fruto, e comeu, e deu também a seu marido, e ele comeu com ela.

Neste episodio, podemos notar claramente como Satanás pode agir.

1- Apresenta-se como uma serpente:

A serpente tem algumas características que outros animais não têm: é um ser silencioso, multe color, sutil, pacienciosa, elegância no se mover, etc.

2- Conhecimento da ordem de DEUS:

Satanás fez com Eva exatamente como fizera com CRISTO no Jardim do Getsemani. A tática não foi questionar e nem entrar em polemica, mas sim confirmar a ordem e tudo em forma de perguntas: v. 1 “é assim que Deus disse: Não comereis de toda a árvore do jardim?” A mulher concordando respondeu que sim – v.2,3

3- Ai ele colocou uma duvida – v.4,5

Vendo a mulher que a arvore era: boa, agradável e influenciada e ambiciosa por poder, não resistiu. Se não bastasse dividiu com seu amado. Eu diria que toda esta tentação deva ter durado muitos dias. Satanás usa ate hoje esta mesma tática, neste episodio nos ficou bem claro, não foi a serpente que apanhou o fruto e empurrou “guela” abaixo na Eva, a serpente fez apenas a tentação, a opção foi do homem. Nunca podemos perder de vista que o pecado nem sempre acontece num ato impensado, ele pode percorrer 04 estagio:

1ª Visualização

2ª Analise

3ª Decisão

4ª Concretização.

Aqui terminou a DISPENSACAO da INOCENCIA. Como a Bíblia nos revela mesmo o homem desobedecendo, DEUS não o abandonou, e o mais bonito foi DEUS que procurou o homem:

Gn.3.8-11

7

Page 8: Aula 6: Dispensação da Inocência

E ouviram a voz do SENHOR Deus, que passeava no jardim pela viração do dia; e esconderam-se Adão e sua mulher da presença do SENHOR Deus, entre as árvores do jardim.E chamou o SENHOR Deus a Adão, e disse-lhe: Onde estás?E ele disse: Ouvi a tua voz soar no jardim, e temi, porque estava nu, e escondi-me.

Até aqui durou a dispensação da INOCENCIA, não sabemos quanto tempo durou, não sabemos se o tempo era marcado como eles são hoje, tudo que se diz é especulação, não temos esta informação. Com a permissão do homem, para a entrada do pecado, nós perdemos a opção de pecar ou não, nós somos pecadores de nascença e carecemos do perdão de DEUS.

AMEM

Diácono Pedro Eduardo Corona

Link Church- London – UK. 2012

8