AULA BACIA HIDROGRÁFICA

10
HIDROLOGIA APLICADA BACIA HIDROGRÁFICA Profa Dra Lilza Mara Boschesi Mazuqui

Transcript of AULA BACIA HIDROGRÁFICA

Page 1: AULA BACIA HIDROGRÁFICA

HIDROLOGIA APLICADA

BACIA HIDROGRÁFICA

Profa Dra Lilza Mara Boschesi Mazuqui

Page 2: AULA BACIA HIDROGRÁFICA

BACIA HIDROGRÁFICA É o conjunto de áreas com declividade no sentido de determinada seção transversal de um curso de água. Pode conter várias outras bacias , chamadas de sub-bacias. AFLUENTE É um curso de água que desemboca em outro curso de água.

Page 3: AULA BACIA HIDROGRÁFICA

O ESTADO DE SÃO PAULO E SUA BACIAS HIDROGRÁFICAS

Page 4: AULA BACIA HIDROGRÁFICA

BACIA HIDROGRÁFICA DO ALTO TIETÊ ( SISTEMA ALTO TIETÊ)

Page 5: AULA BACIA HIDROGRÁFICA

BACIA HIDROGÁFICA DO RIO TIETÊ NA REGIÃO METROPOLITANA DE SÃO PAULO

Page 6: AULA BACIA HIDROGRÁFICA

ENCHENTES NA CIDADE DE SÃO PAULO

CONCEITO - ENCHENTE A enchente ocorre quando o rio Tietê, por exemplo, recebe, repentinamente, um grande volume de água dos seus afluentes como o rio Aricanduva, que deságua muitos milhões de litros em alguns poucos minutos. A água que já estava no Tietê a uma certa velocidade, precisa de algumas horas para ganhar força e adquirir uma velocidade maior. Enquanto a água do Tietê não ganha velocidade, a que vem do Aricanduva vai sendo acumulada, toda na mesma região e vai enchendo até transbordar.

Page 7: AULA BACIA HIDROGRÁFICA

CONCEITO - INUNDAÇÃO

Quando o rio sai de seu leito para ocupar a várzea, local ao longo do rio que absorveria essa contribuição excedente de água e essa área está limpa sem mato,lixo,entulho,barracos, etc.,o equilíbrio é perfeito, caso contrário a enchente chega a invadir as avenidas marginais, as ruas das proximidades, as casas, etc., configurando dessa maneira a INUNDAÇÃO.

Page 8: AULA BACIA HIDROGRÁFICA

FATORES QUE INFLUENCIAM NA VELOCIDADE DE ESCOAMENTO DE UM RIO

SINGULARIDADES – são componentes que surgem ou são colocados dentro do rio e interferem no fluxo das águas, diminuindo a velocidade do rio.

Page 9: AULA BACIA HIDROGRÁFICA

HIDRODINÂMICA DOS ENTRONCAMENTOS Os cuidados que devem ser observados quando um afluente chega a um rio para assegurar a continuidade hidráulica (propiciar um encontro harmonioso das águas visando preservar a velocidade naquele ponto).

Na foz do rio Tamanduateí podemos observar essa situação.

Page 10: AULA BACIA HIDROGRÁFICA

SEÇÃO TRANSVERSAL A forma da seção transversal deve ser cuidadosamente estudada pois: - garantirá uma boa velocidade de escoamento - transportará melhor os resíduos sólidos, evitando o acúmulo desses resíduos no leito do rio ( material proveniente de erosões dos terrenos, lixo doméstico e industrial, etc.)