AULA FOTOPROTETOR.pptx

32
RADIAÇÃO SOLAR A radiação UV faz parte da luz solar que atinge a Terra. Ao atingir nossa pele, os raios UV penetram profundamente e desencadeiam reações imediatas como as queimaduras solares, as fotoalergias (alergias desencadeadas pela luz solar) e o bronzeamento. Provocam também reações tardias, devido ao efeito acumulativo da radiação durante a vida, causando o envelhecimento cutâneo e as alterações celulares que, através de mutações genéticas, predispõem ao câncer da pele. A radiação UV que atinge a Terra se divide em radiação UVA e UVB (os raios UVC não atingem a Terra):

Transcript of AULA FOTOPROTETOR.pptx

Page 1: AULA FOTOPROTETOR.pptx

RADIAÇÃO SOLARA radiação UV faz parte da luz solar que atinge a Terra. Ao atingir nossa pele, os raios UV penetram profundamente e desencadeiam reações imediatas como as queimaduras solares, as fotoalergias (alergias desencadeadas pela luz solar) e o bronzeamento. Provocam também reações tardias, devido ao efeito acumulativo da radiação durante a vida, causando o envelhecimento cutâneo e as alterações celulares que, através de mutações genéticas, predispõem ao câncer da pele.

A radiação UV que atinge a Terra se divide em radiação UVA e UVB (os raios UVC não atingem a Terra):

Page 2: AULA FOTOPROTETOR.pptx

UVA

Maior parte do espectro ultra violeta, a radiação UVA possui intensidade constante durante todo o ano, atingindo a pele praticamente da mesma forma durante o inverno ou o verão. (320 a 400 nm)

Sua intensidade também não varia muito ao longo do dia, sendo pouco maior entre 10 e 16 horas que nos outros horários. Penetra profundamente na pele, sendo a principal responsável pelo fotoenvelhecimento. Tem importante participação nas fotoalergias e também predispõe a pele ao surgimento do câncer. O UVA também está presente nas câmaras de bronzeamento artificial, em doses mais altas do que na radiação proveniente do sol. Histologicamente, causa danos ao sistema vascular periférico e induz o câncer de pele, dependendo do tipo de pele e do tempo, freqüência e intensidade de exposição5,6. A radiação UVA também pode agir de maneira indireta, formando radicais livres3.

Page 3: AULA FOTOPROTETOR.pptx

UVB

Radiação UVB(280 a 320 nm)

Sua incidência aumenta muito durante o verão, especialmente nos horários entre 10 e 16 horas quando a intensidade dos raios atinge seu máximo. Os raios UVB penetram superficialmente e causam as queimaduras solares. Também induz o bronzeamento da pele, sendo responsável pela transformação do ergosterol epidérmico em vitamina D, e causa o envelhecimento precoce das células5,6. A exposição freqüente e intensa à radiação UVB pode causar lesões no DNA, além de suprimir a resposta imunológica da pele.

Page 4: AULA FOTOPROTETOR.pptx

UV NA PELEPenetração dos raios na peleOs raios UV são quase totalmente absorvidos pelas primeiras células epidérmicas.

A radiação penetra na pele de maneira irregular, pois a mesma possui muitas camadas que também são dispostas irregularmente.

A penetração da radiação vai depender também de fatores individuais de cada pessoa, como a raça, as regiões do corpo afetadas, a cor e outros. A espessura da camada córnea representa um fator muito importante e explica o comportamento da pele da planta dos pés e da palma das mãos em relação a radiação solar.

Page 5: AULA FOTOPROTETOR.pptx

UV NA PELE

Page 6: AULA FOTOPROTETOR.pptx

FOTOTIPOS DE FITZPATRICK

Page 7: AULA FOTOPROTETOR.pptx

RDC 30/2012

Page 8: AULA FOTOPROTETOR.pptx

O QUE É FPS

O FPS INDICA A DIVISÃO ENTRE A MENOR

QUANTIDADE DE RAIOS ULTRAVIOLETA QUE

TORNA A PELE PROTEGIDA LEVEMENTE

AVERMELHADA, E A QUANTIDADE DE RADIAÇÃO

NECESSARIA PARA PRODUZIR VERMELHIDÃO

INTENSA EM PELE DESPROTEGIDA

Page 9: AULA FOTOPROTETOR.pptx

O QUE É FPS

Fator de Proteção Solar - FPS (ou simplesmente FS) é o índice que determina o tempo que uma pessoa pode permanecer ao sol sem produzir eritema, ou seja, sem deixar a pele vermelha.

Em outras palavras, é o número que indica o nível de proteção que um dado produto oferece contra os raios ultravioletas (UVB).

A pele, quando exposta ao sol sem proteção, dependendo do tipo de pele do indivíduo, leva um determinado tempo para ficar avermelhada. Quando se usa um filtro solar com FS 15, por exemplo, a mesma pele leva 15 vezes mais tempo para ficar vermelha.

Page 10: AULA FOTOPROTETOR.pptx

DIFERENÇA FILTRO SOLAR ,BLOQUEADOR E

BRONZEADOR(2010)A DIFERENÇA ENTRE FILTRO SOLAR E BLOQUEADOR ESTÁ NO SEU FATOR DE PROTEÇÃO.

O Ministério da Saúde classifica

OS PROTETORES com fatores de proteção variando entre 15 a 20

e os BLOQUEADORES com o FPS maior que 20.

O Ministério também classifica como BRONZEADORES os produtos com fator de proteção inferior a 15.

Page 11: AULA FOTOPROTETOR.pptx

DIFERENÇA ENTRE BLOQUEADOR,

PROTETOR E BRONZEADOR(2010)Geralmente o filtro solar contém ingredientes químicos que filtram parte das radiações ultravioleta.

Já o bloqueador solar é composto por substâncias que funcionam como uma barreira, refletindo e espalhando os raios na pele.

Os bronzeadores também agem como o filtro, mas garantem um menor tempo de proteção ao sol.

Page 12: AULA FOTOPROTETOR.pptx

DICAEntenda as embalagens Muita gente não entende a linguagem das embalagens do produto e fica confuso na hora da compra. Aprenda a ler os rótulos para não se enganar antes de usar. - Toda embalagem precisa deixar claro que o produto protege contra os raios UVA e UVB e deve ter o número do FPS. Desconfie do produto que não trouxer essa informação. - Quando vier escrito que o produto é hipoalergênico significa que ele é composto de substâncias que não provocam alergias. - O produto que informar ser livre de PABA ou PABA Free significa que não contém a substância Paraminobenzóico, que tem alto poder de causar alergias. Bebês e pessoas com a pele oleosa não devem usar produtos com PABA. -Livre de óleo ou oil free livre de óleo mineral, uma vez que todos os filtros quimicos são oleosos-. São os mais indicados para pessoas de pele oleosa ou com acne. - Quando vier escrito que o filtro é “não comedogênico” significa que o produto não obstrui os poros, evitando a formação de cravos e espinhas.

Page 13: AULA FOTOPROTETOR.pptx

TIPOS DE FILTRO SOLAR

Existem dois tipos de filtro solar:

Químicos ou orgânico – absorvem os raios ultravioleta.Físicos ou inorgânico– refletem os raios ultravioleta.

É possível a associação dos dois tipos de filtros com o objetivo de se obter um filtro com um Fator de Proteção Solar (FPS) mais alto.

Page 14: AULA FOTOPROTETOR.pptx

FILTROS INORGANICOSFiltros inorgânicos

Os filtros solares inorgânicos são representados por dois óxidos, ZnO e TiO2. Estes filtros solares representam a forma mais segura e eficaz para proteger a pele14, pois apresentam baixo potencial de irritação, sendo inclusive, os filtros solares recomendados no preparo de fotoprotetores para uso infantil e pessoas com peles sensíveis.

Óxido de zinco e dióxido de titânio são materiais semicondutores. Os mecanismos de absorção e de desativação envolvem transições entre bandas de valência e de condução do sólido.

Nos filtros inorgânicos, os processos de proteção envolvidos são diferentes daqueles das moléculas orgânicas. Vale ressaltar que os filtros inorgânicos são constituídos de partículas, de preferência com tamanhos da ordem da radiação que se quer espalhar. Por tratar-se de partículas, os filtros inorgânicos com tamanhos adequados de partículas além de absorção, apresentam espalhamento da luz UV.

Os óxidos usados como filtros solares quando incorporados às formulações ficam suspensos, sendo o tamanho das partículas do óxido de suma importância não apenas na eficácia do protetor solar como também na aparência cosmética do produto21. Um ponto negativo na utilização deste tipo de filtro solar é a tendência em deixar uma película branca sobre a pele, que pode ser esteticamente desagradável.

Page 15: AULA FOTOPROTETOR.pptx

FILTROS ORGANICOS

Filtros orgânicos

Os filtros orgânicos são formados por moléculas orgânicas capazes de absorver a radiação UV (alta energia) e transformá-la em radiações com energias menores e inofensivas ao ser humano. Estas moléculas são, essencialmente, compostos aromáticos com grupos carboxílicos. No geral, apresentam um grupo doador de elétrons, como uma amina ou um grupo metoxila, na posição orto ou para do anel aromático. Ao absorver a radiação UV, os elétrons situados no orbital p HOMO (orbital molecular preenchido de mais alta energia) são excitados para orbital p* LUMO (orbital molecular vazio de mais baixa energia) e, ao retornarem para o estado inicial, o excesso de energia é liberado em forma de calor.

Page 16: AULA FOTOPROTETOR.pptx

CARACTERÍSTICAS DE UM FILTROUm bom filtro solar deve apresentar as

seguintes propriedades:

· Resistência à água e a transpiração

· Boa penetração e fixação na epiderme

· Estabilidade a luz, ao ar, a umidade e ao

calor

· Boa tolerância pela pele

· Não originar fotosensibilização

· Boa absorção ou reflexão de radiações

nocivas.

Page 17: AULA FOTOPROTETOR.pptx

BRONZEADORES

BRONZEADORES

Assim como os filtros solares, podem ser

divididos em dois tipos:

Autobronzeadores: Apenas coram a pele,

não possuem efeito sobre a melanina

Ativadores do bronzeado: Estimulam a

síntese de melanina.

Page 18: AULA FOTOPROTETOR.pptx

FILTROS INORGÂNICOS

DIOXIDO DE TITÂNIO

T-LITE-PROTEÇAO UVA E UVB

UVINUL

DIOXIDO DE TITANIO MICRONIZADO

DIOXIDO DE TITANIO SUPER MICRONIZADO

ESCALOL BLOCK-DIOXID DE TITANIO 40% EM ESTERES(JÁ ESTA DISPERSO)

PARA FPS ACIMA DE 20 USAR 26,5% OXIDO DE ZINCO

Z COTE PROTEÇÃO UVA E UVB

Page 19: AULA FOTOPROTETOR.pptx

FILTRO SOLAR ORGÂNICOAVOBENZONA

ANTRANILATO DE METILA

3-4 METILBENZILIDENO CANFORA

OCIL DIMETIL PABA

OCTOCRILENO

SALICILATO DE OCTILA

OCTIL METOXICINAMATO

BENZOFENONA 3 E 4

DERIVADOS DO ACIDO SULFONICO

OCTIL TRIAZONA

TINOSORB M

TINOSORB S

UVINUL A PLUS

Page 20: AULA FOTOPROTETOR.pptx

FILTROS QUIMICOS E EFEITOS ADVERSOS

MBC-METILBENZELIDENO CANFORA

METOXICINAMATO DE OCTILA

TEM ATIVIDADE ESTROGENIO LIKE

ESTIMULA A PROLIFERAÇÃO DE CELULAS DE CANCER DE MAMA

Page 21: AULA FOTOPROTETOR.pptx

AUTOBRONZEADORES

Os primeiros produtos eram formulados contendo

dihidroxiacetona

(DHA) como único componente responsável pelo efeito

simulador do bronzeado.

A dihidroxiacetona (DHA) é uma molécula capaz de

reagir com aminoácidos,peptídeos e proteínas, segundo

a reação de Maillard, resultando em compostos corados,

normalmente de tom escuro.

Page 22: AULA FOTOPROTETOR.pptx

. Quando essa reação tem lugar na pele,ocorrendo entre a DHA e a

queratina do estrato córneo, o resultado é a formação de

compostos corados que ficam depositados na superfície do estrato

córneo, e que conferem à pele um tom semelhante àquele que se

obtém quando ocorre obronzeamento. Porém, com freqüência, a

tonalidade obtida varia de acordo com o tipo de pele da pessoa.

Além disso, a reação com a DHA ocorre de forma muito rápida

e,muitas vezes, a aplicação errada do produto leva a manchas. Ainda,

observa-se grande ressecamento da pele após aplicação de

autobronzeadores que contêm somente DHA,prejudicando o resultado

final, pois a pele fica opaca e sem vitalidade.

Page 23: AULA FOTOPROTETOR.pptx

AUTOBRONZEADOR

A principal responsável por essa evolução no

autobronzeamento é uma substância autobronzeadora,

para ser empregada em associação com a DHA,

natural,

suave e segura: a Eritrulose.

Page 24: AULA FOTOPROTETOR.pptx

AUTOBRONZEADOREritrulose é um ceto-açúcar natural que, aplicado topicamente, reage (reaçãode Maillard) com as proteínas da pele, formando compostos escuros que simulam o bronzeado. para a eritrulose a reação de Maillard acontece de forma mais lenta, o que permite que o bronzeado obtido seja maisuniforme, livre de manchas, com tonalidade mais próxima à natural e de duração maisprolongada. Além do efeito bronzeador sinérgico entre DHA e Eritrulose, esta minimiza ou mesmo elimina a desidratação cutânea provocada pela DHA, melhorando o efeito cosmético da preparação.

Page 25: AULA FOTOPROTETOR.pptx

ATIVADOR DE BRONZEAMENTOThalitan® é um complexo formado por um oligossacarídeo marinho quelado a moléculas de magnésio e manganês.

Thalitan® acelera o bronzeado enquanto protege a pele dos danos causados pela radiação

UVA e UVB e combate o envelhecimento precoce.

Mecanismo de Ação

1- Bronzeamento acelerado

- Estímulo da tirosinase;

- Estímulo da melanogênse;

- Ação “endotelina-like”, com ou sem sol.

2- Fotoproteção

- Ação anti-radical livre;

- Proteção das proteínas celulares contra os raios UVA e UVB;

- Proteção do DNA celular.

3- Imunoproteção

- Proteção das células imunocompetentes da derme e epiderme.

Page 26: AULA FOTOPROTETOR.pptx

ATIVADORES DE BRONZEAMENTOACTIBRONZE VEGETAL

HIDROLISADO VEGETAL DA TIROSINA.AUMENTA E PROLONGA O

PROCESSO DE BRONZEAMENTO NATURAL ATRAVÉS DO

ESTÍMULO DA MELANINA.

INDUZ O AUMENTO DA PROTEÇÃO NATURAL DA PELE CONTRA

RADIAÇÃO UV, COMPLEMENTANDO A AÇÃO DOS FILTROS

SOLARES E EVITANDO O ENVELHECIMENTO.

Page 27: AULA FOTOPROTETOR.pptx

PÓS SOL

PRODUTOS POS SOL PODEM SER AQUELES PARA DIMINUIR

A DOR CAUSADA PELA QUEIMADURA, PODEM HIDRATAR PARA

EVITAR RESSECAMENTO PELA PERDA EXCESSIVA DE AGUA

CAUSADA PELO SOL,DIMINUIR A VERMELHIDÃO CAUSADA

PELA QUEIMADURA E PRODUTOS PARA PROLONGAR O

BRONZEAMENTO.

SÃO ELAS:

DOR-SENSILINE, SEPICALM,PORTULACA, ALFA BISABOLOL

HIDRATAR-STIMUTEX, SK INFLUX,CERAMIDAS III

REFRESCAR-MENTOL

Page 28: AULA FOTOPROTETOR.pptx

FILTRO ADCOS Filtros químicos (ethylhexyl methoxycinnamate, Tinosorb M®, Tinosorb S®,

octil triazone, octocrileno), Filtro Físico (dióxido de titânio), Tecnologia Pró-Defense.

Page 29: AULA FOTOPROTETOR.pptx

BRONZEADOR ADCOSBiotan (tirosina, silício orgânico, peptídeos de colágeno), Extratos de urucun, Camomila, Cavalinha, Ginseng e Aloe vera, Colágeno, Vitaminas A, C e E, Avobenzona, Methoxycinamato de octila.

Page 30: AULA FOTOPROTETOR.pptx

BIOAGE

Page 31: AULA FOTOPROTETOR.pptx

BIOAGE

Page 32: AULA FOTOPROTETOR.pptx

AUTOBRONZEADOR