Aula -Sistema Esqueletico

34
SISTEMA ESQUELÉTICO

description

sistema esquelético

Transcript of Aula -Sistema Esqueletico

SISTEMA ESQUELÉTICO

Objetivos

• Indicar :- os constituintes do sistema esquelético;- as funções dos sistema esquelético;• Distinguir os ossos das cartilagens;• Referir aos tipos de ossos e cartilagens;• Referir as caraterísticas dos sistemas

esqueléticos do vertebrados.

Conceito

Sistema Esquelético - esqueleto• Conjunto de ossos e cartilagens que se interligam

para formar o arcabouço do corpo do animal e desempenhar várias funções.

Ossos:• São peças rijas, de número, coloração e forma

variáveisCartilagem:• É uma forma elástica de tecido conectivo semi-

rígido – forma partes do esqueleto nas quais ocorre movimento.

Funções do Sistema Esquelético:

• – Sustentação• – Proteção de estruturas vitais (coração,pulmões, cérebro)• – Sistema de alavanca para o movimento• – Armazenamento de sais (cálcio e

fósforo)• – Hematopoiética

Sistema esquelético

Divide em três grandes partes que são:• esqueleto axial (crânio, coluna vertebral,

costelas e esterno); • esqueleto apendicular (membros torácicos e

pélvicos, e cíngulos escapular e pélvico);• esqueleto visceral (ossos que estão

localizados em vísceras, como por exemplo, o clitóris canino e o coração do bovino ou carneiro).

Esqueleto• O sistema esquelético divide-se em

exosqueleto e endosqueleto, que dão suporte e proteção ao organismo.

• Quando presente, o exosqueleto é basicamente protetor, mas também atua no suporte dos dentes na região da boca.

• O endosqueleto é articulado, cartilaginoso no embrião e em alguns vertebrados inferiores, porém ósseo nos superiores.

O crânio encerra o encéfalo e apresenta cavidades pares onde se alojam os órgãos do olfato, da visão, da audição e do paladar.

A coluna vertebral estende-se da base do crânio, com o qual se articula por meio dos côndilos, à extremidade caudal.

As vértebras, com seu largo orifício, formam, quando enfileiradas, um canal por onde passa a medula espinhal.

À coluna articulam-se, formando cinturas (escapular ou peitoral e pélvica), os membros anteriores e posteriores, na maioria dos casos dois pares adaptados à locomoção (nadadeiras nos peixes, pernas nos tetrápodes terrestres).

Músculos unem os ossos e movem as partes do esqueleto, e respondem ainda pela locomoção.

Tecido ósseo:• O tecido ósseo é um tecido conjuntivo de

sustentação. Ocorre nos ossos do esqueleto dos vertebrados, onde é o tecido mais abundante.

• As células ósseas ficam encerradas em uma matriz extracelular rica em fibras colágenas e fosfato de cálcio, além de íons minerais como o magnésio, o potássio e o sódio. Os cristais de fosfato de cálcio associados às fibras fazem com que os ossos sejam bem mais rígidos que as cartilagens.

Osso• Os ossos são órgãos formados por vários tecidos,

dentre os quais o tecido ósseo é o mais abundante. Nos ossos existem também vasos sangüíneos, nervos e um tecido que forma a medula.

• É composto por uma estrutura que possui

substância compacta, substância esponjosa, periósteo, endósteo, medula óssea e, vasos e nervos.

• Além disso, o osso é divido em epífise e diáfise, assim um osso longo conta com duas epífises e uma diáfese, sendo esta última o seu corpo.

• Quanto a morfologia dos ossos, encontram-se os ossos longos, ossos planos, ossos curtos, ossos irregulares, ossos pneumáticos, ossos sesamóides e ossos esplâncnicos, os quais podem conter algumas saliências articulares, como côndilo, cabeça ou tróclea. Além disso, podem conter as saliências não articulares, como o processo, a tuberosidade, a protuberância, o tubérculo, a crista, a linha e a espinha.

Sua principal função é a sustentação esquelética. O maior osso do corpo é o fêmur, com cerca de 45 cm de comprimento, e os menores ossos são os da orelha média (bigorna, martelo e escribo), com cerca de 0,25 cm cada um.Os ossos são órgãos que apresentam, além do tecido ósseo predominante, outros tipos de tecido. pode-se dividir o tecido ósseo em dois tipos: o esponjoso, ou reticulado e o compacto, ou denso. Essas variedades apresentam o mesmo tipo de célula e de substância intercelular, diferindo entre si apenas quanto à disposição de seus elementos e à quantidade de espaços medulares.O tecido ósseo esponjoso e o compacto ocorrem juntos na grande maioria dos ossos dos vertebrados.

A ossificação ocorre a partir de uma estrutura conjuntiva que serve de base, podendo ser uma cartilagem ou uma membrana de tecido conjuntivo. Com base nisso, pode-se distinguir dois tipos de ossificação: Endocondral e intramembranosa. A endocondral consiste na substituição gradativa do tecido cartilaginoso por tecido ósseo. A intramembranosa, consiste na formação do tecido ósseo no interior de uma membrana do tecido conjuntivo.Quanto aos ossos, existem três tipos: longos, planos e curtos.que serve de molde para o osso.

Ossos longos:

Osso planos:

Osso curto:

Tecido cartilaginoso:

Tipos de cartilagem:

• Cartilagem hialina – O aspecto homogêneo da substância intercelular dessa cartilagem deve-se a presença das fibras colágenas numa substância intercelular amorfa de mesmo índice de refração, que é a condrina. A cartilagem hialina é abundante no nariz, nas articulações, nos anéis da traquéia e dos brônquios, sendo mais abundante no feto, pois é a partir dela que se formarão os ossos;

• Cartilagem elástica – Apresenta, além das fibras colágenas, grande número de fibras elásticas. É uma cartilagem mais resistente a tensões e mais elástica do que a cartilagem hialina. É encontrada, por exemplo, no pavilhão auditivo;

• Cartilagem fibrosa – Tecido rico em fibras colágenas. Sua função é separar uma vértebra de outra, evitando o atrito entre elas e amortecendo os choques transmitidos à coluna durante atividades como caminhar e correr. Ocorre, por exemplo, nos discos intervertebrais e em algumas articulações.

Sistema esquelético dos vertebrados

O sistema esquelético tem por funções aos vertebrados:

• Sustentação do organismo (apoio para o corpo);• Proteção de estruturas vitais (coração, pulmões,

cérebro);• Base mecânica para o movimento;• Armazenamento de sais (cálcio, por exemplo);• Hematopoiética (suprimento contínuo de células

sanguíneas novas).

São vertebrados primitivos sem mandíbula e de esqueleto cartilaginoso. Peixes-bruxas da classe Myxine, tem crânio de cartilagens, entretanto, não possuem vértebras e a sustentação do corpo está a cargo da notocorda que perdura na fase adulta.

Lampreias da classe Petromyzontida, a notocorda que surge durante o desenvolvimento embrionário perdura por toda a vida das lampreias e sobre ela, existem vértebras rudimentares, comparáveis a pequenos cavaletes cartilaginosos. O crânio é formado por placas cartilaginosas e tecidos fibrosos.

São vertebrados como ossos cartilaginosos. O esqueleto é formado por tecido cartilaginoso, podendo ocorrer deposição de carbonato de cálcio, mas isso não significa ossificação. Possuem esqueleto axial (crânio e coluna vertebral) e apendicular (nadadeiras).

Não existem suturas no crânio, ou seja, ele é inteiriço. A caixa craniana é uma peça cartilaginosa única. A notocorda não foi totalmente substituída pela coluna vertebral, estando presentes resquícios entre uma vértebra e outra.

O esqueleto dos actinopterígios, bem como o de outros vertebrados, é dividido em esqueleto axial e esqueleto apendicular. A coluna vertebral é formada por vértebras articuladas, constituídas por uma região central compactada e por um anel dorsal onde se aloja a medula espinhal. As vértebras do tronco apresentam projeções ventrais pontiagudas. As costelas dão sustentação à parede do corpo, além de proteger os órgãos internos.

São tetrápodes, apresentam esqueleto ósseo, dividido em esqueleto axial e apendicular. Possuem o cíngulo dos membros anteriores, ou cintura escapular, e o cíngulo dos membros posteriores, ou cintura pélvica.

É semelhante ao dos outros tetrápodes, apesar de certos grupos apresentarem grandes modificações esqueléticas devido a adaptação a determinados modos de vida. As serpentes, por exemplo, não tem pernas, portanto não apresentam esqueleto apendicular.

Outro exemplo é o dos quelônios, cujas costelas são fundidas à carapaça óssea. A estrutura do crânio e do esqueleto apendicular dos répteis pode ser considerada mais avançada que a dos anfíbios.

Todas as aves têm a mesma estrutura esquelética de esqueleto básica, que varia para atender ao seu modo de vida. As aves também perderam os dentes e os ossos da mandíbulas, que fazem o esqueleto mais pesado em outros animais, e seus crânios são normalmente muito menores em relação ao tamanho do corpo.

Outras diferenças facilmente visíveis nos esqueletos das aves incluem o número de vértebras do pescoço, que varia de acordo com o estilo de vida.

Os cisnes têm cerca de 25 vértebras em seus pescoços, enquanto as galinhas têm 14 e papagaios podem ter até 9. Outras aves, como o avestruz e a ema, têm os ossos das pernas extremamente longos, que sustentam seu peso e permitem que corram em alta velocidade.

Os ossos das aves são, em sua maioria, ocos. As asas são controladas por poderosos músculos presos a quilha, uma projeção existente no osso esterno.

1) Crânio — protege o cérebro e pode ter um volume muito grande;2) Coluna vertebral — eixo formado por peças articuladas chamadas vértebras, que protege a medula espinhal;3) Costelas — formam a caixa torácica que protege os pulmões e o coração;4) Ossos — formam as duas extremidades anteriores e as duas posteriores. Tais extremidades podem estar adaptadas a várias funções, como correr, cavar, voar ou nadar.