Aula sobre Cândido Portinari

7
PLANEJAMENTO SOBRE AS OBRAS DE PORTINARI PROFESSORA MULTIPLICADORA TECNOLÓGICA BIANCA ABRANTES MACHADO TOLEDO 1. Escola Municipal do Braga 2. Segmento ou nível de ensino: segundo ano do Ensino Fundamental I 3. Período de duração (nº de aulas): Duas aulas 4. Disciplina e tema da aula: Fazendo Arte 5. Conteúdos curriculares: Português, Artes 6. Objetivos: *Conhecer a biografia e as obras de Cândido Portinari, principalmente as obras que mostram brincadeiras de criança e demais obras que os alunos tenham interesse. *Praticar a leitura de imagens, mostrando o que há em uma obra e o que diferencia uma da outra. *Despertar a curiosidade e o gosto pela arte. 7. Artista e obras a serem trabalhadas: Cândido Portinari Obras: Plantando Bananeira, Guerra, Paz, Praia de Ipanema, Dança de Roda, Espantalho, Soltando Pipas, Flora e Fauna Brasileira, Rio Tietê, A Morte Cavalgando, Pulando Carniça. 8. Metodologia (estratégias/procedimentos didáticos) 1º momento: Explanação sobre uma parte da biografia de Portinari. O artista Cândido Portinari é famoso por retratar cenas do cotidiano brasileiro desde as colheitas de café até a industrialização do país. Portinari ingressou nas artes ainda muito novo, estudou fora do país, porém, logo voltou para retratar a sua gente. Atuante na elite intelectual brasileira, tinha como amigos poetas, jornalistas, escritores e diplomatas. Nesse período o atual presidente Getúlio Vargas, atuava como mecenas, visto que o país passava por uma transformação na atitude estética com o movimento de Arte moderna.2º Momento: Apresentação para os alunos de algumas obras de Portinari pesquisadas no google imagens e através do baú Portinari que fica na Sala de Leitura. 3º Momento: Propor para os alunos escolherem uma obra e retratá-la no programa KolourPaint do Linux, auxiliando sempre o uso das ferramentas que o programa proporciona. 9 Material a ser utilizado (incluindo material tecnológico) Imagens das obras de Portinari, baú com as obras de Portinari, computadores do LIED com LINUX, programa Kolour Paint, máquina fotográfica.

description

Planejamento e relatório de como foi a aula sobre Cândido Portinari com os alunos do 2º ano.

Transcript of Aula sobre Cândido Portinari

Page 1: Aula sobre Cândido Portinari

PLANEJAMENTO SOBRE AS OBRAS DE PORTINARI

PROFESSORA MULTIPLICADORA TECNOLÓGICA BIANCA ABRANTES MACHADO TOLEDO

1. Escola Municipal do Braga

2. Segmento ou nível de ensino: segundo ano do Ensino Fundamental I

3. Período de duração (nº de aulas): Duas aulas

4. Disciplina e tema da aula: Fazendo Arte

5. Conteúdos curriculares: Português, Artes

6. Objetivos: *Conhecer a biografia e as obras de Cândido Portinari, principalmente as obras que mostram brincadeiras de criança e demais obras que os alunos tenham interesse. *Praticar a leitura de imagens, mostrando o que há em uma obra e o que diferencia uma da outra. *Despertar a curiosidade e o gosto pela arte.

7. Artista e obras a serem trabalhadas: Cândido Portinari Obras: Plantando Bananeira, Guerra, Paz, Praia de Ipanema, Dança de Roda, Espantalho, Soltando Pipas, Flora e Fauna Brasileira, Rio Tietê, A Morte Cavalgando, Pulando Carniça.

8. Metodologia (estratégias/procedimentos didáticos) 1º momento: Explanação sobre uma parte da biografia de Portinari. “O artista Cândido Portinari é famoso por retratar cenas do cotidiano brasileiro desde as colheitas de café até a industrialização do país. Portinari ingressou nas artes ainda muito novo, estudou fora do país, porém, logo voltou para retratar a sua gente. Atuante na elite intelectual brasileira, tinha como amigos poetas, jornalistas, escritores e diplomatas. Nesse período o atual presidente Getúlio Vargas, atuava como mecenas, visto que o país passava por uma transformação na atitude estética com o movimento de Arte moderna.” 2º Momento: Apresentação para os alunos de algumas obras de Portinari pesquisadas no google imagens e através do baú Portinari que fica na Sala de Leitura. 3º Momento: Propor para os alunos escolherem uma obra e retratá-la no programa KolourPaint do Linux, auxiliando sempre o uso das ferramentas que o programa proporciona.

9 – Material a ser utilizado – (incluindo material tecnológico) Imagens das obras de Portinari, baú com as obras de Portinari, computadores do LIED com LINUX, programa Kolour Paint, máquina fotográfica.

Page 2: Aula sobre Cândido Portinari

Relatório de Aplicação Prática – AP 1

PROFESSORA MULTIPLICADORA TECNOLÓGICA BIANCA ABRANTES MACHADO TOLEDO

1. Escola Municipal do Braga

2. Segmento ou nível de ensino: segundo ano do Ensino Fundamental I

3. Período de duração (nº de aulas): Duas aulas.

4. Artista e obras trabalhadas: Cândido Portinari Obras: Plantando Bananeira, Guerra, Paz, Praia de Ipanema, Dança de Roda, Espantalho, Soltando Pipas, Flora e Fauna Brasileira.

5. Relato de aplicação: Descrição das atividades desenvolvidas e reação dos alunos

Na primeira aula faltou luz na escola, então, levei os alunos para o pátio junto com o baú Portinari, fiz perguntas sobre o que podia ter dentro do baú, os alunos falaram logo é o baú do Portinari. A partir daí fiz várias perguntas referente à Portinari: -Quem é Portinari? -O que ele fez? -Alguém já viu a sua pintura? -Ele vive? -O que tem de comum nas obras de Portinari? -O que cada obra nos fala? -O que diferencia uma obra da outra? Os alunos ficaram eufóricos em saber o que tinha dentro do baú e em responder as perguntas, alguns souberam responder e outros não. Mostrei todas as obras de Portinari, comentamos o que mostra a obra que os alunos ficaram mais interessados e que foi citado acima e falei sobre a sua biografia. Os alunos conheciam algumas obras porque as professoras da sala de aula e da sala de leitura já tinham mostrado e falado um pouco sobre Portinari. Ficou mais fácil para os alunos escolherem as obras para nós retratarmos, como não tinha luz entreguei folhas em branco com lápis de cor e caneta hidrocor para eles pintarem no pátio a obra que eles mais se identificaram. Foi muito bom esse momento no pátio, pois os alunos puderam ficar mais livres para reproduzirem o trabalho. Na segunda aula aconteceu no LIED normalmente, mostrei novamente as obras contidas no baú Portinari e os alunos retrataram suas obras no programa Kolour Paint, auxiliando sempre o uso das ferramentas contidas no programa. Cada aluno falou sobre o que retratou da obra de Portinari.

6. Pontos positivos Os alunos ficaram muito interessados com o baú Portinari por poderem manusear as

Page 3: Aula sobre Cândido Portinari

obras, a falta de luz foi também um ponto positivo tornando a aula diferente em outro local que proporcionasse mais liberdade aos alunos. O fato de ter complementado a aula das professoras de sala de aula e sala de leitura foi muito bom porque enriqueceu o conhecimento e o trabalho artístico. Retratar um obra artística no programa Kolour Paint foi difícil porque os alunos falavam “eu não sei fazer”, mas com encorajamento e estimulo da autoestima dos alunos fizeram enfrentar esse conceito de que não sabe.

7. Pontos negativos

Alguns alunos são muito agitados sem limites tendo que às vezes voltar ao assunto e repetir de uma outra forma para concluir o objetivo.

8. Releitura das obras de arte, realizadas pelos alunos (2 alunos) e suas reflexões:

“A morte cavalgando.”

“Praia de Ipanema com muitas ondas fortes.”

Page 4: Aula sobre Cândido Portinari

“O menino plantando bananeira porque ele gosta de brincar.” Daniel Nunes

“Um espantalho morto na cruz.” Ihan

“O espantalho espantando pássaros.”

Page 5: Aula sobre Cândido Portinari

Rio Tietê com peixe.

“O espantalho preso na cruz.”

“O menino brincando de plantar bananeira com a sua ovelha.”

Page 6: Aula sobre Cândido Portinari

“A Floresta Amazônica com muitas coisas bonitas.” Rodrigo

9. Fotos do processo:

Fotos da primeira aula:

Page 7: Aula sobre Cândido Portinari

Fotos da segunda aula: