AULA VII: COMUNICAÇÃO, DEMOCRACIA DIGITAL E … · 2016. 10. 7. · AULA VII: COMUNICAÇÃO,...

2
AULA VII: COMUNICAÇÃO, DEMOCRACIA DIGITAL E DELIBERAÇÃO POLÍTICA OBJETIVO DA ATIVIDADE Fundamentar a compreensão do papel das realiza- ções de comunicação pública digital no apoio à deli- beração políca, através da construção de aborda- gens comunicavas abrangentes, contextualizadas e plurais, capazes de subsidiar a formação de opiniões e perspecvas informadas. A deliberação é a busca pela melhor solução, a mais válida, justa ou verdadeira. Os processos de deliberação e formação da opinião influenciam as preferências dos parcipantes, pois podem ajudá-los a entenderem melhor os pontos de vista dos outros e até seus próprios. 1 A democracia deliberava ressalta a ideia funda- mental de esfera pública, ou seja, na necessidade de parcipação da esfera civil na produção da de- cisão políca. As esferas públicas devem permir que os indivíduos sejam expostos às diferenças uns dos outros. Através do debate racional e da troca pública e livre de argumentos, se procura um caminho para legimar os processos de produção da decisão políca. As novas tecnologias digitais de comunicação e informação, como a internet, possuem potenciali- dades de interação que movam e habilitam o ci- dadão tornar-se envolvido na vida pública (ROTH- BERG, 2010). No entanto, muitas situações de conversação on- line são apenas trocas de comentários irrelevantes, ironias e ofensas. Para medir a qualidade da deliberação online, os pesquisadores formularam diversos critérios (SAM- PAIO, BARROS & MORAIS, 2012). Vejamos quais são eles. 1. Jusficação: compreende a sustentação racio- nal, lógica e moral dos argumentos e posições, numa situação de troca discursiva e críca recípro- ca. 2. Reciprocidade: o ato de ouvir e responder ao outro; levar em conta os argumentos apresentados na formulação do próprio ponto de vista, em uma tentava de construção de consenso; a conversa- ção no sendo de uma “discussão real”. 3. Pluralidade: os diferentes pontos de vista de- vem ter oportunidade de se apresentar durante a INFORMAÇÕES E RECURSOS 1. Assista ao vídeo disponível neste link. 2. Leia o texto abaixo e ao menos uma das leituras adicionais indicadas. SÍNTESE DO TEMA DA AULA MEIOS DE REALIZAÇÃO DA ATIVIDADE Leia e assista os recursos indicados abaixo. Eles são a base para que você reflita sobre o tema e esteja apto a escrever um esboço com suas percepções gerais sobre como as postagens disponíveis no portal Vote- naweb podem ser classificadas de acordo com os cri- térios de análise da qualidade da deliberação online. DURAÇÃO DA ATIVIDADE 180 minutos para assisr e ler os recursos indicados e 60 minutos para a produção do esboço proposto (4 horas no total).

Transcript of AULA VII: COMUNICAÇÃO, DEMOCRACIA DIGITAL E … · 2016. 10. 7. · AULA VII: COMUNICAÇÃO,...

  • AULA VII: COMUNICAÇÃO, DEMOCRACIA DIGITAL E DELIBERAÇÃO POLÍTICA

    OBJETIVO DA ATIVIDADE

    Fundamentar a compreensão do papel das realizações de comunicação pública digital no apoio à deliberação política, através da construção de abordagens comunicativas abrangentes, contextualizadas e plurais, capazes de subsidiar a formação de opiniões e perspectivas informadas.

    A deliberação é a busca pela melhor solução, a mais válida, justa ou verdadeira. Os processos de deliberação e formação da opinião influenciam as preferências dos participantes, pois podem ajudá-los a entenderem melhor os pontos de vista dos outros e até seus próprios.

    1

    A democracia deliberativa ressalta a ideia fundamental de esfera pública, ou seja, na necessidade de participação da esfera civil na produção da decisão política. As esferas públicas devem permitir que os indivíduos sejam expostos às diferenças uns dos outros. Através do debate racional e da troca pública e livre de argumentos, se procura um caminho para legitimar os processos de produção da decisão política.

    As novas tecnologias digitais de comunicação e informação, como a internet, possuem potencialidades de interação que motivam e habilitam o cidadão tornar-se envolvido na vida pública (ROTHBERG, 2010).

    No entanto, muitas situações de conversação online são apenas trocas de comentários irrelevantes, ironias e ofensas.

    Para medir a qualidade da deliberação online, os pesquisadores formularam diversos critérios (SAMPAIO, BARROS & MORAIS, 2012). Vejamos quais são eles.

    1. Justificação: compreende a sustentação racional, lógica e moral dos argumentos e posições, numa situação de troca discursiva e crítica recíproca.

    2. Reciprocidade: o ato de ouvir e responder ao outro; levar em conta os argumentos apresentados na formulação do próprio ponto de vista, em uma tentativa de construção de consenso; a conversação no sentido de uma “discussão real”.

    3. Pluralidade: os diferentes pontos de vista devem ter oportunidade de se apresentar durante a

    INFORMAÇÕES E RECURSOS

    1. Assista ao vídeo disponível neste link.

    2. Leia o texto abaixo e ao menos uma das leituras adicionais indicadas.

    SÍNTESE DO TEMA DA AULA

    MEIOS DE REALIZAÇÃO DA ATIVIDADE

    Leia e assista os recursos indicados abaixo. Eles são a base para que você reflita sobre o tema e esteja apto a escrever um esboço com suas percepções gerais sobre como as postagens disponíveis no portal Votenaweb podem ser classificadas de acordo com os critérios de análise da qualidade da deliberação online.

    DURAÇÃO DA ATIVIDADE

    180 minutos para assistir e ler os recursos indicados e 60 minutos para a produção do esboço proposto (4 horas no total).

    http://www.acervodigital.unesp.br/handle/unesp/66498http://www.votenaweb.com.br/http://www.votenaweb.com.br/

  • deliberação para que possam ser avaliados e confrontados; diz respeito à preocupação com a diversidade de opiniões e perspectivas nos processos deliberativos, a fim de evitar a concentração em uma determinada opinião e/ou o monopólio de grupos.

    4. Reflexividade: é entendida como a consideração da perspectiva alheia ao formular as próprias argumentações e o estabelecimento de posição nas discussões, ou seja, incorporar os argumentos dos outros. Para ser reflexivo é necessário se colocar no lugar do outro.

    5. Respeito: respeito pelos argumentos do outro, a grupos e minorias e manutenção de uma atmosfera de grupo que busca o entendimento comum, apesar das diferenças.

    6. Igualdade: diz respeito a que todas as pessoas sejam consideradas igualmente dignas para emitir juízo e opinião sobre o assunto em questão; preocupação em evitar desequilíbrios da frequência e do tamanho das falas dos envolvidos na deliberação.

    7. Informação: insumo essencial para construção e julgamento de argumentos racionais, lógicos e sustentados na realidade; também é indispensável para uma pluralidade de visões.

    8. Tópico: neste critério é analisado se as pessoas permanecem nessa discussão ou se elas tendem a

    AULA VII: COMUNICAÇÃO, DEMOCRACIA DIGITAL E DELIBERAÇÃO POLÍTICA

    2

    Produção: Prof. Dr. Danilo Rothberg

    Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Não Adaptada. Para ver uma cópia desta licença, visite

    http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0

    abandoná-la antes de alcançarem o entendimento e também o assunto/tema da deliberação; temas mais polêmicos, com mais divergência e pluralidade de opinião tendem a ser mais deliberativos.

    Os critérios sugeridos provêm de uma compilação de métodos de avaliação de deliberação. As referências completas podem ser encontradas no plano de ensino da disciplina. (Texto: Vanessa Grazielli)

    ReferênciasROTHBERG, D. Contribuições a uma teoria da de

    mocracia digital como suporte à formulação de políticas públicas. CTS. Revista iberoamericana de ciencia, tecnología y sociedad, v. 5, p. 1-19, 2010.

    SAMPAIO, R. C.; BARROS, S. A. R.; MORAIS, R. Como avaliar a deliberação online?: um mapeamento de critérios relevantes. Opinião Pública, v. 18, n. 2. P. 470-489, 2012.

    Leitura adicionalHABERMAS, J. Três modelos normativos de de

    mocracia. Lua Nova, São Paulo, n. 36, p.39-53, 1995.

    SUPORTE PARA DÚVIDAS E QUESTÕES

    Se tiver dúvidas sobre como produzir sua análise, não hesite em enviá-las ao e-mail do docente. Procure formular sua questão com objetividade. Uma resposta será dada assim que possível, dentro de um prazo médio de até 48 horas. Alternativamente, recorra ao Fórum de dúvidas do Moodle.

    http://www.scielo.org.ar/pdf/cts/v5n14/v5n14a04.pdfhttp://www.scielo.org.ar/pdf/cts/v5n14/v5n14a04.pdfhttp://www.scielo.org.ar/pdf/cts/v5n14/v5n14a04.pdfhttp://www.scielo.br/pdf/op/v18n2/a10v18n2.pdfhttp://www.scielo.br/pdf/op/v18n2/a10v18n2.pdfhttp://www.scielo.br/pdf/ln/n36/a03n36.pdfhttp://www.scielo.br/pdf/ln/n36/a03n36.pdfhttp://moodle.unesp.br/ava/mod/forum/view.php?id=1260