Aula0 Informatica Pac TCE RS 55919

41
NOÇÕES DE INFORMÁTICA EM TEORIA E EXERCÍCIOS COMENTADOS P/TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL – FOCO: CESPE/UnB Prof a . Patrícia Lima Quintão www.pontodosconcursos.com.br 1 AULA 0 – APRESENTAÇÃO DO CURSO Olá queridos (as) amigos (as), meus cumprimentos! Rumo à batalha, que será cada vez com mais soldados a seu favor. O resultado? Muito SUCESSO para todos vocês !!! É com grande satisfação que os recebo neste curso de Noções de Informática (Em Teoria e Exercícios Comentados) direcionado ao edital nº 1 – TCE/RS, de 17 de junho/2013, que tem como foco o provimento de vagas e formação de cadastro reserva no cargo de Oficial de Controle Externo, nível II, classe A, na função de Oficial Instrutivo do Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Sul (TCE/RS). Gostaria de dar as boas vindas a todos vocês, e espero que este curso seja de grande valia para o seu estudo, fazendo-o superar os desafios vindouros na prova. O curso está estruturado em 9 aulas, além desta aula demonstrativa. Teremos resumos teóricos contemplando os pontos que podem ser explorados pela banca e os comentários de 700 questões (EXCLUSIVAMENTE do Cespe/UnB), para que você possa se antecipar ao estilo de cobrança que encontrará na sua prova e gabaritá-la!!

Transcript of Aula0 Informatica Pac TCE RS 55919

Page 1: Aula0 Informatica Pac TCE RS 55919

NOÇÕES DE INFORMÁTICA EM TEORIA E EXERCÍCIOS COMENTADOS P/TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL – FOCO: CESPE/UnB

Profa. Patrícia Lima Quintão www.pontodosconcursos.com.br 1

AULA 0 – APRESENTAÇÃO DO CURSO

Olá queridos (as) amigos (as), meus cumprimentos!

Rumo à batalha, que será cada vez com mais soldados a seu favor. O resultado? Muito SUCESSO para todos vocês ☺☺☺☺!!!

É com grande satisfação que os recebo neste curso de Noções de Informática (Em Teoria e Exercícios Comentados) direcionado ao edital nº 1 – TCE/RS, de 17 de junho/2013, que tem como foco o provimento de vagas e formação de cadastro reserva no cargo de Oficial de Controle Externo, nível II, classe A, na função de Oficial Instrutivo do Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Sul (TCE/RS). Gostaria de dar as boas vindas a todos vocês, e espero que este curso seja de grande valia para o seu estudo, fazendo-o superar os desafios vindouros na prova.

O curso está estruturado em 9 aulas, além desta aula demonstrativa. Teremos resumos teóricos contemplando os pontos que podem ser explorados pela banca e os comentários de 700 questões (EXCLUSIVAMENTE do Cespe/UnB), para que você possa se antecipar ao estilo de cobrança que encontrará na sua prova e gabaritá-la!!

Page 2: Aula0 Informatica Pac TCE RS 55919

NOÇÕES DE INFORMÁTICA EM TEORIA E EXERCÍCIOS COMENTADOS P/TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL – FOCO: CESPE/UnB

Profa. Patrícia Lima Quintão www.pontodosconcursos.com.br 2

Assim, este curso abordará TODOS os tópicos do edital, relacionados à disciplina de Noções de Informática, destacados a seguir:

1 Noções de sistema operacional (ambientes Linux e Windows). 2 Edição de textos, planilhas e apresentações (ambientes Microsoft Office e BrOffice). 3 Redes de computadores. 3.1 Conceitos básicos, ferramentas, aplicativos e procedimentos de Internet e intranet. 3.2 Programas de navegação (Microsoft Internet Explorer, Mozilla Firefox e Google Chrome). 3.3 Programas de correio eletrônico (Outlook Express e Mozilla Thunderbird). 3.4 Sítios de busca e pesquisa na Internet. 3.5 Grupos de discussão. 3.6 Redes sociais. 3.7 Computação na nuvem (cloud computing). 4 Conceitos de organização e de gerenciamento de informações, arquivos, pastas e programas. 5 Segurança da informação. 5.1 Procedimentos de segurança. 5.2 Noções de vírus, worms e pragas virtuais. 5.3 Aplicativos para segurança (antivírus, firewall, anti-spyware etc.). 5.4 Procedimentos de backup. 5.5 Armazenamento de dados na nuvem (cloud storage).

Como sabemos que a chave para você ter um excelente resultado na prova de informática está no estudo disciplinado e na resolução constante de inúmeras questões, este curso foi criado para auxiliá-lo neste grande desafio, rumo à sua aprovação.

Agora, força a todos, confiem em Deus e façam a diferença! Estamos aqui para desbravar os atalhos da informática e ensiná-los o caminho dessa trajetória que será de MUITO SUCESSO.

Antes de partir para o desenvolvimento da teoria e dos exercícios, gostaria de me apresentar. Vamos lá!

Sou a Profa Patrícia Lima Quintão, moro em Belo Horizonte e tenho ministrado aulas de informática no Ponto dos Concursos desde 2009 (visando certames como Senado Federal, Banco do Brasil, INSS, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Senado Federal, MPU, TCU, TCE, Ministério da Fazenda, Petrobrás, MPOG, ABIN, TRE, TRT, TSE, ANEEL, SEFAZ-DF, SEFAZ-RJ, SEFAZ-SC, SEFAZ-SP, ISS-RJ, ISS-BH, ISS-SP, SUSEP, TJ-DFT, ANVISA, CGU, dentre outros), além de integrar a equipe dos professores que atuam no Coaching para Concursos do Ponto, assessorando os candidatos para que consigam atingir seu objetivo: a aprovação em concurso público, de forma mais rápida e eficiente. Auxilio também os candidatos na elaboração dos recursos (Ponto Recursos).

Page 3: Aula0 Informatica Pac TCE RS 55919

NOÇÕES DE INFORMÁTICA EM TEORIA E EXERCÍCIOS COMENTADOS P/TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL – FOCO: CESPE/UnB

Profa. Patrícia Lima Quintão www.pontodosconcursos.com.br 3

Também tenho lecionado disciplinas técnicas do curso de Sistemas de Informação e Ciência da Computação, tanto na graduação, quanto na pós-graduação e atuo como Analista na área de Tecnologia da Informação da Prodabel.

Sou instrutora autorizada CISCO e autora do livro de questões comentadas de informática para concursos (Foco: FCC), pela Editora GEN/Método, sob a coordenação dos grandes mestres Vicente Paulo e Marcelo Alexandrino, que já está na segunda tiragem da segunda edição, disponível em: http://www.editorametodo.com.br/produtos_descricao.asp?codigo_produto=2303. Aproveitem!

Sou mestre em Engenharia de Sistemas e Computação pela COPPE/UFRJ, pós-graduada em Gerência de Informática e bacharel em Informática pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Atuo como membro da Sociedade Brasileira de Computação e do Comitê Brasileiro de Processamento de Dados da ABNT, que cria as normas sobre gestão da Segurança da Informação no Brasil; sou editora da revista InfraMagazine; tenho certificações técnicas na área de segurança, redes e perícia forense; além de artigos publicados a nível nacional e internacional com temas da área de informática.

E como não poderia deixar de ser, nas horas vagas, também concurseira, já tendo sido aprovada em vários concursos, como:

• Professora titular do Departamento de Ciência da Computação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (2011);

• Professora substituta do Departamento de Ciência da Computação da Universidade Federal de Juiz de Fora (2011);

• Analista de Tecnologia da Informação/Suporte, Prodabel (2012);

• Analista do Ministério Público MG (2012);

• Analista de Sistemas, Dataprev (2011);

• Analista de Sistemas, Infraero (2011);

• Analista -TIC, Prodemge (2011);

• Analista de Sistemas, Prefeitura de Juiz de Fora (2007);

• Analista de Sistemas, SERPRO (concursos de 2001 e 2005); etc.

Page 4: Aula0 Informatica Pac TCE RS 55919

NOÇÕES DE INFORMÁTICA EM TEORIA E EXERCÍCIOS COMENTADOS P/TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL – FOCO: CESPE/UnB

Profa. Patrícia Lima Quintão www.pontodosconcursos.com.br 4

O CURSO QUE PROPONHO

As aulas serão agrupadas por assuntos, conforme disposição listada a seguir.

Aula Conteúdo

0 Aula demonstrativa.

1 Noções de sistema operacional (ambiente Linux).

2 Segurança da informação. Procedimentos de segurança. Noções de vírus, worms e pragas virtuais. Aplicativos para segurança (antivírus, firewall, anti-spyware etc.). Procedimentos de backup.

3 Noções de sistema operacional (ambiente Windows). Conceitos de organização e de gerenciamento de informações, arquivos, pastas e programas.

4 Programas de navegação (Microsoft Internet Explorer, Mozilla Firefox e Google Chrome). Sítios de busca e pesquisa na Internet.

5 Programas de correio eletrônico (Outlook Express e Mozilla Thunderbird).

6 Conceitos básicos, ferramentas, aplicativos e procedimentos de Internet e intranet. Redes sociais. Computação na nuvem (cloud computing). Armazenamento de dados na nuvem (cloud storage). Grupos de discussão. Redes de computadores.

7 Edição de textos, planilhas e apresentações (ambiente BrOffice).

8 Edição de textos, planilhas e apresentações (ambiente Microsoft Office). Word e Excel.

9 Edição de textos, planilhas e apresentações (ambiente Microsoft Office). Powerpoint. Simulado final.

Page 5: Aula0 Informatica Pac TCE RS 55919

NOÇÕES DE INFORMÁTICA EM TEORIA E EXERCÍCIOS COMENTADOS P/TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL – FOCO: CESPE/UnB

Profa. Patrícia Lima Quintão www.pontodosconcursos.com.br 5

PLANEJAMENTO DAS AULAS

No decorrer do curso disponibilizarei os pontos teóricos de relevância, e, em seguida, trabalharemos as questões comentadas em sua íntegra. Também estarei destacando, ao final de cada aula, no MEMOREX, o que devo tomar nota como mais importante da matéria, permitindo melhor fixação dos assuntos apresentados por aula.

Ao fim de cada aula será apresentada também a lista com todos os exercícios nela comentados, para que possa, a seu critério, resolvê-los antes de ver o gabarito e ler os comentários correspondentes.

Bem, passada a apresentação inicial, espero que este curso seja de grande valia para o seu estudo, fazendo-o superar os desafios vindouros na prova!

Vamos começar então? Força, garra e determinação, e fiquem com Deus sempre!

Profa Patrícia Lima Quintão

Instagram: patriciaquintao

Facebook: http://www.facebook.com/professorapatriciaquintao

Twitter: http://www.twitter.com/pquintao

Como temos um longo caminho pela frente, vamos ao trabalho!! Lembrando que essa é apenas uma aula de degustação, para entenderem a dinâmica de nossas aulas, ok!

Iniciamos o curso com um assunto bastante cobrado nas provas do Cespe/UnB – Internet e Intranet. Totalizamos, nesta aula inaugural, 24 questões. Até o final deste curso iremos fazer 700 questões, para mapeamento do estilo de prova que você irá encontrar. Bons estudos ☺☺☺☺!!

AULA 0 – INTERNET E INTRANET (PARTE I)

Conteúdo desta Aula Página

Internet, Intranet e Tópicos Relacionados. 06

MEMOREX. 21

Lista de Questões de Provas Comentadas. 23

Considerações Finais. 36

Referências Bibliográficas. 37

Lista das Questões Apresentadas na Aula. 38

Gabarito. 41

Acompanhe a Evolução do seu Aproveitamento. 41

Page 6: Aula0 Informatica Pac TCE RS 55919

NOÇÕES DE INFORMÁTICA EM TEORIA E EXERCÍCIOS COMENTADOS P/TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL – FOCO: CESPE/UnB

Profa. Patrícia Lima Quintão www.pontodosconcursos.com.br 6

Rumo às considerações IMPORTANTES para a prova desta aula!!!

Muita Atenção Aqui!!!

Conceito de Redes

O que é uma rede de computadores, senão um grupo de computadores conectados entre si? A seguir temos algumas definições obtidas da literatura especializada sobre esse assunto:

“Um conjunto de computadores autônomos interconectados por uma única tecnologia. Dois computadores estão interconectados quando podem trocar informações” (Tanenbaum, 2003).

“Sistema computadorizado que usa equipamentos de comunicação para conectar dois ou mais computadores e seus recursos.” (Capron e Johnson, 2004).

“Uma rede de computadores que liga dois ou mais computadores de forma a possibilitar a troca de dados e o compartilhamento de recursos” (Meyer et al., 2000).

Assim, uma rede de computadores é a conexão de dois ou mais computadores para permitir o compartilhamento de recursos e troca de informações entre as máquinas (hosts).

Em informática, host é qualquer máquina ou computador conectado a uma rede. Os hosts variam de computadores pessoais a supercomputadores, dentre outros equipamentos, como roteadores. Todo host na internet precisa obrigatoriamente apontar para um endereço IP.

Existem vários sistemas operacionais que podem ser instalados nas máquinas dos usuários que estão utilizando uma rede, como Linux, Unix, Windows XP, Windows 7, Windows Vista, etc. Cabe ao usuário/empresa a escolha do que será mais aderente às suas necessidades.

Classificação das Redes Quanto à Extensão (Por Escala ou Abrangência)

Geralmente, as redes de computadores recebem uma classificação quanto à abrangência da rede.

Page 7: Aula0 Informatica Pac TCE RS 55919

NOÇÕES DE INFORMÁTICA EM TEORIA E EXERCÍCIOS COMENTADOS P/TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL – FOCO: CESPE/UnB

Profa. Patrícia Lima Quintão www.pontodosconcursos.com.br 7

Redes locais ou LAN (Local Area Network)

• São redes privadas restritas a um edifício, uma sala ou campus com até alguns poucos quilômetros de extensão. Apesar de a distância entre os equipamentos não ser rígida, ela define as características que distinguem uma LAN de redes mais extensas, como tamanho, tecnologia de transmissão e topologia.

• Devido ao tamanho reduzido, as LANs possuem baixo tempo de atraso (retardo). Além disso, o pior tempo de transmissão em uma LAN é previamente conhecido.

• LANs tradicionais conectam-se a velocidades de 10 a 1000 Mbps. LANs mais modernas podem alcançar taxas de 10Gbps. Essas taxas indicam a velocidade máxima com a qual os dados transitam na rede.

Redes Metropolitanas ou MAN (Metropolitan Area Network)

• As MANs são redes que abrangem uma cidade. Normalmente são compostas por agrupamentos de LANs, ou seja, há varias redes menores interligadas, como ilustrado a seguir:

Figura – Três filiais se conectando através de uma MAN

Page 8: Aula0 Informatica Pac TCE RS 55919

NOÇÕES DE INFORMÁTICA EM TEORIA E EXERCÍCIOS COMENTADOS P/TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL – FOCO: CESPE/UnB

Profa. Patrícia Lima Quintão www.pontodosconcursos.com.br 8

Redes Remotas, Extensas, Geograficamente Distribuídas ou WAN (Wide Area Network)

• Esses termos são equivalentes e se referem a redes que abrangem uma grande área geográfica, como um país ou um continente. Devido à grande extensão, possuem taxa de transmissão menor, maior retardo e maior índice de erros de transmissão.

Comparadas às redes de longa distância, as redes locais se caracterizam por taxas de erros mais baixas e taxas de

transmissão mais altas.

• A Internet é uma WAN, uma rede de redes de computadores de alcance mundial, que interliga milhões de dispositivos espalhados pelo mundo. Estes dispositivos são, em sua maioria, computadores pessoais, estações de trabalho, servidores, que armazenam e transmitem informações. Todos estes equipamentos são chamados de hospedeiros (hosts) ou sistemas terminais, que se utilizam de protocolos de comunicação para trocar informações e oferecer serviços aos usuários da rede.

Protocolos de Comunicação

Na maioria das redes, as informações enviadas são quebradas em partes menores chamadas “pacotes”.

� Cada pacote deve conter dados de endereçamento para que possam chegar ao seu destino e serem recompostos.

� Protocolo é um conjunto de regras que definem a forma de construção do pacote. O protocolo também identifica o momento de se enviar o pacote, quais pacotes devem ser enviados, quais devem ser reenviados devido a erro de transmissão e o que fazer para que eles sejam reconstruídos. Dessa forma, os dados são trocados de acordo com um protocolo, como, por exemplo, o TCP/IP (Transmission Control Protocol/Internet Protocol), utilizado na Internet.

� Na verdade o TCP/IP é uma pilha de protocolos, sendo que os 2 protocolos mais importantes dessa pilha são: o TCP (Transmission Control Protocol - Protocolo de Controle de Transmissão) e o IP (Internet Protocol).

● ● ●

Protocolo: Conjunto de regras preestabelecidas que os computadores usam para se comunicarem entre si e, a partir dessa comunicação, produzir algum resultado útil, como a navegação em sites, a transmissão de e-mails ou o download de arquivos.

● ● ●

Page 9: Aula0 Informatica Pac TCE RS 55919

NOÇÕES DE INFORMÁTICA EM TEORIA E EXERCÍCIOS COMENTADOS P/TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL – FOCO: CESPE/UnB

Profa. Patrícia Lima Quintão www.pontodosconcursos.com.br 9

É importante que você esteja bem familiarizado com os protocolos vistos a seguir, que, disparadamente, são muito cobrados pelo Cespe/Unb em prova. Portanto, dediquem bastante atenção a eles!!

• HTTP (Hypertext Transfer Protocol – Protocolo de Transferência de Hipertexto)

Utilizado para realizar a transferência das páginas Web para nossos programas navegadores (browsers). Os dados transferidos por esse protocolo podem conter, por exemplo: texto, áudio ou imagens. Esse protocolo utiliza a porta 80.

Cuidado para não confundir a sigla HTTP com HTML. O HTTP é o protocolo de comunicação para transferir hipertextos, enquanto o

HTML é uma linguagem para construir arquivos hipertexto.

• HTTPS (HyperText Transfer Protocol Secure)

É uma variação do protocolo HTTP que utiliza mecanismos de segurança. Ele permite que os dados sejam transmitidos através de uma conexão criptografada e que se verifique a autenticidade do servidor e do cliente. Diferentemente do HTTP (porta 80), a porta padrão usada pelo protocolo HTTPS é a porta 443. Geralmente o HTTPS é utilizado para evitar que a informação transmitida entre o cliente e o servidor seja visualizada por terceiros. O endereço dos recursos na Internet que estão sob o protocolo HTTPS inicia-se por 'https://'. Um bom exemplo é o uso do HTTPS em sites de compras online.

O HyperText Transfer Protocol Secure - HTTPS - é uma variação do protocolo HTTP que utiliza mecanismos de segurança.

• SMTP (Simple Mail Transfer Protocol - Protocolo de Transferência Simples de Correio)

É um protocolo de envio de email apenas. Com ele, não é possível que um usuário descarregue suas mensagens de um servidor. Esse protocolo utiliza a porta 25 do protocolo TCP.

Page 10: Aula0 Informatica Pac TCE RS 55919

NOÇÕES DE INFORMÁTICA EM TEORIA E EXERCÍCIOS COMENTADOS P/TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL – FOCO: CESPE/UnB

Profa. Patrícia Lima Quintão www.pontodosconcursos.com.br 10

• POP3 (Post Office Protocol Version 3- Protocolo de Agência de Correio “Versão 3”)

É usado para o recebimento de mensagens de e-mail. Através do POP, um usuário transfere, para seu computador, as mensagens armazenadas em sua caixa postal no servidor. Assim, a partir do momento em que você descarregar as mensagens do servidor de e-mail para o seu computador, mesmo estando off-line (desconectado da Internet), você conseguirá acessar as suas mensagens de e-mail. Atualmente esse protocolo encontra-se em sua terceira versão, daí o termo POP3. Utiliza a porta 110 do protocolo TCP.

• IMAP (Internet Message Access Protocol - Protocolo de Acesso ao Correio da Internet)

Utilizado em substituição ao POP para permitir que uma mensagem seja lida em um cliente de e-mail sem que ela seja retirada do servidor de entrada.

Portanto, se o servidor de entrada utilizado por um usuário usa o protocolo IMAP, ele poderá baixar as mensagens para o seu cliente de e-mail e, mesmo assim, ainda poderá acessá-las em um navegador web posteriormente. Na prática ele poderia ter lido seus e-mails utilizando o Outlook em um dia e mais tarde, em uma viagem, voltar a acessar o mesmo e-mail em um outro computador qualquer, em um hotel, em um cyber café, em um shopping etc.

Se você ficou na dúvida sobre os servidores de correio eletrônico, observe o seguinte:

Servidor de Envio (Servidor de Saída, ou servidor SMTP)

=>Utilizado para ENVIO das mensagens que foram solicitadas por seus usuários.

O protocolo utilizado neste caso é o SMTP (Simple Mail Transfer Protocol - Protocolo de Transferência Simples de Correio) – eis a origem do Servidor

SMTP!

Servidor de Entrada (Servidor de Recebimento, ou servidor POP)

=> Utilizado para ENTREGA das mensagens que foram recebidas pelo usuário.

Com o uso do protocolo POP, ao utilizar um programa cliente de correio eletrônico (como o Mozilla Thunderbird ou Microsoft Outlook Express) as mensagens são trazidas do servidor de entrada para o computador do

destinatário, sendo retiradas da caixa postal do usuário.

Obs.: Pode-se configurar o programa cliente de e-mail para deixar cópias das mensagens na caixa postal do usuário no servidor.

Page 11: Aula0 Informatica Pac TCE RS 55919

NOÇÕES DE INFORMÁTICA EM TEORIA E EXERCÍCIOS COMENTADOS P/TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL – FOCO: CESPE/UnB

Profa. Patrícia Lima Quintão www.pontodosconcursos.com.br 11

Observação (IMPORTANTE!)

PROTOCOLO FUNÇÃO

SMTP

Envio

POP (Local)

Acesso IMAP (Remoto)

• Telnet (Terminal Emulator - Emulador de Terminal)

Permite que uma estação na rede (um micro) realize um acesso interativo (controle remoto) a um servidor como se fosse um terminal deste servidor. Em outras palavras, permite obter um acesso remoto a um computador. Tudo o que for digitado no micro cliente será recebido e processado pelo servidor, que devolverá o resultado ao terminal do usuário. Uma sessão de telnet exige login e senha no computador remoto, ou seja, não é só chegar e ir entrando, devemos estar previamente autorizados!

O uso do protocolo Telnet tem sido desaconselhado pelos administradores de sistemas por questões de segurança, uma vez que os dados trocados por meio de uma conexão Telnet são enviados em texto legível (texto claro). Então, esse protocolo vem sendo gradualmente substituído pelo SSH, cujo conteúdo é encriptado antes de ser enviado. O SSH (Secure Shell) é um protocolo para login remoto de forma segura. Os dados transmitidos durante uma conexão SSH são criptografados, ou seja, codificados.

O Telnet utiliza a porta 23 do protocolo TCP.

• FTP (File Transfer Protocol - Protocolo de Transferência de Arquivos)

Possibilita a transferência de arquivos entre dois computadores através da Internet. Também permite que pastas e arquivos sejam criados, renomeados, excluídos, movidos e copiados de/para servidores FTP. Desta forma, basicamente tudo aquilo que se pode fazer no seu equipamento por meio do Windows Explorer é possível de ser feito em um servidor remoto por meio do FTP.

Page 12: Aula0 Informatica Pac TCE RS 55919

NOÇÕES DE INFORMÁTICA EM TEORIA E EXERCÍCIOS COMENTADOS P/TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL – FOCO: CESPE/UnB

Profa. Patrícia Lima Quintão www.pontodosconcursos.com.br 12

Fonte: Barrere, 2011.

Figura. Portas 20 e 21 utilizadas pelo FTP

• UDP (User Datagram Protocol - Protocolo de Datagrama de Usuário)

Um protocolo que trabalha com datagramas (mensagens com um comprimento máximo pré-fixado e cuja entrega NÃO é garantida). Caso a rede esteja congestionada, um datagrama pode ser perdido e o UDP não informará às aplicações sobre esta ocorrência. Outra possibilidade é que o congestionamento em uma rota da rede possa fazer com que os pacotes cheguem ao seu destino em uma ordem diferente daquela em que foram enviados. O UDP é um protocolo que trabalha SEM estabelecer conexões entre os softwares que estão se comunicando.

Para memorizar!

O UDP (Protocolo de Datagrama de Usuário) => é não confiável e não orientado à conexão.

• TCP (Transmission Control Protocol – Protocolo de Controle de Transmissão)

É um protocolo orientado a conexão. Permite que sejam enviadas mensagens de qualquer tamanho e cuida de quebrar as mensagens em pacotes que possam ser enviados pela rede. Ele também cuida de rearrumar os pacotes no destino e de retransmitir qualquer pacote que seja

Page 13: Aula0 Informatica Pac TCE RS 55919

NOÇÕES DE INFORMÁTICA EM TEORIA E EXERCÍCIOS COMENTADOS P/TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL – FOCO: CESPE/UnB

Profa. Patrícia Lima Quintão www.pontodosconcursos.com.br 13

perdido pela rede, de modo que o destino receba a mensagem original, da maneira como foi enviada.

Para memorizar!

O TCP (Protocolo de Controle de Transmissão) => é confiável, orientado à conexão e faz controle de fluxo.

• IP (Internet Protocol)

Responsável pelo endereçamento dos dados que são transmitidos pelos computadores. Chamamos de endereço IP o número que é utilizado por este protocolo para o endereçamento.

Conforme destaca Infowester (2010), se, por exemplo, dados são enviados de um computador para outro, o primeiro precisa saber o endereço IP do destinatário e este precisa saber o IP do emissor, caso a comunicação exija uma resposta. Sem o endereço IP, os computadores não conseguem ser localizados em uma rede, e isso se aplica à própria Internet, já que ela funciona como uma "grande rede”.

Fonte: Curso Cisco CCNA Exploration (2010)

Page 14: Aula0 Informatica Pac TCE RS 55919

NOÇÕES DE INFORMÁTICA EM TEORIA E EXERCÍCIOS COMENTADOS P/TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL – FOCO: CESPE/UnB

Profa. Patrícia Lima Quintão www.pontodosconcursos.com.br 14

Qual a diferença entre IPV4 e IPV6?

Um endereço IP (padrão IPV4) é um código formado por quatro números que vão de 0 a 255, separados por pontos, como 200.198.20.62.

Pelo fato de os endereços IP usados em redes locais serem semelhantes aos IPs da Internet, usa-se um padrão conhecido como IANA (Internet Assigned Numbers Authority) para a distribuição de endereços nestas redes. Assim, determinadas faixas de IP são usadas para redes locais, enquanto que outras são usadas na Internet. Como uma rede local em um prédio não se comunica a uma rede local em outro lugar (a não ser que ambas sejam interconectadas) não há problemas de um mesmo endereço IP ser utilizado nas duas redes. Já na internet, isso não pode acontecer. Nela, cada computador precisa de um IP exclusivo (Infowester, 2010).

Este número não pode se repetir em uma mesma rede. Portanto, na Internet NÃO há dois computadores com o MESMO endereço IP!!

A figura seguinte ilustra um exemplo de endereço IP, o 131.108.122.204.

Os octetos, quando representados, são separados por pontos. Veja abaixo dois outros exemplos de endereço IP:

0 0 0 0 1 0 1 0 . 0 0 0 0 0 0 0 0 . 0 0 0 0 0 0 0 0 . 0 0 0 0 0 0 0 1

1 1 0 0 1 0 0 0 . 1 1 1 1 1 1 1 1 . 1 0 0 0 1 1 1 0 . 0 0 0 0 1 0 1 0

Na verdade, a forma mais usual de representação do endereço IP é em números decimais. Essa notação divide o endereço IP em quatro grupos de 8 bits (octeto) e representa o valor decimal de cada octeto binário, separando-os por um ponto. Dessa forma, podemos transformar os endereços acima nos endereços seguintes, respectivamente:

10.0.0.1

200.255.142.10

Page 15: Aula0 Informatica Pac TCE RS 55919

NOÇÕES DE INFORMÁTICA EM TEORIA E EXERCÍCIOS COMENTADOS P/TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL – FOCO: CESPE/UnB

Profa. Patrícia Lima Quintão www.pontodosconcursos.com.br 15

Nota: Se você quiser saber como ocorreu a transformação do número da base binária para decimal, acompanhe a descrição seguinte.

Na base binária existem os algarismos 0 e 1. E na base decimal temos os algarismos de 0 a 9. Para o número

1 1 0 0 1 0 0 0 . 1 1 1 1 1 1 1 1 . 1 0 0 0 1 1 1 0 . 0 0 0 0 1 0 1 0

devemos realizar a conversão de grupo a grupo de 8 dígitos.

Uma das formas de se realizar essa conversão é a seguinte:

Disso tudo, concluímos que o menor octeto possível é o 00000000, que é igual a 0 em decimal, e que o maior octeto possível é 11111111, que é igual a 255 em decimal. Ou seja, cada octeto pode ir de 0 a 255.

Page 16: Aula0 Informatica Pac TCE RS 55919

NOÇÕES DE INFORMÁTICA EM TEORIA E EXERCÍCIOS COMENTADOS P/TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL – FOCO: CESPE/UnB

Profa. Patrícia Lima Quintão www.pontodosconcursos.com.br 16

Uma nova versão de sistema de endereçamento IP surge como alternativa ao IPv4. O IPv6 utiliza endereços de 128 bits disponibilizando 2128 endereços possíveis.

O endereço IP (padrão IPv6) possui 128 bits.

O endereço IP (padrão IPv4) possui 32 bits.

(FCC/TRT-4/2010) O formato do pacote IPv6 tem expandida a capacidade de endereçamento, em relação ao IPv4, com o aumento do endereço IP de 32 para 128 bits!!!!

Os endereços IPv6 são normalmente escritos como oito grupos de 4 dígitos hexadecimais. O padrão hexadecimal comporta as seguintes representações: 0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, A, B, C, D, E, F.

Exemplo:

Figura. Um Endereço IPv6

Outro exemplo:

2001:0db8:85a3:0000:0000:0000:0000:7344 é o mesmo endereço IPv6 que: 2001:0db8:85a3::7344.

O IPv6 é diferente do IPv4. O IPv6 (novo) e o IPv4 (antigo) são interoperáveis. O IPv6 é o conjunto de 08 blocos hexadecimais, ou

seja, existe a combinação de números e letras.

Page 17: Aula0 Informatica Pac TCE RS 55919

NOÇÕES DE INFORMÁTICA EM TEORIA E EXERCÍCIOS COMENTADOS P/TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL – FOCO: CESPE/UnB

Profa. Patrícia Lima Quintão www.pontodosconcursos.com.br 17

Hipertexto e HTML

• Hyperlink (link): É uma área especial da página que está vinculada ao endereço (URL) de outro documento. Um link é, em suma, uma ATALHO (é justamente onde o mouse vira uma “mãozinha”!).

• Hipertexto ou hypertext: Trata-se de um texto que contém elos com outros textos, chamados hyperlinks ou hiperlinks. Se estamos visualizando um hipertexto na janela de um navegador e clicamos em um hyperlink, somos remetidos a outro conteúdo, geralmente associado ao anterior. Essa possibilidade sucede-se ao longo de toda a navegação possibilitando que façamos uma leitura não linear.

• HTML (Hyper Text Markup Language – Linguagem de Marcação de Hipertexto): Linguagem usada para criar páginas da Web. Há outras linguagens usadas em conjunto com o HTML, como o Javascript, VBscript e Flash. Todo browser sabe ler HTML.

Domínio e URL

• Domínio: É um nome (rótulo) concebido com o objetivo de facilitar a memorização dos endereços de computadores na Internet. Sem ele, teríamos que memorizar grandes sequências de números.

Uma vez que uma organização tenha sido designada com um domínio, este será atribuído somente para ela. Domínios que não estão registrados, não podem ser encontrados na Internet. No Brasil os nomes de domínios são registrados e gerenciados pelo CGI.br – Comitê Gestor da Internet no Brasil, nos sites http://registro.br, http://www.registro.br, dentre outros.

A seguir destacamos alguns exemplos de TIPOS de domínio:

Domínio Conteúdos

.blog Web Logs (Páginas Pessoais)

.com Sites Comerciais

.edu Instituições de Educação

.gov Sites de Governo

.org Organizações Não Governamentais

.wiki Sites de Colaboração

URL (Uniform Resource Locator): É um endereço completo de um dispositivo na Internet. URLs PODEM conter informações sobre protocolos e portas, o domínio referente à máquina, o caminho dentro dela e o recurso solicitado.

Page 18: Aula0 Informatica Pac TCE RS 55919

NOÇÕES DE INFORMÁTICA EM TEORIA E EXERCÍCIOS COMENTADOS P/TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL – FOCO: CESPE/UnB

Profa. Patrícia Lima Quintão www.pontodosconcursos.com.br 18

Exemplo de URL: http://www.pontodosconcursos.com.br:8080/projetos/index.htm.

Principais elementos dessa URL:

• http:// - protocolo de acesso do recurso;

• pontodosconcursos.com.br – nome de domínio da máquina;

• :8080 – porta de acesso alternativa (a porta padrão do http é a 80);

• /projetos/ - caminho de diretórios até o recurso;

• index.htm – recurso a ser acessado, que na verdade é uma página HTML.

Mais exemplos:

pontodosconcursos.com.br Domínio

www.pontodosconcursos.com.br URL do WebSite do Ponto.

ftp.pontodosconcursos.com.br URL do servidor de FTP.

pop.pontodosconcursos.com.br URL do servidor de entrada de email.

smtp.pontodosconcursos.com.br URL do servidor de saída de email.

[email protected] URL do meu endereço de email.

Intranet, Extranet e Internet

O que é Intranet?

• Intranet é uma rede restrita que usa os protocolos e tecnologias utilizados pela Internet para a troca e o processamento de dados internos. Consequentemente, todos os conceitos da Internet aplicam-se também numa intranet, como, por exemplo, o modelo de comunicação cliente-servidor, em que diversas máquinas se conectam a um servidor que possui uma funcionalidade específica, como a de armazenamento de páginas web, a de correio eletrônico, a de transferência de arquivos, etc.

• A gama de serviços disponibilizados em uma intranet não é rígida, mas normalmente o que se tem é a utilização intensa de navegadores web como principal interface de trabalho. Serviços de e-mail também são muito comuns em uma intranet.

Page 19: Aula0 Informatica Pac TCE RS 55919

NOÇÕES DE INFORMÁTICA EM TEORIA E EXERCÍCIOS COMENTADOS P/TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL – FOCO: CESPE/UnB

Profa. Patrícia Lima Quintão www.pontodosconcursos.com.br 19

• Pode também ser definida como uma aplicação interna de uma empresa que visa fornecer conteúdo, informação e aplicativos que facilitem o trabalho de seus colaboradores.

• Geralmente uma intranet é acessada somente por funcionários e seu acesso é restrito de DENTRO da companhia.

• Uma intranet pode ou não estar conectada a Internet ou a outras redes.

• É bastante comum uma intranet de uma empresa ter acesso à Internet e permitir que seus usuários usem os serviços da Internet, porém, nesse caso, é comum a existência de serviços e ou dispositivos de segurança como, por exemplo, um firewall para fazer o barramento de dados indevidos que tentam transitar entre a rede pública e a rede privativa.

• Quando uma intranet tem acesso a outra intranet, caso comum entre filiais de uma empresa ou entre empresas que trabalham em parceria, podemos chamar a junção das duas ou mais redes de EXTRANET.

O que é uma Extranet?

• Uma Extranet é uma rede privada, semelhante a uma intranet, que usa recurso de telecomunicações para permitir acesso remoto, usando os protocolos da Internet.

• É uma intranet que está parcialmente acessível a pessoas de fora do mundo interno. O servidor real (o computador que serve as páginas web) fica protegido por trás de um equipamento especial. Este equipamento especial (firewall) ajuda a controlar o acesso entre a intranet e a Internet, permitindo o acesso apenas às pessoas que estão devidamente autorizadas.

• O objetivo de uma Extranet é compartilhar com segurança informações de negócio de uma empresa entre seus colaboradores, parceiros e fornecedores.

• Uma Extranet também pode ser vista como uma extensão de uma intranet.

• Algumas empresas comumente chamam de extranet a área de sua intranet que oferece serviços para a rede pública Internet.

● ● ●

Intranet: Rede baseada em protocolo TCP/IP, pertencente a uma empresa, acessível

apenas por membros da organização, empregados

ou terceiros com autorização. ● ● ●

Page 20: Aula0 Informatica Pac TCE RS 55919

NOÇÕES DE INFORMÁTICA EM TEORIA E EXERCÍCIOS COMENTADOS P/TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL – FOCO: CESPE/UnB

Profa. Patrícia Lima Quintão www.pontodosconcursos.com.br 20

A Extranet contém informações restritas aos parceiros (fornecedores, franquias, distribuidores, etc.) de uma instituição. A interligação de duas intranets de duas empresas para manter a comunicação da cadeia de negócios (entre parceiros de negócios, por exemplo) pode ser

considerada uma Extranet.

• Uma tecnologia que tem se difundido muito na área de tecnologia da informação para a criação de extranets aproveitando-se da infraestrutura da Internet é a VPN (Virtual Private Network / Rede Virtual Privada).

VPN (Virtual Private Network – Rede Virtual Privada)

É uma rede que utiliza uma infraestrutura pública de telecomunicações, como a Internet, para fornecer acesso seguro à rede de uma organização. O objetivo de uma VPN consiste em fornecer à organização acesso à rede com segurança, mas a um custo menor do que quando são utilizadas linhas de comunicação dedicada. Os dados trafegam em uma rede pública, porém

podem ser criptografados pela VPN formando uma espécie de túnel entre os comunicantes.

A Internet

• Trata-se de um conjunto de várias redes ligadas por roteadores baseada na pilha de protocolos TCP/IP.

• Nasceu em 1970 com um projeto de defesa dos EUA.

• No Brasil, chegou no final da década de 80, incentivada pela RNP – Rede Nacional de Ensino e Pesquisa.

A partir deste momento vamos revisar a aula por intermédio de quadros sinóticos, mapas mentais ou colocação de tópicos e palavras-chave, para ajudá-los na memorização de pontos importantes da disciplina, o que teremos em todas as aulas desse curso.

Page 21: Aula0 Informatica Pac TCE RS 55919

NOÇÕES DE INFORMÁTICA EM TEORIA E EXERCÍCIOS COMENTADOS P/TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL – FOCO: CESPE/UnB

Profa. Patrícia Lima Quintão www.pontodosconcursos.com.br 21

MEMOREX

RESUMO EM TÓPICOS E PALAVRAS-CHAVE -> DIRETO AO PONTO!

Acesso remoto: Ingresso, por meio de uma rede, aos dados de um computador fisicamente distante da máquina do usuário.

Backbone: Também conhecido como espinha dorsal da Internet. Interliga pontos distribuídos de uma rede, formando uma grande via por onde trafegam informações.

Cliente de e-mail: Software destinado a gerenciar contas de correio eletrônico, possibilitando a composição, envio, recebimento, leitura e arquivamento de mensagens.

DNS (Domain Name System – Sistema de Nomes de Domínio): Possibilita a associação de nomes amigáveis (nomes de domínio) aos endereços IPs dos computadores, permitindo localizá-los por seus nomes em vez de por seus endereços IPs e vice-versa.

Endereço IP: Número especialmente desenvolvido para acessar um computador na Internet.

Computação nas Nuvens - Cloud Computing: Permite utilizarmos, em qualquer lugar e independente de plataforma, as mais variadas aplicações por meio da Internet com a mesma facilidade de tê-las instaladas em nossos próprios computadores e utilizar, também o poder computacional ou recursos de hardware dos servidores de rede

onde estão hospedadas estas aplicações.

Conexão de banda-larga: É a conexão da Internet que permite uma maior, mais intensa e rápida transmissão de dados.

HTML (Hyper Text Markup Language – Linguagem de Marcação de Hipertexto): Uma das linguagens utilizadas para se criar páginas da Internet.

Intranet: “Miniatura” da Internet dentro da empresa, ou seja, rede corporativa interna, baseada nos protocolos e serviços da Internet, de acesso restrito dos funcionários.

IP (Internet Protocol): Protocolo responsável pelo roteamento de pacotes entre dois sistemas que utilizam a família de protocolos TCP/IP, desenvolvida e usada na Internet. É considerado o mais importante dos protocolos em que a Internet é baseada.

Provedor de acesso (ou ISP – Internet Service Provider): Empresa que provê uma conexão do computador à rede da Internet.

Protocolo de comunicação: Conjunto de regras (software) que permite a troca de informações entre os nós de uma rede.

Page 22: Aula0 Informatica Pac TCE RS 55919

NOÇÕES DE INFORMÁTICA BÁSICA EM TEORIA E EXERCÍCIOS P/MINISTÉRIO DA JUSTIÇA

PROFESSORA PATRÍCIA LIMA QUINTÃO

Profa. Patrícia Lima Quintão www.pontodosconcursos.com.br 22

Figura. Protocolos Mais Cobrados em Provas (Quintão, 2011)

Assim, terminamos a parte teórica da nossa aula demonstrativa. Vamos às questões comentadas!!! Aproveitem!

Page 23: Aula0 Informatica Pac TCE RS 55919

NOÇÕES DE INFORMÁTICA EM TEORIA E EXERCÍCIOS COMENTADOS P/TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL – FOCO: CESPE/UnB

Profa. Patrícia Lima Quintão www.pontodosconcursos.com.br 23

LISTA DE QUESTÕES DE PROVAS COMENTADAS

1- (CESPE/TJ-DFT/Técnico Judiciário/Área Administrativa/2013) Nas empresas, um mesmo endereço IP é, geralmente, compartilhado por um conjunto de computadores, sendo recomendável, por segurança, que dez computadores, no máximo, tenham o mesmo endereço IP.

Comentários É recomendado que cada computador tenha o seu próprio IP local, sendo usual o uso de mais de um endereço IP em uma rede corporativa.

Gabarito: item errado.

2- (CESPE/Câmara dos Deputados/Arquiteto e Engenheiros/2012) Em cloud computing, cabe ao usuário do serviço se responsabilizar pelas tarefas de armazenamento, atualização e backup da aplicação disponibilizada na nuvem.

Comentários A Computação na Nuvem (Cloud Computing), cada vez mais utilizada em todo o mundo, é uma tecnologia que nos permite hospedar, executar e compartilhar conteúdos a partir da Internet, sem que seja necessário ter instalado no computador softwares específicos para isso. Assim, ela retira do usuário a necessidade de se preocupar com as tarefas de armazenamento, atualização e backup das aplicações disponibilizadas na nuvem, uma vez que essas aplicações ficam sob a responsabilidade da empresa que provê o serviço de computação na nuvem de forma a facilitar a vida do usuário.

Gabarito: item errado.

3- (CESPE/Polícia Federal/Papiloscopista/2012) O Microsoft Office Sky Driver é uma suíte de ferramentas de produtividade e colaboração fornecida e acessada por meio de computação em nuvem (cloud computing).

Comentários O nome correto da suíte de ferramentas de produtividade e colaboração fornecida e acessada por meio de computação em nuvem é Skydrive (também conhecida como Windows Live Skydrive), que funciona como um disco virtual na Internet. Por meio do Skydrive é possível armazenar e compartilhar arquivos. Gabarito: item errado.

Page 24: Aula0 Informatica Pac TCE RS 55919

NOÇÕES DE INFORMÁTICA EM TEORIA E EXERCÍCIOS COMENTADOS P/TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL – FOCO: CESPE/UnB

Profa. Patrícia Lima Quintão www.pontodosconcursos.com.br 24

4- (CESPE/MPE-PI/Técnico Ministerial/Área: Administrativa/2012) Uma rede social é uma estrutura composta por pessoas ou organizações conectadas, que compartilham objetivos comuns. Via6, Orkut e LinkedIn são exemplos de redes sociais.

Comentários Via6, Orkut e LinkedIn são redes sociais, conforme especificado a seguir:

• LinkedIn é um site para busca de colegas e ex-colegas de profissão (vide http://br.linkedin.com/).

• Orkut é uma rede social filiada ao Google que tem como objetivo ajudar seus membros a conhecer pessoas e manter relacionamentos.

• Via6 é um website que conecta profissionais através de relações de confiança.

Outras redes sociais:

• Blaving (a nova rede social de voz que permitirá aos usuários se comunicarem por meio de posts falados com seus amigos, familiares ou conhecidos),

• Tumblr (uma plataforma de blogging que permite aos usuários publicarem textos, imagens, vídeo, links, citações, áudio e "diálogos". A maioria dos posts feitos no Tumblr são textos curtos, mas a plataforma não chega a ser um sistema de microblog, estando em uma categoria intermediária entre o Wordpress ou Blogger e o Twitter),

• V2V (Com funcionalidades específicas para a gestão de ações voluntárias, o V2V (Volunteer-to-Volunteer) é uma rede social que promove a colaboração voluntária),

• Facebook, Flickr, MySpace, etc. Gabarito: item correto.

5- (CESPE/Polícia Federal/Agente/2012) O Google Chrome, o Mozilla Firefox e o Internet Explorer suportam o uso do protocolo HTTPS, que possibilita ao usuário uma conexão segura, mediante certificados digitais.

Comentários

Os principais navegadores do mercado, como os listados na questão - Google Chrome, o Mozilla Firefox e o Internet Explorer -, aceitam o protocolo HTTPS (HyperText Transfer Protocol Secure), que é uma variação do protocolo HTTP (Hypertext Transfer Protocol) que utiliza mecanismos de segurança. O HTTPS permite que os dados sejam transmitidos através de uma conexão criptografada e que se verifique a autenticidade do servidor e do cliente.

Gabarito: item correto.

Page 25: Aula0 Informatica Pac TCE RS 55919

NOÇÕES DE INFORMÁTICA EM TEORIA E EXERCÍCIOS COMENTADOS P/TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL – FOCO: CESPE/UnB

Profa. Patrícia Lima Quintão www.pontodosconcursos.com.br 25

6- (CESPE/MPE-PI/Técnico Ministerial/Área: Administrativa/2012) Uma das principais características de uma intranet é o fato de ela ser uma rede segura que não requer o uso de senhas para acesso de usuários para, por exemplo, compartilhamento de informações entre os departamentos de uma empresa.

Comentários

A intranet é uma rede privada que necessita ser gerenciada, logo, deve-se buscar o controle de acesso através de permissões de uso, e uma forma de fazer isso é com a utilização de login/senha.

Gabarito: item errado.

7- (CESPE/STM/Técnico Nível Médio/2011) O SMTP é um protocolo padrão para envio de mensagens de email que, automaticamente, criptografa todas as mensagens enviadas.

Comentários

O SMTP (Simple Mail Transfer Protocol - Protocolo de Transferência Simples de Correio) é o protocolo padrão para envio de mensagens de email dentro da tecnologia TCP/IP, no entanto, não criptografa, por padrão, as mensagens enviadas. Para a criptografia e autenticação dos e-mails, o SMTP deve ser associado ao protocolo TLS (Transport Layer Security) ou seu predecessor, o SSL (Secure Sockets Layer).

Gabarito: item errado.

8- (CESPE/ECT/Analista Correios/Administrador/2011) O protocolo UDP é usado por mecanismos de pesquisa disponibilizados por determinadas empresas da Internet, tal como a empresa Google, para garantir o rápido acesso a um grande volume de dados.

Comentários

O UDP (User Datagram Protocol – Protocolo de Datagrama de Usuário) é um protocolo de transporte que não estabelece conexões antes de enviar dados (é não orientado à conexão). Ele fornece uma entrega rápida mas não confiável dos pacotes. Aí então não é o que será utilizado por mecanismos de pesquisa. Durante o streaming de vídeo, por exemplo, é utilizado o protocolo UDP, pois a transmissão de um pixel errado, não afetará a transmissão de toda a imagem do vídeo. O UDP não fornece o controle de fluxo necessário, nem tampouco exige uma confirmação do receptor, o que pode fazer com que a perda de um pacote aconteça SEM a devida correção.

Gabarito: item errado.

Page 26: Aula0 Informatica Pac TCE RS 55919

NOÇÕES DE INFORMÁTICA EM TEORIA E EXERCÍCIOS COMENTADOS P/TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL – FOCO: CESPE/UnB

Profa. Patrícia Lima Quintão www.pontodosconcursos.com.br 26

9- (CESPE/TJ-DFT/2013/Técnico Judiciário/Área Administrativa) Uma URL contém o nome do protocolo utilizado para transmitir a informação ou arquivo e informações de localização da máquina onde esteja armazenada uma página web.

Comentários

Uma URL (Uniform Resource Locator), é o endereço de um recurso qualquer (arquivo, impressora, entre outros) que se encontram disponíveis na rede (esta rede pode ser corporativa, intranet ou mesmo a internet). A estrutura de uma URL é a seguinte: PROTOCOLO://MAQUINA/CAMINHO/RECURSO.

Gabarito: item correto.

10- (CESPE/UERN/Técnico de Nível Superior/2010) FTP (file transfer protocol) é o protocolo que permite visualizar as páginas da Web, enquanto HTTP (hypertext transfer protocol) é um protocolo de transferência de arquivos.

Comentários

Os conceitos estão invertidos! O FTP (File Transfer Protocol – Protocolo de Transferência de Arquivos) possibilita a transferência de arquivos de um servidor da Internet para o micro do usuário e vice-versa (download/upload). Também permite que pastas e arquivos sejam criados, renomeados, excluídos, movidos e copiados de/para servidores FTP. Dessa forma, basicamente tudo aquilo que se pode fazer no seu equipamento por meio do Windows Explorer é possível de ser feito em um servidor remoto por meio do FTP. É o protocolo HTTP (HyperText Transfer Protocol – Protocolo de Transferência de Hipertexto) que é utilizado na Web (WWW) para transferir as páginas entre o servidor Web (aplicação que mantém as páginas disponíveis) e o cliente Web (o browser, ou navegador, que é a aplicação que lê tais páginas). Cabe destacar que o HTTP serve também para a transferência de arquivos de vídeo, áudio e imagens, bem como para download de programas e arquivos diversos. De fato, ele é um protocolo mais versátil que o FTP.

Gabarito: item errado.

11- (CESPE/ECT/Analista Correios/Administrador/2011) Redes de acesso situadas na borda da Internet são conectadas ao restante da rede segundo uma hierarquia de níveis de ISPs (Internet service providers). Os ISPs de nível 1 estão no nível mais alto dessa hierarquia.

Page 27: Aula0 Informatica Pac TCE RS 55919

NOÇÕES DE INFORMÁTICA EM TEORIA E EXERCÍCIOS COMENTADOS P/TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL – FOCO: CESPE/UnB

Profa. Patrícia Lima Quintão www.pontodosconcursos.com.br 27

Comentários

As redes de acesso situadas na borda da Internet são as redes mais próximas dos usuários, como as redes de acesso institucional (escola, empresa), as redes de acesso residencial, ou redes de acesso móvel.

Fonte: Material Professor (Kurose, 2010)

O termo ISP (Internet Service Provider) é utilizado para definir uma empresa que fornece o serviço de acesso à Internet.

• Estão no nível mais alto da hierarquia os grandes provedores de acesso, conhecidos como ISPs de “nível 1” (Ex.: AT&T), com cobertura nacional/internacional.

• ISPs de nível 2: ISPs menores (geralmente regionais): conectam a um ou a mais ISPs de nível 1, também podem se conectar a outros ISPs de nível 2. O ISP de nível 2 é cliente do provedor de nível 1.

• ISPs de nível 3 e ISPs locais: rede do último salto (“acesso”), mais próxima dos sistemas finais.

Page 28: Aula0 Informatica Pac TCE RS 55919

NOÇÕES DE INFORMÁTICA EM TEORIA E EXERCÍCIOS COMENTADOS P/TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL – FOCO: CESPE/UnB

Profa. Patrícia Lima Quintão www.pontodosconcursos.com.br 28

Fonte: Material Professor (Kurose, 2010)

Um pacote, ao ser transmitido pela Internet, passa por muitas redes, conforme destaca a figura seguinte:

Fonte: Material Professor (Kurose, 2010)

Gabarito: item correto.

Page 29: Aula0 Informatica Pac TCE RS 55919

NOÇÕES DE INFORMÁTICA EM TEORIA E EXERCÍCIOS COMENTADOS P/TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL – FOCO: CESPE/UnB

Profa. Patrícia Lima Quintão www.pontodosconcursos.com.br 29

12- (CESPE/ECT/Agente dos Correios – Carteiro/2011) O serviço que, oferecido via Internet, disponibiliza recursos para a criação, o envio e a leitura de mensagens de correio eletrônico para os usuários é o de Webmail.

Comentários

O serviço, que está disponível na Internet, e disponibiliza recursos para o gerenciamento das mensagens de correio eletrônico (criação, envio e leitura de mensagens) é o WebMail. No caso de usar um WebMail, o usuário deverá apontar seu navegador para o sítio do serviço de webmail para acessar a caixa postal. O webmail é também um programa de computador, mas que fica instalado no computador servidor. As ações são processadas no servidor e os resultados são mostrados pelo browser do cliente. Assim, não há necessidade de armazenar mensagens localmente, mas é necessária que a conexão com a Internet esteja ativa durante toda a conexão. Por meio do webmail, o usuário pode ler, apagar, enviar mensagens como se estas estivessem em seu programa local.

Existem inúmeros sistemas webmails. Os webmails podem ser encontrados em serviços de servidores de e-mails como Google (Gmail), Yahoo e outros. Podem, ainda, ser instalados no servidor de email de uma organização, para que o acesso às caixas de email dos usuários internos da empresa seja realizado por meio do navegador. Observe que não é obrigatório escolher entre as duas opções de acesso. Você pode usar os dois mecanismos ao mesmo tempo.

Gabarito: item correto.

13- (CESPE/TJ-ES/CBNM1_01/Nível Médio/2011) Na Internet, o uso do protocolo TCP/IP é um elemento que encarece o acesso a essa rede, em razão da velocidade assumida por esse protocolo durante a transmissão de dados por meio da rede. Para que o custo desse acesso seja menor, deve-se optar por outros protocolos mais simples.

Comentários

O TCP/IP é o protocolo padrão utilizado na Internet e o seu uso não está relacionado ao preço da conexão.

Gabarito: item errado.

14- (CESPE/DPU/Analista Técnico Administrativo/2010) O correio eletrônico é um serviço de troca de mensagens de texto, que podem conter arquivo anexado. Esse serviço utiliza um protocolo específico denominado FTP.

Page 30: Aula0 Informatica Pac TCE RS 55919

NOÇÕES DE INFORMÁTICA EM TEORIA E EXERCÍCIOS COMENTADOS P/TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL – FOCO: CESPE/UnB

Profa. Patrícia Lima Quintão www.pontodosconcursos.com.br 30

Comentários

O FTP (File Transfer Protocol - Protocolo de Transferência de arquivos) não é usado para troca de mensagens de texto contendo anexos, e sim para a troca de arquivos e pastas entre cliente e servidor. Os principais protocolos utilizados pelo serviço de correio eletrônico estão listados a seguir:

• POP (Post Office Protocol) ou POP3: para receber mensagens sem deixá-las no servidor.

• IMAP (Internet Message Access Protocol - Protocolo de Acesso ao Correio da Internet) ou IMAP4: permite acessar e-mails através de um serviço do provedor chamado WebMail. Observe que nesse caso os e-mails ficam no servidor, não necessitando serem descarregados para a máquina do usuário.

• SMTP (Simple Mail Transfer Protocol): para enviar e-mails.

Gabarito: item errado.

15- (CESPE/ Banco da Amazônia/Técnico Científico — Área: Tecnologia da Informação — Arquitetura de Tecnologia/2010) O TCP/IP define, como padrão, dois protocolos na camada de transporte: TCP (transmission control protocol) e UDP (user datagram protocol).

Comentários

Com relação aos protocolos da camada de Transporte, mencionados na questão, temos:

• O UDP (User Datagram Protocol – Protocolo de Datagrama de Usuário) é um protocolo SEM conexão, que não verifica a recepção correta das mensagens. Por essa razão, o UDP é mais rápido que o TCP, sendo bastante utilizado, por exemplo, em aplicações multimídias (videoconferência) nas quais a perda de um quadro não chega a causar sérios problemas.

• O TCP (Transmission Control Protocol – Protocolo de Controle de Transmissão) é um protocolo de transporte orientado à conexão, que confirma o recebimento dos datagramas entre a origem e o destino e entre as máquinas intermediárias, garantindo a entrega, o controle de fluxo e a ordenação dos dados.

Gabarito: item correto.

16- (CESPE/DPF/Escrivão de Polícia Federal/MJ/2009) Na tecnologia TCP/IP, usada na Internet, um arquivo, ao ser transferido, é transferido inteiro (sem ser dividido em vários pedaços), e transita sempre por uma única rota entre os computadores de origem e de destino, sempre que ocorre uma transmissão.

Page 31: Aula0 Informatica Pac TCE RS 55919

NOÇÕES DE INFORMÁTICA EM TEORIA E EXERCÍCIOS COMENTADOS P/TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL – FOCO: CESPE/UnB

Profa. Patrícia Lima Quintão www.pontodosconcursos.com.br 31

Comentários

Em teoria, uma única comunicação, tal como um vídeo ou uma mensagem de e-mail, poderia ser enviada por uma rede de uma origem a um destino como um fluxo de bits massivo e contínuo. Se as mensagens fossem realmente transmitidas dessa maneira, isso significaria que nenhum outro dispositivo seria capaz de enviar mensagens na mesma rede enquanto essa transferência de dados estivesse em progresso. Esses grandes fluxos de dados resultariam em atrasos consideráveis. Além disso, se um link na infraestrutura de rede falhar durante a transmissão, toda a mensagem seria perdida e teria de ser retransmitida por completo.

Uma melhor abordagem seria dividir os dados em pedaços menores e mais gerenciáveis para o envio através da rede.

Essa divisão do fluxo de dados em pedaços menores é chamada de segmentação. Segmentar mensagens gera dois benefícios primários.

• Primeiro, ao se enviar pedaços ou partes individuais menores da origem ao destino, várias conversas diferentes podem ser intercaladas na rede. O processo utilizado para intercalar os pedaços de conversas separadas na rede é chamado de multiplexação.

• Segundo, a segmentação pode aumentar a confiabilidade das comunicações de rede. Os pedaços separados de cada mensagem não precisam viajar o mesmo caminho pela rede da origem ao destino. Se um caminho específico se tornar congestionado com tráfego de dados ou falhar, pedaços individuais da mensagem ainda podem ser direcionados ao destino usando caminhos alternativos. Se uma parte da mensagem falhar ao ser enviada ao destino, somente as partes perdidas precisam ser retransmitidas.

Conforme visto, ao final, teremos vários pacotes que trafegarão pela Internet, cada qual por uma rota independente que levará em consideração diversos fatores na escolha do melhor caminho (como o congestionamento, por exemplo). Assim, mesmo sendo possível que os pacotes percorram o mesmo caminho, não se pode afirmar que a rota será a mesma em qualquer situação.

Gabarito: item errado.

17- (CESPE/TCE-AC/2009) O protocolo HTTPS foi criado para ser usado na Internet 2.

Comentários

A Internet 2 é um projeto de rede de computadores de alta velocidade e performance. Sua criação tem um propósito educacional, unindo grandes centros universitários e de pesquisa ao redor do mundo (o Brasil já faz parte dessa rede). O HTTPS (HyperText Transfer Protocol Secure) já existe antes mesmo da Internet 2. Trata-se de um protocolo dotado de segurança, sendo muito utilizado em acesso remoto a sites de bancos e instituições financeiras com transferência criptografada de dados.

Page 32: Aula0 Informatica Pac TCE RS 55919

NOÇÕES DE INFORMÁTICA EM TEORIA E EXERCÍCIOS COMENTADOS P/TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL – FOCO: CESPE/UnB

Profa. Patrícia Lima Quintão www.pontodosconcursos.com.br 32

Gabarito: item errado.

18- (CESPE/ Banco da Amazônia/Técnico Científico — Área: Tecnologia da Informação — Produção e Infraestrutura/2010) O IP, por ser um protocolo não orientado a conexão, garante a entrega dos pacotes por meio do controle de fluxo que mantém em uma tabela de estado de envio e recebimento.

Comentários

O IP é um protocolo da camada de Rede, e uma de suas características mais marcantes é NÃO ser orientado a conexão, portanto NÃO garante a entrega dos pacotes. Outro erro do item é afirmar que o protocolo IP realiza controle de fluxo. Essa atividade é desempenhada na camada de Transporte pelo protocolo TCP. O controle de fluxo determina quando o fluxo de certos dados devem ser parados, e, previamente, quais pacotes de dados devem ser reenviados devido a problemas como colisões, por exemplo, deste modo assegurando a entrega exata e completa dos dados.

Gabarito: item errado.

19- (CESPE/UERN/Técnico de Nível Superior/2010) As tecnologias utilizadas na Internet e na intranet são diferentes no que diz respeito ao protocolo, que é o IP na Internet, e o IPv6 na intranet.

Comentários

As tecnologias são as mesmas no que diz respeito ao protocolo TCP/IP que será utilizado. O IPv6 é a nova versão do IP e será aplicado à Internet em breve.

Gabarito: item errado.

20- (CESPE/ Banco da Amazônia/Técnico Científico — Área: Tecnologia da Informação — Produção e Infraestrutura/2010) O protocolo ICMP lida com questões de informações sobre o protocolo IP na camada de rede.

Comentários

ICMP é um protocolo da camada de Rede, que tem como objetivo fornecer relatórios de erros à fonte original, ou seja, enviar mensagens ICMP relatando possíveis erros de conexão com a máquina remota.

As mensagens ICMP geralmente são enviadas automaticamente em uma das seguintes situações:

Page 33: Aula0 Informatica Pac TCE RS 55919

NOÇÕES DE INFORMÁTICA EM TEORIA E EXERCÍCIOS COMENTADOS P/TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL – FOCO: CESPE/UnB

Profa. Patrícia Lima Quintão www.pontodosconcursos.com.br 33

• um pacote IP não consegue chegar ao seu destino;

• o gateway não consegue retransmitir os pacotes na frequência adequada;

• o roteador indica uma rota melhor para a máquina a enviar pacotes.

São exemplos de ferramentas que utilizam o protocolo ICMP como base: Ping e Traceroute.

Gabarito: item correto.

21- (CESPE/Banco da Amazônia/Técnico Científico — Área: Tecnologia da Informação — Produção e Infraestrutura/2010) O SMTP, por lidar com o envio e o recebimento de streaming, utiliza o protocolo de transporte UDP.

Comentários

O SMTP (Simple Mail Transfer Protocol - Protocolo de Transferência Simples de Correio) é um protocolo da camada de Aplicação do modelo TCP/IP, e tem como objetivo estabelecer um padrão para envio de correspondências eletrônicas (e-mails) entre computadores, e não streaming (fluxo de conteúdo multimídia)! O SMTP utiliza o protocolo TCP para envio das mensagens e não UDP como mencionado na questão. Em streaming é utilizado o protocolo UDP, pois é um tipo de transmissão que não necessita de garantia de entrega dos pacotes. Por exemplo: durante o streaming de vídeo é utilizado o protocolo UDP, pois a transmissão de um pixel errado, não afetará a transmissão de toda a imagem do vídeo.

É importante lembrar: TCP e UDP são protocolos da camada de Transporte do modelo TCP/IP. A diferença entre eles é que o TCP é orientado a conexão, ou seja, possui mecanismos como controle de fluxo e erros e o UDP NÃO é orientado a conexão!!

Gabarito: item errado.

22- (CESPE/STF/2008) O UDP é um protocolo de transporte que não estabelece conexões antes de enviar dados, não envia mensagens de reconhecimento ao receber dados, não controla congestionamento, garante que dados sejam recebidos na ordem em que foram enviados e detecta mensagens perdidas.

Comentários

O UDP (User Datagram Protocol – Protocolo de Datagrama de Usuário) é um protocolo de transporte que não estabelece conexões antes de enviar dados (é não orientado à conexão). Ele fornece uma entrega rápida mas não confiável dos pacotes. O UDP não fornece o controle de fluxo necessário, nem

Page 34: Aula0 Informatica Pac TCE RS 55919

NOÇÕES DE INFORMÁTICA EM TEORIA E EXERCÍCIOS COMENTADOS P/TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL – FOCO: CESPE/UnB

Profa. Patrícia Lima Quintão www.pontodosconcursos.com.br 34

tampouco exige uma confirmação do receptor, o que pode fazer com que a perda de um pacote aconteça SEM a devida correção. Portanto, com a utilização do UDP os datagramas podem chegar fora de ordem, e também ele não detecta mensagens perdidas. Demais itens da questão estão ok.

Gabarito: item errado.

23- (CESPE/MJ/DPF/Agente de Polícia Federal/2009) A sigla FTP designa um protocolo que pode ser usado para a transferência de arquivos de dados na Internet.

Comentários

O FTP (File Transfer Protocol - Protocolo de Transferência de arquivos) é o protocolo padrão para troca de arquivos na Internet.

Gabarito: item correto.

24- (CESPE/CNJ/Analista Judiciário/2013) O SafeSearch é um recurso configurável do Google para impedir que sejam listados, como resultado da pesquisa, links de sítios suspeitos.

Os filtros do SafeSearch do Google permitem alterar as configurações do seu navegador (Browser) a fim de impedir que sites com conteúdos adultos apareçam em seus resultados de pesquisa. Trata-se de um filtro de conteúdo censurável, bastante interessante principalmente se tiver crianças usando o computador em que o filtro será aplicado, ajudando a família a pesquisar na web de maneira mais segura.

Para ativar o filtro do SafeSearch no Google:

1. Acesse a página de preferências de pesquisa do Google

(http://www.google.com), clique no botão , e, em seguida, clique em Definições de pesquisa, conforme ilustrado na figura seguinte.

Figura. Seleção de Opções -> Definições de Pesquisa

Observe as opções que irão aparecer na tela de Configurações de pesquisa, listada a seguir.

Page 35: Aula0 Informatica Pac TCE RS 55919

NOÇÕES DE INFORMÁTICA EM TEORIA E EXERCÍCIOS COMENTADOS P/TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL – FOCO: CESPE/UnB

Profa. Patrícia Lima Quintão www.pontodosconcursos.com.br 35

2. Na seção Filtros do SafeSearch, escolha o nível de filtro que deseja usar, entre Restrito, Moderado e Sem Filtro:

3. Clique em Salvar no final da página quando tiver finalizado de configurar suas preferências.

Se o SafeSearch estiver definido como "Moderado" ou "Restrito" e ainda assim você encontrar resultados de pesquisa com conteúdo explícito, pode-se denunciar a imagem.

Nota: O SafeSearch permanecerá configurado, desde que os cookies estejam ativados em seu computador. No entanto, suas configurações podem ser redefinidas se você excluir esses cookies.

Gabarito: item errado.

Page 36: Aula0 Informatica Pac TCE RS 55919

NOÇÕES DE INFORMÁTICA EM TEORIA E EXERCÍCIOS COMENTADOS P/TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL – FOCO: CESPE/UnB

Profa. Patrícia Lima Quintão www.pontodosconcursos.com.br 36

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Bem, por hoje é só!!!

Desejo um excelente curso a todos. Força!! Avante!!! Tenham a certeza e a convicção de que qualquer esforço feito nessa fase será devidamente compensado. Em outras palavras, esforce-se, mantenha-se focado e determinado, pois, certamente, valerá à pena!

Por fim, para aqueles que venham a se matricular no curso, ainda teremos o fórum para troca de informações e/ou esclarecimento de dúvidas que porventura surgirem. Estarei atenta ao fórum, e será um prazer tê-los conosco nessa trajetória de MUITO SUCESSO! Aceitam o convite?

Um abraço,

Profa. Patrícia Quintão

Page 37: Aula0 Informatica Pac TCE RS 55919

NOÇÕES DE INFORMÁTICA EM TEORIA E EXERCÍCIOS COMENTADOS P/TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL – FOCO: CESPE/UnB

Profa. Patrícia Lima Quintão www.pontodosconcursos.com.br 37

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

Notas de aula da disciplina de Redes de Computadores, profa Patrícia Lima Quintão. 2012/2013.

QUINTÃO, PATRÍCIA LIMA. Informática-FCC-Questões Comentadas e Organizadas por Assunto,2ª. Edição. Ed. Gen/Método, 2012.

BARRERE, Eduardo. Notas de Aula, 2011.

O'BRIEN, James A. Sistemas de informação: e as decisões gerenciais na era da Internet. Tradução Cid Knipel Moreira. São Paulo: Saraiva, 2003.

Curso Cisco, CCNA Exploration v. 4.0, 2010.

Redes de Computadores, de Andrew S. Tanenbaum, 4ª. edição, 2003.

Redes de Computadores e a Internet, por James F. Kurose e Keith W. Ross, 2010.

Interligação de Redes com TCP/IP, por Douglas E. Comer.

Infowester. Disponível em: http://www.infowester.com/. Acesso em: ago. 2011.

TCP/IP Illustrated – Vol. 1, por W. Richard Stevens.

ALBUQUERQUE, F. TCP/IP – Internet: Protocolos & Tecnologias. 3 ed. Rio de Janeiro: Axcel Books do Brasil Editora Ltda. 2001.

Blog de Redes. Disponível em: http://www.redesbr.com/

GTA/UFRJ. Disponível em: http://www.gta.ufrj.br/.

PROJETOS DE REDES. Disponível em: http://www.projetoderedes.com.br/.

RNP. Disponível em: http://www.rnp.br/.

TELECO. Disponível em: http://www.teleco.com.br/.

Page 38: Aula0 Informatica Pac TCE RS 55919

NOÇÕES DE INFORMÁTICA EM TEORIA E EXERCÍCIOS COMENTADOS P/TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL – FOCO: CESPE/UnB

Profa. Patrícia Lima Quintão www.pontodosconcursos.com.br 38

LISTA DAS QUESTÕES APRESENTADAS NA AULA

1- (CESPE/TJ-DFT/Técnico Judiciário/Área Administrativa/2013) Nas empresas, um mesmo endereço IP é, geralmente, compartilhado por um conjunto de computadores, sendo recomendável, por segurança, que dez computadores, no máximo, tenham o mesmo endereço IP.

2- (CESPE/Câmara dos Deputados/Arquiteto e Engenheiros/2012) Em cloud computing, cabe ao usuário do serviço se responsabilizar pelas tarefas de armazenamento, atualização e backup da aplicação disponibilizada na nuvem.

3- (CESPE/Polícia Federal/Papiloscopista/2012) O Microsoft Office Sky Driver é uma suíte de ferramentas de produtividade e colaboração fornecida e acessada por meio de computação em nuvem (cloud computing).

4- (CESPE/MPE-PI/Técnico Ministerial/Área: Administrativa/2012) Uma rede social é uma estrutura composta por pessoas ou organizações conectadas, que compartilham objetivos comuns. Via6, Orkut e LinkedIn são exemplos de redes sociais.

5- (CESPE/Polícia Federal/Agente/2012) O Google Chrome, o Mozilla Firefox

e o Internet Explorer suportam o uso do protocolo HTTPS, que possibilita ao usuário uma conexão segura, mediante certificados digitais.

6- (CESPE/MPE-PI/Técnico Ministerial/Área: Administrativa/2012) Uma das principais características de uma intranet é o fato de ela ser uma rede segura que não requer o uso de senhas para acesso de usuários para, por exemplo, compartilhamento de informações entre os departamentos de uma empresa.

7- (CESPE/STM/Técnico Nível Médio/2011) O SMTP é um protocolo padrão para envio de mensagens de email que, automaticamente, criptografa todas as mensagens enviadas.

8- (CESPE/ECT/Analista Correios/Administrador/ 2011) O protocolo UDP é usado por mecanismos de pesquisa disponibilizados por determinadas empresas da Internet, tal como a empresa Google, para garantir o rápido acesso a um grande volume de dados.

9- (CESPE/TJ-DFT/2013/Técnico Judiciário/Área Administrativa) Uma URL contém o nome do protocolo utilizado para transmitir a informação ou arquivo e informações de localização da

Page 39: Aula0 Informatica Pac TCE RS 55919

NOÇÕES DE INFORMÁTICA EM TEORIA E EXERCÍCIOS COMENTADOS P/TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL – FOCO: CESPE/UnB

Profa. Patrícia Lima Quintão www.pontodosconcursos.com.br 39

máquina onde esteja armazenada uma página web.

10- (CESPE/UERN/Técnico de Nível Superior/2010) FTP (file transfer protocol) é o protocolo que permite visualizar as páginas da Web, enquanto HTTP (hypertext transfer protocol) é um protocolo de transferência de arquivos.

11- (CESPE/ECT/Analista Correios/Administrador/2011) Redes de acesso situadas na borda da Internet são conectadas ao restante da rede segundo uma hierarquia de níveis de ISPs (Internet service providers). Os ISPs de nível 1 estão no nível mais alto dessa hierarquia.

12- (CESPE/ECT/Agente dos Correios – Carteiro/2011) O serviço que, oferecido via Internet, disponibiliza recursos para a criação, o envio e a leitura de mensagens de correio eletrônico para os usuários é o de Webmail.

13- (CESPE/TJ-ES/CBNM1_01/Nível Médio/2011) Na Internet, o uso do protocolo TCP/IP é um elemento que encarece o acesso a essa rede, em razão da velocidade assumida por esse protocolo durante a transmissão de dados por meio da rede. Para que o custo desse acesso seja menor, deve-se optar por outros protocolos mais simples.

14- (CESPE/DPU/Analista Técnico Administrativo/2010) O correio eletrônico é um serviço de troca de mensagens de texto, que podem conter arquivo anexado. Esse serviço utiliza um protocolo específico denominado FTP.

15- (CESPE/ Banco da Amazônia/Técnico Científico — Área: Tecnologia da Informação — Arquitetura de Tecnologia/2010) O TCP/IP define, como padrão, dois protocolos na camada de transporte: TCP (transmission control protocol) e UDP (user datagram protocol).

16- (CESPE/DPF/Escrivão de Polícia Federal/MJ/2009) Na tecnologia TCP/IP, usada na Internet, um arquivo, ao ser transferido, é transferido inteiro (sem ser dividido em vários pedaços), e transita sempre por uma única rota entre os computadores de origem e de destino, sempre que ocorre uma transmissão.

17- (CESPE/TCE-AC/2009) O protocolo HTTPS foi criado para ser usado na Internet 2.

18- (CESPE/ Banco da Amazônia/Técnico Científico — Área: Tecnologia da Informação — Produção e Infraestrutura/2010) O IP, por ser um protocolo não orientado a conexão, garante a entrega dos pacotes por meio do controle de fluxo que mantém

Page 40: Aula0 Informatica Pac TCE RS 55919

NOÇÕES DE INFORMÁTICA EM TEORIA E EXERCÍCIOS COMENTADOS P/TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL – FOCO: CESPE/UnB

Profa. Patrícia Lima Quintão www.pontodosconcursos.com.br 40

em uma tabela de estado de envio e recebimento.

19- (CESPE/UERN/Técnico de Nível Superior/2010) As tecnologias utilizadas na Internet e na intranet são diferentes no que diz respeito ao protocolo, que é o IP na Internet, e o IPv6 na intranet.

20- (CESPE/ Banco da Amazônia/Técnico Científico — Área: Tecnologia da Informação — Produção e Infraestrutura/2010) O protocolo ICMP lida com questões de informações sobre o protocolo IP na camada de rede.

21- (CESPE/Banco da Amazônia/Técnico Científico — Área: Tecnologia da Informação — Produção e Infraestrutura/2010) O SMTP, por lidar com o envio e o recebimento de streaming, utiliza o protocolo de transporte UDP.

22- (CESPE/STF/2008) O UDP é um protocolo de transporte que não estabelece conexões antes de enviar dados, não envia mensagens de reconhecimento ao receber dados, não controla congestionamento, garante que dados sejam recebidos na ordem em que foram enviados e detecta mensagens perdidas.

23- (CESPE/MJ/DPF/Agente de Polícia Federal/2009) A sigla FTP designa um protocolo que pode ser usado para a transferência de arquivos de dados na Internet.

24- (CESPE/CNJ/Analista Judiciário/2013) O SafeSearch é um recurso configurável do Google para impedir que sejam listados, como resultado da pesquisa, links de sítios suspeitos.

Page 41: Aula0 Informatica Pac TCE RS 55919

NOÇÕES DE INFORMÁTICA EM TEORIA E EXERCÍCIOS COMENTADOS P/TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL – FOCO: CESPE/UnB

Profa. Patrícia Lima Quintão www.pontodosconcursos.com.br 41

GABARITO

1- Item errado.

2- Item errado.

3- Item errado.

4- Item correto.

5- Item correto.

6- Item errado.

7- Item errado.

8- Item errado.

9- Item correto.

10- Item errado.

11- Item correto.

12- Item correto.

13- Item errado.

14- Item errado.

15- Item correto.

16- Item errado.

17- Item errado.

18- Item errado.

19- Item errado.

20- Item correto.

21- Item errado.

22- Item errado.

23- Item correto.

24- Item errado.

ACOMPANHE A EVOLUÇÃO DO SEU APROVEITAMENTO

Data Nº questões

Acertos

% acerto

Data

Nº questões

Acertos % acerto

24 24

Data Nº questões

Acertos

% acerto

Data

Nº questões

Acertos % acerto

24 24

Data Nº questões

Acertos

% acerto

Data

Nº questões

Acertos % acerto

246 24