Aula2 determinantes[2]

35
Factores de Risco Factores de Risco Ambientais Ambientais Eunice Jetha Eunice Jetha MD, MPH MD, MPH Departamento Saude da comunidade Faculdade de Medicina Departamento Saude da comunidade Faculdade de Medicina

Transcript of Aula2 determinantes[2]

Factores de Risco AmbientaisFactores de Risco Ambientais

Eunice JethaEunice JethaMD, MPHMD, MPH

Departamento Saude da comunidade Faculdade de MedicinaDepartamento Saude da comunidade Faculdade de Medicina

O que é saúde ambiental?O que é saúde ambiental?•Parte do princípio de que a saúde do Parte do princípio de que a saúde do homem depende da qualidade do homem depende da qualidade do ambiente;ambiente;Segundo o Plano Nacional de Saúde:Segundo o Plano Nacional de Saúde:

1º compreende os aspectos da saúde 1º compreende os aspectos da saúde humana que são humana que são determinadosdeterminados por por factores factores físicos, químicos, biológicos, sociais e físicos, químicos, biológicos, sociais e psicológicospsicológicos envolvidos com o envolvidos com o ambienteambiente..

01-05-2301-05-23 Eunice JethaEunice Jetha

• 2º avaliação, a correção, a redução 2º avaliação, a correção, a redução e a prevenção dos factores no e a prevenção dos factores no ambiente que, potencialmente, ambiente que, potencialmente, podem afectar de forma adversa a podem afectar de forma adversa a saúde das gerações presentes e saúde das gerações presentes e futuras.futuras.

01-05-2301-05-23 Eunice JethaEunice Jetha

01-05-2301-05-23 Eunice JethaEunice Jetha

• Os factores ambientais de natureza física, química e biológica apresentam relevante significado, em epidemiologia, pois, estes manifestando-se com igual intensidade sobre todos os componentes do ecossistema, exercem efeitos tanto em relação aos hospedeiros como aos agentes biológicos de doença e respectivos vectores, quando existentes, favorecendo ou desfavorecendo a actuação desses no processo-doença.

 

01-05-2301-05-23 Eunice JethaEunice Jetha

• Numa abordagem ampla, o clima pode ser considerado como a combinação de um grande número de factores meteorológicos de natureza variada, alguns dos quais: – temperatura,– pressão atmosférica, – chuvas, humidade relativa, – radiação solar, – nebulosidade, ventos, etc

• Podem actuar directa ou indirectamente como causa de doença ou morte de animais, seja isoladamente ou em combinação .

01-05-2301-05-23 Eunice JethaEunice Jetha

• Tais factores, usualmente denominados de factores climáticos ou factores ecológicos, incluem-se entre os mais importantes determinantes físicos dos padrões de ocorrência de doenças.

• Eles afectam nem só a população de hospedeiros mas também as populações de vectores e de agentes biológicos de doença, os parasitas, particularmente quando se encontram nos seus estágios de vida livre.

01-05-2301-05-23 Eunice JethaEunice Jetha

• Os factores climáticos podem acarretar agravos à saúde de animais jovens e recém-nascidos, por serem eles particularmente sensíveis ao calor, ao frio e à desidratação. Em tais indivíduos, o controlo inicial da temperatura corporal é muito pequeno, ou mesmo, quase nulo.

• Por exemplo Os cordeiros, começam a apresentar controlo termoregulador várias horas após o nascimento,

• Os leitões só conseguem manifestar tal controlo, por volta do sexto dia de vida.

01-05-2301-05-23 Eunice JethaEunice Jetha

• Além de interferir nos níveis de temperatura, o vento, na dependência de sua procedência e velocidade, pode actuar, também, aumentando a velocidade de evaporação, exercendo, dessa forma, uma acção desidratante.

• Por outro lado, a acção desse componente climático na dispersão dos animais, particularmente dos invertebrados, é bastante importante.

  

01-05-2301-05-23 Eunice JethaEunice Jetha

• A radiação solar é bastante eficiente na inactivação de agentes infecciosos expostos directamente a sua acção. 0 vírus da gastroenterite suina, por exemplo, é particularmente sensível à exposição directa dos raios solares, sendo inactivado, mais rapidamente, no verão que no inverno, quando exposto às condições de campo.

01-05-2301-05-23 Eunice JethaEunice Jetha

• A nebulosidade, por seu turno, interfere no processo de acção da radiação solar, oferecendo protecção tanto a agentes biológicos de doença e vectores, como a hospedeiros, preservando-os da acção nefasta do excesso de raios solares.

01-05-2301-05-23 Eunice JethaEunice Jetha

• O conhecimento dos efeitos decorrentes da acção dos factores climáticos sobre agentes biológicos de doença e vectores, ajuda a prever em que momento as populações de hospedeiros estão particularmente sujeitas ao risco de contrair uma doença e, consequentemente, para implementar medidas de controlo em momentos estratégicos

01-05-2301-05-23 Eunice JethaEunice Jetha

• É importante ressaltar que o clima de uma região, usualmente denominado de macroclima, pode apresentar núcleos restritos com características climáticas peculiares,

• os microclimas, são muito importantes do ponto de vista epidemiológico, pois podem oferecer condições favoráveis à sobrevivência do agente biológico de doença ou mesmo do seu vector, em flagrante contraste com as características climáticas globais da região.

01-05-2301-05-23 Eunice JethaEunice Jetha

• Os solos, por conseguinte, actuam, indirectamente, como determinantes de doença, contribuindo para a inanição, quando há escassez ou mesmo inexistência de vegetação

• quando os elementos nutricionais não se encontram em equilíbrio adequado, podem ser reveladas deficiências, por exemplo, em protéinas, energia, minerais ou vitaminas.

01-05-2301-05-23 Eunice JethaEunice Jetha

• A A deficiência nutricionaldeficiência nutricional, em si mesma, , em si mesma, pode ser uma causa directa de doença, pode ser uma causa directa de doença, ou levar o hospedeiro a uma condição ou levar o hospedeiro a uma condição de de desnutrição edesnutrição e stressstress aumentando aumentando assim a sua susceptibilidade à infecção assim a sua susceptibilidade à infecção e à doença por outras causas. e à doença por outras causas.

01-05-2301-05-23 Eunice JethaEunice Jetha

• As paisagens hídricas, representadas pelas colecções de água, notavelmente as de água doce como os pântanos, os lagos, as lagoas e as represas e açudes são particularmente importantes, em epidemiologia, por se constituirem, muitas vezes, em verdadeiros criadouros de invertebrados, alguns dos quais, artrópodes, vectores de muitas doenças; e de moluscos, hospedeiros intercalados indispensáveis ao ciclo de parasitas como a Fascíola hepática ou o Schistosoma mansoni

01-05-2301-05-23 Eunice JethaEunice Jetha

• Os solos podem, ainda, conter agentes químicos causadores de doenças, que alcançam os animais, seja directamente a partir do próprio solo, seja indirectamente através da água ou das plantas.

• Alguns desses agentes podem existir na natureza em níveis tóxicos, como ocorre no caso do selênio; outros surgem em decorrência da acção poluidora do homem, incluindo-se nessa categoria os pesticidas em geral e a radioactividade, que atingem os animais pela agua ou pelos alimentos

01-05-2301-05-23 Eunice JethaEunice Jetha

Factores biológicosFactores biológicos• Os determinantes extrínsecos de

doença relacionados ao componente biológico do ecossistema estão particularmente representados por condições decorrentes das interacções estabelecidas entre os diversos organismos que povoam o ambiente considerado.

01-05-2301-05-23 Eunice JethaEunice Jetha

• cobertura vegetal• O equilíbrio das populações animais decorre

particularmente da competição pelos recursos disponíveis no habitat

• Entre os quais desponta como mais importante o alimento, A cobertura vegetal, é o primeiro elo da cadeia alimentar da vida animal, desempenha um papel relevante, pois, como vimos, exerce indirectamente, interferência fundamental nos balanços nutricionais essenciais à sobrevivência das espécies animais.

•  

01-05-2301-05-23 Eunice JethaEunice Jetha

populações animaispopulações animais• As populações animais, por seu turno, incluem

diferentes espécies de vertebrados e invertebrados que podem influir decisivamente sobre as variadas interacções estabelecidas no ecossistema, favorecendo ou prejudicando o processo-doença.

01-05-2301-05-23 Eunice JethaEunice Jetha

• As diferentes espécies de vertebrados As diferentes espécies de vertebrados podem, em certas ocasiões, podem, em certas ocasiões, estabelecer relações amenas com estabelecer relações amenas com determinados agentes patogénicos, determinados agentes patogénicos, desempenhando o papel de desempenhando o papel de reservatórios assintomáticos das reservatórios assintomáticos das correspondentes infecções. correspondentes infecções.

01-05-2301-05-23 Eunice JethaEunice Jetha

• Tais relações contribuem não apenas Tais relações contribuem não apenas para a manutenção dos parasitas na para a manutenção dos parasitas na natureza mas também favorecem a sua natureza mas também favorecem a sua transmissão para populações de maior transmissão para populações de maior susceptibilidade. Os morcegos susceptibilidade. Os morcegos hematófagos desempenham esse papel hematófagos desempenham esse papel na história natural da raiva e os na história natural da raiva e os roedores no caso da leptospirose.roedores no caso da leptospirose.

01-05-2301-05-23 Eunice JethaEunice Jetha

• Da mais alta relevância para o estudo das interacções ocorridas no processo-doença, são as relações que se verificam entre os indivíduos de uma determinada comunidade, sejam elas intra ou inter-específicas.

01-05-2301-05-23 Eunice JethaEunice Jetha

Relações intra-específicas• Entre as relações estabelecidas por indivíduos da Entre as relações estabelecidas por indivíduos da

mesma espécie podemos ter:mesma espécie podemos ter:• · · Efeito grupo que se configura como sendo uma que se configura como sendo uma

necessidade que certas espécies apresentam, de necessidade que certas espécies apresentam, de só se poderem reproduzir e sobreviver quando só se poderem reproduzir e sobreviver quando agrupadas em populações bastante numerosas, agrupadas em populações bastante numerosas, existindo mesmo limite mínimo para a existindo mesmo limite mínimo para a sobrevivência. sobrevivência.

• Condição semelhante parece ocorrer com o Condição semelhante parece ocorrer com o elefante de África que, segundo estimativas, um elefante de África que, segundo estimativas, um rebanho desses animais, para sobreviver, rebanho desses animais, para sobreviver, necessita de contar com pelo menos 25 necessita de contar com pelo menos 25 indivíduos.indivíduos.

01-05-2301-05-23 Eunice JethaEunice Jetha

• Efeito massa é um fenómeno intra-específico que se verifica sempre que ocorre a superpovoação. Contrariamente ao que ocorre no efeito grupo, aqui a aglomeração traz consequências nefastas, e leva-nos a uma outra condição que é a competição intro-específica.

• Nesse caso, mesmo considerando-se que existe uma solidariedade natural entre indivíduos da mesma espécie, quando a população se torna elevada, é inevitável o surgimento de uma competição espacial e alimentar.  

01-05-2301-05-23 Eunice JethaEunice Jetha

• Esse tipo de competição manifesta-se, particularmente: nos comportamentos territoriais, quando um animal defende o seu lugar na modificação de uma certa área circundante; ou na manutenção da hierarquia social, com indivíduos dominantes e dominados.

01-05-2301-05-23 Eunice JethaEunice Jetha

Relações inter-específicas

• No que concerne às relações inter-específicas, estão configuradas as associações estabelecidas por diferentes espécies num mesmo espaço de coabitação, as quais podem resultar em vários tipos de combinações possíveis, entre as quais:

01-05-2301-05-23 Eunice JethaEunice Jetha

Neutralismo quando as duas espécies são independentes não exercendo qualquer influência uma sobre a outra;

• ·Competição inter-específica quando a disputa pelo alimento, abrigo ou lugares de postura, traz consequências desfavoráveis para as espécies competidoras. o grau de competição torna-se extremamente elevado, a ponto de não poderem coabitar quando elas possuem as mesmas necessidades, caracterizando assim o princípio da exclusão competitiva.

01-05-2301-05-23 Eunice JethaEunice Jetha

• SimbioseSimbiose quandquando o cada espécie só pode cada espécie só pode sobreviver, crescer e reproduzir-se na sobreviver, crescer e reproduzir-se na presença da outra. Trata-se de uma presença da outra. Trata-se de uma associação permanente entre duas associação permanente entre duas espécies diferentes, de tal forma espécies diferentes, de tal forma dependentes entre si que a vida dependentes entre si que a vida independente é impossível em independente é impossível em condições naturaiscondições naturais

01-05-2301-05-23 Eunice JethaEunice Jetha

• Mutualismo é uma relação muito semelhante à simbiose da qual difere pelo facto de não ser obrigatória para ambos os parceiros, embora possa sê-lo, para um deles. A relação entre bovinos ou ovinos e seus protozoários do rúmen é do tipo mutualístico

01-05-2301-05-23 Eunice JethaEunice Jetha

· Cooperação associação dispensável à sobrevivência das espécies envolvidas podendo ser muito vantajosa para ambas, particularmente na defesa contra seus inimigos (predadores).

· Comensalismo relação que se configura quando uma espécie dita comensal tira proveito de uma espécie hospedeira, sem causar-lhe qualquer dano.

As floras microbianas normais da pele e das mucosas constituem exemplos de uma relação entre seres, com benefícios para os microrganismos e sem prejuízo para os hospedeiros.

01-05-2301-05-23 Eunice JethaEunice Jetha

Amensalismo relacionamento no qual uma espécie, chamada amensal, é inibida no seu crescimento ou na sua reprodução por outra denominada espécie inibidora que nada sofre.

• Parasitismo quando urna espécie parasita, geralmente menor, vive no organismo de seu hospedeiro do qual depende para se abrigar e alimentar, podendo acarretar-lhe, além da espoliação, transtornos mais ou menos severos e, inclusive, a morte.

• Trata-se de uma relação de carácter unilateral em que há sempre benefício para o parasita e prejuízo

para o hospedeiro

01-05-2301-05-23 Eunice JethaEunice Jetha

• Predação ou predatismoPredação ou predatismo quando uma quando uma espécie dita espécie dita predadora predadora depende, para depende, para sua alimentação, de uma outra espécie sua alimentação, de uma outra espécie denomidada presa, quando a pressão denomidada presa, quando a pressão sobre uma espécie, seja por parte do sobre uma espécie, seja por parte do competidor, predador ou parasita, se competidor, predador ou parasita, se torna demasiadamente grande, a espécie torna demasiadamente grande, a espécie pode, não apenas perder a sua posição pode, não apenas perder a sua posição de dominância, como também de dominância, como também desaparecer inteiramentedesaparecer inteiramente

Estudos da OMS (2006)Estudos da OMS (2006)

24% das mortes no mundo são 24% das mortes no mundo são prematuras causadas por exposição prematuras causadas por exposição

a risco ambientais EVITÁVEISa risco ambientais EVITÁVEIS•94% Doenças diarreicas94% Doenças diarreicas•42% Infecções respiratórias42% Infecções respiratórias•42% Malária42% Malária

Impactos ambientais na Impactos ambientais na SaúdeSaúde

• Falta de água e esgoto (1 morte infantil a Falta de água e esgoto (1 morte infantil a cada 19 segundos);cada 19 segundos);

• Saneamento inadequado (1500 crianças Saneamento inadequado (1500 crianças mortas a cada ano);mortas a cada ano);

• Poluição do ar e envenenamento (1000 Poluição do ar e envenenamento (1000 crianças por ano)crianças por ano)

• Combustíveis, tintas, solventes, cosméticos, Combustíveis, tintas, solventes, cosméticos, água e alimentos (ÁREAS INDUSTRIAIS)água e alimentos (ÁREAS INDUSTRIAIS)

Impactos ambientais na Impactos ambientais na SaúdeSaúde

•Ondas de calor (70 mil mortes Ondas de calor (70 mil mortes EUROPA);EUROPA);

•Melanoma (200 mil novos casos – Melanoma (200 mil novos casos – 65 mil mortes);65 mil mortes);

•Cegueira por catarata (5% do total);Cegueira por catarata (5% do total);• Infecção hospitalarInfecção hospitalar•Câncer;Câncer;