Aulão de Vespera Colegio Ambiental

17
Prof. João Paulo (O lindão) joaopauloprogeo.blogspot.

Transcript of Aulão de Vespera Colegio Ambiental

Page 1: Aulão  de Vespera Colegio Ambiental

Prof. João Paulo (O lindão)joaopauloprogeo.blogspot.com

Page 2: Aulão  de Vespera Colegio Ambiental

Estrutura fundiáriaNo Brasil existe uma grande concentração de terras. Menos de 2% dos proprietários são donos de cerca de 40% das propriedades rurais. Muitas vezes, questões sobre estrutura fundiária e outros assuntos de Geografia do ENEM pedem a interpretação de gráficos ou tabelas. Uma das consequências da concentração fundiária é a desigualdade social. Ela é fortalecida, também, pela modernização do campo. Estude também as características da agricultura brasileira para Geografia do Enem.

Page 3: Aulão  de Vespera Colegio Ambiental
Page 4: Aulão  de Vespera Colegio Ambiental

O gráfico representa a relação entre o tamanho e a totalidade dos imóveis rurais no Brasil. Que característica da estrutura fundiária brasileira está evidenciada no gráfico apresentado? a) A concentração de terras nas mãos de poucos. b) A existência de poucas terras agricultáveis. c) O domínio territorial dos minifúndios. d) A primazia da agricultura familiar. e) A debilidade dos plantations modernos.

ENEM

Page 5: Aulão  de Vespera Colegio Ambiental

Meio ambiente e paisagens

O Brasil possui uma diversidade botânica imensa. Em nosso país, podemos encontrar florestas, formações arbustivas e rasteiras, além de uma composição vegetal litorânea diversa, o que faz com que essa matéria seja frequente nos vestibulares. É importante estudar domínios morfoclimáticos, biomas e clima para Geografia do ENEM.

Page 6: Aulão  de Vespera Colegio Ambiental

(Uerj 2017)

Page 7: Aulão  de Vespera Colegio Ambiental

No Brasil, os principais problemas oriundos da mineração podem ser englobados em quatro categorias: poluição da água, poluição do ar, poluição sonora e subsidência, ou seja, afundamento do terreno. Inicialmente, a mineração afeta a cobertura vegetal, em graus variados, desde a supressão total ou parcial na área a ser minerada, até a utilização de grandes volumes de água. A atividade gera profundas alterações, modificando toda a estrutura física e social tanto do local onde está situada a mina quanto da região no entorno. Adaptado de ge902ferro.wordpress.com.

O desastre ocorrido na cidade de Mariana evidenciou o quanto a mineração de ferro pode causar impactos socioambientais negativos.Nesse episódio, esses impactos provocaram a seguinte mudança nas condições de vida da localidade mineira: a) ampliação do número de idosos b) aumento da desigualdade salarial c) interrupção definitiva do extrativismo d) deslocamento compulsório da população

Page 8: Aulão  de Vespera Colegio Ambiental

ENEM 2015

Page 9: Aulão  de Vespera Colegio Ambiental

No mapa estão representados os biomas brasileiros que, em função de suas características físicas e do modo de ocupação do território, apresentam problemas ambientais distintos. Nesse sentido, o problema ambiental destacado no mapa indica a) desertificação das áreas afetadas. b) poluição dos rios temporários. c) queimadas dos remanescentes vegetais. d) desmatamento das matas ciliares. e) contaminação das águas subterrâneas.

A desertificação é um processo de degradação do solo em zonas semiáridas provocado pelo desmatamento e uso incorreto do solo com técnicas de conservação. No Brasil, a desertificação ocorre no Sertão Nordestino, o domínio da Caatinga, cuja vegetação foi suprimida em 45% devido ao avanço da pecuária extensiva, agricultura (subsistência e irrigada) e exploração de madeira (lenha e carvoarias).

Page 10: Aulão  de Vespera Colegio Ambiental

Urbanização e população    Durante muitos séculos, a população rural foi maior do que a população urbana em todo o mundo. A quantidade de pessoas que habitam as cidades superou a população rural na década de 1970 no Brasil. Historicamente, o espaço urbano oferece mais oportunidades sociais, econômicas e políticas. É importante estudar as diferenças entre a urbanização em países desenvolvidos e subdesenvolvidos. Estude o que é megacidade, megalópole e metrópole para Geografia do ENEM

Page 11: Aulão  de Vespera Colegio Ambiental
Page 12: Aulão  de Vespera Colegio Ambiental

(Enem 2014) A urbanização brasileira, no início da segunda metade do século XX, promoveu uma radical alteração nas cidades. Ruas foram alargadas, túneis e viadutos foram construídos. O bonde foi a primeira vítima fatal. O destino do sistema ferroviário não foi muito diferente. O transporte coletivo saiu definitivamente dos trilhos.JANOT, L. F. A caminho de Guaratiba. Disponível em: www.iab.org.br. Acesso em: 9 jan. 2014 (adaptado).

A relação entre transportes e urbanização é explicada, no texto, pela a) retirada dos investimentos estatais aplicados em transporte de massa. b) demanda por transporte individual ocasionada pela expansão da mancha urbana. c) presença hegemônica do transporte alternativo localizado nas periferias das cidades. d) aglomeração do espaço urbano metropolitano impedindo a construção do transporte metroviário. e) predominância do transporte rodoviário associado à penetração das multinacionais automobilísticas.

Page 13: Aulão  de Vespera Colegio Ambiental

ENEM

Page 14: Aulão  de Vespera Colegio Ambiental

Geologia

Dentro da Geologia, existe o estudo das formas de relevo e da

estrutura da Terra. Ela é formada por núcleo, manto e crosta.

Devido à dinâmica da crosta terrestre, surgem terremotos,

vulcões e relevos como cadeias montanhosas, por exemplo.

Estude a Teoria da Tectônica de Placas e processos de formação

de relevo.

Page 15: Aulão  de Vespera Colegio Ambiental

(Ufjf-pism 1 2015) As Figuras 1, 2, 3, 4 e 5, a seguir, mostram a história tectônica da Terra nos últimos 250 milhões de anos de tempo geológico. Cada era, período e época da história geológica da Terra teve uma distribuição de terra e mar, com regiões climáticas, vegetação e fauna distintas, caracterizando uma geografia física diferente da que presenciamos hoje.

Com base nas figuras apresentadas, responda:Qual das formas representa o Continente Pangea?

a) Apenas a Figura 1. b) Apenas a Figura 2. c) Apenas a Figura 3. d) Apenas a Figura 4. e) Apenas a Figura 5.

Page 16: Aulão  de Vespera Colegio Ambiental

Geopolítica     A formação do território brasileiro dependeu de acontecimentos históricos e de características morfoclimáticas da região. Em Geografia Geral, procure entender a globalização, a multipolarização política, e as organizações reguladoras da economia. Entenda as características de países desenvolvidos e subdesenvolvidos. Estude a organização política, territorial e regional do Brasil para o ENEM.

Page 17: Aulão  de Vespera Colegio Ambiental

(Enem 2015) Um carro esportivo é financiado pelo Japão, projetado na Itália e montado em Indiana, México e França, usando os mais avançados componentes eletrônicos, que foram inventados em Nova Jérsei e fabricados na Coreia. A campanha publicitária é desenvolvida na Inglaterra, filmada no Canadá, a edição e as cópias, feitas em Nova Iorque para serem veiculadas no mundo todo. Teias globais disfarçam-se com o uniforme nacional que lhes for mais conveniente.REICH, R. O trabalho das nações: preparando-nos para o capitalismo no século XXI. São Paulo: Educador, 1994 (adaptado).A viabilidade do processo de produção ilustrado pelo texto pressupõe o uso de a) linhas de montagem e formação de estoques. b) empresas burocráticas e mão de obra barata. c) controle estatal e infraestrutura consolidada. d) organização em rede e tecnologia da informação. e) gestão centralizada e protecionismo econômico.

A produção globalizada, típica da Terceira Revolução Industrial, utiliza a tecnologia da informação (telecomunicações e informática) e os transportes, permitindo uma organização em rede no sistema produtivo. Assim, as empresas aproveitam vantagens comparativas em vários países com o objetivo de conseguir maior lucratividade.