Aula_Psicologia aplicada: Herança do funcionalismo

30
Psicologia Aplicada: A herança do funcionalismo “A psicologia funcional é a psicologia das utilidades fundamentais da consciência. As estruturas e as funções orgânicas existem a fim de permitir que o organismo se adapte ao ambiente para sobreviver” (J. Angel)

Transcript of Aula_Psicologia aplicada: Herança do funcionalismo

Page 1: Aula_Psicologia aplicada: Herança do funcionalismo

Psicologia Aplicada:A herança do funcionalismo

“A psicologia funcional é a psicologia das utilidades fundamentais da consciência. As estruturas e as funções

orgânicas existem a fim de permitir que o organismo se adapte ao ambiente para sobreviver” (J. Angel)

Page 2: Aula_Psicologia aplicada: Herança do funcionalismo

Wundt e seus colaboradores

● Ainda que grande parte dos psicólogos responsáveis pelo movimento da psicologia aplicada tenham estudado com Wundt, nenhum deles pode ser apontado como seguidor de suas ideias.

Psicologia Aplicada nos EUA

Page 3: Aula_Psicologia aplicada: Herança do funcionalismo

Psicologia Aplicada nos EUA

● Os estudiosos relacionados com a fundação do funcionalismo não ambicionavam iniciar uma nova escola de pensamento. Apenas protestavam contra as restrições e limitações da psicologia de Wundt e do estruturalismo de Titchener.

● Com ênfase nas funções mentais, os funcionalistas interessaram-se pelas possíveis aplicações da psicologia aos problemas cotidianos em relação ao comportamento e à adaptação do homem nos diferentes ambientes.

Page 4: Aula_Psicologia aplicada: Herança do funcionalismo

Psicologia Aplicada nos EUA● O grande fator que proporcionou o distanciamento da psicologia de Wundt foi

o “zeitgeist americano” (espírito intelectual e o temperamento da época). A cultura americana era voltada ao prático, a psicologia de Wundt não lidava com o funcionamento da mente, nem podia ser aplicada aos problemas do dia-a-dia.

● Nos EUA com a abertura de vários laboratórios de psicologia o número de doutores na área cresceu muito. Porém, além dos baixos salários, as universidades não absorvia a todos, gerando um excedente de profissionais que tiveram que buscar seu sustento fora das universidades. Assim, muitos psicólogos da primeira geração da psicologia aplicada foram levados a abandonar o trabalho com a pesquisa experimental por não haver outra forma de escaparem das dificuldades financeiras.

● Os psicólogos também começaram a ser pressionados pelas direções das universidades e pelo poder legislativo estadual para que resolvessem problemas práticos e assim, justificarem a importância da área mediante a prova de seu valor financeiro.

.

Page 5: Aula_Psicologia aplicada: Herança do funcionalismo

Desenvolvimento da psicologia aplicada norte-americana

● Em vez de estudar a composição da mente, começaram a analisar seu funcionamento.

● A psicologia prática ou aplicada transporta a psicologia para o mundo real: nas escolas, fábricas, agências de publicidade, tribunais, clínicas e orientação infantil.

● Passados pouco mais de 20 anos do início da psicologia na Europa, os psicólogos americanos assumiram indiscutível liderança na área.

Page 6: Aula_Psicologia aplicada: Herança do funcionalismo

Granville Stanley Hall

● Hall foi um dos importantes difundidores da psicologia aplicada. Levou a psicologia para: a educação, fundou um dos primeiros laboratórios de psicologia nos EUA, criou a primeira revista norte-americana especializada

● Interessava-se pela teoria evolucionista. Seu trabalho tinha como base a hipótese de que o desenvolvimento normal da mente envolvia fases evolucionárias. Por isso, seu trabalho era focado no funcionamento mental das crinaças. Um aluno chegou a afirmar que “a criança se tornou o laboratório de Hall”.

em psicologia, foi organizador e primeiro presidente da APA, foi favorável à entrada das minorias (mulheres, negros e estrangeiros) nas universidades.

Page 7: Aula_Psicologia aplicada: Herança do funcionalismo

Granville Stanley Hall

● Os primeiros estudos sobre as crianças foi recebido com entusiasmo pelo público. Hall desenvolveu a “teoria da recapitulação” na qual assegurou que as crianças repetem a história de vida da raça humana: se aproximam do estágio selvagem quando novas e de ser humano civilizado na fase adulta.

● No entanto, seu trabalho com crianças foi criticado devido a baixa qualidade das pesquisas realizadas, suas amostragens eram inadequadas, os questionários insensatos, os pesquisadores mal treinados e os dados mal analisados, foi considerado “psicologia de baixo nível, imprecisa, inconsistente e equivocada”.

● Quando envelheceu voltou-se para a pesquisa das fases tardias do desenvolvimento humano, porém, ainda assim foi considerado uma das maiores autoridades do mundo sobre o estudo da criança.

Page 8: Aula_Psicologia aplicada: Herança do funcionalismo

James Mckeen Cattell

● Contribuiu para a psicologia aplicada com a aplicação de testes no estudo dos processos mentais.

● James McKeen Cattell (1860-1944) promoveu uma abordagem prática que focava o estudo das capacidades humanas e não o conteúdo da consciência.

● Em 1883, vai novamente até à Alemanha para desenvolver com Wundt seu projeto a respeito de uma psicologia das diferenças individuais. O interesse pelas diferenças individuais é consequência do ponto de vista evolucionista, e por isso interessou muito mais a psicologia americana, do que a alemã.

Page 9: Aula_Psicologia aplicada: Herança do funcionalismo

James Mckeen Cattell

● Retornou aos EUA, onde conheceu Francis Galton, que apresentou a Cattell sua proposta científica: a medição das diferenças psicológicas entre as pessoas.

● Cattell desenvolveu um método de classificação por ordem de mérito e foi o primeiro psicólogo a ensinar a análise estatística dos experimentos.

Page 10: Aula_Psicologia aplicada: Herança do funcionalismo

James Mckeen Cattell

● Em um artigo publicado em 1890, declarou que a psicologia seria capaz de atingir a exatidão das ciências físicas se aplicasse os fundamentos da experiência e da mediação. Era a origem dos testes e medições mentais.

● Os testes lidavam principalmente com medições sensório-motoras, incluindo a pressão obtida no dinamômetro, a velocidade dos movimentos, o limiar de dois pontos da sensibilidade, e as diferenças mínimas perceptíveis.

Page 11: Aula_Psicologia aplicada: Herança do funcionalismo

O movimento dos testes psicológicos

● O primeiro teste verdadeiramente psicológico de habilidade mental foi desenvolvido por Afred Binet (1857-1911).

● A avaliação das funções cognitivas como a memoria, a atenção, a imaginação e a compreensão, para Binet proporcionava medidas de inteligência mais adequadas.

● Em 1904 Binet e Théodore Simon foram nomeados para fazer parte da comissão para estudar a capacidade de aprendizagem das crianças e, juntos, pesquisaram quais eram as tarefas intelectuais que a maioria das crianças estaria apta a dominar nas diversas faixas etárias.

Page 12: Aula_Psicologia aplicada: Herança do funcionalismo

O movimento dos testes psicológicos

● Em 1916, Lewis M. Terman desenvolveu a versão que desde então passou a ser o padrão de testes e deu-lhe o nome de Stanford-Binet.

● Passou a adotar o conceito de quociente de inteligência (QI) que consiste em um número que apresenta a inteligência de uma pessoa, obtido com a multiplicação da idade mental por 100 e com a divisão do resultado pela idade cronológica.

Page 13: Aula_Psicologia aplicada: Herança do funcionalismo

O impacto da 1a Guerra Mundial sobre os testes psicológicos:

● O exército precisava de um teste mais simples que o Stanford-Binet e que fosse aplicado coletivamente.

● Selecionaram para utilizar como base o teste preparado por Arthur S. Otis e sua contribuição mais importante para os testes de inteligência foi a criação da questão de múltipla escolha.

● O trabalho dos psicólogos durante a guerra também incentivou o desenvolvimento e a aplicação dos testes em grupo para a avaliação das características da personalidade.

Page 14: Aula_Psicologia aplicada: Herança do funcionalismo

O movimento dos testes psicológicos

● Nos Estados Unidos, o sistema educacional público foi reorganizado com base no conceito do quociente de inteligência e os resultados de QI passaram a ser o critério mais importante para definir a colocação do aluno, bem como para definir o seu desenvolvimento.

Page 15: Aula_Psicologia aplicada: Herança do funcionalismo

Lightner Witmer

● Contribuição: Inaugurou o campo da psicologia clínica

● Possuía interesse em avaliar e tratar os problemas de aprendizagem e comportamento das crianças em idade escolar

● Pioneiro em acreditar que o a psicologia deveria ajudar as pessoas a resolverem problemas e não estudar o conteúdo de suas mentes

● Estudou sob a orientação de Wundt, porém não concordava com seus métodos de pesquisa

Page 16: Aula_Psicologia aplicada: Herança do funcionalismo

Lightner Witmer

● Trabalhou como psicólogo experimental● Fez com que aumentasse significativamente os

estudos para a formação de psicólogos educacionais● Preparou cursos sobre métodos de tratamento de

crianças com deficiência mental, cegas e com distúrbios

● Foi o primeiro psicólogo clínico, elaborava diagnósticos e tratamentos conforme a necessidade;

● Assim que ele adquiriu mais experiência e confiança, pode desenvolver programas padrão de avaliação e tratamento

Page 17: Aula_Psicologia aplicada: Herança do funcionalismo

Walter Dill Scott● Principal representante da psicologia

aplicada:

- à seleção de pessoa (criou escalas de classificação e testes em grupo para medir as características pessoais);

- à administração;

- à publicidade e aos negócios;

● Autor do primeiro livro desta área e o primeiro com título de professor de psicologia aplicada.

● Dedicou-se à melhoria do mercado e do ambiente de trabalho, procurando identificar métodos para os grandes empresários motivarem os funcionários e os consumidores.

● Fundou a primeira empresa de consultoria em psicologia.

Page 18: Aula_Psicologia aplicada: Herança do funcionalismo

Walter Dill Scott

● Scott empregou a psicologia experimental de Wundt em seus trabalhos a respeito da publicidade. Ele observou que a publicidade poderia ser comparada ao sistema nervoso do mundo dos negócios.

“Assim como o sistema nervoso é organizado de forma a nos proporcionar todas as sensações possíveis de cada objeto, o anúncio deve despertar na mente do consumidor diferentes tipos de imagens”

As propagandas atualmente focam mais na sensação de bem estar que o produto pode proporcionar do que em sua função.

● Empregou técnicas que aumentavam a sugestionabilidade do consumidor, como a emoção, a simpatia e o sentimentalismo.

- Usar comandos diretos “Compre batom seu filho merece batom”

- Recortar cupom “Preencha o cupom e concorra”

Page 19: Aula_Psicologia aplicada: Herança do funcionalismo

O papel da mulher na Psicologia aplicada

● A mulher era proibida de seguir carreira acadêmica. Por isso, elas buscaram emprego no campo da psicologia aplicada, como na psicologia clínica; organizacional; escolar.

● Elas também tiveram importante papel no desenvolvimento e aplicação de testes psicológicos.

Alguns nomes importantes:

Page 20: Aula_Psicologia aplicada: Herança do funcionalismo

Florence L. GoodenoughMaude A. Merrill James

Psyche CattelThelma Gwinn

Thurstone

Anne Anastasi

Page 21: Aula_Psicologia aplicada: Herança do funcionalismo

O papel da mulher na Psicologia aplicada

● Apesar do êxito da mulher na área de testes, seus trabalhos eram menosprezados e desacreditados.

● No campo da psicologia industrial-organizacional, duas mulheres se detacaram:

- Lillian Moller Gilbreth

- Anna Berliner

Page 22: Aula_Psicologia aplicada: Herança do funcionalismo

Hugo Munsterberg

● Desfrutou de grande sucesso na Alemanha. Veio para o EUA seduzido pela proposta de James de se tornar um diretor muito bem pago do laboratório de psicologia da Harvard. No início criticou a psicologia aplicada mas acabou abandonando a pesquisa psicofísica sobre o conteúdo da mente para dedicar-se à busca de soluções para os problemas cotidianos.

● O alemão Hugo Munsterberg fez grandes contribuições para o desenvolvimento da psicologia aplicada.

Page 23: Aula_Psicologia aplicada: Herança do funcionalismo

Hugo Munsterberg

● Na psicologia jurídica ou forense (tratava da relação entre a psi e a lei;prevenção do crime, uso de hipnose, de testes mentais);

● Na psicoterapia (descrito como “um propagandista criativo da psicologia” aos olhos de Witmer, depreciou a profissão ao espalhar que curou centenas de pessoas com variados distúrbios)

● Na psicologia industrial ou organizacional (orientação vocacional; a publicidade; a administração de pessoal; testes mentais, a motivação funcional e os efeitos da fadiga e monotonia no desempenho da função).

● Foi muito odiado nos EUA; acusado de ser espião da Alemanha; não via com bons olhos a mulher na área acadêmica; foi acusado de receber dinheiro para se posicionar contra a proibição do álcool.

Page 24: Aula_Psicologia aplicada: Herança do funcionalismo

O Auge da Psicologia nos EUA

● Após a guerra a psicologia aplicada adquiriu muito mais respeito dentro da profissão;

● A psicologia acadêmica se beneficiou muito do sucesso da psicologia aplicada: emprego suficiente e apoio financeiro; novos departamentos, prédios e laboratórios de psicologia foram criados

● Mania nacional (o psicologia resolve tudo; pode vender tudo)

Page 25: Aula_Psicologia aplicada: Herança do funcionalismo

O declínio da psicologia aplicada

● Depressão econômica mundial (década de 30) a psicologia aplicada foi alvo de duras criticas pois não cumpria suas promessas de resolver tudo.

● “a psicologia sacrificara suas raízes científicas”

O uso de testes inadequados e mal elaborados como o teste de inteligência de Thomas Edison e o teste de seleção de imigrantes.

Page 26: Aula_Psicologia aplicada: Herança do funcionalismo

O impacto da 2a. Guerra Mundial sobre a profissão de psicólogo

● A imagem da psicologia aplicada foi recuperada após a 2a. Guerra Mundial.

● Aumentou a necessidade do psicólogo clínico que passaram a atender os veteranos de guerra que sofriam de problemas emocionais graves.

● O exército americano criou programas de graduação afim de aumentar o número e as especialidades de profissionais em psicologia. Assim, os psicólogos ampliaram sua área de atuação indo trabalhar em hospitais e clinicas.

● Os psicólogos foram chamados para auxiliarem na seleção de oficiais, pilotos, etc.

Page 27: Aula_Psicologia aplicada: Herança do funcionalismo

A psicologia aplicada hoje

● Psicologia Clínica

● Psicologia Escolar / Educacional

● Psicologia do Esporte

● Psicologia Hospitalar

● Psicologia Jurídica

● Psicologia Organizacional e do Trabalho

● Psicologia Social

● Psicologia de Trânsito

● Psicomotricidade

● Psicopedagogia

● Neuropsicologia

Page 28: Aula_Psicologia aplicada: Herança do funcionalismo

Obrigada!

Page 29: Aula_Psicologia aplicada: Herança do funcionalismo

Aviso

A segunda prova será no dia 1 de julho.

A prova substitutiva será no dia 8 de julho.

Page 30: Aula_Psicologia aplicada: Herança do funcionalismo

Capítulo 8 - “Psicologia aplicada: A herança do funcionalismo”, Schultz e Schultz.

1. Cite as principais contribuições de Hall à psicologia e quais as críticas que seu trabalho com as crianças recebeu.

2. Quais as contribuições de J.M. Cattell ao desenvolvimento da psicologia?

3. Qual é o impacto da 1a Guerra Mundial sobre os testes psicológicos?

4. Qual é o impacto da 2a Guerra Mundial sobre a profissão de psicólogo?

5. O alemão Hugo Munsterberg fez grandes contribuições para o desenvolvimento de três áreas da psicologia aplicada nos EUA. Cite quais são essas áreas e descreva suas contribuições.

6. Apesar do sucesso nos primeiros anos do século XX, a psicologia aplicada foi alvo de críticas, como a expressa na afirmação de Grace Adams de que ela “sacrificara suas raízes científicas (...)”. Cite um exemplo presente no texto que justifique essa crítica.