Aulas da Bíblia para crianças

171
Salinha de 4 a 6 anos Uma palavra ao professor: Querido(a) Professor(a): É um grande privilégio ter você trabalhando no ministério infantil. Você terá uma grande participação na formação dos líderes da sua igreja e da sociedade brasileira. São os valores que eles vão adquirir agora que moldarão seu caráter para sempre. É uma honra poder ser parte integrante desse processo. A turminha de pré-alfabetização é muito especial. Não são mais bebês, mas ainda não sabem ler. São cheios de energia e perguntas. Prepare-se para muitos “por quês?”, muitas risadas e muita alegria. Mas também não esqueça que momentos difíceis acontecerão, é inevitável. Essa turminha ainda não lê mas já está começando a se familiarizar com as letras e os números. Sendo assim, use abuse de cartazes, que você deverá ler para eles. A decoração da sua sala é uma questão muito importante, porque ela fala muito do carinho que você sente pelas crianças. Uma sala arrumada é acolhedora. Cada módulo terá um painel correspondente, que deverá ser bonito e chamativo. Você também pode fazer um quadro com os aniversariantes, outro com a foto do ajudante do mês. Prepare também envelopes com os trabalhinhos feitos durante a unidade para que eles levem para casa na última lição. Inclua os versículos que foram trabalhados. A cada três meses faça uma festa para os aniversariantes. Deverá ser simplesmente um bolo e refrigerante. Não permita que vire uma grande festa, porque o tempo na salinha é curto e precisamos faze-lo render. Combine com as mães para fazerem um bolo confeitado e trazerem refrigerantes, copos, etc. Deixe para a hora da despedida. Chame cada aniversariante pelo nome, ore e cantem os parabéns. O ideal é que as crianças nem comam o bolo na salinha, para diminuir a sujeira. Nessa data também faça a entrega dos prêmios para aqueles que foram mais presentes e para os que decoraram mais versículos. Procure

description

Aulas bíblicas para crianças de 4 a 6 anos.

Transcript of Aulas da Bíblia para crianças

Salinha de anos at a alfabetizao

Salinha de 4 a 6 anosUma palavra ao professor:

Querido(a) Professor(a):

um grande privilgio ter voc trabalhando no ministrio infantil. Voc ter uma grande participao na formao dos lderes da sua igreja e da sociedade brasileira. So os valores que eles vo adquirir agora que moldaro seu carter para sempre. uma honra poder ser parte integrante desse processo.

A turminha de pr-alfabetizao muito especial. No so mais bebs, mas ainda no sabem ler. So cheios de energia e perguntas. Prepare-se para muitos por qus?, muitas risadas e muita alegria. Mas tambm no esquea que momentos difceis acontecero, inevitvel. Essa turminha ainda no l mas j est comeando a se familiarizar com as letras e os nmeros. Sendo assim, use abuse de cartazes, que voc dever ler para eles.

A decorao da sua sala uma questo muito importante, porque ela fala muito do carinho que voc sente pelas crianas. Uma sala arrumada acolhedora. Cada mdulo ter um painel correspondente, que dever ser bonito e chamativo. Voc tambm pode fazer um quadro com os aniversariantes, outro com a foto do ajudante do ms. Prepare tambm envelopes com os trabalhinhos feitos durante a unidade para que eles levem para casa na ltima lio. Inclua os versculos que foram trabalhados.

A cada trs meses faa uma festa para os aniversariantes. Dever ser simplesmente um bolo e refrigerante. No permita que vire uma grande festa, porque o tempo na salinha curto e precisamos faze-lo render. Combine com as mes para fazerem um bolo confeitado e trazerem refrigerantes, copos, etc. Deixe para a hora da despedida. Chame cada aniversariante pelo nome, ore e cantem os parabns. O ideal que as crianas nem comam o bolo na salinha, para diminuir a sujeira. Nessa data tambm faa a entrega dos prmios para aqueles que foram mais presentes e para os que decoraram mais versculos. Procure no estimular a competio entre eles, mas sim recompensar aquele que trabalhou bem.

O segredo do sucesso na utilizao desse material planejamento, organizao, criatividade e muita uno. Ns s podemos ensinar o que sabemos, por isso muito importante que o seu corao esteja cheio e que voc pratique aquilo que ensina. necessrio gastar tempo com Deus, para ouvir o que Ele quer ensinar s crianas sobre esses temas. Ao contar a histria, no se limite a ela. Busque o toque de Deus em cada corao. No basta que as crianas aprendam a histria. Elas devem tambm aprender a amar a Palavra de Deus, e ao prprio Deus. A sua ministrao tem sucesso quando produz mudana nos coraes, e essa mudana se reflete no comportamento, no falar, no agir e at nas notas da escola. Ateno: cabe aos pais a educao espiritual de seus filhos, mas voc tem um papel fundamental. Voc um pastor ou uma pastora para cada criana. Lembre-se de interceder por cada um. Busque um relacionamento prximo com os pais. Seja instrumento de mudana em famlias desestruturadas e feridas.

Faa dos pais seus aliados, independente deles serem convertidos ou no. Esteja sempre mandando recadinhos, tanto para reclamar como para elogiar, avise-os da programao e do contedo que voc est ministrando, convide-os para a festinha dos aniversariantes, enfim, envolva-os de todas as formas possveis. Incentive-os tambm a colocar seus filhos em clulas, quem sabe at a abrir uma em sua casa.

Quando acontecerem casos de crianas problemticas demais, procure seu lder. Cada caso dever ser analisado individualmente, e tratado com os pais de acordo com a direo do Senhor.

Nossa sociedade hoje est criando filhos sem referencial, cheios de feridas e problemas fsicos e emocionais. Voc no bab. um agente de mudana da sociedade. Dentro da sua sala voc instrumento de Deus para transformar a vida de cada criana, de cada famlia, da sociedade e do prprio pas. Tenha paixo e viso. Busque o discernimento de Deus sobre comportamentos difceis, pois eles costumam refletir problemas muito mais profundos. No desista das suas crianas. Alimente-se para poder alimentar. Seja curado para poder curar, e restaurado para poder restaurar. Viva os sonhos de Deus, para poder ensinar sobre eles. Ao deixar a sua salinha, as crianas devero ter aprendido que:

F, obedincia, sabedoria, domnio prprio, pacincia, bondade, generosidade e amor so gerados por Deus em ns;

Esses so os princpios de uma vida de sucesso;

Deus nos ama, e por isso quer que sejamos bons;

Deus falou com muitas pessoas e transformou muitas vidas na Bblia, e continua a fazer isso hoje;

Os valores de Deus so eternos, e contra eles no h lei.

Nosso tema geral so os princpios de vida baseados no fruto do Esprito Santo, e cada mdulo tem 6 ou 7 domingos de durao, onde a cada domingo voc ministrar sobre um personagem da Bblia. No se preocupe ainda em ensinar onde fica a histria, ou muitas informaes tericas, isso ser feito mais para frente, em outra sala.

Para o bom andamento da aula, necessrio que haja uma professora titular, que vai supervisionar tudo e ser responsvel pela parte mais importante, que a ministrao, e um ajudante para cada estao que pretender colocar na sala, pois elas acontecem todas ao mesmo tempo. Se a opo for por no dividir fisicamente as estaes, fazendo com que todos participem de tudo, ento a professora precisar de mais um ou dois ajudantes. Esses ajudantes devem estar preparados para o trabalho, sabendo sobre o tema que est sendo ministrado. Podem ser pr-adolescentes, desde que tenham compromisso.

A sala dever ter: cadeiras em nmero suficiente, quadro para giz ou caneta, um mural fixo para receber o material referente ao mdulo que ser estudado, os nomes dos aniversariantes, etc. Com um bom planejamento, o tempo utilizado para preparar tudo pode ser bem reduzido. No incio de cada mdulo j deixe todas as cpias tiradas, figuras recortadas, etc. Deixe para cada semana o estudo da ministrao, que o que realmente importa. Se voc no fizer mais nada, mas a ministrao alcanar os coraes, voc atingiu seu objetivo.

Veja abaixo explicaes detalhadas sobre cada fase e cada detalhe do programa:

O painel: esse painel dividido em duas partes: a primeira temporria e consiste em colocar no mural palavras e figuras que sero utilizadas durante o mdulo. 2mx1m uma boa medida. A palavra-chave do mdulo dever ser feita com letras bem grandes e colocada em cima, no centro. A cada domingo sero acrescentadas as figuras referentes s histrias. Nesse painel tambm dever ter um quadro com o nome das crianas, para que ganhem estrelas pela presena e por versculos decorados. 1mx 0,5m suficiente. Faa uma premiao no final de cada unidade. A segunda parte fixa, e dever conter um lugar para colocar o nome dos aniversariantes do trimestre e a foto do ajudante do ms. Use sua criatividade e utilize fotos das crianas, lembre momentos especiais, etc. No incio do mdulo j deixe tudo pronto, inclusive as estrelinhas que eles usaro para marcar a presena e o versculo. No esquea de explicar para eles o que voc est fazendo.

2m

0,5 m

Os diversos momentos da aula:

Boas vindas: o (a) professor (a) e mais um ajudante devero esperar as crianas na sala, enquanto os outros ajudantes trazem as crianas. medida que forem entrando, devero receber uma estrela para colar em frente ao nome, pela presena. Escreva o nome dos visitantes tambm e deixe que colem a estrela. Depois disso, se as estaes estiverem divididas a criana j poder se dirigir para a que quiser. Se no, dever sentar e esperar os colegas. Os tios que vierem com as crianas tambm devem ajudar, para agilizar esse momento.

- Atividades sugeridas: Voc poder usar todas ou no, uma obrigatria: a da Bblia. As atividades so sempre simples e rpidas, de modo que em 15 minutos possvel passar por at 3 estaes. Voc pode montar 3 estaes, dividir as crianas entre elas e a cada 5 minutos pedir que troquem, e a cada domingo fazer estaes diferentes.

Louvor/Orao/Oferta: Esses trs momentos so muito importantes, e vo ajudar a criana a formar seus hbitos. Use CDs, e misture msica para crianas e para adultos. Preocupe-se sempre com o contedo das letras, e explique aquilo que eles provavelmente no sabem. Conduza as crianas presena de Deus. Ensine-as a se expressarem com seus corpinhos, e ministre poderosamente na vida delas. Saiba que muitas vezes parece que voc est cheia da uno e as crianas no corresponderam. A Palavra de Deus no volta vazia, que as crianas no reagem como adultos. E tambm no se frustre se imediatamente aps um louvor abenoado a criana fizer uma arte das piores. apenas sua natureza humana se manifestando. Corrija, mas no se sinta frustrado(a). Na orao, tenha em mente os seguintes objetivos: reverncia, humildade, intimidade. Incentive cada um a orar em voz alta, e uns pelos outros. Crianas dessa idade so muito voltadas para si, e uma oportunidade de ensin-las a olhar para os lados e enxergar as necessidades do prximo. Para a oferta, faa uma caixa bem bonita, com uma abertura em cima, e ensine-os sobre dar com alegria, e sobre o que vai acontecer com aquele dinheiro, e as bnos que viro sobre a vida deles.

Ministrao: A ministrao ter sempre duas partes: a histria bblica e uma outra com um casal de irmos Rebeca e Jnatas - que viver situaes ligadas histria bblica, para mostrar uma aplicao prtica do que esto aprendendo. Mas o mais importante de tudo o seguinte: aquilo que no frutificar no seu corao no frutificar no corao dos seus alunos. No podemos ensinar o que no sabemos. Use muitos recursos diferentes para contar a histria bblica, como livros, figuras, cartazes, desenhos no quadro (fazem muito sucesso, ainda que voc seja uma negao para desenho. Tem que ser desenhos rpidos, como bonecos palitinho.), flanelgrafo, vdeo, etc. Use a sua criatividade. Para a histria dos irmos, crie dois personagens e faa desenhos simples e coloridos para cont-la.

Trabalhinho: Ser sempre simples e relacionado ao tema. Se o trabalho for muito detalhado, j traga algumas coisas cortadas e prontas de casa. Lembre-se sempre de incluir no trabalho o versculo do dia. Voc pode optar por deixar que eles levem o trabalhinho para casa todo domingo ou guardar em um envelope para entregar todos juntos no final da unidade. A segunda opo interessante porque assim eles no perdero os trabalhos to facilmente e os pais podero acompanhar o trabalho que foi feito.

Despedida: Todos devero ajudar a arrumar a sala, guardando o material e catando o lixo. Ensine-os a fazer isso por amor: a voc, s outras pessoas que vo usar a sala e a Deus, que gosta de todas as coisas em ordem. Depois faa uma roda com eles e ore, abenoando suas famlias, suas vidas, e orando por alguma coisa em especial, um pedido de alguma criana.

A partir desses passos, voc poder construir uma salinha de sucesso, abenoada e abenoadora. Disponha-se, e mos obra. Deus te abenoe!

MDULO 1 F

Versculo-chave: Tenha f em Deus. Marcos 11:22

Versculos que explicam o que e porque devemos ter f: Hb 11:1, 6

Perguntas para o(a) professor(a):

1 Voc tem f?

2 Qual o tamanho da sua f?

3 Nas suas palavras, o que f?

4 Voc tem testemunhos a dar sobre f?

5 - O que muda na sua vida?

6 - Quando voc comeou a ter f?

7 - Como era a sua f quando voc era do tamanho dos seus alunos?

8 - Quando mudou? Em que voc tinha f antes? O que aconteceu?

Responda sinceramente s questes acima, medite sobre esse tema. Leia a histria de cada personagem que ser citado procurando pela f dele. Leia pelos olhos da f. Revista-se de f para poder ministrar sobre ela. Ministre aos seus ajudantes tambm.

O painel desse mdulo dever ter a palavra F bem grande no centro e o versculo Tenha f em Deus em destaque. Separe um lugar para colocar os outros versculos, os nomes das crianas, com espao para colar as estrelas e os personagens das histrias. Faa uma moldura bem colorida no mural.

Lio 1:A F DE UM HOMEM

Texto Bblico: Gn. 6:14 7:24

Versculo: Mc 11:22

Material:

Papis com o versculo para decorar

Cartazes com as palavras do versculo (molde no final)

Folhas de papel em branco

Bacias de plstico

Blocos de encaixar

Livros sobre No e a Arca

Figuras de gente, animais e barcos

Livros em branco (receita no final)

Quebra-cabea de bichos (molde no final)

Lpis de cor

Cartolina

Cola com glitter

Retalhos de EVA

Molde da arca (no final)

Cola quente ou de contato.

Caneta para retroprojetor ou especial para EVA

Boas-vindas: Receba as crianas com um sorriso amoroso, e distribua as estrelas para serem coladas no painel. Preste ateno nas visitas, para que se sintam acolhidas. Use um pedao do seu tempo para explicar sobre a presena e os versculos.

Atividades sugeridas:

da Bblia: deixe a Bblia aberta em Marcos 11:22, e marque o versculo. Leia para todos. Escreva cada palavra do versculo em uma folha de papel recortada no formato de um bicho, sem esquecer a referncia, destacando bem a palavra f (Basta ampliar o molde do quebra cabeas). Pea para cada criana segurar uma. Se forem mais crianas do que palavras, cada uma ter a sua vez. Todos devem ler junto com voc, e quando voc falar a palavra, a criana que estiver segurando aquele papel deve levant-lo. Repita at perceber que eles aprenderam, sempre trocando os cartazes e as crianas. Depois entregue a cada um o versculo escrito em um papel para levar para casa e ensinar para o papai e a mame. Quem souber repetir no domingo seguinte ganhar uma estrela para colar em frente ao seu nome, no painel.

Da Brincadeira: pea s crianas para construrem uma arca (explique o que uma arca) e bichinhos com blocos de encaixar.

Do Livro: Tenha livros sobre No e revistas que tenham figuras de bichos, gente e barco. Deixe as crianas folhearem os livros enquanto voc conta a histria, e depois deixe que cada um faa sua histria nos livros em branco.

De Arte: entregue criana dois jogos j cortados de bichinhos. Deixe que pintem como quiserem. Para jogar elas podem procurar por cor, formato e palavras. Eles ainda no lem mas j reconhecem as letras.

Da Palavra: na cartolina, escreva com a cola de glitter a palavra F e a palavra No. Fale sobre as letras que formam esses nomes, pergunte se algum sabe escrever o prprio nome, fale sobre a f. O objetivo ensinar a palavra a eles.

Do Teatro: Monte uma arca com cadeiras, divida as crianas em papis e peam para dramatizarem a histria que voc for contando.

Tranqila: Ensine as crianas a fazerem barquinhos de papel para colocar em bacias de plstico com gua ver como flutuam.

Louvor:

Escolha uma msica para ser o tema dessa unidade, e faa um gostoso momento de louvor com eles.

Orao:

Orem juntos, pedindo a Deus que d mais f. Agradeam pelas bnos e peam perdo pelos pecados. (Leve-os sempre a refletir sobre as coisas erradas que fizeram e a se arrepender. No ria se os pecados parecerem bobos. Eles fazem um belo estrago na alma.)

Oferta:

Leia um versculo que fale sobre oferta e incentive todos a darem para o Senhor. Nessa unidade voc deve enfatizar a oferta de f.

Ministrao:

No, o amigo de Deus

No era um homem bom e correto. No amava a Deus, e eles eram amigos. Um dia Deus falou para No : Construa uma arca. Dentro dela voc vai colocar a sua famlia e um casal de cada animal. J pensou que maluquice? Pra que ele ia construir um barco to grande, se nem morava perto do mar? Mas No no falou nada, s obedeceu. No cria que Deus sabia o que estava fazendo. No sabia que Deus tinha um plano que era bom para ele. No tinha F.

E No construiu o barco exatamente como Deus falou. As pessoas riam dele, dizendo que ele estava louco, mas nada podia faz-lo desistir de obedecer ao Senhor, ao Pai do Cu. Quando a arca ficou pronta, No colocou a sua famlia e os animais dentro da arca. Ento Deus mandou uma chuva to forte, to forte, que inundou o mundo inteiro e matou todo mundo. S No, sua famlia e os animais que estavam dentro da arca se salvaram. J pensou nisso? No foi escolhido porque ele era o nico que andava com Deus. Sabe o que Deus encontrou em No que no encontrou nas outras pessoas? A f. Sem f impossvel agradar a Deus, se lembram?

Trabalhinho:

Recorte as peas da arca e um retngulo azul do EVA. Cada criana dever montar a sua para voc colar.Escreva com pontinhos o versculo de hoje para que eles cubram com a canetinha.

Despedida:

Pea a todos para ajudarem a arrumar a sala, e depois faam uma roda para orar. Ministre f ao corao de cada um, e abenoe a semana deles. No deixe que esqueam o papel com o versculo.

Lio 2:A F DE UMA MENINA E DE UM COMANDANTE

Texto Bblico: II Rs 5:1-14

Versculo: Hb 11:6a

Material:

Estrelas para colar no painel

Figura de No e a arcaPapis com o versculo para decorar

Cartazes com as palavras do versculo (molde no final)

Livros sobre Naam e o profeta Eliseu

Lpis de cor

Cartolina

Cola com glitter

Retalhos de tecido

Arame colorido ou encapado

Canetinhas

Cola

Cesta de plstico ou vime

Barbante

Durex

Grampos para roupa

Boas-vindas: Depois que as crianas chegarem e colarem suas estrelas, antes de irem para as estaes, relembre a lio anterior e pregue a figura de No no painel. Ore rapidamente e passe para as estaes.

Atividades sugeridas:

da Bblia: deixe a Bblia aberta em Hebreus 11:6, e marque apenas o incio do versculo. Leia para todos. Escreva cada palavra do versculo em uma folha de papel recortada no formato de uma roupa, sem esquecer a referncia, destacando bem a palavra f. Ponha dentro de uma cesta, e medida que voc for lendo o versculo uma criana deve pegar a roupinha que tem aquela palavra e pregar no varal. Se desejar, pode recortar as peas de roupa no tecido. Depois todos devem ler junto com voc. Quando j estiverem sabendo, cada vez que repetirem o versculo uma criana dever tirar uma roupa e colocar de volta na cesta. Depois entregue a cada um o versculo escrito em um papel para levar para casa e ensinar para o papai e a mame. Quem souber repetir no domingo seguinte ganhar uma estrela para colar em frente ao seu nome, no painel.

Da Brincadeira: Escolha um aluno para ser o comandante. Os outros devero ficar em fila e obedecer s ordens do comandante (direita, esquerda, sentido!). Sero os soldados. O que for mais obediente ser promovido a capito, e far o mesmo.

Do Livro: Procure uma Bblia Ilustrada para crianas que tenha essa histria. Conte a histria e mostre as figuras. No enfatize a f, apenas relate os fatos.

De Arte: Cada criana far um Naam: corte um pedao do arame e enrole em volta do grampo de roupas perto da extremidade que segura a roupa, para formar os braos. Corte retngulos de tecido, faa um buraco no meio e vista o grampo, amarrando com um barbante para formar a cintura. Faa o rosto com canetinhas.

Da Palavra: Use as mesmas palavras da lio 1 e acrescente a palavra Naam.

Louvor:

Solte a sua imaginao, sem esquecer da msica tema da unidade.

Orao:

Orem juntos, pedindo a Deus que d mais f. Agradeam pelas bnos e peam perdo pelos pecados. (Leve-os sempre a refletir sobre as coisas erradas que fizeram e a se arrepender. No ria se os pecados parecerem bobos. Eles fazem um belo estrago na alma.)

Oferta:

Fale sobre ofertas de f, e o resultado que ela traz para a sua vida. Incentive-os a pensar em algo que eles desejem mas que seja impossvel, que eles poderiam usar aquele dinheiro para comprar. Fale de Malaquias 3:10. Cuidado para no ensinar as crianas a barganhar com Deus. preciso honestidade com Deus.

Ministrao:

Naam

Naam era um comandante de exrcito muito corajoso. Todos o admiravam, mas ele tinha um problema: ele era leproso. Quem sabe o que lepra? (Explique). Naam j tinha tentado de tudo para curar a lepra, mas nada adiantou.

Um dia ele estava em casa muito triste, quando uma menina, que era de Israel e agora trabalhava na casa do comandante falou: se o senhor fosse ao meu pas, l existe um profeta de Deus que pode curar o senhor. Essa menina tinha f em Deus. O comandante Naam ficou muito animado, e resolveu procurar esse profeta, que se chamava Eliseu. Se arrumou todo, chamou seus criados, separou muitos presentes para Eliseu e partiu.

Quando chegou em Israel, foi at a casa de Eliseu e bateu na porta. Quem atendeu foi um moo que falou: olha, o senhor Eliseu est muito ocupado para conversar agora. Ele mandou dizer para o senhor mergulhar sete vezes no rio Jordo que o Senhor Deus vai te curar.

Naam ficou uma fera. Quem aquele profeta achava que era para nem ir na porta falar com ele, s mandar um recado? E ainda por cima um recado ridculo desses. Com tantos rios no pas dele, porque ele ia tomar banho naquele riozinho de l?

Mas um dos servos de Naam falou: comandante, se o profeta tivesse mandado o senhor fazer alguma coisa muito difcil, tudo bem. Mas no custa nada mergulhar no rio. Naam pensou um pouco e concordou com o servo.

Ele no tinha nada a perder, e quem sabe esse Deus poderia curar aquela lepra. Ento, foi at o rio com seus servos, e mergulhou. Quem sabe mergulhar? Vamos imitar o comandante Naam mergulhando? Vamos contar: 1...2...3...Naam comeou a achar que no ia acontecer nada, porque j tinha mergulhado seis vezes e no tinha acontecido nada. Mas quantas vezes o profeta falou que Deus mandou mergulhar? 7, no foi? Ento, na stima vez, quando ele levantou, a lepra tinha ido embora, e a pele do comandante estava macia como a de um beb.

Ah, como ele ficou feliz! Voltou at o profeta e quis dar um monte de presentes a ele, mas Eliseu no aceitou.

Naam foi embora para casa, e estava muito feliz de ter tido f para fazer o que Deus falou!

Trabalhinho:

Agora faa com as crianas a serva de Naam, da mesma forma que fizeram o Naam. Se voc no optou pela estao da arte, faa os dois agora.

Despedida:

Depois de arrumarem a sala, pea a uma ou duas crianas que orem pedindo f a Deus. Pergunte sobre pedidos de orao, e lembre-se de orar por eles durante a semana.

Lio 3: A F DE ABRAO E SARA

Texto Bblico: Gnesis 12:1-7

Versculo: Gn 15: 6

Material:

Estrelas para colar no painel

Figura de Naam e da meninaPapis com o versculo para decorar

Papel laminado

Fio de nylon

Livros com a histria de Abrao

Lpis de cor

Molde da tenda (no final)

Cola com glitter

Canetinhas

Cola

Barbante

Durex

Boas-vindas: Receba as crianas chamando-as pelo nome. Antes de irem para as estaes, relembre a lio anterior e pregue as figuras de Naam e da menina no painel. Ore rapidamente e passe para as estaes.

Atividades sugeridas:

da Bblia: deixe a Bblia aberta em Gnesis 15:6, e marque o versculo. Leia para todos. Desenhe estrelas no quadro e as palavras do versculo dentro delas. Depois todos devem ler junto com voc. Quando j estiverem sabendo, cada vez que repetirem o versculo voc apagar uma palavra. Depois entregue a cada um o versculo escrito em um papel para levar para casa e ensinar para o papai e a mame. Quem souber repetir no domingo seguinte ganhar uma estrela para colar em frente ao seu nome, no painel.

Da Brincadeira: Providencie um lenol ou lona bem grande e forme uma tenda. Explique que naquele tempo era assim que se morava. Deixe que brinquem de cozinhar, cuidar do rebanho, etc.

Do Livro: Procure uma Bblia Ilustrada para crianas que tenha essa histria. Conte a histria e mostre as figuras. No enfatize a f, apenas relate os fatos.

De Arte: Antes da aula deixe cortadas as formas utilizadas para um sinal de trnsito. Cada um dever colar o seu. Fale sobre sinais de trnsito, o que so o verde, o amarelo e o vermelho. Vocs usaro os sinais no fim da aula.

Da Palavra: Acrescente s outras palavras Abrao e Sara. Pea a elas que leiam as palavras para voc.

Louvor:

Solte a sua imaginao, sem esquecer da msica tema da unidade.

Orao:

Orem juntos, pedindo a Deus que d mais f. Agradeam pelas bnos e peam perdo pelos pecados. (Leve-os sempre a refletir sobre as coisas erradas que fizeram e a se arrepender. No ria se os pecados parecerem bobos. Eles fazem um belo estrago na alma.)

Oferta:

Ensine-os que Deus ama a quem d com alegria.

Ministrao:

Abrao e Sara

H muito , muito tempo atrs, viveu um homem chamado Abrao. Ele era casado com a Sara, e eles no tinham filhos. Moravam junto com a famlia, numa boa terra. Quando Abrao estava com 75 anos (mostre a eles que uma pessoa de 75 anos j no nova), um dia Deus apareceu para ele e falou: Abrao, pegue a sua mulher, Sara, tudo o que seu, sai dessa terra e de perto da sua famlia, e vai para um lugar que eu vou te mostrar. L eu farei voc ter filhos e sua famlia ser to grande que no vai dar para contar quantos sero. A sua famlia ser o meu povo escolhido.

Voc j pensou que loucura?A Sara nem podia ter filhos e Deus estava dizendo a Abrao que a famlia dele seria to grande que no daria nem para contar. E ainda por cima Deus queria que Abrao sasse da sua casa e da sua cidade sem saber para onde ir, Deus mostraria no caminho. Sabe o que Abrao fez? Creu em Deus, e foi. E por causa da sua f, Deus o abenoou muito, cumpriu as promessas que fez a ele e at hoje a famlia dele enorme. Voc j ouviu falar num pas chamado Israel? a famlia de Abrao que mora l. Foi l que Jesus nasceu, viveu e morreu. J pensou se Abrao no tivesse tido f e obedecido?

Trabalhinho:

Cada criana far sua prpria tenda, recortando, dobrando e enfeitando como quiser. Enquanto eles estiverem trabalhando, fale sobre Abrao, que morava em tendas, e como ele foi um homem de f.

Despedida:

Depois de arrumarem a sala, pea a uma ou duas crianas que orem pedindo f a Deus. Pergunte sobre pedidos de orao, e lembre-se de orar por eles durante a semana.

Lio 4: A F DE UMA ME

Texto Bblico: xodo 2:1-10

Versculo: Atos 16:31 Cr no Senhor Jesus e sers salvo, tu e a tua casa.

Material:

Estrelas para colar no painel

Figura de AbraoPapis com o versculo para decorar

EVA colorido

Livros com a histria de Moiss

Lpis de cor

Molde da casa (no final)

Papel Criativo

Molde do junco (no final)

Tesoura

Cola

Boas-vindas: Receba as crianas chamando-as pelo nome. Antes de irem para as estaes, relembre a lio anterior e pregue a figura de Abrao no painel e as estrelas de quem decorou o versculo. Ore rapidamente e passe para as estaes.

Atividades sugeridas:

da Bblia: deixe a Bblia aberta em Atos 16:31, e marque o versculo. Leia para todos. Tenha pregada na parede a casa em EVA feita a partir do molde ampliado, com algumas madeiras faltando. Nessas madeiras soltas voc dever escrever o versculo. De duas em duas elas devero pegar as tbuas e colocar no lugar certo. Repitam vrias vezes o versculo. Depois entregue a cada um o versculo escrito em um papel para levar para casa e ensinar para o papai e a mame. Quem souber repetir no domingo seguinte ganhar uma estrela para colar em frente ao seu nome, no painel.

Da Brincadeira: Leve uma cesta e faa um jogo de basquete. Diga que uma cesta serve para muitas coisas, e pode at salvar uma vida.

Do Livro: Existem muitos livros contando a histria de Moiss. Tenha tambm uma Bblia ilustrada.

De Arte: Antes da aula corte muitas tiras de papel criativo com 2 ou 3 cm de largura. Na borda esquerda de uma folha de papel grampeie 5 tiras de papel colorido, e na inferior, outras 5. Ensine-os a tranar as tiras. Quando acabarem, cole o trabalho na folha de papel e corte as bordas, dando o formato de uma cestinha.

Da Palavra: Acrescente s outras palavras Joquebede e Moiss. Pea a elas que leiam as palavras para voc. A essa altura elas j devem reconhecer a palavra F.

Louvor:

No CD Cantando a Bblia da Garotada h uma msica sobre Moiss.

Orao:

Esse deve ser sempre um momento especial. No deixe cair na rotina, ou que seja feito com pressa e de qualquer jeito. As crianas precisam entender que a orao fundamental para uma vida de verdade com Deus.

Oferta:

Ensine-os que Deus ama a quem d com alegria.

Ministrao:

Joquebede e Moiss.

Para essa ministrao, v desenhando no quadro.

Vocs se lembram de Abrao? Pois , Deus cumpriu a promessa que fez a ele, e a sua famlia se tornou enorme, e depois virou uma nao. Muitos e muitos tempos depois de Abrao, o povo Hebreu ou de Israel que era o povo de Abrao se tornou escravo no Egito. Mas Deus amava aquele povo, e tinha uma promessa para a vida deles, como tem hoje para a sua. O povo de Deus no escravo de ningum nem de nada. Por isso, Deus foi abenoando o povo, e eles foram crescendo e se tornando muito fortes. O rei do Egito, o Fara, era um homem que no temia a Deus, era um homem realmente mau. Mandava o povo de Deus trabalhar muito, e batia neles, no dava comida direito e tratava bem mal, para que eles ficassem fracos e nem conseguissem fugir. Mas Fara viu que Deus os fazia ficar cada vez mais fortes, e iam nascendo muitos nens, e o povo estava ficando muito grande. Logo eles iam ficar mais poderosos que os egpcios e deixariam de ser escravos. Ento Fara teve uma idia terrvel: chamou as parteiras (mulheres que ajudavam as mes a terem seus bebs) e disse que se fossem meninos, elas deveriam matar na mesma hora. E tambm mandou os soldados dele ficarem no meio do povo e matar qualquer beb menino que eles achassem.

Mas numa casa, onde havia uma me chamada Joquebede, nasceu um beb menino. Ela conseguiu esconder o nen por alguns meses, mas quando ele foi ficando maior, e comeou a chorar mais alto, ela viu que no dava mais para escond-lo, os guardas iam descobrir e matar o seu filhinho. Mas a Joquebede era uma mulher de Deus, e ela tinha f. Ela pegou junco (explique que uma planta), fez uma cestinha, passou betume por fora, para no entrar gua, e colocou o nenezinho dela l dentro. Pegou sua outra filha, Miri, e foi at o rio. L, crendo que Deus era quem cuidava dela e da sua famlia, ela colocou o cestinho na gua, deixou Miri escondida, vigiando, e foi para casa. Sabe o que aconteceu? A princesa, a filha do Fara, encontrou a cesta com o beb e gostou tanto dele que quis ficar com ele. Mas ela no sabia cuidar de bebs, e nem tinha leite para ele. Ento Miri saiu do esconderijo, e disse que conhecia uma mulher hebria que tinha leite e poderia cuidar dele at ele ficar um pouco maior. A princesa deu nome ao beb de Moiss, e ele foi criado pela sua me at o dia em que foi morar no palcio do rei.

Deus escolheu Moiss para tirar o povo do Egito, da escravido. Ele, a famlia dele e todo o povo de Israel foi salvo porque Joquebede teve f.

Trabalhinho:

O trabalhinho de hoje fcil: fazer um junco. Recorte as peas de acordo com o molde, e cada um colar o seu. Explique que a cestinha foi feita do talo do junco, e que o cestinho ficou escondido no meio deles.

Despedida:

Depois de arrumarem a sala, pea a uma ou duas crianas que orem pedindo f a Deus. Pergunte sobre pedidos de orao, e lembre-se de orar por eles durante a semana. Lio 5: A F DE UM PROFETA

Texto Bblico: II Reis 4:18-22, 27-37

Versculo: E tudo quanto pedirdes em orao, crendo, recebereis. Mt. 21:22

Material:

Estrelas para colar no painel

Figura de Joquebede e de um cestinhoPapis com o versculo para decorar

Frase pontilhadas (no final)

Lpis de escrever

Papel crepom marrom

Livros em branco

Boneca

Papel crepom colorido

Canetinha hidrocor

Pregadores de roupa de madeira

Arame fino

Tesoura

Cola

Boas-vindas: Receba as crianas chamando-as pelo nome. Antes de irem para as estaes, relembre a lio anterior e pregue a figura de Joquebede e Moiss no painel e as estrelas de quem decorou o versculo. Ore rapidamente e passe para as estaes.

Atividades sugeridas:

da Bblia: Mostre o versculo na Bblia, e repita com eles. D a cada um uma folha com as frases pontilhadas para que cubram. Leia as frases com eles e explique que crer e ter f a mesma coisa.

Da Brincadeira: Corte um retngulo comprido de papel crepom marrom. Faa um buraco no meio para encaixar a cabea, e amarre na cintura uma tira tambm de crepom. Vestida de profeta, a criana deve subir numa cadeira e pregar. Essa brincadeira , na verdade, muito sria. Fique de olhos e ouvidos atentos a novos profetas!

Do Livro: Procure em revistas e livros figuras de pele, desertos, homens da antiguidade, e deixe cada um recortar e fazer um livro sobre Eliseu.

De Arte: Cada um dever fazer um Eliseu pegue um pregador de roupa e desenhe uma carinha na extremidade que segura a roupa. Abaixo da carinha, enrole um pedao de arame, deixando duas sobras para serem os braos. Corte pequenos retngulos de crepom, faa furos para passar a cabea e vista o pregador, amarrando com uma tira de crepom ou barbante. Se desejar, use um pedao de arame encapado para fazer um cajado.

Da Palavra: A palavra Eliseu ser acrescentada s outras. Enfatize sempre a palavra f. Pea s crianas que leiam as outras palavras.

Da famlia: finjam que a boneca um beb que est doente. Cada um dever dizer o que a mame e o papai fazem quando eles esto doentes. Faa com a boneca, e ela dever ficar boa.

Louvor:

Como nas lies anteriores.

Orao:

Reveja a lio anterior

Oferta:

Reveja a lio anterior.

Ministrao:

Eliseu.

Improvise um teatrinho com dois tios ou tias vestidos de profeta e ajudante, com a roupa de crepom. A diferena do profeta carregar o cajado. O ajudante dever estar sempre perto dele, fazendo tudo que Eliseu fizer, ou mandar.

Eliseu era um homem de Deus, um profeta. Ele tinha um ajudante chamado Geazi. Eliseu era um homem que tinha muita f. Quando ns temos f, ns agradamos a Deus, e Ele cuida de ns. Por isso, quando Eliseu estava passando por uma cidade chamada Sunm, Deus falou no corao de uma mulher muito rica para que ela desse comida ao profeta e seu ajudante. E ainda mais: ela construiu um quarto para Eliseu em cima da casa dela. Eliseu ficou muito agradecido, e abenoou aquela mulher. Sabe o que aconteceu? A sunamita sunamita a mulher que mora em Sunm sonhava em ter um filho, e nunca tinha tido. Eliseu profetizou e ela teve um beb.

O beb cresceu, virou um menino, e um dia Eliseu estava em outro lugar, e o menino ficou doente. E morreu. A mame dele o colocou no quarto, na cama de Eliseu, e saiu para procur-lo. Quando o achou ,chorou muito, e ele veio com ela. Entrou no quarto, orou e se deitou em cima do menino, colocando a testa na testa do menino, o olho no olho, o nariz no nariz e assim por diante. Sabe o que aconteceu? O menino comeou a ficar quentinho (porque quando a pessoa morre ela fica gelada), e de repente...comeou a espirrar! Espirrou sete vezes, e abriu os olhos. Deus ouviu a orao de Eliseu, e o menino ressuscitou!

Trabalhinho:

Agora cada um far um menino da mesma forma que fizeram o Eliseu.

Despedida: Reveja as lies anteriores.

Lio 6: A F DE QUATRO AMIGOS

Texto Bblico: Marcos 2:1-12

Versculo: Vendo-lhes a f, Jesus disse ao paraltico: Filho, os teus pecados esto perdoados. Mc. 2:5

Material:

Estrelas para colar no painel

Papis com o versculo para decorar

Figura de Eliseu

Quebra-cabeas (moldes no final)

Cobertor infantil

Corda ou barbante

Lpis de escrever

Retngulos de cartolina ou EVA

Retalhos de tecido do tamanho dos retngulos acima

Boneca

Arame fino colorido

Tesoura

Cola

Boas-vindas: Receba as crianas com um sorriso e um abrao. Com o cobertor e a corda monte uma maca como a que os amigos usaram para carregar o paraltico. Diga que na nossa histria de hoje quatro homens levaram seu amigo doente at Jesus com uma maca assim. Antes de irem para as estaes, relembre a lio anterior e pregue a figura de Eliseu no painel e as estrelas de quem decorou o versculo. Ore rapidamente e passe para as estaes.

Atividades sugeridas:

da Bblia: Mostre o versculo na Bblia, e repita com eles. Distribua os quebra cabeas e deixe que montem. So quebra-cabeas de 4 peas, e plastificados. Tire cpia dos modelos que aparecem na seo de moldes, cubra frente e verso com contact e depois corte em 4 pedaos. Pea que leiam as palavras.

Da Brincadeira: Coloque uma boneca na maca de cobertor e as crianas se revezaro para carregar at um determinado lugar. Elas devero ter cuidado, pois o amigo est doente!

Do Livro: Deixe livros com essa histria mostra, para que eles folheem.

De Arte: As crianas faro uma maca, furando os quatro cantos do retngulo de cartolina ou EVA e amarrando uma tira de barbante. Cole o retalho de tecido sobre a maca, apenas nas pontas, deixando o meio solto.

Da Palavra: A palavra amigos ser acrescentada s outras. Enfatize sempre a palavra f. Pea s crianas que leiam as outras palavras.

Louvor:

Como nas lies anteriores.

Orao:

Reveja a lio 1

Oferta:

Reveja a lio 1.

Ministrao:

O amigo doente.

(Conte essa histria desenhando no quadro)

Uma vez, quando Jesus estava aqui na terra, tinha quatro homens que tinham um amigo paraltico. Quem sabe o que paraltico? uma pessoa que no pode andar. Os amigos desse paraltico gostavam muito dele, e tambm j tinham ouvido que Jesus podia curar e fazer milagres. Quando Jesus chegou na cidade deles, o que voc acha que esses amigos resolveram fazer? Levar o paraltico para Jesus curar. Pegaram a cama dele, amarraram cordas para poder carregar (chame quatro crianas para carregarem a maca com a boneca de novo) e levaram o amigo at a casa em que Jesus estava. Quando chegaram l, a casa estava lotada, no tinha espao nem para uma mosca. Puxa, como eles iam fazer? Ser que iam desistir? No, eles tinham f que Jesus poderia curar o amigo, e por isso decidiram faz-lo chegar at Jesus de qualquer jeito. Sabe o que eles fizeram? Subiram at o teto, tiraram as telhas em cima do lugar em que Jesus estava, e desceram o paraltico pelo buraco, deixando-o bem pertinho de Jesus.

O que vocs acham que Jesus fez? Quando Ele viu a f daqueles homens, jamais poderia deixar aquele paraltico ir embora sem o abenoar. Sabe o que Ele fez? Falou para o moo: os seus pecados esto perdoados. Algumas pessoas que estavam l no gostavam de Jesus, e pensaram: quem Ele pensa que para perdoar pecados? Acontece que Jesus sabe o que ns pensamos, e respondeu a eles: Porque vocs esto pensando assim? O que mais fcil dizer: esto perdoados os seus pecados ou levanta, pega a sua cama e anda? Para que vocs saibam que o Filho do Homem tem autoridade para perdoar pecados, eu mando: levanta, pega a sua cama e vai para casa.

Quem sabe o que aconteceu? O paraltico levantou, pegou a cama dele e foi embora! Que milagre tremendo! Glria a Deus pela f dos quatro amigos!

Trabalhinho:

Com o arame colorido cada criana far um bonequinho para colocar na maca que foi feita no centro de artes.

Despedida: Reveja as lies anteriores.

Receitas e moldes:

Livros em branco:

Material:

05 folhas brancas

Cartolina ou EVA coloridos

L ou barbante

Furador de papel

Canetinhas coloridas

Corte as 5 folhas ao meio, e dois pedaos de cartolina ou EVA para fazerem a capa e a contracapa. Monte o livro, faa dois furos no canto esquerdo e amarre com barbante. Voc tambm pode levar a uma copiadora e colocar um espiral. Deixe cada um escrever seu nome e decorar a capa como quiser.

Cartazes com o versculo:

Copie o molde do quebra-cabea, recorte cada animal separado e amplie at ficar do tamanho da folha. Recorte para ficar com o formato do animal, e se achar necessrio, cubra com papel contact para ficar mais resistente. A palavra F deve ser bem realada, com glitter, tinta ou qualquer outro material que voc desejar.

Molde da arca

Roupas para escrever o versculo:

Molde da tenda:

Molde da casa lio 4

Molde do junco

Lio 6 Quebra Cabeas

Lio 6: chapu do soldado romano

Amplie o molde e corte grosseiramente dois para cada criana. Na frente escreva: tenha f em Deus. As crianas devero cortar e grampear as extremidades, de forma que fique parecido com uma coroa.MDULO 2 OBEDINCIA

Versculo-chave: Obedecers voz do Senhor teu Deus. Dt 27:10

Versculo que deve ser trabalhado paralelamente: Mais importa obedecer a Deus do que aos homens. At. 5:29

Msica-tema: Obedecer CD Amigo de Deus Crianas Diante do Trono

Perguntas para o(a) professor(a):

1 Voc completamente obediente?

2 Para voc, quando difcil obedecer?

3 Nas suas palavras, o que obedecer?

4 Voc foi uma criana obediente? Quais foram as conseqncias?

5 Voc obediente a Deus?

Se voc no respondeu de forma satisfatria s questes acima, o Senhor vai tratar com voc nessa rea durante essa unidade. E essa a melhor forma de ministrarmos: falar sobre aquilo que Deus tem ministrado em ns. Procure criar na mente dos seus alunos que obedecer a Deus uma coisa boa, que traz conseqncias boas. E que o mais importante obedecer a Ele em primeiro lugar. Ou seja: se Deus me manda honrar pai e me, eu vou fazer isso. Se me manda no mentir, no vou mentir. Trabalhe na cabecinha deles que muitas vezes nossos amigos querem nos fazer pecar, e acabamos obedecendo a eles. Mas devemos obedecer primeiro a Deus, e no aos nossos colegas.

A palavra central do painel da sala obedincia, e o versculo dever estar bem destacado. Separe um lugar para colocar os outros versculos, os nomes das crianas, com espao para colar as estrelas. No espao para colocar os nomes dos personagens, divida em duas partes: Ns obedecemos e Ns desobedecemos, assim:

Lio 8:NO JARDIM

Texto Bblico: Gn. 3:1-21

Versculo: Dt. 27:10

Material:

Papis com o versculo para decorar

Cartazes com as palavras do versculo (molde no final)

Folhas de papel em branco

Cartolina branca

Molde do versculo

Livros sobre Ado e Eva

Folhas de rvores, grama, capim

Letras grandes formando a palavra OBEDECER

Lpis de cor

Cola com glitter

Folhas 5,6 e 7 do material Narrativas Bblicas, Velho Testamento, Parte 1, no-alfabetizados

Boas-vindas: Quando as crianas chegarem, mostre o novo painel e a palavra que vo estudar nessa unidade. Diga que vamos conhecer pessoas que obedeceram e pessoas que desobedeceram a Deus, e o que aconteceu com elas.

Atividades sugeridas:

da Bblia: deixe a Bblia aberta em Deuteronmio 27:10, e marque o versculo. Leia para todos. Pergunte como vamos ouvir a voz de Deus, e explique: na Bblia, ouvindo nossos pais e professores da igreja e at mesmo ouvindo Deus falar no nosso corao. Distribua as conchas com as palavras do versculo e a cartolina branca. Divida o grupo, e enquanto alguns pintam as conchas, outros devem pintar um cenrio de praia na cartolina branca. Depois, colem as conchas na praia.

Do Livro: tenha bastante livros com Ado e Eva, e tambm com jardins, plantas e animais. Converse sobre a criao do mundo com eles.

Da Brincadeira: Brinque de Seu Mestre mandou voc dar ordens para que faam caretas, batam palmas, etc., mas eles s devem obedecer quando voc comear a frase com Seu Mestre mandou. Se voc no falar isso, aqueles que fizerem o gesto saem da brincadeira.

Louvor:

Explore bastante a msica-tema. Faa em cartolina as letras da palavra obedecer, e d uma para cada criana segurar. A cada domingo voc troca as crianas. Crie uma coreografia.

Orao:

muito difcil ser obediente. Faam uma campanha pela obedincia. Orem todos os domingos, unjam as crianas, e combinem de orar todo dia para que Deus nos faa mais obedientes.

Oferta:

Leia um versculo que fale sobre oferta e incentive todos a darem para o Senhor. Nessa unidade voc deve enfatizar a oferta de f. Fale do pote, que toda vez que encher ser usado para abenoar a sala, ou algum que esteja precisando, ou um missionrio.

Ministrao:

Ado e Eva desobedecem (use um livro para contar)

Ado foi o primeiro homem que Deus criou, e Eva, a primeira mulher. Eles moravam no jardim maravilhoso que o Pai tinha feito para eles. Toda tarde Deus vinha passear com eles no jardim.

Deus falou para os dois: Tudo que tem aqui de vocs. Dem nomes aos animais, divirtam-se, e comam de tudo o que tem no jardim, menos do fruto da rvore do conhecimento do bem e do mal.

Mas o diabo enganou a Eva, e ela desobedeceu a Deus e comeu a fruta. Ele apareceu como uma cobra, e conversou com Eva: verdade que Deus disse que vocs no podem comer as frutas? Eva respondeu: no, a gente s no pode comer a fruta da rvore do conhecimento do bem e do mal, pois Deus falou que se comermos, vamos morrer. A serpente respondeu: que nada! No vo morrer coisa nenhuma. Deus sabe que no dia em que vocs comerem dessa fruta vocs vo ficar iguais a Ele. E foi passando a conversa na Eva, at que ela... comeu. E ainda levou para o Ado, e ele tambm desobedeceu e comeu.

Por causa da desobedincia eles foram expulsos do jardim, comearam a sentir vergonha (fale que eles andavam nus), e tiveram que comear a trabalhar, construir sua casa, e a mulher passou a sentir dores para ter beb. Se eles no tivessem desobedecido, hoje ns no precisaramos trabalhar, nem estudar, nem sofrer.

Precisamos obedecer a Deus para que Ele cuide de ns.

Trabalhinho:

Com as folhas que voc trouxe cada um far, com colagem e desenhos, um desenho do jardim do den, com os animais, Ado e Eva, e o que mais eles desejarem colocar.

Outro trabalhinho:

Comece a trabalhar com eles as folhas 5 a 7 das Narrativas Bblicas. Se no der tempo de terminar, deixe que levem para casa.

Despedida:

Faam um momento de arrumao e orem para que o Senhor nos faa cada dia mais obedientes.

LIO 9: UM HOMEM OBEDECEU VOZ DE DEUS

Texto Bblico: Ex. 3:1 - 4:20

Versculo: Dt. 27:10b

Material:

Papis com o versculo para decorar

Jogo do versculo(explicaes na estao da Bblia)

Semforo feito em cartolina

Cartolina branca e verde

Tinta guache ou de pintura a dedo

Figuras de Moiss e arbustos

Papel em branco

Cola

Livros sobre Moiss

Letras grandes formando a palavra OBEDECER

Folhas 43 a 45 do material Narrativas Bblicas, Velho Testamento, Parte 1, no-alfabetizados

Boas-vindas:

Quando as crianas chegarem, mostre o novo painel, cole as estrelas de cada um e o nome de Ado na coluna ns desobedecemos. Relembre o que eles fizeram e o que aconteceu por causa da desobedincia.

Estaes:

da Bblia: deixe a Bblia aberta em Deuteronmio 27:10, e marque o versculo. Leia para todos. Faa uma atividade com eles: recorte na cartolina verde quatro arbustos 4 para cada criana e escreva as palavras do versculo nos arbustos (divida as palavras pelos arbustos). Antes da aula, coloque os arbustos na ordem correta sobre as folhas e risque o contorno deles. A criana dever encontrar o encaixe e colar os arbustos em ordem. Faa que todos leiam o versculo quando acabarem.

Do Livro: Leve figuras de Moiss e de arbustos para que eles faam uma colagem. Faa uma para voc.

Da Brincadeira: Brinque de obedecer ao sinal. Coloque na parede um semforo recortado em cartolina preta, vermelha, verde e amarela Cada um finje estar dirigindo, e quando voc gritar vermelho elas devem parar, amarelo prestar ateno e verde continuar a dirigir.

Da Famlia: dramatizem como a vida de uma famlia que obedece a Deus: as pessoas no brigam, oram antes de comer, estudam, obedecem, etc.

Louvor:

Explore bastante a msica-tema. Faa em cartolina as letras da palavra obedecer, e d uma para cada criana segurar. A cada domingo voc troca as crianas. Crie uma coreografia.

Orao:

Continue com a campanha da obedincia. Veja a lio 8.

Oferta:

Reveja a lio 8.

Ministrao:

Use a colagem que voc fez.

Moiss e a sara ardente.

Comece explicando o que uma sara um arbusto do deserto.

Pergunte quem j ouviu a histria do beb Moiss. Ento conte que depois que ele cresceu foi morar no palcio de fara, e foi criado como um prncipe. Mas um dia, quando saiu para passear, viu um egpcio batendo num homem hebreu, como ele, e ficou to furioso que matou o egpcio. Escondeu o seu corpo, mas no teve jeito. Fara ficou sabendo e ficou furioso. Moiss fugiu para o deserto, e morou l por quarenta anos. Deus mudou o corao de Moiss durante esse tempo.

Um dia, ele estava cuidando do rebanho do sogro dele, quando viu uma coisa muito esquisita: uma sara estava pegando fogo e no se queimava. Resolveu ir at l para ver o que era aquilo, e quando chegou perto... Ouviu uma voz vinda de dentro da sara, falando: Moiss!Moiss! Moiss respondeu: Eis-me aqui. Era Deus falando com Moiss. Disse que precisava que ele voltasse ao Egito para livrar o povo hebreu, que estava sofrendo muito como escravo. Moiss teve medo, mas Deus confirmou que era aquilo que ele deveria fazer e Moiss obedeceu. Por causa da obedincia de Moiss o povo de Deus saiu do Egito, atravessou o Mar Vermelho, que se abriu para eles passarem, e foi at a Terra Prometida. Vocs j ouviram a histria de quando Moiss abriu o mar para o povo passar?(conte rapidamente, e enfatize que Moiss tambm foi obediente naquele momento, fazendo exatamente o que Deus mandou.)

Trabalhinho:

Comece hoje um trabalhinho que levar outras duas aulas para ficar pronto: entregue a cada criana um pedao de cartolina recortado mais ou menos no tamanho de uma folha de papel. Passe tinta nas palmas das mos das crianas e faa com que as apertem sobre o papel o mais prximo possvel do meio. Coloque o nome de cada uma e deixe secar.

Outro trabalhinho:

Comece a trabalhar com eles as folhas 43 a 45 das Narrativas Bblicas. Se no der tempo de terminar, deixe que levem para casa.

Despedida:

Faam um momento de arrumao e orem para que o Senhor nos faa cada dia mais obedientes.

LIO 9: UM HOMEM OBEDECEU VOZ DE DEUS

Texto Bblico: Ex. 3:1 - 4:20

Versculo: Dt. 27:10

Material:

Papis com o versculo para decorar

Jogo do versculo(explicaes na estao da Bblia)

Semforo feito em cartolina

Cartolina branca e verde

Tinta guache ou de pintura a dedo

Figuras de Moiss e arbustos

Papel em branco

Cola

Livros sobre Moiss

Letras grandes formando a palavra OBEDECER

Boas-vindas: Quando as crianas chegarem, mostre o novo painel, cole as estrelas de cada um e o nome de Ado na coluna ns desobedecemos. Relembre o que eles fizeram e o que aconteceu por causa da desobedincia.

Estaes:

da Bblia: deixe a Bblia aberta em Deuteronmio 27:10, e marque o versculo. Leia para todos. Faa uma atividade com eles: recorte na cartolina verde quatro arbustos 4 para cada criana e escreva as palavras do versculo nos arbustos (divida as palavras pelos arbustos). Antes da aula, coloque os arbustos na ordem correta sobre as folhas e risque o contorno deles. A criana dever encontrar o encaixe e colar os arbustos em ordem. Faa que todos leiam o versculo quando acabarem.

Do Livro: Leve figuras de Moiss e de arbustos para que eles faam uma colagem. Faa uma para voc.

Da Brincadeira: Brinque de obedecer ao sinal. Coloque na parede um semforo recortado em cartolina preta, vermelha, verde e amarela Cada um finje estar dirigindo, e quando voc gritar vermelho elas devem parar, amarelo prestar ateno e verde continuar a dirigir.

Da Famlia: dramatizem como a vida de uma famlia que obedece a Deus: as pessoas no brigam, oram antes de comer, estudam, obedecem, etc.

Louvor:

Explore bastante a msica-tema. Faa em cartolina as letras da palavra obedecer, e d uma para cada criana segurar. A cada domingo voc troca as crianas. Crie uma coreografia.

Orao:

Continue com a campanha da obedincia. Veja a lio 8.

Oferta:

Reveja a lio 8.

Ministrao:

Use a colagem que voc fez.

Moiss e a sara ardente.

Comece explicando o que uma sara um arbusto do deserto.

Pergunte quem j ouviu a histria do beb Moiss. Ento conte que depois que ele cresceu foi morar no palcio de fara, e foi criado como um prncipe. Mas um dia, quando saiu para passear, viu um egpcio batendo num homem hebreu, como ele, e ficou to furioso que matou o egpcio. Escondeu o seu corpo, mas no teve jeito. Fara ficou sabendo e ficou furioso. Moiss fugiu para o deserto, e morou l por quarenta anos. Deus mudou o corao de Moiss durante esse tempo.

Um dia, ele estava cuidando do rebanho do sogro dele, quando viu uma coisa muito esquisita: uma sara estava pegando fogo e no se queimava. Resolveu ir at l para ver o que era aquilo, e quando chegou perto... Ouviu uma voz vinda de dentro da sara, falando: Moiss!Moiss! Moiss respondeu: Eis-me aqui. Era Deus falando com Moiss. Disse que precisava que ele voltasse ao Egito para livrar o povo hebreu, que estava sofrendo muito como escravo. Moiss teve medo, mas Deus confirmou que era aquilo que ele deveria fazer e Moiss obedeceu. Por causa da obedincia de Moiss o povo de Deus saiu do Egito, atravessou o Mar Vermelho, que se abriu para eles passarem, e foi at a Terra Prometida. Vocs j ouviram a histria de quando Moiss abriu o mar para o povo passar?(conte rapidamente, e enfatize que Moiss tambm foi obediente naquele momento, fazendo exatamente o que Deus mandou.)

Trabalhinho:

Comece hoje um trabalhinho que levar outras duas aulas para ficar pronto: entregue a cada criana um pedao de cartolina recortado mais ou menos no tamanho de uma folha de papel. Passe tinta nas palmas das mos das crianas e faa com que as apertem sobre o papel o mais prximo possvel do meio. Coloque o nome de cada uma e deixe secar.

Despedida:

Faam um momento de arrumao e orem para que o Senhor nos faa cada dia mais obedientes.

LIO 10: UM POVO QUE OBEDECEU A DEUS

Texto Bblico: Ex. 16:4-26

Versculo: Dt 28:13

Material:

Papis com a frase Obedea a Deus escritas em pontilhado.

Figura de Moiss

Aveia, ou cereal

Vasilhas ou copos de plstico

Livro ou Bblia ilustrada com a histria do man

L colorida

Boas-vindas:

Mostre a figura de Moiss colada no painel. Procure sempre chegar antes das crianas na sala, e receb-las carinhosa e calorosamente.

Estaes:

da Bblia: escreva em pontilhado e tire cpias da frase Obedea a Deus e pea que liguem os pontos. Depois cada um dever ler o que escreveu. Como o versculo dessa lio grande, divida-o em partes para ser decorado nas prximas 2 aulas.

Da Brincadeira: Escolha um lder, que dever dar ordens e ser obedecido. Deixe que vrios sejam o lder uma vez.

Da Famlia: Divida-os em grupos, e digam que so famlias. Cada famlia deve receber um copo ou vasilha de plstico, e recolher alimento (aveia ou cereal) para a sua famlia, o suficiente para uma refeio. Trabalhe com eles a obedincia de pegar apenas o necessrio para aquele momento.

Louvor:

Veja lio 9.

Orao:

Continue com a campanha da obedincia. Veja a lio 8.

Oferta:

Reveja a lio 8.

Ministrao:

Use o livro ou Bblia ilustrada.

Deus manda o man.

O povo de Israel saiu do Egito seguindo o lder enviado por Deus: Moiss. No comeo estava todo mundo feliz, afinal de contas, no precisavam mais trabalhar como escravos. Eram livres, e Deus tinha prometido que todos iriam para uma terra maravilhosa.

Mas, aos poucos, eles foram ficando com fome, e estavam no meio do deserto. No tinha nada para comer. E agora? Eles esqueceram da bondade de Deus, e que Ele pode todas as coisas e comearam a reclamar de fome e a chorar porque no tinham nada para comer.

O que eles no sabiam que Deus j tinha cuidado de tudo. Quando Moiss foi orar para que Deus lhe dissesse o que fazer com aquele povo faminto e murmurador (explique o que murmurador), o Senhor contou a Moiss que todos os dias haveria uma chuva especial: ia cair man do cu. O man era uma coisa bem fininha, parecida com escamas de peixe, mas com gostinho de bolo de mel. Deus falou que cada um deveria pegar s o que agentasse comer. Algumas pessoas desobedeceram, e sabe o que aconteceu? Aquilo que eles guardaram para depois, ou para o dia seguinte, deu bicho e cheirou mal. Ento o povo entendeu e aprendeu que Deus cuidava deles todos os dias, e que eles podiam obedecer tranqilamente. Foi o que eles fizeram, e durante todo o tempo que eles ficaram no deserto quarenta anos! nunca faltou o man para o povo de Deus.

Trabalhinho:

Hoje cada um vai continuar o trabalho comeado no domingo anterior. Fure toda a borda com um furador de papel para que as crianas bordem com a l.

Despedida:

Faam um momento de arrumao e orem para que o Senhor nos faa cada dia mais obedientes.

LIO 11: OBEDEA SEU PAI E SUA ME

Texto Bblico: Ex. 34:29-32; 20:12

Versculo: Dt 28:13

Material:

Papis com a frase Obedea a Deus escritas em pontilhado e em letras comuns.

Figura de pessoas formando o povo de Israel

Papis com as seguintes palavras: obedecer, Moiss, Deus, Papai, mame

Folhas 47-49 Narrativas Bblicas, Velho Testamento, parte 1, no alfabetizados.

Boas-vindas:

Mostre o povo de Israel colado no painel. Lembre com eles a histria da ltima aula

Estaes:

da Bblia: repita a mesma atividade da lio 10 e introduza mais um pedao do versculo Dt. 28:13

Da Palavra: Usando os papis com as palavras descritas no material, leia cada uma para as crianas e pea que elas leiam de volta para voc.

Da Famlia: converse com eles sobre o papai e a mame, como eles do ordens, se os filhos obedecem, ensine-as que devem ser obedientes.

Louvor:

Veja lio 9.

Orao:

Continue com a campanha da obedincia. Veja a lio 8.

Oferta:

Reveja a lio 8.

Ministrao:

Use o livro ou Bblia ilustrada.

O quinto mandamento

Enquanto Moiss e o povo estavam no deserto, Deus chamou Moiss e pediu que ele subisse sozinho o monte. L em cima, o Senhor falou com ele e entregou, em duas tbuas escritas, os dez mandamentos que todos deviam obedecer (explique o que mandamento). Quando chegou l embaixo, Moiss ficou muito bravo, pois o povo j tinha se esquecido de Deus, e tinha feito um bezerro de ouro, que escolheram para ser o deus deles. A raiva dele foi tanta que pegou as tbuas que estava segurando e jogou no cho, quebrando tudo. Ele brigou com as pessoas, e elas se arrependeram do seu pecado, e Moiss subiu o monte de novo, onde Deus escreveu as leis de novo e deu a Moiss. Quem sabe quantos so os mandamentos? O quinto muito importante: honra seu pai e sua me. Honrar obedecer. E promete que quem obedecer sempre a seus pais, ter uma vida longa. Voc precisa sempre obedecer seus pais.

Trabalhinho:

Hoje cada um vai terminar o trabalho comeado dois domingos atrs. Faa mais dois furos no alto do trabalho e passe um pedao de l que ser usado para pendurar o quadrinho. Quem j souber poder escrever Obedea a Deus bem bonito. Quem no souber colar as palavras que voc j trouxe impressas.

Outro trabalhinho:

Comece a trabalhar com eles as folhas 47-49 das Narrativas Bblicas. Se no der tempo de terminar, deixe que levem para casa.

Despedida:

Faam um momento de arrumao e orem para que o Senhor nos faa cada dia mais obedientes.

LIO 12: UM PREGADOR QUE OBEDECEU

Texto Bblico: I Reis 17:1-6

Versculo: Dt 28:13

Material:

Figura de Elias

Duas vasilhas

Azeite

Farinha

Massa de modelar

Papel com a palavra Elias escrita nele.

Boas-vindas:

Mostre Elias colado no painel. Lembre com eles a histria da ltima aula.

Estaes:

da Bblia: repita a mesma atividade da lio 10 e introduza mais um pedao do versculo Dt. 28:13

Da Palavra: Acrescente o nome de Elias s outras palavras ensinadas anteriormente

Da Brincadeira: Brincadeira de esttua: escolha um lder, para quem todos devero imitar pssaros. Quando o lder disser esttua, todos param, e o lder escolher o melhor pssaro, que ser o prximo lder. Repita a brincadeira vrias vezes

Louvor:

Veja lio 9.

Orao:

Continue com a campanha da obedincia. Veja a lio 8.

Oferta:

Reveja a lio 8.

Ministrao:

Use as vasilhas de vidro, uma com azeite e outra com farinha, para demonstrar o milagre que Deus fez atravs de Elias.

Elias.

Elias era um profeta no meio do povo de Israel. O rei, que se chamava Acabe, era um homem muito mau, e estava muito longe de Deus. Ele fez tantas coisas erradas junto com sua mulher, Jezebel, que Deus ficou irado e mandou Elias ir at o rei e avis-lo que haveria uma terrvel seca no pas. Elias obedeceu e foi.

O rei ficou muito bravo, e queria acabar com Elias. Mas Deus cuidou dele, levando-o para um lugar onde havia gua e onde os corvos iam todo dia levar alimento para ele. Mas quando a seca piorou, o riacho secou, e Elias no sabia o que fazer. Ento Deus mandou que ele fosse at a cidade de Sarepta, onde uma mulher lhe daria o que comer. Mais uma vez, Elias obedeceu e foi. Encontrou uma viva apanhando lenha e pediu que ela lhe desse um pedao de po

A mulher respondeu que no tinha mais nada, somente um pouco de farinha e de azeite, que usaria para fazer o ltimo po, e depois disso ia esperar a morte chegar. Elias disse que seu azeite e sua farinha no acabariam, mas que ela devia fazer um po para ele e depois para si mesma e para seu filho. Ento aconteceu um milagre: Ela tirava a farinha e o azeite das vasilhas e eles no acabavam! Deus sustentou aquela mulher at o fim da seca.

Graas a Deus Elias era obediente, e aquela viva tambm!

Trabalhinho:

O trabalhinho hoje ser modelar duas vasilhas com massa de modelar, representando o azeite e a farinha que no acabaram.

Despedida:

Faam um momento de arrumao e orem para que o Senhor nos faa cada dia mais obedientes.

LIO 13: PESCADORES QUE OBEDECERAM

Texto Bblico: Lucas 5:1-11

Versculo: Lc 5:5

Material:

Figura de pescadores

Rede de pesca

Peixes de cartolina com um furo no lugar da boquinha

Barbantes com arames na ponta formando um anzol

Papel com a palavra PESCADORES escrita nele.

Versculo escrito em papis cortados ou dobrados em forma de barco.

Barquinho de dobradura

Bonequinhos desenhados no papel e recortados

Papel em branco

Boas-vindas:

Mostre as figuras dos pescadores no painel. Lembre com eles a histria da ltima aula.

Estaes:

da Bblia: escreva o versculo nos papis cortados ou dobrados em forma de barco, e repita vrias vezes para que eles decorem.

Da Brincadeira: com os peixes dentro de uma caixa com areia, d a eles o barbante com anzol para pescarem

Da Palavra: ensine a palavra pescadores s crianas e cole junto com as outras palavras no painel.

Da famlia: estenda no cho a rede de pesca. Distribua papis para que as crianas coloquem (os tios, na verdade) o nome de pessoas conhecidas e parentes que precisam ser pescados para Jesus. Explique que Jesus tinha discpulos pescadores de peixes, e que Ele os ensinou a pescarem gente tambm. Ore pelas pessoas que eles colocaram na rede.

Louvor:

Veja lio 9.

Orao:

Continue com a campanha da obedincia. Veja a lio 8.

Oferta:

Reveja a lio 8.

Ministrao:

Use o barquinho, os bonequinhos recortados (voc pode desenhar bonequinhos palitinho e recortar em volta) e peixinhos.

Pesca milagrosa

Jesus um dia estava pregando na margem do lago de Genesar. Eram tantas pessoas querendo ouvir que elas comearam a apertar Jesus. Ento Ele chamou seus amigos pescadores e entrou no barco deles. Da ponta do barco Jesus continuou pregando para aquelas pessoas.

Quando terminou, Jesus estava com fome. Ento falou para Pedro jogar a rede e pescar alguma coisa. Pedro ficou to desanimado...Ele e seus colegas tinham passado a noite tentando pegar alguma coisa e no conseguiram nada. Mas ele era obediente a Jesus, ento falou: Senhor, ns passamos a noite tentando e no pegamos nada, mas como o Senhor est mandando, vamos jogar as redes de novo..

Que bom que eles eram obedientes. Eles pegaram tantos peixes que nem conseguiam colocar dentro do barco. Tiveram que chamar outro barco para ajudar, e os dois barcos quase afundam com tanto peso.

Deus honrou a obedincia de Pedro. Ele com certeza ganhou muito dinheiro com os peixes que vendeu. Mesmo que ns achemos que no vai dar certo, sempre que obedecemos uma palavra de Deus alguma coisa maravilhosa acontece na nossa vida.

Trabalhinho:

Cada criana dever fazer um barquinho dobrado, bonequinhos e peixinhos iguais aos usados para contar a histria de hoje.

Despedida:

Faam um momento de arrumao e orem para que o Senhor nos faa cada dia mais obedientes.

Lio 8

MDULO 3 CONHECER

Versculo-chave: Conheamos, e prossigamos em conhecer ao Senhor. Os 6:3a

Msica-tema: Prefiro ter Jesus Os Ovelhas

Perguntas para o(a) professor(a):

1 Voc conhece o Senhor?

2 Voc busca conhec-lo mais a cada dia?

3 Porque voc quer conhecer o Senhor?

4 Que diferena faz esse conhecimento na sua vida?

5 Como voc vai mostrar s crianas como bom conhecer o Senhor?

Se voc no respondeu no a alguma dessas perguntas, ou no soube respond-las, voc no est pronto para ministrar essa unidade. Mas tempo de investir na sua vida, e ensinar aquilo que for aprendendo. As crianas dessa sala esto formando sua imagem mental e emocional de Deus, e a forma como voc fala Dele, e se relaciona com Ele vai influenciar muito a vida delas. Voc precisa estar transbordando de Deus para poder atingi-las de uma forma que as deixe impactadas para sempre, e com sede de Deus. Ore por elas, clamando que Deus coloque sede no corao delas por mais do Senhor.

Voc deve apresentar algumas das caractersticas de Deus s crianas: a principal o amor. E quando voc falar do amor, fale de forma que mostre a elas que um amor muito apaixonado, e muito pertinho dela. No deixe que a criana fique pensando que Deus a ama l do cu, onde Ele fica vendo todo mundo, mas ensine-a que Deus a conhece pelo nome, e quer andar sempre junto com ela. Depois vm a fidelidade, a justia, a bondade. Cuidado tambm para no pintar um Deus bonzinho demais, que deixa a gente fazer o que quer. Ensine que precisamos ter muito respeito para entrar na presena de Deus, e que devemos ter temor: conhecimento de que somos muito pequenos diante de um Deus maior do que tudo o que existe, e que nos mantm vivos pela sua misericrdia. Difcil? No, se voc tiver conhecimento de Deus.

A palavra central do painel da sala conhecer, e o versculo dever estar bem destacado. Mande um bilhetinho para casa pedindo que a criana traga uma foto, que pode ser 3x4. Em casa, crie uma moldura para cada foto: estrela, flor, corao, carinha...Use a imaginao!

Abaixo do versculo, corte em cartolina ou em EVA as palavras NS ESTAMOS CONHECENDO O SENHOR.

Quando a criana decorar o versculo da unidade, coloque a foto dela no painel, embaixo dessa frase.

Valorize o esforo de cada um, e esteja sempre falando como importante conhecer a Deus, para que saibamos como viver nesse mundo to perigoso, violento e cheio de pecado. As crianas precisam entender que a felicidade vem do Senhor, e no daquilo que o mundo pode oferecer.

Lio 14:CONHECENDO O DEUS QUE CRIOU O MUNDO

Texto Bblico: Gn. 1-3

Versculo: Os 6:3 Conheamos e prossigamos em conhecer ao Senhor.

Material:

EVA

Cola quente ou de contato

Tesoura

Canetinha

Barbante

Furador de papis

Narrativa Bblica para Crianas, revista 1 narrativa 1

Letras grandes formando a palavra CONHECER em cartolina ou EVA

Lpis de cor

Cola branca

Figuras de flores, paisagens e animais

Histria sobre a criao do mundo

Boas-vindas: Quando as crianas chegarem, mostre o novo painel e a palavra que vo estudar nessa unidade. Diga que vamos aprender a conhecer o Senhor. Tenha no som a msica sobre a criao do CD Crianas Diante do Trono. Deixe tocando.

Atividade:

corte um retngulo de EVA para cada criana, do tamanho de uma folha de papel. Em outra cor, recorte um corao grande, mas que caiba dentro do retngulo, e escreva dentro dele o versculo. Cole no retngulo e faa furos com o furador em toda a volta do retngulo.Pregue a ponta de um barbante que seja comprido o bastante para dar toda a volta no retngulo (isso deve vir pronto para a igreja). Cada criana receber um para costurar, passando o barbante pelos furos, at dar toda a volta.

Louvor:

Use msicas que falem do amor de Deus por ns, da justia e da fidelidade de Deus. Use tambm a msica da criao.

Orao:

As oraes nessa unidade so para que sejamos curiosos para conhecer mais de Deus, e que Ele se mostre para ns.

Oferta:

Leia um versculo que fale sobre oferta e incentive todos a darem para o Senhor. Nessa unidade voc deve enfatizar a oferta de f. Fale do pote, que toda vez que encher ser usado para abenoar a sala, ou algum que esteja precisando, ou um missionrio.

Ministrao:

Usando um livro e as figuras de flores, paisagens e animais, e usando a letra da msica, conte resumidamente a histria da criao do mundo. Enfatize muito como Deus mostra o Seu amor atravs da natureza, com as cores lindas que Ele usa, as paisagens, a praia gostosa para brincarmos, os cachorros que so nossos amigos, e tudo mais de bom que podemos ver. Deixe bem claro que Deus fez tudo para nos dar de presente, porque Ele nos ama muito.

Trabalhinho:

Com as folhas que voc trouxe cada um far, com colagem e desenhos, um desenho do jardim do den, com os animais, Ado e Eva, e o que mais eles desejarem colocar.

Outro trabalhinho:

Comece a trabalhar com eles as folhas 5 a 7 das Narrativas Bblicas. Se no der tempo de terminar, deixe que levem para casa.

Despedida:

Faam um momento de arrumao e orem para que o Senhor nos faa cada dia mais obedientes.

Lio 15:DEUS QUER QUE EU SIRVA

Texto Bblico: I Sm 2:18, 19, 26; 3:1 - 21

Versculo: I Cr 28:9 ...conhece o Deus de teu pai e serve-o de corao ntegro e alma voluntria...

Material:

Cartolina branca e azul escura

Estrelas cortadas em papel laminado dourado

Papel branco

Tesoura

Canetinha

Desenho de um menino (Samuel)

Figura do tabernculo

Atividade:

Recorte a cartolina em retngulos e escreva neles o versculo com a canetinha. D um para cada criana, e leia para eles em voz alta. Explique as palavras difceis e o que o versculo quer dizer (se estiver em dvida, busque no dicionrio).

Repitam vrias vezes. Depois v pedindo para que cada um repita sozinho, e aqueles que falarem de cor ganharo uma estrelinha dourada com seu nome escrito para colar na cartolina azul. No final, fixe a cartolina com as estrelas no painel.

Louvor:

O CD Cantando a Bblia da Garotada tem uma msica sobre Samuel.

Orao:

Veja a lio 14.

Oferta:

Leia um versculo que fale sobre oferta e incentive todos a darem para o Senhor. Nessa unidade voc deve enfatizar a oferta de f. Fale do pote, que toda vez que encher ser usado para abenoar a sala, ou algum que esteja precisando, ou um missionrio.

Ministrao:

Mostre a figura do tabernculo, explicando as partes dentro dele (na Bblia de Recursos para o Ministrio com Crianas tem uma tima explicao, a partir da pgina 120).

Depois mostre o desenho que voc fez de Samuel e conte que ele era um menino que morava no templo para ajudar o profeta Eli nas coisas de Deus.

Samuel ajudava a limpar o templo, acender as lamparinas, trocar a gua, e tudo mais que fosse necessrio, como varrer, tirar poeira e lavar a loua. Ele cuidava da casa de Deus com muito amor. Samuel sabia direitinho que horas era o culto, o que acontecia, como podia ajudar Eli.

Um dia, aconteceu uma coisa diferente: Samuel estava dormindo e de repente acordou com algum chamando seu nome: Samuel, Samuel!

Como o menino obediente que era, logo se levantou da cama e correu at onde estava Eli, e falou: estou aqui, o senhor me chamou? Eli acordou, olhou pra Samuel e falou: no, eu no te chamei. Volte pra sua cama. Samuel voltou pra cama e da a pouquinho, ouviu a voz o chamando de novo. Levantou e foi at Eli de novo. E de novo o sacerdote disse que no tinha chamado ningum. Samuel foi de novo pra cama, e adivinhem... da a pouco ouviu a voz de novo. Quando chegou no quarto de Eli de novo, o sacerdote entendeu tudo. Falou: Samuel, volte para a sua cama, e quando a voz te chamar de novo, responde: fala, Senhor, porque o teu servo ouve.

Mais uma vez Samuel voltou para a sua cama, e ento, da a pouco tempo a voz o chamou de novo: Samuel, Samuel. Ento ele respondeu: Fala, Senhor, porque o teu servo ouve. Ento Deus comeou a falar com ele, e falou durante muito tempo sobre coisas muito importantes. Deus tinha um plano maravilhoso para a vida de Samuel.

Precisamos saber que Deus quer que sirvamos a Ele. No precisamos morar na igreja, mas precisamos reconhecer a voz Dele quando Ele nos chamar. Naquela noite, Deus falou coisas muito importantes para Samuel, e quando ele cresceu se tornou o maior profeta da terra de Israel. Foi um homem muito usado por Deus, e tudo comeou quando ele era apenas uma criana.

Jesus quer contar com cada um de ns para cuidar de tudo que dele: as pessoas, a igreja, as coisas que existem na igreja. Ele quer que ns sejamos ajudadores!

Atividade de fixao:

Faa uma brincadeira para eles entenderem. Finjam que so uma famlia, e cada um tem que ajudar de um jeito na casa: um finje que est varrendo, outro lavando a loua, outro arrumando a cama e assim por diante. Explique que ajudar a mame em casa tambm agrada a Deus.

Trabalhinho:

Tire vrias cpias do seu desenho de Samuel. Cada criana dever colar um Samuel na folha em branco e desenhar o tabernculo em volta.

Despedida:

Faam um momento de arrumao e orem para que o Senhor nos faa ensine a sermos bons ajudantes, Dele e dos outros.

Lio 16:DEUS QUER QUE EU SEJA CORAJOSO

Texto Bblico: Daniel 6:7-23

Versculo: Dn 6:23 ...nenhum dano se achou nele, porque crera no seu Deus.

Material:

Cartaz com a palavra CORAJOSO

Papel branco

Crepom marrom

Cola

Canetinha

Flanelgrafo para a histria

Atividade:

Escreva o versculo no quadro, e ajude-os a decorar (eles no vo ler, claro, mas faa assim mesmo).

Depois mostre o cartaz com a palavra corajoso, e explique o que ser corajoso. Explique tambm que conhecer a Deus e a sua Palavra nos ajuda a ficarmos mais corajosos.

Louvor:

O CD Cantando a Bblia da Garotada traz uma msica sobre Daniel na cova dos lees.

Orao:

Veja a lio 14.

Oferta:

Leia um versculo que fale sobre oferta e incentive todos a darem para o Senhor. Nessa unidade voc deve enfatizar a oferta de f. Fale do pote, que toda vez que encher ser usado para abenoar a sala, ou algum que esteja precisando, ou um missionrio.

Ministrao:

Usando o flanelgrafo, conte a histria de Daniel.

Daniel era um moo que amava muito a Deus. Tudo que ele fazia, fazia muito bem, porque ele fazia como se fosse para o melhor amigo dele: Deus.

Ele foi morar em outro pas, onde as pessoas adoravam outros deuses, que eram o Deus verdadeiro, o Deus de Daniel. L naquele pas, o rei ficou amigo de Daniel, e transformou-o num prncipe, pois tudo que ele fazia era excelente.

O nome desse rei era Dario, e ele se achava um deus. Ento, foi feita uma lei, e todas as pessoas s podiam adorar o rei, no podiam adorar nenhum outro deus. Se algum fosse encontrado adorando outro deus, seria jogado numa cova (buraco) cheio de lees bravos, para ser devorado.

Daniel e o rei eram muito amigos, mas Daniel no obedeceu a ordem do rei. Ele no podia deixar de falar com Deus, porque Daniel amava a Deus, e obedecia somente a Ele. Mesmo sabendo que podia ser jogado na cova dos lees, ele no deixou de adorar a Deus. A Bblia diz que no podemos ter nenhum outro deus, nem adorar outra pessoa que no seja o nosso Papai do cu.

Os inimigos de Daniel viram que ele estava orando, e correram pra contar pro rei. Ento o rei mandou jogar Daniel na cova dos lees. E Daniel foi jogado naquele buraco escuro, cheio de lees famintos.

O rei tinha ficado muito triste, porque gostava de Daniel, e nem dormiu de noite. Quando o dia amanheceu, ele correu at a cova e chamou Daniel. Que surpresa! Daniel saiu l de dentro vivinho!!!!!! Deus viu a coragem e o amor de Daniel, e mandou anjos para aquela cova, e eles fecharam a boca dos lees. Daniel foi corajoso, e Deus salvou a vida dele.

Assim como Daniel, precisamos ser corajosos, e sempre obedecer a Deus, mesmo que seja difcil.

Atividade de fixao:

Construam uma cova com as cadeiras da sala. Coloque algumas crianas para serem os lees, e outras para serem Daniel. Ensine que se o Daniel no orar, o leo pode com-lo, mas se ele orar (basta a criana colocar as mozinhas juntas, como se estivesse orando), o leo no pode mais fazer nada, tem que ficar parado que nem uma esttua.

Trabalhinho:

Rasgue pedaos do crepom marrom, e pea que faam bolinhas. Depois, cole as bolinhas no papel em branco formando uma cova, e cada um desenhar Daniel, os lees, o rei, os anjos, o que quiserem.

Despedida:

Faam um momento de arrumao e orem para que o Senhor nos faa ensine a sermos corajosos e obedientes.

Lio 17:DEUS QUER QUE EU ORE

Texto Bblico: Mt 6:5-15

Versculo: 1Ts 5:17 Orai sem cessar.

Material:

Figuras de crianas orando

Pratinhos de isopor

Palito fino de churrasco

L colorida

Papel em branco

Canetinhas coloridas

Lpis de cor

Atividade:

Com o palito de churrasco, fure nos pratinhos de isopor a palavra ORAR. D um pratinho a cada criana, e um pedao de l comprido, que ela dever passar pelos buraquinhos que voc fez, aparecendo a palavra. Explique que orar conversar com Deus.

Louvor:

O CD Amigo de Deus do Diante do Trono tem uma msica que fala sobre ir para o quarto.

Orao:

Hoje todos vo orar. Cada um dever falar uma frase para Deus, agradecendo ou pedindo alguma coisa.

Oferta:

Veja as lies anteriores.

Ministrao: (para essa ministrao, voc dever usar dramatizao)

Quando Jesus veio morar aqui na Terra, Ele veio para nos ensinar como devemos viver, e uma das coisas que Ele ensinou, foi como devemos orar.

L em Jerusalm, viviam alguns homens que se achavam muito importantes e melhores que os outros. Eles sabiam falar muitas palavras difceis, e achavam que Deus gostava mais das oraes deles por causa disso. Para se mostrar, gostavam de orar no meio da rua, em voz bem alta, para todo ver como eles oravam bonito.

A, um dia, Jesus estava com os discpulos dele e eles disseram que queriam aprender a orar. E Jesus ensinou. E quer saber de uma coisa? No devemos orar como aqueles homens!!!

Jesus disse que quando eles oravam no meio da rua para se mostrar, eles no estavam falando com Deus de verdade, s se mostrando. Eles no eram amigos de Deus, no tinham intimidade. S queriam falar bastante, mas no queriam ouvir Deus falar nada. Quando queremos realmente conversar com Deus, ns temos que fazer diferente: precisamos ir para o nosso quarto, ou outro lugar quietinho, fechar a porta, e ento orar. No com palavras difceis, mas com palavras que vem do nosso corao. Precisamos falar tudo que est no nosso corao, nossas alegrias, tristezas, medos, precisamos louvar o nome Dele, e tambm fazer uma coisa importante. Ficar quietinhos para ouvir o que Ele quer falar. Muitas vezes Deus quer falar, mas a gente no deixa... Se voc ficar bem quietinho depois da orao, Ele vai falar com voc. Pode ser que voc sinta alguma coisa, pode ser que voc at escute, mas tambm pode ser que no acontea nada que voc perceba, porque ele est trabalhando dentro de voc. Mas Deus sempre fala.

Tambm podemos orar na igreja em voz alta, na salinha, quando somos o corpo de Cristo e pedimos juntos, e louvamos juntos. O que Jesus quis mostrar que quando oramos s para as outras pessoas verem, Deus no ouve a nossa orao. A orao tem que vir do corao, e ser para Deus.

Atividade de fixao:

Faam uma roda para orar. No deixe ningum brincar, um momento que precisa de ateno. Cada um deve orar de novo, como no comeo, mas falando uma coisa que venha l do fundo do corao. Uma coisa que a criana gostaria que Deus soubesse.

Trabalhinho:

Com canetinha, faa o contorno das duas mozinhas de cada criana, e pea para elas pintarem como quiserem. Depois, escreva o versculo da lio na mo direita, recorte as duas e cole em posio de orao.

Despedida:

Faam um momento de arrumao e orem para que o Senhor nos ensine a orar.

Lio 18:DEUS QUER QUE EU TENHA RESPEITO POR ELE

Textos Bblicos: Jo2:13-17 e Ap 4:1-11

Versculo: Ap 4:11 Tu s digno, Senhor e Deus nosso, de receber a glria, a honra e o poder, porque todas as coisas tu criaste...

Material:

Papel laminado dourado

Papel A3

Canetinhas

Adesivos de pessoas

Msica de adorao

Cadeira grande

Figura de um trono

Atividade:

No papel laminado dourado, corte tiras compridas, e grampeie para serem coroas. Coloque uma cadeira grande na sala e vrias pequenas do lado esquerdo e direito do trono. Conte s crianas que no cu existe uma sala onde fica o trono de Deus. Deus o Rei maior que todos os reis, mais poderoso do que qualquer pessoa que exista, do que qualquer desenho animado, do que qualquer coisa. Ao lado do trono Dele ficam 24 tronos menores, onde ficam ancios (homens mais velhos e sbios), que tm coroas. Em volta do trono, ficam os anjos, 24 horas por dia, adorando o Senhor e dizendo que ele Santo. E ento os ancios se levantam dos seus tronos, se prostram (explique o que prostrar) diante do trono de Deus, colocam suas coroas no cho e dizem : Tu s digno, Senhor e Deus nosso, de receber a glria, a honra e o poder...

Coloque uma msica de adorao, qualquer uma que exalte a santidade do Senhor, e que toque voc.

Faa isso com eles, coloque-os de coroa, em suas cadeiras (deixe o trono vazio), e eles devero se prostrar diante do Trono do rei, depositando suas coroas.

ATENO: ISSO MUITO SRIO. A FORMA COMO VOC VAI FAZER ESSA ATIVIDADE VAI INFLUENCIAR A FORMA COMO A CRIANA ENTENDE O TAMANHO E O PODER DE DEUS. TEM QUE SER FEITO DEBAIXO DE UMA PREPARAO ESPIRITUAL. ORE, JEJUE, E PEA A DIREO DO SENHOR. E ESTEJA PREPARADO, PORQUE A GLRIA DO SENHOR VAI INVADIR SUA SALINHA!!!

Orao:

Depois desse momento glorioso, tenham um momento de orao, agradecendo pelo amor de Deus por ns.

Oferta: Veja as lies anteriores.

Ministrao:

Deus nos ensina que devemos ter respeito por Ele, pelos nossos pais, avs, tios, professores, e por todas as pessoas.

Mas temos que ter um respeito muito especial por Deus. Voc sabe o que respeito? entender que Deus muito maior e poderoso do que voc, o Rei do Universo e que voc no pode falar de qualquer jeito com Ele, e nem entrar na sua presena de qualquer jeito.

Onde que vamos para encontrar Deus? Na igreja, no ? A Sala do Trono que ns conhecemos fica no cu, mas quando estamos todos na igreja adorando ao Senhor, como se esse trono viesse para dentro da igreja. Ento a igreja um lugar onde no podemos ficar fazendo baguna, gritando e correndo na hora do culto. Precisamos respeitar a presena de Deus.

Uma vez, Jesus foi igreja, e quando Ele chegou l, estava cheio de gente fazendo a maior baguna, vendendo coisas, falando bem alto, tentando arrancar dinheiro das pessoas, no estavam tendo o menor respeito pela presena de Deus na igreja. Jesus ficou to bravo que pegou uma corda e saiu virando as mesas, soltando os animais que estavam presos, colocando as pessoas para correr. Ele no admite falta de respeito.

Se voc se comportar errado na igreja, Jesus no vai te dar nenhuma chicotada, mas vai acontecer uma coisa muito pior: voc no vai conseguir sentir a presena de Deus. E quando a gente vem na igreja, exatamente para sentir a presena Dele...

Despedida:

Faam um momento de arrumao e orem para que o Senhor nos ensine a ter respeito por Ele.

Lio 19:DEUS QUER QUE EU OFERTE COM ALEGRIA

Textos Bblicos: Mt 10:8 e Mc 12:41-44

Versculo: II Corntios 9:7

Material:

2 caixas de moedas de chocolate

Cartolina dupla-face colorida

Cartaz com o versculo, em cartolina branca com coraes vermelhos

Canetinhas

Caixa de sapato com um furo para moedas na tampa

Cola

Msica: A Oferta da Viuvinha, CD Aline Barros & Cia.

Atividade:

Quando as crianas chegarem, tenha j pronto na cartolina as bolsinhas cujo molde est no fim da lio. Deixa cada criana enfeitar a sua e d algumas moedas de chocolate para guardarem.

Louvor:

Escute vrias vezes com eles a msica da ofertinha da viuvinha, inventando juntos gestos para a letra.

Oferta:

Hoje a oferta ser depois da histria...

Ministrao:

Pea que cada um mostre a sua bolsa, com as moedinhas de chocolate, e pergunte quem quer dar suas moedinhas de chocolate. Parabenize aqueles que se dispuserem a dar, principalmente se algum desejar dar todas.

Ento conte a histria: Jesus estava na igreja com os seus discpulos, e ele estava olhando as pessoas darem suas ofertas. Vieram muitos homens bem ricos, e deram um monto de moedas (faa uma cara de pessoa bem rica e metida e ponha vrias moedas de chocolate na caixa). Depois, venho uma senhora, viva, bem pobre (fique com cara de viva pobre e velhinha...) e colocou 2 moedas na caixa (coloque 2 moedas na caixa). Jesus olhou aquilo e falou para os discpulos: essa mulher deu muito mais do que todos aqueles homens juntos. Os discpulos no entenderam, porque os outros tinham dado muito dinheiro, e ela s duas moedinhas.

Ento Jesus explicou: aqueles homens deram muitas moedas, mas moedas que estavam sobrando, e no iam fazer falta para eles. Mas aquela viuvinha deu tudo que ela tinha, deu o seu melhor para Deus. A inteno do corao dela valeu mais para Deus do que todas as outras moedas. L na Bblia est escrito assim (mostre o cartaz): Deus ama a quem d com alegria. Vamos decorar isso? (Repitam e faam brincadeiras at que todos decorem).

Depois disso, convide a todos para darem sua ofertinha de moedas de chocolate, e deixe que cada um d o quanto quiser. Depois distribua todas as moedas entre eles, na sada. No esquea de tirar a oferta de verdade aps a ministrao.

Despedida:

Faam um momento de arrumao e orem para que o Senhor nos ensine a ter alegria em ofertar.

Dobre no meio e cole os lados.

Lio 20:DEUS QUER QUE EU OBEDEA PRIMEIRO A ELE

Textos Bblicos: At. 5:12 - 42

Versculo: At 5:29 Antes importa obedecer a Deus do que aos homens.

Material:

Cartolinas dupla face preta, vermelha e branca

Canetinhas

Lpis de cor

Bblias diversas (para adultos, crianas e adolescentes)

Livros de histrias seculares.

Flanelgrafo

Cenrio de priso

Figuras de discpulos e soldados

Atividade:

Coloque em cima das mesas as Bblias e os outros livros misturados e pea que as crianas mostrem que livro a Palavra de Deus. Ensine a eles que Deus diz que temos que obedecer a ele, mas para obedecer ns precisamos saber o que Ele quer, no ? Por isso precisamos da Bblia, pois l est tudo que devemos obedecer.

Ento, d a cada um uma Bblia pr montada , com o versculo escrito em canetinhas coloridas (para montar a Bblia, corte um retngulo de 30x24cm na cartolina preta, um de 28x22 cm na vermelha e outro de 27x22 na branca. Cole um no centro do outro, em ordem de tamanho (cole o branco no vermelho e o vermelho no preto). Na Frente, escreva em branco: Bblia Sagrada, e dentro, o versculo, com endereo.

Pea a todos que segurem a Bblia como se estivessem lendo, e repitam o versculo at decorar.

Orao:

Depois desse momento, orem para que Deus faa cada um ter vontade de conhec-Lo cada vez mais.

Oferta:

Lembre a histria do domingo anterior, da viuvinha, e cantem a msica. Faa do momento da oferta um momento de alegria.

Ministrao:

Ns estamos aprendendo que precisamos conhecer a Deus, no ?

E como ns podemos conhecer, na Bblia, no ?

Na Bblia tambm tem uma histria que nos ensina uma coisa muito importante. Antes de tudo, precisamos obedecer a Deus. Mesmo que as pessoas no gostem, o mais importante obedecer a Deus, porque Ele quem sabe o que bom para ns, e quando ns O obedecemos, Ele nos prote