AULAS NO PARQUE - · PDF fileAULAS NO PARQUE Ciências da Natureza / 5º ano de...

1
AULAS NO PARQUE Ciências da Natureza / 5º ano de escolaridade Explorando a biodiversidade do Parque de Serralves, pretende-se promover a formação de uma consciência cívica e ambiental, bem como a aprendizagem e a consolidação de conhecimentos em torno das temáticas da área das ciências da natureza. Animais, plantas e suportes de vida são as matérias abordadas, complementando os conhecimentos adquiridos na escola com actividades de carácter prático. Orientação do programa a cargo de um engenheiro agrónomo. Orientação: Fernando Teles Funcionamento: 2h30 min duração / uma sessão por período / 1,50 euros por aluno, por sessão Acesso: Fundação de Serralves, Rua Bartolomeu Velho, 141 INSCRIÇÕES As sessões realizam-se no Parque de Serralves, de 2ª a 6ª, das 9h30 às 12h00 ou das 14h30 às 17h00. Cada professor deve escolher horários e datas pretendidos, indicando na ficha de inscrição três opções, por ordem de preferência, para cada sessão. As inscrições são aceites por ordem de chegada. É possível inscrever mais de uma turma por escola (sujeito às vagas existentes). Para inscrição nesta actividade preencher a Ficha de Inscrição - Programas Anuais (em articulação com os currículos escolares). Período lectivo Tema Curricular Acções a desenvolver 1º período Diversidade Animal Estudo de diferentes tamanhos, formas, tipos de locomoção, revestimentos, hábitos alimentares e reprodução dos animais, explorando o contacto com os animais da Quinta. 2º período Diversidade das Plantas Analisar as grandes diferenças entre os animais e as plantas. Perceber quais as partes que constituem uma planta e quais as funções de cada uma dessas partes. Caracterização de diferentes tipos de plantas. 3º período Suportes de Vida Estudo do ar, solo e água, explorando o contacto com estes suportes de vida e a sua relação com os seres vivos. Importância de manter os suportes de vida não poluídos.

Transcript of AULAS NO PARQUE - · PDF fileAULAS NO PARQUE Ciências da Natureza / 5º ano de...

Page 1: AULAS NO PARQUE - · PDF fileAULAS NO PARQUE Ciências da Natureza / 5º ano de escolaridade Explorando a biodiversidade do Parque de Serralves, pretende-se promover a formação de

AULAS NO PARQUECiências da Natureza / 5º ano de escolaridade

Explorando a biodiversidade do Parque de Serralves, pretende-se promover a formação de uma consciência cívica e ambiental, bem como a aprendizagem e a consolidação de conhecimentos em torno das temáticas da área das ciências da natureza. Animais, plantas e suportes de vida são as matérias abordadas, complementando os conhecimentos adquiridos na escola com actividades de carácter prático. Orientação do programa a cargo de um engenheiro agrónomo. Orientação: Fernando TelesFuncionamento: 2h30 min duração / uma sessão por período / 1,50 euros por aluno, por sessãoAcesso: Fundação de Serralves, Rua Bartolomeu Velho, 141

INSCRIÇÕES

As sessões realizam-se no Parque de Serralves, de 2ª a 6ª, das 9h30 às 12h00 ou das 14h30 às 17h00. Cada professor deve escolher horários e datas pretendidos, indicando na ficha de inscrição três opções, por ordem de preferência, para cada sessão. As inscrições são aceites por ordem de chegada. É possível inscrever mais de uma turma por escola (sujeito às vagas existentes).

Para inscrição nesta actividade preencher a Ficha de Inscrição - Programas Anuais (em articulação com os currículos escolares).

Período lectivo Tema Curricular Acções a desenvolver

1º período Diversidade AnimalEstudo de diferentes tamanhos, formas, tipos de locomoção, revestimentos, hábitos alimentares e reprodução dos animais, explorando o contacto com os animais da Quinta.

2º período Diversidade das PlantasAnalisar as grandes diferenças entre os animais e as plantas. Perceber quais as partes que constituem uma planta e quais as funções de cada uma dessas partes. Caracterização de diferentes tipos de plantas.

3º período Suportes de VidaEstudo do ar, solo e água, explorando o contacto com estes suportes de vida e a sua relação com os seres vivos. Importância de manter os suportes de vida não poluídos.