Aup Ex4 2015 1 Plano Conceitual 2 Atelier Estrut Morf

19
Prof. Dr. Arq. Mário Ceniquel (Responsavel) / Professores Departamento de Urbanismo e Meio Ambiente – DPUR / 2015-1[1] 4 EXER AUP 1 ANALISE DA FORMA URBANA E DA PAISAGEM ENUNCIADO DO EXERCICIO 4 ESTRUTURAÇÃO MORFOLOGICA 1º semestre de 2015

description

precisa

Transcript of Aup Ex4 2015 1 Plano Conceitual 2 Atelier Estrut Morf

Page 1: Aup Ex4 2015 1 Plano Conceitual 2 Atelier Estrut Morf

Prof. Dr. Arq. Mário Ceniquel (Responsavel) / Professores Departamento de Urbanismo e Meio Ambiente – DPUR / 2015-1[1]

4

Projeto Paisagísti PLANO DE AULAS, CRONOGRAMA, ENTREGAS e EXER

AUP 1 ANALISE DA FORMA URBANA E DA PAISAGEM

ENUNCIADO DO EXERCICIO 4

ESTRUTURAÇÃO MORFOLOGICA

1º semestre de 2015

Page 2: Aup Ex4 2015 1 Plano Conceitual 2 Atelier Estrut Morf

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO . UFRJ Faculdade de Arquitetura e Urbanismo . FAU

Departamento de Urbanismo e Meio Ambiente . DPUR ANALISE DA FORMA URBANA E DA PAISAGEM 1 / 2015-1

Prof. Dr. Arq. Mário Ceniquel - RESPONSAVEL DPUR – PP1 / 2015-1 [2]

AULAS, ESTRUTURAÇÃO MORFOLÓGICA

1. DEFINIÇÃO

Este exercício visa introduzir conceitos básicos sobre o papel estruturador da vegetação na paisagem urbana, através do trabalho com volumes vegetais e suas diversas formas de associação, e do estudo do impacto na paisagem.

Para a organização de espaços com os estratos vegetais, o aluno utilizará como repertório algumas tipologias formais ( pérgulas, mobiliário urbano, quiosques, paginação de pisos, iluminação), sem, no entanto, ter de especificá-las.

2. OBJETIVOS Todo tecido urbano é estruturado morfologicamente, entre outros componentes, pelos volumes construídos e pelos espaços livres de edificação. O desenho dos espaços livres urbanos é, por sua vez, estruturado pelos seguintes elementos preponderantes na criação de espaços e na configuração dos diferentes planos da paisagem:

3. Topografia, 4. Elementos hídricos, 5. Construções, 6. Planos de piso 7. Estratos de vegetação, 8. Mobiliário urbano; 9. Iluminação 10. Sistema viário 11. Outros

O exercício deverá incidir sobre a área de intervenção selecionada por cada aluno, ou seja, sobre cada um dos três cenários definidos.

3. PRODUTOS O resultado desse exercício auxiliará o aluno a estruturar o projeto paisagístico e fornecerá subsídios para a sua estruturação. São dois os níveis de definição do exercício a serem atingidos:

a. EX 4.1.TRABALHO INDIVIDUAL:

Lançamento do programa/zoneamento estudado, e suas 04 (QUATRO) variantes, incluindo resumo do programa adotado para este estudo, segundo exemplos fornecidos e um breve comentário das suas virtudes e defeitos, segundo o cenário escolhido por cada aluno.

Utilização ponderada e inteligente na configuração espacial dos diferentes estratos vegetais,

Page 3: Aup Ex4 2015 1 Plano Conceitual 2 Atelier Estrut Morf

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO . UFRJ Faculdade de Arquitetura e Urbanismo . FAU

Departamento de Urbanismo e Meio Ambiente . DPUR ANALISE DA FORMA URBANA E DA PAISAGEM 1 / 2015-1

Prof. Dr. Arq. Mário Ceniquel - RESPONSAVEL DPUR – PP1 / 2015-1 [3]

incluindo uma paginação cromática preliminar de pisos e indicação básica de mobiliários. Esta parte do trabalho será entregue em 02(duas) pranchas A1 (duas por aluno e cenário)

segundo modelo fornecido (formato digital exclusivamente), com apresentação das 04( quatro) propostas (DUAS POR PRANCHA) cada uma apresentando os seguintes elementos (segundo exemplos de semestres anteriores mostrados em anexo):

1. Fotos do modelo feitos em sala de aula, cujas visadas sejam feitas em nível do

pedestre e SO UMA, aérea perpendicular ao plano de apoio para inserir no Sketchup;

2. Programa resumido da proposta apresentada, segundo ficha fornecida (ficha 2) dos setores;

3. Cortes e Elevações feitos a partir do modelo feito no Sketchup 4. Vistas de pedestre (percursos) feitas no Sketchup 5. (02) duas vistas aéreas feitas no Sketchup

b. EX 4.2. TRABALHO EM GRUPO:

NUMA ÚNICA PRANCHA A1 (CONFORME MODELO E MAQUETE SKETCHUP FORNECIDOS) SERÃO LANÇADAS TODAS AS PROPOSTAS DE CADA MEMBRO DA EQUIPE, DE FORMA DE PODER DE AVALIAR O GRAU DE COERENCIA DAS PROPOSTAS DE CADA MEMBRO EM RELAÇÃO AO CONJUNTO. OBSERVAÇÃO IMPORTANTE: ESTES TRABALHOS, JUNTO COM TODOS OS TRABALHOS PRODUZIDOS PELA EQUIPE (INDIVIDUALMENTE OU EM CONJUNTO), CONSTITUIRÃO UM PORTOFOLIO ÚNICO ORGANIZADO, NUM ÚNICO CD/DVD POR GRUPO, QUE SERA ENTREGUE NA DATA FINAL DE ENTREGA DO EX 4.

OBS: SERA FORNECIDO UM MODELO DE PRANCHA EM FORMATO COREL PARA AJUDAR A FORMATAÇÃO DEFINITIVA, COMO FOI FEITO EM EXERCICIOS ANTERIORES.

4. PROCEDIMENTOS DIDÁTICOS Trabalho individual e em grupo com entrega em CD com ETIQUETAS indicando claramente: Ano/ Período, ( 2015/1) Turma, Grupo e Nome do aluno e Titulo do exercício, no CD e no envelope. Modo de nomear o arquivo: 2015_1_AUP1_FAA_GRUPO4_ex4.pdf. OBS.:O material será editado, no formato PDF (Acrobat), EXCLUSIVAMENTE.

Page 4: Aup Ex4 2015 1 Plano Conceitual 2 Atelier Estrut Morf

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO . UFRJ Faculdade de Arquitetura e Urbanismo . FAU

Departamento de Urbanismo e Meio Ambiente . DPUR ANALISE DA FORMA URBANA E DA PAISAGEM 1 / 2015-1

Prof. Dr. Arq. Mário Ceniquel - RESPONSAVEL DPUR – PP1 / 2015-1 [4]

5. CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO A avaliação levará em consideração:

EX 4.1 (INDIVIDUAL) 1. Nível de Produtividade Pessoal – 20% 2. Nível de Compreensão e Aplicação dos conceitos Teóricos tratados no Curso – 30% 3. Nível de Criatividade e Aprofundamento no Estudo das composições – 30% 4. Clareza de comunicação gráfica e escrita – 10% 5. Qualidade de apresentação – 10% EX 4.1 (GRUPO) 1. Nível de Produtividade em Grupo - 20% 2. Nível de Criatividade e Aprofundamento no Estudo das composições – 30% 3. Grau de Coerência das Propostas dos diferentes Cenários ( alunos) , entre si.- 30% 4. Capacidade de comunicação gráfica e escrita – 10% 5. Qualidade de apresentação – 10%

6. DESENVOLVIMENTO DO EXERCÍCIO

Preparo do material O aluno deverá preparar em casa a base da maquete e o “kit vegetal”. A base é composta de placa de isopor no tamanho definido pelos contornos das áreas vazadas por cenário (correspondente ao trabalho individual de cada aluno) da maquete base já executada, para perfeito encaixe ( com certa folga no corte) O “kit vegetal” devem seguir as dimensões apresentadas na ficha do “KIT VEGETAL” em anexo. Preferencialmente, o aluno deve usar cores distintas para caracterizar as diferentes densidades de copas. É imprescendível que o material esteja pronto antes da aula – “workshop”.

OBSERVAÇÃO IMPORTANTE: NÃO SERA ADMITIDO ALUNO ALGUM PREPARANDO MATERIAL DE TRABALHO NO DIA DE

ATELIER!!

Desenvolimento do Atelier / “WORKSHOP” Durante duas horas e meia, livre de qualquer condicionante restritiva (a não ser o Programa e Zoneamento Completos Propostos no EX 3), o aluno deve especular, com total liberdade, 04 (quatro) alternativas de projeto, que devem ser fotografadas sob diferentes ângulos, e transferidas para o Sketchup, para posterior memorização da solução encontrada. Consideraremos para estas etapas os estratos arbóreos com o porte e a forma final que estes

Page 5: Aup Ex4 2015 1 Plano Conceitual 2 Atelier Estrut Morf

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO . UFRJ Faculdade de Arquitetura e Urbanismo . FAU

Departamento de Urbanismo e Meio Ambiente . DPUR ANALISE DA FORMA URBANA E DA PAISAGEM 1 / 2015-1

Prof. Dr. Arq. Mário Ceniquel - RESPONSAVEL DPUR – PP1 / 2015-1 [5]

assumem na maturidade, segundo instruções anexas. O trabalho será desenvolvido dentro de um esquema de workshop em atelier, onde os croquis de cada alternativa estudada serão produzidos a partir de uma maquete de trabalho, na escala de 1:250, onde serão estudadas e lançadas as diferentes propostas, logo fotografadas.

O MATERIAL OBRIGATORIO A TER NO DIA DO TRABALHO DE ATELIER, SÃO OS SEGUINTES ( SEM EXCEÇÕES):

1. Base – em isopor- do Cenário correspondente 2. Cópia Impressa, em A4 ou A3 do PROGRAMA COMPLETO E DO ZONEAMENTO

PROPOSTO , GRAFICO E ESCRITO( EX3) – Observação importante: o Programa e Zoneamento propostos podem ( e devem) sofrer alterações – se for o caso-, para cada uma das alternativas apresentadas, visto que o objetivo do exercício e exatamente discutir a procedência dos mesmos a luz da pratica;

3. “Kit Vegetal” COMPLETO 4. Folhas de papel colorido de qualquer tipo, porem em folha mínima de 50x70 cm, para o

traçado de caminhos, canteiros, e indicação de diferentes tipos de pisos ou revestimentos. Se recomenda um grupo de folhas de cor pastel ( suave) e outras mais intensas( 04 cores de cada: verdes -mais de um- beige, marfim, azul -dois tipos e bom-, vermelho, laranja, preto, etc. por exemplo)

5. Uma ou duas folhas de lixa de madeira bem fina 6. Caixas pequenas ( tipo caixas de fosforo) ou ainda peças de “Lego”, para peças que simulem

mobiliário urbano básico; 7. Escala, Estilete, Barbante, Lápis, e Hidrocor 8. Câmera digital;

Observação Única e Importantíssima: o trabalho de Atelier requer a participação ATIVA e INTENSA de todos os alunos em sala de aula, cujo grau de envolvimento será rigorosamente avaliado. Embora possa – sem margem a duvida- COMPLEMENTAR os trabalhos iniciados em sala de aula (e não “FAZER” exclusivamente em casa), a AUSENCIA nos dias de ATELIER, leva a um desconto de 50% da avaliação por dia de aula, perdendo validade qualquer trabalho feito – exclusivamente – fora da sala, que terá grau zero automaticamente.

7. CALENDARIO E OUTRAS CONSIDERAÇÕES

7.1. O TRABALHO DE ATELIER SERA DESENVOLVIDO EM SALA DE AULA NAS SEMANAS COMPREENDIDAS ENTRE OS DIAS 28/SETEMBRO E 08 DE OUTUBRO DE 2015, COM ENTREGA DEFINITIVA NA SEMANA SEGUINTE (DE 12 Á 15/ OUTUBRO DE 2015). 7.2. IMPORTANTE!!....NA PRIMEIRA SEMANA DE ATELIER DEVERÃO SER ENTREGUES AS ANOTAÇÕES DO DIARIO DE BORDO, QUE SERÃO AVALIADAS EM SALA DE AULA, ENQUANTO DESENVOLVEM O TRABALHO DE ATELIER. SEU ESQUECIMENTO PREJUDICARA A AVALIAÇÃO GERAL – PORTANTO-..... NÃO ESQUEÇAM!!! BOM TRABALHO!!

Page 6: Aup Ex4 2015 1 Plano Conceitual 2 Atelier Estrut Morf

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO . UFRJ Faculdade de Arquitetura e Urbanismo . FAU

Departamento de Urbanismo e Meio Ambiente . DPUR ANALISE DA FORMA URBANA E DA PAISAGEM 1 / 2015-1

Prof. Dr. Arq. Mário Ceniquel - RESPONSAVEL DPUR – PP1 / 2015-1 [6]

ANEXOS

Page 7: Aup Ex4 2015 1 Plano Conceitual 2 Atelier Estrut Morf

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO . UFRJ Faculdade de Arquitetura e Urbanismo . FAU

Departamento de Urbanismo e Meio Ambiente . DPUR ANALISE DA FORMA URBANA E DA PAISAGEM 1 / 2015-1

Prof. Dr. Arq. Mário Ceniquel - RESPONSAVEL DPUR – PP1 / 2015-1 [7]

Page 8: Aup Ex4 2015 1 Plano Conceitual 2 Atelier Estrut Morf

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO . UFRJ Faculdade de Arquitetura e Urbanismo . FAU

Departamento de Urbanismo e Meio Ambiente . DPUR ANALISE DA FORMA URBANA E DA PAISAGEM 1 / 2015-1

Prof. Dr. Arq. Mário Ceniquel - RESPONSAVEL DPUR – PP1 / 2015-1 [8]

Page 9: Aup Ex4 2015 1 Plano Conceitual 2 Atelier Estrut Morf

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO . UFRJ Faculdade de Arquitetura e Urbanismo . FAU

Departamento de Urbanismo e Meio Ambiente . DPUR ANALISE DA FORMA URBANA E DA PAISAGEM 1 / 2015-1

Prof. Dr. Arq. Mário Ceniquel - RESPONSAVEL DPUR – PP1 / 2015-1 [9]

Page 10: Aup Ex4 2015 1 Plano Conceitual 2 Atelier Estrut Morf

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO . UFRJ Faculdade de Arquitetura e Urbanismo . FAU

Departamento de Urbanismo e Meio Ambiente . DPUR ANALISE DA FORMA URBANA E DA PAISAGEM 1 / 2015-1

Prof. Dr. Arq. Mário Ceniquel - RESPONSAVEL DPUR – PP1 / 2015-1 [10]

Page 11: Aup Ex4 2015 1 Plano Conceitual 2 Atelier Estrut Morf

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO . UFRJ Faculdade de Arquitetura e Urbanismo . FAU

Departamento de Urbanismo e Meio Ambiente . DPUR ANALISE DA FORMA URBANA E DA PAISAGEM 1 / 2015-1

Prof. Dr. Arq. Mário Ceniquel - RESPONSAVEL DPUR – PP1 / 2015-1 [11]

Page 12: Aup Ex4 2015 1 Plano Conceitual 2 Atelier Estrut Morf

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO . UFRJ Faculdade de Arquitetura e Urbanismo . FAU

Departamento de Urbanismo e Meio Ambiente . DPUR ANALISE DA FORMA URBANA E DA PAISAGEM 1 / 2015-1

Prof. Dr. Arq. Mário Ceniquel - RESPONSAVEL DPUR – PP1 / 2015-1 [12]

Page 13: Aup Ex4 2015 1 Plano Conceitual 2 Atelier Estrut Morf

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO . UFRJ Faculdade de Arquitetura e Urbanismo . FAU

Departamento de Urbanismo e Meio Ambiente . DPUR ANALISE DA FORMA URBANA E DA PAISAGEM 1 / 2015-1

Prof. Dr. Arq. Mário Ceniquel - RESPONSAVEL DPUR – PP1 / 2015-1 [13]

Page 14: Aup Ex4 2015 1 Plano Conceitual 2 Atelier Estrut Morf

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO . UFRJ Faculdade de Arquitetura e Urbanismo . FAU

Departamento de Urbanismo e Meio Ambiente . DPUR ANALISE DA FORMA URBANA E DA PAISAGEM 1 / 2015-1

Prof. Dr. Arq. Mário Ceniquel - RESPONSAVEL DPUR – PP1 / 2015-1 [14]

Page 15: Aup Ex4 2015 1 Plano Conceitual 2 Atelier Estrut Morf

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO . UFRJ Faculdade de Arquitetura e Urbanismo . FAU

Departamento de Urbanismo e Meio Ambiente . DPUR ANALISE DA FORMA URBANA E DA PAISAGEM 1 / 2015-1

Prof. Dr. Arq. Mário Ceniquel - RESPONSAVEL DPUR – PP1 / 2015-1 [15]

Page 16: Aup Ex4 2015 1 Plano Conceitual 2 Atelier Estrut Morf

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO . UFRJ Faculdade de Arquitetura e Urbanismo . FAU

Departamento de Urbanismo e Meio Ambiente . DPUR ANALISE DA FORMA URBANA E DA PAISAGEM 1 / 2015-1

Prof. Dr. Arq. Mário Ceniquel - RESPONSAVEL DPUR – PP1 / 2015-1 [16]

MODELO DE FORMATAÇÃO SUGERIDA - PRANCHA DE GRUPO (EX 4.2.)

Page 17: Aup Ex4 2015 1 Plano Conceitual 2 Atelier Estrut Morf

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO . UFRJ Faculdade de Arquitetura e Urbanismo . FAU

Departamento de Urbanismo e Meio Ambiente . DPUR ANALISE DA FORMA URBANA E DA PAISAGEM 1 / 2015-1

Prof. Dr. Arq. Mário Ceniquel - RESPONSAVEL DPUR – PP1 / 2015-1 [17]

Page 18: Aup Ex4 2015 1 Plano Conceitual 2 Atelier Estrut Morf

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO . UFRJ Faculdade de Arquitetura e Urbanismo . FAU

Departamento de Urbanismo e Meio Ambiente . DPUR ANALISE DA FORMA URBANA E DA PAISAGEM 1 / 2015-1

Prof. Dr. Arq. Mário Ceniquel - RESPONSAVEL DPUR – PP1 / 2015-1 [18]

Page 19: Aup Ex4 2015 1 Plano Conceitual 2 Atelier Estrut Morf

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO . UFRJ Faculdade de Arquitetura e Urbanismo . FAU

Departamento de Urbanismo e Meio Ambiente . DPUR ANALISE DA FORMA URBANA E DA PAISAGEM 1 / 2015-1

Prof. Dr. Arq. Mário Ceniquel - RESPONSAVEL DPUR – PP1 / 2015-1 [19]