AUTO LIBERTAÇÃO - 30.09.05

27
PALESTRA NO CENOL – GAMA TEMA – AUTO LIBERTAÇÃO DIRIGENTE – VICENTE CAMPOS Objetivos: a) Indicar o início do curso de auto libertação como sendo o aprendizado de “tudo possuir e nada ter” e viver “com todos e sem ninguém”. b) Citar os prejuízos resultantes da queixa e da intolerância, destacando a importância do cultivo da renúncia como base da sublimação aos mais altos níveis. c) Mostrar os exemplos do comportamento de Jesus, proporcionando a cada alma, recursos de renovação para o bem, contextuando a necessidade de ajudarmos quanto pudermos. Queridos irmãos.Uma boa noite para todos.Roguemos a Jesus o seu amparo.Que sua Paz esteja em nossos corações. O Tema de nossos estudos nesta noite é – Auto libertação. E para começarmos, vamos contar uma pequena história chamada de: O Velho Carpinteiro Um velho carpinteiro estava para se aposentar. Ele contou a seu chefe os seus planos de largar o serviço de carpintaria e de construção de casas e 1

Transcript of AUTO LIBERTAÇÃO - 30.09.05

Page 1: AUTO LIBERTAÇÃO - 30.09.05

PALESTRA NO CENOL – GAMATEMA – AUTO LIBERTAÇÃODIRIGENTE – VICENTE CAMPOS

Objetivos:a) Indicar o início do curso de auto libertação como sendo o aprendizado de “tudo

possuir e nada ter” e viver “com todos e sem ninguém”.b) Citar os prejuízos resultantes da queixa e da intolerância, destacando a

importância do cultivo da renúncia como base da sublimação aos mais altos níveis.

c) Mostrar os exemplos do comportamento de Jesus, proporcionando a cada alma, recursos de renovação para o bem, contextuando a necessidade de ajudarmos quanto pudermos.

Queridos irmãos.Uma boa noite para todos.Roguemos a Jesus o seu amparo.Que sua Paz esteja em nossos corações.

O Tema de nossos estudos nesta noite é – Auto libertação.E para começarmos, vamos contar uma pequena história chamada de:O Velho CarpinteiroUm velho carpinteiro estava para se aposentar. Ele contou a seu chefe os seus planos de largar o serviço de carpintaria e de construção de casas e viver uma vida mais calma com sua família.

Claro que ele sentiria falta do pagamento mensal, mas ele necessitava da aposentadoria. O dono da empresa sentiu em saber que perderia um de seus melhores empregados e pediu a ele que construísse uma ultima casa como um favor especial.

O carpinteiro consentiu, mas com o tempo era fácil ver que seus pensamentos e seu coração não estavam no trabalho. Ele não se empenhou no serviço e se utilizou de

1

Page 2: AUTO LIBERTAÇÃO - 30.09.05

mão de obra e matérias primas de qualidade inferior. Foi uma maneira lamentável de encerrar sua carreira.

Quando o carpinteiro terminou seu trabalho, o construtor veio inspecionar a casa e entregou a chave da porta ao carpinteiro. "Esta é a sua casa", ele disse, "meu presente a você."

Que choque! Que vergonha! Se ele soubesse que estava construindo sua própria casa, teria feito completamente diferente, não teria sido tão relaxado. Agora ele teria de morar numa casa feita de qualquer maneira.

Assim acontece conosco.

Nós construímos nossas vidas de maneira distraída, reagindo mais que agindo, desejando colocar menos do que o melhor. Nos assuntos importantes nós não empenhamos nosso melhor esforço. Então, em choque, nós olhamos para a situação que criamos e vemos que estamos morando na casa que construímos.

Se soubéssemos disso, teríamos feito diferente, não é verdade?Pensemos em nós como o carpinteiro. Pensemos sobre nossa casa. Cada dia nós martelamos um prego novo, colocamos uma armação ou levantamos uma parede. Construamos as nossas casa da melhor maneira possível. Sabedores de que seremos nós que habitaremos ali.

Para tentarmos compreender bem o que estamos estudando, vamos fazer uma analogia, uma comparação.

2

Page 3: AUTO LIBERTAÇÃO - 30.09.05

Nós somos aquele carpinteiro.Nós, espíritos, em caminhada rumo à evolução.

Sabedores que podemos ter uma situação melhor, pedimos a Deus uma nova oportunidade.

Nós somos Espíritos, os seres inteligentes da criação, de acordo com o Livro dos Espíritos.

Os Espíritos, ou seja, nós, fomos criados simples e ignorantes. Evoluímos, intelectual e moralmente, passando de uma ordem inferior para outra mais elevada, até a perfeição, onde passaremos a usufruir de inalterável felicidade.

Essa evolução acontece por meio da Reencarnação – que é a volta do espírito a outro corpo, devidamente preparado para ele, para que possa fazer novamente, aquilo que não fez de modo correto, ou para novos aprendizados.

A nova oportunidade que Deus nos dá é a reencarnação.Por meio dela, temos a chance de construir uma nova casa.Casa esta que servirá de moradia a nós mesmos.E o que nós fazemos?Agimos da mesma maneira que aquele velho carpinteiro.Nos deixamos levar pelos maus hábitos, por vícios e maus sentimentos, e começamos a construir nossas casas com desleixo, com preguiça, desanimados.Ou seja, agimos de maneira exatamente igual ao nosso amigo carpinteiro.Com uma diferença:O carpinteiro não tinha alguém para lhe dar algumas dicas, alguém que fosse, por exemplo, o mestre de obras, o engenheiro, alguém que conhecesse um pouco mais que ele.

3

Page 4: AUTO LIBERTAÇÃO - 30.09.05

Que soubesse das suas necessidades, mas que soubesse, também dos objetivos do seu Senhor.Ele não teve alguém para lhe dizer, por exemplo: Bem aventurados aqueles que constroem bem as suas casas, pois nelas eles habitarão..Se ele tivesse esse alguém para lhe dar uns toques, será que faria aquela casa da mesma maneira que vinha fazendo antes?

Dizíamos que nós, espíritos, percebendo o nosso estado de infelicidade, conscientes da nossa situação, pedimos a Deus uma nova oportunidade e Ele, Pai amoroso, justo e bom, nos dá essa nova oportunidade, sendo que em troca, nos pede apenas que construamos uma nova casa.Claro que Ele tem planos melhores para cada um de nós.

A nova oportunidade é a reencarnação.E a construção que devemos fazer é a transformação de nossas vidas.Encaremos a nossa reencarnação, esta nova oportunidade oferecida pelo Pai a nós, como sendo um Curso.Curso este que chamaremos de Curso de auto libertação.Ou seja, um curso onde aprenderemos a nos libertar das amarras que nos prendem às imperfeições, aos vícios, a tudo aquilo que prejudica a nossa economia espiritual – nossa bagagem moral.Ao nos inscrevermos em um curso, aqui na Terra, sabemos que qualquer um deles é divido em disciplinas, matérias que são importantes para o nosso currículo.Assim, este curso de Auto libertação, também é dividido em disciplinas e nós vamos estudar três delas.

4

Page 5: AUTO LIBERTAÇÃO - 30.09.05

A primeira disciplina que necessitamos aprender é quanto a nossa postura diante da questão da posse.Desde o momento em que começamos a tomar consciência de nossas vidas, somos induzidos a viver num mundo onde o mais importante é o ter.Precisamos ter os melhores bens.Precisamos ter os melhores cursos.Precisamos ter as melhores pessoas ao nosso redor.E, não satisfeitos em ter bens matérias, também acreditamos que somos donos das pessoas que convivem ao nosso redor.Pensamos que somos donos dos nossos filhos, dos nossos cônjuges, dos nossos familiares e até dos nossos amigos.E nessa ânsia de ter, possuir, colocamos, nos bens e pessoas, que acreditamos serem nossos, a nossa felicidade.Assim, somente somos felizes quando temos.Colocamos a nossa felicidade em bens, coisas, objetos e circunstâncias que são passageiras.Colocamos a nossa felicidade em pessoas que não são nossas.E quando atingimos aquilo que chamamos de nossa felicidade, não nos satisfazemos ou fazemos mal uso, e então, nos tornamos infelizes.Tudo isso se transforma em ambição desmedida e é por causa dessa ambição desmedida que nós somos infelizes.Se observarmos com maior propriedade, constataremos que a maiorias de todos os males que atormentam o homem se deve a sua má relação diante da posse.Crimes, guerras, violência, miséria, prostituição, entre muitos outros, acontecem, geralmente devido a essa ambição que faz com que se queira sempre mais, esquecendo-se do essencial.

5

Page 6: AUTO LIBERTAÇÃO - 30.09.05

Somos obrigados a lembrar de uma frase de Paulo em sua primeira epístola a Timóteo, quando ele diz: “

"... Nada trouxemos para este mundo e manifesto é que nada podemos levar dele."

E recorrendo ao Evangelho Segundo o Espiritismo, em seu capítulo XVI, encontramos o seguinte texto:

13. Sendo o homem o depositário, o administrador dos bens que Deus lhe pôs nas mãos, contas severas lhe serão pedidas do emprego que lhes haja ele dado, em virtude do seu livre-arbítrio. O mau uso consiste em os aplicar exclusivamente na sua satisfação pessoal; bom é o uso, ao contrário, em todas as vezes que deles resulta um bem qualquer para outrem. O merecimento de cada um está na proporção do sacrifício que se impõe a si mesmo

Assim, é preciso que tenhamos em mente, como primeiro objetivo, neste nosso Curso de auto libertação, que é necessário, urgente mesmo, o aprendizado de que tudo possuímos, mas nada temos e de que devemos viver com todos sem ser de ninguém.

Trata-se aqui da questão do desapego.

A propósito lembramos de Diógenes.

Diógenes (400-325 a.C.), filósofo grego, era famoso por seu comportamento excêntrico e comentários mordazes.Dizia-se que tinha grande desprezo pela Humanidade. Caminhava pelas ruas de Atenas com uma lanterna, a proclamar:

– Procuro um homem honesto.

6

Page 7: AUTO LIBERTAÇÃO - 30.09.05

Era algo para ele tão difícil quanto iluminar um palheiro em busca de agulha perdida.Observação bem atual, ante a desavergonhada corrupção que se institucionaliza na sociedade humana.

Diógenes não era nenhum misantropo ranheta e excêntrico.Havia em suas atitudes um humor irônico, que popularmente chamaríamos hoje de gozação, com o qual procurava instigar as pessoas à apreciação de suas idéias.Ensinava que o supremo recurso de felicidade é o total desprezo pelas convenções humanas, em obediência plena às leis da Natureza. O caminho para essa realização está na simplificação da existência, superando a superficialidade e os modismos.Andava descalço…Vestia uma única túnica…Dormia num tonel…Certa feita, viu um menino a usar o côncavo das mãos para tomar água. Admirou-se:

– Acabo de aprender que ainda tenho objetos supérfluos.

Jogou fora a caneca que usava e passou a imitar o menino.

Alexandre, o Grande (356-323 a.C.), quis conhece-lo e testar seu proverbial desprendimento dos bens materiais.Foi encontrar o filósofo, em fria manhã de inverno, aquecendo-se ao sol.Após serem apresentados e conversarem, Alexandre disse-lhe estar disposto a atender qualquer pedido seu. O capricho mais sofisticado, o objeto mais precioso…Diógenes sorriu e respondeu:

7

Page 8: AUTO LIBERTAÇÃO - 30.09.05

– Quero apenas que não me tires o que não me podes dar. Estás diante do Sol que me aquece. Afasta-te, pois...

Certamente seria complicado tomar Diógenes ao pé da letra.Acabaríamos internados num hospício.Os tempos são outros.Além do mais, estamos longe do desprendimento total.Não obstante, seria interessante observar a tônica de suas idéias:

É preciso que nos libertemos de condicionamentos e modismos, do supérfluo e do artificial, contentando-nos com o necessário à vida.Teremos, então, melhores chances de viver bem.Jesus deixa isso bem claro no Sermão da Montanha, quando recomenda que não nos preocupemos demasiadamente com nossa vida, nem acerca do que devemos comer ou vestir…É preciso centralizar nossas ações em torno do Reino de Deus, que se realiza no empenho do Bem. Tudo o mais, explica Jesus, virá por acréscimo.A Doutrina Espírita oferece marcante contribuição em favor da simplificação de nossa existência, abrindo-nos as portas do mundo espiritual para nos mostrar algo que não devemos esquecer jamais:

Levaremos para o Além somente os valores incorporados à nossa alma, nos domínios da virtude e do conhecimento.

O resto ficará por aqui mesmo.Imperioso, pois, simplificar sempre, como destaca Guilherme de Almeida (1890-1969):

8

Page 9: AUTO LIBERTAÇÃO - 30.09.05

Simplicidade… Simplicidade…Ser como as rosas, o céu sem fim,a árvore, o rio… Por que não há deser toda gente também assim?

Ser como as rosas: bocas vermelhasque não disseram nunca a ninguémque tem perfumes… mas as abelhase os homens sabem o que elas têm!

Ser como o espaço, que é azul de longe,de perto é nada… Mas quem o vê– árvores, aves, olhos de monge… –busca-o sem mesmo saber porque.

Ser como o rio cheio de graça,que move o moinho, dá vida ao lar,fecunda as terras… E, rindo passa,despretensioso, sempre a cantar.

Ou ser como a árvore: aos lavradoresdá lenha e fruto, dá sombra e paz;da ninho às aves, ao inseto, flores…Mas nada sabe do bem que faz.

Felicidade – sonho sombrio!Feliz é o simples que sabe ser como o ar, as rosas, a árvores, o rio:simples, mas simples sem o saber!

A segunda matéria a ser aprendida é a nossa postura diante da queixa e da intolerância. Principalmente no que se refere às atitudes e comportamento do nosso próximo.

9

Page 10: AUTO LIBERTAÇÃO - 30.09.05

Nós costumamos reclamar e nos queixar de tudo o que os outros fazem e que não nos agrada.

Nós reclamamos do marido, da esposa, dos filhos, dos pais, dos chefes, dos amigos...Enfim.

Basta que eles digam alguma coisa que não gostamos, façam algo com o qual não concordamos ou que faríamos de maneira diferente daquela.

Aí, a nossa intolerância manifesta-se claramente.

"Sede indulgentes com as faltas alheias, quaisquer que elas sejam; não julgueis com severidade senão as vossas próprias ações e o Senhor usará da indulgência para convosco, como de indulgência houverdes usado para com os outros.

Todos nós, espíritos imperfeitos, ainda arraigados à evolução da Terra, reclamamos concurso e compaixão uns dos outros, mas nem sempre sabemos por nós mesmos, quando surgimos necessitados de semelhantes recursos.

Em muitas circunstâncias, estamos cegos da reflexão, surdos do entendimento, paralíticos da sensibilidade e anestesiados na memória sem perceber...

O companheiro em provas amargas escorregou no desânimo e tombou em desespero. Claro que anelas para ele o retorno à tranqüilidade, no entanto, não te entregues às críticas que lhe agravariam a irritação. Usa a indulgência e oferece-lhe apoio.

O próprio Criador espera as criaturas, no transcurso do tempo, tolerando-lhes as faltas e encorajando-lhes as

10

Page 11: AUTO LIBERTAÇÃO - 30.09.05

esperanças, embora lhes corrija todos os erros, através de leis eficientes e claras.

Indiscutivelmente, ninguém constrói nada de bom, sem responsabilidade e disciplina, advertência e firmeza, mas é imperioso considerar que toda boa obra roga auxílio, a fim de aperfeiçoar-se.

Pensa no bem e faze o bem, contudo, é preciso recordar que o bem exigido pela força da violência gera males inúmeros em torno e desaparece da área luminosa do bem para converter-se no mal maior.

A oração de Francisco de Assis nos diz, que é perdoando que seremos perdoados, e quando ele nos coloca essa frase, ele nos fala da importância de caminharmos, mas sempre ajudando o nosso semelhante.

Que possamos refletir diante deste capítulo do Evangelho – BEM-AVENTURADOS OS QUE SÃO MISERICORDIOSOS, não esquecendo de compreender a misericórdia infinita do nosso Pai, dizendo perdoai nossas ofensas assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido.

O que nós queremos pedir ao Senhor quando imploramos que Ele nos perdoe diante das nossas dificuldades? Será que Ele só deverá esquecer as nossas ofensas? Pedimos também que Ele não nos puna?

Por fim, nesta disciplina, temos como objetivos lembrar de todos os prejuízos e queixas que resultarão em nossas próprias vidas e só poderão ser anulados diante da nossa renúncia.

11

Page 12: AUTO LIBERTAÇÃO - 30.09.05

Esta será uma boa atitude diante da construção da nossa nova casa.

A terceira disciplina que devemos aprender é a aceitação de Jesus e seus exemplos de comportamento, que proporcionam a cada alma a renovação para o bem.

Considerava-se o nascimento de Jesus o marco do renascimento espiritual da Humanidade, assim como o dia sucede a noite e a vida sucede a morte.

As dúvidas que envolvem o nascimento do Senhor, longe de tirarem o brilho e a beleza do Evangelho, apenas demonstram que não devemos nos deter em detalhes dispensáveis.

Centralizemos nossa atenção no que há de relevante em seu nascimento, destacando o objetivo de sua missão.

Ele veio ensinar como construir o Reino Divino, a partir do alicerce fundamental – o amor a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a nós mesmos.

Em boa lógica, sob o ponto de vista humano, Jesus deveria ter nascido filho do imperador romano.

Assim desfrutaria do necessário poder para o desempenho da grandiosa missão, impondo sua mensagem aos homens. As legiões romanas seriam a garantia do cumprimento de suas determinações.

Nada disso aconteceu.

Jesus preferiu nascer numa das mais obscuras províncias do império, longe do poder, filho de humilde carpinteiro.

12

Page 13: AUTO LIBERTAÇÃO - 30.09.05

Situou-se tão longe de Roma, palco dos acontecimentos marcantes da época, que a História praticamente o ignorou.

Por que semelhante escolha?

Para entender isso, consideremos o fato fundamental que distingue Jesus dos líderes religiosos em geral:

Ele foi o único que, em todas as circunstâncias, exemplificou sua mensagem.

Viveu seus ensinamentos.

Contemplamos assombrados, na vida dos grandes líderes religiosos, fundadores de religiões, flagrantes contradições entre o que pregavam e a realidade de seu dia-a-dia.

A mensagem que traziam parecia maior que eles, incapazes de superar as limitações de seu tempo. Pesava em seus ombros.

Com Jesus foi diferente.

Ele foi tão grande quanto sua mensagem e a vivenciou inteiramente.

Ensinava que os homens são todos irmãos, filhos do mesmo Deus, pai de amor e misericórdia. Por isso não discriminava ninguém, nem recusava a convivência com a chamada gente de má vida, proclamando que os sãos não precisam de médico.

Ensinava que devemos fazer ao próximo o bem que gostaríamos nos fosse feito, e passou seu apostolado a

13

Page 14: AUTO LIBERTAÇÃO - 30.09.05

atender necessitados de todos os matizes, curando enfermos do corpo e da alma.

Ensinava que devemos perdoar não apenas sete vezes, mas setenta vezes sete, sempre, e jamais asilou ressentimentos ou mágoas, mesmo contra os piores adversários. Culminou por perdoar seus algozes na cruz.

E ao retornar à convivência dos discípulos, na gloriosa materialização, longe de admoestá-los por tê-lo abandonado no momento extremo, simplesmente os saudou com o carinho de sempre – a paz esteja convosco, convocando-os depois à gloriosa disseminação de seus princípios.

Empenhado em demonstrar, desde o primeiro momento, que o caminho para Deus passa pelo despojamento dos interesses humanos, das ambições, do comprometimento com o poder e com a riqueza, preferiu nascer filho de um humilde carpinteiro, no seio de um povo sem expressão no contexto de Roma.

Exemplificava, assim, uma lição ainda não assimilada pela Humanidade:

O valor de um homem não pode ser medido por sua origem, por sua profissão, pelo dinheiro, pela posição social, pelo poder que acumula, mas pelo seu empenho em contribuir para a harmonia e o bem-estar da sociedade em que vive, seja ele o presidente da república ou o mais humilde trabalhado braçal.

Por isso, em qualquer tempo, sempre que nos detivermos na apreciação do nascimento de Jesus, não importa saber se as informações de Lucas são rigorosamente exatas; se

14

Page 15: AUTO LIBERTAÇÃO - 30.09.05

Jesus nasceu em Belém ou Nazaré; se foi no ano um, ou antes; se em dezembro ou noutro mês.

Devemos avaliar, isto sim, se já iniciamos uma nova contagem do tempo em nossa vida. Se já podemos comemorar o anno Domini, aquele ano decisivo do nascimento de Jesus em nossos corações.

É fácil saber.

"A virtude não consiste numa aparência severa e lúgubre, ou em repelir os prazeres que a condição humana permite...Vivei como vivem os homens de vosso tempo; sacrificai-vos às necessidades, e até mesmo às frivolidades de cada dia, mas fazei-o com um sentimento de pureza que as possa santificar" (Um Espírito protetor, E.S.E., 17, item 10).

O cristão não é um ser que deve viver isolado da sociedade e dos prazeres que a condição de homem permite. Todos podemos e devemos ter momentos que nos tragam relaxamento e conforto; distração e emoção. Porém, precisamos ter responsabilidades em todos eles.O espírita, o cristão, não deve ter preconceitos, mas sim saber distinguir o que vai trazer ou não conseqüências danosas para si e para os outros.Em tudo o que fizermos, sejamos maduros e conseqüentes. Isso não quer dizer que devemos viver como "chatos", reparando na forma como os outros vivem, e colocando-nos como senhores da verdade. Sejamos alegres, úteis e amigos. Mas sejamos responsáveis, colocando acima de tudo o interesse coletivo, a pureza de sentimentos, que fará de todos os nossos atos, exemplos de quem encontrou o verdadeiro caminho da paz.

15

Page 16: AUTO LIBERTAÇÃO - 30.09.05

" De que adianta chamarmos Jesus de Mestre se não seguimos seus preceitos? ...Não esperemos dobrar a justiça de Deus pela quantidade de nossas palavras ou de nossos atos exteriores; o único caminho que está aberto para encontrarmos graça diante Dele é a prática sincera da lei de amor e caridade" (Allan Kardec, E.S.E.; 18; 9).

Kardec mais uma vez nos mostra a sabedoria da Doutrina Espírita. Nada mais verdadeiro do que a necessidade de praticarmos o que pregamos. Chamar Jesus de Mestre, ir à casa religiosa, dizer-se crente em Deus e com muita fé não nos torna religiosos, no sentido verdadeiro da palavra. Os atos exteriores, se não estiverem suportados por uma modificação íntima e uma conscientização dos deveres que temos, pouco servirão para ajudar a quem precisa. Deus reconhece o que temos dentro de nós , independente do que dizemos ser.

Nós dissemos, em momento atrás, que o nosso amigo carpinteiro não tivera alguém que lhe desse uns toques, umas dicas, a fim de que ele realizasse de melhor maneira a sua tarefa.

Essa uma grande diferença entre o carpinteiro e nós.

Ele não tinha.Nós temos Jesus.

Suas dicas, seus recados, seus ensinamentos sempre foram no sentido de que construíssemos nossa casa a fim podermos habitar bem.

Jesus sabia das nossas necessidades e sabia, também dos objetivos do Pai para conosco.

16

Page 17: AUTO LIBERTAÇÃO - 30.09.05

Por isso ele costumava dizer:

Bem-aventurados os humildes de espírito, porque deles é o reino dos céus. Bem-aventurados os que choram, porque serão consolados. Bem-aventurados os mansos, porque herdarão a terra. Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque serão fartos. Bem-aventurados os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia. Bem-aventurados os limpos de coração, porque verão a Deus. Bem-aventurados os pacificadores, porque serão chamados filhos de Deus. Bem-aventurados os perseguidos por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus. Bem-aventurados sois quando, por minha causa, vos injuriarem e vos perseguirem e, mentindo, disserem todo mal contra vós. Regozijai-vos e exultai, porque é grande o vosso galardão nos céus; pois assim perseguiram aos profetas que viveram antes de vós.

Considerando que a mensagem de Jesus sintetiza-se no espírito de serviço em favor do bem comum, basta avaliar quantos de nosso tempo fazemos um tempo de servir.

Essa será uma boa maneira de construirmos a nossa nova Casa.

Que Jesus nos acompanhe.Uma boa noite a todos.

17