Autobiografia Susana Marto Web viewNesse curso renovei alguns conhecimentos e aprendi a trabalhar...

12
Autobiografia Susana Marto "A vida é mais simples do que a gente pensa; basta aceitar o impossível, dispensar o indispensável e suportar o intolerável." (Kathleen Norris)

Transcript of Autobiografia Susana Marto Web viewNesse curso renovei alguns conhecimentos e aprendi a trabalhar...

Page 1: Autobiografia Susana Marto Web viewNesse curso renovei alguns conhecimentos e aprendi a trabalhar com o sistema operativo Windows 98, Microsoft Word/Excel 97, ... Autobiografia Susana

Autobiografia Susana Marto

"A vida é mais simples do que a gente pensa; basta aceitar o impossível, dispensar o indispensável e suportar o intolerável." (Kathleen Norris)

Page 2: Autobiografia Susana Marto Web viewNesse curso renovei alguns conhecimentos e aprendi a trabalhar com o sistema operativo Windows 98, Microsoft Word/Excel 97, ... Autobiografia Susana

Autobiografia Susana Marto

As minhas origens

No dia 7 de Fevereiro de 1967 todo mundo festejava o Carnaval ou o Entrudo com euforia, quando decidi vir ao mundo para ver o que se estava a passar. Os meus pais decidiram chamar-me Susana.

Tudo começou em Fátima concelho de Ourém, meu pai natural do Montelo, uma aldeia que pertence a freguesia de Fátima e minha mãe natural de Fátima. Conheceram-se, namoraram e casaram-se no dia 25 de Abril de 1959. Iniciaram a sua vida de casados em Fátima, onde vieram a constituir uma família, na qual nasceram sete filhos. Cristina Maria, Vasco Manuel, Henrique José, Paula Teresa, Eu, Nuno António e Ana Sofia.

A minha infância

A minha infância foi vivida com muita alegria. Estávamos em 1974, tinha eu sete anos quando iniciei a catequese. Recordo-me que a minha mãe, no Domingo de manhã preparavam-me a mim e aos meus irmãos, antes das dez da manhã e o meu pai levávamos à catequese, cada um de nós iam ter a com a sua catequista e as outras crianças, para falarmos de Jesus. Depois seguia-se a missa, na Igreja Paroquial de Fátima e no final os meus pais vinha ter connosco para almoçamos.

Foi também nesse ano que iniciei a escola primária, no colégio “As Doroteias” na Cova de Iria, um dia que não esqueço, de grande emoção,

2 Mira de Aire, 22 de Março de 2010

Page 3: Autobiografia Susana Marto Web viewNesse curso renovei alguns conhecimentos e aprendi a trabalhar com o sistema operativo Windows 98, Microsoft Word/Excel 97, ... Autobiografia Susana

Autobiografia Susana Marto

pois as minhas irmãs mais velhas já estudava nesse colégio e eu anda ansiosa para ir com elas, nesse dia a minha mãe foi comigo, sentia-me muito importante, e posteriormente começa-mos a ir as três. Era um colégio só para meninas, pois os meus irmãos mais velhos iam com o meu pai para outro colégio o Externato São Domingos.

Nesse mesmo ano, no dia 25 de Abril de 1974, não houve escola, ninguém sabia ao certo o que se estava a passar, mais tarde a minha irmã mais velha explicou-me, que houve um golpe de Estado dos militares, que derrubaram a Ditadura e que agora somos um país livre.

Quando terminou o ano lectivo, o colégio fechou, na 2ª classe os meus pais optaram por matricular-nos a mim e a minha irmã Paula Teresa no colégio do Externato São Domingos, o mesmo que os meus irmãos já frequentavam, que até a data era só para rapazes, e eu e a minha irmã fomos as primeiras raparigas a frequentar esse colégio. Uma das muitas mudanças que se deu depois da revolução.

Foi nesse colégio que terminei a 4ª classe. Cada ano tinha uma professora diferente, na 2ª classe a menina Beatriz, na 3ª classe a menina Ana Maria e na 4ª classe a Irmã Trindade.

Nesses três anos, no final de cada ano lectivo, fazíamos uma festa para os pais, em que durante o ano ensaiávamos, canções, peças de teatros, danças. Iniciávamos sempre com o hino da Externato de São Domingos, composto pela Irmã Benigna, era ela que nos ensaiava para no final apresentarmos aos pais e familiares. Foram momentos que me marcaram muito, que não esqueço.

Altura de mudança, pois o Externato São Domingos só leccionava até à 4ªclasse e passei para o colégio Sagrado Coração de Maria, que ficava perto de casa, era só atravessar a rua, onde frequentei do 1º ano até ao 9º ano da escolaridade. Foi uma mudança grande, pois tinha várias disciplinas e cada uma era leccionado por um professor diferente. No 7º ano as coisas complicaram-se, pois tive algumas dificuldades, e tive que repetir o ano. Lá terminei o 9º ano.

Segue-se o secundário no CEF – Centro de Estudos de Fátima, optei pela área C Estudos Económico-sociais.

No 12º ano só tinha três disciplinas, e tinha muito tempo livre decidi arranjar um part-time. Queria ter o meu dinheiro, para ser independente não ter que pedir dinheiro aos meus pais para comprar as minhas coisas.

Foi no Museu de cera de Fátima, que consegui, pois necessitavam de pessoas para remodelar as cenas e eu foi trabalhar com essa equipe, em que dava para conciliar os estudos e o trabalho, foi o meu primeiro contacto com a vida profissional. O ano lectivo acabou e não consegui concluir o 12º Ano, ficando com a disciplina de matemática por terminar. Optei por não continuar a estudar contra a vontade dos meus pais.

3 Mira de Aire, 22 de Março de 2010

Page 4: Autobiografia Susana Marto Web viewNesse curso renovei alguns conhecimentos e aprendi a trabalhar com o sistema operativo Windows 98, Microsoft Word/Excel 97, ... Autobiografia Susana

Autobiografia Susana Marto

Juventude/Casamento

Na passagem de ano de 1987/1988, eu e as minhas amigas fomos festejar a passagem de ano no Restaurante D. Nuno, que fica em Boleiros Fátima. Foi ai que conheci um rapaz de Mira de Aire, que me encantou, namoramos e decidimos casar.

No dia 30 de Novembro de 1991, pelas 12 horas na Conservatória do Registo Civil de Porto de Mós, que assinei e assumi o compromisso de união com meu marido, seguido de uma festa, com os familiares e amigos na Quinta do Moinho em Alvados.

Nascimento

“O amor incondicional é aquele que diz: "Vem se quiseres, vem quando quiseres, vem sejas como fores, vem faças o que fizeres. Estou aqui para te receber. Existirei para ti. Derramarei tudo o que há de bom em mim sobre ti, para te construir".

Estava a trabalhar no Porto, só vinha ao fim-de-semana a Mira de Aire, quando decidimos que estava na altura de ter um filho. A minha

4 Mira de Aire, 22 de Março de 2010

Page 5: Autobiografia Susana Marto Web viewNesse curso renovei alguns conhecimentos e aprendi a trabalhar com o sistema operativo Windows 98, Microsoft Word/Excel 97, ... Autobiografia Susana

Autobiografia Susana Marto

gravidez correu normalmente, indo às consultas mensais. Ao seis meses fiz a primeira eco grafia, em que o médico me disse que iria ter uma menina , e que estava tudo bem, consegui ver o coração a bater, a cabeça o tronco e os membros, já se conseguia distinguir perfeitamente. Foi nessa altura que decidimos que se iria chamar Inês.

No último mês de gravidez, deixei de trabalhar, pois a viagem tornava-se cansativa. No dia 19 de Março de 1993, à noite comecei a sentir dores, e as águas arrebentaram, foi para o hospital Santo André em Leiria, de ambulância com o meu marido, foi uma noite muito longa, pois só no outro dia pelas 9:30h da manhã, é que nasceu. A enfermeira dizia que era um parto abençoado, pois a Inês nasceu com a cara virada para cima. O pior foi depois, estava de rastos, a bolsa não queria sair, mal tive tempo de estar com a minha filha, levaram para o bloco operatório, onde levei uma anestesia geral, só me lembro de acordar com muito frio. Só pró volta das 13:00h da manhã é que consegui pegar na Inês, abarca-la, e ver que a vida é maravilhosa, pois a Inês era o fruto do meu amor, e ao vê-la ali tão pequenina, deu-me força para seguir em frente.

A minha vida mudou radicalmente, as preocupações o receio de não saber agir perante o novo ser, que eu tinha trazido ao mundo. Os primeiros anos de vida, decidi ficar em casa para acompanhar o seu crescimento.

Os meus tempos de laser

Os meus tempos de laser não são muitos, pois a vida não me permite viajar e conhecer lugares e países como gostaria. Quando era nova tinha as visitas de estudo, geralmente no final do ano, mas era apenas um dia, onde fiquei a conhecer o mosteiro dos Jerónimos, a Torre de Belém, o Planetário, o Palácio de Cintra, as ruínas de Conímbriga.

Em 1991como manda a tradição, depois do casamento a lua-de-mel, e nada melhor do que conhecer um pouco o nosso País, e decidimos

5 Mira de Aire, 22 de Março de 2010

Page 6: Autobiografia Susana Marto Web viewNesse curso renovei alguns conhecimentos e aprendi a trabalhar com o sistema operativo Windows 98, Microsoft Word/Excel 97, ... Autobiografia Susana

Autobiografia Susana Marto

começar pela Serra da Estrela e toda a zona envolvente, uma semana para descobrir e usufruir das paisagens e de lugares maravilhosos.

Em 1998 uma bela visita a EXPO 98, para mim uma viajem inesquecível, foi como viajar um pouco por todo o Mundo…

Em 2003 um fim-de-semana de Rei e Rainha, pois no Natal de 2002

recebo como prenda, um fim-de-semana numa Pousada de Portugal. Tinha a lista das pousadas, e os contactos e decidimos escolher a Pousada Rainha Stª Isabel em Estremoz, fizemos a reserva, e quando lá cheguei senti-me uma rainha a entrar no palácio, magnífico, que D. Dinis mandou erigir para sua mulher, a Rainha Stª Isabel.

Em 2007 Bélgica, um sonho antigo, andar de avião torna-se realidade, acompanhada de minha filha Inês, e aproveitando as férias da Páscoa, foram duas semanas inesquecíveis. Uma prenda da minha irmã Paula Teresa e da minha mãe, pois a minha irmã, trabalha no parlamento Europeu, e vive em Bruxelas com a sua família. Nada melhor para conhecer um país, então foi uns dias sem fim. Começámos por Bruxelas, e a sua magnifica Praça do mercado, a Câmara Municipal, a Catedral de Stº Michael et Stº Gudule, o Palácio Real e o Herói Lendário Manneken-Pis. Seguiu-se Bruge, o típico passei de barco onde, fiquei a conhecer a região, há quem a compare com Veneza, pois as casas estão rodeadas de água e só de barco, é que se pode deslocar. Ainda visitei a costa Belga, em que a faixa costeira é muito pequena pois têm apenas 66km, e passamos por Antwerpen onde se situa o segundo maior porto da Europa e o terceiro do Mundo. Enfim foram duas semanas muito intensas.

6 Mira de Aire, 22 de Março de 2010

Page 7: Autobiografia Susana Marto Web viewNesse curso renovei alguns conhecimentos e aprendi a trabalhar com o sistema operativo Windows 98, Microsoft Word/Excel 97, ... Autobiografia Susana

Autobiografia Susana Marto

Em 2008 um fim-de-semana em família, dar a conhecer à minha filha um pouco do nosso país. Começámos por, Monsanto, que pertence ao concelho de Idanha-a-Nova, considerada a aldeia mais Portuguesa de Portugal, passando por Belmonte, uma cidade onde habita a maior comunidade de Judeus. Continuando caminho ainda passamos por Covilhã e Tortosendo, pois o meu marido é natural de Tortosendo, e gosta de visitar e reencontrar familiares e amigos. Finalizámos na Serra da Estrela, na qual ainda estava coberta com neve, tornando-se mais bela que nunca.

Trabalho

“A maior recompensa do nosso trabalho não é o que nos pagam por ele, mas aquilo em que ele nos transforma.” (John Ruskin)

Em 1988, não quis acabar o 12º ano e frequentei um Curso Técnico de Informática, na disciplina de Contabilidade e Fiscalidade. Portugal tinha aderido á CEE em 1986, na altura vieram muitas ajudas económicas para o desenvolvimento de Portugal. Assim a empresa Gameiro e Camponês, Lda situada em Fátima realizou o curso apoiado pelo Fundo Social Europeu, que eu frequentei, onde tive os primeiros contacto na área da informática. Conclui com aproveitamento a 30 de Dezembro de 1988.

No ano seguinte ainda frequentei um Curso de formação profissional de costureira industrial tecidos que decorreu nas instalações do sindicato, em Mira de Aire apoiado pela Cefotex – Centro de Formação Profissional da Têxtil, Vestuário e Calçado. O qual teve duração de três meses.

Nesse mesmo ano, comecei a trabalha no Bento Pedroso Construções, SA, uma empresa de construção civil e obras públicas. Estavam a construir na altura um lance da auto-estrada Lisboa/Porto e o escritório da obra estava situado na Giesteira uma aldeia perto de Fátima. As minhas funções como Técnica Administrativa de Produção, consistiam na, classificação das facturas de acordo POC - Plano Oficial de Contabilidade, lançamento das facturas dos fornecedores no computador, tesouraria e conciliação bancária.

Concluiu-se a obra em Fátima, sendo uma empresa de construção de obras públicas, a empresa convidou-me para ir trabalhar no Porto, pois na altura tinha ganhou outro concurso para

7 Mira de Aire, 22 de Março de 2010

Page 8: Autobiografia Susana Marto Web viewNesse curso renovei alguns conhecimentos e aprendi a trabalhar com o sistema operativo Windows 98, Microsoft Word/Excel 97, ... Autobiografia Susana

Autobiografia Susana Marto

construir a via rápida no Porto. Assim foi, as condições eram boas, alojamento pago e ajudas de custo, para as deslocações. O escritório situava-se na Rua Nossa Senhora de Fátima, coincidência sendo eu de Fátima, foi para uma rua com o mesmo nome.

Ai deparei-me com outros costumes, outra cultura, à prenuncia do norte, aproveitei para conhecer a região do Norte. Continuei a despenhar as minhas funções anteriores, até que decidi ter um filho. Continuando a trabalhar até aos oito meses de gestão, nessa altura fiquei de baixa, pois tornavam-se difíceis as viagens. No dia 20 de Março de 1993, nasce a minha filha. Durante cinco anos, dedique-me a minha filha e à família.

Em 1997 surge-me uma oportunidade de ir trabalhar para uma gráfica, Grafiminde - Indústria Gráfica, Lda. situada em Minde. Inicialmente, para a secção dos acabamentos.

Em Março de 1999 inscrevi-me num curso Introdução à Informática, era pós laboral duas vezes por semana, achei que estava na altura de investir um pouco na minha formação. Curso esse administrado pela Infor-Cubo, nas instalações do Círculo Cultural Mirense, em Mira de Aire. Dando facilidades de pagamento, onde paguei em três prestações. Nesse curso renovei alguns conhecimentos e aprendi a trabalhar com o sistema operativo Windows 98, Microsoft Word/Excel 97, PowerPoint e Internet/multimédia. O qual conclui em Setembro.

Entretanto passado algum tempo, a funcionária do escritório da Grafiminde despediu-se. Passei eu a desempenhar as funções dela no escritório, era responsável pelo atendimento geral dos clientes, dos fornecedores, na gestão administrativa, facturação, trabalhando com o programa Infologia - versão Next Plus, e nos recursos humanos trabalhava com programa TimeGest versão 4 light.

Sempre com vontade de apreender e estar actualizada, em Junho de 2004 comecei a frequentar um Curso de formação profissional, administrado pela Megaexpansão, Lda das Caldas da Rainha, mas o local da formação foi nas instalações dos Bombeiros Voluntários de Mira de Aire. Sendo este financiado pelo fundo Social Europeu, tínhamos direito ao subsídio de alimentação. Era pós-laboral, dando para conciliar o trabalho, o curso e a família. A formação era dada por módulos de 91 horas cada, começando no Word Avançado depois o Excel Avançado e por fim Internet, PowerPoint e Publisher. Terminando a formação em Dezembro do mesmo ano. Continuava a trabalhar na gráfica, aplicando os conhecimentos adquiridos nos cursos, o que tornava a minhas funções mais eficazes.

Abril de 2005, surgem novos cursos de formação profissional. Foram administrados pela mesma empresa, Megaexpansão, Lda, das Caladas da Rainha. Sendo a formação dada igualmente por módulos, com a duração mais curta que os anteriores, era de 49 horas cada curso a excepção de Autocad 2D I que foi de 84 horas. Nestes cursos adquiri conhecimentos novos de Secretariado Informatizado, na Saúde, Ambiente e Segurança, no programa Microsoft Project, no Autocad 2D I criação e edição de projectos, no curso Novas formas de Gestão Empresarial, Contabilidade e Fiscalidade, Criação e manipulação de imagens para Web e Marketing para não especialistas. Finalizei os cursos de formação no dia 15 de Dezembro.

A Grafiminde, Lda era uma pequena média empresa, inicialmente com dois sócios-gerentes, mais tarde não se entenderam, um dos sócios vendeu a sua parte. A partir daí as coisas complicaram-se, uma má gestão do sócio-gerente, agravada pela crise levou a empresa a fechar as portas.

No dia 1 Setembro de 2007 estava desempregada, fazendo parte das estatísticas do desemprego, um pouco apreensiva e com receio de não

8 Mira de Aire, 22 de Março de 2010

Page 9: Autobiografia Susana Marto Web viewNesse curso renovei alguns conhecimentos e aprendi a trabalhar com o sistema operativo Windows 98, Microsoft Word/Excel 97, ... Autobiografia Susana

Autobiografia Susana Marto

encontrar outro trabalho, pois na realidade a crise estava instalada, em Portugal e no Mundo, todos os dias nos telejornais, as notícias eram de empresas a fechar ou optar pelo “lei-off”. Mas mesmo assim em Outubro desse mesmo ano consegui trabalho na empresa Transaire – Transportes de mercadorias, Lda, situada no Covão da Carvalha - Mira de Aire. O qual assinei um contrato de seis meses, as minhas funções consistiam no atendimento geral e apoio aos clientes, fornecedores, na gestão administrativa e introdução dos dados no computador. Renovei o contrato mais seis meses, em Outubro de 2008 as coisas voltaram a complicarem-se e não me renovaram o contrato, voltando para o fundo desemprego.

Formação para um futuro melhor

Em Novembro de 2008, estando mais uma vez à procura de emprego, mandando para algumas empresas o meu curriculum e sem obter resposta afirmativa. Apostei na acção de formação para um futuro melhor, surgiu mais uma vez Megaexpansão, com uma Formação Modulares Certificadas, o local foi nos Bombeiros Voluntários de Mira de Aire.

A Formação foi constituída por módulos de Unidades de curta duração era à noite e podiam frequentar estando desempregada. Não hesitei pois os módulos vinha ao encontro da minha formação. Era de Língua Inglesa, Sistemas operativos, Processador de texto e Utilitário de apresentação gráfica. No final Junho terminou a formação, com aproveitamento, mas para obtenção de uma qualificação prevista no Catálogo Nacional de Qualificações, desta formação modular completo, era necessário e exigido um processo de validação final perante uma comissão técnica, num Centro de Novas Oportunidades, para ficar com direito ao respectivo diploma.

9 Mira de Aire, 22 de Março de 2010

Page 10: Autobiografia Susana Marto Web viewNesse curso renovei alguns conhecimentos e aprendi a trabalhar com o sistema operativo Windows 98, Microsoft Word/Excel 97, ... Autobiografia Susana

Autobiografia Susana Marto

Surge mais uma vez a Megaexpansão no âmbito das Novas Oportunidades – aprender compensa.

Em Agosto iniciei um Curso EFA - Educação e Formação de Adultos Nível Secundário de Técnico(a) Informática - Sistemas com este Curso e obtendo aproveitamento, recebo a dupla certificação terminar o 12º ano e ter uma especialização.

10 Mira de Aire, 22 de Março de 2010