AUTOJORNAL 28/08/2010

16
CMYK Acompanhe as últimas notícias do Salão Internacional de São Paulo Maceió, sábado, 28 de agosto de 2010 | www.ojornalweb.com | e-mail: [email protected] ou [email protected] Página 2 Fotos: [email protected] Mais tecnologia, design sofisticado

description

sofisticado Acompanhe as últimas notícias do Salão Internacional de São Paulo Página 2 Maceió, sábado, 28 de agosto de 2010 || wwwwww..oojjoorrnnaallwweebb..ccoomm || e-mail: [email protected] ou [email protected] Fotos: [email protected]

Transcript of AUTOJORNAL 28/08/2010

Page 1: AUTOJORNAL 28/08/2010

CM

YK

Acompanhe as últimas notícias do Salão Internacional de São Paulo

Maceió, sábado, 28 de agosto de 2010 || wwwwww..oojjoorrnnaallwweebb..ccoomm || e-mail: [email protected] ou [email protected]

Página 2

Fo

tos:

ig

or9

3279

039@

ho

tmai

l.co

m

Mais tecnologia,

design sofisticado

Page 2: AUTOJORNAL 28/08/2010

22

JORNALO LO JORNA

Sábado, 28 de agosto de 2010 || wwwwww..oojjoorrnnaallwweebb..ccoomm || e-mail: [email protected]

Fo

tos:

Ig

or

Per

eira

Novo Fiat Idea inovaem sofisticação designe tecnologia

O bem-sucedido FiatIdea ganha novidadesde peso para se tornar

ainda mais competitivo. Entre

elas, novo design externo, novos motoresE.torQ, uma renovada

gama de versões e mais tecnologia.

O novo design do Idea, desenvolvido noBrasil pelo Centro Estilo Fiat para AméricaLatina, dá ao modelo um ar mais sofisticado,com linhas harmoniosas e com planos bemdefinidos delineados por vincos. Na traseira,novas lanternas iluminadas por LEDs - o FiatIdea é o primeiro carro nacional a oferecer estatecnologia. Elas destacam a forte identidadedo modelo, conferindo a ele um visual único.

O habitáculo do novo Idea oferece aindamais conforto ao dirigir, primoroso acabamentoe espaço generoso e muito bem aproveitado.Com piso traseiro plano e três bancos definidoscom apoios para cabeça, ele leva cinco pessoascom comodidade.

O novo Fiat Idea passa a oferecer a novafamília de motores E.torQ 1.6 16V e 1.8 16V, de-senvolvida pala engenharia da FPT -Powertrain Technologies. Bicombustível e com16 válvulas, esses moderníssimos motores con-ciliam desempenho, economia e baixo nível deemissões e de ruído, além de confiabilidade edurabilidade. Eles são fabricados na recém-in-augurada fábrica de motores em Campo Largo,Paraná.

Agora, o cliente pode escolher entre seteversões na nova gama do Fiat Idea: são trêsmotorizações (Fire 1.4, E.TorQ 1.6 16V e 1.816V), quatro níveis de acabamento (Attractive,Essence, Sporting e Adventure) e dois câmbios- mecânico de cinco marchas ou Dualogic®Automático -, atendendo sempre às necessi-dades do consumidor com o melhor custo-benefício.

Page 3: AUTOJORNAL 28/08/2010

O interior também recebeuatenção e novidades. Os bancosdianteiros estão mais envolventes,facilitando ainda mais ao mo-torista encontrar a melhor posiçãopara dirigir. O revestimento dosbancos pode ser em couro, terapoia braço central, além de serpossível adicionar uma mesinhaatrás do banco do passageiro. Osbancos também ganharam novostecidos diferenciados para cadaversão e a adoção da tecnologia"embossed", que aplica formas edesenhos em relevo, o que os en-riquecem ainda mais. Anova es-trutura do banco possui tambémuma nova regulagem de altura.Com um curso maior de 20 mm,melhora ainda mais a boa er-gonomia do modelo. O volante,igualmente, é novo. Seu design

moderno, com umtoque de esportividade,proporciona tanto con-forto ao dirigir quantobeleza.

Conveniência éoutro aspecto impor-tante do habitáculo.Porta-objetos dispostosem locais estratégicosaproveitam o espaço in-terno inteligentemente.Destaque para o console no teto,com quatro porta-objetos e es-pelho vigia para o banco traseiro- item exclusivo no segmento, desérie em todas as versões.

Outro detalhe importante é aadoção de fechadura elétrica doporta-malas em todas as versõesdo novo Fiat Idea. Não há maistambor. Isso amplia o conforto e

a segurança,pois a tampatraseira podeser aberta a dis-tância ou dedentro do carro.

Basta pressionar o botão do tele-comando ou o botão de trava-mento das portas na parte cen-tral do painel. Esse recurso tam-bém resulta em um visual maislimpo para a tampa. O novo Ideatambém chega com um novo sis-tema de ar condicionado. Maiseficiente, ele traz nova captação dear, além de novo eletroventilador

potencializado e aumento davazão em 38%.

As versões Attractive eEssence do novo Fiat Idea rece-beram quadro de instrumentoscom iluminação branca. Moder-no e com melhor visualização,ele traz velocímetro, conta-giros,marcadores graduais do nível decombustível e da temperatura daágua e um display digital comrelógio, hodômetro, computadorde bordo e My Car Fiat. Opcio-nalmente, as versões Essencepodem ser equipadas com umquadro ainda mais completo, que

traz informações do computadorde bordo B, do rádio, do cal-endário e do indicador de tem-peratura externa.

Para o Fiat Idea Sporting foicriado um quadro exclusivo, comiluminação branca e inscrição"Sporting", que exibe um con-junto completo de informações:velocímetro, conta-giros, mar-cadores graduais do nível decombustível e da temperatura daágua, computadores de bordo Ae B, hodômetro, relógio, rádio,calendário e indicação de tem-peratura externa.

33

JORNALO LO JORNA

JORNALO LO JORNA

REPRESENTANTE NACIONAL

SSÃÃOO PPAAUULLOO:: (11) 2178-8700

RRIIOO DDEE JJAANNEEIIRROO:: (21) 3852-1588

BBRRAASSÍÍLLIIAA:: (61) 3326-3650

RREECCIIFFEE:: (81) 3446-5832

www.ftpi.com.br

FFTTPPII

ENDEREÇORodovia AL 101 Norte, Km 06, 3600,Jacarecica - Maceió/AL - CEP: 57038-800

ATENDIMENTO AO ASSINANTE (82) 4009-1919

CLASSIFICADOS(82) 4009-1970

EDITORA DE JORNAIS DE ALAGOAS [email protected] / [email protected]

OS ARTIGOS ASSINADOS SÃO DE EXCLUSIVA RESPONSABILIDADE DE SEUS AUTORES E NÂO REFLETEM A OPINIÃO DE O JORNAL

Diretor-ExecutivoPetronio [email protected]

Editor-GeralDeraldo [email protected]

Editores Igor [email protected]@ojornal-al.com.brGabriel [email protected]

Diretora ComercialEliane [email protected]

Colaboradora editorialJakeline Siqueira

Sábado, 28 de agosto de 2010 || wwwwww..oojjoorrnnaallwweebb..ccoomm..bbrr || e-mail: [email protected]

Desde o seu lançamento,em 2005, o Fiat Idea foi umsucesso. Com suas linhasoriginais, versatilidade eamplo espaço interno, eleequilibrou as dimensões deum veículo compacto com asfuncionalidades de ummonovolume, trazendo di-versas novidades para o seg-mento.

A tecnologia foi um as-

pecto importante nessa fór-mula. Teto solar Skydome,freios com ABS, airbags, viva-voz com Bluetooth™, sen-sores de chuva, de esta-cionamento e crepuscular,entre outros, cativaram osconsumidores. Além disso,ele foi o único modelo de seusegmento a oferecer duas mo-torizações Flex.

No ano seguinte, a Fiat

alavancou o conceito do carroao oferecê-lo na versãoAdventure. O Fiat IdeaAdventure foi a primeiraminivan do país com apelooff-road light: ele uniu o con-forto e o espaço interno deum veículo urbano ao estiloe robustez de um fora-de-estrada. Isso em um carrocompleto, com uma vastalista de itens de série.

Em 2008, mais um impor-tante avanço: o Fiat IdeaAdventure passou a receber obloqueio do diferencial, oLocker. A Fiat foi a primeirafabricante no mundo a ofer-ecer um veículo com bloqueiodo diferencial em um carrode tração dianteira. Hoje, todaa família Adventure dispõedesse importante recurso, queajuda o veículo a enfrentar

condições de rodagem difí-ceis. Um ano depois, a versãorecebeu a opção de câmbioDualogic® Automático, paratornar a condução ainda maisprazerosa.

Agora, chega ao mercadoa evolução do Fiat Idea. Maisbonito, mais desempenho emais completo, ele tem todosos atributos para continuarsua trajetória de sucesso.

Mai

or c

onfo

rto

Page 4: AUTOJORNAL 28/08/2010

JORNALO LO JORNA

44 Sábado, 28 de agosto de 2010 || wwwwww..oojjoorrnnaallwweebb..ccoomm..bbrr || e-mail: [email protected]

O Fiat Idea é oferecido com três motorizações:Fire 1.4 8V Flex e os novos E.torQ 1.6 16V e 1.8 16V,ambos Flex. O motor 1.4 é o mesmo que equipa oatual Fiat Idea ELX, reconhecido por equilibrarbom desempenho com economia de combustível.

Já os novos motores E.torQ oferecem alto de-sempenho, com excelente torque em baixas ro-tações, sem sacrificar o consumo. Eles são fabrica-dos na moderníssima fábrica FPT - PowertrainTechnologies em Campo Largo, Paraná.

Os motores E.torQ são compactos e leves.Também são ecologicamente corretos, funcionamsilenciosamente e com baixos níveis de emissões,adequados às mais recentes legislações.

Eles são dotados de uma série de itens de altatecnologia. Abaixo alguns desses componentes:

o Pistões otimizados e grafitadoso Bielas sinterizadas, forjadas e fraturadaso Anéis do tipo low frictiono Câmera de combustão com baixa relação su-

perfície/volumeo Corpo de borboleta drive-by-wire com sensor

contactlesso Coletor de aspiração em plástico e tampa do

cabeçote em plásticoo Corrente de distribuição e tuchos hidráulicoso Virabrequim com microestrutura especial e

com oito contra-pesoso Cárter estrutural em alumínio

O motor E.torQ 1.6 16V que equipa as versõesEssence produz 115 cv de potência rodando so-

mente com gasolina, e 117 cv com etanol. Seu torquemáximo - 16,2 kgfm com gasolina e 16,8 kgfm cometanol - é atingido a 4.500 rpm. Já o 1.8 16V Flextem potência de 130 cv com gasolina e 132 cv cometanol. O torque máximo, 18,4 kgfm (gasolina) e 18,9kgfm (etanol), é atingido a 4.500 rpm.

Acurva de torque dos dois motores é realmentemuito boa. A 1.500 rpm eles já geram 80% de seutorque máximo; e a 2.500 rpm, 93% de sua forçamáxima. Isso garante fôlego mais que suficientepara rodar com prazer e conforto, e para garantira segurança em ultrapassagens.

Fo

tos: ig

or93279039@

ho

tmail.co

m

Page 5: AUTOJORNAL 28/08/2010

55

JORNALO LO JORNA

Sábado, 28 de agosto de 2010|| wwwwww..oojjoorrnnaallwweebb..ccoomm || e-mail: [email protected]

Page 6: AUTOJORNAL 28/08/2010

66

JORNALO LO JORNA

Sábado, 28 de agosto de 2010 || wwwwww..oojjoorrnnaallwweebb..ccoomm || e-mail: [email protected]

O NOVO MUSTANG BOSSCom o objetivo de matar as saudades do primeiro

Mustang, a Ford Motor Company acaba de anunciar olançamento, nos Estados Unidos, do Mustang Boss 302,inspirado no modelo 1969, equipado com o que há demais moderno em carros esportivos de rua. Sob o capô,os fãs da marca poderão se entusiasmar com um motorV8 de 5 litros que gera 440 cv, mais potente que o atualMustang GT. A transmissão manual é de seis veloci-dades, e o diferencial é autoblocante.

A edição especial do Mustang, além de ser umareleitura da marca, é um verdadeiro presente que a mon-tadora oferecerá ao mercado como modelo 2012. O mo-delo será disponível com equipamentos de série que oidentificam como carro de corrida de rua com suspen-são ajustável, novo sistema de embreagem e freios comações mais precisas e seguras, em relação às demais ver-sões atuais do Ford Mustang.

O design externo do Boss 302 foi totalmente inspira-do no modelo original de 1969, com opções de coreslaranja, branco, azul, amarelo e vermelho. Afrente agres-siva e o spoiler traseiro dão uma aparência ainda maisesportiva ao novo Mustang.

No interior, o destaque fica por conta do novo reves-timento para o painel de instrumentos e novo acaba-mento das portas, além dos bancos esportivos Recaro eum sistema de som de alta qualidade.

MUSTANG TEVE ENCONTRO NACIONALEM ITU. NOS ESTADOS UNIDOS A FORDLANÇA O MUSTANG BOSS 302

O sexto Encontro Nacionaldo Mustang, realizado no úl-timo domingo na cidade deItu/SP, atraiu a atenção de mi-lhares de pessoas que pude-ram ver inúmeros modelos deum dos automóveis mais co-biçados do mundo.

O evento, organizado pelo

Clube do Mustang de SãoPaulo, reuniu mais de umacentena de proprietários doFord Mustang, carro lançadoem 17 de abril de 1964, cujasvendas explodiram em 1965 eque ficou imortalizado nahistória da indústria automo-bilística mundial como ícone

de desejo.O projetodo Mus-tang teveinício em1960. Doisanos de-pois já ha-viam pro-tótipos dom o d e l om a s ,

ainda sem uma definição finalde seu design o que veio aacontecer somente em 1964.

Para o público participantedo Encontro, foi uma oportu-nidade rara de ver de pertoum automóvel que se tornouuma lenda, obra de Lee Iacoca,um dos mais importantespresidentes da Ford MotorCompany. Diversos modelosde 1965, 66 e 67 revelam ocuidado que a Ford teve comesse lançamento, eternamenteatual no design e na avançadamecânica, cujos potentes mo-tores sempre proporcionarama seus proprietários uma sen-sação de poder e "status".

O Clube do Mustang deSão Paulo reúne quase 1.600

filiados e cerca de 200 sócios etem o objetivo de preservar ahistória de um automóvel tipo"muscle car" famoso em todoo mundo. O divertimentomaior é praticar permanente-mente a restauração dos veícu-los, inclusive adaptando-osaos tempos modernos. No en-tanto, qualquer colecionadorsabe que quanto mais originalé o veículo mais valioso setorna.

Leandros Sotiropoulos, umdos fundadores do Clube, ex-plicou alguns dos problemasdos colecionadores, princi-palmente em relação à im-portação de peças, muito difi-cultada pelo alto valor dastaxas e fretes. Ele lamenta,

também, a falta de apoio daprópria Ford Brasil num movi-mento que só acrescenta im-agem institucional positiva àmarca e desperta paixões pelonome Ford. Alguns conces-sionários entendem a im-portância do nome Mustange muitas vezes colaboram compatrocínios para a con-tinuidade dos eventos doClube.

Na verdade, eventos comoo 6º Encontro do Mustang, re-alizado em Itu, se transformamem museus a céu aberto, comraridades muito bem cuidadasdesfilando aos olhos atentosdos visitantes, acrescentandocultura e entretenimento numatarde de domingo.

Page 7: AUTOJORNAL 28/08/2010

77

JORNALO LO JORNA

Sábado, 28 de agosto de 2010 || wwwwww..oojjoorrnnaallwweebb..ccoomm || e-mail: [email protected]

Page 8: AUTOJORNAL 28/08/2010

Sábado, 28 de agosto de 2010 || wwwwww..oojjoorrnnaallwweebb

SALÃO DO AUTOMÓVEL RENOVA PARCERIA COM O INSTITUTO AYRTON SENNA, E

O público do evento vai conhecer a obra focada na educação de qualidade, que concretiza o sonho do piloto brasileiro

Além das super máquinas, o visitante do 26ºSALÃO INTERNACIONAL DO AUTOMÓVEL - de27 de outubro a 7 de novembro de 2010, no Pavilhãode Exposições do Anhembi, em São Paulo, poderáconferir de perto o estande do Instituto Ayrton Senna,que presta uma homenagem ao cinqüentenário do tri-campeão de F1. Sucesso de público em 2008, quandofoi selada a parceria social da entidade com a ReedExhibitons Alcantara Machado, organizadora e pro-motora do evento e a Associação Nacional dosFabricantes de Veículos Automotores - ANFAVEA, apresença do Instituto no cinqüentenário do SALÃOganha destaque maior. Isso porque remete a outra im-portante data, pois exatamente em 2010, o campeãoAyrton Senna também completaria 50 anos.

"A idéia é apoiar a iniciativa e prosseguir com aparceria que já alcançou resultados importantes. Em2010 o sucesso dessa união de esforços se repetirá", as-segura Juan Pablo De Vera, presidente da organizadorado SALÃO DO AUTOMÓVEL.

De acordo com o que prevê a parceria social quetem como cenário o SALÃO DO AUTOMÓVEL, serãodesenvolvidas ações no espaço cedido pela ReedExhibitons Alcantara Machado, em que o públicopoderá conhecer um pouco mais da trajetória devitórias do piloto Ayrton Senna e celebrar seus 50anos.

Um olhar para o futuro Criado em 1994 para realizar o sonho do tricampeão

brasileiro de Fórmula 1, o Instituto Ayrton Senna de-senvolve programas em grande escala, por todo o Brasilpara oferecer educação pública de qualidade a criançase jovens.

Ao todo, em 15 anos de atuação, foram atendidos11.640.930 crianças e jovens; capacitados 553.512 edu-cadores, numa abrangência nacional que atinge 1.372municípios, em 25 estados e Distrito Federal. Saiba maissobre acessando: www.senna.org.br.

A sintonia entre o SALÃO DO AUTOMÓVEL e oInstituto Ayrton Senna é justificada por Viviane Senna,presidente da entidade: "Ayrton está presente no coraçãodos brasileiros pelos valores que seguia na vida e nas pis-tas: motivação, dedicação, determinação, perfeição e su-peração. Em um ano como este, de celebração, tudo issovem à tona, relembrando a trajetória vitoriosa de meuirmão. Sobretudo, essas homenagens resgatam, em cadaum de nós, aquilo que ele simbolizava quando levava anossa bandeira ao pódio: o lado luminoso do país", lem-bra Viviane.

Segundo ela, a participação do Instituto Ayrton Sennanesta 50ª edição do Salão do Automóvel será muito es-pecial. "O Ayrton era apaixonado por carros, portantonada mais adequado do que celebrar estes dois cinqüen-tenários juntos. Além disso, durante o Salão do Automóvelteremos a oportunidade de propagar os valores que oAyrton defendia mostrando ao público o trabalho queo Instituto desenvolve em todo o Brasil, beneficiandomilhões de crianças e jovens", completa.

26º SALÃO INTERNACIONAL DO AUTOMÓVELVOCÊ SABIA?QUE em 1976, no 10º Salão do Automóvel, no exato momento em que a indústria automobilística celebrava 20 anos de sua implantação em solo brasileiro, os fabricantes ap-

resentavam ao público do evento carros com os primeiros motores adaptados para o uso de álcool.QUE também na décima edição do Salão a Fiat fazia a sua estreia ao expor para o público do evento o Fiat 147.QUE um dos símbolos da produção genuinamente verde-amarela no setor automobilístico, a Gurgel, lançou o protótipo do seu mini-carro Xef, durante a 12ª. edição do Salão,

em 1981? E que uma das atrações da VW, nessa edição, foi a primeira versão do Gol.

88

Page 9: AUTOJORNAL 28/08/2010

bb..ccoomm | e-mail: [email protected] CM

YK

99

JORNALO LO JORNA

EM EDIÇÃO COMEMORATIVA DOS SEUS 50 ANOS

Page 10: AUTOJORNAL 28/08/2010

A Land Rover aproveita uma série limitadamundial do Freelander, seu modelo mais ven-dido no Brasil, para tentar alavancar as vendas.A marca inglesa traz para o mercado brasileiroa edição Sport do seu menor utilitário esporti-

vo. Asérie vai ter 2.298 unidades produzidas em todo o mundo, com 150 para o território brasileiro.As mudanças são apenas estéticas. Do lado de fora, o modelo tem novas rodas de liga leve aro19, spoiler traseiro e para-choques esportivos. No interior, o Freelander 2 Sport tem novo acaba-mento de couro em duas cores. Apesar do nome sugerir mais esportividade, o propulsor é omesmo da versão tradicional do SUV: um seis cilindros em linha de 233 cv.

Moda no exterior entre os entusiastas do meio ambi-ente, os carros híbridos começam a chegar mais ao Brasil.Depois do Mercedes-Benz S400 Hybrid, agora é a vez doFord Fusion Hybrid. O modelo será importado e deve servendido por volta de R$ 100 mil no mercado nacional. Opropulsor a combustão é o mesmo 2.5 de 173 cv que jáequipa o sedã na versão de entrada comercializada no Brasil. A diferença fica por conta domotor elétrico de 26 cv alimentado por baterias de íon-lítio e que pode mover sozinho o mod-elo até 75 km/h. A versão usa câmbio do tipo continuamente variável CVT e o consumo emestrada anunciado é de 17 km/l.

Câmbio automático é praticamenteobrigatório quando se fala em carrosnos Estados Unidos. E, para o merca-do brasileiro, importados ianques nãofogem à regra. O Camaro SS que aGeneral Motors vai vender em terrasnacionais e apresentar no próximoSalão de São Paulo será equipado comuma transmissão automática sequen-cial de seis velocidades. O modelo teráborboletas atrás do volante para tro-cas de marchas sequenciais. O motoré um 6.2 litros V8 de 406 cv e 55,6 kgfmde torque, a 4.200 rpm.

por Augusto Paladino

JORNALO LO JORNA

1100 Sábado, 28 de agosto de 2010 || wwwwww..oojjoorrnnaallwweebb..ccoomm || e-mail: [email protected]

Sobrenomepróprio

Velozes, furiosos e automáticos

Tendência verde

Criado para combater o Mini Cooper, oCitroën DS3 vai chegar à Europa com a ver-são esportiva Racing em setembro. E o aque-cimento para a sua estreia não poderia ser

melhor. O DS3 DSport THP 150, que serve debase para a nova configuração, venceu a etapado Rali de Ulster, na Irlanda. A versão para asruas será equipada com um motor 1.6 comturbocompressor capaz de gerar 270 cv depotência. O zero a 100 km/h é atingido em 6,5segundos enquanto a máxima fica em 234km/h, segundo a marca francesa.

Estiloso e veloz

Requinte chinês

Depois de comprar a Volvo, a chinesa Geely resolveuerguer uma fábrica da marca sueca em casa. Anova plan-ta deve ser inaugurada na segunda metade de 2012 e vaiocupar uma área de 800 mil m². A produção anual daunidade deve ser de 300 mil carros. A área ainda vai abri-gar um centro de pesquisa e desenvolvimento e ummuseu.

Garantia à venda

Enquanto algumas marcas oferecem garantias defábrica como instrumento de marketing, a Ford preferevendê-las. É que a montadora norte-americana agoracomercializa a garantia estendida de 12 ou 24 meses parao conjunto motor e câmbio ou para o carro inteiro. NoKa, por exemplo, a garantia extra para motor e câmbiode um ano custa R$ 406,93 e R$ 556,80 para o carro in-teiro. Na linha EcoSport, o pacote extra para propulsore caixa sai a R$ 846,90 para 12 meses e R$ 1.000,97 paradois anos.

Óleo pesado

O bom momento do mercado de caminhões anima atéos fabricantes de lubrificantes. A Castrol lança um novoóleo especial para caminhões - turbinados ou não - quepromete proteção ao motor contra altas temperaturas. OCRB Turbo SAE 12W40 tem tecnologia sintética e é in-dicado para uso extremo, como subidas, descidas e cargaexcessiva.

Números expressivos

O mercado de importados vai na carona do bom mo-mento da indústria automobilística no Brasil. Em julho,as 20 marcas associadas à Associação Brasileira dasEmpresas Importadoras de Veículos Automotores - Abeiva- venderam 9,6% a mais que em junho. Na comparaçãocom julho do ano passado, o resultado é ainda melhor:117,1%. Nos primeiros sete meses de 2010, mais de 50 milveículos das montadoras ligadas à entidades foram ven-didos em terras brasileiras.

Campeão motorizado

Os jogadores campeões alemães de futebol da tem-porada 2009/2010 receberam um pequeno "agrado" daAudi. Os atletas do Bayern de Munique - time patroci-nado pela montadora - tiveram a oportunidade de escolherqualquer modelo da gama da marca das argolas paralevar para casa. Os mais escolhidos foram o sedã de altoluxo A8, o hatch A3 Sportback e o esportivo RS5.

Very british

Dois dos maiores ícones da cultura inglesa resolve-ram apoiar a candidatura do país para ser sede da Copado Mundo de 2018. A já existente parceria entre Jaguare Land Rover, marcas da indiana Tata, vai oferecer qua-tro Jaguar XJ, quatro Range Rover Vogue e uma Discovery4 para a delegação da Fifa se movimentar em solo britâni-co. Se o país for escolhido, a Jaguar ainda vai oferecer doisXF como apoio para deslocamento da seleção da casaem viagens domésticas.

Page 11: AUTOJORNAL 28/08/2010

1111

JORNALO LO JORNA

Sábado, 28 de agosto de 2010 || wwwwww..oojjoorrnnaallwweebb..ccoomm || e-mail: [email protected]

Page 12: AUTOJORNAL 28/08/2010

1122

JORNALO LO JORNA

Sábado, 28 de agosto de 2010|| wwwwww..oojjoorrnnaallwweebb..ccoomm || e-mail: [email protected]

Camaro SS terá transmissãosequencial/automática de seis velocidades Motor tem sistema de desligamento automático dos cilindros para aumentar a eficiênciado consumo de combustível

Depois de divulgar que o Camarocomercializado no Brasil será o SS,equipado com motor V8, a Chevroletanuncia a transmissão que irá equiparo esportivo.Trata-se da transmissãosequencial/automática de seis ve-locidades, exclusiva da versão SS.Com ela, o motorista pode desfrutardo conforto da transmissão au-tomática ou trocar as marchas con-forme a sua necessidade, por meiode borboletas atrás do volante, per-mitindo que o motorista pilote damaneira mais esportiva possível: semtirar as mãos da direção.

"O câmbio sequencial, com bor-boletas no volante, é uma unanimi-dade hoje. Praticamente todos ossuperesportivos e até os carros decorrida utilizam esta tecnologia. Éum item fundamental, para conseguiraliar em um único carro a agressivi-dade de condução com mais de 400cv de potência, ao conforto necessáriopara se rodar também nas grandescidades", afirma Ronaldo Znidarsis,diretor geral de Vendas e Marketingda General Motors do Brasil.

Além da transmissão de seis mar-chas de última geração, o Camarovirá com outra importante tecnologia:o desligamento automático dos cilin-dros. Em velocidades de cruzeiro,como em uma longa estrada, o sis-tema de gerenciamento do motordesliga quatro dos oito cilindros,trazendo ainda mais economia decombustível. Sob o capô, o Camaro SSvirá equipado com o motor V8, lon-gitudinalmente disposto, de 6.2 litros,16 válvulas. São 406 cv a 5.900 rpme impressionantes 55,6 kgfm detorque, a 4.200 rpm. Além disso, oCamaro virá equipado com controlede tração, sistema que ajuda o mo-torista a domar toda essa cavalaria,mas que pode ser desligado, paraproporcionar uma condução aindamais esportiva.

Pronto para as ruasbrasileiras

O Chevrolet Camaro, que seráapresentado ao público no 26º Salãodo Automóvel, evento que será re-alizado entre os dias 27 de outubroe 7 de novembro de 2010, já estápreparado para as ruas brasileiras.Além de já poder receber nossagasolina, sua boa altura livre em re-lação ao solo, de 15,6 cm - só paraefeito de comparação, um ChevroletAgile tem 16,0 cm -, lhe permitetrafegar sem problemas por nossasruas e estradas. As rodas têm aro 20e utilizam pneus 245/45 ZR20 na di-anteira e 275/40 ZR 20 na traseira.

Mais um prêmio em

2010

Depois de receber o prêmioWorld Car Design of The Year("Melhor Desenho de Carro noMundo do Ano"), pelo seu designagressivo e atraente - inspirado noícone de 1969 - e de também sereleito como uma das melhores com-pras do mercado - através doprêmio Best Buy -, pela revistaConsumer Digest, nos EstadosUnidos, o Chevrolet Camaro acabade receber o Breakthrough Awards,um prêmio oferecido pelo siteEdmunds.com, especializado nacompra e venda de carros, novos eusados. Competindo contra diver-sos outros lançamentos do merca-do norte-americano, o Camaro gan-hou em 18 categorias associadas aoêxito de seu lançamento, incluin-do preços, vendas, participação demercado, análise de consumo e asavaliações dos próprios consumi-dores.

Page 13: AUTOJORNAL 28/08/2010

JORNALO LO JORNA

1133Sábado, 28 de agosto de 2010 || wwwwww..oojjoorrnnaallwweebb..ccoomm..bbrr || e-mail: [email protected]

Page 14: AUTOJORNAL 28/08/2010

1144

JORNALO LO JORNA

Sábado, 28 de agosto de 2010 || wwwwww..oojjoorrnnaallwweebb..ccoomm..bbrr || e-mail: [email protected]

Brasil finaliza ano fiscal 2009-2010 comomaior importador Porsche na América Latina

Stuttgart Sportcar vendeu no período mais que a soma dos importadores da marca paraMéxico, Chile e Argentina/Uruguai, classificados a seguir

O Brasil encerrou o ano fiscal 2009/2010 como maior im-portador da Porsche na América Latina. AStuttgart Sportcar,representante oficial da marca alemã no País, comerciali-zou 752 unidades entre julho de 2009 e julho de 2010, perío-do correspondente ao ano fiscal da Porsche. "Esta posiçãode liderança tem um significado muito especial e consagranossas estratégias comerciais", destaca Marcel Visconde,presidente da Stuttgart Sportcar.

Em 2009, o Brasil já havia encerrado o ano-calendáriocom um número de vendas maior que o do México, atéentão o maior importador da Porsche entre os países lati-no-americanos. No ano fiscal encerrado em julho, as ven-das brasileiras superaram a soma das realizadas pelos trêsimportadores classificados a seguir: México (405 unidadescomercializadas), Chile (208) e o importador para Argentinae Uruguai (109). Por países, Porto Rico supera a Argentinapor 103 a 101.

No total, a América Latina respondeu por 2.043 unidadesda Porsche, sendo atualmente o mercado emergente decrescimento mais rápido em todo o mundo. Por modelo,as vendas ficaram distribuídas da seguinte maneira:Cayenne, 969 (789 unidades dos anos-modelo 2009-2010 e180 anos-modelo 2011); 911, 362; Panamera, 282; Boxster,244; Cayman, 186.

A avant-première inesperada do novo Citroën AIRCROSS foi a grande atraçãodo Promenade Chandon 2010. O evento, que conta com a participação de grifesde luxo reuniu centenas de pessoas no último domingo no conhecido e badalado"quadrilátero do luxo" da cidade, formado pelas ruas Oscar Freire, Bela Cintra,Haddock Lobo, Lorena e arredores. Para receber seus convidados, a Citroën mon-tou um ambiente especial no Oscar Café. "Um evento como o Promenade Chandonfoi o cenário ideal para mostrar o novo Citroën AIRCROSS, SUV compacto chicda marca que reforça seu posicionamento premium e diferenciado no mercado",explica Nivea Ferradosa Morato, diretora de marketing da Citroën.

Recriando a atmosfera dos antigos palácios franceses, o Promenade Chandoncontou este ano, além da Citroën, com a presença de 34 grifes de luxo. A marcaparticipa do evento pelo quarto ano consecutivo ao lado de marcas consagradascomo Louis Vuitton, Christian Dior, Empório Armani, Mont Blanc e Tiffany. Vintee três restaurantes localizados próximos ao evento ofereceram cardápios espe-ciais. O transfer de celebridades e jornalistas foi feito com modelos Citroën C5 eGrand C4 Picasso. O Citroën Aircross tem seu lançamento comercial previsto parameados de setembro.

Citroën AIRCROSSatração de surpresa o novo carro da marca encanta no Promenade Chandon 2010

Page 15: AUTOJORNAL 28/08/2010

Sábado, 28 de agosto de 2010 || wwwwww..oojjoorrnnaallwweebb..ccoomm || e-mail: [email protected]

JORNALO LO JORNA

1155

BancoMercedes-Benzregistra melhor mêsde julho da história

Com R$ 360,1 milhões em novos

negócios, este foi o melhor mês de

julho e o segundo maior resultado da

história do Banco Mercedes-Benz

Com o financiamento de R$ 360,1 milhões em novosnegócios, o Banco Mercedes-Benz alcançou o melhormês de julho de sua história e o segundo maior volumeliberado em um único mês. O primeiro resultado foiregistrado em maio de 2010, quando foram negociadosR$ 369,4 milhões. O desempenho de julho deste ano emcomparação com julho de 2009, mês em que foram fi-nanciados R$ 270,2 milhões, apresentou crescimentode 33%.

"Esse ano, o Banco Mercedes-Benz vem superandotodos os seus recordes. O excelente momento da in-dústria automobilística, principalmente no segmentode veículos comerciais, a continuidade do programaBNDES PSI e o conhecimento do Banco sobre o negó-cio dos nossos clientes são responsáveis por este de-sempenho", explica Angel Martínez, diretor Comercialdo Banco Mercedes-Benz.

O CDC (Crédito Direto ao Consumidor) foi o pro-duto com maior crescimento, 146%. Em julho de 2010,foram financiados R$ 27,1 milhões por meio destamodalidade ante R$ 11 milhões liberados no mesmo mêsem 2009. "Estamos oferecendo condições diferenciadaspara a aquisição de automóveis da marca. Nossas taxassão as melhores em comparação com as disponíveis nomercado, principalmente se considerarmos os prazos de36 e 48 meses", analisa o diretor.

O Finame, modalidade que conta com subsídios doBNDES (Banco Nacional de DesenvolvimentoEconômico e Social), teve alta de 67%. Foram financia-dos R$ 330,1 milhões por meio deste produto em julhodeste ano contra R$ 197,4 milhões em igual período de2009.

Já o Leasing registrou queda de 96%, passando deR$ 61,8 milhões em julho de 2009 para R$ 2,8 milhõesem julho de 2010. "A procura pelo Leasing vem caindoem razão das taxas atrativas oferecidas pelo Finame, viaBNDES, e da condição especial do CDC disponibiliza-da pelo Banco Mercedes-Benz", comenta Martínez. Comesse resultado, o Finame respondeu por 91,5%; o CDC,por 7,5%; e o Leasing, 1%.

A carteira do Banco Mercedes-Benz alcançou a marcade R$ 6,5 bilhões, alta de 23%. Em julho de 2009, seuvolume era de R$ 5,3 bilhões. Do total em carteira, oFiname representa 78%; o Leasing, 15%; o CDC, 4%; oFloorplan, 2%; e o CDC Serviços, Capital de Giro eEmpréstimo Pessoal, 1%.

Page 16: AUTOJORNAL 28/08/2010

1166

JORNALO LO JORNA

Sábado, 28 de agosto de 2010 || wwwwww..oojjoorrnnaallwweebb..ccoomm || e-mail: [email protected]