Automóveis 25 11 15

8
AUTOMÓVEIS www.odebateon.com.br Macaé (RJ), quarta-feira, 25 de novembro de 2015, Ano XL, Nº 8873 Fundador/Diretor: Oscar Pires O DEBATE DIÁRIO DE MACAÉ Promoção da JEEP tem ganhador de Macaé Vencedor do concurso “Curta com Renegade” levou pra casa um veículo 0 km O concurso “Curto com Renegade”, da Je- ep, que foi realizado du- rante o mês de novembro em to- do o país, teve um vencedor em Macaé. O grande ganhador foi o contador Cleonilton Rodrigues, que levou para casa um veículo da marca Renegade 0 km. “Eu não acreditei na hora. Foi uma surpresa muito grande, pois eu já queria esse carro por ele ser bem confortável e ter um bom custo benefício”, declarou o premiado. PÁG. 4 FOTOS DIVULGAÇÃO Mitsubishi Lancer HLE VITRINE Nova versão intermediária HLE amplia o número de opções na linha do modelo. Apesar de recém-lançada, essa versão evidencia a idade avançada do carro PÁG. 6 DIVULGAÇÃO A volta do 'monstro' AUTOTAL A RAM, divisão de picapes do Grupo Fiat Chrysler, voltou a oferecer no Brasil a picape 2500. Utilitário de grande porte, o veículo impressiona com motor turbodiesel V6 6.7 de 330 cavalos de potência. PÁG. 2 DIVULGAÇÃO

description

 

Transcript of Automóveis 25 11 15

Page 1: Automóveis 25 11 15

AUTOMÓVEISwww.odebateon.com.br Macaé (RJ), quarta-feira, 25 de novembro de 2015, Ano XL, Nº 8873 Fundador/Diretor: Oscar Pires

O DEBATE DIÁRIO DE MACAÉ

Promoção da JEEP tem ganhador de MacaéVencedor do concurso “Curta com Renegade” levou pra casa um veículo 0 km

O concurso “Curto com Renegade”, da Je-ep, que foi realizado du-

rante o mês de novembro em to-do o país, teve um vencedor em Macaé. O grande ganhador foi o contador Cleonilton Rodrigues, que levou para casa um veículo da marca Renegade 0 km.

“Eu não acreditei na hora. Foi uma surpresa muito grande, pois eu já queria esse carro por ele ser bem confortável e ter um bom custo benefício”, declarou o premiado. PÁG. 4

FOTOS DIVULGAÇÃO

Mitsubishi Lancer HLE

VITRINE

Nova versão intermediária HLE amplia o número de opções na linha do modelo. Apesar de recém-lançada, essa versão evidencia a idade avançada do carro PÁG. 6

DIVULGAÇÃO

A volta do 'monstro'

AUTOTAL

A RAM, divisão de picapes do Grupo Fiat Chrysler, voltou a oferecer no Brasil a picape 2500. Utilitário de grande porte, o veículo impressiona com motor turbodiesel V6 6.7 de 330 cavalos de potência. PÁG. 2

DIVULGAÇÃO

Page 2: Automóveis 25 11 15

O DEBATE DIÁRIO DE MACAÉ2 AUTOMÓVEIS Macaé (RJ), quarta-feira, 25 de novembro de 2015

AUTOTAL por LUIZ FERNANDO LOVIK

A volta do 'monstro'

A RAM, divisão de picapes do Grupo Fiat Chrysler, voltou a ofe-recer no Brasil a picape 2500. Uti-litário de grande porte, o veículo impressiona com motor turbodie-sel fabricado pela Cummins, um V6 6.7 de 330 cavalos de potência e torque monstruoso de 104 kgfm de torque. O modelo tem preço su-gerido de R$ 249.900.

Com mais de seis metros de com-primento, capacidade de carga de 1.030 quilos e força para puxar 7.750 kg no reboque, a 2500 exige carteira de habilitação na catego-ria C para ser conduzida no Brasil. A transmissão é automática de seis velocidades e o veículo oferece va-

rios outros itens de série, bem no gosto do consumidor americano.

A RAM 2500 é oferecida no Bra-sil somente na versão Laramie 4x4 Crew Cab. O utilitário vem com central multimídia UConnect com navegador GPS, estribos laterais, bancos de couro e o compartimento RAMBOX, um verdeiro porta-ma-las lateral, instalando na caçamba.

O banco do motorista oferece ajustes elétricos com memória de posição, o ar condicionado é digital e bizona e o volante multifuncional tem aquecimento. A 2500 oferece airbag duplo frontal, laterais e de cortina. O veículo já pode ser con-figurado no site da marca.

Os mais segurosO Programa de Avaliação

de Carros Novos para Amé-rica Latina e o Caribe (Latin NCAP) revelou esta semana a última bateria de testes de colisão de modelos vendidos no continente. Com mais de 60 veículos avaliados e cinco anos de existência, a entidade resolveu liberar o ranking de marcas mais seguras por aqui.

Para calcular a média de ca-da montadora, o Latin NCAP calculou a média de estrelas obtidas por cada modelo ava-liado. O instituto avalia pro-teção para adultos e crianças, mas para a lista abaixo, consi-derou apenas os passageiros

adultos. A Jeep e a Seat estão no topo

da tabela, com cinco estrelas. A marca americana se deu bem graças ao bom resulta-do do Renegade, único mo-delo avaliado. Já a espanhola Seat que faz parte do Grupo Volkswagen, tem bons resul-tados com o Leon, modelo não comercializado no Brasil.

Em segundo lugar aparece a Honda com 4,8 estrelas que te-ve os três modelos (HR-V, City e Fit) avaliados no última ba-teria. Os modelos foram bem avaliados, em especial o HR-V, com cinco estrelas para adul-tos e crianças.

Page 3: Automóveis 25 11 15

O DEBATE DIÁRIO DE MACAÉ Macaé (RJ), quarta-feira, 25 de novembro de 2015 AUTOMÓVEIS 3

Page 4: Automóveis 25 11 15

O DEBATE DIÁRIO DE MACAÉ4 AUTOMÓVEIS Macaé (RJ), quarta-feira, 25 de novembro de 2015

VITRINE

Promoção da JEEP tem ganhador de MacaéVencedor do concurso “Curta com Renegade” levou pra casa um veículo 0 km

O concurso “Curto com Re-negade”, da Jeep, que foi realizado durante o mês

de novembro em todo o país, teve um vencedor em Macaé. O grande ganhador foi o contador Cleonilton Rodrigues, que levou para casa um veículo da marca Renegade 0 km.

Para participar da promoção inicialmente, o participante de-veria ir até uma das concessio-nárias indicadas, acionar o seu GPS e entrar na página www.curtacomrenegade.com.br. Com o GPS ligado, o site permitia o cadastro da pessoa, que deveria inserir o nome completo, CPF, endereço completo, celular e e-mail e responder a seguinte pergunta promocional: “Qual a marca que te dá a chance de ga-nhar quatro Renegades?”

Após o cadastro, o site solici-tava que o participante inseris-se um código para prosseguir. Esse código era entregue na concessionária ao participante por meio de elemento raspável. O participante deveria inserir o código no campo indicado no si-te. Se ele estivesse correto, eram apresentadas imagens dos mo-delos do Jeep Renegade para o participante selecionar (“cur-tir”) o seu favorito.

Aquele participante que rece-besse uma resposta (“curtida/match”) de volta da Promotora pelo site, seria o premiado.

Segundo Cleonilton Rodri-gues, a intenção foi ir a conces-sionária Jeep de Macaé e fazer simplesmente uma simulação de financiamento do veículo Re-negade , porém resolveu partici-par da promoção na hora e, de forma surpreendente, foi con-templado no mesmo momento.

“Eu não acreditei na hora. Foi uma surpresa muito grande, pois eu já queria esse carro por ele ser bem confortável e ter um bom custo benefício”, declarou o premiado.

O Gerente Comercial da Je-ep Macaé, Luiz Gabriel, tam-bém ficou muito feliz. “Como

FOTOS DIVULGAÇÃO

a promoção é a nível Brasil, a concorrência é muito grande. Ter saído um ganhador daqui é uma vitória também pra toda nossa equipe”, enfatizou.

CONHEÇA UM POUCO DO JEEP RENEGADE

O Jeep Renegade não chegou para ser só mais um SUV. Che-gou para você fazer mais via-gens com motor flex ou diesel, criar novos atalhos com o câm-bio automático de 9 marchas e ainda ter mais aventuras com o melhor 4x4 da categoria. E pa-ra não deixar o conforto de lado, ele conta com: ar-condicionado Dual Zone, sistema multimídia Uconnect, e ainda duas opções de teto solar. Tudo isso sem falar nos mais de 60 itens de segurança para você dirigir em qualquer estrada com muita tranquilidade e sem riscos. Não é por menos que o Jeep Renega-de ganhou cinco estrelas como o carro mais seguro fabricado no Brasil, segundo o Latin NCAP.

O Jeep Renegade conta com duas versões: Sport e Longitu-de. Elas podem vir com o motor 1.8L 16V E.torQ Evo Flex capaz de gerar até 132cv. Também po-de se optar por câmbio manual de cinco marchas ou automá-tico de seis. A tração é sempre dianteira, o que ajuda na econo-mia de combustível. Acelerou o Renegade. Na cidade. Na estra-da. A resposta é sempre rápida.

Pensando na comodidade dos clientes Jeep, a Mopar criou o Custom Shop, uma forma efi-caz para deixar o seu Jeep Re-negade do seu jeito. Sucesso em outros países, o Mopar Custom Shop permite que o seu carro já saia de fábrica com kits de aces-sórios que oferecem muito mais conforto, segurança e personali-dade. Agora o primeiro carro da fábrica brasileira da marca Jeep também é o primeiro a ter esta exclusividade da Mopar. Entre em contato com a concessioná-ria mais próxima e peça já o seu.

O vencedor Cleonilton com o gerente comercial Luiz Gabriel e o gerente geral Alessandro Braga

O premiado Cleonilton Rodrigues com o Jeep Renegade

Page 5: Automóveis 25 11 15

O DEBATE DIÁRIO DE MACAÉ Macaé (RJ), quarta-feira, 25 de novembro de 2015 AUTOMÓVEIS 5

Page 6: Automóveis 25 11 15

O DEBATE DIÁRIO DE MACAÉ6 AUTOMÓVEIS Macaé (RJ), quarta-feira, 25 de novembro de 2015

VITRINE

Mitsubishi Lancer HLENova versão intermediária HLE amplia o número de opções na linha do modelo

Lançado em 2007, o Mit-subishi Lancer chegou ao Brasil em 2012 e quase

não mudou de lá para cá. Ago-ra a fábrica está apresentando uma nova versão intermediá-ria, para ampliar o número de opções ao consumidor. Apesar de recém-lançada, essa versão HLE evidencia a idade avan-çada do carro. Seu design que já não surpreende como no passado e a falta de recursos a bordo são testemunhas de que seu projeto está defasado.

O Lancer HLE não tem, por exemplo, sensor de estaciona-mento. Sua direção é hidráu-lica (quando o padrão atual é assistência elétrica) e a coluna de direção não oferece ajuste de profundidade. Não há nem mesmo travamento automáti-co das portas. Embora não fal-tem airbags laterais, de cortina e para o joelho do motorista, a Mitsubishi fica devendo con-trole de tração e estabilidade. Entre os itens de série, a HLE

vem com teto solar elétrico, bancos de couro, comandos de som no volante e central multimídia com tela touch de 7 polegadas.

O motor 2.0 de 160 cv só roda com gasolina. Na parte mecâ-nica, há uma compensação, a transmissão automática CVT (de relações infinitas) tem seis marchas definidas que podem ser trocadas por meio de bor-boletas atrás do volante. A suspensão independente nas quatro rodas também merece destaque. Ao volante, o Lancer transmite solidez de rodagem. Ele é competente nas curvas e bom de guiar.

No fim das contas, todas as faltas anotadas aqui poderiam ser relevadas se o preço do car-ro fosse menor. Mas, a R$ 85 490, ele está pouco abaixo do Corolla XEi (R$ 87 770), rival mais equipado e atual. Se a ver-são HLE tivesse o preço da HL (R$ 73 990), o Lancer seria uma compra bem mais interessante.

DIVULGAÇÃO

Page 7: Automóveis 25 11 15

O DEBATE DIÁRIO DE MACAÉ Macaé (RJ), quarta-feira, 25 de novembro de 2015 AUTOMÓVEIS 7

FOTOS DIVULGAÇÃO

AUTOTAL

Falta de controle de estabilidade em carros pode matar 34 mil brasileirosBrasil sedia encontro mundial de segurança no trânsito e leva puxão de orelha por não possuir legislação que torne obrigatório o Controle de Estabilidade (ESC) em carros

O Global NCAP, Programa Mundial para Avaliação de Veículos, recomendou

ao governo brasileiro a criação de lei que torne obrigatório o Controle Eletrônico de Esta-bilidade (ESC) para veículos novos fabricados no país. A capital federal sedia a 2ª Con-ferência Global de Alto Nível sobre Segurança no Trânsito – Tempo de Resultados, que re-úne representantes de países membros da Organização das Nações Unidas (ONU).

Durante lançamento da campanha #StopTheCrash, que incentiva novas tecnolo-gias de segurança em veículos, a entidade afirmou que 34 mil vidas poderiam ser salvas e 350 mil ferimentos graves evi-tados até 2030 se as recomen-dações das ONU fossem ado-tadas na legislação Brasileira. Os números foram estimados em pesquisa feita pelo Global NCAP e entre equipamentos está o ESC. Airbag duplo e freios com ABS já são obriga-tórios no Brasil para carros zero quilômetro.

“ESC é uma tecnologia vi-

tal para salvar vidas, que pode prevenir acidentes, ao invés de tentar proteger pessoas quando o mesmo acontece. Nossa pes-quisa recente revela que cen-tenas de milhares de mortes e ferimentos graves poderiam ser evitados se o Brasil regu-lamentar isso”, afirma David Ward, secretário-geral do Glo-bal NCAP e presidente da cam-panha #StopTheCrash.

O ESC - também conhecido como electronic stability pro-gram (ESP) ou dynamic stabi-lity control (DSC) - já é obriga-tório nos Estados Unidos, União Europeia, Australia, Canadá, Israel, Japão, Nova Zelândia, Rússia, Coreia do Sul e Turquia. A Argentina vai sair na frente do Brasil no quesito, pois em breve será obrigatório no país vizinho, revelou o Global NCAP.

Como resposta, o ministro das Cidades, Gilberto Kassab, disse o Conselho Nacional de Trânsito discute as questões, mas não revelou prazo. “O Con-tran estabeleceu obrigatório, a partir do ano que vem, o uso dos freios ABS e do CBS em moto-cicletas. Além disso, encontra-

se em fase final de discussão a obrigatoriedade do Sistema Ele-trônico de Estabilidade (ESC) nos veículos de passeio. Tam-bém iniciará, em breve, estudo para a implantação do sistema de frenagem autônoma. Todos estes itens, de baixo custo de implantação, terão sua impor-tância e eficácia demonstradas hoje no Stop The Crash”, disse.

CONFERÊNCIA

A Conferência, também cha-mada de Road Safety Brazil, debaterá legislações, ações, medidas de prevenção, atendi-mento pós-acidente e experi-ências bem sucedidas em todo o mundo visando ao alcance da meta do Plano Global para a Dé-cada de Ações 2011-2020, que é de reduzir à metade as mortes no trânsito.

Ao fim do evento, nesta quinta-feira, os países assumi-rão compromissos em torno da redução de mortes e lesões causadas pelo trânsito, que es-tarão definidos na Declaração de Brasília sobre Segurança no Trânsito.

Page 8: Automóveis 25 11 15

O DEBATE DIÁRIO DE MACAÉ8 AUTOMÓVEIS Macaé (RJ), quarta-feira, 25 de novembro de 2015