AVALIAÇÃO 1 MÉDIO

17
AVALIAÇÃO – ENSINO MÉDIO – 2009 5 1ª SÉRIEs Data : 26/09/2009 CADERNO DE QUESTÕES Nome :___________________________________________________: _________Turma:______ Prezado(a) aluno(a): Antes de iniciar a prova, leia atentamente as instruções abaixo. 1. Este Caderno contém 50 (cinquenta) questões em forma de teste. 2. Após o início da Prova, o aluno deverá permanecer obrigatoriamente, no mínimo, 2 (duas) horas dentro da sala de prova e, ao sair, não poderá levar o caderno de questões. 3. Cada questão contém 5 (cinco) alternativas (A, B, C, D, E), das quais somente uma atende às condições do enunciado. 4. Responda a todas as questões. 5. Os espaços em branco contidos neste caderno de questões poderão ser utilizados para rascunho. 6. Estando as questões respondidas neste caderno, você deverá as alternativas escolhidas para a Folha de Respostas, que se encontra na última página deste caderno de questões, utilizando caneta esferográfica preta ou azul. 7. As questões com mais de uma alternativa assinalada, rasuradas ou em branco serão anuladas. Portanto, ao preencher a Folha de Respostas, faça-o cuidadosamente. Evite erros, pois não será possível a sua substituição. 8. Preencha as quadrículas da Folha de Respostas com traço forte e cheio, conforme o exemplo abaixo: A B C D 9. Ao término da Prova, o aluno somente poderá retirar-se da sala após entregar ao Professor o Caderno de questões e Folha de Respostas devidamente preenchida. 10. Aguarde a ordem do Professor para iniciar a Prova. BOA PROVA. SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO COORDENADORIA DE ENSINO DO INTERIOR DIRETORIA DE ENSINO DE ARARAQUARA EE. “DR. ALBERTO ALVES ROLLO” Rua Cap. Alberto Mendes Junior s/n.-Vila Nova Cerqueira Fone:(016) 33922972

Transcript of AVALIAÇÃO 1 MÉDIO

Page 1: AVALIAÇÃO 1 MÉDIO

AVALIAÇÃO – ENSINO MÉDIO – 2009

5 1ª SÉRIEs

Data : 26/09/2009

CADERNO DE QUESTÕES

Nome :___________________________________________________: N° _________Turma:______

Prezado(a) aluno(a):Antes de iniciar a prova, leia atentamente as instruções abaixo.1. Este Caderno contém 50 (cinquenta) questões em forma de teste.2. Após o início da Prova, o aluno deverá permanecer obrigatoriamente, no mínimo, 2 (duas) horas dentro da sala de prova e, ao sair, não poderá levar o caderno de questões.3. Cada questão contém 5 (cinco) alternativas (A, B, C, D, E), das quais somente uma atende às condições do enunciado.4. Responda a todas as questões.5. Os espaços em branco contidos neste caderno de questões poderão ser utilizados para rascunho.6. Estando as questões respondidas neste caderno, você deverá as alternativas escolhidas para a Folha deRespostas, que se encontra na última página deste caderno de questões, utilizando caneta esferográfica preta ou azul.7. As questões com mais de uma alternativa assinalada, rasuradas ou em branco serão anuladas. Portanto, ao preencher a Folha de Respostas, faça-o cuidadosamente. Evite erros, pois não será possível a sua substituição.8. Preencha as quadrículas da Folha de Respostas com traço forte e cheio, conforme o exemplo abaixo:

A B C D

9. Ao término da Prova, o aluno somente poderá retirar-se da sala após entregar ao Professor o Caderno de questões e Folha de Respostas devidamente preenchida. 10. Aguarde a ordem do Professor para iniciar a Prova.

BOA PROVA.

SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃOCOORDENADORIA DE ENSINO DO INTERIOR

DIRETORIA DE ENSINO DE ARARAQUARA

EE. “DR. ALBERTO ALVES ROLLO”Rua Cap. Alberto Mendes Junior s/n.-Vila Nova Cerqueira Fone:(016) 33922972

C.E.P. 14820-000 – Américo Brasiliense SP

Page 2: AVALIAÇÃO 1 MÉDIO

HISTÓRIA

1 – À luz do trecho a seguir e do conteúdo estudado sobre democracia ateniense, é correto afirmar que:

“Vivemos sob uma forma de governo que não se baseia nas instituições de nossos vizinhos; ao contrário, servimos de modelo a alguns ao invés de imitar outros. Seu, nome, como tudo depende não de poucos, mas da maioria, é democracia.”

TUCÍDIDES, História da Guerra do Peloponeso, Tradução Mario da Gama Kury. Brasilia: Editora da Universidade de Brasilia, 1982.

(A) em Atenas, a maioria da população tinha acesso às discussões acerca das questões políticas da cidade, com direito ao exercício do voto. Esta maioria incluía os estrangeiros, mas excluía os escravos.

(B) do regime democrático ateniense estavam excluídos homens e mulheres menores de 21 anos, que só podiam votar a partir dessa idade.

(C) dela estavam excluídos escravos, mulheres, crianças e estrangeiros, que não tinham direito à participação política para a solução das questões da cidade.

(D) garantia a todos de acesso à participação e ao voto nas discussões relacionadas à vida da cidade.

2 – Leia o trecho a seguir:

“Depois que o povo estabelecer o santuário de Zeus Silânio, distribuir-se em tribos, e tiver estabelecido um conselho (gerúsia) de trinta [anciãos], incluindos os reis, que se reúna de estação a estação para a festa de Ápelas. Que os anciãos apresentem ou rejeitem propostas, mas que o povo tenha a decisão final. No entanto, se o povo se manifestar de forma incorreta, que os anciãos e os reis rejeitem [ o que o povo tiver decidido].”

Grande Rectra. Apud FUNARI, Pedro Paulo Abreu. Grécia e Roma. Vida pública e vida privada. Cultura, pensamento e mitologia. Amor e sexualidade. 4. Ed., 1ª. reimpressão, São Paulo: Contexto, 2007. P. 30 http: //WWW.editoracontexto.com.br.

Este trecho refere-se a um documento grego ao século VI a.C., denominado Grande Rectra que é representativo de reformas dos primórdios da polis espartana. A seu respeito pode-se afirmar que:

(A) o poder do povo era superior ao dos anciãos.

(B) o poder dos anciãos se sobrepunha à decisão do povo.

(C) as decisões do povo eram incontestáveis.

(D) as propostas em assembléias podiam ser feitas pelo povo, mas a decisão a seu respeito cabia aos anciãos.

3 – De Atenas e de Esparta, sucessivamente, pode-se dizer que seus regimes políticos eram:

(A) aristocrático e democrático

(B) tirânico e democrático.

(C) oligárquico e democrático.

(D) democrático/oligárquico e aristocrático.

4 – Leia o trecho a seguir:

“Para o estudioso Moses I. Finley: ‘...com raras exceções, não havia atividade, lucrativa ou não lucrativa, pública ou privada, agradável ou desagradável que fosse executada por escravos em algum momento e em algum lugar no mundo grego. A exceção era, naturalmente, a política: nenhum escravo tinha cargo público ou assento nos órgãos deliberativos ou judiciais (embora os escravos fossem empregados habitualmente no ‘serviço civil’, como secretários e escriturários, como policiais e guardas das prisões‘.”

Page 3: AVALIAÇÃO 1 MÉDIO

(A) Os escravos não tinham direitos políticos, pois eram cidadãos de segunda categoria.

(B) Os escravos desenvolviam diferentes atividades, podendo exercer, inclusive, alguns cargos políticos, mas isso era exceção.

(C) Os escravos tinham poucos direitos políticos.

(D) Os escravos jamais participavam das instâncias decisórias a respeito dos problemas das cidades, porque não tinham nenhum direito.

GEOGRAFIA

1)(Univale) Com base no mapa mundi a seguir e em seus conhecimentos prévios assinale a alternativa que corresponde de forma correta a todos os hemisférios que o Brasil tem ao menos parte, de suas terras:

(A) Meridional, Oriental e Setentrional.(B) Setentrional, Meridional e Oriental.(C) Meridional, Setentrional e Ocidental.(D) Oriental e Ocidental.

2) Analise a figura abaixo

Figura: Mapa do Brasil em diferentes escalas.Fonte: COELHO, Marcos de Amorin. Geografia Geral: O espaço natural e socioeconômico.São Paulo: Moderna, 1992. p. 302

Tomando-se como base a figura que mostra o Brasil em três escalas diferentes, é INCORRETO afirmar que:

(A) Quanto menor for a escala, maior é o tamanho do mapa e conseqüentemente maior é a riqueza de detalhes.

(B) Quanto maior for a escala, maior é o tamanho do mapa e conseqüentemente maior riqueza de detalhes.

(C) Quanto menor for a escala, menor o tamanho do mapa e consequentemente menor é a riqueza de detalhes.

(D) Quanto maior a escala melhor é a observação dos detalhes.

3)(FUVEST) A imigração de italianos (desde o final do século XIX) e a de japoneses (desde o início do século XX), no Brasil, estão associadas a:

(A) uma política nacional de atração de mão-de-obra para a lavoura e às transformações sociais provocadas pelo capitalismo na Itália e no Japão.

(B) interesses geopolíticos do governo brasileiro e às crises industrial e política pelas quais passavam aItália e o Japão.

(C)uma demanda de mão-de-obra para a indústria e às pressões políticas dos fazendeiros do sudeste do país.

(D) uma política nacional de fomento demográfico e a um acordo com a Itália e o Japão para exportação de matérias-primas.

4)(ESPM) O mapa a seguir demonstra:

Page 4: AVALIAÇÃO 1 MÉDIO

(A) A marcha da industrialização brasileira.(B) luxo de migrações no século XX.(C) As frentes pioneiras da agricultura

brasileira.(D) A nova expansão industrial do século XX.

SOCIOLOGIA

1- Senso Comum significa:(A) Pensamento objetivo e correto.(B) Pensamento absurdo e cego.(C) Análise superficial(D) Pensamento mágico.

2- O Homem é um animal que:(A) destrói o mundo.(B) Interpreta os pensamentos de outros

homens.(C) Interpreta o mundo.(D) Destrói os outros homens.

3- Estranhamento significa:(A) assumir que não conhece o fenômeno

com totalidade.(B) Não gostar dos fenômenos.(C) Assumir que conhece o fenômeno com

totalidade.(D) Não se importar com nada.

4- Sua Identidade é:(A) sua história.(B) Seu RG.(C) Qualquer documento.(D) Nenhuma das alternativas

FILOSOFIA

1) Para os inducionistas, a ciência se faz a partir de:(A) A observação de experiências e

criação de leis e teorias.(B) O falseamento das teorias anteriores.(C) A teoria, que vem antes da ciência.(D) As duas primeiras alternativas estão

corretas.

2) Karl Popper pertence a qual corrente filosófica:(A) Inducionista(B) Falsificacionista(C) Progressista(D) Positivista.

3) Enumere as alternativas a seguir de modo que obedeça o esquema elaborado por Thomas Kuhn para o progresso da ciência:( )nova ciência normal ( )ciência normal ( ) crise ( )pré-ciência ( ) revolução científicaAgora assinale a alternativa com a sequência correta:(A) 5-2-4-1-3(B) 4-1-3-2-5(C) 5-2-3-1-4(D) 1-2-3-4-5

4) Segundo o pensamento de Thomas Kuhn a respeito do paradigma, assinale a alternativa correta:(A) Paradigma é um modelo usado por

todos os cientistas num determinado período histórico.

(B) Existem vários paradigmas que podem ser utilizados ao mesmo tempo, de acordo com as necessidades dos cientistas.

(C) Cada cientista tem um paradigma próprio, que ele mesmo criou.

(D) Todas as alternativas estão corretas.

PORTUGUÊS

1) Leia o texto para responder à questão.

Page 5: AVALIAÇÃO 1 MÉDIO

Evolução de Rufus satisfaz cavaleiroDO ENVIADO A HONG KONG

O campeão olímpico Rodrigo Pessoa, 35, saiu da prova de ontem espantado com um trecho do percurso. E diz que espera mais dificuldade nas próximas provas. Ele elogiou a conduta de Rufus, cavalo que, espera ele, consiga substituir o aposentado Baloubet du Rouet.(LF)FOLHA - Você foi um dos quatro a zerarem o percurso. O que achou disso?RODRIGO PESSOA - Já esperava um percurso bem difícil. Vimos muitas faltas no obstáculo do rio,e eu não esperava nada muito diferente disso em termos de dificuldade. Meu cavalo se apresentou muito bem, seguro. Mas foi uma pista exigente para todos. Tive que superar isso.FOLHA - Qual foi o trecho mais duro?PESSOA - O rio, depois de uma curva, fazia tempo que não via. Era o ponto mais complicado e foi onde houve mais erros.FOLHA - Rufus pode substituir o Baloubet à altura?PESSOA - Ele hoje [ontem] foi muito bem, mas é difícil comparar com o Baloubet. Estou com este cavalo há um ano e meio e tive que apressar sua preparação para competir no Pan [do Rio], um evento importante. Ele foi bem lá, quando levou o peso de ser minha principal montaria. Apesar de ter tido altos e baixos, normais no início de trabalho, há algum tempo ele só evolui. Estou contente com seu desenvolvimento. É satisfatório ter um cavalo desse calibre.

Fonte: EVOLUÇÃO de Rufus satisfaz cavaleiro. Folha de S. Paulo, São Paulo, 18 ago. 2008. Disponível em:<http://www1.folha.uol.com.br/fsp/esporte/fk1808200849.htm>. Acesso em: 18 ago. 2008.Com base no texto lido, bem como no seu conhecimento sobre esse gênero textual, pode-se afirmar que são características da entrevista:I. a tentativa de manter o ritmo da conversa no texto escrito.II. os verbos apenas no presente do indicativo.III. uso da norma padrão da língua portuguesa, com algumas adaptações, de acordo com o entrevistado e o público a que se destina o texto.

Estão corretas(A) apenas I e II. (B) apenas II e III. (C) apenas I e III. (D) I, II e III.

2) Leia as instruções do percurso e responda à questão.

Rota a pé para Praça da Sé - São Paulo - SP2,0 km – aprox. 25 minutos

Estação da LuzBom Retiro, São Paulo - SP1. Siga na direção leste na R. Mauá em direção à Av. Cásper Líbero 0,1 km2. Vire à direita na Av. Cásper Líbero 0,7 km3. Vire à esquerda no Viaduto Santa Efigênia 0,3 km4. Vire à direita no Largo São de Bento 51 m5. Vire à esquerda para permanecer no Largo São de Bento 58 m6. Continue na R. Boa Vista 0,3 km7. Continue no Viaduto Boa Vista 0,1 km8. Continue na Travessa Pátio do Colégio 0,1 km9. Continue na R. Santa Teresa 83 m

Praça da SéCentro, São Paulo - SP

Fonte: MAPS. Google. Disponível em: <http://maps.google.com.br/maps/mm?utm_campaign=pt_BR&utm_source=pt_BR-ha-latam-br-skmm&utm_medium=ha&utm_term=mapa>. Acesso em: 31 jul. 2008.

O uso dos verbos na terceira pessoa do singular do modo imperativo afirmativo mostra a intenção de instruir e influenciar a ação do leitor, mas também cria o efeito de:

(A) aconselhamento.(B) imobilidade.(C) afetividade.(D) integração.

3) Leia com atenção o texto abaixo.Na alegria e na tristeza, nada como o chocolate

Temos muita sorte de pertencer ao momento da história em que os derivados do cacau estão totalmente popularizados em todo o mundo. Quando chegou à Europa, no século XVI, vindo da América pelas mãos do navegador Hernán Cortez, o cacau passou a ser uma exclusividade da corte espanhola. A receita da bebida originária do povo asteca foi confiada unicamente aos monges da época, permanecendo por quase um século na Espanha como um privilégio dos nobres. Mesmo quando se disseminou pelos demais países

Page 6: AVALIAÇÃO 1 MÉDIO

europeus, e quando mais tarde passou a ser consumido em barras, era um manjar de extremo luxo. Foi a partir do século XVIII, com a Revolução Industrial,que o chocolate por fim se popularizou. Por tudo isso, é de se festejar o fácil acesso que temos hoje à infinidade de derivações deste produto. Vamos comemorar preparando um estoque bem diversificado, no qual não podem faltar as versões em pó (para o preparo de bebidas quentes e geladas), em barra para derreter (usado no preparo de fondues, caldas e coberturas), em forma de achocolatado, tabletes e bombons. Assim, a despensa estará abastecida para todas as receitas, ocasiões, idades e estados de espírito.

Fonte: AMON, Ruza. Na alegria e na tristeza, nada como o chocolate. Záffari Hipermercado, São Paulo, ago. 2008.Edição extra.

Assinale a alternativa em que a informação apresentada refere-se ao assunto principal do texto.

(A) O consumo de cacau pela corte espanhola no século XVI.

(B) A origem da receita da bebida preparada à base de cacau.

(C) O privilégio de se viver numa época em que o cacau e seus derivados estão difundidos pelo mundo.

(D) Um respeitável estoque de derivados do cacau deve contar com a maior variedade possível de produtos.

4) Considere o poema a seguir para responder à questão.

EnsinamentoMinha mãe achava estudoa coisa mais fina do mundo.Não é.A coisa mais fina do mundo é o sentimento.Aquele dia de noite, o pai fazendo serão,ela falou comigo:"Coitado, até essa hora no serviço pesado".Arrumou pão e café, deixou tacho no fogo com água quente.Não me falou em amor.Essa palavra de luxo.

Fonte: PRADO, Adélia. Ensinamento. In: ______. Poesia reunida. São Paulo: Siciliano, 1991. p.116.

O verso “Minha mãe achava estudo a coisa mais fina do mundo” revela:

(A) uma desvalorização dos conhecimentos da mãe, que só se dedicava aos afazeres-domésticos.

(B) uma valorização da simplicidade, pois a mãe não estudara e, por isso, superestimava o estudo.

(C) uma valorização das atitudes da mãe que não falava de sentimento, mas vivia-o.

(D) uma postura machista, pois dá a entender que a mãe se limitava a cuidar do pai e dos afazeres-domésticos.

5) Leia o texto que é a introdução de uma reportagem sobre usos da internet. Em seguida, responda à questão.

Evite teclar com o perigo na internetPor Maína Miller

A mesma internet, que facilita a vida de todo mundo, pode levar uma garota a se meter emmuitas enrascadas. Como uma menina cai nessa e como você pode evitar perigos como cyberbullying, sites sobre anorexia e até pedofilia? Saiba aqui!“Na hora do jantar, vá tomar banho. Depois, diga que vai comer no quarto e jogue a comida fora.” Amanda*, 19 anos, aprendeu essa e outras dicas absurdas em sites, fóruns e blogs que falavam sobre a Ana e a Mia – os “apelidos carinhosos” de anorexia e bulimia. Foram 7 kg a menos em apenas dois meses. Resultado: a garota foi parar no hospital, com um quadro grave de anemia profunda, cálculo renal e amenorréia (ausência de menstruação, causada, nesse caso, por desnutrição).Fonte: MILLER, Maína. Evite teclar com o perigo na internet. Capricho, São Paulo, 8 ago. 2008. Disponível em:<http://capricho.abril.uol.com.br/comportamento/conteudo_comportamento_293932.shtml>. Acesso em: 23 ago. 2008.

A palavra ‘ciberbullying’ é específica do meio eletrônico e foi utilizada no contexto da reportagemcom sentido negativo, como algo que deve ser evitado pelas internautas leitoras da revista. Sabendo que “bullying” é um termo utilizado no meio terapêutico para designar “intimidação, humilhação, ofensa”, ciberbullying seria:

(A) ofensa praticada no dia-a-dia e reprimida por meio da internet.

Page 7: AVALIAÇÃO 1 MÉDIO

(B) agressão praticada em sites de relacionamento e divulgada via internet.

(C) medo de comunicar na internet uma humilhação sofrida no dia-a-dia.

(D) terapia oferecida a internautas que sofrem o bullying no dia-a-dia.

Leia o texto e responda as questões 6 e 7.Os meninos do tráfico

Lya Luft

O documentário sobre crianças no tráfico, recentemente visto em todo o país, não é de provocar opiniões mas de dilacerar o coração, que anda de sobressalto em sobressalto. /.../ Assisti ao documentário encolhida, e tantos dias depois ainda não consegui me sentir inteira. Nunca mais serei a mesma, depois de testemunhar aquilo, e não sei de documentário mais importante neste mundo de Deus. Aqueles meninos banguelas, aquelas meninas magrelas, aquelas vozes arrastadas de sono e droga, aqueles rostos ocultos de medo ou enfrentando impassíveis, aqueles olhares pedintes ou ferozes, mas muito mais pedintes, feriram como mil punhais qualquer pessoa que não estivesse demais embotada.Espero que essa ferida seja para sempre. Desejo que nunca, nem um dia, a gente esqueça.Eu não quero esquecer, pois, sem usar drogas nem conviver com traficantes, indiretamente, como todo brasileiro, fui responsável pela vida e pela morte deles, pois todos, menos um, já morreram. Nós os matamos.Vou pensar todos os dias que continuam morrendo crianças iguais àquelas, que poderiam ser meus filhos, teus filhos, nossos filhos. Eram nossos, aqueles meninos e meninas, sonados, ferozes ou tristíssimos, que a gente tem vontade de botar no colo e confortar. Mas confortar com o quê? E aquela arma, e aquelas drogas, e aquela infelicidade, e aquela desesperança? Fazer o quê?Espero que essa ferida e essa vergonha nos dêem alguma idéia salvadora e nos levem a uma postura determinada, que gere ações efetivas, eficientes, reais. Não promessas, não seminários com sociólogos, religiosos, psicólogos e antropólogos, médicos e, quem sabe, policiais. Não entrevistas comovidas e comoventes em televisão e jornais, mas atitudes e ações. Não acredito que elas aconteçam: deixamos que o problema se alastrasse demais, permitimos a guerra civil. Nos assustamos um pouco, aqui e ali interrompemos a dança insensata e nos emocionamos, mas nada

além disso. A ferida aberta pelo documentário e pela realidade talvez continue incomodando. Contra ela só há dois remédios: agir ou alienar-se mais. Desejo que ela nos machuque feito brasa ardente, até o fim da nossa miserável vida.

Fonte: LUFT, Lia. Os meninos do tráfico. Veja, São Paulo, p. 22, 5 abr. 2006. (com cortes).

6) Uma das estratégias persuasivas utilizadas pela autora do texto para convencer o leitor e fazê-lo aderir a suas idéias é comovê-lo, ao sugerir que as crianças poderiam ser membros de sua família. Isso pode ser observado especialmente no:

(A) primeiro parágrafo.(B) segundo parágrafo.(C) terceiro parágrafo.(D) quarto parágrafo.

7) Para a autora do texto, a única forma de resolver os problemas registrados pelo documentário ao qual ela se refere é:

(A) provocar opiniões comovidas e dilacerantes.

(B) enfrentar impassivelmente os olhares pedintes ou ferozes.

(C) confortar com o colo as vítimas infelizes e desesperadas.

(D) assumir posturas atuantes e eficientes.8) Leia o texto e responda à questão.

A estranha passageiraStanislaw Ponte Preta

– O senhor sabe? É a primeira vez que eu viajo de avião. Estou com zero hora de vôo – e riu nervosinha, coitada.Depois pediu que eu me sentasse ao seu lado, pois me achava muito calmo e isto iria fazer-lhe bem [...]Madama entrou no avião sobraçando um monte de embrulhos, que segurava desajeitadamente. Gorda como era, custou a se encaixar na poltrona e arrumar todos aqueles pacotes. Depois não sabia como amarrar o cinto e eu tive que realizar essa operação em sua farta cintura.Afinal estava ali pronta para viajar. Os outros passageiros estavam já se divertindo às minhas custas, a zombar do meu embaraço ante as perguntas que aquela senhora me fazia aos

Page 8: AVALIAÇÃO 1 MÉDIO

berros, como se estivesse em sua casa, entre pessoas íntimas. A coisa foi ficando ridícula:

– Para que esse saquinho aí? – foi a pergunta que fez, num tom de voz que parecia que ela estavano Rio e eu em São Paulo.

– É para a senhora usar em caso de necessidade – respondi baixinho.Tenho certeza de que ninguém ouviu minha resposta, mas todos adivinharam qual foi, porque ela arregalou os olhos e exclamou:

– Uai...as necessidades neste saquinho? No avião não tem banheiro?

Fonte: PONTE PRETA, Stanislaw. A estranha passageira. In: PARA gostar de ler. São Paulo: Ática, 1983. v. 8, p. 89.

Observe que toda a caracterização da passageira de primeira viagem produz um efeito humorístico. Isso ocorre porque as expressões utilizadas para caracterizá-la, descrevem-na como:

(A) falante e mal-educada.(B) desajeitada e inconveniente.(C) nervosa e atrevida.(D) comunicativa e perspicaz.

9) Leia o poema e responda à questão.A ONDA

a onda andaaonde anda

a onda?a onda aindaainda ondaainda anda

aonde?aonde?

a onda a onda

Fonte: BANDEIRA, Manuel. A onda. In:______. Estrelada vida inteira. 19. ed. Rio de Janeiro: José Olympio,1991. p. 255.

Nesse poema, pressupõe-se que os recursosgráficos, sonoros e rítmicos tenham sido utilizados com a finalidade de:

(A) retratar a desorientação do eu poético de forma irônica.

(B) recriar a imagem da movimentação incessante e descontínua do mar.

(C) designar um profundo sofrimento do eu poético.

(D) questionar a preservação das praias brasileiras.

10) Leia o texto para responder à questão.Os desafios das novas famílias

Rosely Sayão

Temos uma grande novidade no mundo contemporâneo: as novas famílias, construídas principalmente a partir de separações e novos casamentos, mas também de uniões que dão origema famílias antes impensadas. Homens e mulheres que um dia se uniram e tiveram filhos e depois estabeleceram novas relações criaram novos grupos familiares bem complexos.

O casamento – ou o relacionamento, como muitos têm chamado – precisa ser reinventado. Desse modo, temas como fidelidade, respeito, companheirismo, tipo de relação a ser estabelecidacom os ascendentes e descendentes – inclusive os da união anterior – precisam ser motivo de conversas, negociações, ajustes e combinações. E é bom saber, nessa hora, que conviver bem não significa, de modo nenhum, viver sem conflitos. Ao contrário: conviver bem supõe aprender a negociar os conflitos que surgem.

É preciso reconhecer que as novas famílias supõem a reunião de, no mínimo, duas famílias, e isso exige a organização de um novo grupo. Estereótipos que temos da relação de ex companheiros, de genros e noras com sogros, de enteados com seus respectivos padrastos são, atualmente, apenas chavões a serem revistos com a originalidade que as novas famílias pedem para que confirmem seu importante papel na contemporaneidade.

Fonte: SAYÃO, Rosely. Os desafios das novas famílias. Folha de S. Paulo, São Paulo, 21 ago. 2008. Equilíbrio, p. 12. (adaptado).

Nesse texto, a autora propõe que:

(A) sejam criadas novas famílias, novos grupos familiares e que todos aprendam a conviver.

(B) as novas famílias que se criam, em bases diferentes das tradicionais, precisam aprender a negociar seus conflitos.

(C) em grupos familiares complexos, certos temas como fidelidade e

Page 9: AVALIAÇÃO 1 MÉDIO

companheirismo nada mais são do que chavões.

(D) o casamento de tipo tradicional cedeu seu espaço no mundo contemporâneo para formas mais modernas de relacionamento.

INGLÊS1) Para ler o artigo referente à manchete:

o leitor deve procurar o caderno entitulado:(A) International News(B) Politics(C) Entertainment(D) Science & Techonology

2) Escolha a alternativa que apresenta o uso correto do pronome relativos para definir a palavra EDITOR:(A) The editor is the person which is in

charge of the content of the newspaper.

(B) The editor is the person when is in charge of the content of the newspaper.

(C) The editor is the person where is in charge of the content of the newspaper.

(D) The editor is the person who is in charge of the content of the newspaper.

3) Da leitura, é correto afirmar que se trata de:

(A) Uma nota de correção de algo publicado anteriormente.

(B) Um anúncio de emprego.(C) Um anúncio de um apartamento para

alugar.(D) Uma carta enviada a seção Opinião do

Leitor.

4) Na carta a seguir o leitor discorda do artigo entitulado “ War is the only solution”, no qual o colunista expressa sua opinião sobre uma crise diplomática internacional. To the editor

I was really shocked when I read the news article entitled “War is the only solution”. I am used to reading opinion columns with which I totally disagree, but the length of the article shows that this newspaper is dedicating too many lines to columnists who deserve one.

Kay Wright, 30

Que trecho do texto justifica o disacordo?(A) “...I read the news...”(B) “...I am used to reading...”(C) “…I totally disagree…”(D) “…this newspaper is dedicating…”

EDUCAÇÃO FÍSICAMATEMÁTICA

1) (Saresp- SP) O ponto (-2,1) pretence ao gráfico da função dada por y = k.x + 5. Por isso, conclui-se que a constante k é igual a:(A) -1 (B) -2 (C) 1 (D)

2

2) (Mack-SP) Seja a função do 1° grau y = 4.x . O valor de x tal que y = 0,75 é:

(A)58

(B) 85

(C) 1516

(D)

1615

3) (Saresp-SP) Qual dos gráficos abaixo representa a função dada por y = -2x – 3?

(A) (B)

(C) (D)

4) (Ceeteps-SP) O gráfico mostra o salário mensal dos vendedores de aparelhos

“PRESIDENT FACES NEW CRISIS”

Apt to let, 5 min city Center, 1BD, 1BA, kitchen w/ fridge & stove. $ 350 p/mo.4356-94331

Page 10: AVALIAÇÃO 1 MÉDIO

eletrônicos em função da quantidade vendida. A função que relaciona o salário y e a quantidade vendida x é dada por:

(A) y = 500 + 40.x (B) y = 500 – 40.x

(C) y = 580 + 20.x (D) y = 580 – 20.x

(Ceeteps-SP) O texto e o gráfico a seguir referem-se às questões 7 e 8.“Pelo acesso à internet, um provedor cobra do internauta uma mensalidade fixa de R$15,00 mais R$0,10 a cada minuto de uso. O valor a ser pago pelo internauta no final do mês depende, então, do tempo que ele gasta acessando a internet.

O gráfico a seguir expressa essa relação.

5) A relação matemática que expressa o valor a ser pago pelo internauta no final do mês (y) em função do tempo (x) é:(A) y = 10x + 15(B) y = 0,1x – 15(C) y = 0,1x + 15(D) y = -0,1x + 15

6) Se, durante o mês, o internauta utilizar a Internet durante 10 horas e 30 minutos, ele gastará:(A) R$ 63,00 (B) R$ 68,00 (C) $ 78,00 (D) R$ 86,00

7) (UCS-BA) Considere a função y = 4x – x2. Representando-a graficamente no plano cartesiano, obteremos:

8) (PUC-SP) O gráfico da função quadrática y = x2 - 12x + 35 é:

9) (Unirio-RJ) Em busca de uma simetria , um caricaturista utilizou a parábola para traçar o rosto da figura ab aixo:

Page 11: AVALIAÇÃO 1 MÉDIO

A equação que define essa parábola é:(A) y = x2 – 3 (B) y = x2 – 4(C) 3x2 – 3 (D) y = x2 - 3x + 2

10) (Ceeteps-SP) Um projétil é atirado do ponto 0 como mostra a figura, e descreve uma parábola cuja função é y = -2x2 + 80x , sendo x e y dados em metros. O alcance desse projétil é:

(A) 40m (B) 60m (C) 80m (D) 100m

QUÍMICA1) (UFPI) Adicionando-se excesso de água à

mistura formada por sal de cozinha, areia

e açúcar, obtém-se um sistema:

(A) homogêneo, monofásico

(B) homogêneo, bifásico;

(C) heterogêneo, monofásico;

(D) heterogêneo, bifásico;

2) Sobre as substâncias simples são formuladas as seguintes proposições:

I – São formados por um único elemento químico;

II- Suas fórmulas são representadas por dois símbolos químicos;

III- Podem ocorrer na forma de variedades alotrópicas;

IV- Não podem formar misturas com substâncias compostos.

São incorretas:

(A) I e II (B) I e III (C) II e III (D) II e IV

3) Densidade é uma propriedade definida pela relação:

(A) Massa / pressão(B) Massa / volume(C) Massa / Temperatura(D) Pressão / volume

4) (UFMG) com relação ao numero de fases, os sistemas podem ser classificados como homo gênios ou heterogêneos. Todas as alternativas correlacionam adequadamente o sistema e sua classificação, exceto:

(A) água de coco/ heterogêneo

(B) água do mar filtrada/ homogêneo

(C) laranjada/ heterogêneo

(D) leite / homogênio

BIOLOGIALeia atentamente o seguinte texto.

O efeito estufa

O efeito estufa consiste na redução de calor junto a superfície da Terra, em virtude da opacidade dos gases de estufa que se concentram na baixa atmosfera e regulam seu equilíbrio térmico. Esse efeito possibilita a manutenção de uma temperatura média global perto da superfície do planeta da ordem de 15°C,que seria de-18°C na sua ausência,inviabilizando ávida como nós conhecemos atualmente.Assim aquilo que a mídia vulgarmente se refere como efeito estufa associado a atividade humana é, na verdade, a potenciação de um fenômeno da história geológica do planeta e crucial para a biosfera.

Page 12: AVALIAÇÃO 1 MÉDIO

No milênio anterior à Era Industrial, a concentração atmosférica de gases estufa naturais permaneceu relativamente constante.Porém, a sociedade industrializada depende da utilização do carvão e dos hidrocarbonetos naturais( gás natural, petróleo) como fontes primárias de energia, e o aumento exponencial das necessidades energéticas, aliado ao desflorestamento, trouxe como conseqüência o aumento da concentração de CO2 na atmosfera.

O aumento da concentração, na atmosfera, dos gases com efeito de estufa deve provocar um aumento da temperatura média e,consequentemente,perturbar o clima global. Até a dez anos a comunidade científica debatia se era possível estabelecer relações seguras de causa-efeito entre a tendência de aquecimento observada e o aumento de aquecimento de gases estufa.Hoje, existe consenso sobre essa matéria e a quase totalidade dos cientistas aponta a atividade humana como responsável primordial. Durante o século XX, a temperatura média superficial aumentou 0,6°C, provavelmente a maior variação positiva ocorrida nos últimos 1.000 anos.A verificar-se um dos cenários de aquecimento mais dramáticos, podemos afirmar que nunca o nosso planeta experimentou uma elevação térmica tão intensa num intervalo de tempo tão curto,pelo que não existe registro geológico das respostas ambientais a esse tipo de solicitação- estamos portanto, a realizar uma experiência de dimensão planetária.

Baseado no texto e em seus conhecimentos sobre efeito estufa responda ás questões:

1) A respeito do efeito estufa assinale proposição correta.

(A) Provoca um decréscimo de 18ºC na temperatura média da superfície terrestre.

(B) Compromete a existência da vida na Terra.

(C) Tem como conseqüência o fato de a temperatura, em toda a superfície terrestre, ser de 15°C.

(D) É consequência da presença de certos gases na atmosfera que bloqueiam a passagem das radiações infravermelhas

2)De acordo com o texto, podemos afirmar que:

(A) Todos os gases ligados ao efeito estufa resultam diretamente de atividades humanas;

(B) A estabilidade do clima do nosso planeta depende da concentração dos gases que provocam o efeito estufa;

(C) Os principais gases responsáveis pelo agravamento do efeito estufa aparecem somente no século XX;

(D) Nos últimos anos, não houve alterações na concentração dos gases que provocam o efeito estufa;

3) O efeito estufa tem sido analisado por grande número de cientistas,os quais argumentam que esse fenômeno tem provocado,dentre outros:

(A) a elevação da temperatura média do planeta;

(B) o aumento do índice do uso da energia solar;

(C) a diminuição do buraco na camada de ozônio;

(D) a elevação do número de habitantes da Terra;

4)Efeito estufa é o fenômeno provocado pelo calor proveniente do Sol,refletido pela Terra na atmosfera e retido por uma capa de gases. Apesar de natural,o efeito tem se intensificado pela ação humana com a queima de combustíveis fósseis e o desmatamento, dentre outras causas.Pode se afirmar que o efeito estufa ocorre devido a formação de:

(A) uma térmica terrestre capaz de transferir,por condução,calor para o subsolo,rios e oceanos;

(B) correntes de convecção, que intensificam a dispersão da poluição atmosférica evitando a chamada inversão térmica;

Page 13: AVALIAÇÃO 1 MÉDIO

(C) gases estufa acumulados na atmosfera que bloqueiam a saída do calor irradiado pelo solo elevando a temperatura da Terra;

(D) um manto de ar na superfície terrestre, que possibilita aos seres humanos se adaptarem facilmente ás novas condições climáticas;