Avaliação aprendizagem autoria

15
PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMPO GRANDE SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO SUPERINTENDÊNCIA DE GESTÃO E POLÍTICAS EDUCACIONAIS DIVISÃO DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL AVA NO CONTEXTO DA AVALIAÇÃO E DA APRENDIZAGEM Cursista: VANESSA BASSO PEROSA Mediador pedagógico: NEILA ANDRADE TOSTES LOPEZ DOS SANTOS

Transcript of Avaliação aprendizagem autoria

PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMPO GRANDESECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

SUPERINTENDÊNCIA DE GESTÃO E POLÍTICAS EDUCACIONAIS

DIVISÃO DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL

AVA NO CONTEXTO DA AVALIAÇÃO E DA APRENDIZAGEM

Cursista: VANESSA BASSO PEROSA

Mediador pedagógico: NEILA ANDRADE TOSTES LOPEZ DOS SANTOS

A AVALIAÇÃO DA

APRENDIZAGEM COMO UM

PRINCÍPIO NO DESENVOLVIME

NTO DA AUTORIA

O ato de avaliar é comum ao cotidiano das pessoas. No dia-a-dia as pessoas avaliam algo, alguém ou a si próprias. A avaliação é parte integrante do processo ensino/aprendizagem e ganhou na atualidade espaço muito amplo nos processos de ensino. Avaliação da aprendizagem, no novo paradigma, é um processo mediador na construção do currículo e se encontra intimamente relacionada à gestão da aprendizagem dosalunos.

No processo avaliativo temos dois personagens o professor e o aluno. No fim o que se busca é a construção de um produto final,a aprendizagem significativa.

Segundo Jussara Hoffmann (2005, pág.13):

“A avaliação da aprendizagem, mais especificamente, envolve e diz respeito diretamente a dois elementos do processo: educador/avaliador e educando/avaliando”.

A avaliação é a parte mais importante de todo o processo de ensino-aprendizagem. Avaliar é mediar o processo ensino/aprendizagem, é oferecer recuperação imediata, é promover cada ser humano, é vibrar junto a cada aluno em seus lentos ou

rápidos progressos.

O grande desafio para construir novos caminhos é uma avaliação com critérios de entendimento reflexivo, conectado e compartilhado no processo ensino/aprendizagem. Desta forma, estaremos formando cidadãos críticos, criativos, solidários e

autônomos.

“A prática da avaliação nas pedagogias preocupadas com a transformação deverá estar atenta aos modos de superação do autoritarismo e ao estabelecimento da autonomia do educando, pois o novo modelo social exige a participação democrática de todos. (Luckesi, 2005, p.32).

No contexto escolar a avaliação refere-se tanto ao que e como o aluno está aprendendo, mas também à necessária revisão dos elementos que constituem a prática docente, tanto no âmbito da aula como no da própria escola. Ela desempenha três papéis: diagnóstica, formativa e classificatória. Na perspectiva do planejamento curricular e de ensino, as três funções são importantes e devem ser levadas em conta no

planejamento escolar.

“ A avaliação, em si, é dinâmica e construtiva, e seu objetivo, no caso da prática educativa, é dar suporte ao educador, para que aja da forma mais adequada possível, tendo em vista a efetiva aprendizagem por parte do educando”. (2011, pág. 176)

Com uma avaliação de acompanhamento contínuo, tem-se a possibilidade de corrigir os erros durante o processo investigativo de construção, buscando um

melhor produto final.

Desenvolver uma avaliação formadora significa realizar um processo não fragmentado, não punitivo e orientado por princípios éticos. Comprometida com a transformação social, essa prática educativa reconhece o papel da educação nessa transformação, prioriza a análise do pensamento crítico do aluno e focaliza sua capacidade de solucionar problemas reais.

O professor deixa de ter papel dominante no processo avaliativo, passando a ser um investigador que busca sempre melhores resultados, utilizando critérios mais relevantes, centrados em dimensões qualitativas e quantitativas, proporcionando melhor qualidade da aprendizagem para todos os alunos, em condições iguais.

Portanto o processo avaliativo deve ser uma prática contínua, de diagnóstico e de intervenção do professor durante todo ano, não avaliar apenas para dar nota, mas sim para corrigir onde os alunos estão errando e chegar em produto final de qualidade que é a aprendizagem significativa dos educandos.

Referências

HOFFMANN, Jussara. O jogo do contrário em avaliação. Porto alegre: Mediação, 2005.

LUCKESI, Cipriano C. Avaliação da Aprendizagem Escolar. 17ª ed. São Paulo, SP: Cortez, 2005.________________ Avaliação da aprendizagem componente do ato pedagógico. São Paulo, SP: Cortez, 2011.