AVALIAÇÃO BIMESTRAL DE BIOLOGIA.2.doc

4
AVALIAÇÃO BIMESTRAL DE BIOLOGIA 3º ANO ENSINO MÉDIO. 2º BIMESTRE 7. (Cefet-PR) Apêndice, o defensor sem função Para que, exatamente, serve o apêndice? A resposta não está clara até hoje, nem mesmo para os médicos e cientistas. Embora a sua função de produzir células de defesa do organismo contra agressões de bactérias e vírus tenha ficado comprovada, ele não é, certamente, indispensável, pois diversos outros órgãos produzem estas mesmas células. Há quem diga que, hoje, ele só serve para inflamar e provocar a necessidade de uma cirurgia de emergência. (Globo Ciência. n. 89.) Na espécie humana, o apêndice vermiforme é bastante reduzido, considerado órgão vestigial, enquanto que em alguns mamíferos herbívoros, como o coelho, aparece bem desenvolvido, abrigando microrganismos mutualísticos que promovem a digestão da celulose. *Sob o aspecto evolutivo, os órgãos vestigiais revelam: a) a possibilidade de se conhecer organismos que viveram na Terra em tempos remotos. b) a existência de um parentesco evolutivo entre as espécies consideradas. c) o princípio da imutabilidade das espécies. d) o desenvolvimento de grande variação genética dentro de uma mesma espécie. e) a origem embrionária diferente nos organismos, porém com a mesma função. 8. (UFR-RJ)Em muitos casos a aplicação de um antibiótico a uma linhagem bacteriana promove o aparecimento de linhagens mais resistentes, pois as bactérias sofrem mutação e adquirem resistência, passando aos descendentes tal característica. A partir desse fato, é comum se pensar que as bactérias desenvolvem resistência ao antibiótico para não serem destruídas por ele, o que traduz uma visão

Transcript of AVALIAÇÃO BIMESTRAL DE BIOLOGIA.2.doc

Page 1: AVALIAÇÃO BIMESTRAL DE BIOLOGIA.2.doc

AVALIAÇÃO BIMESTRAL DE BIOLOGIA

3º ANO ENSINO MÉDIO. 2º BIMESTRE

7. (Cefet-PR)Apêndice, o defensor sem função

Para que, exatamente, serve o apêndice? A resposta não está clara até hoje, nem mesmo para os médicos e cientistas. Embora a sua função de produzir células de defesa do organismo contra agressões de bactérias e vírus tenha ficado comprovada, ele não é, certamente, indispensável, pois diversos outros órgãos produzem estas mesmas células. Há quem diga que, hoje, ele só serve para inflamar e provocar a necessidade de uma cirurgia de emergência.

(Globo Ciência. n. 89.)

Na espécie humana, o apêndice vermiforme é bastante reduzido, considerado órgão vestigial, enquanto que em alguns mamíferos herbívoros, como o coelho, aparece bem desenvolvido, abrigando microrganismos mutualísticos que promovem a digestão da celulose.

*Sob o aspecto evolutivo, os órgãos vestigiais revelam:

a) a possibilidade de se conhecer organismos que viveram na Terra em tempos remotos.b) a existência de um parentesco evolutivo entre as espécies consideradas.c) o princípio da imutabilidade das espécies.d) o desenvolvimento de grande variação genética dentro de uma mesma espécie.e) a origem embrionária diferente nos organismos, porém com a mesma função.

8. (UFR-RJ)Em muitos casos a aplicação de um antibiótico a uma linhagem bacteriana promove o aparecimento de linhagens mais resistentes, pois as bactérias sofrem mutação e adquirem resistência, passando aos descendentes tal característica. A partir desse fato, é comum se pensar que as bactérias desenvolvem resistência ao antibiótico para não serem destruídas por ele, o que traduz uma visão lamarckista da questão. Você concorda com essa compreensão? Justifique sua resposta.

9. UFGO Com base na análise dos gráficos abaixo, julgue as afirmativas.

Page 2: AVALIAÇÃO BIMESTRAL DE BIOLOGIA.2.doc

LOPES, Sônia. Bio: genética, evolução, ecologia. São Paulo:Saraiva, 1997.

( ) A seleção forte restringe a variabilidade genética e elimina os fenótipos desviantes.( ) A seleção fraca atua permanentemente sobre todas as populações, mesmo em ambientesestáveis e constantes.( ) A ação da seleção forte consiste em excluir genótipos menos adaptados a uma determinadacondição ecológica.( ) A seleção fraca atua da seguinte forma: evita a eliminação de determinados genes emuma população constante e estável.

10. (UFBA) “A idéia de que organismos evoluem passou, no decorrer do último século, de conjectura a fato”, escrevem os Grants em Notícias de Galápagos, a revista da estação de pesquisa Charles Darwin. “Com a aproximação do final do século, estamos experimentando uma outra transformação. A idéia de que a temperatura do mundo está gradualmente subindo se tornou amplamente aceita como um fato comprovado”..............................................................................................................................O aquecimento global é de especial interesse para as ilhas Galápagos porque ali o ciclo das estações é orientado pelas correntes oceânicas. metade do ano o arquipélago é banhado por águas frias, a outra metade, por águas mornas. (...) Não fossem essas correntes alternantes, as ilhas não teriam estação alguma, visto estarem exatamente na linha do equador. Nem teriam sua estranha fauna e flora. É por estarem no local de encontro de águas do sul e do norte que ali a relação de passageiros varia tanto, incluindo não apenas lagartos tropicais mas também focas polares, não só flamingos dos trópicos mas também pingüins – os únicos pingüins no equador..............................................................................................................................E mais, as Galápagos se localizam perto de um dos pontos de pressão chave do sistema de circulação global: o local onde nasce o El Niño..............................................................................................................................Realmente deve ter sido por um capricho dessas correntes inconstantes que os primeiros tentilhões chegaram lá. Os ventos e correntes ajudaram os tentilhões de Darwin a serem o que eles são e ainda hoje continuam moldando esses pássaros.

(WEINER, p. 274-5 – texto adaptado)

*Com base na análise do texto e em relação ao processo evolutivo e suas repercussões, pode-se inferir:

(01) Eventos ecológicos e genéticos constituem a base do processo de especiação.(02) As mudanças ambientais orientam os caminhos evolutivos, conferindo diferentes valores adaptativos às variações hereditárias.

Page 3: AVALIAÇÃO BIMESTRAL DE BIOLOGIA.2.doc

(04) As condições peculiares das Galápagos tornaram-nas um “laboratório” para “experimentos evolutivos naturais” que favoreceram a especiação como a dos tentilhões.(08) O mecanismo evolutivo preserva caracteres mais convenientes para a espécie, sob determinadas condições.(16) A chegada dos tentilhões às Galápagos, por força do acaso, nega a idéia de adaptação no processo evolutivo.(32) A coexistência de organismos oriundos de regiões extremamente distintas, em Galápagos, fragilizou as idéias de Darwin sobre a ocorrência da evolução.(64) A evolução biológica é um processo permanente na biosfera, com o sucesso de espécies mais capacitadas para explorar o meio.*Dê, como resposta, a soma das alternativas corretas.SOMA:________

11. (UFRS) Os princípios a seguir relacionados referem-se à teoria da evolução das espécies.

I. Adaptação ao meio. II . Seleção natural . III. Mutação. IV. Lei do uso e desuso. V. Herança dos caracteres adquiridos Lamarck, em sua teoria, considerou

a) I, II e III. d) II, IV e V. b) II, III e IV. e) II, III e V. c) I, IV e V.

12. Elabore um texto DEFENDENDO a teoria que você ficou responsável no DEBATE. A redação deve ter no mínimo 25 linhas distribuidas em, no mínimo, 4 parágrafos - sendo 1 para a introdução, 1 para defender sua teoria, 1 para apontar falhas na teoria oposta e 1 para uma conclusão. Embase sua defesa ou crítica na Bíblia e/ou na ciência e nas teorias de Darwin e Lamark.25 a 30 linhas